R AIO X ENEM. Geografia

R AIO X ENEM Geografia 2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 1 25/04/2018 15:49:15 R AIO X ENEM Geografia QUESTÃO 01 Maré vermelha se espalha pela costa les...
3 downloads 0 Views 4MB Size
R AIO X

ENEM Geografia

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 1

25/04/2018 15:49:15

R AIO X

ENEM Geografia

QUESTÃO 01 Maré vermelha se espalha pela costa leste da Austrália

Uma “maré vermelha” se espalhou pela costa leste da Austrália e causou a interdição de diversas praias próximas a Sydney. Relatos da coloração vermelha no mar começaram nesta terça-feira na famosa praia de Bondi e, rapidamente, se espalharam na costa de Sydney para Clovelly Beach e Gordons Bay. Chamada por muitos de alga vermelha, o problema é causado, de acordo com os jornais locais, pelo Noctiluca scintillans. Trata-se, na verdade, de um protista que se alimenta de plânctons. [...]. Amostras estão em análise para estabelecer as causas da rápida proliferação do fenômeno. Uma das hipóteses levantadas é que um aumento súbito na temperatura da água e uma grande umidade na atmosfera podem estar ligados ao fenômeno. Disponível em: .

Dentre os principais efeitos ou consequências da maré vermelha, pode-se destacar  a morte de peixes e mamíferos como as baleias e golfinhos que respiram diretamente as toxinas na água do mar.  o envenenamento de forma indireta, pois alguns moluscos, como os mexilhões, podem acumular as toxinas em seus corpos, e assim, intoxicar outros seres que se alimentam destes moluscos.  a elevação da temperatura do mar, pois as algas vermelhas literalmente sugam o calor dos raios solares.  a luminosidade no mar aumenta, pois as camadas de algas que são bioluminescentes terminam por aumentar a capacidade de as demais plantas marinhas praticarem a fotossíntese.  A diminuição da salinidade das águas marinhas, pois essas algas são seres halófilos e por isso sugam a salinidade de forma intensa.

2

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 2

25/04/2018 15:49:16

R AI O X

ENEM Geografia

QUESTÃO 02

QUESTÃO 03 Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

Mas plantar pra dividir Não faço mais isso, não. Eu sou um pobre caboclo, Ganho a vida na enxada. O que eu colho é dividido Com quem não planta nada. Se assim continuar vou deixar o meu sertão, mesmo os olhos cheios d'água e com dor no coração. Vou pro Rio carregar massas pros pedreiros em construção. Deus até está ajudando: está chovendo no sertão! Mas plantar pra dividir, Não faço mais isso, não.

MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:  Redução da utilização elétrica.  Ampliação do uso bioenergético.  Expansão das fontes renováveis.  Contenção da demanda urbano-industrial.  Intensificação da dependência geotérmica.

VALE, J; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento).

No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com  a distribuição desigual da produção.  os financiamentos feitos ao produtor rural.  a ausência de escolas técnicas no campo.  os empecilhos advindos das secas prolongadas.  a precariedade de insumos no trabalho do campo.

3

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 3

25/04/2018 15:49:17

R AIO X

ENEM Geografia

QUESTÃO 04

Pirâmides etárias absolutas Brasil – Pirâmides etárias absolutas Homens

Pessoas com mais de 65 anos serão mais de quarto dos brasileiros em 2060, segundo projeção do IBGE. O percentual desse grupo representa 7,4% do total de pessoas que vivem no país em 2013.

Mulheres

Idade

2013

2040

2060

Milhões de pessoas

10



Mais de 90 85 a 89 80 a 84 75 a 79 70 a 74 65 a 69 60 a 64 55 a 59 50 a 54 45 a 49 40 a 44 35 a 39 30 a 34 25 a 29 20 a 24 15 a 19 10 a 14 5a9 1a4 0a1 8

6

4

2

2

4

6

8

10 10

8

6

4

2

2

4

6

8

10 8

6

4

2

2

4

6

8

Fonte: IBGE. Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Projeção da População por Sexo e Idade para o Brasil. Grandes Regiões e Unidades de Federação. 2013.

