PROCESSO SELETIVO PROVA PARA CARGO DE:

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DO CHAPÉU PROCESSO SELETIVO PROVA PARA CARGO DE: ODONTÓLOGO PACIENTES ESPECIAIS * ATENÇÃO - CONFIRA SE...
2 downloads 0 Views 2MB Size
ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DO CHAPÉU

PROCESSO SELETIVO PROVA PARA CARGO DE:

ODONTÓLOGO PACIENTES ESPECIAIS * ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE * Neste Caderno de Questões, você encontra: - 28 questões ESPECÍFICAS - 12 questões de Português * Só inicie a prova após a autorização do Fiscal de Sala. * Duração da prova: 3 horas. O Candidato só poderá retirar-se do recinto das provas após 02 horas, contadas a partir do seu efetivo início. * O candidato só terá o direito de levar o caderno de prova após 02:30 horas do início dos trabalhos, e deixará apenas o Cartão de Respostas. * Caso o candidato opte em sair antes de 02:30 horas do início dos trabalhos; NÃO será permitido a anotação do gabarito seja qual for a forma. * Os Fiscais de Sala não estão autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resolução das questões; esta tarefa é obrigação do candidato. * Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de quaisquer equipamentos eletrônicos. * O candidato receberá do Fiscal de Sala, 01 (hum) Cartão de Respostas correspondente às questões objetivas. * Assinale apenas uma opção em cada questão. Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas. * O seu Cartão de Respostas é pessoal e insubstituível. Portanto, CUIDADO, não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em hipótese alguma ele será substituído, salvo por erro do fiscal ou por falha de impressão. Confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assinale no local indicado. * A assinatura no Cartão de Respostas é obrigatória. Assine o seu Cartão de Respostas (Gabarito). Cartão de Respostas sem assinatura acarretará na desclassificação do candidato. * O Gabarito desta prova estará disponível no dia 05/03/2018, no site www.conpass.com.br. * Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questão, o candidato deve seguir as orientações constantes da Cláusula XI do Edital do Processo Seletivo Público nº 001/2017 da PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DO CHAPÉU, de 26/12/2017. * Após o término da prova, o candidato deverá deixar a sala e em hipótese alguma poderá permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma.

BOA PROVA!!

PARTE I – ODONTÓLOGO PACIENTES ESPECIAIS 01 - A reabilitação das fissuras labiopalatinas, na Odontologia é um processo contínuo considerando que a saúde dos dentes e dos seus tecidos de suporte (gengivas e osso alveolar) tem importância fundamental, uma vez que a fissura ocorre na cavidade bucal em estreita relação com os dentes. Considerando os itens abaixo sobre fissuras labiopalatinas, é correto afirmar: IPara o processo reabilitador traça-se uma conduta terapêutica específica, que nada mais é do que a forma individualizada dos tratamentos que serão necessários para conduzir a reabilitação, pois cada caso é um caso; IIAs fissuras labiopalatinas apresentam formas diversificadas dependendo de quais estruturas anatômicas estão envolvidas e de quais funções relacionadas estão comprometidas; sendo assim, o tipo de fissura determina quais cuidados são necessários para sua recuperação, ou seja, as fissuras mais simples normalmente requerem seguimento mais simplificado, enquanto que as mais complexas exigirão meios terapêuticos mais intensos e de longa duração. IIIA doença cárie não representa um aspecto importante para a reabilitação dos indivíduos com fissura, tendo em vista que esta é apenas uma infecção localizada na cavidade bucal, portanto não causa contaminação da área cirúrgica e não interferi na sua cicatrização. Dessa forma não provoca danos ao paciente e consequentemente não interfere no processo reabilitador. A) Estão corretos os itens I, II e III B) Estão corretos os itens I e III C) Estão corretos os itens I e II D) Está correto apenas o item II E) Estão corretos os itens II e III. 02 - Com relação as fissuras labiopalatais, é correto afirmar: I - O tratamento desses pacientes deve ser instituído logo após o nascimento e exige uma equipe de especialistas que visem a abordagem interdisciplinar II - Ainda não se conseguiu isolar um fator etiológico específico, mas sim vários agentes agrupados em categorias como fatores genéticos e fatores ambientais. III - A fissura de lábio e /ou palato manifesta-se precocemente, uma vez que a formação da face e do palato se completam até a sexta semana de vida intrauterina. A) Estão corretas as questões II e III. B) Estão corretas as questões I, II e III C) Estão corretas as questões I e III D) Está correta apenas a questão II. E) Estão corretas as questões I e II. 03 - Com o objetivo de favorecer o atendimento odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais, é importante saber que: I - A obtenção de uma história médica precisa é fator de segurança para o profissional e paciente. II – Em casos de pacientes não colaboradores, a aplicação de contenção física e uso de abridores de boca estão contraindicados, uma vez que não existe a possibilidade do atendimento desses pacientes em nível ambulatorial, por isso se deve recorrer logo à anestesia geral. III- O dentista deverá integrar a equipe multiprofissional que atende esse paciente desde o nascimento.

