Geografia Prof. Davi Cartografia 4. (Fuvest 2012) Observe os seguintes mapas do Brasil:

EXERCÍCIOS 1. (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades é de 8 cm. Qual a distância real entre essas cidades? a) 8 km b) 80 km c) 800 km d) 8000 km 2. (UECE-2000) Considere dois mapas que representam a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com as seguintes escalas: Mapa 01 (1:50.000); Mapa 02 (1:500.000) Pode-se afirmar verdadeiramente que: a) em ambos os mapas há uma representação cartográfica com grande riqueza de detalhes; b) os dois mapas possuem o mesmo tamanho; c) o mapa 02 apresenta riqueza de detalhes por ter escala grande d) o mapa 01 tem maior tamanho e representa com maior riqueza de detalhes a área da RMF 3. (UFT)

Figura: Mapa do Brasil em diferentes escalas. Fonte: COELHO, Marcos de Amorin. Geografia Geral: O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 1992. p. 302

Tomando-se como base a figura que mostra o Brasil em três escalas diferentes, é INCORRETO afirmar que: a) Quanto menor for a escala, maior é o tamanho do mapa e consequentemente maior é a riqueza de detalhes. b) Quanto maior for a escala, maior é o tamanho do mapa e consequentemente maior riqueza de detalhes. c) Quanto menor for a escala, menor o tamanho do mapa e consequentemente menor é a riqueza de detalhes. d) Quanto maior a escala melhor é a observação dos detalhes.

a) b) c) d) e)

Os mapas representam, respectivamente os temas: I II III Natalidade Mortalidade IDH Infantil Mortalidade Alfabetização Trabalho Infantil Infantil Alfabetização Trabalho infantil IDH Natalidade IDH Trabalho Infantil Alfabetização Mortalidade Natalidade Infantil

5. (FUVEST 2009)

Considere os exemplos das figuras e analise as frases abaixo, relativas às imagens de satélite e às fotografias aéreas. I. Um dos usos das imagens de satélites refere-se à confecção de mapas temáticos de escala pequena, enquanto as fotografias aéreas servem de base à confecção de cartas topográficas de escala grande. II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles são disponibilizados para uso civil. III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras características, as imagens de satélite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopolítico valioso. Está correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

Em parte da área acima representada, onde predominam menores declividades, o produtor rural pretende desenvolver uma atividade agrícola mecanizada. Em outra parte, com maiores declividades, esse produtor deseja plantar eucalipto. Considerando os objetivos desse produtor rural, as áreas que apresentam, respectivamente, características mais apropriadas a uma atividade mecanizada e ao plantio de eucaliptos estão nos quadrantes: a) sudeste e nordeste. b) nordeste e noroeste. c) noroeste e sudeste. d) sudeste e sudoeste. e) sudoeste e noroeste. 7. (UFPB 2009) Paralelos e meridianos são linhas imaginárias que se intercruzam na superfície terrestre. No cruzamento de um paralelo com um meridiano, há um ponto específico que determina a latitude e a longitude, permitindo a sua localização. Sobre as referidas latitude e longitude, é correto afirmar: a) São medidas angulares entre dois pontos. b) São distâncias em graus entre dois pontos. c) São medidas em quilômetros entre a linha do Equador e o meridiano de Greenwich. d) A latitude varia de 0º a 180º para Leste ou para Oeste. e) A longitude varia de 0º a 90º para Norte ou para Sul. 8. (PUC-RS) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas

6. (Fuvest 2012) Observe a Carta Topográfica abaixo, que representa a área adquirida por um produtor rural.

Geografia

2

O ponto antípoda de B é: a) 3º de latitude Norte e 2º de longitude Oeste. b) 87º de latitude Sul e 2º de longitude Oeste. c) 3º de latitude Norte e 178º de longitude Oeste. d) 2º de latitude Sul e 177º de longitude Leste. e) 3º de latitude Sul e 4º de longitude Leste. 9. (FESP) Examine atentamente as sentenças a seguir e assinale o grupo das que lhe parecerem corretas. 1. Paralelamente ao Equador ficam dispostos círculos que diminuem de tamanho à proporção que estão mais próximos dos polos. 2. A latitude de um lugar é medida em km e representa a distância entre dois pontos na superfície do planeta. 3. As coordenadas geográficas compreendem a latitude, a longitude, a distância em metros em relação ao nível do mar e as isoietas. 4. A longitude é o afastamento, medido em graus, de um meridiano em relação a outro, chamado meridiano de Greenwich. 5. Quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre o papel, tem-se uma projeção cartográfica. Assinale: a) se todas são corretas: b) se apenas 1, 2 e 3 são corretas; c) se apenas 1, 4 e 5 são corretas; d) se apenas 2, 3 e 5 são corretas; e) se apenas 2, 4 e 5 são corretas. 10. (Ufrn 2013) As curvas de nível são linhas que unem os pontos do relevo os quais apresentam a mesma altitude. A figura abaixo representa a topografia de uma área a partir de curvas de nível.