O estudo de pirâmides etárias é fundamental para a elaboração de um planejamento governamental que possa atender às necessidades da população em geral. Observando a evolução da população brasileira indicada nos gráficos anteriores, verifica-se que a  População em Idade Ativa (PIA) vem diminuindo e sobrecarregando o Estado em investimentos no setor de educação e saúde.  pirâmide de 2040 mostra uma população predominantemente adulta, onde a base estreita indica um maior crescimento da mortalidade infantil.  janela de oportunidades no Brasil está aberta, embora o país não esteja aproveitando devidamente o crescimento da População Economicamente Ativa (PEA).  pirâmide invertida deverá ocasionar um maior investimento no setor educacional devido ao aumento da população jovem em 2060.  redução da mortalidade infantil e a liberação do aborto se destacam dentre os fatores que podem explicar o processo de evolução da população.

4

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 4

25/04/2018 15:49:18

R AI O X

ENEM Geografia

QUESTÃO 05 Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 11 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o declínio do mercado negreiro, ex-escravos e outras parcelas da população acabaram se fixando em fundos de vales e encostas de morros, que, por estarem dentro da cidade, ficavam mais próximos do mercado de trabalho. Com o desenvolvimento da economia brasileira durante o século XX, esses espaços também foram sendo ocupados, pouco a pouco, pelas pessoas que saíam do campo em busca de melhores condições nos centros urbanos, mas que não podiam pagar para morar nas áreas nobres. O tempo fez crescer o número de favelas no Brasil, sem que, no entanto, o Estado oferecesse a infraestrutura apropriada – com acesso a saneamento básico e segurança, por exemplo. Assim, a população se organizou.

QUESTÃO 06 TEXTO I A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas. Disponível em: www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

TEXTO II O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.

Disponível em: . Acesso em: 9 fev. 2014.

LESSA, C. Disponível em: www.observadorpolitico.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Segundo o geógrafo Milton Santos, o espaço geográfico surge somente depois de o território ter sido usado, modificado ou transformado pelas sociedades humanas, ou quando estas imprimem na paisagem as marcas de sua atuação e organização social. Assim, o espaço das favelas representa  espaço de produção culturalmente homogêneo e estruturalmente isolado, em face da histórica marginalização social imposta por uma elite.  espaço segregado economicamente e culturalmente miserável, subjugado aos espaços elitizados por uma minoria etnicamente branca.  espaço de violência urbana e social que se autoexcluiu da sociedade como forma de preservação de uma identidade cultural.  espaço caracterizado por condições precárias de sobrevivência, mas que se apresenta multicultural, onde grandes manifestações populares emergiram, como o samba e o funk.  espaço de constituição recente, que remonta da primeira década do século XXI, onde existem problemas sociais, econômicos e estruturais, mas que funciona como inspiração para o desenvolvimento de manifestações culturais.

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à  redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio camponês.  ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo.  contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.  privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico.  correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.

5

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 5

25/04/2018 15:49:18

R AIO X

ENEM Geografia

QUESTÃO 07 Como os combustíveis energéticos, as tecnologias da informação são, hoje em dia, indispensáveis em todos os setores econômicos. Através delas, um maior número de produtores é capaz de inovar e a obsolescência de bens e serviços se acelera. Longe de estender a vida útil dos equipamentos e a sua capacidade de reparação, o ciclo de vida desses produtos diminui, resultando em maior necessidade dematéria-prima para a fabricação de novos.

QUESTÃO 08 O capitalismo é um sistema econômico, e por vezes político, em que os meios de produção, distribuição, decisões sobre oferta, demanda, preço e investimentos são em grande parte ou totalmente de propriedade privada, com fins lucrativos e não realizados pelo governo. O modelo capitalista praticado em países como Dinamarca, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia se distingue de outros por sua ênfase na participação da força de trabalho, promovendo igualdade de gênero, igualitarismo social, extensos níveis de benefícios, grande magnitude de redistribuição da riqueza e uso liberal da política fiscal expansionista. Às vezes confundido pelos norte-americanos como socialista e simultaneamente criticado pelos seus cidadãos como excessivamente capitalista, esse modelo capitalista poderia ser mais bem descrito como uma espécie de meio-termo. Não é nem totalmente capitalista nem totalmente socialista, é a tentativa de fundir os elementos mais desejáveis de ambos em um sistema “híbrido”.

GROSSARD, C. Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 3, nº 36, 2010 (adaptado).

