CARTA MENSAL Modal Asset Management

CARTA MENSAL Modal Asset Management Outubro 2017 COMENTÁRIO ECONÔMICO O mês de outubro apresentou diversos desenvolvimentos relevantes na economia ...
4 downloads 0 Views 2MB Size
CARTA MENSAL

Modal Asset Management

Outubro 2017

COMENTÁRIO ECONÔMICO O mês de outubro apresentou diversos desenvolvimentos relevantes na economia internacional, ajudando a firmar nossa percepção de um crescimento global sólido e sincronizado. Nos Estados Unidos, vimos uma forte leitura do PIB do terceiro trimestre, o avanço da reforma tributária no Congresso e a nomeação do sucessor de Janet Yellen no FED. O cenário europeu foi marcado pela reunião do ECB, enquanto na China tivemos o 19º congresso do Partido Comunista. Nos EUA, vimos a confirmação do momento positivo da economia com a divulgação da primeira leitura do PIB do terceiro trimestre. O crescimento sólido de 3% vem na sequência do crescimento de 3,1% no segundo trimestre. Esta é a primeira vez desde 2014 em que vemos dois trimestres consecutivos atingindo a marca de 3%. Acreditamos que o cenário seja bastante favorável para a economia americana, que deverá garantir crescimento entre 2,5%-3% no quarto trimestre, fundamentada tanto por expansão do consumo privado como pelo investimento. Assim, teremos relativa facilidade em superar as estimativas do FED de crescimento de 2,4% em 2017. Por outro lado, vimos também o avanço da reforma tributária americana. Inicialmente, o Senado aprovou a confecção de um Modal Asset Management | Carta Mensal Outubro 2017

orçamento com um corte de 1,5 trilhões de dólares ao longo dos próximos dez anos, abrindo a possibilidade da Câmara decidir como este corte de receitas seria distribuído. Apesar do plano ter sido apresentado pelos líderes da Câmara no dia 1º de novembro, alertamos para (i) o difícil processo de negociação entre Câmara e Senado nos próximos meses, atrasando a implementação das reformas, e (ii) o fato da economia americana já se encontrar acima do seu crescimento potencial, levantando dúvidas sobre a necessidade do estímulo tributário neste momento. Ainda nos Estados Unidos, destacamos o anúncio do sucessor de Janet Yellen à frente do FED. Diferente de ciclos de sucessão anteriores, este foi amplamente noticiado na mídia, com diversas intervenções de Donald Trump e seus assessores sobre os candidatos e suas chances de assumir a presidência da autoridade monetária. Após larga especulação, confirmou-se o nome de Jerome (‘Jay’) Powell, que já ocupa uma cadeira no board do FOMC. Aos olhos do mercado, esta alternativa é a que causa menos alterações na postura de prazo do FED. Já na Europa, vimos mais uma extensão do programa de compra de ativos (quantitative easing, ‘QE’) por parte do Banco Central 1

CARTA MENSAL Outubro 2017

Europeu. Dada o contínuo fortalecimento da recuperação europeia ao longo do ano, existia forte expectativa no mercado de que o ECB poderia anunciar uma redução relativamente abrupta (em termos de quantidade e tempo) do QE, visando o término do programa já em meados do ano que vem. No entanto, o ECB optou por estender o programa por nove meses até setembro de 2018, deixando ainda em aberto a possibilidade de uma nova extensão posterior a esta data. Outro fator relevante foi a reafirmação do guidance, indicando que a taxa de juros permanecerá inalterada até o fim do QE.

economia parece suspensas por ora, dado que o Partido Comunista seguirá firmemente no comando de todas as iniciativas econômicas.

Finalmente, destacamos o 19º Congresso do Partido Comunista na China. Em termos gerais, Xi Jiping (atual presidente) saiu extremamente fortalecido e a falta de um sucessor evidente começa a levantar especulações sobre sua possível permanência à frente do país por um terceiro mandato. Vale destacar também a nova composição do Comitê Central do Politburo, que passará a contar com quatro grandes aliados de Xi, garantindo assim facilidade para aprovar as reformas que o presidente deseja.

É bem verdade que o placar a favor de Michel Temer nessa segunda denúncia foi inferior ao da primeira denúncia, mas é importante ter em mente que o número final de votos foi dentro do intervalo esperado pelo governo. Adicionalmente, o quadro de votos contra ou a favor da denúncia não pode ser tomado como uma proxy perfeita para a reforma da previdência, na qual por exemplo o interesse de deputados do PSDB é inteiramente diferente, com o voto dos tucanos tendendo a unânime a favor da aprovação da reforma. Assim, avaliamos que continua existindo um espaço (mesmo que pequeno) para votação da reforma ainda esse ano, caso o governo faça um esforço final de alinhamento da base aliada. A intensidade desse esforço pelo governo é que será importante monitorar ao longo de novembro.

Em termos econômicos, o Congresso fortaleceu a percepção de que as estatais passarão por um processo de consolidação com redução do endividamento. Ademais, acreditamos que o governo poderá se mover em direção a liberalização da taxa de câmbio dado o destaque que este assunto recebeu durante os dias de Congresso. No entanto, qualquer expectativa de liberalização da

Modal Asset Management | Carta Mensal Outubro 2017

No Brasil, o principal evento do mês de outubro foi a conclusão da segunda denúncia de Janot contra Temer. A votação dessa última denúncia em definitivo pelo plenário da Câmara era ansiosamente aguardada pelo mercado, pois seria o ponto a partir do qual os holofotes sairiam da política em direção à retomada de uma discussão concreta sobre a reforma da previdência, paralisada desde maio.