Estão corretas as afirmativas: A) I e II apenas. B) I apenas. C) I e III apenas. D) II e III apenas. E) I, II e III. 04 - Sobre o atendimento odontológico para pacientes oncológicos submetidos a Radioterapia e/ou quimioterapia, é correto afirmar que: A) A aplicação da quimioterapia e a da radioterapia têm sido muito efetivas, visto que não causam efeitos colaterais significantes, como toxicidade aos tecidos hematopoéticos e não-hematopoéticos. B) O cirurgião-dentista deve saber que dentre os efeitos colaterais causados na cavidade bucal clinicamente importantes, encontra-se apenas a interrupção da função e da integridade dos tecidos bucais, resultando mucosite. C) A quimioterapia e a radioterapia nunca comprometerão adversamente o controle da doença, mesmo apresentando efeitos adversos, por isso não há necessidade da interrupção temporária ou definitiva do tratamento. D) A presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar oncológica é de fundamental importância na prevenção das complicações, realizando o exame físico extra e intrabucal, adequando o meio, realizando intervenções odontológicas antes do início do tratamento oncológico e no controle dos efeitos colaterais bucais agudos da quimioterapia e da radioterapia. E) Não há necessidade de se dar ênfase às medidas preventivas e/ou curativas de adequação do meio bucal no intuito de evitar complicações decorrentes desse tipo de tratamento (quimioterapia e a radioterapia), pois estas complicações sempre estarão presentes nesses pacientes durante e após tal tratamento. 05 - A mucosite bucal é definida como uma inflamação e ulceração da mucosa bucal com formação de pseudomembrana e fonte potencial de infecções com risco de morte. Sobre a mucosite, é correto o que se afirma: I - A manifestação inicial é o eritema, seguido do desenvolvimento de placas brancas descamativas, que são dolorosas ao contato. Crostas epiteliais e exsudato fibrinoso levam à formação de uma pseudomembrana e ulceração, representando a forma mais pronunciada da mucosite. II - A mucosite bucal pode ser classificada em cinco graus diversos, de acordo com o sistema de graduação da Organização Mundial de Saúde: grau 0 - indica ausência de mucosite; grau I presença de úlcera indolor, eritema ou sensibilidade leve; grau II - presença de eritema doloroso, edema, ou úlceras que não interferem na habilidade do paciente em alimentar-se; grau III úlceras confluentes que interferem na capacidade do paciente em ingerir alimentos sólidos; e grau IV - sintomas tão severos que o paciente requer suporte enteral ou parenteral. III - Dentre as drogas comumente utilizadas na quimioterapia, os antimetabólitos, como o 5-fluorouracil, que inibe a síntese do DNA, tendem a produzir mucosite. Efeito semelhante é observado com agentes alquilantes, como o metotrexato, usado comumente no tratamento de tumores malignos do trato gastrintestinal.

IV – A forma mais comum de estomatotoxicidade indireta é uma mucosita, uma condição ulcerativa difusa, geralmente da mucosa bucal não-ceratinizada, acometendo, principalmente, região de palato mole, mucosa jugal, borda lateral da língua, parede faríngea, pilares amigdalianos, lábios, ventre da língua e soalho da boca. A) Estão corretos os itens I, II, III e IV. B) Estão corretos os itens I e II. C) Estão corretos os itens I, e III. D) Está correto apenas o item I. E) Estão corretos os itens II e IV. 06 - Sobre as doenças infectocontagiosas, sabe-se que os profissionais de saúde nem sempre estiveram conscientes e dispostos a seguir os passos necessários para minimizar os riscos para si próprios, para o pessoal auxiliar e para os pacientes. Leia os itens abaixo e marque a alternativa correta: I- Dentre os vários riscos a que estão sujeitos os profissionais de saúde e seus pacientes, está o risco de infecção cruzada, ou seja, transmissão de agentes infecciosos dentro do ambiente clínico. Esta transmissão pode se dar através de contato pessoa-pessoa, pelo ar ou através de objetos contaminados; II- Recomenda-se a profilaxia em todos os casos de exposição com risco significativo de transmissão do HIV. Não existindo exceção, mesmo quando o risco de transmissão for insignificante ou quando o risco de toxicidade dos medicamentos superar o risco da transmissão do HIV. III- Microrganismos patogênicos que eventualmente estejam presentes no sangue e saliva dos pacientes podem ser transportados pelo aerossol e infectar outras pessoas, causando doenças como gripe, resfriado comum e tuberculose. Estão corretas as afirmativas: A) I e III apenas. B) I apenas. C) II e III apenas. D) I e II apenas. E) I, II e III. 07 - Existem materiais biológicos sabidamente infectantes e envolvidos na transmissão do HIV. Assim, a exposição a esses materiais constitui situações nas quais a Profilaxia pós-exposição ao HIV – PEP, está recomendada. (Na dependência dos outros fatores, conforme fluxograma para indicação de PEP). Marque a alternativa que descreve corretamente os materiais biológicos com risco de transmissão do HIV: A) Sangue e outros materiais contendo sangue; Suor; Fluidos vaginais; líquidos de serosas (peritoneal, pleural, pericárdico), líquido amniótico, líquor e líquido articular. B) Sangue e outros materiais contendo sangue; Sêmen; Urina; Líquidos de serosas (peritoneal, pleural, pericárdico), líquido amniótico, líquor e líquido articular. C) Sangue e outros materiais contendo sangue; Sêmen; Lágrima; Fezes; Fluidos vaginais; líquidos de serosas (peritoneal, pleural, pericárdico), líquido amniótico, líquor e líquido articular.

