JUCESC Junta Comercial do Estado de Santa Catarina Concurso Público (edital 001/2006)

Caderno de Provas Prova

S2

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil (classe IV) (Ciências da Computação) nível superior

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil Dia: 4 de junho de 2006 • Horário: das 14 h às 17 h Duração: 3 (três) horas, incluído o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

Instruções Para fazer a prova você usará:  este caderno de prova;  um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscrição e espaço para assinatura.

Confira o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta.

Verifique, no caderno de prova: a) se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 40 (quarenta), está correta; b) se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.  Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização da prova.  Para cada questão são apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão.

 A interpretação das questões é parte integrante da prova, não sendo permitidas perguntas aos fiscais.  Não destaque folhas da prova.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova completo e o cartão-resposta devidamente preenchido e assinado. O gabarito da prova será divulgado no site:  http://jucesc.fepese.ufsc.br http://

Página 2

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

Conhecimentos Gerais Língua Portuguesa

(4 questões)

1. Leia o texto abaixo com atenção: Carolina, nos seus olhos fundos guarda tanta dor, a dor de todo esse mundo Eu já lhe expliquei, que não vai dar, seu pranto não vai ajudar Eu já convidei para dançar, é hora, já sei, de aproveitar Lá fora, amor, uma rosa nasceu, todo mundo sambou, uma estrela caiu Eu bem que mostrei sorrindo, pela janela, ah que lindo Mas Carolina não viu... Carolina, nos seus olhos tristes, guarda tanto amor, o amor que já não existe Eu bem que avisei, vai acabar, de tudo lhe dei para aceitar Mil versos cantei pra lhe agradar, agora não sei como explicar Lá fora, amor, uma rosa morreu, uma festa acabou, nosso barco partiu Eu bem que mostrei a ela, o tempo passou na janela e só Carolina não viu (Carolina – Chico Buarque de Holanda)

Com base nas idéias expressas pelo autor do texto, quem é Carolina? a. b. c. d. e.

( ) ( ) ( ) ( ) (X)

Carolina é um barco à deriva. Carolina é uma flor adormecida. Carolina é meus olhos profundos. Carolina é uma estrela que brilhou. Carolina é o povo sofrido que leva uma vida sem perspectiva de ascensão.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

(15 questões) 2. Leia o texto abaixo: “A Volkswagen do Brasil anunciou ontem um plano de reestruturação que inclui o corte de postos de trabalho e redução nas exportações.” (Diário Catarinense- 04/05/06 – pág.23)

A função da linguagem presente no texto acima é: a. b. c. d. e.

( ) ( ) (X) ( ) ( )

conativa emotiva referencial poética fática

3. Leia o texto abaixo: “Catar feijão se limita com escrever: jogam-se os grãos na água do alguidar e as palavras na folha de papel; e depois, joga-se fora o que boiar. Certo, toda palavra boiará no papel, água congelada, por chumbo seu verbo: pois catar esse feijão, soprar nele, e jogar fora o leve e o oco, palha e eco.” (...) (Catar feijão – João Cabral de Melo Neto)

A significação da palavra boiar no 4o verso é: a. b. c. d. e.

( ) (X) ( ) ( ) ( )

comer . flutuar. imergir. ficar no fundo. ficar sem entender o assunto.

Página 3

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

4. Um amigo de meu filho disse-lhe que se mudou para perto de um centro comercial. Aí ele falou que estava muito feliz com sua nova vida.

6. Considere as afirmações a seguir sobre o Microsoft Windows XP: I.

Uma forma de proteger computadores do acesso de pessoas não-autorizadas é utilizar a opção ‘Ao continuar, proteger com senha‘, que é apresentada na aba ‘Proteção de Tela’ das ‘Propriedades de Vídeo’. II. Ao fazer logoff no computador, a conta de um usuário é fechada, mas o computador permanece ligado para que seja acessado quando for necessário fazer logon novamente. III. Para abrir um arquivo com um aplicativo diferente do padrão definido para ele, basta selecionar este arquivo e clicar com o botão direito do mouse, escolhendo a opção ‘Abrir com’ e, em seguida, escolher o nome do aplicativo desejado. IV. Modificações na área de trabalho só podem ser realizadas pelo Administrador do sistema. V. Se clicarmos com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho aparecerá, entre outras, a opção Propriedades que, se selecionada, apresenta as Propriedades do Sistema.

O texto acima encontra-se no: a. b. c. d. e.

( ) (X) ( ) ( ) ( )

discurso direto. discurso indireto. discurso semi-indireto e direto. discurso direto e indireto. discurso indireto livre e direto.

