Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Concurso Público (edital no 001/2006)

Caderno de Provas Prova: 2 Código de vaga: 104

prova

2

Código de vaga: 104 Dia: 28 de maio de 2006 • Horário: das 14 h às 17 h Duração: 3 (três) horas, incluído o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

Instruções Para fazer a prova você usará:  este caderno de prova;  um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscrição e espaço para assinatura.

Confira o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta.

Verifique, no caderno de prova: a) se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 40 (quarenta), está correta; b) se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.  Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização da prova.  Para cada questão são apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão.

 A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais.  Não destaque folhas da prova.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova completo e o cartão-resposta devidamente preenchido e assinado. O gabarito da prova será divulgado, até 4 (quatro) horas após a constatação do efetivo encerramento da sua realização, no site:  http://epagri.fepese.ufsc.br

Epagri • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.

Português

(10 questões)

Texto 1

1. Observe o que segue:

(Rachel de Queiroz, Herois do nosso tempo. apud Melo Mesquita, Roberto. Para Aprender Português. Saraiva)

Sr. Agricultor, senta-te, por favor e expõe os teus problemas.

A gente costuma falar mal da televisão e, na verdade, temos muito para isso. Ao mesmo tempo há que reconhecer os méritos óbvios desse insuperável veículo de comunicação, há o milagre eletrônico que ele representa.

No período acima, a linguagem foi usada na função:

Mas há outros méritos de que se fala pouco e, no entanto, estão sempre visíveis e diários. Por exemplo, o acesso à informação e à comunicação, aberto a qualquer tipo de pessoa, por mais humilde que seja, por mais distante que viva. Note-se, especialmente depois que se inauguraram esses programas de consulta popular, em que o repórter sai pela rua, interpelando o transeunte a respeito de qualquer problema da comunidade. Chega a haver muita gente que, não apenas se esquiva, mas até sai ansiosa à procura da moça do microfone, para dar o seu recado a respeito do que ela quer ou teme, do que sofre, do que precisa, do que a atormenta ou revolta. O liberador desabafo. Isso só a TV pode fazer. É a comunicação direta e imediata – ao vivo – entre a pessoa da rua ou da favela, ou da enchente, ou da seca, ou selva amazônica e o resto da população. Gente até então sepultada num anonimato, que se diria inviolável, e de repente aparece à luz do sol , para dezenas de milhões de brasileiros seus irmãos, e mostra a sua face, diz que está viva, que tem um coração no peito batendo igual ao teu, que da sua boca ( a que muitas vezes faltam dentes) podem sair palavras de sabedoria, importantes pedidos de socorro e – por que não? – até brados de revolta.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

a. b. c. d. e.

( ) ( ) ( ) (X) ( )

fática. poética. emotiva. conativa. referencial.

2. De acordo com o pensamento da autora do texto 1, com base no segundo parágrafo, qual a importância da televisão? a. b. c. d. e.

( ) ( ) ( ) ( ) (X)

É dar o microfone a qualquer um. É procurar uma moça para ser repórter. É ser humilde e dar somente informações. É concordar com o pensamento da emissora. É dar acesso à comunicação a qualquer tipo de pessoa.

3. Segundo o texto 1, de Rachel de Queiroz, aponte, nos períodos que seguem, a ocorrência da linguagem conotativa: a. ( ) “A gente costuma falar mal da televisão...” b. ( ) “... há o milagre eletrônico que ele representa.” c. ( X ) “Gente até então sepultada num anonimato... e de repente aparece à luz do sol...” d. ( ) “Por exemplo, o acesso à informação e à comunicação, aberto a qualquer tipo de pessoa...” e. ( ) É a comunicação direta e imediata – ao vivo - ...”

Página 3

Conhecimentos Gerais • Português

4. Leia o texto abaixo:

5. A idéia principal do texto 2 é:

Temos conhecimento de que alguns dos problemas da falta de comida na mesa dos brasileiros dá-se devido ao não incentivo à agricultura e ao pequeno investidor que , por falta de apoio institucional, vê-se na condição precária de abandono e, conseqüentemente, de pouca estrutura para incrementar o progresso financeiro e social do país.

a. b. c. d. e.

Após a leitura do texto acima, conclui-se que se fez uso de língua: a. b. c. d. e.

(X) ( ) ( ) ( ) ( )

culta. vulgar coloquial regional técnica

Texto 2

( ) (X) ( ) ( ) ( )

a miragem de uma vida mais livre. o êxodo rural e suas causas. a falta de incentivo ao setor agrícola. a esperança de enriquecimento rápido. a vontade de fugir de um ambiente estreito e sem futuro.

