UNIDADE BOA VIAGEM. UNIDADE jaqueira

Há 50 anos, o CBV dava os seus primeiros passos, iniciando suas atividades na Unidade Boa Viagem. De lá para cá, o CBV Boa Viagem tornou- se um compl...
6 downloads 0 Views 2MB Size
Há 50 anos, o CBV dava os seus primeiros passos, iniciando suas atividades na Unidade Boa Viagem. De lá para cá, o CBV Boa Viagem tornou- se um complexo educacional com 12 mil metros quadrados e mais de dois mil alunos. É um espaço pensado para receber os alunos de acordo com a sua faixa etária, as atividades a serem desenvolvidas e os objetivos pedagógicos e socioemocionais a serem atingidos. O CBV Boa Viagem dispõe de área exclusiva, para a Educação Infantil e 1.º ano, do espaço de aprendizagem Google CBV, da Casa do Integral Bilíngue e de um parque esportivo completo, composto por ginásio de esportes, quadra poliesportiva, piscinas semiolímpica e infantil, sala de balé e de judô.

UNIDADE jaqueira O CBV expandiu, em 2017, seus serviços educacionais para a Zona Norte do Recife, com o lançamento da Unidade Jaqueira. As novas instalações, devidamente atualizadas e modernizadas, dispõem dos mesmos ambientes e equipamentos da Unidade Boa Viagem, ocupando uma área de 10 mil metros quadrados e acolhendo alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, além do Integral Bilíngue. O CBV entende que a estrutura física adequada, aliada à educação de qualidade, é essencial para o desenvolvimento das habilidades necessárias ao cidadão do século XXI.



Compromisso com a formação integral do aluno, eis o princípio que tem regido toda a história do CBV, ao longo desses 50 anos de existência. Ver o estudante enquanto protagonista do seu processo de aprendizagem, em que o foco do trabalho educativo está no desenvolvimento harmônico das suas competências cognitivas e socioemocionais, para formar um cidadão do mundo, representa o coração do trabalho desenvolvido pelo CBV, por meio de uma equipe de profissionais com formação em permanente atualização, sempre antenada com as inovações tecnológicas na área de educação. Ser uma escola viva, onde o aluno encontre sempre espaço para assumir atitudes afirmativas diante dos desafios da contemporaneidade e expandir seu espírito criativo e crítico, resume muito bem o fazer pedagógico do CBV. Contribuir para que o nosso aluno seja senhor dos seus sonhos, abrindo um mundo de possibilidades e escolhas para seu projeto de vida, reafirma para nós, que fazemos o CBV, a crença de que a educação é elemento de primeira necessidade na transformação da sociedade.



UNIDADE BOA VIAGEM

Prof. José Ricardo Dias Diniz Diretor Pedagógico do CBV

resultados, olimpíadas 2016

prêmios e certificações

APRENDER A CONHECER Elevar o nível de aprendizagem, estabelecer uma regularidade de estudo, desenvolver o hábito da leitura, inserir a tecnologia e as plataformas adaptativas e preparar os alunos para o ENEM e os principais vestibulares faz parte de uma proposta que visa não só à obtenção dos melhores resultados, como também à conquista de vagas nas melhores universidades do estado, do país e do mundo.

APRENDER A SER Desenvolver a criatividade, a curiosidade, a imaginação, a sensibilidade, o pensamento crítico, os valores morais e éticos e a responsabilidade pessoal para que a aprendizagem seja integral, promovendo todas as potencialidades de cada educando.

Enrique Laborão Monteiro*

• PRATA – Olimpíada Pernambucana de Física. • PRATA – Olimpíada Brasileira de Física: Um dos quatro pernambucanos que vão para a seletiva da Olimpíada Internacional de Física.

APRENDER A FAZER

APRENDER A CONVIVER

Vivenciar com os alunos experiências pedagógicas que convirjam para promover a comunicação, a resolução de conflitos, o trabalho em equipe, a flexibilidade, a estabilidade emocional, a iniciativa, dentre as habilidades essenciais que vão capacitá-los para os desafios da vida.

Proporcionar diversas oportunidades, dentro e fora da escola, para que o aluno dimensione a importância de perceber e compreender o outro, respeitando as diferenças entre si e os demais , ao mesmo tempo em que pauta suas ações pelos princípios de cooperação e solidariedade.