Na economia, passado o efeito do ganho de renda real com a surpresa inflacionária

2

CARTA MENSAL Outubro 2017

ocorrida esse ano e o impulso proporcionado pela liberação do saldo em contas inativas do FGTS, os indicadores de atividade continuam mostrando que a recuperação da economia será gradual e sujeita a decepções, como visto nos indicadores referentes ao mês de agosto. Dessa forma, continuamos enxergando um crescimento do PIB no 3º trimestre, embora mais próximo de 0% do que de 0,5%. Por fim, sobre política monetária, o Banco Central deixou claro na última reunião do Copom que vai levar a taxa de juros a 7% em dezembro. Ao mesmo tempo, em linha com nosso call de juros, o comunicado deixou em aberto a possibilidade da Selic terminal ser levada abaixo desse patamar na reunião de fevereiro de 2018. Em nossa visão, uma eventual decepção com os próximos indicadores de atividade ou um aumento na probabilidade de votação da reforma da previdência ainda esse ano pode ser o gatilho para que o cenário básico do Banco Central seja surpreendido nesse sentido.

COMENTÁRIO DO GESTOR Em outubro, a incerteza com a sucessão da Yellen no banco central americano trouxe bastante instabilidade nos mercados emergentes. No Brasil, o governo Temer venceu mais uma disputa no congresso com a vitória em relação a segunda denúncia de Janot.

Modal Asset Management | Carta Mensal Outubro 2017

O Fundo Modal Tactical FIC apresentou um retorno negativo de -119% do CDI no mês, o Modal Eagle de -40% do CDI, o Modal Institucional de 53% do CDI, Modal Lion de 101% do CDI e o Modal XP Icatu Prev de 35% do CDI. Todos os books contribuíram negativamente. O book de Renda fixa contribuiu negativamente no mês devido a surpresa mais hawk com o comunicado do Banco Central. Apesar de no último Relatório de Inflação o BC ter sinalizado que a taxa Selic muito provavelmente iria abaixo de 7% no final do ciclo, o comunicado e a ata da reunião só garantiu que a Selic iria até 7%, abaixo disso ainda estaria em aberto, mas não quiseram se comprometer. Nossas posições em opções curtas e a posição comprada em NTN-B foram responsáveis pela perda no mês. Estamos mantendo essas posições acreditando que os números de inflação e atividade vão permitir que o ciclo de cortes vá abaixo de 7%. O book de renda variável apresentou desempenho negativo de 0,18% no mês de outubro. Apesar do ótimo desempenho das principais bolsas dos países desenvolvidos (SPX 2,2%, DAX 3%), o índice Bovespa, após grande volatilidade, terminou praticamente estável. A contribuição positiva da carteira deve-se basicamente aos investimentos em Petrobrás (via opções), enquanto os investimentos em ações de bancos e consumo apresentaram contribuição negativa. Continuamos comprados, concentrando a posição no índice Bovespa.

3

CARTA MENSAL Outubro 2017

No book de moedas, o destaque positivo fica por conta do fortalecimento do dólar americano contra as principais moedas (tanto de desenvolvidos como de emergentes) em consequência do avanço das reformas tributárias e da perspectiva (ainda que por hora frustrada) de um chair mais hawkish à frente do FED. Por outro lado, a postura dovish do ECB (vis-à-vis expectativa de mercado) garantiu um aumento do diferencial de juros. Ambos movimentos favoreceram nossa posição comprada no Dólar Index (DXY).

A proximidade do final de ano acentuou esse movimento prejudicando a posição técnica. Acreditamos que passando esse movimento técnico de zerada de posições e com o início das conversas sobre a reforma da previdência, os ativos brasileiros vão voltar a se valorizar.

No book de renda fixa internacional, destacase nossa correta antecipação do movimento de corte de juros na Colômbia, que beneficiou nossa posição aplicada no vértice de seis meses. Outro ponto positivo foi nossa posição vendida em Eurodollar via opções. Como já comentamos anteriormente, acreditamos que existe má precificação do mercado em relação a trajetória da taxa de juros nos EUA ao longo de 2018 (atualmente o mercado prevê menos de dois hikes para o ano), principalmente se ajustado ao risco de uma composição notadamente mais hawkish do FOMC. O book de commodities terminou o mês levemente positivo devido a posição vendida em ouro. Encerramos essa posição e estamos com o book zerado. A grande incerteza na substituição da liderança no banco central americano iniciou um movimento grande de zerada de posições nos mercados emergentes.

Modal Asset Management | Carta Mensal Outubro 2017

4

CARTA MENSAL Outubro 2017

ATRIBUIÇÃO DE PERFORMANCE Performance dos Fundos

RESULTADOS (valores nominais)

FUNDOS

MÊS

3 MESES

2017

12 MESES

24 MESES

36 MESES

INÍCIO

0,65%

2,12%

8,86%

11,29%

27,28%

44,04%

342,68%

Previdência Institucional

0,23% 0,34%

2,23% 2,27%

9,53% 8,90%

11,43%

29,46%

51,53%

9,59% 381,89%

Eagle FIC Tactical FIC*

-0,26% -0,77%

2,61% 3,32%

8,41% 9,31%

11,30% 13,04%

30,14% 39,10%

49,08% 72,26%

466,48% 103,65%

Renda Fixa Lion

Multimerca do

RESULTADOS (% Benchmark)

