Uma nova revista para a CRV Lagoa

VITRINE CRV LAGOA Fri-Ribe comemora os 40 anos da CRV Lagoa mantendo parceria de sucesso Kera Nutrição Animal parabeniza a CRV Lagoa pelos seus 40 ...
2 downloads 0 Views 7MB Size
VITRINE CRV LAGOA

Fri-Ribe comemora os 40 anos da CRV Lagoa mantendo parceria de sucesso

Kera Nutrição Animal parabeniza a CRV Lagoa pelos seus 40 anos

Siltomac é a mais nova parceira do projeto Vitrine CRV Lagoa

Seguindo a meta de nos próximos cinco anos se tornar umas das três maiores empresas de nutrição animal do Brasil, a Nutreco Fri-Ribe aposta na parceria com a CRV Lagoa, sendo o fornecedor exclusivo de suplementos nutricionais e rações para os touros mantidos em coleta e fornecimento dos animais do CP CRV Lagoa. Segundo Fábio Soares, gerente corporativo e comercial do grupo Nutreco Fri-Ribe, “ser a empresa responsável pela alimentação dos touros campeões da bateria da CRV Lagoa, demonstra a confiança depositada na qualidade dos produtos Fri-Ribe, e que esses produtos realmente são vistos como o diferencial da suplementação bovina”. O acordo inclui a divulgação conjunta das marcas CRV Lagoa e Nutreco Fri-Ribe em feiras, leilões e exposições agropecuárias pelo país, e ainda a divulgação dos produtos das linhas de sal mineral, rações de concentrados e linha elite para os touros da CRV Lagoa e animais do CP Lagoa, além da divulgação da marca com os clientes e no projeto vitrine. “Já somos fornecedores da CRV Lagoa há mais de 15 anos e, há 5 anos, somos parceiros da empresa com o projeto Vitrine. É muito importante para a Fri-Ribe fazer parte da história da Central”, finaliza Fábio.

Os 40 anos de uma empresa são o resultado do talento de sua equipe e da confiança de cada um de seus clientes. A CRV Lagoa está completando 40 anos, e isso só é possível graças à busca constante pela qualidade nos serviços prestados aos seus clientes, estabelecendo, assim, uma relação de confiança e comprometimento. É por esse motivo que a Kera Nutrição Animal sente orgulho por fazer parte dessa história, que rendeu e ainda renderá uma colheita de grandes resultados.

Parabéns, CRV Lagoa!

A Siltomac é uma empresa que atua no desenvolvimento e fabricação de equipamentos para mecanização da nutrição animal. Localizada na Rodovia SP 115, em São Carlos (SP), a Siltomac visa a produção de equipamentos com elevado e rigoroso padrão de qualidade, bem como, dispõe de uma completa linha de opcionais para a customização de qualquer equipamento, de acordo com sua necessidade. Utilizando alta tecnologia em seus equipamentos, a Siltomac garante baixo consumo, aliado a um elevado rendimento, proporcionando, assim, o melhor custo-benefício na mecanização da nutrição animal. Construindo, dia a dia, uma grande parceria com a CRV Lagoa, a Siltomac acredita que essa união tem tudo para prosperar, afinal, trata-se da maior central de genética da América Latina, uma empresa inovadora e pioneira no segmento, e a Siltomac busca esse caminho em suas parcerias. A CRV Lagoa, assim como a Siltomac, está sempre pronta para trabalhar em prol do pecuarista, procurando melhorar suas condições de trabalho e, solucionando, através da tecnologia, o ótimo desempenho do setor. Parabenizamos a CRV Lagoa por esses 40 anos de incansável dedicação ao trabalho e por todo o sucesso alcançado!

(16) 3952-9500 www.fri-ribe.com.br

(54) 2521-3124 www.kerabrasil.com.br

(16) 3363-9999 www.siltomac.com.br

A Kera Nutrição Animal, com sede em Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), foi fundada no ano de 2004, aliando o conhecimento na área de biotecnologia aplicada com o objetivo de oferecer produtos, aplicações e tecnologias que agilizem e otimizem o processo produtivo, sempre em constante evolução para criar novas soluções e contribuir para o desenvolvimento da pecuária nacional. Foi com esse objetivo que, em 2007, surgiu a parceria entre a Kera Nutrição Animal e a CRV Lagoa que, assim como a Kera, busca na prestação de serviços a excelência nos resultados.

OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 31

PONTO FINAL

EDITORIAL

Uma nova revista para a CRV Lagoa

CRV LAGOA: UMA HISTÓRIA DE PIONEIRISMO contribuir com a pecuária brasileira foi o elemento que impulsionou a então Lagoa da Serra. A sociedade com o Grupo Bamerindus, nos anos 1990, demonstrou que era possível acreditar no melhoramento genético como o caminho a ser percorrido, visando grandes resultados, tanto na pecuária de corte, quanto na de leite.

Beatriz Biagi Becker Pecuarista, especialmente para a revista CRV Lagoa

Meu pai, Maurílio Biagi, fundou a Lagoa da Serra em 1971, juntamente com Luiz Vicente Lunardi. Na sede da empresa, em Sertãozinho, vivi boa parte da minha trajetória de vida. Convivi com a empresa desde o seu início, vendo as dificuldades para se estabelecer e os investimentos contínuos para estruturá-la. Muitas pessoas foram formadas pela então Lagoa, sendo que algumas delas estão lá até hoje, e esse é um grande diferencial. O desejo de

O pioneirismo viabilizou uma série de inovações ao longo do tempo, como a parceria firmada com o Instituto de Zootecnia e as sucessivas melhorias em testes de progênie. Esse espírito empreendedor foi mantido pela cooperativa holandobelga CRV, a atual controladora, que respeitou toda a história construída até então e introduziu uma visão mais moderna, aliando cooperativismo e democratização, o que elevou a CRV Lagoa a um patamar de reconhecimento internacional, realizando o sonho de seus fundadores. A contribuição da CRV Lagoa foi decisiva para o desenvolvimento da pecuária nacional. Mesmo não podendo permanecer na empresa, sempre fiz questão de acompanhar a sua trajetória em diferentes fases, pois, além de torcer muito pelo seu sucesso, hoje sou uma cliente da

Uma das principais novidades que trazemos para essa comemoração de quatro décadas de excelentes serviços prestados à pecuária nacional é a nova linha de comunicação que a CRV Lagoa adotou, em sinergia com todas as unidades da CRV no mundo, e que será utilizada em materiais e publicações a partir de agora.

O desejo de contribuir com a pecuária brasileira foi o elemento que impulsionou a então Lagoa da Serra. A contribuição foi decisiva.

Dessa forma, temos um novo slogan, que é “Melhorando seu rebanho e sua vida”, reforçando o foco que temos no melhoramento contínuo e na rentabilidade dos nossos clientes. Também já está no ar o novo site da CRV Lagoa, que pode ser conferido no link www.crvlagoa.com.br, igualmente contando com essa nova forma de design e comunicação.

Vladimir Walk Diretor-presidente CRV Lagoa

Outra grande novidade é a nova cara do antigo Canal CRV Lagoa, agora denominada, simplesmente, revista CRV Lagoa, com novo projeto gráfico, novas seções e o mesmo conteúdo de qualidade de sempre. Gostaríamos, inclusive, de saber sua opinião sobre todas essas novidades. Enfim, é um momento de festa, mas, também, de muita responsabilidade, pois a inovação e a qualidade estão no dia a dia da Central e nossos clientes contam com isso. Mais do que clientes, são grandes parceiros. E, disso, você pode ter certeza: conte sempre com a CRV Lagoa, nossa equipe de colaboradores e consultores de campo. Afinal, nosso objetivo é melhorar seu rebanho e sua vida! Boa leitura e até a próxima.

maior central de genética bovina da América Latina, o que muito me orgulha, pois as marcas que já atingiu e o seu potencial de crescimento são bastante expressivos. No contexto atual, a CRV Lagoa tem uma relevância muito forte no mercado e realiza um trabalho bastante consistente na busca por qualidade, novas tecnologias e conhecimento em todas as suas áreas de atuação, o que representa a continuidade do legado mais importante deixado por todas as gerações que a administraram. Quero parabenizar a equipe da CRV Lagoa por esses 40 anos, afinal, são os seus integrantes que fazem essa história de pioneirismo atravessar o tempo. Além do evento impecável para comemorar essa data tão importante, fiquei muito feliz também pela evolução da empresa, e desejo a ela um futuro ainda mais brilhante e promissor.

30 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

Após grande expectativa, finalmente comemoramos os 40 anos da CRV Lagoa com o Show de Genética, reunindo 800 convidados em Sertãozinho (SP), além de outras ações. Você confere a cobertura completa nesta edição.

EXPEDIENTE CRV LAGOA Diretor-presidente Vladimir Walk Gerente Administrativo e Financeiro Carlos Alberto Costa Gerente de Marketing e Inovação Luciana Affini Wilson Gerente de Produção e Logística Gerson Sanches Gerente Comercial Antonino Bosco Gerentes de Área Alexandre Weber (Sul); José Henrique Bueno (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo); Welington Shiroma (São Paulo e Triângulo Mineiro); William Xavier (Norte, Nordeste e Goiás)

ÍNDICE REVISTA CRV LAGOA Coordenação Adriana Zaia Sanches Luciana Affini Wilson Editor Thell de Castro | MTb 41.364 Projeto gráfico e editorial SWTH Comunicação & Web Rytmo Comunicação Impressão Gráfica Santa Edwiges Entre em contato Telefone: (16) 2105-2299 Site: www.crvlagoa.com.br E-mail: [email protected] Twitter: @crvlagoa

02 04 05 06 07 08 09 10 14 15 16 18 21 24 27 28 30 31

Consultores de Campo Porteira | Corte Taurinos Porteira | Leite Porteira | Corte Zebu Porteira | PAINT Porteira | Geral Porteira | Acontece Especial | Linha do Tempo Especial | CRV Lagoa Especial | CRV Especial | Depoimentos Especial | Touropedia Especial | Homenagens Especial | Show de Genética Especial | Fotos históricas Especial | Papo com o Gerente Artigo | Beatriz Biagi Becker Vitrine CRV Lagoa OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 3

PORTEIRA | CORTE TAURINOS

PAPO COM OS GERENTES

CRV LAGOA SAI NA FRENTE COM GROWSAFE Equipamento importado do Canadá mensura a eficiência alimentar dos animais participantes do Centro de Performance CRV Lagoa e já está em funcionamento

O GrowSafe, equipamento de última geração importado do Canadá, já está em pleno funcionamento, desde agosto, no Centro de Performance CRV Lagoa, em Sertãozinho (SP). A tecnologia visa mensurar a eficiência alimentar dos animais participantes do teste de performance.