Conhecimentos Básicos em Informática

(4 questões)

5. Em relação ao transporte das informações de um computador para outro, é correto afirmar que: a. ( X ) O disquete (disco flexível ou floppy disc), CDROM, DVD-ROM e memória flash (como por exemplo, o pen drive) são os meios de armazenamento mais comuns para transporte de informações entre computadores. b. ( ) O disco rígido (hard disc – HD), o disquete (disco flexível ou floppy disc disc), CD-ROM e memória flash (como por exemplo o pen drive) são os meios de armazenamento mais comuns para transporte de informações entre computadores. c. ( ) O disquete (disco flexível ou floppy disc), disco rígido (hard disc – HD), CD-ROM, DVD-ROM e memória RAM volátil são os meios de armazenamento mais comuns para transporte de informações entre computadores. d. ( ) A memória cache, o disco rígido (hard disc – HD), o disquete (disco flexível ou floppy disc), CD-ROM e a fita magnética são os meios de armazenamento mais comuns para transporte de informações entre computadores. e. ( ) A memória cache, a memória RAM volátil, o disco rígido (hard disc – HD), o disquete (disco flexível ou floppy disc) e CD-ROM são os meios de armazenamento mais comuns para transporte de informações entre computadores.

Página 4

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações corretas. a. b. c. d. e.

( ) ( ) (X) ( ) ( )

Apenas as afirmativas I e II. Apenas as afirmativas I e III. Apenas as afirmativas I, II e III. Apenas as afirmativas II, III e V. Apenas as afirmativas I, II, III e V.

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

7. Assinale a alternativa correta a respeito das características das redes de computadores e de suas aplicações. a. (

b.

c.

d.

e.

) Os protocolos TCP/IP garantem a transmissão de dados com segurança pela Internet, impedindo que informações sigilosas, como por exemplo números de cartões de crédito e senhas, possam ser acessadas por outros usuários da rede além do remetente e do destinatário dos dados enviados. ( ) Ao acessar seus e-mails através de um servidor seguro, cujo endereço inicia por ‘https’, o usuário não corre risco de contaminar sua máquina com vírus ou outros códigos maliciosos. ( ) Ethernet é uma tecnologia para redes de longa distância alternativa à Internet, que propicia maior segurança e maior velocidade na comunicação entre máquinas. ( X ) As tecnologias utilizadas tipicamente em redes locais permitem o envio de dados a taxas de transmissão maiores do que aquelas obtidas ao transmitir dados através da Internet. ( ) Um grande número de empresas vem utilizando intranets como uma alternativa à Internet, devido à maior segurança proporcionada pelos protocolos de comunicação utilizados neste tipo de rede, que impedem o acesso de usuários externos aos dados que trafegam pela rede.

8. Considere o fragmento de planilha do Microsoft Excel 2003 mostrado a seguir:

Considere que a função =MÉDIA(A1;B$2;$C$3) foi aplicada à célula D1 e depois copiada para as demais células D2, D3, D4 e D5. Indique qual das alternativas a seguir apresenta os resultados obtidos nas células de D1 até D3, respectivamente, após a aplicação da função. a. b. c. d. e.

( ) (X) ( ) ( ) ( )

5 ; 5 ; 5. 5 ; 6 ; 7. 5 ; 8 ; 11. 15 ; 24 ; 33. 15 ; 18 ; 21.

Realidade Socioeconômica de Santa Catarina

(4 questões)

9. No Rio Grande do Sul, chegaram em 1824. Em Santa Catarina, a primeira leva chegou em 1829. Localizaram-se em São Pedro de Alcântara. Assinale a alternativa que indica os imigrantes a que se refere o texto. a. b. c. d. e.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

(X) ( ) ( ) ( ) ( )

Alemães. Açorianos. Italianos. Poloneses. Ucranianos.

Página 5

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

10. Assinale a alternativa correta. a. (

b.

c.

d.

e.