D) Sangue e outros materiais contendo sangue; Sêmen; Fluidos vaginais; líquidos de serosas (peritoneal, pleural, pericárdico), líquido amniótico, líquor e líquido articular. E) Sangue e outros materiais contendo sangue; Sêmen; Suor; Fluidos vaginais; Urina; Líquidos de serosas (peritoneal, pleural, pericárdico), líquido amniótico, líquor e líquido articular. 08 - Sobre a anemia falciforme, após leitura dos itens abaixo, é correto afirmar que: I- Para o tratamento odontológico adequado do portador de anemia falciforme é indispensável conhecer a história médica atual e pregressa do paciente falcêmico, bem como sua história familiar, a fim de se obter conhecimento do grau de comprometimento sistêmico deste; II - Devido às complicações da anemia falciforme, alguns pacientes são submetidos a transfusões sanguíneas, expondo-se ao risco de contaminação por patologias hemotransmissíveis como AIDS e hepatites virais. Isso contra- indica o tratamento odontológico, além de reafirmar os cuidados necessários com o controle da infecção cruzada em ambiente clínico; III-É de extrema importância a realização de uma boa anamnese e exame clínico, pois, nesses procedimentos, podemos detectar sinais e/ou sintomas precoces de infecções bucais e consequentemente um tratamento mais eficiente das mesmas e de menor custo; IV – As manifestações bucais encontradas nos sujeitos com anemia falciforme são sempre sinais patognomônicas da doença e apontam ao cirurgião dentista essa condição. A) Apenas as questões I e III estão corretas. B) Apenas as questões I, II e III estão corretas. C) As questões I e IV estão corretas. D) Apenas as questões I, III e IV estão corretas. E) As questões I, II, III e IV estão corretas. 09 - A bulimia é caracterizada por ingestão compulsiva e rápida de grande quantidade de alimentos com pouco ou nenhum prazer, e é também classificada como distúrbio de comportamento. Observa-se um acometimento maior em mulheres jovens que estão mais expostas a pressões sócioculturais para serem magras. Sobre a bulimia, leia os itens a seguir: I- O cirurgião-dentista, a partir do conhecimento dos sinais e sintomas da bulimia, pode ser um dos primeiros profissionais de saúde a identificá-la, oferecer tratamento odontológico adequado e propiciar um prognóstico favorável para esse distúrbio comportamental que, se não erradicado precocemente, pode tornar-se irreparável; II- Durante o atendimento odontológico, esse profissional deve ser capaz de identificar essas manifestações, associálas à doença em questão, e por intermédio de uma abordagem multidisciplinar, estimular a procura de assistência profissional especializada, contribuindo assim para redução das consequências desse transtorno; III- As manifestações clínicas bucais acarretadas pela disfunção salivar, presentes nos pacientes bulímicos, caracterizam-se pela baixa incidência de cáries, baixos níveis de desmineralização, queilite angular e mucosa desprovida da sua proteção contra traumas e desidratação;

IV- o ato de regurgitar provoca problemas dentais como a erosão intrínseca que é resultado da ação do ácido gástrico que entra em contato com os dentes causando a desmineralização e dissolução do esmalte, por isso todos os bulímicos apresentam erosão dental, independente do tempo de duração da doença e a frequência dos episódios de vômito e a quantidade de saliva. Estão corretos os itens: A) Apenas os itens I, II e III estão corretos. B) Apenas os itens I e IV estão corretos. C) Apenas os itens I, III e IV estão corretos. D) Os itens I, II, III e IV estão corretos. E) Apenas os itens I e II estão corretos. 10 - A anestesia local, relatada como o procedimento mais estressor no consultório odontológico, os sons e vibrações dos instrumentos rotatórios, os movimentos bruscos do profissional, relatos de parentes ou amigos que tiveram experiências negativas em consultas anteriores, ainda causam ansiedade e o medo ao tratamento odontológico para muitas pessoas. Sobre sedação e anestesia geral em Odontologia, é correto o que se afirma em: A) O tratamento sob anestesia geral não apresenta vantagens, pois sempre não são executados todos os procedimentos em uma única sessão, e há desconforto para o paciente e profissional. B) O tratamento sob anestesia geral não é limitante, pois pode ser executado por diversas vezes para aqueles procedimentos que necessitam de duas ou mais sessões e ainda apresenta a vantagem de permitir a socialização do paciente. C) A sedação consciente pode ser obtida por meios farmacológicos e não-farmacológicos. O uso de fármacos para essa finalidade deve ser considerado pelo clínico quando a iatrosedação (tranquilização verbal) for suficiente o bastante para condicionar o paciente. D) A sedação consciente se constitui num método efetivo de controle da ansiedade, por produzir depressão mínima do nível de consciência do paciente, não afetando sua capacidade de respirar de forma automática e independente e de responder à estimulação física e ao comando verbal. E) Procedimentos mais invasivos ou de longa duração, como traumatismos dentais e cirurgias de implantes, sempre irão requerer o uso de sedação por meios farmacológicos, mesmo no caso de pacientes tranquilos e cooperativos. 11 - Aproximadamente 10% dos brasileiros são atingidos por algum tipo de deficiência e 0,7% deste total correspondem aos portadores de deficiência visual. Essa condição pode ser desafiadora à equipe odontológica. Sobre o atendimento odontológico para portadores de deficiência visual, leia os itens a seguir: I- Essa condição pode ser desafiadora à equipe odontológica, que necessita atenção às situações e limitações inerentes aos pacientes portadores de deficiência visual, desde a adaptação do consultório odontológico até o manejo e a conduta destes pacientes;