O CP CRV Lagoa vai coletar informações sobre conversão alimentar, crescimento, qualidade de carcaça, precocidade sexual, entre outros fatores, se configurando em um verdadeiro laboratório a céu aberto. Os dados coletados pelo GrowSafe serão utilizados para o cálculo de valores genéticos.

Inicialmente, a aplicação do GrowSafe será direcionada para as raças taurinas, com aplicação direta no mercado de cruzamento industrial. Contudo, nas raças zebuínas, também haverá grande espaço para aplicação dessa tecnologia.

Marcelo Almeida informa que, ainda em 2011, será realizada uma avaliação de conversão alimentar. “Os animais precisam de 70 dias válidos no período de avaliação. Nossa expectativa é fazer dois grupos de avaliação ainda este ano”, conclui. “Isso

4 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

O diretor-presidente Vladimir Walk ressalta que a empresa está comprometida com o crescimento sustentável da pecuária. “Ao completar 40 anos, a CRV Lagoa faz um grande investimento em um equipamento desse porte, visando contribuir, ainda mais, para o crescimento da pecuária nacional e o aprimoramento das informações disponibilizadas à cadeia produtiva da carne”.

Gerente de produto Corte Zebu

Estive na CRV Lagoa pela primeira vez em 1995, quando estava no segundo ano de zootecnia. Em novembro de 1997, retornei na CRV Lagoa para fazer uma entrevista. No mês seguinte, entrei para fazer estágio no segmento de gado de corte, no PAINT. Sempre fui voltado para a área de gado de corte, em especial no zebuíno. Em 18 de abril de 1998, a Holland Genetics me convidou para fazer um trabalho de assessoria técnica em grandes eventos. Aceitei e foi interessante. Comecei no Departamento de Marketing, ficando cerca de um ano. Depois fui para o Departamento Comercial e de Produto. De assistente técnico, passei a supervisor técnico, tanto no Corte Taurinos quanto no Corte Zebu e, ao final de 2005, fui para a gerência de produto, onde estou até agora. Podemos contar nos dedos quantas empresas brasileiras chegaram aos 40 anos de idade. Acredito que a CRV Lagoa contribuiu muito para o melhoramento genético, com ética, transparência e paixão em poder servir. Trabalhando e inovando com confiabilidade, continuaremos a contribuir com a pecuária brasileira, produzindo mais carne em menos tempo e mais leite com qualidade.

TATIANE TETZNER

Gerente de produto Leite

Para Marcelo Almeida, gerente do departamento Corte, o GrowSafe irá fornecer informações importantes para os índices de seleção. “Com o aparelho, é possível mensurar, de forma eficiente, o consumo de alimento de cada animal, o ganho de peso em relação ao tamanho, se ele correspondeu àquela expectativa de crescimento e quanto custou esse crescimento”, explica. A eficiência alimentar é um fator muito importante para melhorar os resultados econômicos dos usuários de genética taurina, principalmente nos sistemas intensivos de produção. “Temos a necessidade de encontrar animais que apresentem forte crescimento, qualidade de carcaça e um menor consumo de matéria seca, ou seja, melhores conversores”, ressalta Almeida.

é um grande benefício para os criadores participantes do CP e convidamos os pecuaristas que quiserem ter a avaliação de seus animais através do GrowSafe a participarem da próxima edição”.

RICARDO ABREU

GrowSafe instalado no CP CRV Lagoa

Completei recentemente um ano de CRV Lagoa. Foi um período extremamente intenso, de muito aprendizado, troca de experiências e crescimento profissional e pessoal. Muito antes de fazer parte desse time, estive várias vezes na Central e já me identificava com os valores do grupo e da equipe, que veste a camisa, se dedica e tem paixão pelo que faz. Durante os tempos da Graduação em Medicina Veterinária na FAMEV – UFU, em Uberlândia (MG), tive conhecimento da atuação da empresa. O início desse contato com a CRV Lagoa deu-se através do programa “Zebu para o Mundo”, assim que iniciei o mestrado na Unesp, em Jaboticabal. Pela proximidade, visitei a Central várias vezes durante o doutorado, também na Unesp. Já admirava a empresa pela solidez no mercado e pelo trabalho direcionado. Atualmente, como responsável pelo segmento de Leite Zebu, trabalhamos unidos em prol de um objetivo comum: levar a melhor genética para agregar valor aos clientes. Fazer parte da CRV Lagoa é uma grande honra! Aproveito para parabenizar a todos que fizeram e fazem parte desses 40 anos! A paixão é o que move o mundo, e acreditar é o primeiro passo para a realização!

CRISTIANO LEAL

Gerente de produto Corte Taurinos

Atuei em frigoríficos e, em um deles, foi iniciado um programa junto à CRV Lagoa, a fim de trabalhar com os animais do PAINT. Como são animais de excelente qualidade, atuamos em um mercado diferente de carnes. Acabei sendo contratado pela CRV Lagoa em 16 de junho de 2010. Com pouco mais de um ano na empresa, considero que aprendi muito, tive a oportunidade de desenvolver um trabalho e mostrar o resultado necessário. No entanto, o mais importante de tudo isso é o fato de a CRV Lagoa ter uma grande determinação em crescer no mercado, tornando-se líder. Somos as peças principais para cumprir essa meta. Hoje, a CRV Lagoa dá todo o suporte para a nossa equipe ir a campo e fazer isso acontecer. Nós nos tornarmos a primeira empresa no setor a ter, no Brasil, um polo produtor de genética, não sendo apenas um revendedor que compra genética dos EUA ou da Argentina para vender aqui. Além disso, é muito fácil disponibilizar no Brasil a genética de outros países, como Alemanha e República Tcheca. O grupo também conta com uma empresa nos EUA, o que facilita o intercâmbio de genética. Parabéns, CRV Lagoa!

HENRIQUE BRINCKMANN

Gerente de negócios Leite

A minha história com a CRV Lagoa é muito interessante. Em 1969, fiz um curso e aprendi a inseminar na fazenda onde morava. Depois, me formei como médico veterinário e a vida evoluiu. Após retornar da minha estada na Europa, fui procurar uma melhor genética para usar no meu rebanho. Procurei na então Holland Genetics e, naquela oportunidade, a empresa estava começando a se instalar no Brasil. Fui para a Holanda, fiz um curto treinamento para conhecer melhor a seleção, os touros e tudo mais, e comecei a atuar no setor de embriões. Depois, a empresa optou por comprar a Lagoa da Serra e, ao longo do tempo, fomos crescendo e nos desenvolvendo. Nesses 40 anos, alguns fatores importantíssimos tiveram uma grande evolução. O primeiro é a qualidade de seleção dos touros que fazem parte da bateria. O segundo foi o sêmen sexado, a realização do sonho de comprar uma dose de sêmen com uma bezerra. Fico muito feliz por saber que conheço os dois lados da genética: primeiro como usuário e, agora, como produtor dessa genética. A CRV Lagoa sempre foi e sempre será uma empresa inovadora. Parabéns!

OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 29

PORTEIRA | LEITE

PAPO COM OS GERENTES

COM A PALAVRA... Antonino Bosco, Marcelo Almeida, Wiliam Tabchoury, Ricardo Abreu, Cristiano Leal, Tatiane Tetzner e Henrique Brinckmann falam sobre os 40 anos da CRV Lagoa. Leia os depoimentos completos no site www.crvlagoa.com.br/40anos

MARCELO ALMEIDA

Gerente do Depto. Corte

Parece até estranho celebrarmos o aniversário de uma empresa. Uma empresa é composta por pessoas dotadas de comportamentos e reações humanas e, dessa maneira, ela é uma extensão do grupo social que se organizou para explorar um segmento de mercado a fim de alcançar seus objetivos. Embora não seja humana, ela é humanizada, portanto é legítimo e merecido que as pessoas que compõem esta empresa - nós - celebrem a data. Recordo, ainda dos tempos da graduação acadêmica, do interesse e da motivação que me despertava o mundo contido nas dependências da então Lagoa da Serra. Passaram-se os dias, mas não os sonhos. Certo dia, me vi imerso nestas águas. Era como caminhar no meu imaginário, trabalhar no mundo ideal. Foi preciso algum tempo para ter certeza de que não era uma ilusão, mas uma oportunidade - talvez a maior da minha vida - de poder conciliar o dever e o prazer, o trabalho e a satisfação pessoal. Enfim, envelhecemos juntos. Ainda assim, de vez em quando, em meio à turbulência do cotidiano, olho para ela e sinto a mesma atração, só que agora ela é uma quarentona enxuta. Parabéns, CRV Lagoa, pelos seus 40 anos de trabalho!

28 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

ANTONINO BOSCO

Gerente Comercial

Em 2011, completo 22 anos de formação em medicina veterinária. Todo estudante tem uma empresa como referência em vários segmentos. Desde quando iniciei os estudos na área, há 27 anos, sempre tive a CRV Lagoa como referência. Um fato interessante é que, no início da década de 1990, tinha uma pessoa que trabalhava na Central, e ele sempre dizia que me traria para trabalhar aqui. Mas nunca dava certo, por diversos motivos. Depois de 20 anos, recebi uma ligação para trabalhar na CRV Lagoa. Na época, assustei, afinal, uma empresa referência no setor lembrou-se do meu nome. Felizmente, acabou dando certo. Hoje, sinto-me muito feliz e realizado profissionalmente. Percebo que a empresa está se preparando para o futuro. O que nosso cliente vai querer em 2015, em 2020 e em 2025? O que nós vamos oferecer a esse cliente que vá atender às necessidades dele? A empresa está preocupada com essas tendências e, obviamente, estudando e buscando soluções. Temos que ser criativos e, o mais importante, preparar as pessoas para atender a essas demandas. Esse é o nosso papel e tenho certeza de que iremos contribuir, cada vez mais, com os nossos clientes.

