2011. Centro Paula Souza 1

Agosto/2011 Centro Paula Souza | 1 Seja bem vindo (a) ao Processo de Avaliação para Evolução Funcional para os colaboradores do Centro Paula Souza...
5 downloads 0 Views 3MB Size
Agosto/2011

Centro Paula Souza |

1

Seja bem vindo (a) ao Processo de Avaliação para Evolução Funcional para os colaboradores do Centro Paula Souza. Com este manual, esperamos poder auxiliá-lo (a) na navegação deste site, facilitando a sua validação cadastral para o processo de avaliação ao qual você participará para fins de progressão na sua carreira.

Como este documento está em formato PDF, vamos começar por orientar você sobre como navegar no próprio manual para depois fornecer-lhe orientação geral sobre o funcionamento do processo e dar-lhe instruções sobre nas páginas do site. Caso você tenha dúvidas não contempladas neste manual, poderá recorrer ao FAQ ou ainda enviar um email para “Fale Conosco”, que será respondido em até 48 horas.

Desejamos a você sucesso em seu processo!

Atenciosamente,

Equipe do Projeto

Centro Paula Souza |

2

O Processo de avaliação para evolução funcional na carreira, como um todo, está dividido em sete grandes fases. Estas fases contemplam desde a sua inscrição no processo até a publicação no D.O. e aplicação em folha de pagamento, se for o caso. Veja na figura abaixo, como este processo está estruturado. •Colaborador acessa o site, valida das informações cadastrais, e indica os avaliadores

Fase 2

•Colaborador entrega de documentos comprobatórios de Educação e Atividades Profissionais à Diretoria de Serviços - Área Administrativa

•Validação das informações cadastrais pela Comissão Local de Avaliação

Fase 3 • Avaliação de Competências • Colaborador faz a Auto Avaliação

Fase 4

• Avaliação do Superior Imediato • Avaliação do Cliente Interno e/ou Equipe

•Prova de Conhecimento para Docentes e Auxiliares Docentes

Fase 5 •Resultados e feedback •Ponderação dos resultados (Competências + SAI + Atividades Educacionais e

Fase 6

Fase 7

profissionais) •Ranking do Processo

•Publicação no Diáro Oficial

Centro Paula Souza |

3

Através do fluxograma acima, é importante que você perceba que a sua inscrição só estará completa se, e somente se, você: 1. 2. 3. 4.

Atender aos critérios de eligibilidade dispostos na Deliberação; Validar suas informações cadastrais no sistema; Indicar no sistema os colaboradores que serão os seus avaliadores no processo; Entregar os documentos comprobatórios de atualização acadêmico-profissional à Diretoria de Serviço-

Área Administrativa; 5. Tiver os documentos comprobatórios validados pela Comissão Local de Avaliação; 6. Tiver a sua inscrição validada pelo Diretor de sua Unidade de Ensino, através da Comissão Local de Avaliação;

Centro Paula Souza |

4

Para que você possa navegar neste manual, é importante que conheça as ferramentas necessárias. Abaixo você verificará o processo de navegação.

“Imprimir” Imprime uma cópia do manual.

“Salvar” Salva uma cópia em seu computador

“Zoom”

“Fechar”

Através deste controle você pode aumentar ou diminuir o zoom e deixar o manual com visualização maior ou menor.

Com este comando, você fecha o manual e volta para o site.

“Avançar” Ir para a próxima página

“Localizar”

Equivale ao “Page Down” em seu teclado

“Páginas” Mostra em que página você está e quantas páginas têm este manual

Ajuda você a localizar palavras no documento. Para isto, você precisará digitar a palavra que quer localizar e teclar “Enter” A busca será feita automaticamente com este procedimento.

Centro Paula Souza |

5

Em todas as páginas, você encontrará na parte superior os comandos que permitem acessar quatro páginas importantes: A página inicial ( Home ) O Manual de Preenchimento Perguntas mais Freqüentes ( FAQ ) Fale Conosco A figura abaixo contém a explicação para cada um destes comandos.

“Home” Ao clicar neste comando, você voltará para a página inicial do site.

“Fale Conosco” “Manual de Procedimento” Este foi o link que você acessou para abrir este manual

Através do Fale Conosco você enviará as suas dúvidas que não foram solucionadas neste manual no FAQ

“Perguntas mais Freqüentes” Aqui você acessa o FAQ com as dúvidas mais freqüentes dos usuários.