II- O ensino de formas alternativas de realizar as atividades da vida diária (como vestir-se, alimentar-se, realizar a higiene pessoal e etc.), o uso do sistema braile no processo educacional e o domínio de habilidades de informática, representam facilidades para o desenvolvimento do deficiente visual; III- Para que se estabeleça uma boa comunicação durante o atendimento odontológico é necessário que se determine o grau de deficiência visual e da capacidade de percepção de claro e escuro do paciente, a presença de outras deficiências (como auditivas ou motoras), o grau de independência e o comportamento do paciente e de seu cuidador, se for o caso; IV- Os deficientes visuais são capazes de aprender por imitação e esse método pode ser utilizado para correção da técnica de escovação. Estão corretos os itens: A) Apenas os itens II e III estão corretos. B) Apenas os itens I e IV estão corretos. C) Apenas os itens I, II e III estão corretos. D) Apenas os itens I, III e IV estão corretos. E) Os itens I, II, III e IV estão corretos. 12 - Para a Odontologia, as gestantes constituem pacientes de temporário risco devido às mudanças psicológicas, físicas e hormonais, que criam condições adversas no meio bucal. Sobre a atenção à saúde bucal dessas pacientes, é correto o que se afirma em: A) A mulher grávida quando tem dor oral, doença avançada ou infecção, o tratamento deve ser retardado, mesmo sabendo que as consequências de não tratar uma atividade infecciosa durante a gravidez excedem o possível risco apresentado pela droga ou tratamento dentária. B) A maioria das drogas habitualmente utilizadas em Odontologia não tem contraindicações durante a gravidez, por isso o dentista pode estar sempre utilizando a terapia medicamentosa. C) A cárie dentária na gestação está relacionada com mudanças de hábitos de dieta, higiene bucal e presença de placa bacteriana. Se houver um controle efetivo dessa película de bactérias que gruda nos dentes, não haverá cáries. Mas na maioria das vezes esta doença cárie é causada pela descalcificação dos dentes da mulher durante a gravidez para oferecer minerais no crescimento do feto, considerando que o feto se forma à custa do cálcio ósseo e do cálcio dentário. D) É de geral consenso que a utilização de radiografias deve ser evitada no primeiro trimestre de gestação, visto que a organogênese é um momento crítico. Porém, se todas as medidas de precaução, tais como uso de avental plumbífero (protegendo o abdômen), regulação da dose, uso de filmes rápidos e curto tempo de exposição dos raios X forem realizadas, o exame radiográfico não precisa ser deixado para após o parto, principalmente em casos de urgência. E) O tratamento odontológico pode ser realizado durante todo o período gestacional (com maior ênfase ao primeiro trimestre). Alguns procedimentos como a avaliação da condição bucal da gestante, sua classificação de risco quanto às doenças bucais (doença periodontal, cárie e lesões de tecidos moles) bem como a realização de tratamento restaurador atraumático, raspagem e alisamento supra e subgengivais, deverão ser realizados imediatamente, e posteriormente, restaurações convencionais e procedimentos definitivo.

13 - O Diabetes mellitus é caracterizado por distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas, gorduras e hiperglicemia crônica. Essa patologia pode desencadear algumas manifestações bucais. Leia os itens abaixo e marque corretamente a alternativa que apresenta as manifestações bucais mais encontradas nos pacientes diabéticos: A) Xerostomia, eritema, glossodínia e diminuição da viscosidade salivar B) Xerostomia, eritema, glossodínia e distúrbios de gustação C) Síndrome de Ardência Bucal, eritema, glossodínia e mucosite D) Síndrome de Ardência Bucal, xerostomia, glossodínia e mucosite E) Hálito cetônico, Síndrome de Ardência Bucal, eritema e mucosite 14 - Diabetes mellitus é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz e, não consegue utilizar a glicose adequadamente. Isso pode levar ao excesso de glicose no sangue. Diabetes mellitus quando não controlada, pode ocasionar complicações sistêmicas crônicas, como, por exemplo: problemas renais, oculares e vasculares, entre outras. Sobre Diabetes mellitus, leia os itens abaixo: I- Os três tipos de diabetes são: tipo 1 (aproximadamente 5% dos casos), tipo 2 (90-95% dos casos), e gestacional. Diabetes do tipo 1 surge quando o sistema imunológico destrói as células pancreáticas que produzem insulina. O diabetes do tipo 2 aparece quando determinados tecidos ficam resistentes à insulina. No diabetes gestacional, hormônios da gravidez bloqueiam a ação da insulina. II- O cirurgião-dentista é um profissional capaz de identificar as manifestações bucais e alertar o paciente sobre o Diabetes, bem como tratá-las nos pacientes já diagnosticados. III- As complicações são normalmente mais severas em pacientes com diabetes do tipo 1. Como o risco de complicações bucais aumenta conforme o controle glicêmico diminui, é fundamental atingir o controle glicêmico para prevenir e administrar a saúde bucal. Estão corretas as afirmativas: A) I apenas. B) I, II e III. C) II e III apenas. D) I e III apenas. E) I e II apenas. 15 - É necessário que o cirurgião-dentista tenha conhecimento que o uso de anestésicos em mulheres durante a gravidez é relativamente seguro quando administrados nas doses corretas e aconselháveis, mas devese ter em consideração a possibilidade de se verificarem alterações no Sistema Nervoso Central (SNC) do feto. Na tabela abaixo, complete corretamente as informações a acerca da administração de anestésicos locais, particularmente durante a gravidez e a amamentação.

Tabela - Administração de anestésicos locais durante a gravidez e a amamentação Droga Uso Uso durante a durante a amamentação gravidez Anestésicos Locais 1. Lidocaína 2. Bupivacaína 3. Mepivicaína 4. Prilocaína Agora marque a alternativa abaixo correspondente a resposta correta: A) 1: sim, sim; 2: sim, sim; 3:sim, sim; 4: sim, sim B) 1: sim, não; 2: não, sim; 3:sim, sim; 4: sim, sim C) 1: sim, sim; 2: não, sim; 3:não, sim; 4: sim, sim D) 1: sim, sim; 2: não, sim; 3:sim, sim; 4: sim, sim E) 1: sim, sim; 2: não, sim; 3:sim, sim; 4: sim, não 16 - A Organização Mundial de saúde (OMS) diz que, em Odontologia, é considerado paciente com necessidade especial todo usuário que apresente uma ou mais limitações, temporária ou permanente, de ordem mental, física, emocional, de crescimento ou médica, que o impeça de ser submetido a uma situação odontológica convencional. Diante do exposto, leia os itens abaixo sobre o atendimento odontológico ao Portador de Necessidades Especiais e marque a alternativa correta: I- A portaria nº 599/GM, de 23 de março de 2006, que define a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) estabelece que todo CEO deve realizar atendimento a Portador de Necessidade Especial. II- Procedimentos da atenção básica, como exodontias simples e dentística básica, só se justificam nos atendimentos do CEO se forem realizados em pacientes especiais. III- O Caderno de Atenção Básica nº 17 - Saúde Bucal afirma que a Unidade Básica de Saúde deverá acolher avaliar e tratar, sempre que possível, paciente com limitações motoras, deficiência visual, auditiva ou de fala, gestantes, bebês, diabéticos, cardiopatas, idosos, HIV positivos, pacientes com disfunção renal, defeitos congênitos e transplantados, sem outras limitações. Agora marque a alternativa correta: A) Apenas as questões I e II estão corretas. B) Apenas as questões I e III estão corretas. C) Apenas as questões II e III estão corretas. D) Apenas a questão III está correta. E) As questões I, II e III estão corretas. 17 - Os pacientes portadores de cardiopatias congênitas, assim como demais pacientes, necessitam passar por uma minuciosa anamnese, a fim de que possam relatar sua história médica e odontológica ao profissional, de modo a serem tomadas todas as medidas necessárias para o bom andamento do tratamento. Sobre atendimento odontológico para portadores de cardiopatias, leia os itens a seguir e depois marque a alternativa correta: I- O uso de antibióticos 1 hora após os procedimentos invasivos foi demonstrado por meio de pesquisas e estudos como sendo a forma mais prática e tão eficaz capaz de combater bacteremias transitórias.

