ESCOLA MUNICIPAL TURMA NOME:

CIÊNCIAS – 5. ° ANO 1 MARCELO CRIVELLA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CÉSAR BENJAMIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MARIA DE NAZARETH MA...
5 downloads 0 Views 16MB Size
CIÊNCIAS – 5.

° ANO

1

MARCELO CRIVELLA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CÉSAR BENJAMIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS SUBSECRETARIA DE ENSINO MARIA DE FÁTIMA CUNHA GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL HAYDEE LIMA DA COSTA MARCIA LUZ BASTOS ORGANIZAÇÃO SIMONE FADEL ELABORAÇÃO LEILA CUNHA DE OLIVEIRA LUCIANA MARIA DE JESUS BAPTISTA GOMES REVISÃO FÁBIO DA SILVA MARCELO ALVES COELHO JÚNIOR DESIGN GRÁFICO EDIGRÁFICA IMPRESSÃO AGRADECIMENTOS ESPECIAIS (IMAGENS DA CAPA): E.M. ALICE DO AMARAL PEIXOTO E.M. JOAQUIM NABUCO E.M. ÁLVARO ALVIM CIEP MARGARET MEE E.M. BÉLGICA E.M PROF. HELTON A. VELOSO DE CASTRO E.M. CÂNDIDO PORTINARI E.M. PROF.ª ZELIA CAROLINA DA SILVA PINHO E.M. DEODORO E.M. RIBEIRO COUTO CIEP ENG. WAGNER GASPAR EMERY E.M. TATIANA CHAGAS MEMÓRIA E.M. GASTÃO PENALVA E.M. TENENTE RENATO CÉSAR E.M. GUILHERME TELL

ESCOLA MUNICIPAL _________________________________________________________________________________________ TURMA ______________ NOME: ____________________________________________________________________________________________________________________________

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

2

FAZEMOS PARTE DA NATUREZA DIVERSA DO NOSSO PLANETA TERRA! Olá! Seja bem-vindo ao 5.º Ano! Neste ano, vamos estudar o funcionamento do nosso corpo. O que você gostaria de saber a respeito do funcionamento do seu corpo? Escreva aqui. Depois, mostre para seu(sua) Professor(a). Ele(ela), como sempre, vai auxiliar você. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ AGORA, É COM VOCÊ

!!!

Recapitulando... Você já conhece o grupo dos animais vertebrados e o dos animais invertebrados. Sabe também que fazemos parte do grupo dos animais vertebrados. Assim como todos os outros animais, dependemos da natureza para a nossa sobrevivência.

Leia as imagens e circule o animal vertebrado que possui o maior número de características semelhantes às nossas:

br.pinterest.com/

br.pinterest.com/

Dreamstime.com

pixabay.com/ br.pinterest.com/

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

3

DIFERENÇA, SIM... DESIGUALDADE, NÃO! galeracult

Todos nós, seres humanos, somos iguais. Mas, como assim? Somos diferentes, não é mesmo? Observe os peixes da imagem ao lado. São lindos!!! Apesar de possuírem cores e formatos diversos, todos esses animais são PEIXES! O mesmo acontece conosco. Somos diferentes: cores diferentes, cabelos diferentes, cor de olhos diferentes... Apesar dessas e de muitas outras diferenças, formamos o grupo dos SERES HUMANOS. Os cientistas dão um nome próprio para os seres humanos. Eles nos chamam de Homo sapiens!

MURAL DA DIVERSIDADE Este é o mural da diversidade. Quantos rostos diferentes!... Observe os diferentes tipos de olhos, a cor da pele, a cor dos cabelos... Cada um desses rostos é único: um é diferente do outro. Agora, observe seu rosto no espelho. Você encontrou seu rosto nas figuras apresentadas no mural? Claro que não! Você também é único, como todos nós. Não existe, no mundo, ninguém que seja como você!

clipart

Fotos: LCOliveira – Arquivo Pessoal/2017

clipart

EU SOU ÚNICO!!! Glossário: diversidade – qualidade do que é diverso, diferente, variado.

Desenhe seu rosto no espaço indicado e também faça parte desse mural!

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

4

As imagens desta página são reproduções de obras de arte. Elas representam alguns acontecimentos que fazem parte da história do nosso país e contam sobre a formação do povo brasileiro. Leia, com atenção, os acontecimentos registrados em cada retângulo e ligue-os às imagens correspondentes:

A Cara do Brasil, de Lílian Polly e outros (Editora Vermelho Marinho)

https://www.museucasadeportinari.org.br/

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10686/candido-portinari/obras?p=4

DESBRAVAMENTO DA MATA (PORTINARI,1941) O DESCOBRIMENTO DO BRASIL (PORTINARI,1935) Há 517 anos, os portugueses desembarcaram de suas caravelas nas terras que, mais tarde, seriam chamadas de Brasil. Aqui, já viviam diversos povos de diferentes etnias, a quem os europeus deram o nome de índios. Foi desse modo que começou a se constituir a etnia do povo brasileiro.

A necessidade de mão de obra para o trabalho fez com que cerca de 4 milhões de homens e mulheres, de diferentes regiões do continente africano, fossem trazidos para o Brasil forçados, na condição de escravos.

PEQUENA MOENDA DE CANA DE AÇÚCAR (DEBRET, 1835)

Atraídos por oportunidades de melhoria de vida, chegam, séculos depois, imigrantes provenientes da Europa, da Ásia e, em seguida, da América Central e do Norte: espanhóis, italianos, alemães, japoneses, libaneses, turcos, árabes e outros mais.

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

5

As diferentes etnias que se misturaram e...

ESPAÇO CRIAÇÃO

poisene.com.br

Hoje, o Brasil é uma mistura das diferentes ETNIAS que viveram aqui. Todos nós temos um pouquinho de indígenas, europeus e africanos. Por isso é que aqui tem gente de todo jeito: de cabelo liso, de cabelo crespo, de olhos claros, de olhos escuros, de lábios finos, de lábios grossos... O importante é que respeitemos as diferenças e a individualidade de cada ser humano.

...formaram o povo brasileiro.