A postura consumista de nossa sociedade indica a crescente produção de lixo, principalmente nas áreas urbanas, o que, associado a modos incorretos de deposição,  provoca a contaminação do solo e do lençol freático, ocasionando assim graves problemas socioambientais, que se adensarão com a continuidade da cultura do consumo desenfreado.  produz efeitos perversos nos ecossistemas, que são sanados por cadeias de organismos decompositores que assumem o papel de eliminadores dos resíduos depositados em lixões.  multiplica o número de lixões a céu aberto, considerados atualmente a ferramenta capaz de resolver de forma simplificada e barata o problema de deposição de resíduos nas grandes cidades.  estimula o empreendedorismo social, visto que um grande número de pessoas, os catadores, têm livre acesso aos lixões, sendo assim incluídos na cadeia produtiva dos resíduos tecnológicos.  possibilita a ampliação da quantidade de rejeitos que podem ser destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, financiados por instituições da sociedade civil ou pelo poder público.

Global Utmaning Swedish Institute. (adaptado)

O modelo capitalista mencionado no texto é conhecido como  neoliberalismo.  socialismo real.  modelo nórdico.  capitalismo anglo-saxão.  liberalismo econômico.

6

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 6

25/04/2018 15:49:19

R AI O X

ENEM Geografia

QUESTÃO 09 Uma grande indústria produtora de chocolate não possui fábricas em Serra Leoa, Guiné ou Libéria, os mais afetados pelo ebola, mas tem ajudado a Cruz Vermelha no combate ao vírus, com doação recente de 100 mil francos suíços (US$ 106 mil). O objetivo é evitar que a doença chegue à Costa do Marfim e Gana, vizinhos à região epidêmica e principais produtores mundiais do cacau, que respondem por mais da metade da oferta global – matéria-prima do chocolate. A maior parte dos casos de contágio ocorreram em Guiné, Libéria e Serra Leoa, na África Ocidental.

QUESTÃO 10 Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38°N, que delimitava a fronteira com a Coreia do Sul. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias. Adaptado de cpdoc.fgv.br.

O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia. O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado na  mundialização do acesso a fontes de energia.  bipolaridade das relações políticas internacionais.  hegemonia soviética em países do Terceiro Mundo.  criação de multinacionais japonesas no Extremo Oriente.  expansão do capitalismo neoliberal no continente asiático.

RISCO de ebola em países produtores de cacau faz empresas entrarem em alerta. G1. São Paulo, 16 out. 2014. Disponível em: . Acesso em: 3 jun. 2016. (adaptado)

O avanço do ebola na África gerou preocupação em grupos empresariais, que realizaram importantes doações para que os órgãos competentes pudessem conter a propagação da doença. O temor empresarial relaciona-se com o(a)  possibilidade de a doença tirar a vida de um grupo de pessoas ainda maior, na África Ocidental.  perspectiva de crescimento da dependência externa já existente entre os países da África Ocidental, devido às mortes por ebola.  cenário de comprometimento das áreas de cultivos agrícolas em Serra Leoa, Libéria e Guiné, os países mais afetados pela doença.  crescimento dos fluxos migratórios para outros continentes, comprometendo a disponibilidade de mão de obra local para a produção de cacau.  eminente perda econômica provocada pelo avanço dos efeitos do ebola e o comprometimento da produção de cacau em Gana e na Costa do Marfim.

7

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 7

25/04/2018 15:49:20

R AIO X

ENEM Geografia

QUESTÃO 11

QUESTÃO 12

O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX.

Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante...

TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009.

Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a  ampliação de sistemas de reutilização hídrica.  expansão da irrigação por aspersão das lavouras.  intensificação do controle do desmatamento de florestas.  adoção de técnicas tradicionais de produção.  criação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos.

CUNHA, E. Os sertões. Disponível em: http://pt.scribd.com. Acesso em: 2 jun. 2012.

Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na     

composição de vegetação xerófila. formação de florestas latifoliadas. transição para mata de grande porte. adaptação à elevada salinidade. homogeneização da cobertura perenifólia.

8

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 8

25/04/2018 15:49:20

R AI O X

ENEM Geografia

QUESTÃO 13 O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração no ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos.

QUESTÃO 14 Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas do Cerrado, um recente e marcante gesto simbólico: a realização de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista (SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entornos peio avanço do agronegócio.

BAENINGER, R. Cidades e metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos arranjos regionais. Disponível em: www.sbsociologia.com.br. Acesso em: 12 dez. 2012 (adaptado).

RICARDO, B.; RICARDO, F. Povos indígenas do Brasil: 2001-2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006 (adaptado).

Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a)  carência de matérias-primas.  degradação da rede rodoviária.  aumento do crescimento vegetativo.  centralização do poder político.  realocação da atividade industrial.

A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre  a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental.  os grileiros articuladores do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado.  as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente.  os povos indígenas do Cerrado e os poios econômicos representados pelas elites industriais paulistas.  o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.

9

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 9

25/04/2018 15:49:21

R AIO X

ENEM Geografia

QUESTÃO 16 No começo da noite de 9 de novembro de 1989, um grupo de anônimos cidadãos de Berlim escala os 3,5 metros do muro e, pela primeira vez em 28 anos, não é reprimido pelos guardas de fronteira entre as Alemanhas Ocidental e Oriental. Nas horas seguintes, centenas de moradores dos dois lados saltam a muralha que separa a cidade em duas para se confraternizar, enquanto uma multidão com marretas, martelos e barras de ferro começa, aos poucos, a arrancar pedaços da construção.

QUESTÃO 15 Na atualidade, as anomalias do sistema climático que são mundialmente conhecidas como El Niño e La Niña representam uma alteração do sistema oceano-atmosfera no Oceano Pacífico Tropical e acarretam consequências no tempo e no clima em todo o planeta. Nesta definição, considera-se não somente a presença das águas quentes da Corrente El Niño, mas também as mudanças na atmosfera próxima à superfície do oceano, com o enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram de leste para oeste) na região equatorial. Com esse aquecimento do oceano e com o enfraquecimento dos ventos, começam a ser observadas mudanças da circulação da atmosfera nos níveis baixos e altos, determinando mudanças nos padrões de transporte de umidade, e, portanto, variações na distribuição das chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias e altas.

A QUEDA do Muro de Berlim. Almanaque Abril. Disponível em: . Acesso em: 1o dez. 2015.

O evento relatado tem uma significância singular no processo histórico-geográfico global que definiu as relações de poder durante grande parte do século XX. Tal processo esteve representado pela  influência eurocentrista franco-britânica diante da expansão nazifascista, fortalecida ao final da Primeira Guerra Mundial.  disputa neocolonialista afro-asiática, que revelou um imperialismo entre Alemanha e Itália, deflagrando a Segunda Guerra Mundial.  ação da Organização das Nações Unidas (ONU), que criou o limite físico para separação étnico-cultural no país, possibilitando a paz em Berlim.  expansão do império turco-otomano diante da resistência germânico-ocidental, mas com o apoio do lado oriental.  ocorrência da Guerra Fria, durante a qual os Estados Unidos dominaram o lado ocidental da Alemanha, e a União Soviética estabeleceu o socialismo no lado oriental do país.

OLIVEIRA, Gilvan Sampaio de. El Niño. O El Niño e você: o fenômeno climático. São José dos Campos: Transtec, 2001.

No Brasil, o El Niño provoca severas secas na Região Nordeste. secas e incêndios florestais no Centro-Oeste. diminuição das temperaturas médias na Região Sul. aumento de precipitação e vazões de rios no Nordeste.  aumento das precipitações e enchentes na Amazônia.    

10

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 10

25/04/2018 15:49:22

R AI O X

ENEM Geografia

QUESTÃO 17 A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado.

QUESTÃO 18 No Estado de São Paulo, a mecanização da colheita da cana-de-açúcar tem sido induzida também pela legislação ambiental, que proíbe a realização de

queimadas em áreas próximas aos centros urbanos. Na região de Ribeirão Preto, principal polo sucroalcooleiro do país, a mecanização da colheita já é realizada em 516 mil dos 1,3 milhão de hectares cultivados com cana-deaçúcar.

AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996.

Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é:  Expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas empresas mineradoras.  Difusão do cultivo da soja com a implantação de monoculturas mecanizadas.  Construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.  Criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos das florestas.  Ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empresas nacionais e estrangeiras.

BALSADI, O. et al. Transformações Tecnológicas e a força de trabalho na agricultura brasileira no período de 1990-2000. Revista de economia agrícola. V. 49 (1), 2002.

O texto aborda duas questões, uma ambiental e outra socioeconômica, que integram o processo de modernização da produção canavieira. Em torno da associação entre elas, uma mudança decorrente desse processo é a  perda de nutrientes do solo devido à utilização constante de máquinas.  eficiência e racionalidade no plantio com maior produtividade na colheita.  ampliação da oferta de empregos nesse tipo de ambiente produtivo.  menor compactação do solo pelo uso de maquinário agrícola de porte.  poluição do ar pelo consumo de combustíveis fósseis pelas máquinas.

