University of Maryland College Park

PUC-Rio John Philip Pereira Spear King 1212510 Intercambio Acadêmico 2014.2 University of Maryland – College Park Acredito que o proposito deste rela...
0 downloads 0 Views 573KB Size
PUC-Rio John Philip Pereira Spear King 1212510 Intercambio Acadêmico 2014.2

University of Maryland – College Park Acredito que o proposito deste relatório seja muito mais para ajudar a você que vai, ou esta pensando em ir, para Maryland fazer o seu intercambio acadêmico. Com isso, vou mesclar fazer esse paper uma mistura da experiência que tive, relatos, e algumas dicas que acho extremamente importante e outras que super indico. Sempre tive vontade de estudar em uma faculdade americana. Por diversos motivos isso não ocorreu, e assim que me matriculei na PUC tive certeza que o intercambio acadêmico era uma prioridade. O processo de escolha não foi fácil, a PUC tem muitos convênios, com excelentes faculdades nos EUA. Fiquei muito em duvida, mas sempre tive na cabeça que queria algo pelo nordeste americano. Não necessariamente perto de NY, nem perto do mar. Minha ideia era ter a experiência de faculdade americana, bem daquelas que vemos em filme. Com isso, optei por faculdades grandes, tanto em dimensão, quanto em numero de alunos. A partir disso vi os rankings das faculdades, e o ranqueamento do departamento de Economia. Maryland acabou sendo a combinação perfeita. Temos um campus muito grande, em uma cidade universitária, no subúrbio de Washington D.C. O numero de alunos gira em torno de 35-40 mil, incluindo os de mestrado e doutorado (graduates) que são pouco menos de 10 mil. Quando fui aceito pela PUC, no final de 2013, já comecei a pesquisar ainda mais para aonde eu ia me meter. Estava muitíssimo bem localizado, na malha metroviária da cidade mais poderosa do mundo. O metro de DC possui uma estação em college park. Pela linha verde, fica a umas 12 estacoes do centro do poder do pais mais poderoso do mundo.

Como somos aprovados com bastante antecedência, temos bastante tempo para planejar. Com isso, consegui passagens de milhas, e comprando com antecedência, as passagens são bem mais em conta. A escolha das disciplinas e algo que não deve lhe causar problemas. O site TESTUDO tem todas as informações que você precisa, sobre tudo da faculdade. Montar a grade e bem simples, e a carga horaria semestral e bem menor do que o que estamos acostumados por aqui. Você vai ter que pegar de 12 a 15 créditos por semestre. Sim, temos muito pouca aula. Em media metade do que temos por aqui. As matérias lá são de 2, 3 (o mais normal) e 4 créditos. Peguei duas matérias de 3, e duas de 4 créditos. Tinha aula todos os dias, mas apenas três horas de aula por dia, sempre entre meio-dia e seis da tarde. Não se engane de que fica muito mais fácil pois o que temos que fazer extra-aula não e pouco. Muito dever, muitas vezes em grupo, e testes quase que semanais. E bem possível sim fazer uma grade sem aula sexta ou segunda, para aumentar o final de semana pensando em viajar. Tive amigos apenas com aulas terças e quintas. A grande maioria dos alunos não tem aulas nas sextas. As aulas com os professores são chamadas de LECTURES, e normalmente são com turmas muito cheias. Tive aula com 300 pessoas na sala. Com isso, existem as DISCUSSIONS, onde malcomparando, são as monitorias aqui da PUC, porem com professores mesmo (não alunos como aqui), e estas são para menos pessoas, no máximo 30. Normalmente possuem presença obrigatória, ao contrario das lectures, afinal tem menos alunos, então o professor sabe quem esta ali. A participação em aula e algo que pode lhe adiantar muito. Professores gostam sim que você participe ativamente, e principalmente, que vá as OFFICE HOURS. Estas são horas semanais que o professor esta disponível para atender os alunos, com duvidas, ou apenas para falar sobre a matéria e expor seu ponto de vista. Aproveita que não e americano, e converse bastante com os professores neste tempo. Os professores são muitíssimo conceituados e adoram ouvir ponto de vista de quem e de fora, além do que você vai aprender de alguém com outro ponto de vista. Use e abuse das office hours. Quanto a avaliação, as matérias normalmente possuem dois midterms, que são basicamente dois testes (P1 e P2), e uma P3 (final)