DIA INTERNACIONAL DA LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

O dia 21 de março foi escolhido, por diversos países do mundo, como o “Dia Contra a Discriminação Racial”. É uma data que contribui para a reflexão sobre nossas diferenças e semelhanças. E, principalmente, para reafirmamos que as diferenças entre nós não podem ser tratadas com desrespeito. Entre nessa campanha e crie um slogan ou um desenho contra a discriminação. Utilize o espaço ao lado. Aproveite e divulgue essa campanha na escola.

Recapitulando... Nós herdamos as características de nossa mãe, de nosso pai, de nossos tios e avós. Apesar de as características serem transmitidas de pais para filhos, um filho não é igual ao outro, a não ser no caso de gêmeos idênticos, como os bebês ao lado. Nossa diversidade tem origem na mistura dos diferentes grupos humanos. O Brasil apresenta, como principais etnias, os negros, os brancos e os indígenas, que se misturaram e deram origem ao povo brasileiro.

As características físicas das pessoas, as manifestações culturais, a língua e o tipo de alimentação variam de um povo para outro. A essas diferenças existentes entre os grupos humanos, damos o nome de ETNIAS.

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

6

VAMOS ENTENDER O PORQUÊ DAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE NÓS? Por que a cor da pele das pessoas pode ser diferente? Por que algumas pessoas são altas e outras são baixas? Por que eu tenho esta cor de olhos?

Mãe e filhos. Entre eles, características genéticas.

Fotos: LCOliveira – Arquivo Pessoal/2017

Muitas das semelhanças e diferenças que você observa entre seus colegas e em você são herdadas dos pais. Nós chamamos isso de herança hereditária ou hereditariedade. Seus pais transmitiram a você algumas de suas características. Cada um contribuiu com parte do todo que você é. Quando um bebê nasce, traz, consigo, as características herdadas dos pais, dos avós, dos bisavós... São as características genéticas. O mesmo acontece com os outros seres vivos. Mesmo que, às vezes, os filhos sejam mais parecidos com um dos seus pais, eles trazem a herança dos dois. “É a cara da mãe!!”, “Parece com o pai!!!”, são algumas expressões que você, certamente, já deve ter ouvido.

Cada bebê que nasce traz, consigo, uma herança genética, herdada dos pais, dos avós, dos bisavós... Nas imagens, vemos um bebê e seus pais e avós. Existem semelhanças e diferenças entre eles.

Desde a cor dos seus olhos, até o formato das unhas, o tamanho dos dentes, todas as características genéticas que você herdou de seus antepassados estão relacionadas ao seu DNA. Os cientistas chamam o DNA de ácido desoxirribonucleico. Mas que nome complicado, não é mesmo?! DNA

clipart

Por isso é mais fácil se lembrar da sigla DNA.

No ano de 1953, dois cientistas, Watson e Crick, conseguiram descobrir como era formado o DNA. Eles se basearam em estudos desenvolvidos por outros cientistas.

CIÊNCIAS – 5.

ESPAÇO CRIAÇÃO

° ANO

7

Muito cuidado ao manusear materiais nos experimentos. Toda experimentação deve contar com a participação de seu(sua) Professor(a) ou de outro adulto.

Vamos montar um DNA de jujuba? Para montar um modelo do seu DNA, você precisará da ajuda de seu Professor, de sua Professora ou de outro adulto. Sempre utilize uma tesoura sem ponta. Vamos, aqui, reproduzir os passos indicados no artigo “DNA Comestível”, que você pode encontrar no site da Revista Ciência – Hoje das Crianças. Acesse: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/122/dna-comestivel

O que você deve fazer: Peça a um adulto da escola que corte, para você, um arame bem flexível em dois pedaços iguais, com 40 centímetros cada um.

2.

Separe quatro cores de jujuba para formar pares entre os fios de arame. Você pode, por exemplo, formar pares assim: a jujuba verde com a laranja, a vermelha com a amarela. Deve se lembrar de que, ao longo de todo o DNA, esses pares de cores devem ser respeitados.

3.

Coloque os palitos entre as jujubas para fazer a ligação entre os arames.

4.

Torça, lentamente, cada parte do arame e... pronto! Está feito o seu DNA comestível! Adaptado de http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/122/dna-comestivel

Antes de saborear o seu modelo de DNA, pense que cada jujuba funciona como um arquivo que guarda informações sobre como somos e como funciona o nosso corpo. Ao longo de toda a nossa vida, essas informações não são modificadas. Nossa cor de olhos, o número de dedos de cada mão, a cor do nosso cabelo, da nossa pele, como nós respiramos e tudo o mais estão arquivados no nosso DNA!

portaldoprofessor.mec.gov.br

1.

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

8

DIFERENÇAS, SIM... DESIGUALDADES, NÃO! Quando comparamos os rostos do MURAL DA DIVERSIDADE, percebemos que eles são diferentes na cor dos olhos, na cor e no tipo dos cabelos, na cor da pele... Todas as diferenças são importantes! Termos nascido com uma característica ou outra nos torna únicos e diferentes. Nossas características não nos tornam superiores ou inferiores a quem quer que seja! Somos todos SERES HUMANOS e todos somos muito importantes!!! A pele, por exemplo, independentemente de qual seja a nossa cor, é muito importante para todos nós. Ela recobre todo o nosso corpo. Vamos observar alguns detalhes de nossa pele? Você só vai precisar de uma lupa e de muita atenção. A lupa é uma lente de aumento que nos auxilia a observar coisas miúdas e a ler textos com letras muito pequenas. Vamos começar a observar nossa pele, começando pela palma da nossa mão.

Após a observação com a lupa, coloque sua mão no espaço ao lado e contorne-a com o lápis. Em seguida, faça os desenhos das linhas que você encontra na palma da mão. Compare o desenho das linhas da sua mão com as da mão de seus colegas. Elas são iguais? _______________________

DESENHO DA SUA MÃO

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

9

Você já observou que, na ponta dos seus dedos, também existem linhas? Observe essas linhas com a lupa. Desenhe o seu dedão com essas linhas. Elas são chamadas de impressões digitais. Cada pessoa possui sua própria impressão digital.

http://criarfazer.net/tag/sc-carteira-de-identidade/

DESENHO DE SUAS IMPRESSÕES DIGITAIS

AS IMPRESSÕES DIGITAIS SERVEM PARA IDENTIFICAR AS PESSOAS.