WILIAM TABCHOURY

Gerente do Depto. Leite

Em 1971, o Brasil tinha acabado de ganhar o tricampeonato mundial no México, comandado pelo gênio Pelé. A população brasileira contava pouco mais de 90 milhões de habitantes e, desde 1964, vivia uma ditadura militar. Nesse cenário, surgia a Lagoa da Serra, com a proposta de promover o melhoramento genético do rebanho bovino através da IA. Eu tinha apenas três anos e vivia na Fazenda São Sebastião, em Tremembé (SP), onde produzíamos leite e tínhamos gado de corte. Meu primeiro contato indireto com a CRV Lagoa deu-se em 1989, quando adquirimos novilhas Girolando em Taubaté. Posteriormente, em 1991, realizei o meu curso de IA na Central. Em 1994, iniciávamos o uso da genética da CRV na Fazenda Tainá, em São Pedro (SP). Em 2000, fiz parte do conselho consultivo de leite da empresa, junto com um grupo seleto. Em 2004, ingressei como gerente de produto Leite, responsável pelo segmento de holandês, contato com a matriz e estratégia do segmento de leite. A paixão é uma das nossas marcas mais fortes e, para milhares de brasileiros, essa história é uma pequena parte da imensidão chamada CRV Lagoa! Juntos, nós crescemos com leite e com a CRV Lagoa!

CA SANSÃO É HEXA NO GIR LEITEIRO Maior nome do Gir Leiteiro de todos os tempos, Sansão completou, recentemente, 15 anos. Nascido em 10 de março de 1996, o reprodutor é de propriedade de Joaquim José da Costa Noronha, o Kinkão, e tem números fantásticos na história da raça.

Tatiane Tetzner e Joaquim José da Costa Noronha

O touro Sansão continua batendo recordes históricos na pecuária nacional. Durante a ExpoZebu 2011, em Uberaba (MG), o reprodutor, destaque da bateria Gir Leiteiro da CRV Lagoa, foi anunciado como líder do ranking de touros da ABCGIL/EMBRAPA pelo sexto ano (2005, 2006, 2007, 2008, 2010 e 2011).

PREMIAÇÃO NO PARANÁ

Além do recorde absoluto no ranking da ABCGIL/EMBRAPA, também acaba de ser declarado líder do ranking ABCZ/UNESP pela quarta vez (2006, 2009, 2010 e 2011). O touro raçador, filho de CA Everest, chegou à bateria da CRV Lagoa em fevereiro de 2009. Muito emocionado no momento da divulgação do resultado, Kinkão declarou que foi a consagração do grande reprodutor. “É um grande momento, todo ano ficamos reconhecimento. O Brasil é o único outro país do mundo em que essa homenagem é feita, devido à história que a APCBRH e seus associados têm em comum com a Holanda”, explica Raul Carneiro, gerente do Gestor Leite, à esquerda na foto.

GIROLANDO: FLORIN É LÍDER

A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) promoveu o jantar de homenagem aos destaques da raça Holandesa de 2010. Uma das premiações foi a entrega de 46 placas referentes ao prêmio de 100.000 Kg Melk de produção de leite. “A CRV holandesa premia as vacas que atingem 100.000 kg de leite em seu país com uma placa de

Foram divulgados durante a Megaleite 2011 os resultados do Teste de Progênie da raça. O touro Florin Marker Dom Nato, de José Donato Dias Filho, foi o número 1, Líder Absoluto do sétimo grupo do Teste de Progênie do PMGG (Girolando/ Embrapa). Florin superou, em PTA Leite, os outros 11 touros avaliados, ao alcançar 152 kg, com 70% de confiabilidade. No ranking geral, Florin está em 5º lugar, se destacando com

ansiosos para ver os resultados. Sempre acreditamos, mas vai se tornando cada vez mais difícil, tem touros novos entrando, e a bateria cada vez mais forte, então se trata de uma grande conquista”, destaca. “Assim como quando Sansão comemorou seus 15 anos, em março, esse momento é histórico, pois ele é consagrado pela sua progênie. Além de filhos provados positivos, suas filhas são as recordistas de produção de leite. Já foi utilizado por produtores de todo o Brasil e diversos países e continua sendo intensamente usado. A procura pela genética do Sansão é cada vez maior, tanto por sêmen convencional quanto sexado, sendo um dos mais requisitados da Central”, afirma Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite da CRV Lagoa. características lineares, como comprimento corporal, perímetro torácico, comprimento da garupa e largura entre ísquios.

SUPREMACIA NA MEGALEITE A bateria de Leite Zebu da CRV Lagoa conquistou grandes resultados na Megaleite 2011. Um dos grandes destaques foi CA Sansão, pai das grandes campeãs e das melhores progênies do Gir Leiteiro e Girolando. No Gir Leiteiro, Fécula TE F Mutum foi a Grande Campeã Nacional e Melhor Úbere Adulto Via FIV JMMA, de José Mário Miranda Abdo, é a nova recordista mundial de produção Vaca Jovem do Gir Leiteiro, com uma produção média excepcional de 49,393 kg de leite, além da premiação de Melhor Úbere na categoria Vaca Jovem. OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 5

PORTEIRA | CORTE ZEBU

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | FOTOS HISTÓRICAS

BACKUP É O NOVO RECORDISTA DE PRODUÇÃO O mais novo recordista de produção de sêmen da pecuária brasileira também pertence à bateria da CRV Lagoa. Em agosto, o touro Backup (Nelore), com aproximadamente 463 mil doses, ultrapassa o recorde de seu pai, Fajardo da GB, que era de 460 mil doses, e acrescenta mais um capítulo à sua história de glórias.

época, nos chamou a atenção. De lá para cá, o touro é sinônimo de eficiência e de recordes. Ele tem doses de sêmen disponibilizadas desde 2002. Desde então, já bateu diversos recordes de produção e comercialização, tornando-se, agora, o recordista absoluto”, explica Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu.

Palheta de Ouro, com diversos recordes batidos de produção e comercialização de sêmen; destaque em sumários da raça e com produção excepcional nas fazendas de todo o Brasil. Esses são alguns atributos de Backup, que completou 10 anos em 2010.

Backup reúne a genética de Fajardo, ícone para longevidade e fertilidade, com linhagem materna Faulad e Golias, destacando-se aí carcaça moderna com musculatura de posterior proeminente. Assim, um de seus inúmeros atributos é o máximo em musculatura. “O touro atende a todos os perfis, pois é completo. Além do sêmen convencional, conta com sêmen sexado de macho e fêmea, também ficando entre os líderes de venda”, finaliza Abreu.

Proveniente do núcleo PO da seleção da CFM Agro-Pecuária e de propriedade de um condomínio formado pela CRV Lagoa em conjunto com Antônio Françolin, Iporanga Agropecuária,

Pedro Novis e Ricardo Merola, o touro possui outro recorde em seu currículo: mais de 20 mil doses comercializadas em um único mês, em maio de 2010. “Esse grande reprodutor foi descoberto no teste de performance CAT, em 2001. Na

1

21

3

4

6

C 8288: 1º NA ANCP 2011

(20,89) é Avesso TE da Bela, com 423 filhos avaliados em 15 rebanhos. É Top 0,1% também para perímetro escrotal e Top 0,5% para habilidade maternal.

5

7

NOVIDADE NO GUZERÁ

ABEL REFORÇA BATERIA

No Sumário ANCP 2011, dos 15 melhores touros de MGT, 7 são da bateria CRV Lagoa, incluindo os 4 primeiros colocados. O número 1 para MGT, com 20,99, é C 8288 da MN, de Fabiano Araújo e Laura Oliveira, com 592 filhos avaliados aos 120 dias em 21 rebanhos. É, ainda, Top 0,5% em mais 3 características. Bisneto de Rambo MN, sua mãe é Top 1% para MGT. O 2º melhor touro para MGT 6 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

A CRV Lagoa marcou presença no 35º Leilão CV, realizado na Fazenda São José, em Paulínia (SP). A Central disponibilizou pacotes especiais de sêmen. “Foram mais de 3.500 doses comercializadas, comprovando a elevada demanda pela genética selecionada CV com a marca da CRV Lagoa”, destaca Ricardo Abreu. Um dos destaques foi a comercialização de 50% da posse de Abel de CV, touro da safra 2009 já contratado pela CRV Lagoa, pelo valor de R$ 67.200, pelo criador Luiz Fernando Homem de Carvalho.

Ricardo Abreu visitou a Fazenda Alvorada, de Dante Ramenzoni. A propriedade fica em Pirajuí (SP). O Guzerá Ramenzoni é grande parceiro da Central desde 2003, quando o touro Apollo TE do DER passou a integrar a bateria de Guzerá. A grande novidade é a contratação do touro jovem Izidoro do DER, da safra 2009, filho direto de Carimbó em vaca linhagem Besouro. Izidoro é Top 0,1% de MGT (18,31) e alia carcaça de excelente conformação com beleza racial.

8

11

9

10

12

1 Planta da CRV Lagoa (1971) 2 Participação em evento em São Paulo (1973) 3 Reunião na CRV Lagoa (meados dos anos 1970) 4 Turma do Curso de IA (1982) 5 Frota de veículos da CRV Lagoa (anos 1980) 6 III Leilão Lagoa da Serra (anos 1980) 7 Aniversário do touro Gim de Garça (1992) 8 Convenção Anual de Vendas (1995) 9 Evento Boi no Rolete (1996) 10 Visita à NRM na Holanda (2000) 11 Convenção Anual de Vendas (2001) 12 Evento CRV is One! (2009) OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 27

PORTEIRA | PAINT

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | SHOW DE GENÉTICA

RAPP 2011 REUNIU 156 PARTICIPANTES 1

3

5

8

11 26 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

2

Como já é tradição, a RAPP aconteceu durante a ExpoGenética 2011, que foi realizada de 13 a 21 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. A reunião teve início no dia 15 de agosto, com palestras técnicas no Hotel JP, em Ribeirão Preto. Foram abordados temas como seleção genômica, por Alfred de Vries, da CRV holandesa; novas implementações técnicas, por Roberto Carvalheiro, do Gensys; Grow Safe, por

4

6

Entre os dias 15 e 17 de agosto, foi realizada em Ribeirão Preto (SP), Sertãozinho (SP) e Uberaba (MG), a Reunião Anual dos Parceiros do PAINT. Na programação da RAPP, que contou com 156 participantes do Brasil e exterior, os destaques foram o V Leilão Virtual PAINT e também o lançamento do Sumário PAINT Consolidado 2011, entre outras atividades.

Robison Carreira, da CRV Lagoa; entre muitas outras.

o Maior Percentual de Fêmeas Precoces.