PRÊMIO NACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL 2015 Única escola do Nordeste, em sua categoria, a receber esse que é um dos mais importantes prêmios educacionais do Brasil. 100% DE APROVAÇÃO EM CAMBRIDGE Todos os alunos do Integral Bilíngue, inscritos nos exames da Universidade de Cambridge, foram aprovados. CONCURSO DE CONTOS MOSTRA CULTURAL DO SHOPPING RECIFE 2017 1.ª colocada – categoria entre 7 e 12 anos (800 inscritos) – Mel Zion**, aluna do 5.º ano.

resultados, vestibulares

2 BRONZES – Olimpíada Pernambucana de Física: Thiago Mitsuo Coutinho Nakazone** e Lucas Reis Guimarães de Oliveira*.

OURO – Olimpíada Nacional em História do Brasil: 3 OUROS – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica: João Victor N. Queiroz Macedo**, Marcelo Henrique

2015 | 2016 | 2017 MAIS DE 90% DE APROVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS.

Giulia Gimino Ramos Martins*, Beatriz Crespo Casado** e Letícia Nunes Campos*.

de Lima Bezerra** e Lucas Alves Lopes Cabral de Melo**.

2014 – MELHOR DO BRASIL NO ENEM MATHEUS HENRIQUE MARTINS COSTA

2017 – NOTAS 980 NO ENEM (REDAÇÃO E MATEMÁTICA): Letícia Campos Nunes*, Maria Luiza Freire*, Beatriz Crespo Casado** e João Gabriel de Avelar*.

APROVADO NA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE (UK) – aluno CBV desde a Educação Infantil.

BRONZE – Olimpíada Brasileira de Química Júnior: 4 BRONZES – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica: 4 PRATAS – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica: Felipe Campos de Queiroz Lima*, João Albino da Silva Neto**, Lucas José Matos Carneiro*, Miguel José de Farias Vasconcelos**.

Gabriel Araújo Gomes**.

Edgar da Fonte Barbosa*, Maria Júlia Justino Barros Costa**, Matheus Assis de Souza Jacome**, Raphael Pereira Vileicar Vieira**. * Aluno(a) CBV desde a Ed. Infantil. ** Aluno(a) CBV desde o Ens. Fundamental.

20 APROVAÇÕES EM MEDICINA 2017

CO MU NS

Espaço Exclusivo Educação Nutricional

NO 1.º A

PROGRAMAS

AS DE EN P A T E S S A INO S A D TO

IN F E TIL AN

A

EDU CAÇ ÃO

Lanche Coletivo Psicomotricidade Relacional

Espaço de Aprendizagem Google e Plataformas Digitais

FasTracKids Música

PRIMA (Programa Intensivo de Melhoria da Aprendizagem)

Plataforma Digital

Ênfase em Português e Matemática

Livro Criando e Contando

Programa de Incentivo à Leitura Acompanhamento Psicopedagógico Projetos Pedagógicos

NO

EE NS I

Esportes

Teatro

Plataforma Digital

Aplicativo CBV

Aulas de Campo e Excursões Pedagógicas

Disciplinas Exclusivas (ICN • ICH • LELG)

QMágico

QMágico

Robótica

Teatro

Antecipação de Física e Química

DIO MÉ

L

Inglês

ENSINO FUNDAM EN TA

9.º ANO

quim ,



ur a

o l – Pe

a lt

(V ol eib



o

He

çã

at a

s (N iro

em

Jaqueline Carva lho

(Programa Intensivo de Melhoria da Aprendizagem) Focado em elevar o nível de aprendizagem de seus alunos, o CBV desenvolve diversas atividades e programas, sem custo adicional para as famílias, no contraturno das aulas regulares.

CBV+

Pratique Redação (do 6.º ao 3.º ano EM)

(do 1.º ano EF ao 2.º ano EM)

Com o Pratique Redação, o aluno é acompanhado individualmente pelo professor, recebendo orientação e sendo estimulado a escrever cada vez melhor.

Busca retomar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, com ênfase em Português e Matemática, a fim de que o aluno que apresenta mais dificuldade no aprendizado possa melhorar seu desempenho.

(básico e avançado – do 6.º ao 8.º ano) O programa básico pretende preencher as lacunas deixadas por conceitos fundamentais. Já o avançado busca desafiar o aluno a ir além, propondo conteúdos mais densos.