Agora, observe a pele do seu braço com a lupa e desenhe aqui: Você notou muitos detalhes quando observou sua pele com a lupa? ______________ Escreva, na tabela abaixo, os detalhes que você observou em sua pele, sem a lupa e com a lupa:

OBSERVAÇÃO DA PELE SEM A LUPA

OBSERVAÇÃO DA PELE COM A LUPA

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

10

Multirio

Muito cuidado ao manusear materiais nos experimentos. Toda experimentação deve contar com a participação de seu(sua) Professor(a) ou de outro adulto.

Será que os hábitos de higiene são realmente importantes? O que pode acontecer se não lavarmos as mãos antes das refeições ou após utilizarmos o banheiro? Vamos realizar um experimento, para descobrir.

Materiais para o meio de cultura http://novaescola.org.br/conteudo/385/como-ensinar-microbiologia

Atenção: meio de cultura são preparações sólidas, líquidas ou semissólidas que contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos. No experimento que faremos a seguir, o meio de cultura será a mistura do caldo de carne com a gelatina. • 1 pacote de gelatina incolor • 1 tablete de caldo de carne (frango ou bovino) • 200 ml de água • panela • colher • 2 copos plásticos de 200 ml • plástico filme • caneta para identificar os copos / 2 etiquetas • 2 cotonetes

Modo de preparo: 1. Para identificar os copos, escreva, à caneta, em uma das etiquetas, A. Na outra etiqueta, escreva B. 2. Cole uma etiqueta em cada copo. 3. Aqueça a água e dissolva, nela, o caldo de carne. 4. Dissolva a gelatina incolor, conforme orienta a embalagem, e misture ao caldo de carne. 5. Cubra o fundo dos dois copos com o meio de cultura (a mistura do caldo de carne com a gelatina) até ficarem, aproximadamente, com 1 cm de altura. 6. Coloque os dois copos na geladeira e deixe por 1 h ou até que o meio de cultura endureça. 7. Esfregue um cotonete na parte interna da sua bochecha. Esfregue o outro cotonete entre os dedos da sua mão. Passe, levemente, esses cotonetes no meio de cultura do copo A. 8. Feche os dois copos com plástico filme e espere por 3 dias, para conhecer o resultado.

Continua

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

11

1 – Faça um esquema do experimento, registrando o que estava ocorrendo no primeiro dia e o que ocorreu ao final de 3 dias, no copo A e no copo B. ANTES

DEPOIS

a) O que ocorreu com o meio de cultura do copo B? _______________________________________________________________________________________________________________ b) O que você observou no meio de cultura do copo A, ao final do experimento? _______________________________________________________________________________________________________________ c) De que maneira poderíamos evitar o que ocorreu com o meio de cultura do copo A? _______________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________

CIÊNCIAS – 5.

O que devemos fazer para impedir que microrganismos penetrem no nosso organismo?

1. Utilize a água corrente para molhar as mãos e antebraços.

° ANO

12

Uma das funções importantes da pele é nos proteger contra os muitos microrganismos que estão presentes no ar, ao nosso redor. Esses seres minúsculos entrariam, facilmente, no nosso corpo, se a nossa pele não funcionasse como uma verdadeira barreira. Passar pela pele não é nada fácil! AGORA, É COM VOCÊ

2. Esfregue a palma das mãos com sabonete, inclusive as unhas e os espaços entre os dedos, por, aproximadamente, 15 segundos.

!!!

1- Escreva três atividades que você realizou no período da manhã até a hora do almoço. ____________________________________________________________ clipart

3. Enxague bem com água corrente, retirando todo o sabonete.

2- Durante esse período, quantas vezes você lavou suas mãos? ____________________________________________________________ 3- Antes de almoçar, você se lembrou de lavar as mãos? ____________________________________________________________

4. Seque-as com papel toalha não reciclado ou outro sistema de secagem eficiente. 5. Esfregue as mão com um pouco de produto antisséptico.

alimentos.

MICROSCÓPIO ÓTICO biologwise

A pele de suas mãos impede que vários micróbios penetrem no seu corpo. Mas, quando você leva sua mão à boca, os microrganismos podem passar da sua mão para a sua boca e, daí, para dentro do seu corpo. Por essa razão, você deve lavar suas mãos antes das refeições. Lembre-se sempre dessa orientação!!!

Brasil Escola - Uol

6. Pronto!! Suas mãos estão limpas de verdade e prontas para manipular os alimentos.

O instrumento apresentado na imagem ao lado é um microscópio ótico. Ele nos permite enxergar seres vivos, como os microrganismos e outros elementos que nossos olhos não seriam capazes de enxergar sozinhos.

MICRORGANISMOS VISTOS AO MICROSCÓPIO

CIÊNCIAS – 5.

OS VERMES

° ANO

13

Além dos seres microscópicos, existem outros seres vivos que podem nos causar doenças, quando penetram no nosso corpo, devido à falta de hábitos de higiene. A verminose é um tipo de doença causada por animais chamados vermes. Frequentemente, acomete pessoas que mexem com a terra e depois levam as mãos à boca, sem a preocupação de lavá-las. Uma verminose muito conhecida é a lombriga. As pessoas engolem os ovos da lombriga e ela cresce dentro do corpo, no intestino. Observe: vermes – verminose. Se você brincar com areia ou terra contaminada, beber água ou comer alface com ovos de lombriga, será contaminado por vermes e, consequentemente, será acometido por essa doença. http://www.agendavisual.com/saibamais/lombrigas.htm

Então, responda: Quais os cuidados que devemos ter para não sermos infectados pelos ovos da lombriga? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

www.portalsaofrancisco.com.br/

Existem outros tipos de vermes. Na imagem ao lado, você pode conhecer mais um verme, popularmente chamado de solitária. Esse verme é adquirido quando consumimos carne de porco ou de boi mal cozidas, contendo larvas desse animal. Existe outro tipo de solitária que está presente na carne do boi e não na do porco. Nos dois casos, o cozimento da carne é a forma eficaz de se evitar essa doença. SOLITÁRIA

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

14

Quantos copos de água você bebe por dia? Vamos contar? Hoje, você vai estar atento a essa questão. 1- Anote, aqui, a quantidade de água que você tomou:_________________________________________________________ 2- Em quais locais você procurou água, quando teve sede? ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________

clipart

3- Por que você procurou beber a água que estava nesses locais? ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________

clipart

A água que bebemos deve ser bem limpinha. A água própria para o nosso consumo é chamada de água potável. Ela não deve conter substâncias e organismos que possam trazer doenças. Muitas pessoas pensam que toda água cristalina é potável e que, portanto, não necessita de tratamento. Fique atento! Seres microscópicos podem estar presentes nas águas cristalinas e podem causar doenças.