II- O profissional da odontologia deve programar os horários e o tempo das consultas para que o paciente fique o menor tempo possível dentro do consultório. III- Ao se tratar um paciente com comprometimento cardiovascular, o profissional da odontologia deve estar ciente de que será um tratamento em conjunto com o seu médico, que esse deverá detalhar a história da doença de seu paciente, bem como dar as orientações para um melhor tratamento, livre de riscos ou com risco reduzido. IV - O uso de anestésicos para cardiopatas é totalmente contraindicado, deve-se ater para o fato de que apenas o médico definirá qual o tipo específico de anestésico que o dentista deverá usar. Estão corretos os itens: A) Apenas os itens II e III estão corretos. B) Apenas os itens I, II e III estão corretos. C) Apenas os itens I e IV estão corretos. D) Apenas os itens I, III e IV estão corretos. E) Os itens I, II, III e IV estão corretos. 18 - Em pacientes cardiopatas, alguns medicamentos são utilizados com antecedência aos procedimentos que possam ter possibilidade de sangramento, como é o caso da amoxicilina. Marque a alternativa correta sobre a prescrição adequada da amoxicilina para esses casos: A) A amoxicilina deve ser administrada via oral em 2g para pacientes adultos e 50mg/kg para as crianças, ambos 1 hora antes do procedimento odontológico B) A amoxicilina deve ser administrada via oral em 2g para pacientes adultos e 50mg/kg para as crianças, ambos 1 hora após o procedimento odontológico. C) A amoxicilina deve ser administrada via oral em 2g para pacientes adultos e 50mg/kg para as crianças, ambos 1 dia após o procedimento odontológico. D) A amoxicilina deve ser administrada via oral em 2g para pacientes adultos, 1 hora após o procedimento odontológico e nunca para as crianças, que não precisarão, mesmo quando submetidas a procedimentos cirúrgicos. E) A amoxicilina deve ser administrada via oral em 2g para pacientes adultos, 1 hora antes do procedimento odontológico e nunca para as crianças, que não precisarão, mesmo quando submetidas a procedimentos cirúrgicos 19 - O doente renal crônico requer um olhar especial, de uma equipe multiprofissional prestando um atendimento integral, conforme os pilares do SUS. Dentro desse contexto o Cirurgião Dentista (CD) se torna um membro valioso para a equipe de saúde, contribuindo com a manutenção do bem estar geral do indivíduo. Considerando o atendimento odontológico para esses pacientes, leia os itens abaixo: I- Dada a importância da saúde bucal na manutenção da saúde sistêmica em pacientes que se submetem a hemodiálise, a assistência odontológica não é permitida, considerando estar o paciente já bastante debilitado, mas a orientação em higiene bucal é extremamente necessária. II- À proporção que a doença evolui, provavelmente devido à ureia na saliva, o paciente pode queixar-se de gosto ruim e halitose. A inflamação e o aumento da parótida são alterações possíveis. Além disso, a amônia pode ser percebida durante a respiração do paciente.

III- O tratamento odontológico do doente renal crônico deve ser executado de forma multidisciplinar, com uma constante comunicação entre o médico (nefrologista) e o cirurgião dentista. Uma avaliação médica realizada pelo menos há três meses é necessária. IV- Um sinal bucal que comumente pode ser encontrado em pacientes que fazem diálise é a palidez da mucosa bucal, decorrente da anemia. Estão corretos os itens: A) Apenas os itens I, II e III estão corretos. B) Apenas os itens II e III estão corretos. C) Apenas os itens II, III e IV estão corretos. D) Apenas os itens I e IV estão corretos. E) Os itens I, II, III e IV estão corretos. 20 - O Cirurgião dentista para realizar o atendimento odontológico do portador de doença renal crônica, precisa ter conhecimento sobre essa patologia, pois diversos cuidados devem ser adotados. Diante do exposto marque a alternativa correta com relação a esse atendimento. A) Em procedimentos odontológicos que envolvam sangramento, o ácido acetilsalicílico deve ser utilizado. Considerando que ele inibe de forma irreversível a tromboxana das plaquetas, responsável pela agregação plaquetária. B) A tetraciclina deve ser prescrita, em consequência do possível aumento nos níveis de nitrogênio uréico no sangue. C) As penicilinas, a clindamicina e o metronidazol não devem ser empregados com prudência D) É indicado o uso simultâneo da ciclosporina com o metronidazol devido à capacidade do metronidazol em aumentar o metabolismo da ciclosporina, evitando a nefrotoxicidade. E) O uso de medicamentos que contenham aspirina e drogas anti-inflamatórias não - esteroides não é aconselhável, pois apresentam ação antiplaquetária. 21 - O autismo consiste em uma desordem complexa, severamente incapacitante caracterizada por alterações do comportamento relacionados ao convívio social, linguagem e limitações motoras. Esse paciente deve receber atendimento odontológico e o profissional, dentre outros cuidados, deverá designar um espaço para relatar observações complementares sobre o estado de saúde do atendido. Leia os itens a seguir: I- O cirurgião-dentista deve esquematizar as consultas odontológicas com figuras para, através da pedagogia visual, explicar as etapas do atendimento às crianças. O CD deve instruir os pais para que esta atividade seja realizada como uma forma de ensaio no lar. Isto exige a interação do dentista com uma equipe multiprofissional (psicólogo e pedagogo) II- Ter cautela ao prescrever medicamentos devido a possíveis interações com fármacos já utilizados pelo paciente. III- O tratamento sob anestesia geral em ambiente hospitalar é o mais recomendado mesmo quando for conseguido o condicionamento do paciente para atendimento ambulatorial, considerando os medicamentos que utilizam.