Considerando as informações da figura apresentada, é correto afirmar: a) O percurso do rio principal segue a direção nordestesudoeste. b) As maiores declividades do terreno localizam-se na direção noroeste. c) As menores altitudes do terreno localizam-se na direção sudeste. d) O percurso do rio principal segue a direção sudoestenordeste. 11. Leia o texto e assinale a alternativa correta:

MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, 2008. p.16.

Sobre a Projeção de Mercator, podemos afirmar que: a) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo equivalente, que mantém a proporção das áreas dos continentes e, em contrapartida, sacrifica suas formas. b) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo semelhante, que mantém a forma das áreas dos continentes e altera a proporção das áreas representadas. c) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo anafilática, que não mantém nem a forma e nem a área dos continentes e oceanos, mas que minimiza as alterações. d) trata-se de uma projeção cônica, caracterizada por ser do tipo equivalente, que mantém a proporção das áreas dos continentes e, em contrapartida, sacrifica suas formas. e) trata-se de uma projeção cônica, caracterizada por ser do tipo semelhante, que mantém a forma das áreas dos continentes e altera a proporção das áreas representadas.

Geografia

3

12. (PUC-PR) Observe com atenção o mapa abaixo

Fonte: MOREIRA; SENE, 2004.

O planisfério foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, concebida inicialmente por James Gall no final do século XIX e retomada por Arno Peters a partir da metade do século seguinte, cujo contexto político-econômico fortemente o influenciou para o desenvolvimento desse mapa. Assinale a alternativa cuja característica corresponde ao mapa de Gall-Peters: a) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator. b) Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes. c) É uma projeção cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos polos e reduzidas na faixa intertropical. d) A disposição perpendicular da rede de paralelos e meridianos nesse mapa revela que a projeção de GallPeters é do tipo azimutal ou polar. e) Peters, que retomou a elaboração dessa projeção G F no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo. 13. (Unimontes) Observe a figura.

A partir da projeção dos meridianos e paralelos geográficos, a forma cartográfica representada na figura é construída em a) um cilindro tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o cilindro num plano. b) uma esfera tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o globo num plano. c) um cone tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o cone num plano. d) qualquer ponto da superfície de referência por um pedaço de papel num plano.

Gabarito Questão 1) A Questão 2) D Questão 3) B Questão 4) C Questão 5) E Questão 6) C Questão 7) A Questão 8) C Questão 9) C Questão 10) A Questão 11) B Questão 12) A Questão 13) A

Geografia

4

Geografia – Prof. Davi Cartografia 4. (Fuvest 2012) Observe os seguintes mapas do Brasil:

EXERCÍCIOS 1. (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades é de 8 cm. Qual a distância real entre essas cidades? a) 8 km b) 80 km c) 800 km d) 8000 km 2. (UECE-2000) Considere dois mapas que representam a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com as seguintes escalas: Mapa 01 (1:50.000); Mapa 02 (1:500.000) Pode-se afirmar verdadeiramente que: a) em ambos os mapas há uma representação cartográfica com grande riqueza de detalhes; b) os dois mapas possuem o mesmo tamanho; c) o mapa 02 apresenta riqueza de detalhes por ter escala grande d) o mapa 01 tem maior tamanho e representa com maior riqueza de detalhes a área da RMF 3. (UFT)

Figura: Mapa do Brasil em diferentes escalas. Fonte: COELHO, Marcos de Amorin. Geografia Geral: O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 1992. p. 302

Tomando-se como base a figura que mostra o Brasil em três escalas diferentes, é INCORRETO afirmar que: a) Quanto menor for a escala, maior é o tamanho do mapa e consequentemente maior é a riqueza de detalhes. b) Quanto maior for a escala, maior é o tamanho do mapa e consequentemente maior riqueza de detalhes. c) Quanto menor for a escala, menor o tamanho do mapa e consequentemente menor é a riqueza de detalhes. d) Quanto maior a escala melhor é a observação dos detalhes.

a) b) c) d) e)

Os mapas representam, respectivamente os temas: I II III Natalidade Mortalidade IDH Infantil Mortalidade Alfabetização Trabalho Infantil Infantil Alfabetização Trabalho infantil IDH Natalidade IDH Trabalho Infantil Alfabetização Mortalidade Natalidade Infantil

5. (FUVEST 2009)

Considere os exemplos das figuras e analise as frases abaixo, relativas às imagens de satélite e às fotografias aéreas. I. Um dos usos das imagens de satélites refere-se à confecção de mapas temáticos de escala pequena, enquanto as fotografias aéreas servem de base à confecção de cartas topográficas de escala grande. II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles são disponibilizados para uso civil. III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras características, as imagens de satélite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopolítico valioso. Está correto o que se afirma em: a) I, apenas. b) II, apenas. c) II e III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