Centro Paula Souza |

6

Na barra intermediária, você encontrará um fluxograma em tons de cinza que servirá para que você possa se localizar em termos de etapa do processo no sistema. A flecha em cinza mais escuro marcará a etapa do processo que você estiver acessando. Mencionamos estas fases na página 3 deste tutorial.

Aqui você encontra o macro fluxo do processo e as cinco partes que o compõem. Você está agora na etapa 1: validação de cadastro. Note que é o cinza mais escuro que assinala a etapa.

Centro Paula Souza |

7

Antes de fazer o login, é importante que, você verifique se seu atual estágio profissional atende aos critérios de eligibilidade necessários para sua participação. Estes critérios estão descritos com detalhamento no FAQ ( Perguntas Mais Frequentes ) e embasadas no artigo 19 da LC1044/2008. Para acessar o sistema ( fazer o login ), você deverá preencher os campos “CPF” e “Senha” e depois clicar em OK. Importante: a senha inicial é: 123456 . No próximo passo, você verá como personalizar sua senha.

Digite seu CPF, apenas com números. Ignore os pontos (.) ou os traços (-) Exemplo: 11122266645

Digite a senha padrão 123456 Na próxima página, você verá como alterar sua senha pessoal. Após ter digitado CPF e senha, clique em

Centro Paula Souza |

8

Para alterar a senha padrão, você precisará clicar no link “alterar senha”, que aparece do lado direito da página. A página seguinte dará acesso à alteração de sua senha.

Para alterar sua senha você precisará clicar em “Alterar a Senha”

Centro Paula Souza |

9

Nesta página, você modificará salvará a sua nova senha. Posicione o cursor do lado direito de “nova senha”, até que ele se transforme num traço vertical, como mostra a figura. Então crie sua senha pessoal nesse campo, que pode ser números ou letras ou uma combinação de números e letras.

Neste campo, você deverá confirmar a sua nova senha, ou seja, digitar novamente a sua nova senha, para que a alteração seja confirmada. Depois, clique em

Se você tiver dificuldade em posicionar o cursor, você poderá utilizar a tecla TAB. Esta tecla fica do lado esquerdo do seu teclado acima da tecla Caps Lock. A tecla TAB é representada por duas setas: uma para a esquerda e outra para a direita. Você poderá fazer assim: 1. 2. 3. 4. 5.

Digite sua senha atual Aperte TAB Digite sua nova senha Aperte TABE Digite novamente sua nova senha

6. Clique em Pronto ! Você terá modificado sua senha. Agora poderá passar para a próxima etapa: conferir seus dados cadastrais.

Centro Paula Souza |

10

Todos os dados desta página são muito importantes, pois se referem aos seus dados cadastrais. Portanto, confira cada um deles cuidadosamente. Aqui, você precisará verificar seu nome, seu e-mail, sua data de nascimento, seu CPF, seu número de matrícula permanente, o tipo de vínculo empregatício que você tem com o Centro Paula Souza, sua data de admissão, seu cargo de provimento, seu cargo de exercício, a data de início em seu cargo de exercício e sua área de atuação. O cargo de provimento é o cargo no qual você foi aprovado quando prestou concurso. O cargo de exercício é o cargo que você está exercendo atualmente. Coloque a data em que você começou no cargo em exercício utilizando o formato DD/MM/AAA e, se todos os dados estiverem corretos, clique em

e continue o processo.

Caso algum dos dados esteja errado ou precise de atualização, clique em Automaticamente os dados estarão disponíveis para que você os altere.

para corrigi-los

Centro Paula Souza |

11

Se os seus dados não estiverem corretos, por gentileza, faça correção necessária na tela que aparecerá e clique em “SALVAR”. Explicaremos a seguir como modificar cada um dos campos com informações cadastrais. Clique neste campo para corrigir o seu nome

Clique neste campo corrigir o seu e-mail

Clique neste campo para corrigir sua data de nascimento Clique neste campo para corrigir seu CPF, apenas com os números. Clique neste campo para corrigir sua Matrícula Permanente apenas com números. Clique neste campo para corrigir seu vínculo

trabalhista: CLT, estatutário ou autárquico. Clique neste campo para corrigir seu cargo de Provimento ( o cargo para o qual você prestou concurso ). Clique neste campo para corrigir seu cargo de exercício ( cargo no qual você está atualmente ). Clique neste campo para colocar a data em que você começou no cargo em exercício. O formato é DD/MM/AAAA. Clique em SALVAR para confirmar as alterações que você fez nos seus dados cadastrais.

