Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira

ESCOLAS: Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira Escola Municipal Paulo Freire Professora: Francisca Ro...
1 downloads 0 Views 818KB Size
ESCOLAS: Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira Escola Municipal Paulo Freire Professora: Francisca Roseane Franco Ribeiro de Sousa¹ Coordenadoras: Maria José Holmes/Azimar Fernandes

___________________

¹Pedagoga. Especialista, Professora de Ensino Religioso da Rede Municipal e Estadual de Ensino de João Pessoa-PB. E-mail: [email protected]

Ensino Religioso

Projeto: Danças Sagradas

Identificação: Público alvo: alunos do 6º ao 9º Ano Professora responsável: Francisca Roseane

Componentes curriculares: Ensino Religioso, Artes, História, Educação Física, Língua Portuguesa, Ciências. Conteúdos Curriculares: Interpretação de textos sobre danças sagradas nas tradições religiosas, músicas, vídeos, pesquisas.

Justificativa: Após a promulgação da atual LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) Lei 9.394/96 a educação passou por inúmeras mudanças, novos parâmetros surgiram e nortearam a educação. O mesmo processo também aconteceu com a disciplina de Ensino Religioso, que passou a ser orientada pelo artigo 33 da LDB e desenhada como área de conhecimento, passando a ser um foco de pesquisa, reflexão e também como componente curricular. A Dança Sagrada sempre esteve presente na história da humanidade para expressar a cultura do povo através da busca de integração do indivíduo à sua divindade. Realizada na maioria em círculo, onde os praticantes se envolvem integralmente, atuando com todo o seu ser: corpo, mente e alma. Em muitas tradições religiosas, a dança tem o poder de cura dentro de sua simplicidade e leveza e com isso os beneficiados são os seus praticantes. Bastante diversificadas, as danças sagradas são alegres, outras energizantes, outras meditativas, introspectivas e assim, cada uma com seu simbolismo, sua

melodia, seu ritmo, seu gesto, seu poder e suas peculiaridades. Cada uma atua na transformação de emoções buscando sempre o bem estar e a melhoria da qualidade de vida. Assim como à diversidade religiosa, as danças sagradas representam identidades, os sentimentos de amor das pessoas a busca de si e do outro para que assim possam se encontrar. A Dança Sagrada é motivo de esperança de melhorias e da transformação consciente através da alegria e da leveza, em comunhão com outras pessoas, num grande círculo de cura, pois, Os movimentos circulares realizados em algumas dessas danças representam a mais pura expressão dos ciclos da natureza, com base na compreensão de que o ritmo é o elemento fundamental que domina o movimento cósmico (RODRIGUES, 2002).

Tendo em vista os benefícios da dança como instrumento de harmonização, autoconhecimento, celebração e expansão da consciência resolvi então desenvolver o Projeto das Danças Sagradas na Escola.

Objetivos:

Despertar no aluno a necessidade de uma visão mais ampla em relação às Danças Sagradas, ampliando assim seus laços afetivos com o outro em prol de uma sociedade mais fraterna, que perceba as diferenças de ritos nas diversas tradições religiosas. Conhecer na diversidade da dança, a mesma importância e igual sentido que cada crença tem na formação cultural de uma sociedade. Valorizar a identidade cultural de um povo. Proporcionar aos alunos a possibilidade de adquirir conhecimentos sobre Danças Sagradas.

Tempo estimado: 4º Bimestre

O projeto será executado por meio de atividades interdisciplinares.

Recursos:

Internet, textos sobre Danças Sagradas, xerocópias, material de uso comum, vídeos. CDS com músicas de Danças Sagradas de diversas religiões, televisão, DVD, data-show, pen-drive

Conceitos: Levar os alunos a conhecer e estudar os diversos tipos de Danças Sagradas nas variadas tradições religiosas, refletir sobre os valores humanos através da produção de conhecimentos por meio do ecumenismo harmonioso, destacando, de maneira especial o que há em comum em todas as religiões. Devemos considerar que toda religião busca entendimentos, compreensão, unidade, resgate de valores adormecidos, descarta a pieguice quando se pratica a caridade, quando pregam o amor de forma humana, não egoísta na busca incessante do perdão dos erros, das falhas e principalmente na adoração ao seu transcendente.

Procedimentos:

Utilizar as diferentes linguagens de dança como forma de expressão e comunicação de idéias, pensamentos e emoções. Utilizar leitura, escrita em situações cotidianas. Buscar informações em diferentes suportes. Perceber as características das danças religiosas em estudo, suas semelhanças e diferenças. Utilizar a “roda de conversa” como espaço de troca, cooperando em uma proposta coletiva integrando as turmas dentro de suas diversidades religiosas possibilitando o desenvolvimento de valores tais como: diálogo, respeito, participação, colaboração, criatividade, e solidariedade; desenvolver nos alunos atitudes de respeito e colaboração a si mesmo e aos amigos.

Culminância:

Apresentação de grupos de Danças Sagradas para toda comunidade escolar. Será feita uma exposição de todas as produções textuais durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas.

Avaliação:

Avaliar o desempenho global dos alunos a partir de observações, das atitudes nas aulas, da participação individual e em grupo, observação das atitudes de responsabilidades, cooperação e organização e a avaliação escrita (Produção textual).

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. (NELSON MANDELA).

ANEXOS

Seguem anexos algumas fotos do grupo de alunos da Escola Estadual Horácio de Almeida da Área de Conhecimento do Ensino Religioso onde eu sou professora que fez uma belíssima apresentação do samba “Brasil de Todos os Deuses” no XI SEFOPER (Seminário de Formação Para Professores do Ensino Religioso) que aconteceu a nível nacional na reitoria da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa nos dias 02, 03, 04 e 05 de setembro de 2010. Posso dizer que foi divino tanto o Seminário como a apresentação do grupo de danças que teve por objetivo mostrar o ER na sua diversidade.