IV- Aumentar a estimulação sensorial como luz forte, sons e odores, devido à grande sensibilidade do autista a estes estímulos, consequentemente terá paciente mais calmo. Estão corretos os itens: A) Apenas os itens I, II e III estão corretos. B) Apenas os itens II e III estão corretos. C) Apenas os itens I, II e IV estão corretos. D) Apenas os itens I e II estão corretos. E) Os itens I, II, III e IV estão corretos. 22 - A atenção domiciliar à saúde constitui a modalidade geral da atenção à saúde prestada no domicílio, sendo uma categoria genérica que engloba e representa o atendimento, a visita e a internação domiciliares, cada qual com seus objetivos e características. Leia os itens abaixo: I- A assistência domiciliar à saúde é uma categoria da atenção domiciliar à saúde que pode ser também denominada atendimento ou cuidado domiciliar e baseia-se na plena interação do profissional com o paciente, sua família e com o cuidador, quando esse existe. II- A assistência domiciliar constitui um conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e continuadas desenvolvidas em domicílio, e pode ser instrumentalizada pela visita ou internação domiciliar. III- O atendimento domiciliar à saúde é uma categoria diretamente relacionada à atuação profissional no domicílio, que pode ser operacionalizada por meio da visita. IV- O atendimento domiciliar envolve atividades que são apenas de educação e prevenção à saúde dos indivíduos e seus familiares no contexto de suas residências. Estão corretos os itens: A) Apenas os itens I, II e III estão corretos. B) Apenas os itens II e III estão corretos. C) Apenas os itens I e II estão corretos. D) Apenas os itens I, II e IV estão corretos. E) Os itens I, II, III e IV estão corretos. 23 - O Brasil possui aproximadamente 14,5% da sua população com algum tipo de necessidade especial, o que corresponde a aproximadamente 17 milhões de deficientes. Aproximadamente 48,0% deles são portadores de deficiência visual; 22,9% com deficiência motora; 16,7% com deficiência auditiva; 8,3% com deficiência mental e 4,1% com deficiência física. Alguns pacientes apresentam problemas bucais relevantes e seus pais/responsáveis normalmente possuem dificuldades para encontrarem profissionais preparados para suas demandas. Para realizar esses atendimentos, o profissional de Odontologia deve estar academicamente preparado. Marque a alternativa que mostra fatores que interferem no atendimento ideal para resolução dos problemas bucais dos portadores de necessidades especiais (PNE): A) A prevenção das doenças bucais nos indivíduos com necessidades especiais deve ser realizada por programas de educação e prevenção que tenham o apoio dos familiares e cuidadores. B) Muitas vezes existem as barreiras arquitetônicas, as limitações financeiras, o medo, a ignorância/negligência em relação à saúde bucal, a carência de profissionais com qualificação e interessados em cuidar dessa parcela da população.

C) Muitas vezes, o uso de escovas dentais adaptadas, que ajudam na higienização, são recursos que auxiliam nos cuidados bucais dos PNE. D) A assistência odontológica dedicada aos PNE não visa somente o emprego das técnicas odontológicas. É essencial que aconteça uma boa interação multiprofissional e familiar que proporcione o cuidado integral do paciente. E) Além de conhecerem as técnicas preventivas e cirúrgico restauradoras, o cirurgião-dentista precisa conhecer a realidade do paciente, sua história e seu núcleo familiar. 24 - As manifestações bucais advindas do tratamento antineoplásico, seja com Radioterapia e/ou Quimioterapia, são previsíveis. Intervenções de urgência podem ser necessárias. Um companhamento estomatológico é importante para a prevenção das complicações orais radioquimioinduzidaas e a manutenção da saúde bucal. Sobre manejo das complicações orais advindas dessas trapias, marque a alternativa correta: A) A prevenção de cárie e controle da placa bacteriana realizadas por meio de profilaxias e instruções de higiene oral, não são necessárias, e sim apenas o tratamento das lesões. B) Entre os cuidados orais realizados pelo paciente, destacam-se o uso de escovas com cerdas macias e/ou ultramacias, evitar gargarejos com produtos que contenham álcool e o hábito de lamber os lábios. Os alimentos ácidos, duros e/ou quentes também devem ser evitados. Seguir uma dieta rica em proteínas e vitaminas, beber líquidos entre as refeições e mascar ou chupar bala sem açúcar são também de grande importância. C) O tratamento de ulcerações e inflamação da mucosa envolve a utilização apenas de antibioticoterapia. D) Para os pacientes que apresentam xerostomia ou hipossalivação, o estímulo e a substituição salivar são feitos através da utilização de anti-inflamatórios e da higienização das próteses a cada refeição. E) A prevenção de infecções oportunistas, principalmente a candidíase e a herpes são feitos através da administração de agentes antifúngicos e antivirais e o controle durante o tratamento é feito através do uso de analgésicos. 25 - A Mucosite Oral (MO) é um processo inflamatório da mucosa oral decorrente de agentes quimioterápicos e/ou da radiação ionizante. Sobre a MO leia os itens a seguir: I - A MO pode, em decorrência de sua morbidade, alterar o planejamento do tratamento anticâncer ou até mesmo suspendê-lo, interferindo drasticamente no controle tumoral e na sobrevida do paciente; II – A MO pode causar demasiada dor em muitos pacientes e provoca, geralmente, dificuldade na mastigação e na deglutição de alimentos sólidos e em alguns casos, na ingestão de líquido; III - Existem vários sistemas de avaliação e graduação da MO quanto à sua severidade. No sistema preconizado pela OMS a MO é classificada em 5 estágios. No estágio 0 há a ausência dos sinais e sintomas. No grau 1 há o surgimento de área eritematosa e dolorida, no entanto, o paciente ainda aceita dieta sólida.

