Geografia

LISTA: Recuperação

Aluno(a): Professor(a): Cristiano Santana

Ensino Médio

Turma: A ( ) / B ( )

CARTOGRAFIA

Segmento temático:

2ª série

DIA:

MÊS: 06

2017 Assunto:

 Capitulo 28 – Característica e crescimento da população mundial  Capitulo 29 – Os fluxos migratórios e a estrutura da população  Capitulo 30 – A formação e a diversidade cultural da população brasileira

Recuperação Questão 01 - (IFBA) A geografia da população corresponde à constituição histórica, distribuição, dinâmica e distribuição dos habitantes do globo. Sabendo desta complexidade de fatores e características, é correta a alternativa que afirma que: a)

b)

c)

d)

e)

A distribuição e as condições sociais da população dependem da localização e do tamanho dos países, de modo que sempre nos países menores encontra-se baixa densidade demográfica. A estrutura da população no mundo é caracterizada pelo conflito entre o crescimento do número de idosos e as altas taxas de natalidade, que são características dos países mais desenvolvidos no cenário mundial. O Neomalthusianismo traz elementos da teoria Malthusiana para justificar a desigualdade econômica entre os países, e atribuir responsabilidade pelo desenvolvimento precário ou retardatário dos países a suas taxas de natalidade. As teorias populacionais buscam explicar a relação entre o crescimento da população e o desenvolvimento social, de modo que a Teoria Malthusiana aponta para a real escassez de alimentos para a população atual. A estrutura etária populacional tende ao equilíbrio entre natalidade, população jovem e adulta e longevidade.

Questão 02 - (UEL PR) O aumento populacional acentuado, após a Segunda Guerra Mundial, despertou a preocupação no mundo científico, principalmente com a questão da alimentação dessa população, o que geraria o caos em um futuro próximo. Dessa

forma, várias teorias demográficas foram formuladas, como a malthusiana, a neomalthusiana e a reformista. Em relação a essas teorias, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) Na teoria malthusiana, os casamentos deveriam ser cada vez mais tardios e condicionados à capacidade econômica para sustentar as famílias; a relação sexual seria praticada exclusivamente com fins de procriação. ( ) Na teoria malthusiana, há a pregação de um alerta para os riscos ambientais decorrentes do crescimento exagerado da população, a qual exercerá cada vez mais pressão sobre os recursos naturais, particularmente nos ecossistemas equatoriais e tropicais, colocando em prática a ideia de desenvolvimento sustentável. ( ) Na teoria neomalthusiana, houve defesa de programas rígidos e oficiais de controle de natalidade, os quais foram chamados de planejamento familiar. Por meio de campanhas, que perduram até os dias atuais, os governantes incentivaram o uso de métodos contraceptivos. ( ) Na teoria reformista, houve a sustentação de que a população cresce em progressão geométrica e a produção de alimentos cresce em progressão aritmética; dessa forma, a humanidade estaria condenada a um grande ciclo de miséria devido à falta de alimentos para todos. ( ) Na teoria reformista, as famílias dos países subdesenvolvidos iriam aderir espontaneamente ao controle de natalidade devido à elevação dos níveis educacionais e da qualidade de vida decorrentes de transformações socioeconômicas.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) b) c) d) e)

V, V, F, V, F. V, F, V, F, V. V, F, F, V, V. F, V, F, F, V. F, F, V, V, F.

Questão 03 - (UNESP SP)

b)

No estudo do crescimento demográfico mundial, a teoria que considera a sociedade de consumo e os impactos do consumismo denomina-se a) b) c) d) e)

teoria antinatalista, ponderando o aumento populacional atrelado à lentidão na recomposição do meio ambiente. teoria neomalthusiana, relacionando o crescimento populacional às políticas de recuperação do meio ambiente. teoria ecomalthusiana, avaliando a pressão do crescimento populacional sobre os recursos naturais. teoria malthusiana, associando o número de pessoas no planeta ao custo do passivo ambiental esperado. teoria reformista, analisando as populações dos países a partir da gestão de seus recursos naturais.

c)

Questão 04 - (UniRV GO) A população mundial já ultrapassou a cifra de 7 bilhões de pessoas. Todavia, ao contrário do que alguns imaginavam, o grande problema demográfico ou populacional do século XXI não é o crescimento nem o número total de habitantes do planeta.