Clique neste campo se precisar corrigir sua área de atuação: Direção, Coordenação de Área, Docência, Auxiliar Docente e Administrativo.

Centro Paula Souza |

12

Para alterar seu vínculo empregatício, seu cargo de provimento, seu cargo em exercício ou sua área de atuação, você precisará clicar na janela “dropdownlist”. Esta janela é acessada pela flecha que aponta para baixo e tem este formato:

.

Veja que ela aparece ao lado das opções para modificar as informações abaixo:

Vínculo Empregatício Cargo de Provimento Cargo de Exercício Área de Atuação

Ao clicar na “dropdownlist” você terá acesso às opções para fazer as alterações necessárias, relativas ao campo que está modificando. Assim, por exemplo, quando você clica na “dropdownlist” do Vínculo Empregatício, aparecem as opções: CLT Estatutário Autárquico Você terá que clicar sobre a opção desejada para fazer a alteração necessária.

Centro Paula Souza |

13

Clique na opção desejada para fazer a alteração do seu vínculo empregatício

Da mesma maneira, você precisará proceder para alterar Cargo em Provimento, Cargo de Exercício e Área de Atuação. Você utilizará o recurso da “dropdowlist” nas páginas seguintes. Assim, é importante que você entenda este procedimento.

Observação importante: Se você estiver num cargo de exercício em confiança há menos de um ano, você poderá optar pelo tipo de avaliação que fará. Assim, você poderá participa do processo: como gestor ou

como docente. As competências para cada uma destas modalidades são diferentes. Para obter mais detalhes a respeito das competências para cada uma das modalidades, por gentileza consulte a Deliberação, assim você terá condições de optar com mais segurança por uma ou outra modalidade.

Centro Paula Souza |

14

Conforme mencionamos anteriormente, faz parte do processo de avaliação a etapa de avaliação por competências ( fase 3 ). Nesta etapa ( fase 3 ), você fará a auto-avaliação de acordo com as competências pertinentes à sua área de atuação e também será avaliado por colaboradores que você irá indicar em conformidade com o que foi exposto como modelo na Deliberação. Agora você fará a indicação destas pessoas, como parte do seu processo de inscrição para o processo de avaliação para progressão funcional. Veja na tabela abaixo os tipos de avaliadores que você poderá indicar de acordo com a sua área funcional. Vale lembrar que a autoavaliação e a avaliação do superior imediato é obrigatória para todos.

TécnicoAdministrativo

Auxiliar Docente

Docentes de ETECs e FATEC s

Autoavaliação

x

x

x

Avaliação do superior imediato Avaliação de clientes internos Avaliação da Equipe Interna Avaliação dos Docentes

x

x

x

Gestores e Diretores de Unidade ( Administrativos ) x

x

x x x

Importante: SE VOCÊ FOR DOCENTE E ATUAR EM MAIS DE UMA UNIDADE DE ENSINO, SÓ PODERÁ FINALIZAR O CADASTRO APÓS TER INFORMADO OS AVALIADORES PARA CADA UMA DAS UNIDADES ONDE VOCÊ LECIONA.

Centro Paula Souza |

15

Clique na seta para baixo para que apareçam as opções de situação trabalhista. Clique sobre a sua situação trabalhista atual para que faça a alteração necessária Estes campos você deverá preencher apenas se for DOCENTE. E refere-se ao nome da disciplina, à carga horária e o curso ministrado por você na unidade de trabalho mencionada. Nestes campos você deverá indicar quem serão seus avaliadores. Você poderá indicar até cinco avaliadores, sendo que um deles deverá ser seu superior imediato. Digite o nome do seu avaliador Digite o cargo do seu avaliador Informe a área de atuação do avaliador Informe a classificação do seu avaliador, ou seja, se é seu superior imediato, seu par ou se faz parte de sua equipe ( esta opção é válida se você exercer cargo de coordenação ou diretoria ).

Feitas as indicações, clique em . O processo de inscrição estará finalizado.

Centro Paula Souza |

16

Ao clicar no OK da mensagem de agradecimento, você voltará para a página inicial do site. Nesta página inicial, clique em “SAIR” para fazer o seu logout, ou seja, sair do site e finalizar o processo.

