RoaD and MineRal technologies

parTS aND mOrE COmpaCT SiSTEma DE TrOCa rápiDa HT22 RoaD anD MineRal tecHnologies www.wirtgen-group.com CONTEÚDO Vantagens Página 4 Sistemas ...
2 downloads 0 Views 922KB Size
parTS aND mOrE COmpaCT SiSTEma DE TrOCa rápiDa HT22

RoaD anD MineRal tecHnologies

www.wirtgen-group.com

CONTEÚDO

Vantagens

Página 4

Sistemas de troca rápida Originais Wirtgen

Página 4

Fabricação de alta qualidade

Página 6

Componentes do sistema de troca rápida HT22

Página 7

Desgaste longitudinal do suporte

Página 10

Fatos

Página 12

Suportes maiores e mais robustos

Página 12

Aumento do intervalo de serviço

Página 13

Aumento da superficie de contato

Página 14

Aumento da seção transversal da haste

Página 15

Aplicação

Página 18

Manutenção e troca dos suportes do bit

Página 16

Dados técnicos

Página 22

  3

Sistemas de troca rápida ORIGINAIS WIRTGEN

Filosofia dos Sistemas de troca rápida Wirtgen Partindo da ideia de poder trocar peças do suporte desgastadas ou com defeito em tempo curto no local da obra e, consequentemente, reduzir nitidamente os tempos de parada da máquina, a Wirtgen está desenvolvendo, desde 1990, sistemas de troca rápida para suportes dos bits. Estes sistemas consistem basicamente de duas peças: uma base (parte inferior do suporte do bit), soldada ao tubo do tambor de fresagem, e um suporte do bit, que está montado a base através de uma união roscada de fácil remoção. Desenvolvimento de Sistemas de troca rápida Wirtgen O desenvolvimento deste sistema de troca rápida é um processo contínuo. Para poder atender as crescentes exigências de qualidade exigidas pelo mercado, foram realizados os mais

Vantagens

|

Fatos

|

Aplicação

variados métodos de análise e simulações computadorizadas já na fase de desenvolvimento e de projeto. Assim, o método de elementos finitos (FEM) permite a verificação virtual de protótipos no computador no que se refere às suas propriedades físicas. Já neste estágio de simulação, o comportamento dos componentes pode ser previamente determinado e otimizado. Paralelamente a isso, são realizados extensos e amplos testes práticos sob esforços máximos e situações extremas.

4  I  5

FaBriCaÇÃO DE aLTa QUaLiDaDE

Material inicial “bloco”

Estágio de moldagem prévia 1

Estágio de moldagem prévia 2

Processo de fabricação (forjamento e usinagem) No processo de forja são processados aços beneficiados de alta qualidade. A sua resistência ao desgaste, o tratamento térmico e o know-how de longos anos de produção são a base para a excelente qualidade dos suportes de bits, assegurando longa vida útil e alta resistência à ruptura. Para obter os componentes com a melhor precisão possível, as tolerâncias de fabricação foram mantidas em valores muito estreitos durante o processo de usinagem.

Vantagens

|

Fatos

|

aplicação

COmpONENTES DO SiSTEma DE TrOCa rápiDa HT22

1 Marcação de desgaste com distância de 5 mm 2 Percurso de desgaste máximo aumentado em 100 % 3 Maior volume de material no corpo para aumentar a vida útil

11 Aumento da superficie de contato entre base e suporte em 67 % para aumentar o tempo de vida útil da base 12 Vedação entre suporte e base para facilitar a desmontagem do suporte

4 Design do corpo resistente ao desgaste 2

5 Geometria otimizada do ângulo da haste para maior resistência do componente 6 Seção transversal da haste aumentada em 6 %, um aumento considerável da resistência da haste a ruptura 7 Tampão de proteção do ponto de retirada dos parafusos

3

5 7 6

8

10

8 Geometria otimizada dos parafusos para montagem simples e rápida 9 União soldada otimizada com resistência aumentada e simultânea flexibilidade para o giro ideal do bit 10 Aumento da proteção da base pela cobertura completa do suporte do bit

9

Suporte do bit HT22 D20 Referência: 2198001

1

Suporte do bit HT22 D22 Referência: 2198002

4

12

Suporte do bit HT22 D25 Referência: 2198003

11

Dummy HT22 Referência: 2198005

Vantagens

Fatos

aplicação

Desgaste longitudinal do suporte do bit ao longo das horas de

Desgaste longitudinal em mm

30 25

  HT11 Desgaste longitudinal elevado   HT11 Desgaste longitudinal médio   HT11 Desgaste longitudinal baixo

20 15 10 5 0 0

100

200

300

400

500

600

Horas de serviço

Devido ao aumento de 100% da quantidade de material disponível no ponto de concen sob condições ideais.