11

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 11

25/04/2018 15:49:23

R AIO X

ENEM Geografia

QUESTÃO 19

QUESTÃO 20 A maior parte das pessoas no mundo fala mais de uma língua e em diferentes níveis de fluência. Além disso, os povos de muitos países, como China e Índia, possuem diversos dialetos. A seguir, mostram-se duas tabelas diferentes: a primeira leva em consideração todos os falantes no mundo e a segunda é baseada apenas no número de pessoas que têm essas línguas como nativas.

A maré dos deslocamentos humanos A principal motivação para as migrações é econômica, a busca por melhores condições de trabalho e vida. Daí que, tradicionalmente, países da União Europeia (UE) e os Estados Unidos (EUA) despertam forte atração. [...] Contudo, a crise econômica global aberta em 2008 desencadeou uma mudança nas rotas migratórias. Atingidos, no início, com mais força pela crise, os países ricos mergulharam em recessão – o que afugentou os imigrantes. De 1990 a 2000, sete dos dez principais destinos de migração eram países desenvolvidos. De 2010 a 2013, a situação se inverteu: entre os dez primeiros, sete são países em desenvolvimento.

As línguas mais faladas no mundo Inglês 1,8 bilhão Mandarin 1 bilhão Hindi 970 milhões Espanhol 550 milhões Árabe 260 milhões

A MARÉ dos deslocamentos humanos. Almanaque Abril, São Paulo, ago. 2015. Disponível em: . Acesso em: 3 nov. 2015.

O deslocamento demográfico em pleno século XXI influencia no processo de organização social, política, econômica e cultural dos países. Além da crise econômica, explicitada no texto, outro fator que explica a nova rota migratória é  a repulsa que muitos imigrantes muçulmanos apresentam em relação aos países ocidentais.  a decadência das instituições educacionais europeias, que dificulta o processo de inclusão de estudantes de outros continentes.  o desenvolvimento de novos centros econômicos a partir da expansão do agronegócio, ampliando a empregabilidade.  o processo de envelhecimento demográfico, que atualmente atinge os países em desenvolvimento, necessitando de uma mão de obra jovem.  o fechamento de fronteiras, bem como a criação de uma legislação mais rígida em países desenvolvidos.

Línguas nativas mais faladas no mundo Mandarin

873 milhões

Hindi

570 milhões

Espanhol

330 milhões

Inglês

320 milhões

Árabe

232 milhões

SAIBA quais os 10 idiomas mais falados do mundo. Universia Brasil, 1o ago. 2014. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2015. (adaptado)

Ao observar as duas tabelas e relacioná-las com a atualidade do mundo globalizado, entende-se que as línguas mais faladas no mundo  estão agrupadas nos países com maior crescimento populacional e onde não ocorre controle de natalidade.  superam frequentemente as línguas nativas mais faladas por razões como emigração e destaque econômico.  estão diretamente ligadas às nações onde ocorrem os mais baixos níveis de vida e maior crescimento populacional.  ocorrem predominantemente em nações desenvolvidas e com crescente participação em intercâmbios culturais.  se encontram concentradas geograficamente no continente asiático e, através das grandes navegações, vieram a crescer em falantes pelo mundo.

12

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 12

25/04/2018 15:49:23

R AI O X

ENEM

RESOLUÇÃO – RAIO X

Geografia

Resolução 01

Alternativa E (F) O envelhecimento da população está diretamente relacionado à inserção da mulher no mercado de trabalho, ao uso de contraceptivos e à elevação do custo de criação dos filhos. O aborto é considerado uma contravenção penal no Brasil e, oficialmente, pouco tem contribuído para a queda de fecundidade.

Alternativa correta: B A maré vermelha causa muitos malefícios aos habitantes marinhos e ao homem. As algas produzem e liberam toxinas que envenenam as águas, provocando a morte de peixes e, em consequência, diminuindo a atividade pesqueira. Além disso, acontece o envenenamento de forma indireta. Alguns moluscos, como os mexilhões, não são afetados diretamente por essas toxinas; porém, podem acumular essas algas em seus corpos, por possuírem como característica filtrar a água do mar e dela extrair seu alimento. Assim, intoxicam outros animais, como os pássaros, mamíferos marinhos e também seres humanos que se alimentam desses moluscos. Ao ingerir um molusco intoxicado, o ser humano pode desenvolver uma paralisia por, envenenamento diarreico e envenenamento amnésico. A luminosidade no mar também é impedida, devido ao bloqueio efetuado por camadas de algas, diminuindo a oxigenação da água e comprometendo a vida da fauna aquática.

