Universidade Estadual do Ceará – UECE Curso de Física modalidade presencial Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia

Boletim Informativo Mensal Agosto/2017

Prof. Dr. Antonio Carlos Santana dos Santos Ana Thais De Vasconcelos Feitosa Matheus Duarte Saraiva Werbeson Da Silva Freitas Rubens Damigle Alves Marreira Fabriciany Lourenco Moreira Liciane Lourenço Ferreira Francisca Alana Nascimento da Silva José Maurício da Silva Ferreira Matheus Holanda Sousa Lucas Batista Vieira Renato Pereira Farias Jose Matheus Andrade de Paula Pedro Paulo Barros Silva

Universidade Estadual do Ceará – UECE Curso de Física

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia-LEPA BOLETIM INFORMATIVO MENSAL – AGOSTO/2017 Página 1

ECLIPSE SOLAR TOTAL Eclipse ocorrerá no dia 21 de agosto de 2017 e irá cruzar todo o território dos EUA. Assim a totalidade do eclipse solar de 21 de agosto de 2017 poderá ser observada somente dos EUA, mas ele poderá ser observado parcialmente em toda a América Central, América do Norte, e norte da América do Sul. No Brasil poderá ser visto em algumas regiões do nordeste, porém apenas de forma parcial. O eclipse total durará somente dois minutos, mas já foi classificado como o evento do século, pois aproximadamente oito milhões de pessoas o observarão em uma faixa de 113 quilômetros que vai do Oregon até à Carolina do Sul. O que normalmente seria um evento para astrônomos amadores ou profissionais e curiosos, nos EUA esse será um evento histórico com festivais, passeios, eventos em Universidades e shows marcados para o grande dia atraindo atenção de turistas que já lotam hotéis na região. Figura1- Trajetória do eclipse solar

Fonte: NASA, 2017

Figura 2- Foto do Eclipse solar na Austrália, 2012

Fonte: Romeo Durscher, 2017

Lembrando que um eclipse solar ocorre quando a Lua está entre o Sol e a Terra. Se o disco inteiro do Sol está por trás da Lua, o eclipse é total. Caso contrário, é parcial.

Universidade Estadual do Ceará – UECE Curso de Física

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia-LEPA BOLETIM INFORMATIVO MENSAL - AGOSTO/2017

Página 2

Eclipse Lunar Parcial No dia 7 de agosto, ocorreu o segundo eclipse lunar de 2017, já que o primeiro aconteceu em 11 de fevereiro (sábado). Diferente do eclipse que ocorreu no dia 11, este eclipse foi menos perceptível, pois uma pequena parte da Lua será afetada pela penumbra da Terra, tornando-o um eclipse parcial lunar.

Foto Astronômica do mês

As regiões que poderiam ver este fenômeno são o leste europeu, África, Ásia e Austrália. Figura 3- Eclipse Lunar Parcial do dia 11 de fevereiro de 2017

Foto tirada no final da segunda caminhada lunar da Apollo 15, há 46 anos, exatamente no dia 1 de agosto de 1971. A Apollo 15 foi a 4° missão tripulada a pousar na Lua.

Fonte: PXHERE

Universidade Estadual do Ceará – UECE Curso de Física

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia-LEPA BOLETIM INFORMATIVO MENSAL - AGOSTO/2017

Chirstiaan Huygens

Página 3

Figura 5- Chirstiaan Huygens

Chirstiaan Huygens nasceu nos Países Baixos em 14 de Abril de 1629. Oriundo de uma importante família holandesa recebeu o nome de seu avô paterno, também chamado Christiaan Huygens. Seu pai, Constantijn Huygens, estudou filosofia natural e era diplomata e conselheiro da Casa de Orange, além de ser amigo de Marin Mersenne, Galileu Galilei e René Descartes. Logo, não foi difícil para Christiaan conseguir acesso à elite científica de sua época. Até os 16 anos de idade, Christiaan recebia educação de diversas disciplinas em casa, como música, grego, latim, inglês, francês, italiano, geografia, história e matemática. Em 1945, foi mandado para a Universidade de Leiden para estudar ciências jurídicas e seguir a carreira de diplomata onde ficou até março 1647, após esses dois anos, Christiaan continuou seus estudos até 1949 no Colégio de Orange que fora recentemente fundado em Breda. O desejo de Constantijn era que quando Christiaan acabasse seu estudo jurídico seguisse carreira diplomática, porém a matemática seduziu o jovem Huygens. Seu primeiro trabalho publicado foi Theoremata de quadratura hyperboles, ellypsis et circuli em 1651, no qual demonstrou grande conhecimento geométrico. Huygens foi contemporâneo de Sir Isaac Newton e os dois tinham discordâncias sobre o comportamento da luz. Newton dizia que a luz era composta por partículas ou "corpúsculus", daí o nome "natureza corpuscular da luz". Porém, Huygens discordava e defendia a ideia de que a luz se comportava como onda. Ambos estavam corretos, de certo modo, mas por renome e grande prestígio, prevaleceu na época, à ideia de Isaac Newton.