Ampliam a aprendizagem para além dos muros da escola, desenvolvendo um olhar crítico sobre a realidade e despertando o aluno para a necessidade de engajar-se e impactar positivamente a sociedade. Neste sentido, os alunos participam do Festival da Criatividade, do Cultivando Boas Ideias, do Compartilhando Histórias, do Outubro Rosa, de projetos em parceria com a Escola Municipal Karla Patrícia e colaboram com instituições de apoio a idosos, desabrigados das chuvas, crianças com câncer, entre outras ações.

Avaliações Semanais (do 6.º ao 3.º ano EM)

Aplicativo CBV (do Infantil 1 ao 3.º ano EM)

Esse espaço é utilizado por professores e alunos de todas as etapas de ensino, para vivenciar novas abordagens do conteúdo, ampliar a percepção e visão dos estudantes, aprofundar o diálogo e trabalhar em equipe, tudo isso com o suporte da tecnologia aplicada à educação.

Esse aplicativo para smartphones promove a participação dos pais na vida estudantil de seus filhos. Os pais recebem diariamente, via mensagem PUSH, os conteúdos abordados em sala de aula, as tarefas de casa, avisos da coordenação, informações sobre eventos e reuniões, entre outros.

a)

PRIMA

Português e Matemática

(do Infantil 1 ao 3.° ano EM)

lon

rce )

No CBV, Português e Matemática são tratados como pilares do processo educativo, por serem base para as demais disciplinas. Nas aulas regulares e nas atividades extracurriculares, o foco é consolidar a sua aprendizagem, numa perspectiva de contextualização e aplicabilidade dos conteúdos trabalhados.

Ba

a lon

J es s

éF ar

e

e arc ibol – B

Ri o

lo Negrã rce o

ole (V

Londres e

l Se u

Ênfase em Português e Matemática

Projetos pedagógicos

Espaço de Aprendizagem Google e Plataformas Digitais

Ma

leibol – (Vo

Me d

Pa m p

a

to al (S

qu es (P tatlo – Pequ en im ,

)

Etienne

r Ma ne Ya

O CBV proporciona momentos de contação de histórias, encenações, leitura de livros e gibis, entre outros. Associada às aulas de teatro, a leitura de obras clássicas brasileiras e estrangeiras se transforma em peças teatrais. E, no Ensino Médio, os livros estão associados aos programas dos principais vestibulares do Brasil.

s ia

Londres e )

(do Infantil 1 ao 3.º ano EM)

Atuando em todas as etapas de ensino, o Departamento de Orientação Educacional do CBV está preparado para acompanhar o aluno, buscando identificar dificuldades específicas de aprendizagem, adaptação e, ou relacionamento e colaborar para a sua superação, além de orientar pais e familiares a respeito das necessidades psicoafetivas do aluno no contexto escolar.

nas e Peq Ate uim )

Rio

Programa de Incentivo à Leitura

(do Infantil 1 ao 3.º ano EM)

ndo Rio 2014) o Mu ad op eC

Acompanhamento Psicopedagógico

e

im equ

A língua inglesa é apresentada por meio de situações do cotidiano por professores fluentes no idioma, buscando a compreensão e a vivência, sendo a comunicação e o aspecto conversacional o foco das aulas.

l–P

Inglês (do Infantil 3 ao 9.° ano)

Esportes (do Infantil 2 ao 3.° ano EM) O estímulo à prática de esportes, o respeito, o trabalho em equipe, a aceitação das diferenças, o senso de disciplina e a superação de desafios estão entre os objetivos do CBV com a realização das aulas de Educação Física, das Escolinhas de Esporte e dos Jogos Interclasses. O incentivo ao esporte trouxe ao CBV inúmeros títulos e a honra de ter formado atletas olímpicos:

es (Fu t

o eb

PROGRAMAS COMUNS A TODAS AS ETAPAS DE ENSINO

o) Ri

an rn

Com as avaliações semanais, os estudantes são conduzidos a uma regularidade de estudo e à prática dos diversos formatos de avaliações.

Avaliação Contínua (do 6.º ao 3.º ano EM) Possibilita ao professor conhecer melhor o aluno e identificar, por meio de avaliações mais individualizadas, os assuntos nos quais o aluno ainda precisa evoluir e as competências e habilidades que precisa desenvolver.

Simulados (do 5.º ao 3.º ano EM) Com os simulados, intensificamos a prática com a resolução das questões, treinamos o aluno para administrar o tempo de prova e estimulamos a aplicação de todos os conhecimentos apreendidos em sala de aula. Com o resultado dos simulados, alunos e professores sabem quais conteúdos precisam ser retomados.