) O Estado de Santa Catarina limita-se ao norte com a República Argentina: iniciando na foz do rio Peperi-Guaçu, no rio Uruguai, segue o rio Peperi-Guaçu acima até a sua nascente, no marco divisório entre os Estados de Santa Catarina e do Paraná e a República Argentina. ( ) O Estado de Santa Catarina limita-se a leste com a República Argentina: iniciando na foz do rio Peperi-Guaçu, no rio Uruguai, segue o rio Peperi-Guaçu acima até a sua nascente, no marco divisório entre os Estados de Santa Catarina e do Paraná e a República Argentina. ( ) O Estado de Santa Catarina limita-se a oeste com o Oceano Atlântico: a partir do marco da Ilha de Saí-Guaçu, em direção sul, até a foz do rio Mampituba. ( ) O Estado de Santa Catarina limita-se a noroeste com o Oceano Atlântico: a partir do marco da Ilha de Saí-Guaçu, em direção sul, até a foz do rio Mampituba. ( X ) O Estado de Santa Catarina limita-se a oeste com a República Argentina: iniciando na foz do rio Peperi-Guaçu, no rio Uruguai, segue o rio Peperi-Guaçu acima até a sua nascente, no marco divisório entre os Estados de Santa Catarina e do Paraná e a República Argentina.

11. Assinale a afirmação correta a respeito da indústria catarinense.

Página 6

a. (

b.

c.

d.

e.

) Santa Catarina é um dos mais produtivos estados brasileiros e um dos principais parques industriais do país. Nosso estado é ainda um dos maiores produtores de alimentos “in natura”, mas importa a quase totalidade dos alimentos processados que consome. ( ) Os altos índices de consumo fazem com que nosso estado seja o maior importador do país, de móveis, cerâmicas e malhas. ( ) O setor industrial mais importante em Santa Catarina é o da indústria automobilística. As montadoras estrangeiras de automóveis estabelecidas na região de Joinvile são responsáveis pela maior parte das nossas exportações. ( X ) Santa Catarina é um dos mais produtivos estados brasileiros e um dos principais parques industriais do país. Nosso estado é ainda um dos maiores produtores de alimentos processados e “in natura”. ( ) O principal parque industrial de Santa Catarina está concentrado em Blumenau, terceiro mais importante pólo industrial da Região Sul.

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

12. Assinale a alternativa correta nas suas referências à Guerra do Contestado.

Legislação

a. ( X ) Entre os fatores responsáveis pela Guerra do Contestado está a crença a respeito dos poderes sobrenaturais de um monge que era identificado como santo: São João Maria. Na verdade, não houve apenas um monge, mas diferentes personagens aos quais a população chamava de monges. b. ( ) A principal causa da Guerra do Contestado foi a desistência do governo federal de construir a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande que traria, na visão dos caboclos, grande desenvolvimento econômico. c. ( ) A Guerra do Contestado é resultado da aliança entre os membros da oligarquia local e D. Pedro II que, mesmo exilado, pensava restaurar a Monarquia. d. ( ) A Guerra do Contestado, também chamada de Guerra dos Pelados, teve como cenário as regiões da Lapa e de São José dos Pinhais, perto de Curitiba, anexadas pelo governo catarinense. e. ( ) A Guerra do Contestado teve entre suas principais causas a Revolução Federalista de 1894. Os revoltosos, expulsos do Desterro, buscaram asilo na região de onde comandaram uma insurreição camponesa.

13. Assinale a alternativa correta.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

(3 questões)

a. (

b.

c.

d.

e.

) No caso de condenação criminal, o servidor público estadual será exonerado mediante processo sumário de simples verificação. ( ) Preso preventivamente, pronunciado por crime comum, denunciado por crime funcional ou condenado por crime inafiançável, em processo no qual não haja pronúncia, o servidor público estadual ficará afastado do seu cargo até decisão final transitada em julgado, sem perda de vencimentos. ( X ) Considera-se trabalho noturno o prestado pelo servidor público estadual entre 22 horas e 6 horas do dia seguinte, entendendo-se a hora noturna como de 52 minutos. ( ) Ao servidor que se deslocar temporariamente da respectiva sede, a serviço, conceder-se-á o transporte e o pagamento antecipado das diárias, acrescidos posteriormente da indenização das despesas de alimentação, estada e deslocamento. ( ) A ajuda de custo é devida ao servidor público estadual ao término de mandato eletivo, sempre que a reassunção do cargo implicar mudança do local de trabalho.

Página 7

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

14. Assinale a alternativa correta.

15. Assinale a alternativa correta.

a. (

a. (

b.

b.

c.

d.

e.

) Ao servidor interessado, sempre através de advogado regularmente constituído, é assegurado o direito de vista do processo administrativo, durante o horário de expediente. ( ) O servidor público estadual pode exercer até duas funções gratificadas e participar de mais de um órgão de deliberação coletiva como membro nato ou quando não perceber remuneração. ( ) O servidor público estadual responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições, dispensando-se o processo administrativo no caso de denúncia criminal. ( X ) Sendo nomeado em comissão, o servidor público estadual perderá os vencimentos do seu cargo, ressalvado o direito de opção contrária, quando fará jus a uma gratificação de 40% do vencimento do cargo em comissão. ( ) Enquanto a demissão qualificada do servidor público estadual gera a incompatibilidade com o exercício de cargo ou emprego público pelo período de 5 a 10 anos, a demissão simples não impede a sua admissão mediante novo concurso público.