HT22

HT11

Desgaste longitudinal do suporte

0 mm

5 mm

10 mm

O comprimento do ponto de acentamento do bits do novo sistema de troca rápida HT2 paração ao sistema de troca rápida HT11.

e serviço

  HT22 Desgaste longitudinal elevado   HT22 Desgaste longitudinal médio   HT22 Desgaste longitudinal baixo

700

800

900

1000

1100

1200

1300

1400

1500

Horas de serviço

Final da vida útil

Final da vida útil

ntração de desgaste, a vida útil do suporte do bit pode ser superior a 1.000 horas,

15 mm

20 mm

25 mm

30 mm

22 é de 30 mm. Deste modo, ele tem o dobro do comprimento neste ponto em com-

7  I  10

Molde de acabamento com detalhes

Peça forjada bruta após remoção de rebarbas

Refugo do corte de rebarbas

Beneficiamento e têmpera O beneficiamento e a têmpera final dos suportes do bit têm fundamental importância, pois tanto a dureza elevada, como a tenacidade necessária, representam propriedades importantes para reduzir o desgaste. Através dos mais modernos processos de fabricação e teste, a Wirtgen fornece suportes do bit com qualidade uniforme e, deste modo, garante tempos de vida útil ideais para os sistemas de troca rápida.

6  I  11

O NOVO HT22 WirTGEN Em DETaLHES

suportes maiores e mais robustos Os suportes foram reforçados com adição de material nitidamente percebido nas zonas relevantes para o desgaste. A máxima vida útil é assegurada adicionalmente pela fixação robusta entre base e suporte, pelo aumento da resistência á ruptura. Uma comparação com o sistema do modelo anterior HT11 mostra isto claramente.

HT11

Vantagens

HT22

|

Fatos

|

aplicação

gastos reduzidos através do aumento do intervalo de serviço Os esforços no processo de fresagem que, em parte podem ser extremos, podem reduzir a tensão prévia do parafuso de fixação durante o longo tempo de uso. Devido a esforços extremos, por exemplo, pela penetração involuntária da fresadora em peças de aço maiores, a tensão prévia do parafuso de fixação pode se perder devido à deformação do material no ponto de contato com o suporte. Por isto, é recomendado verificar o torque especificado de 500 Nm em intervalos regulares e, deste modo, também a tensão prévia do sistema. Com o sistema de troca rápida HT22 estes intervalos de serviço estão agora mais reduzidos através da configuração especialmente robusta do sistema. Depois do primeiro controle após o 1º uso no trabalho de fresagem (aproximadamente 10 horas de serviço), os intervalos dados para o sistema de troca rápida HT22 foram prolongados para 500 h em comparação ao sistema anterior HT11, de 250 h. Assim, os proximos controles serão efetuados em 1000 h, 1500 h e 2000 h respecticamente.

12  I  13

O NOVO SUpOrTE WirTGEN HT22 Em DETaLHES

grandes superfícies de contato autocentrantes Em comparação com o sistema de troca rápida HT11, a superfície de contato entre suporte e base foi aumentada em praticamente 70 % e disposta em forma de prisma. Devido a isso, podem ser transmitidas forças de corte especialmente altas para a base, de forma confiável e duradoura, sem causar fadiga notável do material. A cobertura completa da base pelo suporte impede a formação de rebarbas na base. Deste modo, está assegurada uma troca rápida e fácil do suporte sem retrabalho da base.

HT11 = 2372 mm2

HT22 = 3969 mm2

+ 67 %

Vantagens

|

Fatos

|

aplicação

altíssima resistência à ruptura através da grande seção transversal da haste As fresadoras Wirtgen de grande porte atingem capacidades de fresagem cada vez maiores. Com isto, as exigências aos valores de resistência dos suportes aumentam claramente. A haste do suporte de troca rápida HT22, reforçada e otimizada em seu formato, é extremamente robusta à ruptura e oferece alta resistência a deformações indesejadas.