d)

resumidamente, seria a fome ou subnutrição de uma significativa parcela da população mundial, algo já secular, ao lado de uma novidade: o excesso de consumo de alimentos por uma parcela crescente e já sensível da população mundial, especialmente nos países e nas áreas mais ricas. Depois da Segunda Guerra Mundial, principalmente com a descolonização da África e da Ásia, as preocupações com o “excesso de gente no planeta” renasceram com a discussão de ideias e práticas para equacionar esse problema. Surgiram, assim, os reformistas (marxistas), que defendem uma política de controle de natalidade, especialmente para os países subdesenvolvidos. Após a Segunda Guerra Mundial, com a “descoberta” do subdesenvolvimento e com o grande crescimento demográfico mundial que, em geral, tornou-se mais intenso nos países pobres, alguns autores ressuscitaram certas preocupações de Malthus em relação aos perigos de um “excesso de gente”. A teoria malthusiana foi considerada superada, porque Malthus não levou em conta o progresso técnico para a agricultura; assim, uma área que hoje produz uma quantidade x de gêneros agrícolas pode daqui a alguns anos produzir x² ou x³, desde que se modernizem as técnicas de plantio. As migrações internacionais não têm importância para se calcular o crescimento ou o declínio da população de cada país ou de uma região, já que são utilizados apenas a diferença entre nascimentos e mortes para o levantamento dos dados. Hoje, países subdesenvolvidos possuem taxa média negativa de crescimento demográfico e os países desenvolvidos taxa média positiva.

Questão 05 - (Faculdade Guanambi BA) Com base nos conhecimentos acerca da população mundial e brasileira, é correto afirmar:

Em relação aos principais desafios demográficos deste século, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações abaixo. a)

A persistência da questão alimentar ainda é um problema demográfico, que,

01. O controle de natalidade nos países em desenvolvimento, segundo a teoria reformista, só será possível mediante rígidas políticas demográficas desenvolvidas pelo Estado. 02. O estreitamento da base da pirâmide etária brasileira reflete o aumento da mortalidade infantil no país. 03. Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro deixaram de figurar como polos de atração de imigrantes, devido à estagnação dos seus espaços industriais. 04. O período de maior entrada de imigrantes no Brasil está compreendido entre 1850 e 1930, sendo que, depois disso, foram estabelecidas cotas para a imigração.

05. O lento crescimento corresponde à quarta fase do processo de transição demográfica, atingida apenas pelos países de desenvolvimento antigo, como a Alemanha e a Inglaterra. Questão 06 - (UNIT AL)

c)

d)

Sobre população e teorias demográficas, é correto afirmar: a)

b) c)

d)

e)

A teoria de Malthus, criada no século passado, está sendo confirmada, pois ela previu a desaceleração demográfica a partir da década de 50 do século XX. A ocorrência da fome no mundo periférico, segundo a teoria Neomalthusiana, está relacionada ao crescimento demográfico. A desaceleração demográfica, nas últimas décadas, tornou-se uma realidade em todos os continentes, devido ao advento de uma grande mobilidade social e da implantação da “política de dois filhos”. Os países participante do BRICS apresentaram a maior queda de natalidade deste século, em função da implantação de políticas antinatalistas. A China é o único país do Sudeste Asiático que não conseguiu reduzir o crescimento vegetativo da população, mesmo adotando políticas antinatlistas, graças a razões de ordem cultural.

Questão 07 - (UNIT SE)

e)

asiático, em particular do Afeganistão, do Iraque e da Síria, têm como principal destino a Rússia e países vizinhos do CEI. A maioria dos imigrantes que substituíram os escravos na lavoura cafeeira do Brasil, no século XIX, era formada por japoneses e chineses. A explosão demográfica nos países subdesenvolvimento da África, da Ásia e da América Latina se deu a partir da metade do século XIX, quando teve início a revolução médico sanitária. Os reformistas apoiam o princípio malthusiano de que a causa da pobreza é a superpopulação.