Olimpíadas CBV (do 3.º ano EF ao 2.º ano EM) Nas Olimpíadas CBV de Matemática, Português, Física, Química e História, os alunos exercitam e aprimoram seus conhecimentos e ainda se preparam para as Olimpíadas Pernambucana e Brasileira.

Olimpíadas Brasileiras (do 6.º ao 3.º ano EM) Mais do que uma competição, as Olimpíadas Brasileiras do Conhecimento despertam e estimulam o interesse pelo conhecimento, melhoram o desempenho do aluno e incentivam os estudantes a seguir carreiras científico-tecnológicas.

educação infantil e 1.º ano do ensino fundamental É nessa primeira etapa da educação que o CBV promove o despertar do aluno para o desenvolvimento intelectual, a socialização, o compartilhamento e o respeito ao próximo, proporcionando-lhe descobrir novos desafios e, com isso, alcançar suas primeiras descobertas.

Plataforma Digital Psicomotricidade Relacional (do Infantil 1 ao 5)

Educação Nutricional (do Infantil 1 ao 5) Sob a coordenação da nutricionista Laís Thorpe, criadora do projeto “Brincar de Nutrir”, ela e uma equipe de nutricionistas atuam em sala de aula contando histórias, propondo jogos e outras atividades lúdicas, a fim de desenvolver hábitos alimentares saudáveis, que permanecerão por toda a vida.

É uma prática educativa, de valor preventivo e terapêutico, que permite aos alunos expressarem seus conflitos relacionais, superando-os por meio do brincar, do jogo simbólico. Os resultados revelam-se num maior desejo de aprender, na superação de medos e desafios, no desenvolvimento da criatividade, na elevação da autoestima e na aceitação de limites e frustrações.

(do Infantil 3 ao 5) Os alunos fazem uso de conteúdos digitais que complementam o material didático, criando novas experiências de aprendizagem. São jogos, simuladores, animações e atividades que buscam consolidar o aprendizado. A plataforma permite também ao professor acompanhar o desempenho e adaptar os conteúdos para atender às necessidades de cada aluno.

Música (do Infantil 3 ao 2.° ano EF) Nas aulas semanais, o professor, que dispõe de formação específica, apresenta noções de música, os sons e os instrumentos dos universos erudito, folclórico e popular, os diversos ritmos e os sons da natureza, buscando sempre desenvolver a coordenação motora, a sensibilidade, a cooperação, o senso estético e a criatividade do aluno.

Lançamento do Livro Criando e Contando (1.º ano EF) A participação dos alunos no projeto de produção textual dá origem ao livro Criando e Contando. Ele representa um marco no processo de aquisição da leitura e escrita do aluno, culminando com a realização de uma tarde de autógrafos, em presença de familiares e amigos.

FasTracKids (do Infantil 2 ao 1.° ano EF)

Espaço exclusivo

Lanche coletivo (do Infantil 1 ao 2.° ano EF) Integrado ao programa de Educação Nutricional, o lanche coletivo conta com cardápio balanceado e cardápios específicos para alunos alérgicos. É oferecido todos os dias da semana, em caráter opcional.

A Educação Infantil e o 1.º ano do ensino fundamental dispõem de um espaço amplo e exclusivo, com parque infantil, área destinada a brincadeiras na areia, campinho de futebol, caramanchão e pista para aulas de trânsito. Um ambiente dedicado ao desenvolvimento da autonomia, do relacionamento interpessoal, das regras e limites e do brincar, tão essencial para a formação do ser humano.

Presente em 53 países e traduzido em 19 idiomas, o programa FasTracKids busca ampliar o potencial intelectual e o prazer de aprender da criança, ajudando-a no desenvolvimento de habilidades de comunicação, pensamento crítico, colaboração, criatividade e autoconfiança.

1. Caso não tenha o aplicativo instalado, baixe um leitor de QRCode gratuitamente, na loja do seu smartphone. 2. Faça a leitura do código pelo aplicativo. 3. Aperte o play. http://cbvdigital.com.br/educacaoinfantil

ensino fundamental (do 2.º ano ao 8.º ano)

QMágico (do 5.º ao 9.º ano)

Entendemos que o conhecimento adquirido é muito importante para a formação integral do aluno. Por isso, dedicamo-nos a oferecer novas abordagens do conteúdo diário, com propostas inovadoras, focadas em conceitos modernos de educação, como a contextualização e a interdisciplinaridade, apoiadas pela tecnologia educacional, objetivando que o aluno se torne protagonista da sua aprendizagem.