FUNDOS

MÊS

3 MESES

ANO

12 MESES

24 MESES

36 MESES

INÍCIO

102%

103%

104%

-

109%

Renda Fixa Lion

102%

101%

102%

102%

Multimercado Previdência

35%

106%

109%

-

-

Institucional

54%

108%

102%

103%

110%

120%

116%

Eagle FIC

N/A

125%

96%

102%

113%

114%

120%

Tactical FIC*

N/A

159%

107%

118%

146%

169%

128%

Mês

Indicadores

3 Meses

2017

12 meses

24 meses

36 meses

CDI

0,64%

2,10%

8,72%

11,08%

26,70%

42,88%

Ibovespa

0,02%

12,72%

23,38%

14,45%

62,00%

36,02%

IGP-M

0,20%

0,77%

-1,92%

-1,42%

7,25%

18,08%

IPC-A**

0,42%

0,77%

2,21%

2,70%

10,79%

21,79%

IMA-B

-0,38%

2,78%

12,73%

14,59%

44,31%

53,49%

Dólar

3,44%

4,67%

0,55%

3,01%

-15,08%

34,08%

Fonte dos Dados: Banco de Dados Modal / Anbima / IBGE Rentabilidades não líquidas de impostos ** Projeção Modal Asset

Taxas

Tx. Adm

PFEE

Lion

0,50% a.a.

-

Previdência

2,00% a.a.

-

Institucional

1,00% a.a.

20% excedente CDI

Eagle FIC

1,50% a.a.

20% excedente CDI

Tactical FIC

2,00% a.a.

20% excedente CDI

Modal Asset Management | Carta Mensal Outubro 2017

5

CARTA MENSAL Outubro 2017

BREAKDOWN - RESULTADOS DO MODAL TACTICAL FIC Book de Renda Fixa

Book de Moedas

Resultado Mês

Juros

-0,29%

América

-0,19%

Juros Internacional

-0,03%

Europa

-0,02%

Inflação

-0,06%

Ásia e Oceania

-0,04%

Resultado RF

-0,39%

África

0,00%

Resultado Moedas

-0,25%

Book de Commodities

Book de Bolsa

Agrícolas

0,00%

Bolsa Micro

-0,01%

Metais

0,00%

Bolsa Macro

-0,09%

Energia

0,01%

Resultado Bolsa

-0,10%

Resultado Commodities

0,01%

0,80%

0,65% 0,60%

0,01% -0,03% -0,10%

0,40%

-0,25%

0,20% 0,00%

-0,36%

-0,20%

-0,18%

-0,26%

-0,40%

Luiz Eduardo Portella

Ronaldo Baeta

Mauricio Ribeiro

Rachel Melki

Sócio/CIO

Sócio/Portfolio Manager

Sócio/Gestor de Riscos

Gerente de Relacionamento

Modal Asset Management | Carta Mensal Outubro 2017

6

RELATÓRIO MENSAL Performance dos Fundos

OUT 2017 Instrumentos Câmbio | Commodities | Juros | Renda Variável | Títulos Públicos

Categoria Anbima: Multimercado Multiestratégia | código: 295906

PÚBLICO ALVO E POLÍTICA DE INVESTIMENTO

RENTABILIDADE

O Modal Tactical é um fundo multimercado de alta volatilidade destinado a investidores com horizonte de investimento de médio e longo prazo e que buscam retornos substancialmente superiores ao CDI. Atua nos mercados de juros, câmbio, bolsa, commodities e títulos públicos, buscando as melhores oportunidades de investimento através de uma carteira diversificada.

Tactical 2,40%

1,95%

2,09%

CDI 2,25%

1,97%

1,80%

1,83% 1,44%

1,44%

1,08%

1,20%

0,05%

PERÍODO Outubro 2017 12 meses 24 meses 36 meses Desde o início

Tactical -0,77% 9,31% 13,04% 39,10% 72,26% 103,65%

CDI 0,65% 8,75% 11,11% 26,73% 42,90% 80,96%

% CDI -119% 106% 117% 146% 168% 128%

CDI + X % N\A 0,52% 1,74% 9,76% 20,55% 12,54%

0,60% 0,00%

-0,77%

-0,93%

-1,20% nov/16 dez/16

PATRIMÔNIO LÍQUIDO PL mês: PL médio 12 meses:

-0,01%

-0,60%

jan/17

fev/17 mar/17 abr/17 mai/17 jun/17

jul/17

ago/17

set/17

out/17

PERFORMANCE GRÁFICA

340.369.512,58 296.698.494,56

PL Master mês: PL Master médio 12 meses:

497.138.703,74 507.186.858,78

PERFORMANCE

120% CDI

Tactical

100% 80%

Meses 2017

Positivos 7

Negativos 3

Acima do CDI 6

Abaixo do CDI 4

12 meses

9

3

8

4

24 meses

21

3

17

7

36 meses

32

4

25

11

Desde o início

54

16

39

30

60% 40% 20% 0% jan/12

ago/12

mar/13

out/13

mai/14

dez/14

jul/15

jan/16

ago/16

mar/17

out/17

VOLATILIDADE ANUALIZADA - JANELA MÓVEL DE 21 DIAS

PERFORMANCE DOS MERCADOS 28%

Mercados Caixa Renda Fixa Renda Fixa Int Moedas Commodities Bolsa Custos TOTAL

Outubro 0,63% -0,65% -0,06% -0,50% 0,02% -0,18% -0,01% -0,77%

2017 8,88% 6,04% -0,69% -2,88% -0,27% 0,17% -1,73% 9,31%

Volatilidade 24% 20% 16% 12% 8%

FIC FI MULTIMERCADO

4%

Informações Gerais Cota de Resgate: D+30 corridos

Início do Fundo: 24 de Janeiro de 2012 Investimento Inicial: R$ 5.000,00

(contado da solicitação do resgate)