Questão 08 - (FM Petrópolis RJ) Para alguns teóricos dos estudos demográficos, uma população jovem numerosa, resultante das elevadas taxas de natalidade, verificadas nos países periféricos, necessita de grandes investimentos sociais em educação e saúde. Com isso, diminuem os investimentos em setores produtivos como o agrícola e o industrial, o que impede o desenvolvimento pleno das condições de vida da população em geral. Daí, defenderemse a necessidade de programas de controle da natalidade e a disseminação da utilização de métodos anticoncepcionais nesses países. Nesse contexto, o planejamento familiar dos segmentos mais pobres da população torna-se imperioso. Os argumentos apresentados sobre a dinâmica populacional referem-se à teoria a) b) c) d) e)

marxista reformista malthusiana neomalthusiana da transição demográfica

Questão 09 - (UEA AM)

Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2015. Tendo-se em vista o mapa e os conhecimentos sobre população, movimentos migratórios, crescimento demográfico e teorias demográficas, pode-se afirmar: a)

b)

Os indivíduos que deixaram a África e a Europa e migraram para o Brasil, na colonização, do ponto de vista da região de onde saíram, são emigrantes. As correntes migratórias originárias das regiões conflagradas do centro-oeste

Desde, no mínimo, o início dos anos 1960, a disponibilidade calórica mundial é mais que suficiente para alimentar, de maneira correta, todos os habitantes do globo. Hoje, a produção per capita é 18% superior a seu nível de 30 anos atrás. (Ricardo Abramovay. “A atualidade do método de Josué de Castro e a situação alimentar mundial”. Revista de economia e sociologia rural, dezembro de 1996.) As informações apresentadas pelo excerto constroem um cenário diferente daquele imaginado pela teoria demográfica denominada a) b) c) d)

reformista. neomalthusiana. malthusiana. natalista.

e)

transitória.

Questão 10 - (UFT) Em relação ás teorias demográficas (Malthusianas, Neomalthusianas e Reformistas), analise as afirmativas abaixo. Thomas Robert Malthus (1766 -1834) defendia a idéia que enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética, a população cresce em progressão geométrica. Por isso segundo ele ocorreriam desequilíbrios entre população e produção de alimentos, tendo com conseqüência as guerras, a fome e a miséria. II. As idéias de Malthus foram muito discutidas no final do século XVIII e XIX, provocando uma divisão entre os pessimistas, que as adotavam, e os otimistas, que as criticavam. Mas a partir do final do século XX, essas polêmicas foram superadas em função do progresso técnico científico. III. A teoria reformista é contrária a teoria de Malthus. Suas afirmações negam o princípio Malthusiano, pois para eles a pobreza é o que gera a superpopulação e com a revolução industrial e tecnológica tanto a indústria quanto a agricultura aumentariam sua capacidade produtiva resolvendo o problema da produção. IV. Os Neomalthusianos analisam a aceleração populacional segundo uma ótica alarmista e catastrófica, argumentando que, se o crescimento populacional não for impedido, os recursos naturais da terra se esgotarão em pouco tempo. Para conter o avanço populacional propunham a adoção de políticas visando o controle de natalidade a partir do planejamento familiar.

Sobre as teorias demográficas, é correto afirmar que a)

b)

I.

Marque a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e)

Todas as afirmativas estão corretas. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas. Somente as afirmativas I e IV estão corretas.

Questão 11 - (UFPel RS) Com o desenvolvimento do capitalismo o crescimento populacional passou a ser um fato estudado com maior interesse, haja vista a importância do mercado consumidor. A partir disso, diversas teorias começaram a analisar a relação entre o crescimento da população e a disponibilidade de recursos existentes.

c)

d)

e)

f)

a teoria reformista aparece como uma tentativa de enfrentar problemas socioeconômicos, partindo exclusivamente de posições contrárias à natalidade. Malthus concluiu que o ritmo de crescimento populacional seria mais acelerado que o ritmo de crescimento da produção de alimentos, e, com o esgotamento das áreas cultivadas, a consequência seria a fome. os neomalthusianos defendem que uma população jovem, resultante de elevadas taxas de natalidade, não é causa, mas consequência do subdesenvolvimento. de acordo com a teoria malthusiana, a população deveria crescer em progressão aritmética, enquanto a produção de alimentos cresceria em progressão geométrica. de acordo com Malthus, uma numerosa população jovem necessitaria de grandes investimentos sociais em educação e saúde, provocando maiores investimentos nos setores agrícola e industrial. I.R.