Também foram premiados os parceiros que se destacaram na safra 2009. Antonio Forzza, da Fazenda Vista Alegre, de Itamaraju (BA), recebeu o prêmio de Maior Percentual de Certificação. Eujácio Simões Agropecuária Ltda, Fazenda Estrela do Oriente, de Itapetinga (BA), recebeu o troféu pelo Maior Ganho Genético. Já Paulo Bodini Barion, da Fazenda Cachoeira dos Índios, de Getulina (SP), teve

No dia 16 de agosto, além das palestras, os participantes acompanharam o Show de Genética, em Sertãozinho, que comemorou os 40 anos da CRV Lagoa. No mesmo evento, foi lançado o Sumário PAINT Consolidado 2011.

que tem o objetivo de facilitar a interpretação dos dados e escolha dos reprodutores que complementem o perfil de cada rebanho. A versão digital, disponível no site www.crvlagoa. com.br, conta com mais de 35 mil reprodutores.

em Uberaba (MG), com transmissão ao vivo pelo SBA, o V Leilão Virtual PAINT. Foram comercializados 47 animais, sendo que os machos obtiveram média de R$ 10.194,74 e as fêmeas obtiveram média de R$ 7.711,11.

“Reiteramos nosso compromisso com a pecuária progressista que, através de genética superior, pode atingir distintos patamares produtivos, adquirindo competitividade e, ainda, preservando nossos recursos ambientais, garantindo, assim, elementos fundamentais para a pecuária sustentável”, destaca Marcelo Almeida, gerente do PAINT.

O remate obteve faturamento total de R$ 456.800,00, com média geral de R$ 9.719,15. Um dos principais destaques foi a compra de 50% do reprodutor PAINT Karib, de 34 meses, da Fazenda Segredo, por Luis Alves de Oliveira Junior, que investiu R$ 34 mil.

No dia 17, em Uberaba, foi a vez de acompanhar a apresentação do PAINT na ExpoGenética e o V Leilão Virtual PAINT.

7

9

10

12

1 Linha do tempo da CRV Lagoa 2 Roald van Noort, CEO da CRV 3 Equipe do departamento de Produção 4 Vladimir Walk e Daniel Bilk Costa 5 O tenor Jean William 6 Maurílio Biagi Filho, Jovelino Mineiro e Duda Biagi 7 Luciana Affini Wilson e Adriana Zaia Sanches 8 Desfile de touros: Backup 9 Desfile de touros: Shottle 628 10 Desfile de touros: Jatz 11 Desfile de touros: CFM Orgulho 12 Gerentes de área e Comercial da CRV Lagoa

SUMÁRIO PAINT CONSOLIDADO 2011 O Sumário PAINT Consolidado 2011, considerado o GPS do Nelore, reúne os dados de seis sumários da raça Nelore – Aliança, CFM, ABCZ/Embrapa, IZ Sertãozinho, PAINT e PMGRN – Nelore Brasil. A versão impressa conta com 377 touros, cujas avaliações são apresentadas numa forma gráfica,

V LEILÃO VIRTUAL PAINT No dia 17 de agosto foi realizado

O maior vendedor do leilão foi a Fazenda Heringer, com vendas de R$ 122.600,00, e o maior comprador foi José Carlos Nobre Monteiro, que investiu R$ 69.400,00. OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 7

PORTEIRA | GERAL

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | SHOW DE GENÉTICA

CRV LAGOA RECEBEU TOP OF MIND 2011

A CRV Lagoa participou, na noite de 29 de junho, da cerimônia de entrega da edição 2011 do troféu Top of Mind Rural, premiação conferida pela Revista Rural, importante publicação do setor agropecuário, que prestigia as marcas mais presentes na cabeça do produtor rural.

A Central foi representada pelo gerente de produto Corte Zebu, Ricardo Abreu, e pelo consultor de campo para a região de Campinas (SP), Cezar von Zuben, e foi uma das primeiras a subir ao palco para receber, pela décima quarta vez consecutiva, o prêmio das mãos do diretor de redação da Revista Rural, o jornalista Flávio Albim. Segundo Ricardo Abreu, é um grande orgulho para a equipe da CRV Lagoa participar do Top of Mind Rural e receber a expressiva pontuação de 40% das indicações em uma pesquisa de opinião que há quase uma década e meia valoriza o trabalho de marketing e comunicação

AGENDA DE EVENTOS

AGENDA DE CURSOS

EXPOBRAHMAN 2011 De 10 a 16 de outubro São José do Rio Preto | SP

CURSO DE IA De 03 a 07 de outubro De 17 a 21 de outubro

5º LEILÃO VIRTUAL CP CRV LAGOA Dia 22 de outubro, às 13h Transmissão ao vivo pelo Canal do Boi

CURSO NOVAS ABORDAGENS DE ULTRASSONOGRAFIA NA IATF Dia 21 de outubro

FEILEITE 2011 De 30 de outubro a 04 de novembro São Paulo | SP

CURSO DE MGA De 03 a 05 de novembro

FENAGRO 2011 De 26 de novembro a 04 de dezembro Salvador | BA SHOW RURAL COOPAVEL 2012 De 06 a 10 de fevereiro Cascavel | PR

8 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

CURSO PERFORMANCE EM GESTÃO FINANCEIRA De 10 a 12 de novembro CURSO PERFORMANCE TOTAL De 23 a 27 de janeiro de 2012 Confira todos os cursos e inscrevase no site www.crvlagoa.com.br

empresas e instituições que editam seus Sumários, pois o maior e melhor conjunto de informações constitui a nossa real contribuição à pecuária nacional”, destacou. No mesmo dia, a empresa lançou ao mercado uma nova linha de comunicação, que será utilizada em todos os materiais e publicações da Central a partir de agora, acompanhada pelo novo slogan: “Melhorando seu rebanho e sua vida”.

desenvolvido pelas empresas em torno de fortalecer suas marcas, produtos e serviços junto ao produtor rural brasileiro. “No ano em que a CRV Lagoa completa 40 anos de participação no mercado pecuário brasileiro, sentimos que é um grande desafio continuar com nossa trajetória de inovação junto ao melhoramento genético do rebanho brasileiro, oferecendo sempre produtos e serviços com agregação de valor ao negócio do produtor”, destaca. O gerente destaca ainda a presença do membro da equipe de consultores que, junto com os profissionais que atuam internamente na Central, trabalham comprometidos com o propósito de oferecer sempre o melhor negócio aos clientes e parceiros.

O novo site da CRV Lagoa, que pode ser acessado no link www.crvlagoa.com.br, já conta com essas novidades, que visam reforçar o foco da Central no melhoramento contínuo e rentabilidade dos clientes. Backup é o mais novo recordista de produção de sêmen da pecuária brasileira, com 463 mil doses. O touro, que completou 10 anos em 2010, é proveniente da seleção da CFM Agro-Pecuária e pertence a um condomínio formado por Antônio Françolin, Iporanga Agropecuária, Pedro Novis, Ricardo Merola e a própria CRV Lagoa, tem diversos recordes batidos de produção e comercialização de doses, é destaque em sumários da raça e tem produção excepcional nas fazendas de todo o Brasil (leia mais na página 6). CA Sansão, maior nome do Gir Leiteiro de todos os tempos, completou, recentemente, 15 anos. De propriedade de Joaquim José da Costa Noronha, o Kinkão, tem números absolutos na história da raça. O reprodutor bateu mais um recorde na ExpoZebu 2011: foi anunciado como líder do ranking de touros da ABCGIL/EMBRAPA pelo sexto ano (2005, 2006, 2007, 2008, 2010 e 2011). Também foi declarado líder do ranking ABCZ/UNESP pela quarta vez (leia mais na página 5). Também ocorreu o lançamento do Sumário PAINT Consolidado 2011, considerado o GPS do Nelore. O touro CFM Orgulho, líder do Sumário, fechou o desfile de reprodutores. Marcelo Almeida, gerente do PAINT, ao lançar a publicação, fez diversos agradecimentos. “Agradeço aos parceiros do PAINT pela cooperação, seriedade e profissionalismo, e às

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DISTRIBUIDORES A CRV Lagoa sediou, entre os dias 14 e 16 de agosto, a 1ª Conferência Internacional de Distribuidores da CRV na América Latina. Participaram distribuidores da Argentina, Uruguai, Chile, Equador, Peru, Nicarágua, Costa Rica, Colômbia, Paraguai, Bolívia e Panamá, totalizando 26 pessoas, realizando atividades nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Passos.

Como sempre acontece no Show de Genética, a CRV Lagoa realizou uma ação beneficente entre os presentes para angariar doações para duas entidades de Sertãozinho (SP): a Casa Abrigo Nosso Lar, que ampara meninas de zero a 16 anos, e a Associação Filhos de Deus, que abriga meninos entre zero e 18 anos.

Foi arrecadado, entre contribuições dos participantes do evento e da própria CRV Lagoa, valor superior a R$ 30 mil, que fará grande diferença na manutenção dos abrigos. O evento foi finalizado em grande estilo, com um grande show do cantor, compositor, ator e pecuarista Almir Sater, que, inclusive, é parceiro da CRV Lagoa, e interpretou seus grandes sucessos para a plateia. “Agradecemos a todos os presentes no evento e também aos que enviaram mensagens parabenizando a CRV Lagoa. Mais do que clientes, são grandes parceiros, bem como nossos colaboradores e consultores de campo em todo o Brasil. Genética exige um trabalho coletivo e de longo prazo. Queremos construir o futuro junto com todos, desenvolvendo novos produtos para aproveitar todo esse grande potencial que a pecuária brasileira possui”, finaliza Vladimir Walk. OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 25

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

ACONTECE NA CRV LAGOA

SHOW DE GENÉTICA REUNIU 800 PESSOAS Evento comemorou os 40 anos da CRV Lagoa, contou com desfile de touros e show de Almir Sater; touros Backup e CA Sansão receberam o troféu Palheta de Ouro

Mais de 800 pessoas estiveram em Sertãozinho

Um grande evento, à altura das quatro décadas de excelentes contribuições à pecuária brasileira, marcou a comemoração dos 40 anos da CRV Lagoa no dia 16 de agosto, na sede da empresa, em Sertãozinho (SP). Mais de 800 convidados, entre pecuaristas, autoridades e personalidades, acompanharam o Show de Genética, que teve muitas atrações. No discurso de abertura do evento, o diretorpresidente Vladimir Walk homenageou antigos diretores e colaboradores da CRV Lagoa. “Foi aqui mesmo, em 1971, que os visionários Maurílio Biagi e Luiz Lunardi iniciaram a trajetória da Lagoa da Serra, atualmente a maior central de genética bovina da América Latina. Um sonho que se tornou realidade, tendo uma trajetória de grandes momentos, inovações e, claro, algumas 24 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