6. Leia o texto abaixo: Na noite do dia 24 para 25 do mês de abril, do ano em curso, ocorreu uma revolta dos habitantes de uma favela às margens do Rio Tietê, tendo como causa uma sentença judicial que os obrigava a desocupar suas casas de imediato.O fato gerou conflitos entre a população e a polícia , provocando graves tumultos e sérias conseqüências. Tendo por base os elementos de uma narração, conclui-se que, no texto acima, há:

O problema do êxodo rural (D. Aranzadi, Uma Escola Social, p. 368) O sinal do subdesenvolvimento agrário é o êxodo rural. É o fato que se verifica em quase todos os países e algumas vezes atinge proporções enormes e cria problemas humanos complexos, difíceis de resolver. O êxodo devido amiúde às seguintes razões:vontade de fugir dum ambiente considerado estreito e sem futuro; a sede de novidades e aventuras, que domina a geração presente; a esperança de enriquecimento rápido; a miragem duma vida mais livre, com meios e facilidades que oferecem os aglomerados urbanos. Há ainda razões mais fortes. O êxodo é também provocado pelo fato de ser o setor agrícola, quase em toda a parte, um setor deprimido, tanto no que se refere ao índice de produtividade da mão-de-obra, como pelo que se refere ao nível das populações rurais.

Página 4

a. b. c. d. e.

( ) ( ) ( ) ( ) (X)

somente fato e lugar. somente tempo. somente personagens e causa. somente causa e conseqüência. todos os elementos da narrativa.

7. Leia o texto abaixo: O empresário, em reunião com seus empregados, disse-lhes que gostaria de que todos atendessem muito bem sua clientela. O texto acima apresenta: a. b. c. d. e.

( ) (X) ( ) ( ) ( )

discurso direto. discurso indireto. discurso direto e indireto. discurso indireto livre e direto. discurso semi-indireto e direto.

Epagri • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.

8. De acordo com a norma culta da língua, assinale a alternativa correta: a. ( b. c.

d. e.

) Muitos representantes brasileiros chegará com antecedência a este evento. ( ) Nossos jogadores estão apto, sob todos os aspectos, para enfrentar qualquer seleção. ( X ) Durante a Copa Mundial de Futebol, que se realizará na Alemanha, um grande público de diversos países far-se-á presente. ( ) Bastante hotéis na Alemanha já estão lotados em virtude do acontecimento tão importante. ( ) Os alemãos estão convictos que a tassa ficará em seu país.

9. O problema da gripe aviária chegou ao ponto, em nosso país, de causar grandes problemas como o desemprego nesse setor , devido a um grande prejuízo para as indústrias, tendo em vista a baixa na exportação do produto. Dentro do texto acima, a palavra destacada significa: a. b. c. d. e.

( ) ( ) ( ) (X) ( )

parada de ônibus. livro. sinal gráfico. extremo. matéria de disciplina.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

10. Assinale a alternativa correta, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, do texto que foi elaborado com base em uma notícia divulgada no Diário Catarinense em 27/04/06. a. ( X ) No dia 16 de abril do corrente ano, técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC presenciaram a incineração de quinze cabeças de gado em um frigorífico na cidade de Criciúma. Os gados estavam sendo abatidos clandestinamente, e o procedimento foi tomado para proteger a população. b. ( ) No dia 16 de abril do corrente ano técnicos, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC, presenciaram a incineração de quinze cabeças de gado em um frigorífico na cidade de Criciúma. Os gados, estavam sendo abatidos clandestinamente e o procedimento foi tomado para proteger a população. c. ( ) No dia 16 de abril do corrente ano, técnicos, da Companhia Integrada de Desenvolvimento, Agrícola de SC, presenciaram a incineração de quinze cabeças de gado em um frigorífico na cidade de Criciúma. Os gados estavam sendo abatidos clandestinamente e o procedimento foi tomado para, proteger a população. d. ( ) No dia 16 de abril do, corrente ano, técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC, presenciaram ,a incineração de quinze cabeças, de gado em um frigorífico na cidade de Criciúma. Os gados estavam sendo abatidos clandestinamente, e o prossedimento foi tomado para proteger a população. e. ( ) No dia 16 de abril, do corrente ano, técnicos da Compania Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC, presenciaram a insineração de quinze cabeças de gado em um frigorifico na cidade, de Criciúma. Os gados estavam sendo abatidos clandestinamente, e o procedimento foi tomado para proteger a população.

Página 5

Conhecimentos Específicos • Código de Vaga 104

Conhecimentos Específicos 11. Nos últimos anos, a noção de capital social tem sido utilizada para explicar o maior dinamismo socioeconômico de certas regiões em relação a outras. Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição de capital social correlacionado a processos de desenvolvimento territorial:

(40 questões)

12. Análises e proposições de políticas públicas para o desenvolvimento rural, tanto na Europa quanto no Brasil, têm mobilizado a noção de multifuncionalidade. Qual das alternativas abaixo melhor condiz com o significado da noção de multifuncionalidade agrícola: a. (

a. (

b.

c.

d.

e.

) Montante de recursos financeiros arrecadados por instituições cooperativas que é destinado integralmente a empréstimos subsidiados para seus associados. ( ) Recursos públicos investidos em programas sociais regionalizados que têm por objetivo principal o alívio à pobreza. ( ) Investimentos financeiros de caráter filantrópico efetuados a partir de parcerias entre empresas privadas e públicas. ( ) Aglomerações de micro e pequenas empresas de um mesmo ramo de atividade que propiciam ganhos de escala e de produtividade. ( X ) Bem público decorrente do que se poderia chamar de estoque de regras de reciprocidade, de relações de confiança e de sistemas de participação cívica criados e mobilizados pelos atores locais.

b.

c.

d. e.