Como sabemos se a água encontra-se própria para o nosso consumo?

TV Regiões

Para aprender mais sobre o assunto, acesse o vídeo Sabesp – Estação de Tratamento: https://www.youtube.com/watch?v=P2ShcHsEGts

COHESP

Adaptado de http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=47

A maior parte da água que chega encanada, à nossa cidade, vem dos rios Paraíba do Sul e Guandu. A água desses rios, que vai para as residências, deve passar, antes, por uma Estação de Tratamento de Água (ETA). A água da nossa cidade, antes de ser distribuída, é tratada na ETA GUANDU.

A água tratada, que chega até as torneiras de nossa casa, deve ser filtrada para que as impurezas (sujeiras) sejam retiradas. Caso a água não seja tratada, como, por exemplo, a água de poço, ela precisa ser fervida, para eliminar os microrganismos, e, depois, deve ser filtrada.

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

15

Uma grande parte do nosso corpo é formada de água. Por essa razão, precisamos beber água freepik.com/

suficiente para manter nosso corpo saudável. Se bebermos pouca água, podemos apresentar um quadro de desidratação, doença que apresenta sintomas como fraqueza, aceleração dos batimentos cardíacos e ressecamento da pele. AGORA, É COM VOCÊ

!!!

1- Complete as frases com as duas palavras contidas nos retângulos:

potável

água

a) A substância que encontramos em maior quantidade no corpo humano e é indispensável à vida é a ____________________. b) Uma fonte de água apropriada ao consumo é considerada uma fonte de água ____________________.

2- A imagem à direita representa a quantidade de água existente em nosso corpo.

a) (

) Metade.

b) (

) Mais da metade.

c) (

) Menos da metade.

http:// http://www.blog.mcientifica.com.br/ /

Sendo assim, quanto do nosso corpo é formado por água?

A importância da água na dieta Beber muita água equilibra o organismo, fazendo com que ele fique mais resistente e funcione melhor. O corpo se torna mais saudável. Dois litros de água devem ser ingeridos, ao longo do dia, em pequenas quantidades. Para as crianças, a água exerce papel importante no crescimento e, também, logicamente, no funcionamento do corpo. Adaptado de http://www.brasilescola.com/saude/importancia-agua-na-dieta.htm

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

16

DEPOIS DE USAR... A GENTE DEVOLVE De lá para cá, muita coisa mudou.

Essas péssimas condições sanitárias provocaram muitos problemas de saúde para a população. Para enfrentar esse problema, o Imperador D. Pedro II autorizou, em 1857, a criação de uma rede de esgotos na cidade do Rio de Janeiro.

Atualmente, o tratamento dos esgotos é feito pela CEDAE. Entenda o processo:

http://www.cesan.com.br/page.php?42

http://www.cedae.com.br/

A partir da fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1565, houve um período em que as pessoas despejavam seus dejetos e detritos domésticos nas valas das ruas. Isso causava insuportável mau cheiro e muitos mosquitos. Posteriormente, os esgotos das casas começaram a ser guardados em reservatórios de madeira e, à noite, eram despejados nas praias mais próximas.

Os dejetos são colocados em tanques, na presença de certos microrganismos. Esses microrganismos vão transformar os dejetos, até que possam ser lançados às águas, sem que poluam ou contaminem o ambiente natural. Assim, não prejudicarão os seres vivos que ali habitam. Mas ainda é preciso MELHORAR MUITO todo esse processo. Existem muitos lugares, ainda hoje, que não possuem rede de esgoto...

Muitas pessoas jogam lixo nos rios. Jogar lixo nos ambiente e à nossa saúde.

Jornal O Globo

rios também causa muitos problemas ao meio

Esse rio está coberto de lixo. Que absurdo!!!

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

17

QUANDO A ÁGUA TRAZ DOENÇAS... A dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela urbana são doenças causadas por vírus transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti. Esse mosquito é menor que um pernilongo comum, é escuro e riscado de branco e ataca somente durante o dia. Ao contrário do que muitos pensam, ele coloca seus ovos na água parada, LIMPA ou SUJA. Os sintomas são dores de cabeça, nos olhos, nos músculos e nas juntas; febre alta (muitas vezes passando de 40 ºC), manchas avermelhadas por todo o corpo, falta de apetite e fraqueza. Em alguns casos, há sangramento de gengiva e nariz. http://www.clubinhosabesp.com.br

A dengue é um grave problema para a nossa cidade. 1- Mas o que a dengue tem a ver com a água? ___________________________________________________________________________________________________________________ 2- Cite algumas formas de prevenção da dengue: ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________

)

sospragas.com

(

calp.unifesp.br

calp.unifesp.br

3- Veja se, realmente, você conhece o mosquito transmissor da dengue. Marque com um X a figura que mostra o mosquito transmissor da doença:

(

)

(

)

Sugestão de atividade bastante interessante: o QUIZ DA DENGUE Acesse: http://www.invivo.fiocruz.br/ quiz.html E divirta-se aprendendo!!!