12

1 Leilão CV 2011, Paulínia (SP) 2 Feira da Terneira, Alpestre (RS) 3 Fazenda Rio Verdinho, Rio Verde (GO) 4 Treinamento de consultores de campo de São Paulo 5 Interleite 2011, em Uberlândia (MG) 6 Leilão Girolando Santa Luzia 2011, Passos (MG) 7 Uso do iPad na ExpoZebu 2011, Uberaba (MG) 8 Ricardo Carneiro e Marcelo Almeida na ExpoZebu 9 Curso Performance em Manejo de Cria na Central 10 Leilão Fazenda São Pedro, Fernandópolis (SP) 11 Feicorte 2011, São Paulo (SP) 12 Leilão Jersey em Belo Horizonte (MG)

dificuldades também, superadas com muito trabalho e perseverança”. Roald van Noort, CEO da CRV, marcou presença e também falou aos convidados, citando a importância da CRV Lagoa para a holding e os investimentos que estão sendo realizados no Brasil. Roald, que esteve acompanhado de uma grande comitiva de dirigentes e cooperados da CRV da Holanda e da Bélgica, entregou, inclusive, um troféu em homenagem à equipe da CRV Lagoa, recebido por Vladimir Walk e compartilhado com todos. Entre os destaques do evento, que contou com desfile de 23 reprodutores da bateria de Corte e Leite da Central, os touros Backup (Nelore) e Sansão (Gir Leiteiro) receberam a Palheta de Ouro, troféu oferecido pela CRV Lagoa aos reprodutores que atingem a marca de 250 mil doses comercializadas.

11

OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 9

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | HOMENAGEM

LINHA DO TEMPO DA CRV LAGOA ANOS 1970 ................................................................................................................................................... O Brasil vivia o chamado “Milagre Econômico”, com seguidas altas expressivas no PIB, aumento da geração de emprego e renda.

Surgem os primeiros catálogos de reprodutores e também é publicado o Manual do Inseminador

Nascem, na sede da CRV Lagoa, os primeiros bezerros frutos de transferência de embriões do Brasil. Em 1º de outubro, inicia suas atividades a Agro-Pecuária Lagoa da Serra, fundada por Luiz Vicente Lunardi e Maurílio Biagi.

1971

1972

1973

Com o primeiro “choque do petróleo”, veio uma crise que encerrou o ciclo do “Milagre Econômico”.

Em 26 de abril, é criada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), instituição cujos objetivos são a produção de conhecimento científico e desenvolvimento de técnicas de produção para a agricultura e a pecuária brasileira.

1974

1975

Neste ano, são criadas duas importantes instituições: o Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA) e a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA).

1976

1977

1978

1979

“Aí estão exemplos de perseverança. Tenho certeza de que eles tiveram momentos de alegria e também de dificuldades, superaram todas e estão até hoje contribuindo com a pecuária brasileira. Vamos pensar no negócio como um todo, eles atenderam aos clientes, ministraram cursos de inseminação artificial, chegaram aos lugares mais remotos. Hoje em dia, com a internet e a televisão, é fácil atingir todo o Brasil, mas imagine há 25 anos,

Adir das Chagas

por exemplo, como era diferente disseminar essa tecnologia”, destaca Antonino Bosco, gerente Comercial da CRV Lagoa. “São profissionais que se dedicam até hoje à empresa e aos clientes. E temos os consultores mais novos que seguem esses exemplos e injetam sangue novo na empresa”, completa. COLABORADORES Entre os colaboradores mais antigos da CRV Lagoa,

registramos dois integrantes do Departamento de Produção. Carlos da Silva está há 35 anos na Central e é supervisor do Laboratório. “Durante esses anos, passaram muitas pessoas pela empresa. Aqui se tornou uma segunda casa, pois é onde passamos a maior parte do nosso tempo, somos uma grande família. A CRV Lagoa foi meu primeiro emprego e é onde pretendo encerrar minha carreira. Trabalho com amor e carinho todos os dias para satisfazer nossos clientes e honrar o nome da empresa”, destaca. Já Adir das Chagas, está na CRV Lagoa desde 5 de janeiro de 1980, portanto, há 31 anos. Desde menino foi criado nos arredores da empresa. “Comecei a trabalhar aqui como ajudante e fui passando por diversos setores, até chegar ao departamento de Produção, onde estou até hoje. Estou muito satisfeito, e pretendo me aposentar por aqui”, define.

Em parceria com a Unesp de Jaboticabal (SP) e a Universidade de Hannover, na Alemanha, a CRV Lagoa desenvolve, pela primeira vez no Brasil, a transferência de embriões. Walter Becker é considerado o pai da técnica no País.

Fundada em Uberaba (MG) a Associação dos Criadores de Gado de Leite do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, atual Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. 10 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

da CRV Lagoa é a de uma grande expectativa por mais avanços proporcionados pelo incansável trabalho de pesquisa e desenvolvimento de soluções completas para o melhoramento genético. “A CRV Lagoa faz 40 anos, dos quais estive presente em quase 30. Participei de todas as mudanças pelas quais a empresa passou e não tenho o menor receio em afirmar que, hoje, já somos a melhor empresa de inseminação artificial e temos muito a crescer. Com certeza, com a equipe de todas as áreas e os produtos e serviços que temos, nos manteremos nessa posição de liderança”, resume Aguinaldo Palmieri.

Carlos da Silva

“Dessa forma, homenageamos todos os colaboradores e consultores de campo que ajudaram a construir a história da CRV Lagoa nesses 40 anos. Agora, vamos pensar nos próximos 40 anos, com foco no melhoramento contínuo do rebanho e da vida dos clientes”, finaliza o diretor-presidente Vladimir Walk. OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 23

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | HOMENAGEM

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

OS “VETERANOS” DA CRV LAGOA Consultores de campo e colaboradores mais antigos da CRV Lagoa ressaltam papel da empresa durante as quatro décadas de existência e deixam suas mensagens

ANOS 1980 ...................................................................................................................................................

Mudança da razão social da empresa para Lagoa da Serra Inseminação Artificial Ltda.

É gerado, nos EUA, o primeiro bovino a partir da técnica de FIV (fertilização in vitro).

1980

1981

1982

Em fevereiro, é colocado em prática pelo governo o Plano Cruzado, com mudança da moeda de Cruzeiro para Cruzado.

1983

1984

1985

1986

1987

1988

1989

Jorge Lúcio da Cunha, Itamar Faria, Aguinaldo Palmieri, Valter Fernandes e Heribert Prust foram homenageados na Convenção Anual de Vendas

Cinco dos integrantes mais experientes da equipe de consultores de campo da CRV Lagoa foram homenageados durante a Convenção Anual de Vendas 2011. Eles relataram suas experiências e impressões sobre a importância do trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas. Aguinaldo Palmieri, de Londrina (PR), que realiza o trabalho de campo desde 1982, faz uma comparação entre o período em que iniciou suas atividades com o que vê na atualidade, o que mostra a tendência de constante evolução no campo da genética bovina. “Na década de 80, abatia-se um animal com seis anos de idade. Hoje, não passa de 24 meses. Uma vaca leiteira, quando dava muito leite, 22 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

produzia 25 kg. Atualmente, tem muitas propriedades em que vacas com esta produção já são descartadas”, aponta. Para Itamar Faria, de Teófilo Otoni (MG), que atua na função desde 1983, “a maturidade da CRV Lagoa acompanha a evolução genética bovina, resultado do incremento de pesquisas, programas e técnicas, tudo visando ao atendimento da crescente demanda por qualidade superior de produtos”. A avaliação é compartilhada por Jorge Lúcio da Cunha, de Uberaba (MG), que integra a equipe desde 1984. Ele enfatiza que a CRV Lagoa sempre esteve na vanguarda da biotecnologia. “A empresa, líder nacional e mundial, é uma universidade por

excelência, que qualifica e lapida os profissionais da pecuária nacional, com a biotecnologia bovina mais avançada do mundo”. Valter Fernandes, de Guanambi (BA), afirma que, desde quando começou a trabalhar com a CRV Lagoa, em 1988, viu um forte crescimento da pecuária brasileira. “Vejo uma boa evolução, principalmente no que se refere ao sêmen sexado e à transferência de embrião”, diz. Já Heribert Prust, de Indaial (SC), presente no campo desde 1989, vê o sucesso como resultado de um trabalho bem planejado pela empresa, que venceu muitas dificuldades ao longo do tempo.

O Curso de Inseminação Artificial da CRV Lagoa completa nove anos consolidado como um dos mais respeitados do Brasil. Ao longo de 40 anos, o Curso treinou e capacitou mais de três mil pessoas

Brasil decreta moratória da dívida externa.

Com o fracasso do Plano Cruzado, foi elaborado o Plano Bresser. Também foi decretada nova moratória.

Inauguradas, em março, filiais da CRV Lagoa em Londrina (PR) e Porto Alegre (RS). CRV Lagoa é a primeira empresa de genética brasileira a desenvolver um programa de teste de progênie de touros de raças Holandesa e Nelore.

O Plano Bresser também não obtém êxito; é lançado o Plano Verão, que troca o Cruzado pelo Cruzado Novo.

A mensagem que todos deixam pelas quatro décadas OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 11

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | TOUROPÉDIA

Somente no site da CRV Lagoa (www.crvlagoa.com.br), já foram cadastrados mais de 1.500 touros ao longo dos anos, entre bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos

ANOS 1990

ANOS 2000

...................................................................................................................................................

Fernando Collor inicia seu governo com o Plano Collor, que troca o Cruzado Novo pelo Cruzeiro e faz o confisco das poupanças, instaurando uma grave crise no País.

1990

1991

1992

A então Lagoa da Serra é incorporada integralmente pelo Grupo Bamerindus.

É criado o P.E.I.A. (Programa Especial de Inseminação Artificial), desenvolvido para implantar a técnica da IA. É o atual Insemina Fácil.

1993

1994

Em 26 de novembro, entra no ar o primeiro site da CRV Lagoa na internet. Em 5 de fevereiro, a então Lagoa da Serra é adquirida pela Holland Genetics, do Grupo CR Delta, da Holanda.