Questão 12 - (UESB BA) A dinâmica demográfica da população é desigual entre os países. Dessa maneira, ela interfere na organização do espaço geográfico. Em relação à população, pode-se afirmar: 01. O único país da América Latina que é populoso e povoado é o Brasil. 02. O continente onde a desaceleração demográfica não ocorreu foi o asiático, em função da grande religiosidade da população. 03. A teoria malthusiana vem sendo comprovada na Ásia, por apresentar um desequilíbrio entre a capacidade de produzir alimentos e o crescimento da população. 04. O percentual de jovens na composição da população é alto na pirâmide etária que apresenta um aspecto triangular. 05. O movimento de repulsão da população só ocorre em regiões onde a xenofobia torna a vida insuportável. Questão 13 - (UEL PR) Leia o texto e analise os gráficos, a seguir, que representam as pirâmides etárias da população (em %) de países subdesenvolvidos e desenvolvidos, em 2000. A estrutura etária da população tem reflexos importantes na economia de um país. A população economicamente ativa (PEA), ou seja, aquela que trabalha e produz riquezas, é

composta, em sua maioria, de adultos (de 20 a 59 anos de idade). É essa população que, por meio do recolhimento de impostos, ajuda o Estado a sustentar a economia nacional. Uma defasagem muito grande no número de ativos em relação aos inativos desequilibra essa equação.

preço por isso, como alvo principal de violências que podem chegar ao crime “passional”. (Adaptado de Michelle Perrot, “Figuras e papéis”, em Philippe Ariès (org.), História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. v. 4, p. 146.) A mulher das classes populares nas sociedades urbanas do século XIX na Europa a)

b) (Adaptado de: MOREIRA, J. C.; SENE, E.

Geografia. São Paulo: Scipione, 2005. p.440.)

Com base no texto, nos gráficos e nos conhecimentos sobre estrutura etária da população, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos apresenta uma base larga e um topo estreito, em virtude da baixa expectativa de vida da população. ( ) O estudo sobre pirâmides etárias possibilita compreender, entre outros fatores, a dinâmica populacional e econômica de um país e sua história recente. ( ) O aumento da expectativa de vida da população, acompanhado da queda das taxas de natalidade e mortalidade, provoca mudanças na pirâmide etária. ( ) O aumento da população economicamente ativa em relação aos inativos desequilibra a produção de riquezas e diminui o recolhimento de impostos. ( ) Nos países subdesenvolvidos, a combinação entre baixa natalidade e alta expectativa de vida tem levado ao progressivo envelhecimento da população e à recessão econômica. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) b) c) d) e)

V, V, V, F, F. V, F, V, F, V. V, F, F, V, V. F, V, V, F, F. F, F, F, V, V.

c) d)

Questão 15 - (UEMG) O aproveitamento do “bônus demográfico”, em países que passam atualmente pelo processo de transição demográfica, NÃO será eficaz se a) b) c) d)

os índices de qualidade de ensino permanecerem inalterados. os anos de contribuição previdenciária forem estendidos. os impostos diretos tiverem seus valores ampliados. as taxas de natalidade forem reduzidas.

Questão 16 - (FGV) No mundo contemporâneo, as conexões econômicas entre os países constituem um importante fator condicionante dos fluxos migratórios. De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), existiam, em 2010, 215 milhões de migrantes no mundo. Sobre o fenômeno das migrações no mundo contemporâneo, analise as afirmações a seguir. I.

Questão 14 - (UNICAMP SP) A dona de casa entre as classes populares urbanas é uma personagem maior e majoritária. A dona de casa não tem muitas papas na língua. Muitas vezes é uma rebelde, tanto na vida privada quanto na vida pública. E não raro paga um alto

tinha múltiplas funções, como educar os filhos, cuidar da casa e administrar as finanças, mas vivia restrita ao espaço doméstico e por isso sua rebeldia era punida com violência. era responsável pelo trabalho doméstico e muitas vezes tinha uma jornada dupla, pelo trabalho externo que realizava em fábricas, pequenos comércios e outros serviços. sofreu estigma e violência por revolucionar os costumes e liderar o movimento de conquista do voto feminino. contrariava o senso comum de ser cordata e obediente, pois sua condição social indicava que não tinha referencial de uma boa educação.

II.