Aprenda mais sobre o mosquito Aedes e as doenças que ele causa. Acesse os endereços abaixo e aproveite os jogos eletrônicos da MultiRio que tratam do tema: http://www.multirio.rj.gov.br/index.ph p/interaja/jogos-educativos/artigosde-jogos/8485-jogo-da-dengue

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/j ogos-educativos/2869-detona-aedes

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

18

ZICA, CHIKUNGUNYA E DENGUE: FIQUE ATENTO À TABELA DOS SINTOMAS SINTOMAS

ZIKA

CHIKUNGUNYA

DENGUE

FEBRE

Baixa e pode estar presente

Alta e de início imediato. Quase sempre presente

Alta e de início imediato. Sempre presente

DORES NAS ARTICULAÇÕES

Dores leves que podem estar presentes

Dores intensas e presentes em quase 90% dos casos

Dores moderadas e quase sempre presentes

MANCHAS VERMELHAS NA PELE

Quase sempre presentes e com manifestações nas primeiras 24h

Manifesta-se nas primeiras 48h. Podem estar presentes

Podem estar presentes

COCEIRA

Pode ser de leve a intensa e pode estar presente

Presente em 50 a 80% dos casos. Intensidade leve

Leve e pode estar presente

VERMELHIDÃO NOS OLHOS

Pode estar presente

Pode estar presente

Não está presente

AGORA, É COM VOCÊ

!!!

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Se você fosse organizar um mutirão para combater os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que providências tomaria, observando a imagem abaixo? 1- _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ 2- _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

noticias.uol.com.br

3- _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ 4- _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ 5- _____________________________________________________________ _____________________________________________________________

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

19

TEMOS NOSSAS DEFESAS INTERNAS Vimos que a pele funciona como um grande protetor, que envolve todo o nosso corpo. Além desse envoltório externo, também temos defensores que ficam dentro de nós. Assim, apesar de, o tempo todo, respirarmos poeiras e seres vivos nocivos, nosso corpo tem muitas formas para se defender desses invasores. Uma forma de defesa muito poderosa é a produção de ANTICORPOS. Nosso corpo produz anticorpos para combater e matar seres vivos nocivos que podem invadir nosso organismo. Os anticorpos estão no nosso sangue e circulam, sem parar, por todo o nosso corpo. Eles têm como funções: reconhecer, neutralizar e “marcar” seres vivos nocivos ou substâncias, para que sejam destruídos e eliminados pelo nosso corpo.

1- Quem são os invasores do nosso corpo? ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________ 2- Por que os anticorpos funcionam como defesas do nosso corpo? ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________ COMO FUNCIONAM OS ANTICORPOS Cada tipo de anticorpo combate um tipo de invasor. O anticorpo, por exemplo, que elimina o invasor que causa a gripe, não elimina o invasor que causa o sarampo. Para ajudar a compreender a ação dos anticorpos, observe o esquema ao lado.

OBSERVE O ESQUEMA: ANTICORPO

INVASOR

ANTICORPO

INVASOR

Para cada invasor, há um tipo de anticorpo. É como se fosse um encaixe. O anticorpo encaixa direitinho no invasor, destruindo-o. Quando um invasor consegue penetrar no nosso corpo, fabricamos um anticorpo que irá combatê-lo e manter o nosso corpo saudável. Quando o invasor se encaixa no anticorpo, deixa de oferecer perigo à nossa saúde.

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

www.eshoje.jor.br

Você e seus colegas possuem uma CADERNETA DE SAÚDE. Há vários modelos, como os representados ao lado. Quando nascemos, nosso peso, altura e também as vacinas que tomamos são anotados na

20

caderneta. Os PEDIATRAS (médicos que cuidam das

http://chc.org.br/

crianças) podem sempre verificar se o peso e o crescimento estão ocorrendo dentro do esperado.

Vacina é uma das formas de PREVENÇÃO contra algumas doenças. As vacinas são diferentes dos remédios. Elas evitam que fiquemos doentes. Além das vacinas, já́ sabemos que existem outras formas de manter nosso corpo saudável. Procure, no dicionário, o significado da palavra PREVENÇÃO. ______________________________________________________ ______________________________________________________ _____________________________________________________

Agora, procure, no dicionário, o significado da palavra REMÉDIO. Registre aqui: ______________________________________________________ ______________________________________________________ Qual é a diferença entre o que elas significam? ______________________________________________________

http://www.riocomsaude.rj.gov.br/

DECIFRE O ENIGMA!!! Para completar a frase, troque os números pelas letras, de acordo com o quadro abaixo:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

A

F

E

P

D

I

R

O

S

As vacinas são uma forma de reforçar as 5323919 do nosso organismo: ______________________

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

21

AS VACINAS OBRIGATÓRIAS

Como se lembrar do dia em que você foi vacinado contra a Pólio, DTP, BCG, se você não tinha nem 1 ano de idade? Existem vacinas que as crianças devem tomar logo nos seus primeiros meses de vida.

Vacinas

Doenças

Antipólio

SARAMPO, CATAPORA, CAXUMBA E RUBÉOLA

DPT (tríplice)

POLIOMIELITE

BCG

TUBERCULOSE

Tetraviral

DIFTERIA, TÉTANO E COQUELUCHE

Pesquise, na sua CADERNETA DE VACINAÇÃO, com que idade e em que ano você tomou as seguintes vacinas. Registre na tabela: VACINA

IDADE

Anti – contra, que combate. Tríplice – age contra três (tri) tipos de doenças.

ANO

Antipólio

Tetra – age contra quatro (tetra) tipos de doenças.

DPT (tríplice)

BCG – sigla do nome da bactéria que causa a tuberculose.

BCG

DPT – sigla para difteria, pertussis (coqueluche) e tétano.

Tetraviral cnttl.org.br

Na próxima página, você vai encontrar algumas informações importantes sobre essas doenças.

http://www.tacaratu.pe.gov.br/internas/informativos/?id=16

http://portalarquivos.saude.gov.br

Faça uma pesquisa. Consulte seu(sua) Professor(a) e seus responsáveis (pais, avós, tios etc.) e ligue o nome da vacina à doença da qual ela nos protege:

CIÊNCIAS – 5.

Conheça os sintomas de algumas delas.

22

Suas vacinas estão em dia? Pergunte ao seu responsável!

POLIOMIELITE clipart

Inicialmente, dores de cabeça, vômitos e dores na barriga, podendo evoluir para a paralisia.

TÉTANO Rigidez da mandíbula, agitação, dificuldade de engolir, irritabilidade, dor de cabeça, febre, dor de garganta, calafrios, rigidez do pescoço, dos membros superiores e inferiores.