Fonte: Ma th.info

Huygens patenteou o primeiro relógio de pêndulo para aumentar a precisão da marcação de tempo. Em Horologium Oscillatorium sive de motu pendulorum descreveu a teoria do movimento do pêndulo, além de derivar a lei da força centrífuga para o movimento circular uniforme. Ao final de sua vida, Christiaan Huygens completou o livro Cosmotheoros que discutia a ideia de vida extraterreste. Faleceu em 8 de julho de 1695 em Haia, sua cidade natal.

Universidade Estadual do Ceará – UECE Curso de Física

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia-LEPA Página 4

BOLETIM INFORMATIVO MENSAL - AGOSTO/2017

Vênus Vênus também conhecida por “estrela Dalva” é o segundo planeta mais próximo do Sol, sendo uma distância aproximadamente de 108.200.000 quilômetros. É um planeta parecido com a terra onde suas semelhanças podem ser dadas por sua gravidade ser de 8,87 m/s² como também de sua massa e tamanho próximo a da terra, mas possuem outras características nada parecidas com a terra, no qual possui uma atmosfera muito densa composta na sua grande maioria por dióxido de carbono, enxofre, sódio, hidrogênio, vapor de água e oxigênio. Com isso sua temperatura na superfície pode chega a até 482 graus célsius.

Figura 6- Planeta Vênus no Stellarium

Fonte: Stellarium

O interessante em Vênus é de seu dia dura 243 dias e sua rotação em volta do Sol dura 224 dias, sendo assim seu dia é mais longo do que seu ano. É interessante também saber que sua orbita possui um movimento contrário aos dos demais planetas do sistema solar. Existem teorias que tentam explicar o porquê desse fato e uma das explicações seria por causa de uma colisão que o planeta sofreu durante a sua formação. O planeta não possui um satélite natural e dificilmente seria um planeta habitável para uma futura viagem dos seres humanos.

Figura 7- Vênus e a Terra

Ao olhar para o céu antes do sol se por, podemos observar um ponto fixo brilhante no céu sem oscilar, no qual seria o planeta. Um evento que chama atenção é seu efeito estufa, servindo como exemplo de como será a terra caso continue aumentando o CO2 na atmosfera, fazendo com que sua temperatura mesmo que no ponto mais distante de sua orbita em relação ao Sol, continue com temperaturas acima de 400 graus Celsius.

Fonte: NASA

Para saber a localização do planeta Vênus e de outros corpos celestes no céu em tempo real, procurem em aplicativos e em sites.

Universidade Estadual do Ceará – UECE Curso de Física

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia-LEPA BOLETIM INFORMATIVO MENSAL - AGOSTO/2017

Página 6

Fi gura 8– Ca l endário Lunar de Junho de 2017

O CÉU EM AGOSTO 07 de Agosto – Eclipse Lunar Parcial: Um eclipse lunar é o processo de encobrimento da lua pela sombra da Terra durante um curto período de tempo, ele é dito eclipse lunar parcial quando apenas uma parte da lua é encoberta pela sombra da Terra. O eclipse desse dia será visível em quase toda a África Oriental, Ásia Central, no Oceano Índico e Austrália. 12 a 13 de Agosto – Chuva de meteoros Perseidas: As Perseidas é um dos melhores chuveiros de meteoros para observar, produzindo até 60 meteoros por hora em seu pico. Seu pico geralmente ocorre nos dias 12 e 13 de agosto, mas é possível ver alguns meteoros antes desses dias. A origem desta famosa chuva é o Cometa 109P/Swift-Tuttle, o ponto radiante dessa chuva é a constelação de Perseu. Para observar essa maravilhosa “chuva” encontre um local longe das luzes da cidade e olhe para o nordeste, logo após a meia-noite. 21 de Agosto – Eclipse Solar Total: Um eclipse solar acontece quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, é dito eclipse solar total, pois ocorre quando a Lua encobre totalmente a luz solar, dessa forma, o dia transforma-se em noite durante o fenômeno. Este é um evento raro para os Americanos, o ultimo eclipse solar total visível nos Estados Unidos ocorreu em 1979, por esse fenômeno ser raro nos Estados Unidos esse evento esta sendo chamado de “eclipse americano”.

Contatos Universidade Estadual do Ceará - UECE - Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi, Fortaleza-CE CEP: 60.714.903 - Ver localização no mapa Fone: (85) 3101-9773 www.uece.br/lepa Facebook: www.facebook.com/lepauece/ [email protected] (85)987736160

Fonte: Explorador dos Céus Figura 7 – Radiante da chuva de meteoros Eta Aquarídeas.

REFERÊNCIAS

ASTROCENTRO. Calendário Astronômico 2017. 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2017.

USA. Robert M. Candey. Heliophysics Science Division (Ed.). Total Solar Eclipse: Visible from the USA on 2017 Aug 21. 2017. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2017. NASA. 1 de agosto de 1971 - Segundo Apollo 15 Moonwalk. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2017.

Professor traga sua escola para fazer uma visita ao LEPA, com direito a apresentações e uma noite de observação. Agendamentos: [email protected] (85)999187818