Clique em sistema

para fazer o logout e sair do

Agradecemos mais uma vez sua participação e o tempo dispensado para este projeto. Não se esqueça de complementar as demais etapas necessárias ao seu processo validação cadastral entregando a documentação comprobatória à Diretoria de Serviços da sua Unidade de Ensino. Os docentes deverão entregar a documentação comprobatória na Unidade de Ensino onde tiver a maior carga horária de aulas. Se tiver dúvidas, a respeito, por gentileza, consulte o FAQ ou acesso o “Fale Conosco”. Centro Paula Souza |

17

Nesta etapa, a Comissão Local de Avaliação inicia o processo de validação das informações “inputadas” pelo colaborador na etapa anterior do processo. Esta página permite o acesso à lista geral de pessoas para que então o gestor faça a escolha do colaborador cujas informações serão validadas ou retificadas. A lista aparece em ordem alfabética e poderá ser filtrada através das opções: Todos os usuários Apenas usuários validados Apenas usuários não validados A seleção no nome do colaborador será feita através do clique com o mouse no comando Validar correspondente ao nome do colaborador escolhido.

Clique na seta para baixo da janela dropdown para que apareçam as opções de filtro e depois clique em aplicar filtro para executar o comando

Você fará a escolha do profissional cujas informações irá validar através do comando Validar. Sendo assim, clique na palavra Validar correspondente ao nome do colaborador que você tiver escolhido para validar as informações.

Centro Paula Souza |

18

Na etapa seguinte, o gestor terá acesso aos dados cadastrais do colaborador selecionado na página anterior. Importante mencionar que todos os dados deverão estar em conformidade com a folha de pagamento. Os dados que deverão ser validados são os listados abaixo: Nome e-mail Data de Nascimento CPF Matrícula Permanente Tipo de Vínculo Empregatício Data de Admissão Cargo de Provimento Cargo de Exercício Data de início no cargo de Exercício Área de Atuação

Após conferência clicar no botão clicar no botão

se todos os dados estiverem corretos para ser encaminhado à pagina seguinte. para corrigir uma ou mais informações.

As instruções para correção estão na página seguinte.

Centro Paula Souza |

19

Clique neste campo para corrigir as informações relativas ao nome do colaborador. O nome deverá estar por extenso e conforme consta em folha de pagamento. Clique neste campo para corrigir as informações relativas ao e-mail do colaborador Clique neste campo para corrigir as informações relativas à data de nascimento do colaborador, sempre adotando o formado DD/MM/AAA Clique neste campo para corrigir as informações relativas ao CPF do colaborador. Ignore os pontos (.) ou os traços (-) Clique neste campo para corrigir as informações relativas ao número de matrícula permanente do colaborador. Clique neste campo para corrigir o vínculo empregatício do colaborador: CLT, estatutário ou autárquico Clique neste campo para corrigir a data de admissão do colaborador. Clique neste campo para corrigir o cargo de provimento ( cargo no qual ele foi aprovado no concurso ) Clique neste campo para corrigir o cargo em exercício Clique neste campo para corrigir a data em que o colaborador iniciou no cargo em exercício. Clique neste campo para a área de atuação do colaborador: direção, coordenação de área, docência, auxiliar docente ou administrativo

Se todos os dados estiverem corretos ele deverá clicar no botão

e será encaminhado à pagina Centro Paula Souza |seguinte. 20

Após conferencia das informações iniciais, o gestor fará a validação ou a retificação dos dados relativos a: Situação atual do colaborador Unidade de trabalho em que o colaborador atua e Avaliadores indicados pelo colaborador A tabela abaixo indica os tipos de avaliadores que o colaborador deverá ter indicado conforme sua área funcional. TécnicoAuxiliar Administrativo Docente Avaliação do superior imediato Avaliação de clientes internos Avaliação da Equipe Interna Avaliação dos Docentes

x x

x

Docente

x

Coordenadores de Área, Vice-Diretores e Diretores x x

x

Para DOCENTES: A validação deverá ser feita para cada uma das unidades onde atua. O sistema está preparado para contemplar até quatro unidades de trabalho para cada colaborador e até cinco avaliadores por cada unidade de trabalho. Para cada unidade de trabalho, o gestor deverá validar: O Nome da unidade em que o colaborador atua O nome da Disciplina que ministra, A carga horária destinada para aquela unidade Em qual curso ministra a Disciplina mencionada.

