Windows Explorer e Sistemas de Arquivos. Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows

Windows Explorer e Sistemas de Arquivos Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows Quem é o Windows Explorer? Utilit...
23 downloads 0 Views 603KB Size
Windows Explorer e Sistemas de Arquivos Conceitos e usos do Windows Explorer e os Sistemas de Arquivos do Windows

Quem é o Windows Explorer? Utilitário do Windows responsável pelo gerenciamento de arquivos, pastas e unidades de disco. Podemos abri-lo através do menu iniciar, Gerenciador de Arquivos, utilizando o ícone do Meu computador (iniciar ou desktop) ou ainda usando as teclas de atalho WINDOWS+E

Quem é o Windows Explorer?

Conceitos - Arquivo Objeto que serve para armazenar informações em um computador. Arquivos podem conter textos, imagens, vídeos. programas, músicas e qualquer outro dado que precise ser armazenado.

Conceitos - Pastas Objeto que serve para armazenar arquivos ou outras pastas (chamadas de sub-pastas), servindo assim para organização do computador.

Conceitos - Unidades Locais onde são armazenadas fisicamente as pastas e arquivos do computador. São chamadas “unidades de armazenamento”, “drivers” ou ainda “unidades de disco”. O Windows representa cada unidade através de uma letra seguida por dois ponto (:). Ex.: C:\, D:\, E:\, ...

Conceitos - Pasta Raíz A “\” (barra invertida) significa “Pasta Raíz”, que é a primeira pasta criada dentro de uma unidade de disco. A pasta raíz é criada no momento em que uma unidade é formatada e não pode ser removida pelo usuário. A pasta raíz pode conter arquivos e sub-pastas, onde o usuário tem total autonomia.

O que é um Sistemas de Arquivos? Um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas (software), que permitem ao sistema operacional controlar o acesso a unidade de disco (hardware). Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos.

O que é um Sistemas de Arquivos? Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória e pendrives, até sistemas mais robustos e complexos como o NTFS que incorpora recursos de bloqueio de acesso a arquivos por usuários.

Sistemas de Arquivos - FAT16 Utilizado pelos sistemas operacionais MSDOS e Windows 95. Permite o endereçamento de dados de no máximo 2 GB de espaço por unidade e 512 MB por arquivo e atualmente não é mais utilizado.

Sistemas de Arquivos - FAT32 Usado a partir do Windows 95, permite um endereçamento de 32bits. Suporta partições de até 2 TB de dados e arquivos de até 4 GB de informações. Os nomes de arquivos passaram dos 8 caracteres do FAT16 para 255 caracteres, também superando o limite de 3 caracteres para extensão.

Sistemas de Arquivos - ExFAT É o nome dado a uma partição do tipo FAT de 64 bits. Ela é muito mais veloz que a FAT32, sendo ideal para utilização em pendrives com grande volumes de dados ou arquivos grandes (como de filmes). Veio como uma substituição ao FAT32, pelos limites que este tipo de partição continha.

Sistemas de Arquivos - NTFS NTFS ou (New Tecnology File System) é o sistema de arquivos padrão para Windows NT e seus derivados.

- Trabalha com endereços de tamanhos variados - Suporta unidade de até 256 TB (em teoria) atualmente limitado a 16 TB - Tamanho do arquivo é limitado ao tamanho da unidade

Sistemas de Arquivos - NTFS - suporte a compactação, criptografia e indexação (aceleração nas buscas) - permite políticas de segurança e gerenciamento de cotas por usuários - menor probabilidade de fragmentação de arquivos - utiliza tecnologia Journaling para recuperação de erros mais facilmente

Tolerança a falhas - Journaling Utiliza um sistema de log que registra as últimas operações realizadas sobre a unidade de disco permitindo assim a recuperação das ações em caso de falhas.

NTFS - Permissões O NTFS permite o uso de permissões no sistema operacional, ou seja, é possível definir como usuários - ou grupos de usuários - podem acessar determinados arquivos ou pastas.

NTFS - Encrypting File System (EFS) Surgiu no windows 2000 e como o nome sugere é um reforço de segurança no sistema de arquivo NTFS, permitindo a proteção de dados por criptografia com o uso do esquema de chaves públicas. Não está disponível em todas as versões de windows como a Home Basic e a Starter.

Nomenclatura de arquivos Os arquivos no windows devem conter no máximo 256 caracteres entre nome e extensão.

É possível utilizar pontos, espaços em branco e alguns caracteres especiais como hífen (-) e o underline(_). Não podemos utilizar os seguintes caracteres:

*?:/\“|

Nomenclatura de arquivos O Windows não é case sensitive o que significa que ele não diferencia letras maiúsculas e minúsculas dos nomes de arquivos. O limite de tamanho de caminho para o Windows 7 e seus sucessores é de 260 caracteres contando a letra da unidade e pasta raíz.

Operações - Excluir e Lixeira Apenas os discos rígidos contém lixeira (incluindo os hd externos), portanto qualquer arquivo ou pasta excluído de um pendrive ou cartão de memória, fará a exclusão definitiva. Caso queira forçar uma exclusão definitiva pode se utilizar do SHIFT + Excluir para realizar a operação.

Caso um objeto seja maior que a Lixeira o mesmo será excluído permanentemente.

Operações - Mover e Copiar Você pode mover ou copiar arquivos pela Área de Transferência (recortar/colar, copiar/colar) ou usando o arrastar do mouse: - entre unidades copia

- na mesma unidade move - com SHIFT segurado move - com o CTRL segurado copia - com o ALT segurando cria um atalho (pode ser usado o CRTL+SHIFT)

Operações - Mover e Copiar Usando o botão direito do mouse (mouse configurado para destros), ao arrastar um arquivo é aberto um menu de opções que inclui entre outras opções:

Operações - Renomear Você pode renomear um arquivo: - clicando sobre ele, aguardando e clicando novamente sobre ele - usando a tecla de atalho F2 - clicando com o botão direito do mouse (configuração para destros) e escolhendo a opção renomear

Operações - Propriedades Você pode ver as propriedade de um objeto usando a combinação de teclas ALT+ENTER ou clicando com o botão direito do mouse (configuração para destros) e escolhendo a opção Propriedades.

Principais Propriedades Arquivos As principais propriedades de um arquivo são: nome, tipo, local de armazenamento, data de criação, de modificação e acesso e os atributos (somente leitura e oculto). Nas opções avançadas podemos indicar se o arquivo participa da indexação e se esta pronto para ser arquivado.

Principais Propriedades - Pastas As principais propriedades de uma pasta são: nome, tipo, tamanho (total dos arquivos dentro da pasta), local de armazenamento, número de arquivos e pastas que contém, data de criação e os atributos (somente leitura e oculto). Nas opções avançadas podemos indicar se a pasta participa da indexação e se esta pronta para ser arquivado.

Operações - Criar um atalho Um atalho representa um link para o arquivo ou pasta original. Ele não é o arquivo ou pasta, mas sim uma indicação da onde aquele arquivo ou pasta se encontra. Para criar um atalho podemos usar o método arrastar e soltar com o botão direito do mouse (configuração para destros) e escolher a opção “Criar atalho aqui”.