SARAMPO Além das manchas avermelhadas na pele, febre, tosse, malestar, conjuntivite, coriza (corrimento de secreção pelo nariz), perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.

COQUELUCHE Podem ser confundidos com a gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, acessos de tosse seca contínua, com inspiração forçada e prolongada, vômitos, apresentando dificuldade de beber, comer e respirar.

TUBERCULOSE Embora alguns pacientes possam não apresentar sintomas, eles podem ser tosse seca e contínua, podendo surgir pus ou sangue no catarro, febre baixa, geralmente no final da tarde, suores noturnos, perda de apetite, fraqueza, cansaço e perda de peso.

DIFTERIA

clipart

Ocorre na infância, em geral, depois de resfriados e gripes. Pode ocorrer inflamação na garganta, causando a súbita obstrução das vias aéreas. A criança, com a garganta inflamada, fica muito abatida, com os lábios ligeiramente azulados, tem febre alta e, às vezes, dificuldade para se deitar ou para engolir saliva.

http://portalarquivos.saude.gov.br

A vacinação pode prevenir nosso organismo de muitas doenças!!!

° ANO

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

23

Como já vimos, ao sermos vacinados, estamos nos prevenindo de algumas doenças. As vacinas estimulam nosso corpo a produzir anticorpos contra o microrganismo causador da doença. A vacina é produzida com os próprios microrganismos causadores das doenças, porém sem poderes de ataque. Uma cópia desse anticorpo fica armazenada, como um livro guardado numa biblioteca. Quando tomamos, por exemplo, vacina contra o sarampo, nosso corpo produz anticorpos contra o causador dessa doença, criando uma cópia que fica armazenada. Assim, como somos vacinados, se o causador do sarampo invadir nosso organismo, nosso corpo produz mais rapidamente os anticorpos – a partir da cópia armazenada – que irão combater o invasor.

http://portalarquivos.saude.gov.br

Os anticorpos são proteínas de defesa do nosso corpo. Eles são nossos soldados na luta contra as doenças!

MULTIRIO

Seu livro didático é muito importante neste momento!

A hora da vacina! https://www.youtube.com/watch?v=KHFt_3j_rqU

http://chc.org.br/

Para saber mais sobre vacinas, acesse

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

24

Recapitulando...

Microrganismos enfraquecidos pela vacina (sem poder de ataque).

Anticorpo procurando se ligar ao microrganismo invasor, a fim de evitar que a doença se instale em nosso corpo.

Anticorpos específicos produzidos pelo nosso corpo.

Microrganismo tentando invadir o nosso corpo.

Esse é o Zé

também, para os animais domésticos, www.jundiai.sp.gov.br

como, por exemplo, cães e gatos. Ela

Gotinha, mascote

http://www.bio.fiocruz.br

A vacinação é muito importante,

da Campanha Nacional de Vacinação.

evita que os animais fiquem doentes e que transmitam doenças ao seu dono. A raiva, por exemplo, é uma dessas doenças.

Para

saber

mais

sobre

ele,

acesse

http://www.bio.fiocruz.br/index.php/123clubinho-de-bio/ze-gotinha/824-ze-gotinha

CIÊNCIAS – 5.

AGORA, É COM VOCÊ

° ANO

25

!!!

Na imagem apresentada abaixo, os desenhos, dentro do corpo do menino, representam anticorpos. Suas cores representam os agentes invasores que os anticorpos estão combatendo. As imagens, ao lado do menino, representam formas variadas de alguns invasores que causam doenças. Lembre-se de que o anticorpo irá combater o invasor que possui forma/cor semelhante à dele.

Adaptado de http://www.smartkids.com.br/

1- Marque com um X as doenças contra as quais o corpo do menino já possui defesas:

GRIPE

SARAMPO

CAXUMBA 2- Qual a vacina que o menino ainda necessita tomar? ________________________________________________

(

)

(

)

(

)

CIÊNCIAS – 5.

A PRIMEIRA VACINA: BCG (contra a tuberculose) A BCG é uma das vacinas que tomamos nos nossos primeiros dias de vida. Muitas vezes, ela deixa um sinalzinho em nosso braço. A tuberculose é uma doença causada por um microrganismo, uma bactéria. Apenas um tipo de bactéria causa tuberculose: é o bacilo de KOCH. Os bacilos de Koch podem atacar muitas partes do nosso corpo, mas, em geral, atacam nossos pulmões. Quem tem tuberculose tosse muito, tem muita febre e perde muito peso. Mas, atenção: nem toda bactéria é causadora de doença.

As bactérias que parecem um bastão recebem o nome de bacilos. fmhs.auckland.ac.nz

1- Procure ver, no seu braço, se você ainda tem a marquinha da BCG. Essa vacina nos protege contra qual tipo de doença? __________________________________________________ 2- Que microrganismo estamos combatendo quando tomamos a vacina BCG? __________________________________________________

26

Você sabia que, no Rio de Janeiro, há um castelo onde não há reis, nem princesas, mas onde é produzida grande parte das vacinas e dos remédios contra várias doenças? Nele são produzidos, também, os soros que combatem o veneno de cobras existentes no Brasil.

portal.fiocruz.br

www.nobelprize.org

Robert Koch descobriu a bactéria que causa a tuberculose. Por isso, o nome bacilo de Koch.

° ANO

Trata-se do castelo da Fundação Oswaldo Cruz, conhecida como Fiocruz. Nele, cientistas realizam pesquisas sobre diversas doenças como, por exemplo, a dengue, buscando sempre uma forma de combatê-las. A Fundação Oswaldo Cruz fabrica mais de 100 milhões de doses de vacinas e de soros. São essas vacinas que crianças do país inteiro, como você, tomam quando participam das campanhas de vacinação promovidas para prevenir o sarampo, a febre amarela, a meningite e tantas outras doenças. Visite o Museu da Vida, na Fiocruz. Ele está aberto durante todo o ano. As visitas e as atividades são gratuitas. Fale com seus pais e com seus Professores e conheça esse espaço de estudo e de pesquisas científicas. Para mais informações, acesse o site http://www.museudavida.fiocruz.br/. Na contracapa deste caderno, você leu o cartaz informativo sobre mais um trabalho da FIOCRUZ em defesa da nossa saúde: a criação do mosquito Aedes aegypti com Wolbachia, que nos ajudará na luta contra a dengue. Saiba mais em https://portal.fiocruz.br/pt-br.