Movimentação Mínima: R$ 1.000,00

Pagamento de Resgate: D+1

Mínimo para Permanência: R$ 1.000,00

(1º dia útil subsequente à data de conversão das cotas)

Prazo de Carência: Não há

Taxa de Entrada: Não há

Aplicação/Resgate: Diário até às 14h Cota de Aplicação: D+0

Taxa de Saída: Não há Taxa de Administração: 2,0% ao ano

(mesmo dia da disponibilidade dos recursos)

Taxa Máxima de Administração: 2,5% ao ano

0% fev/12

set/12

abr/13

nov/13

mai/14

dez/14

jul/15

fev/16

ago/16

mar/17

out/17

ATRIBUIÇÃO DE PERFORMANCE

Taxa de Resgate: 5% sobre o valor do resgate (incidente para resgates no mesmo dia útil da solicitação)

Taxa de Performance: 20% excedente do CDI

Administrador

Dados Bancários

BNY Mellon Serviços Financeiros D.T.V.M. S.A.

Favorecido: Modal Tactical FIC de FIM

(CNPJ: 02.201.501/0001-61)

CNPJ: 14.146.726/0001-41

Av. Presidente Wilson, 231, 11º andar.

Banco: Bradesco - 237

Rio de Janeiro - RJ CEP 20030-905

Agência: 2856-8

Tel.: (21)3219-2500 Fax (21) 3050-8010

Conta Corrente: 645.549-2

www.bnymellon.com.br/sf SAC: [email protected] ou

Risco

(21) 3219-2600 / (11) 3050-8010

O Modal classifica os fundos geridos numa escala de 1 a 5 de acordo com o risco envolvido na estratégia de investimento de cada um deles. Nessa escala, a classificação do fundo é: 5

Ouvidoria: [email protected] ou 0800 7253219

LEIA O PROSPECTO E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. A RENTABILIDADE DIVULGADA NÃO É LÍQUIDA DE IMPOSTOS E DAS TAXAS DE ENTRADA OU SAÍDA. A TAXA MÁXIMA DE ADMINISTRAÇÃO PODE SER APLICADA TENDO EM VISTA QUE O FUNDO ADMITE A APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM A GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO - FGC. ESTE FUNDO UTILIZA ESTRATÉGIAS QUE PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS. OS FUNDOS MULTIMERCADOS COM RENDA

Gestor Modal Asset Management Ltda.

VARIÁVEL PODEM ESTAR EXPOSTOS A SIGNIFICATIVA CONCENTRAÇÃO EM ATIVOS DE POUCOS EMISSORES, COM RISCOS DAÍ DECORRENTES. NÃO HÁ GARANTIA DE QUE ESTE FUNDO TERÁ O TRATAMENTO TRIBUTÁRIO PARA FUNDOS DE LONGO PRAZO. MODAL TACTICAL MASTER FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO: ESTE FUNDO UTILIZA ESTRATÉGIAS COM DERIVATIVOS COMO PARTE INTEGRANTE DE SUA POLÍTICA DE INVESTIMENTO. TAIS ESTRATÉGIAS,

Custodiante Banco Bradesco S.A.

DA FORMA COMO SÃO ADOTADAS, PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS. ESTE FUNDO ESTÁ AUTORIZADO A REALIZAR APLICAÇÕES EM ATIVOS FINANCEIROS NO EXTERIOR. TENDO EM VISTA QUE O FUNDO ADMITE A APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO, FICA INSTITUÍDA A TAXA DE ADMINISTRAÇÃO MÁXIMA DE 0,5% A.A. (ZERO VÍRGULA CINCO POR CENTO AO ANO) SOBRE O VALOR DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO DO FUNDO. Ouvidoria: 0800 283 0077

Rio de Janeiro: 55 21 3223 7708/7795 | São Paulo: 55 11 2106 6880 www.modalasset.com.br

Ouvidoria: 0800 283 0077

OUT 2017

Câmbio | Commodities | Juros | Renda Variável | Títulos Públicos

Categoria Anbima: Multimercado Macro | código: 125113

PÚBLICO ALVO E POLÍTICA DE INVESTIMENTO

RENTABILIDADE

Instrumentos

O Modal Eagle é um fundo multimercado de média volatilidade destinado a 2,00% investidores com horizonte de investimento de médio e longo prazo e que buscam retornos substancialmente superiores ao CDI. Atua nos mercados de juros, câmbio, 1,50% bolsa, commodities e títulos públicos, sendo uma versão de menor volatilidade do nosso fundo Modal Tactical.

Eagle 1,49% 1,53%

CDI 1,51%

1,41%

1,35% 1,17%

1,16%

1,00%

Eagle -0,26% 8,41% 11,30% 30,14% 49,08% 466,48%

CDI 0,65% 8,75% 11,11% 26,73% 42,90% 389,77%

% CDI -40% 96% 102% 113% 114% 120%

CDI + X % N\A N\A 0,18% 2,69% 4,33% 15,66%

0,00% -0,18% nov/16

500%

PL mês: PL médio 12 meses:

400%

PERFORMANCE

-0,26%

-0,50%

PATRIMÔNIO LÍQUIDO 60.973.726,17 50.672.248,97

0,89%

0,50%

dez/16

jan/17

fev/17

mar/17

abr/17

mai/17

jun/17

jul/17

ago/17

set/17

out/17

PERFORMANCE GRÁFICA CDI

Eagle

300%

Meses 2017

Positivos 8

Negativos Acima do CDI Abaixo do CDI 2 6 4

12 meses

10

2

8

24 meses

22

2

15

9

36 meses

33

3

23

13

Desde o início

154

12

83

83

Cota de Resgate: D+6

Investimento Inicial: R$ 5.000,00

(contado da solicitação do resgate)