Página 8

c.

d.

e.

) Nenhum recurso poderá ser dirigido mais de três vezes à mesma autoridade administrativa, pelo servidor público, no âmbito da Administração Pública Estadual. ( ) Os pedidos de reconsideração produzem o efeito suspensivo, não se dando o mesmo com os recursos, que não impedem a execução dos atos administrativos impugnados pelo servidor público estadual, relativamente ao seu regime jurídico funcional. ( ) A ação disciplinar contra atos irregulares do servidor público estadual prescreve em dois anos, independente de qualquer circunstância. ( ) Os prazos de prescrição para ilícitos praticados por servidores estaduais são de cinco anos, tanto para as ações disciplinares, como para as de ressarcimento, no caso de prejuízo ao erário, salvo no caso em que o fato configurar também ilícito penal, quando a prescrição administrativa será a mesma da ação penal. ( X ) O pedido de reconsideração de decisão proferida em requerimento apresentado por servidor público estadual só será cabível quando contiver novos argumentos e terá solução no prazo máximo de 45 dias, salvo em caso que obrigue a realização de diligência ou estudo especial, hipótese em que não poderá passar de 90 dias.

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

Conhecimentos Específicos 16. Efetuado o pagamento da taxa cobrada pelo órgão de registro do comércio, este procederá às autenticações previstas no Dec. 64.567/69, do seguinte modo: nos livros, o termo de autenticação será aposto na primeira página tipograficamente numerada e conterá declaração expressa da exatidão dos termos de abertura e de encerramento, bem como o número e a data da autenticação. II. nas fichas, a autenticação será aposta no verso da última dobra de cada bloco, ou na última ficha de cada conjunto, com seu respectivo número e data. III. nas fichas, a autenticação será aposta no anverso da primeira dobra de cada bloco, ou na primeira ficha de cada conjunto, mediante lançamento do respectivo termo, com declaração expressa na exatidão dos termos de abertura e do encerramento, bem como o número e a data da autenticação. IV. quando do encerramento das atividades mercantis, ainda que temporariamente, e conseqüentemente de sua escrituração, será consignada a ocorrência, mediante termo aposto na primeira folha ou ficha útil não escriturada, datado e assinado pelo comerciante ou seu procurador e pelo contabilista(exceto no caso de pequeno empresário) e autenticado pelo órgão de registro do comércio.

17. Sobre a escrituração dos livros mercantis, é correta a afirmação: a. (

I.

Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. e.

( ) ( ) ( ) (X) ( )

Estão corretas as afirmativas I e II. Estão corretas as afirmativas II e III. Estão corretas as afirmativas II e IV. Estão corretas as afirmativas I, III e IV. Estão corretas as afirmativas II, III e IV.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

(25 questões)

b.

c.

d.

e.

) A inexistência de contabilista legalmente habilitado exime o empresário da obrigação de escrituração dos livros. ( X ) A escrituração dos livros da sociedade empresária ficará sob a responsabilidade de contabilista legalmente habilitado, salvo se não houver nenhum na localidade. ( ) O empresário, com exceção do pequeno empresário, tem obrigação de manter em ordem os documentos e papéis concernentes à sua atividade, enquanto não ocorrer prescrição ou decadência dos atos neles consignados. ( ) Somente os livros obrigatórios podem ser autenticados pelo Registro Público de Empresas Mercantis. ( ) O Livro Diário é obrigatório somente para as sociedades anônimas.

18. Acerca dos procedimentos específicos dos recursos administrativos, pode-se afirmar: a. ( b.

c.

d.

e.

) Na sessão plenária não se permite vista dos processos aos Vogais. ( ) O pedido de reconsideração tem por objeto a revisão de decisão definitiva, singular ou de Turmas e é dirigida à autoridade que prolatou a decisão. ( ) A protocolização do pedido de revisão não suspende o prazo para o cumprimento das exigências formuladas. ( ) Das decisões do Plenário não cabe recurso, eis que o mesmo representa a última instância administrativa. ( X ) Das decisões definitivas, singulares ou de Turmas, cabe recurso ao Plenário da Junta Comercial, cujo procedimento compreenderá as fases de instrução e julgamento.