O processo de globalização adotou uma ideologia liberalizante que flexibilizou as barreiras nacionais à circulação de informações, mercadorias e capitais, mas que não alcança as que restringem a circulação de pessoas. Os imigrantes de baixa qualificação e pertencentes a etnias diferentes têm sido alvo de crescente hostilidade por parte da

população dos países receptores, aumentando a vulnerabilidade dos imigrantes. III. A expressão “drenagem de cérebros” (“drain brain”) está relacionada às políticas adotadas por numerosos países desenvolvidos de atrair profissionais com alta qualificação acadêmica, o que provoca a perda da capacidade de inovação nos países de origem dos migrantes. Está correto o que se afirma em a) b) c) d) e)

b) c) d) e)

o país 2 é desenvolvido, haja vista o elevado número de idosos. o país 1 é desenvolvido, haja vista o predomínio de população adulta. o país 2 é subdesenvolvido, haja vista a menor taxa de natalidade. o país 1 é desenvolvido, haja vista a menor expectativa de vida.

Questão 18 - (Mackenzie SP) Observe os gráficos:

I, II e III. I e III, apenas. II, apenas. II e III, apenas. I, apenas.

Questão 17 - (UEA AM) As pirâmides etárias expressam o número de habitantes de um país, distribuídos de acordo com o sexo e a idade. Analise as pirâmides etárias dos países 1 e 2. De acordo com os gráficos acima apresentados, considere as afirmações a seguir. I.

O Brasil tem sua evolução demográfica melhor representada na fase II a partir da década de 1980. II. A fase I do gráfico superior representa com maior fidelidade o Brasil na década de 1920. III. A fase III representa de um modo aproximado o que tem ocorrido nas duas últimas décadas no Brasil. IV. A fase I, de ambos os gráficos, ocorreu de modo uniforme em todos os países que se urbanizaram independentemente de suas condições políticas e econômicas. Estão corretas as afirmações a) b) c) d) e)

I, II, III e IV. I e II, apenas. I e III, apenas. II e IV, apenas. I e IV, apenas.

Questão 19 - (UFSC)

(United Nations. World population prospects, 2015. Adaptado.) Com base nas pirâmides etárias apresentadas, é correto afirmar que a)

o país 1 é subdesenvolvido, haja vista o elevado número de jovens.

Sobre as questões demográficas na atualidade, é CORRETO afirmar que: 01. as migrações da Europa e para a Europa são processos recentes, que se intensificaram a partir das décadas de 1980 e 1990, quando da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e da unificação alemã com a queda do muro de Berlim. 02. os problemas migratórios atuais têm diferentes motivações e fluxos entre regiões da África, do Oriente Médio e da América Latina. 04. depois de atingir um alto grau de desenvolvimento econômico e humano, os países que compõem a União Europeia têm criado políticas de estímulo à entrada de imigrantes, principalmente de cidadãos de origem sul-americana, que representam mão de obra com elevada qualificação. 08. a União Europeia criou condições para o livre trânsito de capitais e mercadorias entre os Estados-membros, entretanto há ainda sérias restrições ao movimento de trabalhadores. 16. um problema a ser enfrentado por autoridades europeias é o fluxo migratório de alguns países do noroeste e do leste europeu, embora estes países apresentem desempenho econômico muito semelhante ao dos países do lado ocidental. 32. estudos mostram que o principal motivo que intensifica os processos de migração internacional são as alterações no clima global. 64. uma das principais causas da imigração para a Europa são os problemas advindos da desestruturação de vários países da África e do Oriente Médio. Questão 20 - (UNCISAL AL) Composição do consumo cultural por estrato de renda (Em%)

Fonte: IBGE/POF 2007. Disponível em: . Acesso em: 08 dez. 2015. Os bens culturais estão relacionados a necessidades materiais e culturais e são úteis para proporcionar informação e entretenimento. Segundo dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA – 2007), eles são valorizados por todos os segmentos sociais, independentemente da renda, do gênero e da cor. Nenhuma classe social vê os bens culturais como algo supérfluo; no entanto, como pode ser visto no gráfico, a) b) c) d) e)

as atividades voltadas para o trabalho e a obtenção de renda são priorizadas. há uma uniformidade no consumo de bens eletrônicos e de informática. algumas atividades são exclusivas das classes de maior rendimento. o consumo desses bens é fortemente impactado pelo nível de renda. as classes D e E dão preferência às atividades extra lar.