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

27

Leia o texto abaixo. Em seguida, procure as palavras destacadas no caça-conhecimento:

zegotinha.com.br/

Algumas vacinas produzidas pela FIOCRUZ: - Vacina ANTIAMARÍLICA (contra a FEBRE AMARELA). - VIP e VOP (vacinas contra a POLIOMIELITE). - Vacina PENTAVALENTE (contra COQUELUCHE, MENINGITE, DIFTERIA, HEPATITE B e outras). - Vacina TRÍPLICE VIRAL (contra SARAMPO, RUBÉOLA e CAXUMBA).

E H M G A N T I A M A R Í L I C A F Y I F Y

E D E C F J B M Z N I E V Q A Y H E Z H V Z

A Q G P W Í E K S R A A I U Ã E Z G P Z I P

C U R S A T O N V U F P N D X C F Í F F P U

S E V S R T N R Ô T R R Ã I P A R T E R T L

Ú A A A C A I T Q A A R H F T X T X B T X V

T M C S H V U T L S M I T T A U R B R R B O

Ê I I E R R S T E J E R U E Í M A N E A N P

U P N A U D É U X B N Z R R U B Q L A Q L A

I L A S B S L B V E I C I I G A U B M U B R

O G S A É G O Z E H N L V A H U É P A É O O

S R N I O N S L A R G N G E T R I O R I P I

F P Q S L A L P O L I O M I E L I T E A M T

I G E A A G O Z E H T L V M H U É P L É A O

O R N I V N S L A R E N G E T R I O A I R I

C O Q U E L U C H E Ã É C I D S A M T A A T

R Q G O W Í E T R Í P L I C E V I R A L S P

U A I A C A Q T Q A A R H M Ô Z T X M T X M

Z L J S Á S L P E N T A V A L E N T E U B R

http://chc.org.br/

° ANO

ESPAÇO Agora, use sua imaginação e crie um cartaz de divulgação da Campanha Nacional de Vacinação deste ano! Capriche! Depois, mostre para seus colegas e para seu(sua) Professor(a). CRIAÇÃO

28

http://chc.org.br/

CIÊNCIAS – 5.

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

29

Os alimentos, além de fonte de energia para os seres vivos, são exemplos da cultura e dos costumes de uma região ou de um país.

Multirio

Leia as imagens. Elas representam a alimentação consumida em diferentes partes do mundo.

Fonte: Lyana M Bueno revistagalileu.globo.com/

BRASIL GANA

JAPÃO ESTADOS UNIDOS

AGORA, É COM VOCÊ

!!!

Todos os dias, responsáveis pela preparação dos alimentos, nas suas escolas, oferecem uma refeição equilibrada a vocês. De que refeição você mais gosta? ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

30

A hora do lanche também é hora de alimentação saudável! Se, na hora do lanche, você já começa a salivar, pensando em biscoitos recheados ou pizzas, saiba que, apesar de gostosas, essas comidas não são as mais indicadas para nossos lanches diários. “Esses alimentos são de alto valor calórico e baixo valor nutritivo”, alerta a nutricionista Maria Lucia Polônio, professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Em outras palavras, eles possuem muitas calorias – que são fundamentais para termos energia, mas que, em excesso, podem nos trazer uns quilinhos a mais – e poucos nutrientes como vitaminas e minerais. Um lanche saudável deve ter valor calórico moderado e valor nutritivo bem alto. Encontramos essas características em alimentos como frutas, legumes, verduras e cereais. Mas não vá desde já torcer o nariz: as comidas saudáveis, ao contrário do que muita gente pensa, podem ser muito saborosas. Que tal experimentar? Fernanda Turino (Repórter da CHC impressa e online) http://chc.org.br/lancheira-saudavel/

Investigando ...

thegreenestpost.com/rj-

Nas refeições escolares do município do Rio de Janeiro, são utilizados alimentos específicos de cada época do ano, frescos e próprios da região. O Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD) é o órgão do município do Rio de Janeiro responsável pelas ações de alimentação e nutrição em nossas escolas. Que tal convidar um desses profissionais para conversar com a sua turma? Combine com seu(sua) Professor(a). Você vai aprender ainda mais!

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

31

1- Liste alguns dos alimentos que você consome diariamente: ________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________ 2- Você se alimenta de maneira adequada? Por quê? ________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________ 3- Converse com seus colegas e com seu(sua) Professor(a) sobre esse assunto.

Você conhece a Campanha Sustentável? Seu objetivo é promover a conscientização sobre a importância da Os alimentos apresentam diferentes tipos e quantidades de nutrientes. Nutrientes como vitaminas e sais minerais são importantes para o funcionamento saudável do organismo. Cada alimento que consumimos atua, de forma diferenciada, em nosso corpo. Para conseguirmos estudar, brincar e correr, precisamos de uma alimentação variada, equilibrada e saudável.

alimentação saudável. A campanha alerta, também, sobre os riscos, para a saúde, da má alimentação.

www.rioeduca.net

Brasil Saudável e

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

32

COMO LER OS RÓTULOS DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS Um estudo divulgado em julho de 2016, pelo Ministério da Saúde, mostra que 18,9% da população brasileira estão acima do peso. A má alimentação é uma das causas desse quadro que, entre outras complicações, pode provocar hipertensão e diabetes.

O Dia - iG

Os especialistas em alimentação, chamados de nutricionistas, destacam que os alimentos processados (que receberam sal e açúcar, para durar mais) e ultraprocessados (refeições prontas, feitas a partir de extratos de produtos naturais), devem ser evitados, devido à alta concentração de conservantes que fazem mal à nossa saúde. Os especialistas afirmam que: "(O ideal é) fugir dos industrializados e aumentar o consumo dos alimentos no seu estado natural. O sódio é um conservante e o açúcar é um aditivo de sabor e textura. O industrializado precisa desses aditivos para ter um sabor agradável e um tempo de prateleira prolongado, que o alimento in natura (no seu estado natural) não precisa ter.” Adaptado de Portal Brasil. Saiba como ler os rótulos de alimentos industrializados. Disponível em Acesso em 28/08/2016.