Videoaulas, sistema de coaching, análise de desempenho e jogos educacionais, o QMágico é a plataforma de educação que tem como base o aprendizado híbrido, ou seja, a combinação de atividades off-line e on-line, por meio de ferramentas tecnológicas de ensino. Essa metodologia acelera o aprendizado e permite aos professores personalizar sua interação com o aluno.

1. Caso não tenha o aplicativo instalado, baixe um leitor de QRCode gratuitamente, na loja do seu smartphone. 2. Faça a leitura do código pelo aplicativo. 3. Aperte o play.

Acreditamos também que existem outras habilidades que precisam ser desenvolvidas, para que o estudante esteja realmente preparado para os desafios da vida: pensamento crítico, criatividade, valores morais e éticos, comunicação, trabalho em equipe, autonomia, resolução de conflitos, estabilidade emocional, flexibilidade, percepção e compreensão do outro, empatia, respeito, colaboração e cidadania. Com tudo isso, o CBV colabora para o desenvolvimento de todo o potencial do aluno não só na escola, mas também por toda a vida.

http://cbvdigital.com.br/ ensinofundamental

Robótica (do 6.º ao 7.º ano)

Teatro (do 3.º ao 9.º ano)

Aulas de campo e Excursões pedagógicas (do Infantil 5 ao 2.º ano EM) Essas atividades possibilitam a vivência de diferentes realidades e ampliam a aprendizagem para além dos muros da escola. No Ensino Médio, além das cidades do Nordeste, os alunos embarcam numa viagem para Buenos Aires, na Argentina, a fim de terem uma experiência pedagógica internacional, que reúne conteúdos de língua espanhola, economia, cultura, sociedade e geografia.

Por meio das artes cênicas, os alunos expandem o repertório cultural, melhoram a interação, desenvolvem as coordenações corporal e motora, aprimoram a autoestima e melhoram o desempenho escolar. Tudo isso por meio das dinâmicas, jogos e cenas propostos pelos professores especialistas, nas aulas regulares, inseridas na grade curricular.

Antecipação de Física e Química (8.º ano) As disciplinas de Física e Química já são oferecidas no CBV a partir do 8.º ano. De uma forma mais prática e dinâmica, fazendo uso dos laboratórios, buscamos despertar o interesse do aluno por essas disciplinas e apresentar os principais conteúdos, que serão fundamentais no Ensino Médio.

Linguagem de programação, matemática, física e design trabalhados de forma multidisciplinar, reunidos para planejar e construir robôs. Aliada a isso, a robótica motiva o aprendizado e estimula o desenvolvimento de várias habilidades, como trabalho em equipe, criatividade na resolução de problemas, organização, planejamento, raciocínio lógico e senso de liderança, entre outras. Essa atividade está inserida na grade curricular do aluno, sem custo adicional para as famílias.

9.º ano e ensino médio

(do 1.º ao 3.º ano EM)

Dose Certa (3.º ano EM) Trata-se de uma revisão dos conteúdos essenciais para o ENEM, com acompanhamento mais individualizado do professor, dedicado a tirar as dúvidas do aluno.

Peça teatral (9.º ano) Associada às aulas de teatro, a leitura de obras clássicas de escritores brasileiros e estrangeiros se transforma em peças encenadas pelos alunos, sendo a principal delas realizada no 9.º ano. Com a participação de todos os alunos, seja atuando, seja dançando, nos bastidores ou no apoio às equipes, esse espetáculo, que acontece no Teatro Guararapes, torna-se a grande culminância do trabalho desenvolvido nas aulas de teatro.

Tutorias (do 9.º ao 3.º ano EM) Oferecem um acompanhamento individualizado do aluno, que é desafiado a ir além do que foi visto em sala de aula e a encarar assuntos mais densos e complexos, com o objetivo de conquistar uma vaga na universidade.