Para cada Avaliador indicado pelo colaborador, o gestor deverá validar os dados explicitados na figura abaixo Os detalhamentos estão a seguir.

Centro Paula Souza |

21

Clique na seta para baixo para que apareçam as opções de situação trabalhista. Clique sobre a sua situação trabalhista atual para que faça a alteração necessária: Ativo, Afastado pela Previdência Social, Férias ou Cedido para Outros Órgãos. Importante lembrar que colaboradores Afastados pela Previdência Social ou Cedidos para Outros Órgãos não são considerados elegíveis para este processo. Detalhes estão disponíveis na Deliberação que embase este processo. Estes campos você deverá validar apenas se o colaborador for DOCENTE. Referem-se ao nome da disciplina, à carga horária e o curso ministrado por na unidade de trabalho mencionada. Nos campos relativos a Avaliadores, o gestor deverá validar avaliadores indicados pelo colaborador. Poderão ser indicados até cinco avaliadores, sendo que um deles deverá ser o superior imediato do colaborador. Neste campo será validado o nome do avaliador Neste campo será validado o e-mail do avaliador Neste campo será validada a matricula do avaliador Neste campo será validada a unidade do avaliador Neste campo será validado o setor do avaliador

Neste campo será validado o cargo do avaliador Neste campo será validada a área de atuação do avaliador Informe a classificação do seu avaliador, ou seja, se é seu superior imediato, seu par ou se faz parte de sua equipe ( esta opção é válida se você exercer cargo de coordenação ou diretoria ). Feitas as indicações, clique em que aparece no final da tela em que está, no sistema. O processo de inscrição estará finalizado.

Centro Paula Souza |

22

No final desta mesma página, o gestor deverá clicar em sistema e salvas.

para que as informações sejam atualizadas pelo

Centro Paula Souza |

23

Nas telas a seguir, inicia-se o “input” dos dados relativos às atualizações e a melhoria da formação para o exercício profissional às quais o colaborador tenha se dedicado nos últimos três anos anteriores ao período da avaliação. O input destas informações será feito pelos membros da Comissão Local de Avaliação após validação da documentação comprobatória. O modelo prevê sistemas de pontuação conforme a área funcional do colaborador e estão descritos na Deliberação n. 03/2011, na forma de Anexos, conforme tabela abaixo:

Anexo Anexo II Anexo III Anexo IV Anexo VI

Área Funcional Auxiliar Docente Docente de FATEC Docente de ETEC Técnico Administrativo, Analistas, Especialistas e Gestores Administrativos.

Desta forma, as telas no sistema serão abertas conforme a área funcional do colaborador. Neste tutorial, as telas serão mostradas de forma linear.

Centro Paula Souza |

24

Esta tela será aberta para Auxiliares Docentes e empregados/servidores Técnico-Administrativos, incluindo-se Auxiliares, Técnicos, Administrativos, Analistas, Especialistas e Gestores da área Administrativa . No campo ao lado de Carga Horária, deverá ser feito o input total das horas dedicadas pelo colaborador ao aperfeiçoamento profissional após validação da documentação comprobatória pela Comissão Local de Avaliação. Apenas a quantidade de horas deverá ser informada. O sistema não reconhecerá palavras nestes campos. O sistema deverá calcular automaticamente o total de horas “inputadas” em pontos percentuais, conforme o anexo da Deliberação aplicável à área funcional e ao Cargo em Exercício do colaborador em questão.

No campo em formato retangular, faça o input do total de horas que o colaborador dedicou ao aperfeiçoamento profissional nos três anos anteriores ao período de avaliação, a partir da tabela II – Anexo II da Deliberação para Auxiliares Docentes ou das tabelas constantes no Anexo VI da Deliberação para Técnicos e Administrativos. Importante lembrar que a documentação comprobatória relativas já deverá ter sido validada pela Comissão Local de Avaliação. O formato deverá quer quantitativo, apenas com números. Não coloque abreviações ou palavras neste campo.