Resolução 05 Alternativa correta: D É importante que os estudantes também percebam que a favela não é um espaço isolado e caracterizado apenas por problemas socioeconômicos e de infraestrutura. Por ser um ambiente multicultural, com pessoas vindas de diferentes lugares do país, esses espaços se tornaram condensadores de cultura.

Resolução 06 Alternativa correta: E Analisando o texto I, verifica-se que o autor realizou uma crítica à elevada concentração de terras que, historicamente, foram desenvolvidas no Brasil e que feriam o processo constitucional de 1988. O texto II reflete a questão da produtividade e os subsídios governamentais para o sustento do pequeno proprietário, que aumenta o prejuízo ao agronegócio. Sendo, nessa forma, visões opostas.

Resolução 02 Alternativa correta: A A frase “O que eu colho é dividido com quem não planta nada” demonstra que a insatisfação do trabalhador é com a distribuição desigual da produção. Este é um descontentamento típico de uma leitura marxista da realidade, que enxerga na luta de classes a expressão das contradições da sociedade e da exploração do homem pelo homem.

Resolução 07 Alternativa correta: A O crescente aumento na produção do lixo urbano, que, na maioria das vezes, é descartado em lixões a céu aberto, provoca doenças, contaminação dos solos e lençóis freáticos. Essa produção é agravada pela postura consumista de nossa sociedade.

Resolução 03 Alternativa correta: C A questão aborda a instalação de parques eólicos no Nordeste, onde existe o maior potencial do país, por causa dos ventos alíseos. A energia eólica é considerada limpa e renovável (não esgotável), embora ocorram impactos ambientais.

Resolução 08 Alternativa correta: C O capitalismo sofreu, ao longo de sua existência, diversas distorções, muitas vezes impelidas por momentos históricos e econômicos específicos, além de uma pesada influência cultural. Entre o extremismo da ausência do Estado na economia pregado pelo liberalismo e neoliberalismo, as tendências direcionam-se para a participação intensa do neocapitalismo. Nos países nórdicos – Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia e Islândia –, a cultura menos consumista e ligada a um passado de privações em terras que pouco produziam levou essas nações a evoluir o conhecido Estado de bem-estar social falido para um capitalismo competitivo com ênfase na participação da força de trabalho, paralela a uma defesa pela igualdade social e distribuição mais equitativa da riqueza – o “modelo nórdico” de desenvolvimento ou “capitalismo nórdico”.

Resolução 04 Alternativa correta: C Alternativa A A questão trata do processo de envelhecimento da população brasileira de forma rápida, conforme verifica-se nos gráficos apresentados. (F) A População em Idade Ativa (acima dos 10 anos, segundo a Organização Internacional do Trabalho – OIT) vem sendo ampliada, enquanto a população como um todo vem envelhecendo, reduzindo a População Inativa (muito jovem), verificada no centro das pirâmides. Alternativa B (F) A base da pirâmide mais estreita indica uma redução nos índices de natalidade.

Resolução 09 Alternativa correta: E Alternativa A (F) O maior temor da classe empresarial, responsável pelos investimentos na região da África Ocidental, relaciona-se às possíveis perdas econômicas, com avanço do contágio do ebola.

Alternativa C (V) Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira já apresenta uma maioria de adultos, e até 2020 o país terá entre 67% e 70% de sua população em idade ativa (15 a 64 anos), representando uma importante janela de oportunidade (a População em Idade Ativa > População Inativa).

Alternativa B (F) O investimento em estratégias para a contenção da epidemia do ebola não apresenta relação com a preocupação em evitar maiores problemas econômicos internos na África, mas em evitar perdas financeiras para as empresas que utilizam matéria-prima extraída de áreas próximas às regiões mais afetadas.

Alternativa D (F) A população de idosos, em 2060, situada no ápice do gráfico, será bastante significativa, necessitando de grandes investimentos do Estado no setor de previdência social e em saúde (setor geriátrico).