Questão 21 - (UNCISAL AL) Fases do Modelo de Transição Demográfica

ÁVILA, R. I.; MACHADO, A. M. Transição demográfica brasileira: desafios e oportunidades na educação, no mercado de trabalho e na produtividade. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 2015. (p. 5). Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2015. A análise do modelo de transição demográfica permite afirmar que na

d) a) b) c) d)

e)

fase 1 os altos índices de natalidade são determinados pelo processo acelerado de urbanização. fase 2 há uma significativa queda nas taxas de mortalidade, devido ao que ficou conhecido como revolução sanitária. fase 3 o crescimento vegetativo se torna alto, provocando o fenômeno da explosão demográfica. fase 3 a diminuição da natalidade está ligada ao incremento de jovens no mercado de trabalho e à manutenção de um modelo familiar patriarcal. fase 4 o crescimento vegetativo se torna negativo, obrigando o país a adotar medidas de controle de natalidade.

Questão 22 - (UECE) Atente ao excerto a seguir: “Duzentos e cinquenta milhões de habitantes na época da Antiguidade Clássica, meio bilhão pelos meados do século XVII, um bilhão em 1850, dois bilhões em 1940, mais quatro bilhões antes de 1980. [...] A mais inelutável das razões de desigualdade entre os homens é hoje a sua origem geográfica, isto é, o lugar onde nascem”. George, 1986, p.7-8. In. Moreira, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico. Por uma epistemologia critica. Contexto, São Paulo, 2011. p.78-79. As reflexões históricas, sociais e espaciais sobre a distribuição do homem na Terra podem ser as mais diversas. Dentre as causas da explosão demográfica, pode-se apontar corretamente a) b) c) d)

a revolução na higiene, que acompanhou a Revolução Industrial, principalmente nas áreas da medicina e do saneamento básico. o acesso de toda a população mundial a remédios e tratamento de saúde mais modernos e eficazes. o aumento global da produção de alimentos que eliminou a fome e a desnutrição em todos os continentes. o aumento do número de cidades no mundo, fato que elevou drasticamente a população global.

Questão 23 - (IFCE) Sobre a economia e a população dos países desenvolvidos, é correto afirmar-se que há a) b) c)

população ativa empregada principalmente nos setores primários ou no setor terciário. agropecuária moderna e extensiva, emprego de máquinas e mão de obra especializada. elevado nível de conhecimento científico e deficiência tecnológica.

e)

elevada produtividade na agricultura, que geralmente emprega numerosa mão de obra. reduzido crescimento populacional e população ativa empregada, principalmente nos setores secundário e terciário.

Questão 24 - (ENEM) O Movimento Negro Unificado (MNU) distingue-se do Teatro Experimental do Negro (TEN) por sua crítica ao discurso nacional hegemônico. Isto é, enquanto o TEN defende a plena integração simbólica dos negros na identidade nacional “híbrida”, o MNU condena qualquer tipo de assimilação, fazendo do combate à ideologia da democracia racial uma das suas principais bandeiras de luta, visto que, aos olhos desse movimento, a igualdade formal assegurada pela lei entre negros e brancos e a difusão do mito de que a sociedade brasileira não é racista teriam servido para sustentar, ideologicamente, a opressão racial. COSTA, S. Dois Atlânticos: teoria social, antirracismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado). No texto, são comparadas duas organizações do movimento negro brasileiro, criadas em diferentes contextos históricos: o TEN, em 1944, e o MNU, em 1978. Ao assumir uma postura divergente da do TEN, o MNU pretendia a) b) c) d) e)

pressionar o governo brasileiro a decretar a igualdade racial. denunciar a permanência do racismo nas relações sociais. contestar a necessidade da igualdade entre negros e brancos. defender a assimilação do negro por meios não democráticos. divulgar a ideia da miscigenação como marca da nacionalidade.

Questão 25 - (ENEM) O processo de justiça é um processo ora de diversificação do diverso, ora de unificação do idêntico. A igualdade entre todos os seres humanos em relação aos direitos fundamentais é o resultado de um processo de gradual eliminação de discriminações e, portanto, de unificação daquilo que ia sendo reconhecido como idêntico: uma natureza comum do homem acima de qualquer diferença de sexo, raça, religião etc. BOBBIO, N. Teoria geral da política. a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000. De acordo com o texto, a construção de uma sociedade democrática fundamenta-se em: a)

A norma estabelecida pela disciplina social.

b) c) d) e)

A pertença dos indivíduos à mesma categoria. A ausência de constrangimentos de ordem pública. A debilitação das esperanças na condição humana. A garantia da segurança das pessoas e valores sociais.