Após o input da informação, clique em Salvar para atualizar as informações no sistema. Centro Paula Souza |

25

A tela abaixo será aberta para que seja inserida a pontuação de atualização profissional para os Docentes das FATEC S . No campo ao lado do nome da atividade, deverá ser feito o input dos pontos atingidos pelo colaborador em cada atividade de aperfeiçoamento/atualização acadêmico-profissional após validação da documentação comprobatória pela Comissão Local de Avaliação. Apenas a quantidade de pontos deverá ser informada. O sistema não irá reconhecer palavras nestes campos. A tabela constante no Anexo III da Deliberação n. 03/2011 estabelece o sistema de pontuação para cada tipo de atividade de atualização profissional do Docente de FATEC. Após o input dos dados numéricos, ao final desta página no sistema, clique em informações possam ser atualizadas.

para que as

Esta coluna contém os nomes das atividades de atualização e atividades acadêmico-profissionais que serão pontuadas conforme tabela constante no Anexo III da Deliberação 03/2011 , após validação da documentação comprobatória pela Comissão Local de Avaliação.

Estes campos ( em formato de retângulo ) deverão ser preenchidos apenas com caracteres numéricos informando os pontos atingidos pelo profissional na atividade de atualização acadêmico-profissional correspondente, conforme tabela constante no Anexo III da Deliberação n. 03/2011 Centro Paula Souza |

26

Esta coluna contém os nomes das atividades de atualização e atividades acadêmico-profissionais que serão pontuadas conforme tabela constante no Anexo III da Deliberação 03/2011 , uma vez que documentação comprobatória tenha sido validada pela Comissão Local de Avaliação. Os campos em formato de retângulo deverão ser preenchidos apenas com caracteres numéricos informando os pontos atingidos pelo profissional na atividade de atualização acadêmico-profissional correspondente, conforme tabela constante no Anexo III da Deliberação n. 03/2011

Centro Paula Souza |

27

Esta coluna contém os nomes das atividades de atualização e atividades acadêmico-profissionais que serão pontuadas conforme tabela constante no Anexo III da Deliberação 03/2011 , uma vez que documentação comprobatória tenha sido validada pela Comissão Local de Avaliação. Os campos em formato de retângulo deverão ser preenchidos apenas com caracteres numéricos informando os pontos atingidos pelo profissional na atividade de atualização acadêmico-profissional correspondente, conforme tabela constante no Anexo III da Deliberação n. 03/2011

Após o input de todas as informações, clique em para que o sistema faça as atualizações necessárias.

Centro Paula Souza |

28

A tela abaixo será aberta para que seja inserida a pontuação de atualização profissional para os Docentes das ETEC S . No campo ao lado do nome da atividade, deverá ser feito o input dos pontos atingidos pelo colaborador em atividade de aperfeiçoamento/atualização acadêmico-profissional após validação da documentação comprobatória pela Comissão Local de Avaliação. Apenas a quantidade de pontos deverá ser informada. O sistema não irá reconhecer palavras nestes campos. A tabela constante no Anexo IV da Deliberação n. 03/2011 estabelece o sistema de pontuação para cada tipo de atividade de atualização profissional do Docente de ETEC. Após o input dos dados numéricos, ao final da página no sistema, clique em

para que as informações possam ser atualizadas. Esta coluna da esquerda contém os nomes das atividades de atualização e atividades acadêmico-profissionais que serão pontuadas conforme tabela constante no Anexo IV da Deliberação 03/2011 , uma vez que documentação comprobatória tenha sido validada pela Comissão Local de Avaliação. Os campos em formato de retângulo deverão ser preenchidos apenas com caracteres numéricos informando os pontos atingidos pelo profissional na atividade de atualização acadêmicoprofissional, conforme tabela constante no Anexo IV da Deliberação n. 03/2011

Centro Paula Souza |

29

Esta coluna da esquerda contém os nomes das atividades de atualização e atividades acadêmico-profissionais que serão pontuadas conforme tabela constante no Anexo IV da Deliberação 03/2011 , uma vez que documentação comprobatória tenha sido validada pela Comissão Local de Avaliação.

Os campos em formato de retângulo deverão ser preenchidos apenas com caracteres numéricos informando os pontos atingidos pelo profissional na atividade de atualização acadêmicoprofissional, conforme tabela constante no Anexo IV da Deliberação n. 03/2011

Centro Paula Souza |

30

Esta coluna contém da esquerda os nomes das atividades de atualização e atividades acadêmico-profissionais que serão pontuadas conforme tabela constante no Anexo IV da Deliberação 03/2011 , uma vez que documentação comprobatória tenha sido validada pela Comissão Local de Avaliação.

Os campos em formato de retângulo deverão ser preenchidos apenas com caracteres numéricos informando os pontos atingidos pelo profissional na atividade de atualização acadêmicoprofissional, conforme tabela constante no Anexo IV da Deliberação n. 03/2011 Após o input de todas as informações, clique em para que o sistema faça as atualizações necessárias.