Movimentação Mínima: R$ 1.000,00

Pagamento de Resgate: D+1

Mínimo para Permanência: R$ 1.000,00

(1º dia útil subsequente à data de conversão das cotas)

Prazo de Carência: Não há

Taxa de Entrada: Não há

Aplicação/Resgate: Diário até às 14h

Taxa de Saída: Não há

Cota de Aplicação: D+0

Taxa de Administração: 1,5% ao ano

(mesmo dia da disponibilidade dos recursos)

Taxa Máxima de Administração: 2,5% ao ano

jan/17

out/17

fev/17

out/17

set/15

mai/16

jan/15

ago/13

mai/14

abr/12

dez/12

ago/11

nov/10

jul/09

mar/10

fev/08

out/08

jun/07

8% 6% 4%

jun/16

set/15

jan/15

set/13

mai/14

dez/12

abr/12

dez/10

ago/11

jul/09

abr/10

nov/08

jul/07

fev/06

2%

mar/08

Informações Gerais Início do Fundo: 2 de Janeiro de 2004

jan/06

Volatilidade 10%

0%

FIC FI MULTIMERCADO

out/06

12%

out/06

2017 9,17% 2,48% -0,41% -1,40% -0,17% -0,13% -1,02% 8,41%

set/04

VOLATILIDADE ANUALIZADA - JANELA MÓVEL DE 21 DIAS

14%

Outubro 0,65% -0,36% -0,03% -0,25% 0,01% -0,10% -0,18% -0,26%

mai/05

jan/04

0%

fev/04

Caixa Renda Fixa Renda Fixa Int Moedas Commodities Bolsa Custos TOTAL

100%

jun/05

PERFORMANCE DOS MERCADOS Mercados

200%

4

out/04

Outubro 2017 12 meses 24 meses 36 meses Desde o início

0,39%

0,33%

PERÍODO

ATRIBUIÇÃO DE PERFORMANCE

Taxa de Performance: 20% excedente do CDI

Administrador

Dados Bancários

BNY Mellon Serviços Financeiros D.T.V.M. S.A.

Favorecido: Modal Eagle FIC de FIM

(CNPJ: 02.201.501/0001-61)

CNPJ: 05.257.287/0001-53

Av. Presidente Wilson, 231, 11º andar.

Banco: Bradesco - 237

Rio de Janeiro - RJ. CEP 20030-905

Agência: 2856-8

Tel.: (21)3219-2500 Fax (21) 3050-8010

Conta Corrente: 586.040-7

www.bnymellon.com.br/sf SAC: [email protected] ou (21) 3219-2600 / (11) 3050-8010 Ouvidoria: [email protected] ou 0800 7253219

Gestor

Risco

LEIA O PROSPECTO E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. A TAXA

Modal Asset Management Ltda.

O Modal classifica os fundos geridos numa escala de 1 a 5 de acordo com o risco envolvido na estratégia de investimento de cada um deles. Nessa escala, a classificação do fundo é: 3

FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM A GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO

Custodiante

MÁXIMA DE ADMINISTRAÇÃO PODE SER APLICADA TENDO EM VISTA QUE O FUNDO ADMITE A APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO.

GARANTIDOR DE CRÉDITO - FGC. ESTE FUNDO UTILIZA ESTRATÉGIAS QUE PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS. OS FUNDOS MULTIMERCADOS COM RENDA VARIÁVEL PODEM ESTAR EXPOSTOS A SIGNIFICATIVA CONCENTRAÇÃO EM ATIVOS DE POUCOS

Banco Bradesco S.A.

EMISSORES, COM RISCOS DAÍ DECORRENTES. NÃO HÁ GARANTIA DE QUE ESTE FUNDO TERÁ O TRATAMENTO TRIBUTÁRIO PARA FUNDOS DE LONGO PRAZO.

Rio de Janeiro: 55 21 3223 7708/7795 | São Paulo: 55 11 2106 6880 www.modalasset.com.br

Ouvidoria: 0800 283 0077

OUT 2017 Instrumentos Câmbio | Commodities | Juros | Renda Variável | Títulos Públicos

Categoria Anbima: Multimercado Macro | código: 133825

PÚBLICO ALVO E POLÍTICA DE INVESTIMENTO

RENTABILIDADE

O Modal Institucional é um fundo multimercado de baixa volatilidade destinado a investidores com horizonte de investimento de médio e longo prazo e que buscam 1,50% retornos consistentemente superiores ao CDI. Atua nos mercados de juros, câmbio, bolsa e títulos públicos, reproduzindo as posições estratégicas do nosso fundo Modal Tactical, sempre respeitando os limites da legislação vigente para Entidades de Previdência Complementar (Resolução CMN 3.792).