1995

É instituída, durante o governo Itamar Franco, a Unidade Real de Valor (URV), que garantiu a transição para o Real sem choques. A inflação, finalmente, era controlada.

1996

1997

1998

MAREL (Nelore) Palheta de Ouro, com 270 mil doses produzidas. Opção de pedigree, carcaça e confiabilidade são suas marcas.

OLYMPIC (Holandês P&B) Nascido em 1999. Importado da Holanda, comercializou mais de 1,4 milhão de doses em mais de 50 países em sua vida produtiva.

PARAMOUNT (Holandês P&B) Importado da Holanda, posicionado no Top do ranking em vários países. Top em leite, úbere e pernas e patas.

RANCHI (Nelore) Palheta de Ouro, mais de 320 mil doses. Pai de recordista de preço em leilão. Um dos melhores avôs maternos da atualidade.

RAWHIDE (Red Angus) Campeão de vendas em 2003, entre todas as raças taurinas na CRV Lagoa. Certeza de peso nos filhos e precocidade nas filhas.

S2 FORTUNE (Aberdeen Angus) Seus filhos se destacam de norte a sul pelo país. Superprovado para peso, Deca 1 no Mérito Genético pelo Promebo.

SANSÃO (Gir Leiteiro) Hexacampeão no Teste de Progênie ABCGIL/Embrapa. Palheta de Ouro. Simplesmente o número 1, líder e consagrado.

TATCHER (Nelore) Beleza racial aliada à produtividade: exemplar em pista e em prova. Grande Campeão em diversas exposições.

VALENTIN (Jersey) Destaque da raça, consagrado em pista. Único touro bicampeão entre todas as raças cujas filhas foram Supremas em Castro (PR).

1999

CRV Lagoa é a primeira central brasileira a receber a certificação ISO 9001 para produção de sêmen.

Com a falência do Grupo Bamerindus, central sofre intervenção do Banco Central. CRV Lagoa cria o PAINT, programa de melhoramento genético para bovinos de corte.

Central já conta com mais de 100 consultores de campo e realiza convenções e treinamentos periodicamente 12 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 21

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | TOUROPÉDIA

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

O banco de sêmen da CRV Lagoa conta com material genético de aproximadamente 400 touros de 40 raças bovinas. A capacidade de armazenamento é superior a 2 milhões de doses

ANOS 2000

ANOS 2000

................................................................................................................................................... Sustentabilidade: CRV Lagoa lança luva biodegradável para utilização na IA.

ENLEVO (Nelore) Palheta de Ouro com mais de 380 mil doses produzidas. Pai de grandes campeões, doadoras e matrizes modelo.

FAJARDO (Nelore) Foi um dos maiores da história. Palheta de Ouro com 460 mil doses e pai de grandes touros, como Backup.

HELÍACO (Nelore) Um dos grandes representantes da linhagem 1646 da MN. Pai de grandes campeões nacionais, como Lufo.

ILUSTRE (Nelore) Palheta de Ouro com mais de 330 mil doses. É pai de cinco grandes campeões nacionais. Se destaca em ganho de peso.

JAGUAR (Gir Leiteiro) 4º lugar no ranking do PNMGL Embrapa/ABCGIL. Transmite força leiteira, harmonia de conjunto e produção de leite.

2001

2002

CRV Lagoa passa a acondicionar o sêmen em palheta fina. Central também é a primeira a receber o selo do CBRA (Colégio Brasileiro de Reprodução Animal).

2003

2004

2005

Em julho, CRV Lagoa fecha parceria com os Correios e passa a entregar sêmen através do Sedex, em botijões apropriados.

Em 1º de abril, para modernizar e alinhar sua identidade visual com a matriz, a então Lagoa da Serra acrescenta em sua logomarca uma cabeça estilizada de touro e passa a se chamar apenas Lagoa.

KIAN (Holandês V&B) Importado da Holanda, mais de 1 milhão de doses comercializadas no mundo. Número 1 para pernas e pés no Vermelho e Branco. 20 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

KRAFTY (Jersey) Importado dos EUA, mais de 100 mil doses comercializadas. Um dos recordistas de registro de filhas no Brasil.

LUFO (Nelore) Grande Campeão Nacional na ExpoZebu 2005, aos 21 meses de idade. Destaque nos sumários. Progênie já se destaca nas pistas.

Em setembro, é lançado, após grande investimento, o Sêmen Sexado da CRV Lagoa.

Em maio, durante a ExpoZebu, a CRV Lagoa incorporou o tablet iPad às ferramentas de atendimento aos pecuaristas.

Em julho, chega ao Brasil o InSire, produto da seleção genômica da CRV, que usa a tecnologia de marcadores moleculares.

Brasil se torna o maior exportador mundial de carne bovina, superando a Austrália.

2000

HUMAITÁ (Guzerá Leiteiro) Líder absoluto no Programa de Melhoramento Genético do Guzerá para Leite. Filha recordista mundial de produção.

CRV Lagoa recebe a certificação ISO 14001 de gestão ambiental.

CRV Lagoa fecha parceria pioneira com o Canal do Boi para difundir a IA em todo o Brasil através da televisão.

Em maio, CRV Lagoa lança o SireMatch, software de acasalamento de bovinos leiteiros.

2006

2007

Realizada a primeira edição do Centro de Performance CRV Lagoa, teste de performance que avalia touros jovens.

2008

2009

CRV Lagoa, em parceria com a Top in Life, passa a oferecer sêmen de ovinos e caprinos.

Em agosto, a então Lagoa adota seu nome atual, CRV Lagoa.

2010

2011

Lançado o programa CRV Lagoa Embryo, que oferece embriões de diversas raças.

Lançado o Data Logger, equipamento desenvolvido pela Central que monitora a temperatura dos botijões.

Em dezembro, é lançado o Gestor Leite, programa de melhoramento genético da CRV Lagoa para bovinos leiteiros. CRV Lagoa adquire o GrowSafe, equipamento importado do Canadá que mensura a eficiência alimentar dos animais participantes do CP CRV Lagoa OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 13

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | TOUROPÉDIA

CRV LAGOA: MELHORANDO SEU REBANHO E SUA VIDA

Confira vários reprodutores, de inúmeras raças, que marcaram seu nome na história da Central e da pecuária nacional. Veja mais touros em www.crvlagoa.com.br/40anos

Ao completar 40 anos, maior central de genética animal da América Latina visa ampliar oferta de soluções para os clientes e lança seu novo slogan para reforçar esse conceito

Lagoa disponibiliza uma série de serviços técnicos que contribuem para o contínuo avanço da pecuária, ovinocultura e caprinocultura brasileiras. Segundo Walk, essas soluções também já são levadas a outros mercados, onde a CRV atua pelo processo de sinergia global entre as unidades do grupo.

Há quatro décadas, a CRV Lagoa vem se notabilizando pelos investimentos em pesquisa e inovação, visando oferecer aos pecuaristas o que há de mais avançado em tecnologia aplicada à genética animal. Os resultados expressivos já alcançados pelos programas como o PAINT, o Gestor Leite, o Centro de Performance e o CRV Lagoa Embryo, entre outros, motivam a empresa a consolidar ainda mais essa marca também no futuro. “Nós queremos continuar a oferecer para o nosso cliente uma solução total e integrada para serviços e produção de carne ou leite. Nossos consultores de campo já oferecem muitos serviços adicionais, mas queremos aumentar ainda mais essa oferta, desenvolvendo novos conceitos e produtos”, explica o 14 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

diretor-presidente da CRV Lagoa, Vladimir Walk. Para marcar essas novidades, a empresa, inclusive, anuncia seu novo slogan: “Melhorando seu rebanho e sua vida”. “Com esse novo slogan, reforçamos aos nossos clientes que oferecemos produtos e serviços de qualidade, que lhes proporcionem melhoramento contínuo, produtividade, rentabilidade, facilidade de gerenciamento, enfim, acompanhando a evolução do mercado, cada vez mais exigente e, é claro, tudo isso proporcionando também melhor qualidade de vida ao criador”, define o diretor-presidente. Líder em sua área de atuação, com 2,4 milhões de doses de sêmen comercializadas somente em 2010, a CRV

Os programas de melhoramento se destacam como algumas das grandes inovações desenvolvidas pela CRV Lagoa ao longo de sua trajetória. O PAINT, por exemplo, conta atualmente com mais de 150 mil matrizes da raça Nelore em avaliação. “O PAINT gerou uma série de outras iniciativas, como o CP CRV Lagoa, centro de performance que avalia machos e fêmeas jovens PO de raças zebuínas e europeias”, informa Walk. “O Gestor Leite começou em 2008 e já está alcançando excepcionais resultados, agora inclusive gerando avaliações genéticas”, completa. Para o dirigente, resultados tão expressivos são alcançados somente com um trabalho integrado. “Quero agradecer a todos os nossos clientes, parceiros, criadores e fornecedores pela confiança em nossa empresa. Genética exige um trabalho coletivo e de longo prazo. Queremos construir nosso futuro junto com eles, desenvolvendo novos produtos para aproveitar todo esse grande potencial que a pecuária brasileira possui”, conclui.

ANOS 1990

CENTECANÁRIO (Red Angus) Recordista de vendas, é Palheta de Ouro. Suas filhas se destacam pela precocidade sexual e moderado tamanho adulto.

DIAGO (Nelore Mocho) Grande raçador do Nelore Mocho, é da seleção de Carlos Viacava. Comercializou mais de 150 mil doses de sêmen.

LEGAT (Nelore) Nascido em 1985, sinônimo de longevidade reprodutiva, Top nos sumários nas características de precocidade sexual.

LORD LILY (Holandês P&B) Importado da Holanda. Um dos recordistas mundiais em venda de sêmen, com mais de 1 milhão de doses comercializadas.

RAMBO (Nelore) Nascido em 1990, conta com muitas progênies avaliadas nos cinco sumários da raça. Pai de grandes raçadores.

PRADESH (Nelore) Grande Campeão na ExpoZebu, em 1993. Progênie destacada, especialista em comprimento e nivelamento de garupa.

ANOS 2000

BACKUP (Nelore) Filho de Fajardo, atual recordista de produção de sêmen da pecuária brasileira. Recebeu a Palheta de Ouro da CRV Lagoa.

DECEMBER (Holandês P&B) O “astro holandês”, proveniente da CRV, comercializou mais de 70 mil doses no Brasil em pouco mais de um ano.