1. Caso não tenha o aplicativo instalado, baixe um leitor de QRCode gratuitamente, na loja do seu smartphone. 2. Faça a leitura do código pelo aplicativo. 3. Aperte o play. http://cbvdigital.com.br/ensinomedio

L O Y O SORR C

INTELIGÊNCIA DE DADOS APLICADA À APRENDIZAGEM É verdade que duas pessoas não aprendem do mesmo jeito nem no mesmo tempo. Cada vez mais, as plataformas adaptativas estão trazendo soluções que visam a suprir a necessidade de avaliações diagnósticas que resultem em relatórios de proficiências de aprendizagem individualizados, capazes de traduzir o nível de proficiência de cada aluno nas áreas de conhecimento. O CBV tem caminhado pioneiramente nessa direção na medida em que tem realizado, com seus parceiros, exames externos de âmbito nacional, com o uso da metodologia de TRI (Teoria de Resposta ao Item), com a participação de centenas de escolas de outros estados do Brasil. E mais: esses simulados nacionais acontecem já com alunos de 5.º e 9.º anos – na linha da PROVA BRASIL – e com todo o Ensino Médio – na linha do ENEM. É assim que o CBV tem obtido êxito na melhoria de aprendizagem dos seus alunos.

integral bilíngue

Yes!

BYE

Do Infantil 2 ao 7.° ano Programa exclusivo de imersão total na língua inglesa, integrado ao currículo nacional da grade escolar regular, oferecido no período da tarde. O programa promove a comunicação em inglês por meio de experiências comunicativas em diversas áreas do conhecimento. Nele, o aprendizado acontece de forma contextualizada, com o uso de expressões ligadas às rotinas dos estudantes, às situações do cotidiano, às atividades lúdicas e aos jogos e projetos, aos fatos da atualidade e conteúdos abordados nas aulas do turno regular. Para os alunos a partir do 1.º ano do ensino fundamental, o programa ganha mais uma vertente: proporcionar um tempo para estudo dirigido, auxiliado por profissional especializado, com o objetivo de desenvolver a autonomia e a disciplina de estudo. O programa também prepara os alunos para as certificações Young Learners da Universidade de Cambridge – Language Assessment.

E

OM C L E W

S K N THA

IH ...

EH LLO

EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA O programa conta com uma equipe de professores proficientes na língua inglesa, certificados pela Universidade de Cambridge – Language Assessment, com experiência internacional e formação acadêmica na área de Educação. Eles são apoiados pelas assistentes com domínio da língua inglesa e pelas babás, profissionais que dão assistência aos alunos durante as atividades rotineiras, como banho, troca de roupa etc.

Disciplinas exclusivas

A CASA

(1.º e 2.º anos EM)

Um espaço exclusivo, especialmente projetado para proporcionar acolhimento aos alunos e contextualização a cada tema proposto. A Casa comporta refeitório, banheiros, armários individuais, sala de descanso e salas-ambiente para melhor abordar as temáticas que conduzirão ao aprendizado.

O CBV está atento às mudanças que o ENEM provocou nos critérios de acesso ao Ensino Superior e oferece as disciplinas de ICN (Integração das Ciências Naturais), ICH (Integração das Ciências Humanas) e LELG (Lógica, Estatística e Leitura de Gráficos). O objetivo é contextualizar os assuntos, lançar sobre eles um olhar interdisciplinar e dar ênfase às competências e habilidades do aluno, critérios esses exigidos nas provas do ENEM.

Atividades Os conteúdos são trabalhados com grupos de alunos divididos de acordo com a faixa etária, desenvolvendo atividades como dramatizações, narrações de histórias, jogos, atividades físicas, artes, música, pensamento lógico, atividades de matemática, experiências, projetos temáticos, culinária, entre outras. As refeições também são momentos de aprendizagem tanto da língua quanto de hábitos alimentares saudáveis. Por isso, a cantina oferece cardápios balanceados e nutritivos no almoço e no lanche coletivo, além do acompanhamento da equipe do Integral Bilíngue. Os alunos, após o almoço, têm um período de descanso. As atividades de casa que foram propostas pelo turno regular são realizadas pelos alunos sob a supervisão de docentes qualificados e com o acompanhamento das respectivas coordenações do turno regular.

1. Caso não tenha o aplicativo instalado, baixe um leitor de QRCode gratuitamente, na loja do seu smartphone. 2. Faça a leitura do código pelo aplicativo. 3. Aperte o play. http://cbvdigital.com.br/integralbilingue

BOA VIAGEM Rua Prof. Eduardo Wanderley Filho, 539, Boa Viagem, Recife, PE. CEP: 51020-170. PABX: (81) 3465-4444.

BOA VIAGEM | JAQUEIRA

JAQUEIRA Rua Dr. José Maria, 1106, Jaqueira, Recife, PE. CEP: 52041-000. cbvdigital cbvdigital.com.br