obrigatória a TODOS os alunos, com a matéria do período todo. Todas as finals são na ultima semana, na qual não se tem aula de matéria nenhuma, apenas se faz as provas. A faculdade fica um caos, todos virando noites na biblioteca, salvando o período em uma semana. A infraestrutura da faculdade e algo que nunca vi igual. Uma biblioteca com SETE ANDARES, um estádio de futebol americano para CINQUENTA MIL pessoas, e uma arena para basquete bem parecida com a HSBC Arena aqui no Rio. Sim, tudo isso no meio do campus da faculdade, entre os dormitórios e os prédios das aulas. A academia foi eleita entre as cinco melhores de todas as universidades nos EUA. Dicas: - Escolha, se possível, antes de ir se vai ficar por um ou dois semestres. Essa escolha e fundamental para seu planejamento acadêmico, das matérias que você vai pegar, e para o seu alojamento. Eu fiquei On-Campus. Estava a menos de 5 minutos andando para todas as aulas, porem os alojamentos não possuem quartos individuais, e você fica obrigado a comer na faculdade. Existem excelentes opções de moradias OFFCampus, porem colados na faculdade. Estes são empresas particulares que administram dormitórios para a faculdade. Vasity, The View e o Landmark são os que eu indico. Porem eles só “alugam” por um ano completo. Se eu soubesse destes, teria ficado em algum deles sem duvidas. Quartos individuais, e um apartamento dividido entre no máximo 4 pessoas, cada um com seu quarto. Nada de banheiros comunitários... - Aeroportos: Por preferencia, DCA (DC Airport), fica no meio de DC, com acesso fácil de metro, e o mais perto, porem só possui voos nacionais. O BWI (em Baltimore) ou o IAD (Dullus) são os internacionais e são mais afastados. - Seguro Saude: O visto J1 exige que se tenha um seguro saúde no período que estamos lá. A faculdade possui um health center (hospital mesmo) dentro do campus, e eles oferecem um plano. Já sai do Brasil com um plano e machuquei o joelho. Fui atendido no hospital da faculdade e tive que pagar para depois pedir reembolso para o meu seguro saúde. Caso tivesse o plano da UMD, não precisaria me esquentar com isso. - Oportunidade de estagio: Existe algo chamado “academic training” que o visto permite que trabalhemos nos EUA pelo mesmo período que estudamos, desde que tenha a ver com o

que estudamos. Sugiro ja procurar antes de sair se tiver vontade de realizar este estagio, pois e bem difícil de conseguir. Eu particularmente não consegui; queria ter estagiado em Janeiro e Fevereiro depois das aulas. - A vida noturna em College Park e basicamente de bares para maiores de 21 anos. Festas de fraternidades são bem restritas aos membros, e e algo que possa ser interessante em fazer parte caso fique por mais de um semestre. (o primeiro semestre você e como um calouro na fraternidade, e não participa de quase nada). Já aviso de antemão, não tem nada de “American Pie”. - DC: Aproveite, você esta na capital do pais mais poderoso do mundo. Muitos gostam de chamar da “most powerfull city of the world”. Monumentos, museus, eventos, tudo de uma grande cidade a menos de meia hora de metro da sua casa. - Esportes: Sou viciado em esportes, então ia a todos os jogos da faculdade. Mesmo para quem não e muito fa, jogos de basquete (Spring) e futebol americano (Fall) são muito legais de ir. Tem a bandinha, coreografias, igual aos filmes mesmo. De times profissionais, DC tem times de todos os esportes. (NBA, hockey, etc)

O estádio e, a entrada da biblioteca e um dia de jogo.

Pode ficar tranquilo que o frio vem. Cheguei em Agosto com temperatura beirando os 40 graus célsius, e sai em Dezembro com temperatura negativa. Para quem vai no “Spring”, o inverso acontece. Essa e a vista do centro do campus, com a biblioteca ao fundo.

Aproveite para viajar pelos EUA. Recebi visita da família e passei meu aniversario de 21 anos em Las Vegas. Fora isso, NY, Filadélfia e ate Boston são destinos mais perto, comuns, e de fácil acesso. De trem ou ate mesmo ônibus. Boas opções para finais de semana!

Suggest Documents