END CUT (Red Angus) Importado dos EUA, provado por lá e no Brasil. Mais de 150 mil doses vendidas. Unanimidade em peso no cruzamento. OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 19

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

TOUROPÉDIA: RELEMBRE OS TOUROS DE DESTAQUE

CRV É REFERÊNCIA GLOBAL EM GENÉTICA HÁ 135 ANOS

ANOS 1980

ANOS 1970

BARRANCO 1171 (Nelore) Nascido em 9 de agosto de 1973, é da seleção da Manah. Um dos primeiros destaques da bateria da então Lagoa da Serra.

DUMU (Nelore) Nascido em março de 1966, tinha o título de “pai dos campeões”, com centenas de filhos premiados no Brasil e exterior.

ARIANO (Simental) Nascido em 1979, foi o primeiro produto fruto de transferência de embriões realizada com sucesso no Brasil.

GIM DE GARÇA (Nelore) Divisor de águas do Nelore brasileiro, recordista com 250 mil doses vendidas. Originou uma nova linhagem na raça.

Tradição da cooperativa holando-belga potencializa crescimento da pecuária brasileira; foco está no desenvolvimento de soluções inovadoras para a pecuária global

GENÉTICO (Nelore) Nascido em 1987, é da seleção do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho. Foi elite na Prova de Ganho de Peso de 1988.

Já são 135 anos de história no mundo. Mas, a trajetória da multinacional CRV (Cooperatie Rundvee Verbetering, ou, em português, cooperativa de melhoramento genético bovino) continua ultrapassando fronteiras para o desenvolvimento de soluções inovadoras e bem sucedidas para a pecuária global.

RAPOSO (Nelore) Nascido em 1981, se destacou em diversas pistas. Foi Campeão Sênior Nacional em Uberaba, em 1986, entre outros títulos.

Com sede em Arnhem, na Holanda, a CRV está presente com centrais e escritórios em diversos países do mundo (veja quadro ao lado) e também no Brasil, representada pela CRV Lagoa, maior central de genética animal da América Latina que completa 40 anos em 2011, e também pela Central Bela Vista, maior empresa nacional de coleta e industrialização de sêmen. O grupo ainda conta com distribuidores espalhados por mais de 50 países.

ANOS 1990

1646 DA MN (Nelore) Linhagem Lemgruber. Destaque em diversos Sumários da raça Nelore. Progênie com excelentes resultados nas pistas. 18 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

AZ (Gir Leiteiro) Provado. De Manuel e José João Salgado R. Reis. Elevado leite, úberes excepcionais e ótima caracterização leiteira.

CELSIUS (Holandês P&B) Importado da Holanda, um dos melhores da raça na história, com mais de 54 mil filhas avaliadas e pai de touros provados.

Roald van Noort, CEO da CRV

CRV no mundo: Holanda (1), Bélgica (2), Brasil (3), Estados Unidos (4), Alemanha (5), República Tcheca (6), Luxemburgo (7), Espanha (8), Nova Zelândia (9), Paquistão (10) e África do Sul (11)

A CRV foi fundada pela cooperativa holandesa CR Delta e pela cooperativa belga VRV, sendo de propriedade de aproximadamente 38 mil cooperados nesses dois países. A CRV iniciou suas atividades exportando vacas holandesas pretas e brancas da Holanda para os Estados Unidos, ainda no século XIX, tendo, portanto, um papel fundamental na criação da famosa vaca holandesa. A empresa se especializou na produção e comercialização de material genético para pecuária de corte, leite e ovinocaprinocultura, além de fornecer serviços, como controle leiteiro e avaliação de reprodutores. Várias inovações tecnológicas marcaram a história recente do grupo, como os marcadores genéticos e o sêmen

sexado, entre outras. Em 2010, a CRV comercializou cerca de oito milhões de doses de sêmen em todo o mundo. Com a globalização das atividades, iniciada em 2009 através da filosofia “CRV is One”, foram criadas seis Unidades de Negócios, que controlam as empresas através de grupos de países. “Nossa missão consiste em entregar produtos e serviços com valor agregado aos nossos clientes, tanto agora, como no futuro. É nosso desafio também fazer isso em um mercado em constante mudança. É por isso que queremos crescer internacionalmente, para continuar investindo em inovações e melhoria de nossos produtos e serviços”, destaca Roald van Noort, CEO da CRV. OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 15

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

DEPOIMENTOS DE GRANDES PARCEIROS DA CRV LAGOA A CRV Lagoa é sinônimo de qualidade. Esse sempre foi o ponto forte da empresa. Se o sêmen é da CRV Lagoa, tenho certeza de que é bom. Somos, com certeza, grandes parceiros. Gostaria de parabenizar a CRV Lagoa pelos 40 anos e pedir que a empresa continue zelando pela qualidade e seriedade nas relações com clientes e parceiros. Com certeza, ainda terá pela frente muitos outros anos de sucesso e contribuição para a pecuária brasileira. EDUARDO BIAGI Titular da Carpa Serrana e presidente da ABCZ Tenho uma relação de confiança e parceria, que eu chamo de relação de resultados. Começou há mais de 20 anos e se consolidou pela amizade e confiança nos técnicos da CRV Lagoa. Gerou bons resultados, temos boas condições comerciais e uma genética confiável, que corresponde às nossas expectativas. Parabéns à toda a equipe e que Deus nos dê saúde e paz para continuarmos crescendo com leite. LÉO PEREIRA Grupo ACP e Filhos Parabenizo a CRV Lagoa por todo o trabalho desenvolvido ao longo desses 40 anos. Atuando com seriedade, a empresa adquiriu a credibilidade necessária, a fim de que seus produtos tenham a qualidade reconhecida, o que dá segurança aos criadores para investir e viabiliza a evolução genética do rebanho brasileiro, fortalecendo assim, a pecuária nacional.

Confira o depoimento de parceiros da CRV Lagoa, que falam sobre suas relações com a Central e deixam mensagem sobre os 40 anos. Confira mais depoimentos em www.crvlagoa.com.br/40anos

Conheço a CRV Lagoa desde 1998. Sempre a enxerguei como uma empresa confiável. A pecuária brasileira deve muito à inseminação artificial, cuja história possui grandes protagonistas, como a CRV Lagoa. Mais do que isso, a empresa não se preocupa apenas em vender sêmen, mas também em investir no homem, no técnico e no produtor, visando melhorar a pecuária nacional. Esse é o papel que nós devemos aplaudir sempre. JOSÉ DONATO DIAS FILHO Titular da Fazenda São Roque e presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando Iniciamos no PAINT há cinco anos e temos três mil matrizes. A CRV Lagoa tem desenvolvido um trabalho muito importante na qualidade genética alcançada pelo plantel brasileiro. A empresa passa muita confiança em todos os projetos que comanda, como o CP CRV Lagoa e o PAINT. Hoje, o mercado pede touros realmente provados. Ninguém consegue competir com o Brasil em produção de carne e a CRV Lagoa tem um papel primordial nisso. VICTOR PAULO DE MIRANDA Diretor de pecuária do Grupo Heringer Minha parceria com a CRV Lagoa começou há mais de 20 anos, através da compra de sêmen. É um orgulho para o Brasil ter uma empresa como a CRV Lagoa, não só pela qualidade, mas, principalmente, pela forma personalizada, capaz e competente com que os profissionais atendem os criadores brasileiros. Parabéns a todos e, principalmente, aos criadores, por terem a CRV Lagoa! JOSÉ SALVADOR SILVA Titular da Fazenda Confins

RICARDO CARNEIRO Titular da Soledade e presidente da ABCB Senepol Somos parceiros do PAINT desde 2002 e usamos sêmen de touros provados da CRV Lagoa há 15 anos. Mantemos uma relação de parceria e profissionalismo, em busca de uma pecuária sustentável e produtiva. Desejamos à CRV Lagoa a mesma mentalidade inovadora e técnica que a transformou, nestes 40 anos, na casa do Zebu provado. Parabéns! FERNANDO PEROTTO BIAGI Titular da Fazenda Ponte do Uru e parceiro do PAINT 16 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

Buscando melhorar a eficiência de nosso rebanho, adotamos a inseminação artificial e a IATF, onde a CRV Lagoa tem exercido um papel fundamental para o nosso sucesso. Elevado valor genético e qualidade inquestionável, o sêmen da CRV Lagoa tem nos ajudado a atingir excelentes índices, melhorando nossos produtos. Que venham outros 40 anos de uma parceria comprometida com os resultados e melhoria do rebanho nacional. CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA FILHO Titular da Fazenda Santa Lavínia OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 17

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

DEPOIMENTOS DE GRANDES PARCEIROS DA CRV LAGOA A CRV Lagoa é sinônimo de qualidade. Esse sempre foi o ponto forte da empresa. Se o sêmen é da CRV Lagoa, tenho certeza de que é bom. Somos, com certeza, grandes parceiros. Gostaria de parabenizar a CRV Lagoa pelos 40 anos e pedir que a empresa continue zelando pela qualidade e seriedade nas relações com clientes e parceiros. Com certeza, ainda terá pela frente muitos outros anos de sucesso e contribuição para a pecuária brasileira. EDUARDO BIAGI Titular da Carpa Serrana e presidente da ABCZ Tenho uma relação de confiança e parceria, que eu chamo de relação de resultados. Começou há mais de 20 anos e se consolidou pela amizade e confiança nos técnicos da CRV Lagoa. Gerou bons resultados, temos boas condições comerciais e uma genética confiável, que corresponde às nossas expectativas. Parabéns à toda a equipe e que Deus nos dê saúde e paz para continuarmos crescendo com leite. LÉO PEREIRA Grupo ACP e Filhos Parabenizo a CRV Lagoa por todo o trabalho desenvolvido ao longo desses 40 anos. Atuando com seriedade, a empresa adquiriu a credibilidade necessária, a fim de que seus produtos tenham a qualidade reconhecida, o que dá segurança aos criadores para investir e viabiliza a evolução genética do rebanho brasileiro, fortalecendo assim, a pecuária nacional.