Questão 26 - (ENEM)

chamado Bruno, que começa a aprender sobre a “ameaça” que os judeus representam. Assinale a alternativa que relaciona a ideia principal exposta na charge com as manifestações e o momento eleitoral vivenciado até outubro de 2014. a) b) c) d) e)

Desacerto ou equívoco. Compleição e alegria. Desdém ou descaso. Preconceito ou Xenofobia. Inocência e inócuo.

Questão 28 - (IFGO) As pirâmides etárias são importantes para a compreensão da dinâmica demográfica. Observe as figuras a seguir.

BROCOS, R. A redenção de Cam, 1895. Disponível em: http://mnba.gov.br. Acesso em: 13 jan. 2013. Na imagem, o autor procura representar as diferentes gerações de uma família associada a uma noção consagrada pelas elites intelectuais da época, que era a de a) b) c) d) e)

defesa da democracia racial. idealização do universo rural. crise dos valores republicanos. constatação do atraso sertanejo. embranquecimento da população.

Questão 27 - (IFGO)

Disponível em: . Acesso em: 25 Nov. 2014. Assinale a alternativa correta que contém os indicadores mensurados na pirâmide etária. a) b) c) d) e)

Escolaridade. Taxa de natalidade, mortalidade expectativa de vida. Produto Nacional Bruto. Renda per capita. População Economicamente Ativa.

e

Questão 29 - (Unievangélica GO) Leia a notícia a seguir. Espanha dará incentivo a casais que tiverem filhos

Disponível em: . Acesso em: 19 Nov. 2014. A charge faz uma referência ao livro “O menino do pijama listrado”, o qual tem como ponto de vista uma criança inocente, um garoto

O primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero, anunciou ontem que "cada família com residência legal" no país receberá 2.500 euros por cada "novo filho" nascido na Espanha. Ao anunciar o bônus por nascimento – que também beneficiará aqueles que adotarem crianças – Zapatero afirmou, durante seu discurso anual no Parlamento sobre o Estado da Nação, que "o avanço da Espanha é tarefa de todos. Para seguir avançando, a Espanha necessita de mais famílias com mais filhos. E as famílias precisam de mais apoio para terem esses filhos e mais recursos para criá-los", disse o premiê.

Espanha dará incentivo a casais que tiverem filhos. Folha de São Paulo. 04 de julho de 2007. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2014. Além da Espanha, outros países da Europa vêm adotando essa política, tais como Portugal, França, Alemanha etc. Essa medida é adotada porque vem ocorrendo na Europa, nos últimos anos, a) b) c)

d)

um aumento da taxa de natalidade e da taxa de fecundidade, ocasionando um aumento vertiginoso de sua população. um aumento da taxa de mortalidade e da expectativa de vida, ocasionando uma diminuição de sua população. uma diminuição da taxa de natalidade e aumento da taxa de mortalidade no continente, diminuindo a oferta de mão de obra. uma diminuição da taxa de natalidade e da taxa de mortalidade, ocasionando um envelhecimento de sua população.

Questão 30 - (UEPG PR)

Sobre as novas migrações internacionais, assinale o que for correto. 01. Nos dias atuais, grande parte dos imigrantes são de um grupo especial: os refugiados, pessoas que fogem da guerra ou de perseguições em seus países. 02. A ONU – Organização das Nações Unidas, através do ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, é que cuida e mantém sob sua proteção os refugiados, asilados, repatriados e outros, sendo que na Ásia é que estão os maiores números de refugiados. 04. As migrações por motivos econômicos se realizam, dentre outras regiões, da Europa para a África, uma vez que o continente africano apresenta grande oferta de empregos na atualidade. 08. A xenofobia e a intolerância, o racismo e a perseguição a certas minorias ocorrem em países da União Europeia e outros, devido, principalmente, pela concorrência ao mercado de trabalho. 16. Os refugiados podem ou não voltar aos seus países de origem, porque normalmente correm o risco de serem mortos por perseguições religiosas, políticas e raciais.