) Exercício da dupla jornada de trabalho pelas mulheres agricultoras. ( X ) Bens públicos, na maioria de caráter não-mercantil, resultado de externalidades positivas geradas por determinados sistemas produtivos agropecuários que beneficiam a sociedade em geral. ( ) Exercício de atividades remuneradas, em geral fora do setor agrícola, por membros de famílias de agricultores e que mantêm vínculos de trabalho com a unidade de produção agrícola familiar. ( ) Integração entre produção animal e vegetal num mesmo estabelecimento agropecuário. ( ) Integração entre agronegócio e agricultura familiar em um espaço geográfico dado, visando funcionamento múltiplo e articulado.

13. A agricultura familiar é entendida como aquela em que a família, ao mesmo tempo em que é proprietária dos meios de produção, assume o trabalho no estabelecimento produtivo. Como destaca a socióloga rural Maria Nazareth Wanderley, o fato de associar família-produção-trabalho tem consequências fundamentais para a forma como ela age econômica e socialmente. Assinale a característica organizacional que corresponde à agricultura familiar: a. b. c. d. e.

Página 6

( ) ( ) ( ) (X) ( )

ênfase na especialização. organização centralizada. ênfase nas práticas padronizáveis. trabalho e gestão intimamente relacionados. tecnologias dirigidas à eliminação das decisões “de terreno” e “de momento”.

Epagri • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.

14. O conceito de desenvolvimento local busca recuperar o sentido da democratização das oportunidades e a chance de um futuro digno para regiões cujo futuro apresenta poucas perspectivas de solução para os problemas atuais. Dentro da realidade catarinense, o desenvolvimento de regiões rurais deve ser entendido como fundamental para a sociedade como um todo e como uma das possibilidades restantes para a superação de conjunturas que não permitem o exercício pleno da cidadania. A partir deste contexto, podemser identificadas as seguintes perspectivas: I.

A agricultura familiar deve ser a base de um novo modelo de desenvolvimento rural, ressaltando-se seu papel fundamental dentro de uma política estratégica de segurança alimentar e distribuição da renda e da riqueza nacional. II. A cooperação e a solidariedade entre os agricultores é imprescindível à manutenção e fortalecimento da agricultura familiar, sendo fundamental para a racionalização do processo produtivo, para o acesso às tecnologias apropriadas às suas condições, para a melhoria das condições de vida e de trabalho e para a minimização dos impactos sobre o meio ambiente. III. O desemprego é um dos grandes problemas sociais, enfrentado tanto por países desenvolvidos como por países pobres.Em função disso, a revalorização dos espaços locais deve prever criação de novas oportunidades de trabalho, priorizando as populações mais jovens. Nesse sentido, o estímulo à introdução de novas atividades econômicas derivadas da atividade primária ou que se mostrem viáveis no espaço rural, configuram-se como elementos básicos num processo de desenvolvimento sustentável. IV. A conservação da qualidade ambiental é fator preponderante na definição de um projeto de desenvolvimento local. Assinale a alternativa que indica a(s) perspectiva(s) que se adapta(m) ao conceito de desenvolvimento local e à realidade de Santa Catarina. a. b. c. d. e.

( ) ( ) (X) ( ) ( )

Apenas as perspectivas I e III. Nenhuma das perspectivas. Todas as perspectivas. Apenas a perspectiva IV. Apenas as perspectivas I e IV.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

15. A Missão da Epagri está assim apresentada no seu site: “Conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade.” Um dos três objetivos-fim da Epagri é “Promover a melhoria da qualidade de vida do meio rural e pesqueiro.” O Documento Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, produzido em 2004 pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, lembra que “é sabido que o desenvolvimento sustentável almejado pelo país supõe o estabelecimento de estilos de agricultura, extrativismo e pesca igualmente sustentáveis, que não podem ser alcançados unicamente por meio da transferência de tecnologias.” Dessa forma, no trabalho como agente de ATER, o profissional deve considerar a “necessidade de resgate e construção de conhecimentos sobre distintos agroecossistemas (incluindo os diversos ecossistemas aquáticos) e variedades de sistemas culturais e condições socioeconômicas.” Assinale a alternativa correta: Neste quadro de orientação, o agente de ATER deve: a. ( b.

c.

d.

e.

) transferir apenas pacotes tecnológicos que respeitem o meio ambiente. ( X ) desempenhar um papel educativo, atuando como animador e facilitador de processos de desenvolvimento rural. ( ) privilegiar o potencial exógeno às comunidades e territórios, sem deixar de se informar sobre os conhecimentos dos agricultores familiares e demais povos que vivem e trabalham no campo em regime de economia familiar. ( ) estimular a substituição de recursos locais sustentáveis por insumos fósseis externos, visando a aumentar a produtividade no curto prazo. ( ) omitir-se diante de eventuais externalidades negativas geradas por sua intervenção e pelas suas recomendações técnicas.