Página 9

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

19. Todo ato, documento ou instrumento apresentado a arquivamento será objeto de exame, pela Junta Comercial, do cumprimento das formalidades legais. A esse respeito, pode-se afirmar:

I.

Julgar originariamente os pedidos de arquivamento dos atos sujeitos ao regime de decisão colegiada. II. Julgar os pedidos de reconsideração e seus despachos. III. Determinar o arquivamento de atos, mediante provocação dos interessados, nos pedidos não decididos no prazo regulamentar. IV. Propor ao Plenário a criação de Delegacias.

a. (

b.

c.

d.

e.

) O indeferimento deve ser fundamentado, porém a formulação de exigência dispensa a fundamentação no respectivo dispositivo legal ou regulamentar. ( ) As exigências formuladas pela Junta Comercial deverão ser cumpridas em até sessenta dias a contar do dia em que o interessado teve ciência ou da publicação do despacho. ( X ) Verificada a existência de vício insanável, o requerimento será indeferido; caso contrário, sendo sanável o vício, o processo será colocado em exigência. ( ) Se o processo em exigência for devolvido à Junta Comercial após o prazo de sessenta dias, será considerado como novo pedido de arquivamento, sujeito ao pagamento dos preços dos serviços correspondentes. ( ) O processo em exigência, não retirado no prazo legalmente previsto será invariavelmente eliminado pela Junta Comercial.

21. Compete às Turmas:

Sobre a competência das Turmas pode ter por corretas as afirmativas: a. b. c. d. e.

(X) ( ) ( ) ( ) ( )

22. O vogal ou seu suplente perderá o mandato nos seguintes casos: a. (

20. Compete ao Plenário da Junta Comercial: deliberar sobre o assentamento dos usos e práticas mercantis. II. julgar recursos interpostos das decisões definitivas, singulares ou colegiadas. III. propor a criação de Delegacias. IV. aumentar ou diminuir o número de vogais e seus suplentes.

b.

I.

Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. e.

( ) ( ) ( ) (X) ( )

Todas as afirmativas estão corretas. Somente a afirmativa I está correta. Somente a afirmativa IV está correta. As afirmativas corretas são a I e a II. As afirmativas corretas são a III e a IV.

Página 10

I e II. I e IV. II e III. II e IV. III e IV.

c. d. e.

) somente por conduta incompatível com a dignidade do cargo. ( X ) mais de três faltas consecutivas às sessões, sem justo motivo. ( ) mais de cinco faltas consecutivas às sessões, sem justo motivo. ( ) dez faltas alternadas no mesmo ano, sem motivo justo. ( ) doze faltas alternadas no mesmo ano.

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

23. O processo revisional pertinente ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins poderá se dar mediante:

a. (

a. (

b. c.

d.

e.

) pedido de reconsideração, recurso ao plenário e recurso ao Departamento Nacional de Registro de Comércio. ( ) somente pedido de reconsideração e recurso ao plenário. ( ) somente recurso ao plenário e recurso ao Departamento Nacional de Registro de Comércio. ( ) somente pedido de reconsideração e recurso ao Ministério de Estado da Indústria e do turismo. ( X ) pedido de reconsideração e recurso ao plenário.

25. Assinale a alternativa correta.

b.

c.

d.

e.

24. As juntas comercias: a. (

b.

c.

d.

e.

) subordinam-se administrativa e tecnicamente ao governo da unidade federativa de sua jurisdição. ( ) poderão ter uma acessoria técnica, cujos membros deverão ser Advogados, Economistas, Contadores e Administradores. ( X ) poderão desconcentrar seus serviços mediante convênios com órgãos da Administração direta, autarquias , fundações públicas e entidades privadas sem fins lucrativos. ( ) serão integradas por órgãos, entre eles, o plenário que deverá ser constituído por quinze vogais. ( ) por suas turmas, poderão resolver pela criação de Delegacias, nos termos da legislação estadual respectiva e desde que homologado pela Procuradoria, órgão de consultoria jurídica.

26. Admite-se a escrituração resumida do diário, relativamente às contas cujas operações sejam numerosas, por totais que não excedam ao período de: a. b. c. d. e.

(X) ( ) ( ) ( ) ( )

um mês. dois meses. quinze dias. quarenta e cinco dias. trinta e cinco dias.

