UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL

Ficha da Subfunção/Componente Curricular

FUNÇÃO: Proteção e Prevenção

SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR : Prática Integrada 1

CÓDIGO:

CH TEÓRICA: CH PRÁTICA: 00h

CH TOTAL:

Período

60h



60h

PROFESSOR(S): A ser indicada na oferta da disciplina.

EMENTA Desenvolvimento, em clínicas odontológicas, das habilidades e competências constituídos, em salas de aulas e laboratórios práticos.

JUSTIFICATIVA Para possibilitar o desenvolvimento de habilidades inerentes ao profissional.

OBJETIVOS Objetivo Geral: Desenvolver no aluno atitude consciente frente ao atendimento dos pacientes valorizando a saúde como um todo. Objetivos específicos: 9 Atuar, de forma eficiente no atendimento a quatro mãos; 9 Manter o ambiente de trabalho organizado, asséptico e seguro; 9 Atuar, segundo princípios éticos de convivência, com pacientes, equipe de trabalho e comunidade; 9 Promover atividades recreativas na sala de espera, identificando aspectos emocionais relacionados ao atendimento odontológico, reduzindo estados de ansiedade do paciente.

COMPETÊNCIAS 9 Selecionar e preparar de acordo com o atendimento indicado, materiais, instrumentais e equipamentos; 9 Registrar ocorrências e serviços prestados ao paciente; 9 Realizar procedimentos de instrumentação, junto à cadeira odontológica segundo os princípios da ergonomia, prevenindo doenças ocupacionais; 9 Aplicar princípios ergonômicos como medidas preventivas no atendimento do paciente; 9 Conhecer

os

princípios

adotados

para

descontaminação,

preparo,

empacotamento do material odontológico e limpeza das bancadas de trabalho, observando a importância da limpeza e organização como práticas de prevenção ao acidente do trabalho; 9 Adotar medidas de segurança no trabalho, prevenindo acidentes; 9 Realizar manutenção do equipamento e instrumental odontológico; 9 Aplicar os princípios éticos, adotando uma postura adequada no trato com cliente/comunidade e com outros profissionais da equipe de trabalho; 9 Realizar atividades recreativas e educativas, promovendo orientação relacionada à educação em saúde visando a prevenção e controle de doença da cavidade bucal,

contribuindo

para

melhor

qualidade

de

vida

do

cliente,

paciente/comunidade; 9 Identificar aspectos emocionais dos pacientes relacionados ao atendimento odontológico contribuindo, através de atividades recreativas e educativas para a diminuição da ansiedade e sua melhor adaptação ao mesmo.

HABILIDADES 9 Aplicar técnicas de limpeza, conservação e manutenção preventiva dos equipamentos e instrumentais; 9 Utilizar equipamentos e instrumentais de acordo com a finalidade prevista e segundo princípios de segurança; 9 Relacionar os equipamentos e instrumental ao trabalho a ser realizado; 9 Desenvolver, na clínica, as atividades aplicando os princípios adotados para posturas corretas e preventivas às doenças ocupacionais; 9 Fazer uso dos EPIs

adequados

a cada procedimento no atendimento ao

paciente e nas atividades de lavagem de radiográficas ,

pérfuro – cortantes , tomadas

conforme técnicas preventivas, visando a proteção pessoal e da

equipe; 9 Recolher e proceder a desinfecção dos equipamentos de uso odontológico, utilizando substâncias adequadas; 9 Reconhecer e utilizar o método mais apropiado para embalagem de materiais e encaminhamento para esterelização; 9 Aplicação das normas para descarte de material contundente e lixo de acordo com a diversidade ( geral, infeccioso, radioativo, químico); 9 Comunicar-se de maneira clara, utilizando linguagem acessível, ao nível da clientela; 9 Utilizar recursos audiovisuais na educação para a saúde bucal; 9 Utilizar os conhecimentos adquiridos em relação a ética e trabalho em saúde nas atividades práticas desenvolvidas na clínica odontológica; 9 Utilizar técnicas recreativas e educativas em educação em saúde; 9 Relacionar aspectos emocionais dos pacientes ao atendimento odontológico.

BASES TECNOLÓGICAS 9 Características e indicações de uso dos equipamentos; 9 Técnicas de utilização, conservação e manutenção preventiva dos equipamentos e instrumentos; 9 Princípios de conservação e limpeza de equipamentos e instrumental; 9 Ética e trabalho em saúde; 9 Educação em saúde; 9 Aspectos emocionais dos pacientes e familiares em atendimento odontológico.

METODOLOGIA Os conteúdos serão trabalhados com aulas práticas, vivenciadas nas clínicas odontológicas.

AVALIAÇÃO A avaliação será contínua e intermitente, buscando verificar se as competências estão sendo constituídas e se os objetivos alcançados.

BIBLIOGRAFIA

1- ANDERSON, P. C., Procedimentos Básicos do Consultório odontológico: Auxiliar Odontológica. E. O. U., 1977, 227P. 2- ARAUJO, P. A., Materiais Dentários I(Materiais não Metálicos). Bauru, serviço de reprografia, 1973, 145p. 3- BADEIA, M. Periodontia, um Conceito Clínico-preventivo. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1977, 403p. 4- GLICKMAN, I, Periodontia Clínica., trad. Marina Beatriz Gonzáles de Grant, 4ª ed., México, Interamericana,1974,999p. 5- GUIDI, E. et alli, A Auxiliar Odontológica. , São Paulo, Dent ̉` art̉ , 1973,98p. 6- O` BRIEN, W. J. Gryger, G, Materiais Dentários., trad. Dioracy F. Vieira, 1ª ed. Rio de Janeiro, Interamericana,1981, 382 p. 7- PHILLIPS, M.S., D. C. Materiais Dentários de Skinner, trad. Júlio Jorge D ̉ Albuquerque Lossio, ed. Guanabara Koogan, 9ª ed. 1993, 334p.

________________________ Coordenador do Curso

__________________________ Diretor da Escola Técnica de Saúde