1- De acordo com o texto e com o que já aprendemos, risque os alimentos que devemos evitar por conter grande quantidade de sal e açúcar:

( )

( )

(

)

( )

http://www.cfn.org.br/ http://chc.org.br/

(

)

(

)

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

33

2- Substitua os símbolos pelas letras correspondentes e decifre a mensagem:

         A/Ã

B

C/Ç

D

    

E

F

G

H

I



  

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

 

 

T

U

V

X

W

Y

Z



     

 

______________________________________________________________________________________________________________ 3- Observe os três alimentos apresentados abaixo. Qual deles é o mais saudável? Por quê?

ABACAXI EM CALDA

(

)

(

)

(

)

(

)

(

)

(

)

CLIPART

http://www.cfn.org.br/

ABACAXI FRESCO

4- Marque com um X os alimentos mais saudáveis:

SUCO INDUSTRIALIZADO DE ABACAXI

Resposta: __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________

(

)

(

)

Para diferenciar um alimento processado de um ultraprocessado, basta ler o rótulo. Alimentos ultraprocessados possuem número elevado de ingredientes (cinco ou mais) e ingredientes com nomes pouco conhecidos.

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

34

Ajude o menino a encontrar o caminho adequado para chegar até os alimentos saudáveis:

br.pinterest.com/

Faça boas escolhas! Descubra o prazer da boa alimentação, preferindo frutas, legumes e verduras. Parceria com Prof. Tadeu Campos e Prof.ª Roberta Lopes (Gerência de Alimentação Escolar - SME)

Adaptado de smartkids.com.br

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

35

Os alimentos não duram para sempre. Todos apresentam prazo de validade, ou seja, o tempo que duram sem estragar, podendo ser consumidos sem causar danos à saúde. Há muito tempo o ser humano vem desenvolvendo diferentes técnicas de conservação para aumentar o tempo de validade dos alimentos. Essas técnicas devem ser aplicadas de maneira adequada. Ao comprarmos qualquer produto alimentício, é indispensável verificar as condições da embalagem, o local de armazenamento e o prazo de validade. Veja, abaixo, algumas dessas técnicas de conservação:

SALGAMENTO

http://economia.uol.com.br/

A descoberta do fogo e, posteriormente, da eletricidade, permitiram uma grande melhoria na qualidade de vida dos seres humanos. Essas descobertas garantiram o cozimento e o armazenamento adequados dos alimentos. É só lembrarmos do uso, no nosso cotidiano, do fogão e da geladeira.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/alimentos6.php

http://www.rioverdegoias.com.br/i.php?si=not&ler=2&id=12449

CONGELAMENTO OU REFRIGERAÇÃO

DESIDRATAÇÃO

O vídeo “O Dia da Geladeira” é um episódio do desenho animado denominado Família Dinossauro que mostra, de forma divertida, a importância da geladeira na vida da família. Acesse https://www.youtube.com/watch?v=ie6l1DTY-TM

CIÊNCIAS – 5.

36

www.setre.ba.gov.br/

1- Leia a imagem e complete a frase:

° ANO

a) Essa técnica de conservação dos alimentos é chamada de ____________________________________________________________ b) Explique, com suas palavras, essa técnica: ______________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________ 2- Quais as informações importantes que encontramos na embalagem do produto apresentado abaixo? Fonte: Lyana M Bueno

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

3- Como sabemos, alguns alimentos são conservados em baixa temperatura, armazenados em geladeira ou em freezer. Alguns só precisam ser colocados em ambiente refrigerado após serem abertos. Dê alguns exemplos de alimentos que devem ser conservados em geladeira: ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

37

Muito cuidado ao manusear materiais nos experimentos. Toda experimentação deve contar com a participação De seu(sua) Professor(a) ou de outro adulto.

Que tal realizar um experimento que comprove a importância da conservação dos alimentos e de seu consumo dentro do prazo de validade? Você vai precisar dos seguintes materiais: - 1 saco plástico transparente - 1 laranja ou 1 limão Como proceder: - Coloque a fruta dentro do saco plástico transparente e feche-o com um nó. Deixe fora da geladeira. - Observe o experimento por três semanas e registre suas observações. Acompanhe, diariamente, o que está ocorrendo com o alimento, observando seu aspecto, cor e, inclusive, a certa distância, o odor.

1 – Como está a coloração da fruta no primeiro dia de observação? ________________________________________________________________________________________________________________ 2 – Nos demais dias, observando a coloração e o aspecto da fruta, no saco plástico, quantos dias se passaram até que a fruta apresentasse modificações? ________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________ 3 – O que mudou na aparência da fruta, ao final do experimento? ________________________________________________________________________________________________________________ Agora, realize o mesmo experimento, depositando, dessa vez, os materiais na geladeira ou no freezer. Depois, converse com seus colegas e com seu(sua) Professor(a) sobre os resultados observados.

CIÊNCIAS – 5.

° ANO

38

Compare a imagem dessas duas laranjas ao resultado do seu experimento. A laranja, colocada dentro do saco que ficou fora da geladeira, ao final do experimento, é semelhante à imagem da laranja 1 ou à imagem da laranja 2? Clipart

www.klickeducacao.com.br/

1

Por quê? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

2

_______________________________________________________________

O ar está repleto de seres muito pequenos, os microrganismos. Eles são responsáveis pelo apodrecimento dos alimentos. Como já vimos, os microrganismos podem ser bactérias, que alteram os alimentos, ou, ainda, fungos, responsáveis pelos bolores ou mofo. Os alimentos estragados não devem ser consumidos. O mofo, por exemplo, pode causar sérios problemas à saúde!

Ate o próximo bimestre!

http://portalarquivos.saude.gov.br

CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS Aprenda mais sobre o tema, assistindo ao vídeo “Conservação de Alimentos” (Globo Ciência): https://www.youtube.com/watch?v=cERygri-4cA