27. São elementos que, considerados conjunta ou isoladamente, integram a definição de pequeno comerciante, exceto: a. b. c. d. e.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

) nas hipóteses de sucessão de empresa, o sucessor não poderá continuar a escriturar os livros e fichas do estabelecimento. ( ) os livros e fichas de escrituração mercantil fazem prova com presunção absoluta de veracidade. ( ) nos casos de extravio de livros, a comunicação ao órgão competente do Registro do Comércio supre a necessidade da publicação do fato em jornal de grande circulação do local onde está localizado o estabelecimento. ( ) a escrituração dos livros mercantis só poderá ficar sob a responsabilidade de contabilista legalmente habilitado. ( X ) os órgãos do registro do comércio, fora de suas sedes, atendidas as exigências do serviço, poderão delegar competência a outra autoridade pública para o preenchimento dos formulários de autenticação dos livros mercantis.

( ) (X) ( ) ( ) ( )

renda bruta. ser brasileiro nato. capital efetivamente empregado. predominância de trabalho de familiares. natureza artesanal da atividade.

Página 11

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

28. No que se refere à ROM BIOS (Basic Input Output System), é correto afirmar que:

29. No que se refere à hierarquia de memória, é correto afirmar que:

a. (

a. (

b.

c.

d.

e.

) É o programa de inicialização do hardware que fica gravado em uma memória não-volátil. É permanente, não permitindo a atualização. Não apresenta variações de acordo com os fabricantes, pois é um padrão industrial. ( ) É o hardware mínimo para a instalação do sistema operacional, que fica gravado em uma memória não-volátil. Pode ser alterado pelo sistema operacional para atender a suas necessidades. Pode apresentar pequenas variações de acordo com a versão e com o fabricante. ( X ) É o programa de inicialização do hardware que fica gravado em uma memória não-volátil. Pode ser permanente ou permitir, em condições especiais, sua atualização de acordo com a tecnologia semicondutora utilizada na memória ROM. Pode apresentar pequenas variações de acordo com a versão e com o fabricante. ( ) É o hardware mínimo para a instalação do sistema operacional que fica gravado em uma memória volátil (CMOS). Pode ser permanente ou permitir a atualização em condições especiais de acordo com a tecnologia semicondutora utilizada na memória ROM. Pode apresentar pequenas variações de acordo com a versão e com o fabricante. ( ) É o programa de inicialização do hardware que fica gravado em uma memória volátil (CMOS). Pode ser permanente ou permitir a atualização em condições especiais de acordo com a tecnologia semicondutora utilizada na memória RAM. Pode apresentar grandes variações de acordo com a versão e com o fabricante.

b. c. d.

e.

30. Leia atentamente as afirmativas abaixo, a respeito da utilização de hubs para interligação de computadores em rede. I.

Um hub é um equipamento repetidor de sinal, com múltiplas portas, que difunde um sinal recebido por qualquer uma de suas portas através de todas as demais portas. II. A vazão total de um hub é determinada pelo número de portas do hub multiplicado pela velocidade de cada enlace (link). link). Por exemplo, link a vazão total de um hub de oito portas em uma rede Ethernet 100BaseT é de 800 Mbps. III. A utilização de hubs em redes locais Ethernet tem como objetivo minimizar as colisões que ocorrem na transmissão de dados. IV. Hubs podem reduzir os problemas causados por cabos ou nós defeituosos na rede. Dentre as afirmativas acima, estão corretas: a. b. c. d. e.

Página 12

) É um outro nome para a implementação da memória virtual pelo sistema operacional. ( ) É a classificação dos níveis operacionais de memória cache. ( ) É a classificação dos níveis operacionais entre a memória principal e a memória secundária. ( ) É a atualização da tabela de páginas na memória principal para permitir o gerenciamento de memória pelo sistema operacional. ( X ) É a organização física e lógica dos dispositivos de armazenamento, de forma que os mais velozes estejam fisicamente mais próximos da unidade central de processamento (UCP) e logicamente sejam acessados primeiro.

( ) (X) ( ) ( ) ( )

Apenas as afirmativas I e III. Apenas as afirmativas I e IV. Apenas as afirmativas II e III. Apenas as afirmativas II e IV. Apenas as afirmativas I, II e IV.

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

31. A respeito do protocolo IP (Internet Protocol) versão 4, é correto afirmar: a. (

b.

c.

d.

e.

) O protocolo IP versão 4 utiliza endereços de máquinas de 32 bits, permitindo que até 232 máquinas sejam conectadas a uma mesma rede. ( ) O campo “Porta de destino” do cabeçalho de um datagrama IP identifica através de um número inteiro na faixa de 0 a 65535 a aplicação à qual o datagrama deve ser entregue quando chegar ao seu destino. ( ) O campo “ACK” do cabeçalho de um datagrama IP é utilizado para confirmar “por carona” o recebimento de datagramas. ( X ) O cabeçalho de um datagrama IP possui um campo de soma de verificação, que é utilizado pelos roteadores da rede para detectar erros no cabeçalho do datagrama. ( ) O cabeçalho de um datagrama IP possui um campo de “Tempo de Vida” (TTL) que indica quantas vezes este datagrama pode ser retransmitido caso ocorram seguidas perdas no seu envio.