Página 7

Conhecimentos Específicos • Código de Vaga 104

16. O Estado de Santa Catarina é conhecido por apresentar um modelo de desenvolvimento peculiar em relação à realidade brasileira. Um das características deste modelo é a inexistência de grandes metrópoles e um bom equilíbrio na distribuição geográfica de sua população. Este quadro, no entanto, vem sofrendo alterações significativas na última década. Variação da população de Santa Catarina no período 2000/2004. Tabela elaborada com base nos dados de estimativa populacional do IBGE. Área de abrangência das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SC) SDR- Araranguá SDR - Blumenau SDR - Brusque SDR - Caçador SDR - Campos Novos SDR - Canoinhas SDR - Chapecó SDR - Concórdia SDR - Criciúma SDR - Curitibanos SDR - Ibirama SDR - Itajaí SDR - Ituporanga SDR - Grande Florianópolis DR - Jaraguá do Sul SDR - Joaçaba SDR - Joinville SDR - Lages SDR - Laguna SDR - Mafra SDR - Maravilha SDR - Palmitos SDR - Rio do Sul SDR - São Joaquim SDR - São Lourenço D’Oeste R - São Miguel D’Oeste SDR - Tubarão SDR - Videira SDR - Xanxerê SDR - Dionísio Cerqueira Santa Catarina

População - 2000

População - 2004

Diferença de pop. 00-04

160.169 431.373 153.149 96.205 54.071 122.974 189.782 142.086 344.778 61.559 70.948 394.137 69.293 724.272 167.503 112.217 530.503 237.201 130.373 208.976 69.484 63.479 130.419 50.075 67.828 100.199 193.275 95.973 133.483 50.576 5.356.360

171.005 473.242 167.258 104.756 55.348 125.535 207.070 145.662 368.783 65.003 73.067 457.722 68.133 815.642 190.452 118.394 587.839 244.549 136.024 224.694 66.854 60.004 134.377 51.261 64.181 96.290 208.386 103.369 140.598 48.680 5.774.178

10.836 41.869 14.109 8.551 1.277 2.561 17.288 3.576 24.005 3.444 2.119 63.585 –1.160 91.370 22.949 6.177 57.336 7.348 5.651 15.718 –2.630 –3.475 3.958 1.186 –3.647 –3.909 15.111 7.396 7.115 –1.896 417.818

Crescimento Vegetativo + Saldo Migratório Positivo = Pop SDR aumenta Crescimento Vegetativo > Saldo Migratório = Pop SRD aumenta Crescimento Vegetativo < Saldo Migratório = Pop SDR diminui

Página 8

Saldo (nascidos Saldo vivos - óbitos) Migratório 8.135 20.269 7.060 7.216 3.678 7.176 11.585 5.911 17.904 5.054 3.243 23.962 3.778 38.201 9.074 5.678 31.950 11.955 4.619 13.694 3.496 2.094 6.401 2.687 4.145 4.291 8.013 6.452 8.899 2.805 289.425

2.701 21.600 7.049 1.335 –2.401 –4.615 5.703 –2.335 6.101 –1.610 –1.124 39.623 –4.938 53.169 13.875 499 25.386 –4.607 1.032 2.024 –6.126 –5.569 –2.443 –1.501 –7.792 –8.200 7.098 944 –1.784 –4.701 128.393

Epagri • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.

Com base na análise dos dados da tabela apresentada, assinale a alternativa correta: a. (

b.

c.

d.

e.

) As regiões que registraram saldo migratório positivo localizam-se no meio oeste e oeste de Santa Catarina, indicando um fluxo migratório no sentido litoral – interior do estado. ( ) As regiões localizadas no oeste e extremo oeste de Santa Catarina apresentam equilíbrio na sua dinâmica populacional, caracterizado pela inexistência de migração populacional, o que indica o bom nível de qualidade de vida das regiões rurais. ( ) As regiões localizadas próximas ao litoral de Santa Catarina sofreram no período o fenômeno do envelhecimento populacional devido ao elevado saldo migratório. ( X ) A tabela mostra que 15 regiões catarinenses apresentam fluxos migratórios negativos. Deste total, 6 regiões apresentam um crescimento vegetativo menor que o saldo migratório, o que provoca a redução bruta da população. Por outro lado, as outras 9 regiões apresentam aumento da população bruta, apesar de possuírem saldos migratórios negativos, devido ao crescimento vegetativo. ( ) Ao contrário do que ocorreu na década anterior, verifica-se um fenômeno de “deslitoralização” em Santa Catarina, marcado pelo incremento das migrações direcionadas ao interior do estado, provocado pelos elevados índices de desenvolvimento das regiões catarinenses, sobretudo as regiões onde a agricultura familiar constitui-se em base da atividade econômica.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