Em parte da área acima representada, onde predominam menores declividades, o produtor rural pretende desenvolver uma atividade agrícola mecanizada. Em outra parte, com maiores declividades, esse produtor deseja plantar eucalipto. Considerando os objetivos desse produtor rural, as áreas que apresentam, respectivamente, características mais apropriadas a uma atividade mecanizada e ao plantio de eucaliptos estão nos quadrantes: a) sudeste e nordeste. b) nordeste e noroeste. c) noroeste e sudeste. d) sudeste e sudoeste. e) sudoeste e noroeste. 7. (UFPB 2009) Paralelos e meridianos são linhas imaginárias que se intercruzam na superfície terrestre. No cruzamento de um paralelo com um meridiano, há um ponto específico que determina a latitude e a longitude, permitindo a sua localização. Sobre as referidas latitude e longitude, é correto afirmar: a) São medidas angulares entre dois pontos. b) São distâncias em graus entre dois pontos. c) São medidas em quilômetros entre a linha do Equador e o meridiano de Greenwich. d) A latitude varia de 0º a 180º para Leste ou para Oeste. e) A longitude varia de 0º a 90º para Norte ou para Sul. 8. (PUC-RS) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas

6. (Fuvest 2012) Observe a Carta Topográfica abaixo, que representa a área adquirida por um produtor rural.

Geografia

2

O ponto antípoda de B é: a) 3º de latitude Norte e 2º de longitude Oeste. b) 87º de latitude Sul e 2º de longitude Oeste. c) 3º de latitude Norte e 178º de longitude Oeste. d) 2º de latitude Sul e 177º de longitude Leste. e) 3º de latitude Sul e 4º de longitude Leste. 9. (FESP) Examine atentamente as sentenças a seguir e assinale o grupo das que lhe parecerem corretas. 1. Paralelamente ao Equador ficam dispostos círculos que diminuem de tamanho à proporção que estão mais próximos dos polos. 2. A latitude de um lugar é medida em km e representa a distância entre dois pontos na superfície do planeta. 3. As coordenadas geográficas compreendem a latitude, a longitude, a distância em metros em relação ao nível do mar e as isoietas. 4. A longitude é o afastamento, medido em graus, de um meridiano em relação a outro, chamado meridiano de Greenwich. 5. Quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre o papel, tem-se uma projeção cartográfica. Assinale: a) se todas são corretas: b) se apenas 1, 2 e 3 são corretas; c) se apenas 1, 4 e 5 são corretas; d) se apenas 2, 3 e 5 são corretas; e) se apenas 2, 4 e 5 são corretas. 10. (Ufrn 2013) As curvas de nível são linhas que unem os pontos do relevo os quais apresentam a mesma altitude. A figura abaixo representa a topografia de uma área a partir de curvas de nível.

Considerando as informações da figura apresentada, é correto afirmar: a) O percurso do rio principal segue a direção nordestesudoeste. b) As maiores declividades do terreno localizam-se na direção noroeste. c) As menores altitudes do terreno localizam-se na direção sudeste. d) O percurso do rio principal segue a direção sudoestenordeste. 11. Leia o texto e assinale a alternativa correta:

MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, 2008. p.16.

Sobre a Projeção de Mercator, podemos afirmar que: a) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo equivalente, que mantém a proporção das áreas dos continentes e, em contrapartida, sacrifica suas formas. b) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo semelhante, que mantém a forma das áreas dos continentes e altera a proporção das áreas representadas. c) trata-se de uma projeção cilíndrica, caracterizada por ser do tipo anafilática, que não mantém nem a forma e nem a área dos continentes e oceanos, mas que minimiza as alterações. d) trata-se de uma projeção cônica, caracterizada por ser do tipo equivalente, que mantém a proporção das áreas dos continentes e, em contrapartida, sacrifica suas formas. e) trata-se de uma projeção cônica, caracterizada por ser do tipo semelhante, que mantém a forma das áreas dos continentes e altera a proporção das áreas representadas.

Geografia

3

12. (PUC-PR) Observe com atenção o mapa abaixo

Fonte: MOREIRA; SENE, 2004.

O planisfério foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, concebida inicialmente por James Gall no final do século XIX e retomada por Arno Peters a partir da metade do século seguinte, cujo contexto político-econômico fortemente o influenciou para o desenvolvimento desse mapa. Assinale a alternativa cuja característica corresponde ao mapa de Gall-Peters: a) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator. b) Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes. c) É uma projeção cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos polos e reduzidas na faixa intertropical. d) A disposição perpendicular da rede de paralelos e meridianos nesse mapa revela que a projeção de GallPeters é do tipo azimutal ou polar. e) Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da “Guerra Fria”, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo. 13. (Unimontes) Observe a figura.

A partir da projeção dos meridianos e paralelos geográficos, a forma cartográfica representada na figura é construída em a) um cilindro tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o cilindro num plano. b) uma esfera tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o globo num plano. c) um cone tangente à superfície de referência, desenvolvendo, a seguir, o cone num plano. d) qualquer ponto da superfície de referência por um pedaço de papel num plano.

Gabarito Questão 1) A Questão 2) D Questão 3) B Questão 4) C Questão 5) E Questão 6) C Questão 7) A Questão 8) C Questão 9) C Questão 10) A Questão 11) B Questão 12) A Questão 13) A

Geografia

4