Estão corretas as afirmativas: A) I apenas. B) II e III apenas. C) I e III apenas. D) I e II apenas. E) I, II e III. 26 - o Paciente L. M. M. com idade de 10 anos, compareceu à uma clínica odontológica buscando tratamento para lesões de cáries. A mãe relatou que o mesmo tinha um transtorno invasivo do desenvolvimento, caracterizado por deficiência na comunicação, interação social e nas respostas aos estímulos visuais e auditivos. Explicou que o médico que acompanha a criança justificou a não existência de um tratamento específico com medicamentos que minimizassem os sintomas relatados. A mãe, preocupada com o comportamento do filho, disse ainda que, por muitas vezes, ele, durante outros tratamentos odontológicos mostrou-se agressivo e não colaborativo, acarretando dificuldades para execução do tratamento. Diante do quadro, podemos afirmar que o paciente L. M. M. tem: A) Ataxia de Friedreich. B) Transtorno Do Espectro Autista (TEA). C) Síndrome de Patau D) Doença de Huntington E) Esquizofrenia 27 - A paralisia cerebral é um distúrbio do movimento e da postura, devido a uma lesão não progressiva do cérebro, ocorrendo no início da vida, levando a uma alteração permanente, com graduações diversas. Com relação aos portadores de Paralisia Cerebral, podemos afirmar que as condições bucais mais comuns são: A) Hiperplasia gengival medicamentosa, agravada com a presença de placa bacteriana, baba excessiva, falta de vedamento labial e dificuldade na deglutição salivar, cárie dentária, a higienização insatisfatória e a inabilidade da língua, má-oclusão, respiração bucal. B) Agenesias dentárias, hiperplasia gengival medicamentosa, agravada com a presença de placa bacteriana, baba excessiva, falta de vedamento labial e dificuldade na deglutição salivar, cárie dentária, a higienização insatisfatória e a inabilidade da língua, má-oclusão, respiração bucal C) Hiperplasia gengival medicamentosa, agravada com a presença de placa bacteriana, baba excessiva, falta de vedamento labial e dificuldade na deglutição salivar, cárie dentária, a higienização insatisfatória e a inabilidade da língua, má-oclusão, respiração bucal, Dentes extra numerários. D) Hiperplasia gengival medicamentosa, agravada com a presença de placa bacteriana, baba excessiva, fluorose, cárie dentária, a higienização insatisfatória e a inabilidade da língua, má-oclusão, respiração bucal. E) Hiperplasia gengival medicamentosa, agravada com a presença de placa bacteriana, baba excessiva, falta de vedamento labial e dificuldade na deglutição salivar, cárie dentária, a higienização insatisfatória e a inabilidade da língua, má-oclusão, macrodontias.

28 - Quando o dentista vai atender um Paciente Portador de Necessidades especiais - PPNE, é importante considerar alguns aspectos psicológicos, tanto durante a abordagem inicial como durante o atendimento propriamente dito. Diante desta afirmação, marque a alternativa correta: A) É importante existir condicionamento psicológico do paciente: reconhecimento do consultório, mostrar cadeira, seus movimentos, posicionar a criança na cadeira, explicar o uso de máscara, luvas, mostrar refletor, cuspideira, seringa (ar e água), alta rotação, baixa rotação. B) O ppne é antes de tudo um paciente, a única diferença é que se encontra mais vulnerável, por isso a abordagem destes pacientes deve normal quando do atendimento odontológico, sem considerar aspectos que diferenciariam dos outros pacientes, utilizando-se de todos os recursos disponíveis que também são utilizados em qualquer outro paciente. C) A abordagem do profissional com criança e familiares, não influenciará a forma com estes reagirão e aceitarão o tratamento. D) Não deve haver um intercâmbio com o médico do paciente, pois isto não mudará o protocolo do tratamento, como o melhor momento para realizar tratamento e o medicamento a ser estabelecido na conduta odontológica. E) Durante o atendimento as consultas devem ser longas, pois o atendimento é mais difícil e ainda os retornos devem ser frequentes, considerando que o paciente deve memorizar o vínculo profissional que precisa ser mantido.