17. “A análise da inovação tecnológica na agricultura familiar brasileira deve levar em conta a inserção e os parâmetros estruturais que conformam este segmento. A imagem estereotipada da agricultura familiar como um setor atrasado do ponto de vista econômico, tecnológico e social, voltado fundamentalmente para a produção de produtos alimentares básicos e com uma lógica de produção de subsistência, está longe de corresponder à realidade.” (Buainain, Souza Filho e Silveira, 2002). Com relação à agricultura familiar, ao seu perfil e à aprendizagem de técnicas agrícolas e com base em dados do Censo Agropecuário, pode-se afirmar que: a. ( X ) O acesso e o uso da tecnologia são ao mesmo tempo, importantes fatores de diferenciação dos agricultores familiares e também condicionantes da sustentabilidade econômica da unidade produtiva. b. ( ) A agricultura familiar é um universo profundamente homogêneo, tanto em termos de disponibilidade de recursos, quanto de acesso ao mercado ou de capacidade de geração de renda e acumulação. c. ( ) O valor da produção destinada ao autoconsumo tem peso insignificante na agricultura familiar, em particular nas Regiões Norte e Nordeste. d. ( ) O uso de tração animal e mecânica é muito alto entre os estabelecimentos familiares: 50% empregavam apenas tração manual nos trabalhos agrícolas em 1996. e. ( ) Em praticamente todos os sistemas e regiões, os agricultores familiares não enfrentam problemas associados à disponibilidade de capital de giro e recursos para investimentos.

Página 9

Conhecimentos Específicos • Código de Vaga 104

18. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf – é um Programa do Governo Federal, criado para apoiar o desenvolvimento rural pelo financiamento de atividades agropecuárias e não agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família.

e. (

) O Pronaf Agroecologia é um financiamento de investimento que inclui os custos relativos à manutenção dos empreendimentos que já utilizam sistemas agroecológicos de produção ou que produzam produtos orgânicos, segundo as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com relação a este Programa e às suas linhas e condições, a alternativa mais correta é: a. (

) A Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP - é o instrumento que identifica a família como beneficiária do Pronaf, diz a que grupo essa família pertence e constitui-se em documento obrigatório para acessar o crédito Pronaf. Somente uma entidade oficial de assistência técnica e extensão rural está autorizada a emiti-la. b. ( ) A assistência técnica é obrigatória para o financiamento de projetos atendidos com crédito do Pronaf. A ATER é exigida em todas as operações de custeio e de investimento. As despesas com ATER podem ser objeto de financiamento dentro do próprio crédito ou pagas com recursos próprios da família agricultora. c. ( X ) O Pronaf Jovem atende aos agricultores e agricultoras maiores de 16 anos e com até 25 anos, pertentencentes aos Grupos “B”, “C”, “D” e “E” do Pronaf e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano em centros familiares rurais de formação por alternância, tenham concluído ou estejam cursando o último ano em escolas técnicas agrícolas de nível médio, ou ainda que tenham realizado uma carga horária mínima de 100 horas em curso ou estágio de formação profissional que preencha os requisitos definidos pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário. d. ( ) Os técnicos e empresas que não estiverem prestando os serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) pagos com recursos do financiamento do Pronaf deverão ser denunciados ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e/ou ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRS. Por isso, quando se tratar de engenheiro agrônomo ou técnico agrícola, o CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia não precisa ser acionado.

Página 10

19. Para atuar no meio rural catarinense, levando em conta a cultura (modos de vida, valores) de cada região, é preciso conhecer o processo de ocupação do seu território. Assinale a alternativa correta. a. (

b.

c.

d.

e.

) A ocupação do litoral se inicia a partir do século XIX, com a vinda de açorianos e com o fluxo direto de alemães e italianos vindos da Europa. ( ) A ocupação do Planalto (Campos de Lages, Campos de Curitibanos e Planalto de Canoinhas) ocorre no início do século XX e está ligada aos “caminhos das tropas” e à integração nacional decorrente da economia da mineração. ( ) Ela foi marcada pelas empresas colonizadoras, que tinham como instrumento de receita e lucro a venda de terras a “colonos”; o tamanho dos lotes – ou “colônias” – era estabelecido a partir de estudos com embasamento científico e econômico que consideravam as condições naturais. ( ) Os sistemas de policultura com criação de pequenos animais logo deixaram de ser adotados pelos “colonos” europeus, que optaram por uma especialização e pelo abandono das atividades voltadas ao auto-consumo. ( X ) Os componentes dos fluxos de migração que chegaram ao Meio-oeste e ao Extremo-oeste, entre 1920 e 1960, são as populações das “colônias” situadas ao Noroeste do Rio Grande do Sul, basicamente de origem italiana e alemã.

Epagri • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.