Centro Paula Souza |

31

Mensagem informando que a Avaliação foi cadastrada com sucesso.

Clique neste link se quiser retornar a listagem de colaboradores a serem avaliados. Clique neste link se quiser sair do sistema.

Centro Paula Souza |

32

Após a adoção de todas as providências contidas na fase anterior, a Comissão Local de Avaliação enviará email aos respectivos empregados públicos e servidores estatutários e afixará nas dependências da Unidade, banners, informando os períodos para acesso ao sistema, a fim de que seja efetuada a avaliação por competências conforme segue:

Autoavaliação para todas as categorias Avaliação do superior imediato para todas as categorias Avaliação dos clientes internos para empregado/servidor técnico e administrativo Avaliação da equipe de trabalho para empregado/servidor técnico e administrativo em cargos de liderança Avaliação dos docentes do(s) curso(s) em que o avaliado atua para Auxiliar de Docente



Auxiliares de Docentes e Docentes de ETEC s e FATEC s serão avaliados de acordo com as competências definidas no Anexo I da Deliberação n. 03/2011.  Empregados públicos e servidores estatutários Técnicos e Administrativos serão avaliados de acordo com as competências definidas no Anexo V da Deliberação n. 03/2011.  Empregados públicos e servidores estatutários que fizeram a opção pela avaliação no emprego público em confiança serão avaliados de acordo com as competências definidas no Anexo VII da Deliberação n. 03/2011.

O sistema deverá funcionar da seguinte forma: o o

o

Os colaboradores entrarão com login e senha disponibilizado pelo sistema. As senhas serão estratificadas de acordo com o papel do colaborador no processo de avaliação ( autoavaliação, superior imediato, clientes internos ou equipe de trabalho). A partir do login, serão abertas as telas de competências contendo: o o o

O nome da competência A definição da competência Os descritores comportamentais para cada competência Centro Paula Souza |

33

Para cada um dos descritores comportamentais, o avaliador acessará a “dropdownlist” com os níveis de freqüência em que estes comportamentos são observados pelo avaliador, a saber:     

Sempre Muitas vezes Frequentemente



Nunca

Geralmente Poucas vezes

Clique na seta para baixo da janela dropdown para que apareçam as opções de filtro e depois clique em aplicar filtro para executar o comando Você fará a escolha do profissional cujas competências irá avaliar. Sendo assim, clique na palavra Avaliar correspondente ao nome do colaborador que você tiver escolhido para fazer a avaliação das competências. Na tela seguinte, você terá acesso às competências que serão avaliadas. Nestes campos aparecerão nome e cargo do colaborador cujas competências você está avaliando Nestes campos aparecerão nome e definição da competência a ser avaliada. Clique na seta para baixo da janela dropdown ( )para que apareçam as opções e clique sobre a freqüência que você julga mais adequada para o descritor comportamental em análise. As opções de freqüência serão:      

Sempre Muitas vezes Frequentemente Geralmente Poucas vezes Nunca

Após ter feito o input de avaliação de freqüência para cada descritor comportamental da competência, clique em continuidade ao processo de avaliação.

Centro Paula Souza |

para dar

34

Após ter feito o input de avaliação de freqüência para todas as competências, o sistema abrirá a tela de conclusão. Nesta tela, você receberá a mensagem de que a avaliação foi cadastrada com sucesso e terá as opções para voltar à listagem de colaboradores a serem avaliados ou então sair do sistema.

Mensagem informando que a Avaliação foi cadastrada com sucesso.

Clique neste link se quiser retornar a listagem de colaboradores a serem avaliados. Clique neste link se quiser sair do sistema.

Terminada a etapa de avaliação de competências, os auxiliares docentes e docentes de ETEC s e FATEC s serão convocados para provas específicas com tempo controlado. Efetuadas as avaliações de competências e as provas, o sistema processará os resultados, com base nos seguintes indicadores: o o o o

Competências Sistema de Avaliação Institucional – SAI; Atualização e Atividades Profissionais; Provas (Auxiliar de Docente e Docente) Centro Paula Souza |

35

A partir dos resultados, haverá a classificação de todos os participantes do processo, por meio do sistema e então a Divulgação dos resultados por meio de publicação no Diário Oficial do Estado – DOE; Fim do processo.

Centro Paula Souza |

36