Institucional 1,25%

1,18%

1,06%

CDI

1,09% 1,11%

1,02%

1,00%

0,53%

PERÍODO Institucional 0,34% 8,90% 11,43% 29,46% 51,53% 381,89%

CDI 0,65% 8,75% 11,11% 26,73% 42,90% 330,25%

% CDI 53% 102% 103% 110% 120% 116%

CDI + X % N\A 0,14% 0,29% 2,15% 6,04% 12,00%

0,88%

0,81%

0,67%

0,34% 0,50%

0,00% nov/16

dez/16

jan/17

fev/17

mar/17

abr/17

mai/17

jun/17

jul/17

ago/17

set/17

out/17

PERFORMANCE GRÁFICA

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

400%

PL mês:

1.201.422.171,69

PL médio 12 meses:

1.080.938.834,85

1.202.606.363,60

PL Master mês: PL Master médio 12 meses:

1.171.835.185,13

PERFORMANCE

CDI

350%

Institucional

300% 250% 200%

Meses 2017

Positivos 10

Negativos 0

Acima do CDI 7

Abaixo do CDI 3

12 meses

12

0

9

3

100%

24 meses

24

0

18

6

50%

36 meses

36

0

27

9

Desde o início

156

0

94

62

150%

PERFORMANCE DOS MERCADOS Mercados Caixa Renda Fixa Commodities Moedas Bolsa Juros Internacional Custos TOTAL

fev/17

out/17

jun/16

nov/15

jul/14

mar/15

abr/13

nov/13

dez/11

ago/12

set/10

mai/11

jan/10

mai/09

fev/08

out/08

jun/07

out/06

jul/05

nov/04

0% mar/06

Outubro 2017 12 meses 24 meses 36 meses Desde o início

0,92%

VOLATILIDADE ANUALIZADA - JANELA MÓVEL DE 21 DIAS

Outubro 0,67% -0,12% 0,00% -0,13% -0,02% 0,00% -0,06% 0,34%

2017 9,64% 1,63% -0,03% -0,30% 0,72% 0,03% -2,68% 8,90%

FI MULTIMERCADO

5%

Volatilidade

4% 3% 2% 1%

Informações Gerais out/17

fev/17

jun/16

nov/15

jul/14

mar/15

abr/13

dez/13

jan/12

ago/12

Taxa Máxima de Administração: 1,5% ao ano

mai/11

Taxa de Administração: 1,0% ao ano

set/10

Cota de Aplicação: D+0 (mesmo dia da disponibilidade dos recursos)

fev/10

Taxa de Saída: Não há

jun/09

Taxa de Entrada: Não há

Aplicação/Resgate: Diário até às 14h

out/08

(1º dia útil subsequente à data de conversão das cotas)

Prazo de Carência: Não há

mar/08

Mínimo para Permanência: R$ 1.000,00

0% jul/07

Pagamento de Resgate: D+1

nov/06

Movimentação Mínima: R$ 1.000,00

mar/06

(mesmo dia da solicitação do resgate)

dez/04

Cota de Resgate: D+0

Investimento Inicial: R$ 5.000,00

ago/05

Início do Fundo: 09 de Novembro de 2004

ATRIBUIÇÃO DE PERFORMANCE

Taxa de Performance: 20% excedente do CDI

Administrador

Dados Bancários

BNY Mellon Serviços Financeiros D.T.V.M. S.A.

Favorecido: Modal Institucional FI Multimercado

(CNPJ: 02.201.501/0001-61)

CNPJ: 06.301.947/0001-19

Av. Presidente Wilson, 231, 11º andar.

Banco: Bradesco - 237

Rio de Janeiro - RJ. CEP 20030-905

Agência: 2856-8

Tel.: (21)3219-2500 Fax (21) 3050-8010

Conta Corrente: 586.042-3

www.bnymellon.com.br/sf SAC: [email protected] ou (21) 3219-2600 / (11) 3050-8010 Ouvidoria: [email protected] ou 0800 7253219

Gestor

Risco

Modal Asset Management Ltda.

O Modal classifica os fundos geridos numa escala de 1 a 5 de acordo com o risco envolvido na estratégia de investimento de cada um deles. Nessa escala, a classificação do fundo é: 2

LEIA O PROSPECTO E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. A TAXA MÁXIMA DE ADMINISTRAÇÃO PODE SER APLICADA TENDO EM VISTA QUE O FUNDO ADMITE A APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM A GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO - FGC. ESTE FUNDO UTILIZA ESTRATÉGIAS QUE PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS. OS FUNDOS MULTIMERCADOS COM RENDA VARIÁVEL PODEM ESTAR EXPOSTOS A SIGNIFICATIVA CONCENTRAÇÃO EM ATIVOS DE POUCOS EMISSORES, COM RISCOS DAÍ DECORRENTES. NÃO HÁ GARANTIA DE QUE ESTE FUNDO TERÁ O TRATAMENTO TRIBUTÁRIO PARA FUNDOS DE LONGO PRAZO.

Custodiante Banco Bradesco S.A.

Rio de Janeiro: 55 21 3223 7708/7795 | São Paulo: 55 11 2106 6880 www.modalasset.com.br

Ouvidoria: 0800 283 0077

OUT 2017 Instrumentos Renda Variável | Títulos Públicos | Títulos Privados

Categoria Anbima: Multimercados Estratégia Específica | código: 155284

PÚBLICO ALVO E POLÍTICA DE INVESTIMENTO

RENTABILIDADE

O fundo é destinado a investidores que tenham horizonte de investimento de médio e longo prazo e que buscam retornos absolutos superiores a 100% da Taxa Média acumulada dos depósitos interfinanceiros de um dia, apurada pela Câmara de Custódia e Liquidação – CETIP, Extra – Grupo e divulgada pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro – ANBIMA (“CDI”). O gestor busca, como parte de sua política de investimento, a manutenção de uma carteira de títulos com prazo médio superior a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.