33. Considere o seguinte conjunto de sentenças a respeito do servidor de aplicação JBoss AS versão 4.0.3SP1:

32. Considere o seguinte conjunto de sentenças a respeito da ferramenta de persitência Hibernate versão 3.1: I.

Objetos que estão no estado desassociado (detached) não podem mais ser armazenados no banco de dados por meio de uma sessão (objeto da classe org.hibernate.Session). II. Consultas ao banco de dados são expressas ou em linguagem HQL ou via linguagem SQL. III. Se uma classe é mapeada em um banco de dados, então é necessário declarar qual coluna da tabela usada para armazenar objetos daquela classe é a chave primária da tabela.

I.

O servidor de aplicação, depois de instalado, disponibiliza o serviço de acesso a um banco de dados relacional sem que seja necessária nenhuma configuração adicional. II. A implementação default do modelo de segurança declarativo é baseada na API JAAS. III. O servidor de aplicação suporta a instalação (deployment) deployment) tanto de aplicações baseadas em deployment servlets (arquivos com extensão .war) quanto de aplicações baseadas em EJB (arquivos com extensão .ear). Qual das seguintes sentenças é a verdadeira? a. b. c. d. e.

( ) ( ) ( ) ( ) (X)

Somente a sentença I é verdadeira. Somente a sentença II é verdadeira. Somente a sentença III é verdadeira. Somente as sentenças I e II são verdadeiras. As sentenças I, II e III são verdadeiras.

34. Uma aplicação para web desenvolvida exclusivamente com o framework Struts utiliza a arquitetura MVC. A respeito da classe “org.apache.struts.action. ActionServlet”, é correto afirmar: a. ( X ) Esta classe representa o elemento controlador da arquitetura MVC. b. ( ) Esta classe representa o elemento modelo da arquitetura MVC. c. ( ) Esta classe representa o elemento visão da arquitetura MVC. d. ( ) Esta classe não está relacionada com a arquitetura MVC. e. ( ) Esta classe combina os elementos de visualização e controle da arquitetura MVC.

Assinale a alternativa correta. a. b. c. d. e.

(X) ( ) ( ) ( ) ( )

Somente a sentença III é verdadeira. Somente as sentenças I e III são verdadeiras. Somente as sentenças II e III são verdadeiras. As sentenças I, II e III são verdadeiras. Todas as sentenças são falsas.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

Página 13

Analista Técnico em Gestão de Registro Mercantil

35. Considere as seguintes sentenças a respeito de transações em aplicações J2EE: I.

Em uma aplicação onde as transações são controladas pelo contêiner EJB, nem todos os métodos de um bean de sessão (session bean) precisam estar associados a transações. II. A execução de um método de um bean de sessão (session bean) pode implicar a criação de mais de uma transação. III. Em uma aplicação onde as transações são controladas pelo próprio bean de sessão (session bean), os limites das transações são definidos no código do bean. Assinale a alternativa correta: a. b. c. d. e.

( ) ( ) ( ) ( ) (X)

Somente a sentença I é verdadeira. Somente a sentença III é verdadeira. Somente as sentenças I e II são verdadeiras. Somente as sentenças II e III são verdadeiras. As sentenças I, II e III são verdadeiras.

37. Considere as tabelas Ambulatórios(códigoAmb, nome) e Médicos(CRM, nome, especialidade, códigoAmb), sendo códigoAmb a chave primária da tabela Ambulatórios, CRM a chave primária da tabela Médicos e códigoAmb em Médicos uma chave estrangeira que faz referência à tabela Ambulatórios. Considere ainda a seguinte consulta SQL: SELECT a.nome FROM Ambulatórios a, Médicos m1, Médicos m2 WHERE m2.especialidade = ‘ortopedia’ AND m2.CRM m1.CRM AND m1.códigoAmb = a.códigoAmb AND m2.códigoAmb = a.códigoAmb A intenção desta consulta SQL é: a. (

b.

c. 36. A ordenação natural (natural ordering) de dados armazenados em uma coleção (variável do tipo java. util.Collections) é possível em qual das situações? a. ( b. c.

d.

e.

