What is Conservation Science?

What is Conservation Science? Peter Kareiva e Michelle Marvier Ana Paula Queiroz Anderi Gabriela de Castro Burattini Pedro Henrique Pereira Sumário ...
1 downloads 0 Views 1MB Size
What is Conservation Science? Peter Kareiva e Michelle Marvier Ana Paula Queiroz Anderi Gabriela de Castro Burattini Pedro Henrique Pereira

Sumário ➢ ➢

Introdução Os postulados de Soulé ○ ○

➢ ➢

Mudanças no contexto global Novos postulados para Ciência da Conservação ○ ○

➢ ➢

Postulados funcionais Postulados normativos

Postulados funcionais Postulados normativos

Conclusões Bibliografia

Introdução Propõe uma atualização dos fundamentos da conservação, desde o trabalho de Soulé em 1985.

http://www.wildlandsnetwork.org/about-us/ board-directors

Introdução

Soulé (1985) ● ●

Aplicação da biologia para lidar com perturbações causadas por humanos ao ecossistema. Atualmente - Entendemos que a dinâmica de sistemas ecológicos não pode ser tratada de maneira separada de sistemas humanos

Conservation Biology

Introdução

Conservation Science

Ciência da Conservação ●

Estratégias para maximizar os benefícios para os humanos e biodiversidade em conjunto.



Ciência multidisciplinar, que reconhece que as ações e atitudes das pessoas moldam e modificam o mundo que é deixado para futuras gerações, e que os impactos dessas ações sobre a natureza trarão consequências para o bem estar e segurança humana.

Introdução



Continua sendo uma disciplina de crise mas atualmente, o acúmulo de evidências e dados quantitativos podem embasar tomadas de decisões mais assertivas, com planejamento e escolha de prioridades.

Introdução

Os postulados de Soulé

Postulados Funcionais: princípios acerca da manutenção da forma e função dos sistemas naturais. Postulados Normativos: Afirmações de valor, ligadas a ética.

Postulados funcionais 1.

Muitas das espécies que constituem as comunidades naturais são produtos de processos de coevolução.

2.

Muitos, senão todos os processos ecológicos possuem limiares, abaixo ou acimas dos quais esses processos se tornam descontínuos, caóticos ou suspensos.

Os postulados de Soulé

3. Processos genéticos e populacionais possuem limiares abaixo dos quais forças aleatórias e não adaptativas prevalecem sobre aquelas adaptativas e determinísticas. 4. A natureza tem uma tendência intrínseca para organismos grandes e raros.

Postulados funcionais - críticas dos autores Os postulados funcionais não são menos verdadeiros atualmente, porém deixaram de ser o foco da ciência da conservação.

Cada vez mais precisamos fazer com que os seres humanos sejam parte importante da conservação.

Os postulados de Soulé

Postulados normativos 1.

A biodiversidade tem valor intrínseco, independente do seu valor utilitário.

2.

Diversidade de organismos é bom.

Os postulados de Soulé

3.

Complexidade ecológica é boa.

4.

Evolução é boa.

Postulados normativos - críticas dos autores Não são mais esses os principais valores que norteiam as políticas de conservação. Cada vez mais é importante se falar em serviços ecossistêmicos. Também vem ganhando importância a questão social dentro da conservação e de quem é responsável por ela.

Os postulados de Soulé

Mudanças no contexto global

Mudanças no contexto global

Novos postulados para Ciência da Conservação



● ● ●

População mundial passou de 4,8 bilhões de pessoas para 7 bilhões de pessoas. Demanda de energia e recursos também aumentou. Desconexão com a natureza. Aumentou também as áreas com algum tipo de proteção.

➢ Postulados funcionais ○ ○ ○ ○ ○

Natureza pristina não existe; O destinos da humanidade e da natureza são atrelados; A natureza é resiliente; Comunidades humanas podem evitar tragédias em bens comuns; Ações locais são conectadas com ações globais.

Declarações que definem o contexto em que a conservação deve ocorrer.

1. Natureza pristina não existe A presença humana se tornou tão profunda e espalhada que não pode mais ser ignorada em nenhuma decisão. Tendência à criação de áreas de conservação livre de humanos: às vezes socialmente injusto e cientificamente equivocado; Mais atenção deverá ser dada a áreas que continuarão a ser afetadas por humanos http://www.worldwildlife.org/specie s/fin-whale

Novos Postulados

2. O destinos da humanidade e da natureza são atrelados. Assim como outras espécies, os seres humanos também necessitam de ecossistemas funcionais e livres de poluição. Portanto, não só a biodiversidade que está em risco e depende da conservação, mas humanos também. http://www.lagamar.net.br/portal/ind ex.php/ecossistemas-litoraneos/73manguezal

Novos Postulados

3. A natureza é resiliente. Tem habilidade de se recuperar de muitas perturbações desde que a superexploração cesse. Não é sempre que se recupera, e nem sempre volta para o estado original.