20. O Programa de Recuperação Ambiental e de Apoio ao Pequeno Produtor Rural – PRAPEM/MICROBACIAS II – o principal instrumento de ação pública de desenvolvimento rural em Santa Catarina. O objetivo dele é “contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população rural de Santa Catarina, através da preservação, recuperação e conservação dos recursos naturais, do aumento da renda, das condições de moradia e estimulando uma maior organização e participação no planejamento, gestão e execução das ações.” Considerando que “a estratégia técnica do Programa estará orientada no sentido de contemplar, de forma integrada e interdependente, as três grandes linhas de ação (organização e desenvolvimento institucional, inversões rurais e gestão ambiental)”, pode se afirmar que: a. ( X ) O Programa tem um enfoque de desenvolvimento sustentável, superando o foco ambiental presente no Microbacias 1. b. ( ) Melhorar as condições de habitabilidade no meio rural, através de saneamento básico, é um objetivo inadequado a um programa de desenvolvimento. c. ( ) A melhoria dos sistemas de produção e o aumento da apropriação do preço final dos produtos pelos agricultores não deveriam ser contemplados, já que se trata de um programa de preservação, recuperação e conservação dos recursos naturais. d. ( ) O objetivo de aumentar e melhorar a participação dos beneficiários é incompatível com a obtenção de resultados técnicos, já que, mesmo não tendo conhecimento, eles vão questionar as orientações corretas sobre preservação, recuperação e conservação dos recursos naturais. e. ( ) Preparar as pessoas para o enfoque da sustentabilidade é desperdício de recursos que poderiam ser melhor mobilizados, uma vez que o principal é o alcance das metas estabelecidas.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

21. É correto afirmar que: a. (

b. c.

d.

e.

) A mitilicultura cresceu rapidamente, desde os anos 70, quando a UFSC e a ACARPESC iniciaram os primeiros cultivos pilotos no estado de SC. ( ) O volume de produção da mitilicultura já ultrapassa as 20.000 toneladas anuais. ( ) O desenolvimento da mitilicultura se deve exclusivamente ao trabalho de pesquisa e de extensão da UFSC. ( ) O desenvolvimento da mitilicultura é atribuído ao trabalho de pesquisa e de extensão da UFSC e da EPAGRI, associado às facilidades de licenciamento ambiental junto à FATMA e ao IBAMA. ( X ) A mitilicultura se desenvolveu rapidamente no litoral catarinense, atingindo um máximo de 12.000 toneladas em 2003; o crescimento da produção foi estancado pela dificuldade de obtenção de sementes no ambiente natural e pelas dificuldades de licenciamento ambiental.

22. Considerando que a sanidade dos produtos produzidos pela malacocultura poderá ser um dos principais entraves para o crescimento do setor, qual alternativa será mais decisiva para garantir a qualidade dos produtos no futuro? a. ( X ) Realizar grandes investimentos em saneamento básico nas cidades e regiões produtoras. b. ( ) Desenvolver tecnologia para produção em grande escala de sementes de mexilhões, de ostras, de vieiras e de outras espécies para baratear o custo das sementes e compensar as perdas. c. ( ) Realizar intenso trabalho de educação ambiental, para reduzir a poluição nos ambientes de cultivo. d. ( ) Melhorar geneticamente as linhagens para reduzir as perdas por problemas de enfermidades. e. ( ) Implantar indústrias de processamento para melhorar a qualidade dos produtos ao consumidor final.

Página 11

Conhecimentos Específicos • Código de Vaga 104

23. Os principais municípios produtores de mexilhões, na ordem do volume de produção, são:

26. As enfermidades dos camarões no Brasil são principalmente causadas por:

a. b. c. d.

a. (

( ( ( (

) ) ) )

Florianópolis, Bombinhas, Palhoça e Biguaçu. Biguaçu, Palhoça, Paulo Lopes e Penha Palhoça, Biguaçu, Florianópolis e São José. Palhoça, Florianópolis, Bombinhas e São Francisco. e. ( X ) Palhoça, Penha, Governador Celso Ramos e Florianópolis.

b.

c. 24. O problema da mortalidade de verão na ostreicultura deve-se, especialmente, à seguinte causa: a. ( b.

c.

d.

e.

) As ostras têm alto crescimento e baixa resistência em temperaturas superiores a 32 graus. ( ) No verão, as baixas marés expõem as lanternas de produção mais perto da superfície onde as temperaturas são mais altas. ( X ) As ostras da espécie C.gigas desovam intensamente quando as temperaturas estão acima dos 28 graus, consumindo as reservas energéticas e debilitando o sistema imunológico dos animais ( ) As polichaetas (polidoras) apresentam grande velocidade de reprodução, exercendo grande pressão sobre a saúde das ostras. ( ) As polichaetas (polidoras) são muito mais agressivas em temperaturas mais altas, causando grandes danos à imunidade dos animais.

25. É correto dizer que as macroalgas marinhas constituem imenso potencial para cultivo e que as suas principais aplicações são: a. b. c. d. e.

( ) ( ) ( ) (X) ( )

Celulose e fármacos. Celulose, fármacos e esmaltes. Fármacos e cosméticos. Indústria de alimentos, fármacos e cosméticos. Indústria de alimentos, fármacos e celulose.

Página 12

d. e.

) Agentes virais que atuam em qualquer condição ambiental e que destroem os tecidos do camarão, proporcionado altas mortalidades. ( X ) Agentes virais que normalmente se pronunciam com alterações ambientais e que permitem espaço para outros agentes como as bactérias que, finalmente, levam os indivíduos à morte. ( ) Agentes virais que são principalmente propagados para os viveiros através de alimentos contaminados. ( ) Agentes virais no Sul e agentes protozoários no Nordeste brasileiro. ( ) Agentes virais no Sul e agentes bacterianos no Nordeste brasileiro.

27. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo. A maioria das espécies de peixes marinhos se reproduzem por óvulos que, após fertilizados e incubados, dão origem a larvas que: a. ( b. c. d. e.

) São planctônicas e se alimentam exclusivamente do fitoplâncton. ( ) São bentônicas e se alimentam tanto do fito quanto do zooplâncton. ( ) São bentônicas e se alimentam exclusivamente do zooplâncton. ( X ) Têm característica planctônica e se alimentam do zooplâncton. ( ) São bentônicas e se alimentam do fitoplâncton.

Epagri • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.

28. As espécies de peixes marinhos, denominadas estuarinas, têm normalmente o seguinte ciclo biológico:

30. Assinale o grupo que está composto exclusivamente por espécies estuarinas.

a. (

a. b. c. d. e.

b.

c.

d. e.

) As larvas eclodem no estuário e os indivíduos, recrutas e adultos, passam a maior parte do tempo no mar aberto, onde há mais espaço e diversidade de alimentação. ( ) As larvas, alevinos e adultos de todas as espécies permanecem exclusivamente nos estuários. ( X ) Os alevinos entram nos estuários para se alimentar e crescer e, quando adultos, vão para áreas oceânicas, onde encontram melhores condições para desova e desenvolvimento das formas jovens. ( ) A desova ocorre no mar, a fases larvais e toda fase de crescimento ocorrem no estuário. ( ) A desova e a incubação ocorrem na água salobra e o crescimento dos recrutas ocorre em mar aberto.

As larvas de peixes marinhos trazem no saco vitelínico uma gotícula de gordura que serve a. ( b.

d. e.

) apenas como reserva de nutrientes para a larva. ( ) apenas como reserva de nutrientes para o embrião. ( ) para permitir que o embrião flutue durante a incubação, exclusivamente. ( ) somente para o fornecimento de aminoácidos para embrião. ( X ) como reserva de nutrientes para a larva e permite flutuabilidade dos embriões no volume da água, antes da eclosão.

a. (

b.

c.

d.

e.

) Não existe tecnologia de reprodução que permita garantir o fornecimento de alevinos para os cultivos. ( X ) Existe pouco conhecimento sobre a biologia das espécies, sobre nutrição, existem também, incertezas a respeito do resultado econômico que as espécies podem proporcionar. ( ) Não existem espécies com potencial de crescimento suficiente para dar viabilidade econômica aos cultivos. ( ) As espécies que conhecemos e que poderiam crescer bem não suportam níveis baixos de oxigênio que normalmente ocorrem nos viveiros construídos para cultivo de camarões. ( ) As espécies de maior potencial são carnívoras e, portanto, não se acostumam a consumir peletizados.

Badejo, garoupa e robalo. Linguado, tainha e garoupa Robalo, tainha, linguado. Tainha, garoupa e badejo Tainha, papa-terra e garoupa

31. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo:

c. 29. Com os problemas das enfermidades nos camarões, há boas perspectivas para o desenvolvimento da piscicultura marinha nos viveiros de camarão. Assinale a alternativa que melhor representa as limitações para o seu imediato desenvolvimento:

( ) ( ) (X) ( ) ( )

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

32. Assinale a alternativa que melhor representa as características produtivas dos camarões Marinhos: a. ( X ) Alta capacidade reprodutiva, crescimento rápido, boa conversão alimentar e hábito alimentar detritívoro. b. ( ) Alta capacidade reprodutiva, boa conversão alimentar, crescimento rápido e resistência às enfermidades. c. ( ) Boa conversão, crescimento rápido e capacidade reprodutiva. d. ( ) Alta capacidade reprodutiva, hábito alimentar detritívoro e crescimento rápido. e. ( ) Crescimento rápido, boa conversão alimentar, alta proporção de carne e alimentação no terceiro e quarto níveis tróficos.

Página 13

Conhecimentos Específicos • Código de Vaga 104

33. No ciclo biológico dos camarões penaeídeos, a seqüência correta da metamorfose é: a. b. c. d. e.

( ) ( ) ( ) ( ) (X)

Óvulo, nauplio, misis e pós larva. Ovo, náuplio, zoéa, misis e pós larva. Ovo, náuplio, misis, zoéa e pós larva. Ovo, náuplio, misis, megalopa e pós larva. Ovo, náuplio, protozoéa, misis e pós larva.

34. No cultivo de camarão, o controle da biomassa é essencial para orientar o produtor na previsibilidade da despesca. Qual das alternativas melhor quantifica a biomassa do viveiro:

a. ( b. c.

d.

a. (

b.

c.

d.

e.

) A biometria que define a média de peso dos camarões, em gramas, que multiplicada pelo número de camarões estocados resulta no valor da biomassa total. ( X ) O consumo diário de ração, onde cada 30 kg de consumo representa uma tonelada em biomassa. ( ) A biometria que indica a média de peso dos camarões em gramas, que multiplicada pelo percentual de sobrevivência estimado, resultará na biomassa total do viveiro. ( ) O consumo de oxigênio, onde cada redução de 0,5 mg/litro representa uma tonelada de camarão no viveiro. ( ) A conjugação do consumo de oxigênio, consumo de ração e biometria.