PERÍODO

1,06%

1,16% 1,11%

1,00%

CDI

1,07% 0,95%

0,88%

0,82% 0,81%

0,80%

0,81% 0,65%

0,65%

set/17

out/17

0,50%

Lion 0,65% 8,86% 11,29% 27,28% 44,04% 342,68%

CDI 0,65% 8,75% 11,11% 26,73% 42,90% 328,36%

% CDI 101% 101% 102% 102% 103% 104%

CDI + X % 0,01% 0,11% 0,16% 0,43% 0,80% 3,34%

PATRIMÔNIO LÍQUIDO PL mês: PL médio 12 meses:

0,00% nov/16

dez/16

jan/17

fev/17

mar/17

abr/17

mai/17

jun/17

jul/17

ago/17

PERFORMANCE GRÁFICA 350% 300%

CDI

Lion

250%

57.434.874,34 47.871.008,29

200%

PERFORMANCE

150% 100%

out/17

jul/16

fev/17

nov/15

set/14

abr/15

jan/14

jun/13

out/12

mar/12

dez/10

ago/11

set/09

0%

mai/10

50%

jul/08

0 0 0 0 9

fev/09

Abaixo do CDI

10 12 24 36 147

abr/07

Acima do CDI

0 0 0 0 0

nov/07

Negativos

10 12 24 36 156

jan/06

Positivos

2017 12 meses 24 meses 36 meses Desde o início

ago/06

Meses

jun/05

Outubro 2017 12 meses 24 meses 36 meses Desde o início

Lion

1,50%

VOLATILIDADE ANUALIZADA - JANELA MÓVEL DE 21 DIAS

PERFORMANCE DOS MERCADOS 0,9%

out/17

mar/17

ago/16

dez/15

mai/15

set/14

fev/14

jul/13

nov/12

abr/12

jan/11

ago/11

jun/10

out/09

ago/08

0,0%

mar/09

0,3%

dez/07

Debêntures FIDC CCB Letra Financeira Despesas TOTAL

0,6%

mai/07

Compromissada Debênture

Volatilidade

set/06

Renda Fixa CDB CRI CRA

2017 3,45% 0,05% 2,03% 0,00% 0,10% 1,21% 0,66% 0,29% 0,40% 1,22% -0,55% 8,86%

fev/06

Título Público Federal

Outubro 0,24% 0,04% 0,15% 0,00% 0,03% 0,07% 0,06% 0,00% 0,02% 0,09% -0,05% 0,65%

jun/05

Mercados

FI MULTIMERCADO CRÉDITO PRIVADO Informações Gerais Início do Fundo: 11 de Novembro de 2004

Cota de Resgate: D+0

Investimento Inicial: R$ 5.000,00

(mesmo dia da solicitação do resgate)

Movimentação Mínima: R$ 1.000,00

Pagamento de Resgate: D+1

Mínimo para Permanência: R$ 1.000,00

(1º dia útil subsequente à data de conversão das cotas)

Prazo de Carência: Não há

Taxa de Entrada: Não há

Aplicação/Resgate: Diário até às 14h

Taxa de Saída: Não há

Cota de Aplicação: D+0

Taxa de Administração: 0,5% ao ano

(mesmo dia da disponibilidade dos recursos)

Taxa Máxima de Administração: 1,5% ao ano

ATRIBUIÇÃO DE PERFORMANCE

Taxa de Performance: não possui

Administrador

Dados Bancários

Banco Modal S.A.

Favorecido: Modal Lion Fundo de Investimento

(CNPJ: 30.723.886/0001-62)

Multimercado Crédito Privado

Praia de Botafogo 501,

CNPJ: 06.893.041/0001-30

Torre Pão de Açucar 6º andar.

Banco: Modal - 746

Rio de Janeiro - RJ CEP 22250-040

Agência: 0001

Tel.: (21)3223-7700 Fax: (21)3223-7738

Conta Corrente: 01761-0

www.modal.com.br (21) 3219-2600 / (11) 3050-8010 Ouvidoria: [email protected]

Gestor

Risco

LEIA O PROSPECTO E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. A

Modal Asset Management Ltda.

O Modal classifica os fundos geridos numa escala de 1 a 5 de acordo com o risco envolvido na estratégia de investimento de cada um deles. Nessa escala, a classificação do fundo é: 4

RENTABILIDADE DIVULGADA NÃO É LÍQUIDA DE IMPOSTOS E DAS TAXAS DE SAÍDA OU ENTRADA. A TAXA MÁXIMA DE ADMINISTRAÇÃO PODE SER APLICADA

Custodiante Banco Modal S.A

TENDO EM VISTA QUE O FUNDO ADMITE A APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM A GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO - FGC. ESTE FUNDO UTILIZA ESTRATÉGIAS QUE PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS. OS FUNDOS MULTIMERCADOS COM RENDA VARIÁVEL PODEM ESTAR EXPOSTOS A SIGNIFICATIVA CONCENTRAÇÃO EM ATIVOS DE POUCOS EMISSORES, COM RISCOS DAÍ DECORRENTES. OS FUNDOS DE CRÉDITO PRIVADO ESTÃO SUJEITOS A RISCO DE PERDA SUBSTANCIAL DE SEU PATRIMÔNIO LÍQUIDO EM CASO DE EVENTOS QUE ACARRETEM O NÃO PAGAMENTO DOS ATIVOS INTEGRANTES DE SUA CARTEIRA, INCLUSIVE POR FORÇA DE INTERVENÇÃO, LIQUIDAÇÃO, REGIME DE ADMINISTRAÇÃO TEMPORÁRIA, FALÊNCIA, RECUPERAÇÃO JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL DOS EMISSORES RESPONSÁVEIS PELOS ATIVOS DO FUNDO. NÃO HÁ GARANTIA DE QUE ESTE FUNDO TERÁ O TRATAMENTO TRIBUTÁRIO PARA FUNDOS DE LONGO PRAZO. ESTE FUNDO ESTÁ AUTORIZADO A REALIZAR APLICAÇÕES EM ATIVOS FINANCEIROS NO EXTERIOR.