13

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 13

25/04/2018 15:49:24

RESOLUÇÃO – RAIO X

R AIO X

ENEM Geografia

Alternativa C

Resolução 14

(F) A preocupação das empresas relaciona-se com as possíveis perdas nas regiões produtoras de cacau, como Gana e Costa do Marfim. A ideia era evitar que a epidemia se espalhasse, a ponto de atingir regiões próximas às principais áreas afetadas.

Alternativa correta: A Os povos indígenas do Brasil compreendem uma grande variedade de tribos e nações, muitos deles com laços culturais e territórios históricos que atravessam as fronteiras políticas atuais e adentram os países vizinhos. O Serviço de Proteção ao Índio (SPI) foi criado em 1910. O Estatuto do Índio ainda determina que “os índios e as comunidades indígenas ainda não integrados à comunhão nacional ficam sujeitos ao regime tutelar”. A demarcação de reservas indígenas é muitas vezes cercada de críticas favoráveis e desfavoráveis por vários setores da mídia e pela população afetada. O modelo das reservas indígenas demarcadas pela FUNAI difere no modelo norte-americano onde as terras passam a pertencer aos povos indígenas. No período de 1970 a integração da Amazônia e Centro-Oeste e a formação das últimas fronteiras agrícolas e a modernização —Agronegócio, fez com que houvesse um maior conflito pela posse de terras entre os fazendeiros e os índios.

Alternativa D (F) A inquietação que motivou a ajuda financeira citada deu-se por conta da possível propagação do ebola entre os próprios países africanos, comprometendo as áreas de cultivo de cacau. Os investimentos não tiveram ligação com os possíveis movimentos migratórios para outros continentes. Alternativa E (V) O investimento feito pela empresa produtora de chocolates teve o propósito de ajudar as instituições competentes a combater o avanço do ebola entre os países da África Ocidental, visando evitar a contaminação dos países que são importantes produtores de cacau.

Resolução 15 Alternativa correta: A Alternativa A (V) O fenômeno El Niño no Brasil causa uma série de mudanças climáticas, dentre elas a seca na Amazônia e no Nordeste e o aumento das chuvas nas demais regiões do país.

Resolução 10 Alternativa correta: B

Alternativa B (F) Não há evidências de efeitos pronunciados nas chuvas na Região Centro-Oeste, no entanto, nota-se uma tendência de chuvas acima da média e temperaturas mais altas no sul do Mato Grosso do Sul.

A Guerra das Coreias ocorreu de 1950 a 1953, inserido no âmbito da Guerra Fria, na qual ocorreu uma divisão territorial, a partir do paralelo 38°N, entre o socialismo e o capitalismo. Em 1953, foi assinado um cessar-fogo entre o governo de Seul e Pyong Yang, que recentemente disse não reconhecer o armistício.

Alternativa C (F) Há precipitações abundantes, principalmente na primavera, e chuvas intensas de maio a julho, além do aumento da temperatura média na Região Sul.

Resolução 11 Alternativa correta: A

Alternativa D (F) Na Região Nordeste, ocorre um moderado aumento das temperaturas médias. Não há padrão característico de mudanças das chuvas.

Não existe uma solução única para os problemas relativos à água no mundo. A intensa urbanização mundial aumenta a demanda pela água, o que leva, portanto, à necessidade de modernizar e ampliar a estrutura dos sistemas de reutilização hídrica, como forma de ação mais direta.

Alternativa E (F) Na Região Norte, o El Niño provoca a diminuição das precipitações e a ocorrência de secas, além do aumento do risco de incêndios florestais.

Resolução 12 Alternativa correta: A

Resolução 16

O texto de Euclides da Cunha descreve a paisagem do sertão semiárido nordestino, onde o domínio da caatinga é predominante. Nesse ecossistema, as plantas são xerófilas (adaptadas à baixa umidade), com presença de espinhos e caducifoliadas, com grande biodiversidade e elevado grau de endemismo.

Alternativa correta: E Alternativa A A questão reflete a segregação espacial alemã vivenciada durante a segunda metade do século XX. (F) A ascensão nazifascista ocorreu entre as décadas de 1920 e 1930, respectivamente, na Alemanha e na Itália, e procurou frear a expansão do comunismo, ditando uma onda nacionalista na Europa, o que contribuiu para deflagrar a Segunda Guerra Mundial.