HT11

HT11 = 924 mm2

HT22

HT22 = 984 mm2

+ 6%

14  I  15

MANUTENÇÃO E TROCA DOS SUPORTES DO BIT

Para minimizar os custos operacionais, os suportes do bit danificados ou desgastados devem ser substituídos. Realize a troca sempre cuidadosamente e de acordo com a instrução a seguir. Utilize somente ferramentas em perfeito estado e observe os intervalos de inspeção. Com manutenção adequada, o suporte do bit pode ser trocado corretamente em poucos minutos. Controle e manutenção dos suportes do bit Por favor, observe: Os suportes do bit devem sempre se encontrar em perfeito estado de utilização. Por isso é recomendado um controle diário frequente para constatar a tempo desgastes anormais. O tambor de fresagem deve ser posicionado com ajuda do dispositivo de giro do tambor de fresagem, de modo que os bits e os suportes do bit estejam bem acessíveis. Troca do suporte do bit 01 Limpe primeiro o furo de acesso ao parafuso de fixação, removendo restos de asfalto. A seguir, remova o tampão, usando uma chave de fenda. Os tampões fornecidos pela Wirtgen reduzem muito os trabalhos de limpeza e, devido a isso, permitem uma troca rápida. ( Fig. 1)

1

Vantagens

|

Fatos

|

Aplicação

02 Agora o parafuso de fixação deve ser bem limpo, solto manualmente com uma chave sextavada, desparafusado completamente e removido. Devido aos altos esforços no processo de corte, os passos da rosca e a cabeça do parafuso podem se deformar. Para evitar 2 danos nos passos da rosca da base do suporte do bit, o parafuso não deve ser reutilizado. ( Fig. 2 )

Por favor, observe: Para não danificar o parafuso durante a remoção, a ferramenta deve atingir a profundidade de inserção completa. Por isso, não utilize ferramentas desgastadas! 03 Após a remoção do parafuso de fixação, o suporte do bit pode ser retirado da base ( Fig. 3 )

3

16  I  17

maNUTENÇÃO E TrOCa DOS SUpOrTES DO BiT

4

04 A seguir, verifique se o furo roscado e a guia cilíndrica da base do suporte do bit, soldada ao tambor de fresagem, estão bem limpos e se não existe nenhum dano. A limpeza assegura que não existe nenhum material fresado na base e que as superfícies de contato entre base e suporte estão perfeitamente sobrepostas sem apresentar nenhuma folga. ( Fig. 4) A superfície da base do suporte do bit deve estar plana e isenta de danos, caso contrário, existe risco de ruptura.

05 Depois de ter garantida uma superfície de contato perfeita, empurre a vedação da base sobre a haste do novo suporte do bit a ser instalado ( Fig. 5) 06 A seguir, lubrifique a haste do suporte do bit com uma graxa resistente a altas temperaturas (até 100 °C) e introduza-a na base. ( Fig. 6)

5

Vantagens

6

|

Fatos

|

aplicação

A graxa tem função vedante, protege o suporte do bit contra corrosão e, quando necessário, permite uma desmontagem mais simples. 07 O novo parafuso de fixação deve ser igualmente engraxado com graxa 7 resistente a altas temperaturas e aparafusado manualmente em aproximadamente 3 voltas. Se o parafuso de fixação só puder ser aparafusado com muito esforço, a rosca da base deve ser novamente reforçada com a ferramenta adequada. ( Fig. 7)

por favor, observe: Nunca utilize parafusos de fixação já usados! 08 Agora o parafuso de fixação deve ser apertado e, com ajuda de um torquímetro, aplicado o torque de 500 Nm. ( Fig. 8)

por favor, observe: Só utilize torquímetros manuais para apertar os parafusos sextavados.