) Dados de qualquer classe podem ser ordenados. ( ) Somente dados do tipo primitivo (int, boolean, etc.) podem ser ordenados. ( ) Somente dados do tipo referência que representam dados primitivos (Integer, Boolean, etc.) podem ser ordenados. ( X ) Quando a(s) classe(s) dos dados implementa(m) a interface java.lang. Comparable. ( ) Quando a(s) classe(s) dos dados implementa(m) a interface java.util. Comparator.

Página 14

d. e.

) Buscar os nomes dos ambulatórios com pelo menos dois médicos ortopedistas atendendo neles. ( ) Buscar os nomes dos ambulatórios que tenham exatamente dois médicos, sendo que pelo menos um médico é ortopedista. ( X ) Buscar os nomes dos ambulatórios com pelo menos dois médicos, sendo que pelo menos um médico é ortopedista. ( ) Buscar os nomes dos ambulatórios que tenham exatamente dois médicos ortopedistas. ( ) Buscar os nomes dos ambulatórios que não tenham mais de dois médicos ortopedistas.

38. Sobre XML Schema, é correto afirmar que: a. ( X ) Se um elemento é declarado como vazio (empty), então ele não possui conteúdo, mas pode possuir atributos. b. ( ) Se um elemento é declarado como misto (mixed), então ou ele possui somente atributos ou ele possui somente sub-elementos. c. ( ) Uma definição de tipo complexo (complexType) é sempre formada por uma seqüência de sub-elementos. d. ( ) Uma definição de tipo complexo (complexType) é sempre formada por um ou mais atributos. e. ( ) As cláusulas maxOccurs e minOccurs definem, respectivamente, o número máximo e o mínimo de ocorrências de um sub-elemento de um elemento ou de um atributo de um elemento.

JUCESC • Junta Comercial do Estado de Santa Catarina

39. Considere o diagrama de casos de uso abaixo e as afirmações a seguir, a seu respeito:

I.

Pode-se afirmar que os elementos externos representados pelos atores “AtorCliente” e “AtorAtendente” participam apenas de forma conjunta no caso de uso “Verificação de conta de cliente”. II. Pode-se afirmar que os elementos externos representados pelos atores “AtorCliente” e “AtorAtendente” participam apenas de forma alternativa (um ou outro) no caso de uso “Procedimento de venda”. III. Pode-se afirmar que o elemento externo representado pelo ator “AtorCliente” não participa do caso de uso “Emissão de fatura”.

Considere as seguintes afirmações a respeito da situação acima descrita: I.

Em tempo de execução, uma instância da classe Pilha delega a uma instância da classe Lista a responsabilidade de adicionar um elemento na estrutura de dados, através da invocação do método adicionar(). II. A possibilidade de invocar o método remover() de uma instância da classe Pilha, com qualquer índice passado como argumento (o que permite remover um elemento de qualquer posição da estrutura de dados), indica que o relacionamento de herança entre as duas classes é inadequado. III. O mesmo reuso do código da classe Lista poderia ser promovido estabelecendo uma relação de composição entre as duas classes (ao invés de herança). Neste caso, uma instância da classe Lista deveria referenciar uma instância da classe Pilha. IV. Há na modelagem acima a caracterização de reuso por composição.

A respeito dessas afirmações, é correto dizer que: a. b. c. d. e.

( ) (X) ( ) ( ) ( )

Todas as afirmações estão corretas. Apenas a afirmação III está correta. Apenas as afirmações I e II estão corretas. Apenas as afirmações I e III estão corretas. Apenas as afirmações II e III estão corretas.

40. Considere o diagrama de classes a seguir, em que uma estrutura de dados Pilha foi implementada reusando a implementação existente de uma estrutura de dados Lista. A implementação do método push() incluída na classe Pilha criada consiste em invocar o método herdado adicionar() para colocar um elemento na última posição da estrutura de dados; e a implementação do método pop() consiste em invocar o método herdado remover() para retirar o elemento presente na última posição.

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos

A respeito dessas afirmações, é correto dizer que: a. b. c. d. e.

(X) ( ) ( ) ( ) ( )

Apenas a afirmação II está correta. Apenas as afirmações I e II estão corretas. Apenas as afirmações I e III estão corretas. Apenas as afirmações I e IV estão corretas. Apenas as afirmações II e III estão corretas.

Página 15

Junta Comercial do Estado de Santa Catarina Avenida Rio Branco, 387 • Centro Florianópolis • SC • 88.015-201 Fone: (48) 3212-5599 • http://www.jucesc.sc.gov.br/

FEPESE • Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos Campus Universitário • 88040-900 • UFSC • Florianópolis • SC Fone/Fax: (48) 3233-0737 http://www.fepese.ufsc.br