Rio de Janeiro: 55 21 3223 7708/7795 | São Paulo: 55 11 2106 6880 www.modalasset.com.br

Ouvidoria: 0800 283 0077

OUT JUL JUN 2017 2017 Instrumentos Câmbio | Commodities | Juros | Renda Variável | Títulos Públicos

Categoria Anbima: Multimercado Macro

PÚBLICO ALVO E POLÍTICA DE INVESTIMENTO

RENTABILIDADE

O Modal Previdência tem como público alvo, os recursos das provisões matemáticas e demais recursos e provisões de Planos Geradores de Benefícios Livre – PGBL e Vida 1,60% 1,52% Geradores de Benefícios Livre – VGBL, instituídos pela Icatu, de acordo com as normas vigentes da Comissão de Valores Mobiliários - CVM, Conselho Monetário Nacional CMN, Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP e Superintendência de Seguros 1,20% Privados – SUSEP.

CDI

1,23% 1,14%

1,11% 0,94%

0,50%

PERÍODO Previdência 0,23% 9,53% 9,59%

CDI 0,65% 8,75% 8,80%

% CDI 35% 109% 109%

CDI + X % N\A 0,72% 0,72%

0,87%

0,85%

0,76%

0,80%

0,23%

0,40%

0,00% jan/17

fev/17

mar/17

abr/17

mai/17

jun/17

jul/17

ago/17

set/17

out/17

PERFORMANCE GRÁFICA

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

12%

PL mês:

68.187.156,90

PL médio 12 meses:

22.847.897,44

CDI

Previdência

8%

3

24 meses

11

0

8

3

36 meses

11

0

8

3

Desde o início

11

0

8

3

4%

0%

PERFORMANCE DOS MERCADOS 2017 8,85% 2,15% -0,02% 0,10% 1,49% -0,08% -2,95% 9,53%

PREVIDÊNCIA FIM

6%

Volatilidade

5% 4% 3% 2% 1%

Taxa de Entrada: Não há

Prazo de Carência: Não há

Taxa de Saída: Não há

Aplicação/Resgate: Diário até às 14h

Taxa de Administração: 2,0% ao ano

Cota de Aplicação: D+0

Taxa Máxima de Administração: 2,0% ao ano

(mesmo dia da disponibilidade dos recursos)

Taxa de Performance: Não há

out/17

set/17

ago/17

jul/17

(2º dia útil subsequente à data de conversão das cotas)

Mínimo para Permanência: R$ 500,00

jun/17

Movimentação Mínima: R$ 500,00

0% mai/17

Pagamento de Resgate: D+2

abr/17

Cota de Resgate: D+1

Investimento Inicial: R$ 10.000,00

mar/17

Início do Fundo: 29 de Dezembro de 2016

fev/17

Informações Gerais

jan/17

Caixa Renda Fixa Commodities Moedas Bolsa Juros Internacional Custos TOTAL

VOLATILIDADE ANUALIZADA - JANELA MÓVEL DE 21 DIAS

Outubro 0,66% -0,13% 0,00% -0,15% 0,04% 0,01% -0,21% 0,23%

dez/16

Mercados

out/17

8

set/17

0

ago/17

11

jul/17

12 meses

jun/17

Abaixo do CDI 3

mai/17

Acima do CDI 7

mai/17

Negativos 0

mar/17

Positivos 10

fev/17

Meses 2017

jan/17

PERFORMANCE

dez/16

Outubro 2017 12 meses 24 meses 36 meses Desde o início

Previdência

ATRIBUIÇÃO DE PERFORMANCE

Administrador BNY Mellon Serviços Financeiros D.T.V.M. S.A. (CNPJ: 02.201.501/0001-61) Av. Presidente Wilson, 231, 11º andar. Rio de Janeiro - RJ. CEP 20030-905 Tel.: (21)3219-2500 Fax (21) 3050-8010 www.bnymellon.com.br/sf SAC: [email protected] ou (21) 3219-2600 / (11) 3050-8010 Ouvidoria: [email protected] ou 0800 7253219

Gestor

Risco

Modal Asset Management Ltda.

O Modal classifica os fundos geridos numa escala de 1 a 5 de acordo com o risco envolvido na estratégia de investimento de cada um deles. Nessa escala, a classificação do fundo é: 2

LEIA O PROSPECTO E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. A TAXA MÁXIMA DE ADMINISTRAÇÃO PODE SER APLICADA TENDO EM VISTA QUE O FUNDO ADMITE A APLICAÇÃO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM A GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO - FGC. ESTE FUNDO UTILIZA ESTRATÉGIAS QUE PODEM RESULTAR EM SIGNIFICATIVAS PERDAS PATRIMONIAIS PARA SEUS COTISTAS. OS FUNDOS MULTIMERCADOS COM RENDA VARIÁVEL PODEM ESTAR EXPOSTOS A SIGNIFICATIVA CONCENTRAÇÃO EM ATIVOS DE POUCOS EMISSORES, COM RISCOS DAÍ DECORRENTES. NÃO HÁ GARANTIA DE QUE ESTE FUNDO TERÁ O TRATAMENTO TRIBUTÁRIO PARA FUNDOS DE LONGO PRAZO.

Custodiante BNY Mellon Banco S.A.

Rio de Janeiro: 55 21 3223 7708/7795 | São Paulo: 55 11 2106 6880 www.modalasset.com.br

Ouvidoria: 0800 283 0077

Suggest Documents