8

18  I  19

MANUTENÇÃO E TROCA DOS SUPORTES DO BIT

09 Após apertar o parafuso de fixação, deve ser realizado um teste sonoro. Batendo com um martelo sobre a superfície de contato do suporte do bit, verifique se ele continua penetrando. Para este fim, utilize um martelo de cobre de 1 kg. ( Fig. 9) 9

10 A seguir, verifique novamente o torque (500 Nm) do parafuso de fixação. ( Fig. 10) 11 A seguir, introduza o tampão no parafuso de fixação. ( Fig. 11)

Por favor, observe: Os parafusos sextavados, depois do 1º tempo de uso (aproximadamente 10 horas de serviço), devem ser reapertados imprescindivelmente com um torque de 500 Nm; depois disso, em turno regular de 500 horas de serviço (500 h, 1.000 h, 1.500 h). Se durante este

10

Vantagens

11

|

Fatos

|

Aplicação

procedimento for constatado um giro posterior, a base do suporte do bit deve ser verificada.

12

12 Finalmente é realizada a montagem do novo bit. Para este fim, utilize um martelo de cobre. ( Fig. 12)

20  I  21

DADOS TÉCNICOS

Dados técnicos Peso do suporte Torque de aperto Primeiro intervalo de serviço, verificação do torque Segundo intervalo de serviço, verificação do torque Terceiro intervalo de serviço, verificação do torque Quarto intervalo de serviço, verificação do torque Próximos intervalos de serviço, verificação do torque

Programa de fornecimento sistema da série HT22 Suporte do bit HT22 D20 Suporte do bit HT22 D22

Suportes

Suporte do bit HT22 D25 Dummy HT22

Parafuso

Parafuso de fixação HT22 M30X2 Tampão HT22 (avulso)

Tampão

Tampão HT22 (100 unidades) Vedação da base HT22

Vedação

Vedação da base HT22 (100 unidades)

Graxa

Graxa para a troca Torquímetro 140-760 Nm Extensão da chave de encaixe 3/4" x 200 mm Soquete sextavado 17 mm - 3/4"

Ferramentas

Chave de encaixe à direita 3/4" Tarraxa M30 x 2 Adaptador para tarraxa 1/2"

Vantagens

|

Fatos

|

Aplicação

HT3

HT11

HT22

1,76 kg

1,70 kg

2,30 kg

500 Nm

500 Nm

500 Nm

10 Horas

10 Horas

10 Horas

250 Horas

250 Horas

500 Horas

500 Horas

500 Horas

1.000 Horas

750 Horas

750 Horas

1.500 Horas

A cada 250 Horas

A cada 250 Horas

A cada 500 Horas

Referência

Peso em kg

2198001

2,29

2198002

2,41

2198003

2,53

2198005

1,99

158501

0,18

2197999

0,002

2197988

0,20

2198006

0,002

2197989

0,20

2310279

0,46

68273 10747 11886 97204 25392 2089182

22  I  23

Telefone: +49 (0) 26 45/131-0 Telefax: +49 (0) 26 45/131-397 E-mail: [email protected] www.wirtgen.de

JOSEPH VÖGELE AG Joseph-Vögele-Strasse 1 67075 Ludwigshafen · Alemanha Telefone: +49 (0) 621/8105-0 Telefax: +49 (0) 621/8105-463 E-mail: [email protected] www.voegele.info

HAMM AG Hammstrasse 1 95643 Tirschenreuth · Alemanha Telefone: +49 (0) 9631/80-0 Telefax: +49 (0) 9631/80-120 E-mail: [email protected] www.hamm.eu

Kleemann gmbh Manfred-Wörner-Strasse 160 73037 Göppingen · Alemanha Telefone: +49 (0) 7161/206-0 Telefax: +49 (0) 7161/206-100 E-mail: [email protected] www.kleemann.info

CIBER EQUIPAMENTOS RODOVIÁRIOS LTDA. Rua Senhor do Bom Fim n° 177 CEP 91140-380 Porto Alegre / RS · Brazil Telefone: +55 51 3364-9200 Telefax: +55 51 3364-9228 E-mail: [email protected] www.ciber.com.br

As figuras e os textos não representam uma obrigação. Reservamo-nos o direito de efetuar alterações técnicas. Os dados de potência dependem das condições de uso. N°. WG-40-33 PT / 2337455 · 04/13 © by Wirtgen Group 2013 · Printed in Germany

Wirtgen GMBH Reinhard-Wirtgen-Strasse 2 53578 Windhagen · Alemanha