36. É correto dizer que o cultivo de camarões no Brasil utiliza a espécie Litopenaeus vanamei pela seguinte razão:

35. Sobre a transparência da água nos viveiros de camarão, medida pelo disco de Sechi, assinale a alternativa que representa uma condição favorável ao equilíbrio do viveiro: a. (

b. c. d. e.

) Transparência entre 10 e 30 cm, determinada pelo fitoplâncton e pelo material orgânico em suspensão na água. ( ) Transparência entre 30 e 40 cm, determinada pelo fitoplâncton. ( ) Transparência entre 30 e 50 mm, determinada pela concentração de fito e zooplâncton. ( X ) Transparência entre 30 e 40 cm, determinada pela concentração de fito e zooplâncton. ( ) Transparência de 30 a 50 cm, determinada pelo fito, zooplâncton e pelo material inorgânico em suspensão.

Página 14

e.

) É espécie nativa que reúne as melhores características para a engorda em viveiros. ( ) Além se adaptar muito bem às condições dos viveiros, tem ótima resistência às enfermidades. ( X ) É espécie com boas características produtivas que definem a sua competitividade, especialmente a tolerância aos parâmetros físicoquímicos da água nos viveiros de produção e pela capacidade de consumir os detritos nos viveiros. ( ) É espécie nativa da Ásia e que já dispõe de um completo pacote tecnológico para a sua produção. ( ) É espécie exótica, mas com ótimas características produtivas como ganho de peso, conversão alimentar ótima, alto potencial reprodutivo e, principalmente, porque não produz detritos nos viveiros.

37. Com a presença do vírus da mancha branca, o correto manejo da água dos viveiros deverá determinar: a. ( X ) Não renovar ou reduzir as taxas de renovação de água e aplicação sistemática de cal hidratada. b. ( ) O aumento das taxas de renovação para garantir a melhor condição possível de qualidade da água. c. ( ) Aumentar a renovação de água e esterilizar a água com cal hidratada. d. ( ) Aplicar os mesmos procedimentos de renovação, com o cuidado de usar semanalmente calcário dolomítico que é mais eficiente para reduzir as populações de bactérias no viveiro. e. ( ) Que a água seja bombeada diretamente, sem malhas finas, para garantir uma maior diversidade de fito e zooplâncton para o equilíbrio do viveiro.

Epagri • Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.

38. Para a definição do dia da despesca, assinalar a alternativa que contém o maior número de fatores fundamentais a ser considerado:

40. Sobre a reprodução dos camarões de cultivo, é correto afirmar que. a. (

a. (

b.

c. d.

e.

) Salinidade, temperatura da água, nível de oxigênio, redução da alcalinidade e tempo de cultivo. ( ) Tempo de cultivo, alcalinidade, peso médio do camarão, transparência da água e coloração da água. ( ) Alcalinidade, salinidade, biomassa do viveiro, consumo de ração e temperatura da água. ( X ) Preço de venda, biomassa do viveiro, nível de oxigênio do viveiro ao amanhecer, peso médio do camarão e presença ou não de necroses externas. ( ) Temperatura da água, salinidade, peso médio do camarão, alcalinidade e consumo de ração.

39. A classificação do camarão “80-100” no Brasil significa que:

b.

c. d.

e.

) As fêmeas produzem entre 100.000 e 150.000 náuplios, realizando apenas uma desova a cada período de intermuda ( X ) As fêmeas produzem uma média de 100.000 a 150.000 náuplios por desova e podem realizar até 04 desovas por período de intermuda; na média do plantel, o número de desovas por fêmea/mês está ao redor de 3 (três) desovas férteis. ( ) As fêmeas produzem uma média de 120.000 ovos, realizando uma desova a cada mês. ( ) As fêmeas produzem entre 10.000 e 15.000 ovos a cada período de intermuda, independentemente do número de desovas. ( ) As fêmeas produzem em média 100.000 a 150.000 óvulos a cada desova, os quais são fertilizados internamente pelos espermatozóides do espermatóforo já transferido pelo macho.

a. ( X ) Cada kg de camarão conterá, obrigatoriamente, um número qualquer entre 80 e 100 indivíduos. b. ( ) Cada kg contém exatamente o número médio de 90 camarões c. ( ) Cada caixa padronizada de dois kg conterá entre 90 e 100 indivíduos. d. ( ) Cada caixa padronizada de dois kg conterá exatamente o número médio de 90 camarões. e. ( ) 80 a 100% dos indivíduos da caixa apresentam exoesqueleto duro.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

Página 15

EPAGRI Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Rodovia Admar Gonzaga, 1.347 - Bairro Itacorubi - Florianópolis - SC CEP: 88034-901 - Caixa Postal 502 Fone: (48) 3239-5500, Fax: 3239-5597 FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Campus Universitário • 88040-900 • UFSC • Florianópolis • SC Fone/Fax: (48) 3233-0737 http://www.fepese.ufsc.br