Novos Postulados

4. Comunidades humanas podem evitar desastres em bens comuns Habitantes de comunidades locais podem impor regras a eles mesmos para garantir que os recursos dos quais dependem não acabem

Empoderar os locais nas tomadas de decisões

Novos Postulados

5. Ações locais são conectadas com ações globais. Apenas ações locais não são suficientes para a manutenção dos ecossistemas pois estes, assim como sistemas humanos, são interligados globalmente. http://www.nationalgeographicbrasil.co m/

http://www.aktostudio.com/portfolio/marfim/

Novos Postulados

➢ Postulados Normativos ○ ○ ○ ○ ○

Conservação deve acontecer também em paisagens alteradas por humanos; Conservação só será duradoura se houver apoio da população; Conservacionistas devem trabalhar em conjunto com corporações; Maximizar benefícios econômicos e conservacionistas; Não deve ferir os direito humanos e respeitar os princípios de igualdade de gêneros e justiça.

Não mais afirmações de valor, mas declarações práticas.

Novos Postulados

1. Conservação deve acontecer também em paisagens alteradas por humanos





Lugares intocados são cada vez mais raros. Comunidades locais antigas provavelmente já fazem parte da dinâmica e da história desses sistemas. Maximizar a proteção da natureza e da qualidade de vida das pessoas que vivem nestes locais.

Novos Postulados

http://whc.unesco.org/en/list/340/gallery/



http://calphotos.berkeley.edu/cgi/i mg_query?enlarge=0000+0000+0 911+1306

Paspalum distichum

Keoladeo Ghana National Park

2. Conservação só será duradoura se houver apoio da população Reconectar crianças com a natureza

APOIO

Não passar mensagens de forma muito catastrófica.

Novos Postulados

Abranger: ● Desenvovimento econômico ● Empregos ● Pobreza

3. Conservacionistas devem trabalhar em conjunto com corporações Grandes corporações são uma parte importante da nossa sociedade com um grande potencial de ajudar na conservação. Não se deve encarar parcerias com corporações como um mal necessário, mas sim como algo que realmente é positivo e tem potencial para gerar grandes mudanças.

Novos Postulados

4. Maximizar benefícios econômicos e conservacionistas Trade Offs

Conservação da Biodiversidade

Crescimento Econômico

TRADE OFFS Crescimento Crescimento Econômico Econômico Conservação da Biodiversidade

Novos Postulados

Crescimento Econômico Otimização Conjunta

5. Não deve ferir os direito humanos e respeitar os princípios de igualdade de gêneros e justiça Não expulsar pessoas de suas terras, aumentando ainda mais a desigualdade social Administração de recursos é mais provável de conter decisões sustentáveis com mulheres participando do processo Comunidades de auto organizando são mais efetivas do que medidas partindo de níveis superiores

Novos Postulados

Conclusões Soulé defendia que a conservação tinha como objetivo minimizar perdas e tentar fazer com que o mundo voltasse a ser o que era. É impossível fazer com que a natureza volte a ser como era antes dos impactos causados pelos humanos. A conservação não deve olhar apenas para o passado, devemos procurar um futuro para pessoas e para natureza. “In summary, we are advocating conservation for people rather than from people.”

Bibliografia Soulé, Michael E. "What is conservation biology? A new synthetic discipline addresses the dynamics and problems of perturbed species, communities, and ecosystems." BioScience 35.11 (1985): 727-734. Kareiva, Peter, and Michelle Marvier. "What is conservation science?." BioScience 62.11 (2012): 962-969 http://www.ramsar.org/sites/default/files/documents/pdf/lib/hbk4-07cs08.pdf https://www.msc.org/. http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/4FFE84F7/EfetividadeUC_Sergio.pdf http://www.historyfuturenow.com/wp/malthus-was-wrong-is-he-still-wrong/ https://www.bp.com/content/dam/bp/pdf/energy-economics/statistical-review-2016/bp-statistical-review-of-world-energy-2016-full-report .pdf http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2013/05/10/concentracao-de-co2-na-atmosfera-atinge-marca-recorde/