Resolução 13 Alternativa correta: E O processo de urbanização do Brasil, ocorrido na segunda metade do século XX {de forma rápida e desordenada), está intimamente ligada ao processo de industrialização, onde há uma grande concentração industrial no Sudeste, justificando a amplitude urbana. A partir de 1960, iniciou um forte processo de descentralização através de órgãos de planejamento (SUDENE, SUDAM, SUDECO, SUDESUL), que pós-1990, através da política de guerra fiscal, permitiu uma maior interiorização industrial e uma desmetropolização (crescimento de cidades de pequeno e médio porte).

Alternativa B (F) O neocolonialismo desenvolvido no século XIX foi a principal causa da Primeira Guerra Mundial, quando havia uma disputa entre as principais potências mundiais da época – Inglaterra, França, Alemanha e Itália – e que posteriormente envolveu outras nações. Alternativa C (F) O Muro de Berlim foi criado em 1961 pela União Soviética (URSS) como forma de evitar a fuga de mão de obra qualificada da Berlim Oriental para a Ocidental.

14

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 14

25/04/2018 15:49:25

R AI O X

ENEM

RESOLUÇÃO – RAIO X

Geografia

Alternativa D (F) A expansão do Império Turco-Otomano iniciou-se no século XV, chegando a conquistar Constantinopla em 1453. Este império entrou na Primeira Guerra Mundial aliado à Alemanha, mas ao final do conflito, o império perdeu territórios.

Alternativa E (V) Além da crise econômica dos grandes centros atrativos e do crescimento de economias periféricas, vale destacar o crescimento de partidos políticos de extrema direita que alimentam ou são alimentados por movimentos xenofóbicos da população europeia dotada de profundo racismo.

Alternativa E (V) O Muro de Berlim definiu a geopolítica da segunda metade do século XX entre o lado capitalista, dominado pelos Estados Unidos, e o lado socialista, dominado pela União Soviética. A queda do Muro tornou-se um símbolo do fim de uma bipolaridade que não era meramente econômica, mas essencialmente ideológica.

Resolução 20 Alternativa correta: B Com base na comparação entre as tabelas, percebe-se que as línguas mais faladas no mundo superam, frequentemente, as línguas nativas mais faladas por razões como emigração e destaque econômico, que se tornaram mais intensas com a globalização.

Resolução 17 Alternativa correta: B A Amazônia passou nos últimos 40 anos por um processo de incorporação de infraestruturas que a integrou à eco- nomia nacional e internacional. Podemos citar grandes projetos, tais como: 1966 – Criação da Sudam; 1969 – Criação da Zona Franca de Manaus; 1973 – Construção da Transamazônica; 1979 – Projeto Grande Carajás; 1985 – Projeto Calha Norte. Mas é exatamente na década de 1980, com o avanço da fronteira agropecuária, que o desmatamento avança, passando de 1% em 1980 para quase 20% nos dias atuais. As duas atividades relacionadas ao avanço dessa fronteira que provocam mais desmatamento são a criação de gado e a monocultura de soja.

Resolução 18 Alternativa correta: B Ao longo da história agrícola brasileira, a queimada foi uma “companheira fiel” do agricultor. Entretanto, os problemas ambientais e, consequentemente, econômicos, gerados por essa prática, levaram a mudanças, visando a maior eficiência e produtividade, ocorrendo também impactos sociais, como desemprego e migrações.

Resolução 19 Alternativa correta: E Alternativa A A questão trata das migrações internacionais e da ação dos Estados Nacionais no que se refere à dinâmica demográfica e ao enfrentamento de problemas de ordem econômico-social. (F) Maior parte dos imigrantes do Oriente Médio, África e Ásia Próxima se deslocam para a Europa devido à proximidade e às oportunidades de qualificação de mão de obra e renda. Vale ressaltar que o radicalismo religioso é uma exceção, e não uma regra. Alternativa B (F) A crise econômica vivenciada em 2008 não afetou a estrutura educacional das instituições europeias, que, mesmo diante da crise, continuou recebendo estudantes de outros centros. Alternativa C (F) De fato, os países em desenvolvimento apresentam-se atrativos aos fluxos migratórios na segunda década do século XXI, mas não pelo desenvolvimento do agronegócio, pois essa atividade é mecanizada, exigindo menos mão de obra e mais qualificação. Alternativa D (F) O processo de envelhecimento demográfico em muitos países em desenvolvimento ainda está em curso, não estabelecendo incentivo para o desenvolvimento de uma política migratória positiva.

15

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 15

25/04/2018 15:49:25

2018_RAIOX_ENEM_GEO.indd 16

25/04/2018 15:49:29