PARTE II - PORTUGUÊS As questões 29 e 30 referem-se ao texto seguinte: Leia os seguintes versos de uma canção de Luís Gonzaga e Zé Dantas criada em 1953: Vozes da seca Seu doutô os nordestino têm muita gratidão Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão Mas doutô uma esmola a um homem qui é são Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão É por isso que pidimo proteção a vosmicê Home pur nóis escuído para as rédias do pudê Pois doutô dos vinte estado temos oito sem chovê Veja bem, quase a metade do Brasil tá sem cumê Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage Se o doutô fizer assim salva o povo do sertão Quando um dia a chuva vim, que riqueza pra nação! Nunca mais nóis pensa em seca, vai dá tudo nesse chão Como vê nosso distino mercê tem nas vossa mãos (Disponível em: http://www.luizluagonzaga.mus.br/index.php?option= com_content&task=view&id=180&Itemid=103. Acesso em: 20/5/2015. © Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda.) 29 - Das afirmações seguintes: I. O fato de muitas palavras da canção terem uma grafia não mais utilizada hoje em dia, isto é, correspondente ao português antigo, indica que ela foi escrita há muito tempo. II. Ainda que tenha sido escrita há mais de sessenta anos, ou seja, em 1953, a letra da canção trata de um tema extremamente atual. III. A letra da canção está escrita em uma variedade não padrão do português e ainda hoje muito presente na fala de um grande número de brasileiros. A) Estão corretos apenas os itens I e II. B) Estão corretos apenas os itens I e III. C) Todos estão corretos. D) Apenas o item II está correto. E) Estão corretos apenas os itens II e III. 30 - De acordo com o texto, podemos afirmar quanto as características da população vitimada pela seca. I. Trata-se de pessoas que, embora miseráveis, mantêm seu orgulho pessoal e querem retribuir por meio do trabalho os benefícios que lhes sejam concedidos pelos governantes. II. Trata-se de pessoas que não trabalham e esperam que as autoridades públicas resolvam seus problemas por meio de subsídio financeiro. III. Trata-se de pessoas trabalhadoras, que, em razão das condições adversas em que se encontram, não conseguem prosperar apenas por meio da disposição que têm para o trabalho. A) Estão corretos os itens I e II. B) Estão corretos os itens II e III. C) Todos estão corretos. D) Estão corretos os itens I e III. E) Apenas o item III está correto.

A questão 31 refere-se ao poema seguinte: Cais matutino Mercado do peixe, mercado da aurora: Cantigas, apelos, pregões e risadas À proa dos barcos que chegam de fora. Cordames e redes dormindo no fundo; À popa estendidas, as velas molhadas; Foi noite de chuva nos mares do mundo. Pureza do largo, pureza da aurora. Há viscos de sangue no solo da feira. Se eu tivesse um barco, partiria agora. O longe que aspiro no vento salgado Tem gosto de um corpo que cintila e cheira Para mim sozinho, num mar ignorado. (In: Ítalo Moriconi, org. Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 47.) 31 - Que palavras são responsáveis respectivamente, pelas sugestões visuais, sonoras, táteis e gustativas sobre o local? A) sangue, risadas, gosto, molhadas B) aurora, cantigas, molhadas, salgado C) cintila, pregões, salgado, molhadas D) salgado, apelos, sangue, gosto E) sangue, gosto, molhadas, salgado As questões 32 e 33 refere-se a tira seguinte:

32 - Identifique a figura de linguagem presente nos quadrinhos 1 e 2 da tira: A) hipérbole B) metonímia C) eufemismo D) onomatopeia E) prosopopeia 33 - Analise as seguintes afirmações sobre a comunicação entre as personagens. I. A tira produz uma realidade machista da nossa sociedade, em que a mulher cumpre as tarefas domésticas, enquanto o homem cuida de seus interesses particulares. II. A mulher provavelmente não entende o que o homem disse, porque é muito idosa e já não consegue mais se comunicar com eficiência. III. A mulher certamente ouve a campainha e entende a ordem do homem, mas age de maneira a deixar clara sua discordância em relação à atitude dele. A) Estão corretos os itens I e III. B) Estão corretos os itens I e II. C) Estão corretos os itens II e III. D) Todos estão corretos. E) Apenas o item I está correto.

34 - Identifique a alternativa cujo verbo destacado teve uso incorreto no particípio. A) Justin Bieber é expulso de sítio arqueológico após tentar escalar ruína maia. B) Guerra às drogas poderia ter prendido presidentes dos EUA, diz pesquisador. C) Morre Nicholas Winton, conhecido por ter salvo dos nazistas 669 crianças. D) Jovens transportando rifle e escopeta são presos em torneio de Pokémon nos EUA. E) Nenhuma das respostas anteriores. As questões 35 e 36 referem-se ao anúncio seguinte:

37 - No período “Contanto que ele participe, pode entrar no nosso grupo”, a oração destacada classifica-se como: A) subordinada adverbial concessiva B) subordinada adverbial condicional C) subordinada substantiva subjetiva D) subordinada substantiva predicativa E) subordinada adjetiva explicativa 38 - A concordância nominal está correta em todas as alternativas, exceto em: A) Tristeza é proibido. B) As receitas seguiram anexas ao envelope. C) Até que custou barata a troca dos pneus! D) As crianças estavam meio assustadas com o barulho da tempestade. E) Naquela casa, a alegria era necessária. 39 - A “ênclise” foi empregada corretamente apenas em: A) Sempre mandam-me notícias. B) O professor que assessorou-me é doutor em linguística. C) Bons ventos tragam-o! D) Enquanto penteava-se, assobiava alegremente. E) Não, respondeu-me Eunice, agora não posso ajudála. 40 - Observe o emprego da crase nas frases seguintes: I. Gota à gota, retirou o líquido da garrafa. II. Dificilmente, compro à prazo. III. Comunique nossas decisões à gerência da empresa. O emprego está correto: A) Apenas em III. B) Em I e III. C) Em II e III. D) Apenas em I. E) Em I, II e III.

35 - Das afirmações seguintes: I. A finalidade do texto é denunciar a situação da área de saúde daquele Estado, mostrando que o governo não destina mais verbas à saúde porque não prioriza essa área. II. Considerando a frase “Não é falta de recurso. É falta de prioridade”, podemos compreender através do enunciado principal que o governo prefere fazer uma festa popular com queima de fogos, a cuidar da área de saúde do Estado. III. A conjunção “OU” no enunciado principal apresenta sentido de adição. A) Estão corretos os itens I e II. B) Estão corretos os itens I e III. C) Estão corretos os itens II e III. D) Todos estão corretos. E) Apenas o item I está correto. 36 - No enunciado “Não é falta de recurso. É falta de prioridade”, há duas orações, que poderiam ser ligadas por uma conjunção, transformando-a numa única frase. Qual das conjunções a seguir poderia fazer a conexão das orações, mantendo o sentido original? A) pois B) e C) não só... mas também D) mas E) Nenhuma das respostas anteriores.