Confira o depoimento de parceiros da CRV Lagoa, que falam sobre suas relações com a Central e deixam mensagem sobre os 40 anos. Confira mais depoimentos em www.crvlagoa.com.br/40anos

Conheço a CRV Lagoa desde 1998. Sempre a enxerguei como uma empresa confiável. A pecuária brasileira deve muito à inseminação artificial, cuja história possui grandes protagonistas, como a CRV Lagoa. Mais do que isso, a empresa não se preocupa apenas em vender sêmen, mas também em investir no homem, no técnico e no produtor, visando melhorar a pecuária nacional. Esse é o papel que nós devemos aplaudir sempre. JOSÉ DONATO DIAS FILHO Titular da Fazenda São Roque e presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando Iniciamos no PAINT há cinco anos e temos três mil matrizes. A CRV Lagoa tem desenvolvido um trabalho muito importante na qualidade genética alcançada pelo plantel brasileiro. A empresa passa muita confiança em todos os projetos que comanda, como o CP CRV Lagoa e o PAINT. Hoje, o mercado pede touros realmente provados. Ninguém consegue competir com o Brasil em produção de carne e a CRV Lagoa tem um papel primordial nisso. VICTOR PAULO DE MIRANDA Diretor de pecuária do Grupo Heringer Minha parceria com a CRV Lagoa começou há mais de 20 anos, através da compra de sêmen. É um orgulho para o Brasil ter uma empresa como a CRV Lagoa, não só pela qualidade, mas, principalmente, pela forma personalizada, capaz e competente com que os profissionais atendem os criadores brasileiros. Parabéns a todos e, principalmente, aos criadores, por terem a CRV Lagoa! JOSÉ SALVADOR SILVA Titular da Fazenda Confins

RICARDO CARNEIRO Titular da Soledade e presidente da ABCB Senepol Somos parceiros do PAINT desde 2002 e usamos sêmen de touros provados da CRV Lagoa há 15 anos. Mantemos uma relação de parceria e profissionalismo, em busca de uma pecuária sustentável e produtiva. Desejamos à CRV Lagoa a mesma mentalidade inovadora e técnica que a transformou, nestes 40 anos, na casa do Zebu provado. Parabéns! FERNANDO PEROTTO BIAGI Titular da Fazenda Ponte do Uru e parceiro do PAINT 16 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

Buscando melhorar a eficiência de nosso rebanho, adotamos a inseminação artificial e a IATF, onde a CRV Lagoa tem exercido um papel fundamental para o nosso sucesso. Elevado valor genético e qualidade inquestionável, o sêmen da CRV Lagoa tem nos ajudado a atingir excelentes índices, melhorando nossos produtos. Que venham outros 40 anos de uma parceria comprometida com os resultados e melhoria do rebanho nacional. CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA FILHO Titular da Fazenda Santa Lavínia OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 17

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

TOUROPÉDIA: RELEMBRE OS TOUROS DE DESTAQUE

CRV É REFERÊNCIA GLOBAL EM GENÉTICA HÁ 135 ANOS

ANOS 1980

ANOS 1970

BARRANCO 1171 (Nelore) Nascido em 9 de agosto de 1973, é da seleção da Manah. Um dos primeiros destaques da bateria da então Lagoa da Serra.

DUMU (Nelore) Nascido em março de 1966, tinha o título de “pai dos campeões”, com centenas de filhos premiados no Brasil e exterior.

ARIANO (Simental) Nascido em 1979, foi o primeiro produto fruto de transferência de embriões realizada com sucesso no Brasil.

GIM DE GARÇA (Nelore) Divisor de águas do Nelore brasileiro, recordista com 250 mil doses vendidas. Originou uma nova linhagem na raça.

Tradição da cooperativa holando-belga potencializa crescimento da pecuária brasileira; foco está no desenvolvimento de soluções inovadoras para a pecuária global

GENÉTICO (Nelore) Nascido em 1987, é da seleção do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho. Foi elite na Prova de Ganho de Peso de 1988.

Já são 135 anos de história no mundo. Mas, a trajetória da multinacional CRV (Cooperatie Rundvee Verbetering, ou, em português, cooperativa de melhoramento genético bovino) continua ultrapassando fronteiras para o desenvolvimento de soluções inovadoras e bem sucedidas para a pecuária global.

RAPOSO (Nelore) Nascido em 1981, se destacou em diversas pistas. Foi Campeão Sênior Nacional em Uberaba, em 1986, entre outros títulos.

Com sede em Arnhem, na Holanda, a CRV está presente com centrais e escritórios em diversos países do mundo (veja quadro ao lado) e também no Brasil, representada pela CRV Lagoa, maior central de genética animal da América Latina que completa 40 anos em 2011, e também pela Central Bela Vista, maior empresa nacional de coleta e industrialização de sêmen. O grupo ainda conta com distribuidores espalhados por mais de 50 países.

ANOS 1990

1646 DA MN (Nelore) Linhagem Lemgruber. Destaque em diversos Sumários da raça Nelore. Progênie com excelentes resultados nas pistas. 18 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

AZ (Gir Leiteiro) Provado. De Manuel e José João Salgado R. Reis. Elevado leite, úberes excepcionais e ótima caracterização leiteira.

CELSIUS (Holandês P&B) Importado da Holanda, um dos melhores da raça na história, com mais de 54 mil filhas avaliadas e pai de touros provados.

Roald van Noort, CEO da CRV

CRV no mundo: Holanda (1), Bélgica (2), Brasil (3), Estados Unidos (4), Alemanha (5), República Tcheca (6), Luxemburgo (7), Espanha (8), Nova Zelândia (9), Paquistão (10) e África do Sul (11)

A CRV foi fundada pela cooperativa holandesa CR Delta e pela cooperativa belga VRV, sendo de propriedade de aproximadamente 38 mil cooperados nesses dois países. A CRV iniciou suas atividades exportando vacas holandesas pretas e brancas da Holanda para os Estados Unidos, ainda no século XIX, tendo, portanto, um papel fundamental na criação da famosa vaca holandesa. A empresa se especializou na produção e comercialização de material genético para pecuária de corte, leite e ovinocaprinocultura, além de fornecer serviços, como controle leiteiro e avaliação de reprodutores. Várias inovações tecnológicas marcaram a história recente do grupo, como os marcadores genéticos e o sêmen

sexado, entre outras. Em 2010, a CRV comercializou cerca de oito milhões de doses de sêmen em todo o mundo. Com a globalização das atividades, iniciada em 2009 através da filosofia “CRV is One”, foram criadas seis Unidades de Negócios, que controlam as empresas através de grupos de países. “Nossa missão consiste em entregar produtos e serviços com valor agregado aos nossos clientes, tanto agora, como no futuro. É nosso desafio também fazer isso em um mercado em constante mudança. É por isso que queremos crescer internacionalmente, para continuar investindo em inovações e melhoria de nossos produtos e serviços”, destaca Roald van Noort, CEO da CRV. OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 15

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | TOUROPÉDIA

CRV LAGOA: MELHORANDO SEU REBANHO E SUA VIDA

Confira vários reprodutores, de inúmeras raças, que marcaram seu nome na história da Central e da pecuária nacional. Veja mais touros em www.crvlagoa.com.br/40anos

Ao completar 40 anos, maior central de genética animal da América Latina visa ampliar oferta de soluções para os clientes e lança seu novo slogan para reforçar esse conceito

Lagoa disponibiliza uma série de serviços técnicos que contribuem para o contínuo avanço da pecuária, ovinocultura e caprinocultura brasileiras. Segundo Walk, essas soluções também já são levadas a outros mercados, onde a CRV atua pelo processo de sinergia global entre as unidades do grupo.

Há quatro décadas, a CRV Lagoa vem se notabilizando pelos investimentos em pesquisa e inovação, visando oferecer aos pecuaristas o que há de mais avançado em tecnologia aplicada à genética animal. Os resultados expressivos já alcançados pelos programas como o PAINT, o Gestor Leite, o Centro de Performance e o CRV Lagoa Embryo, entre outros, motivam a empresa a consolidar ainda mais essa marca também no futuro. “Nós queremos continuar a oferecer para o nosso cliente uma solução total e integrada para serviços e produção de carne ou leite. Nossos consultores de campo já oferecem muitos serviços adicionais, mas queremos aumentar ainda mais essa oferta, desenvolvendo novos conceitos e produtos”, explica o 14 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

diretor-presidente da CRV Lagoa, Vladimir Walk. Para marcar essas novidades, a empresa, inclusive, anuncia seu novo slogan: “Melhorando seu rebanho e sua vida”. “Com esse novo slogan, reforçamos aos nossos clientes que oferecemos produtos e serviços de qualidade, que lhes proporcionem melhoramento contínuo, produtividade, rentabilidade, facilidade de gerenciamento, enfim, acompanhando a evolução do mercado, cada vez mais exigente e, é claro, tudo isso proporcionando também melhor qualidade de vida ao criador”, define o diretor-presidente. Líder em sua área de atuação, com 2,4 milhões de doses de sêmen comercializadas somente em 2010, a CRV

Os programas de melhoramento se destacam como algumas das grandes inovações desenvolvidas pela CRV Lagoa ao longo de sua trajetória. O PAINT, por exemplo, conta atualmente com mais de 150 mil matrizes da raça Nelore em avaliação. “O PAINT gerou uma série de outras iniciativas, como o CP CRV Lagoa, centro de performance que avalia machos e fêmeas jovens PO de raças zebuínas e europeias”, informa Walk. “O Gestor Leite começou em 2008 e já está alcançando excepcionais resultados, agora inclusive gerando avaliações genéticas”, completa. Para o dirigente, resultados tão expressivos são alcançados somente com um trabalho integrado. “Quero agradecer a todos os nossos clientes, parceiros, criadores e fornecedores pela confiança em nossa empresa. Genética exige um trabalho coletivo e de longo prazo. Queremos construir nosso futuro junto com eles, desenvolvendo novos produtos para aproveitar todo esse grande potencial que a pecuária brasileira possui”, conclui.

ANOS 1990

CENTECANÁRIO (Red Angus) Recordista de vendas, é Palheta de Ouro. Suas filhas se destacam pela precocidade sexual e moderado tamanho adulto.

DIAGO (Nelore Mocho) Grande raçador do Nelore Mocho, é da seleção de Carlos Viacava. Comercializou mais de 150 mil doses de sêmen.

LEGAT (Nelore) Nascido em 1985, sinônimo de longevidade reprodutiva, Top nos sumários nas características de precocidade sexual.

LORD LILY (Holandês P&B) Importado da Holanda. Um dos recordistas mundiais em venda de sêmen, com mais de 1 milhão de doses comercializadas.

RAMBO (Nelore) Nascido em 1990, conta com muitas progênies avaliadas nos cinco sumários da raça. Pai de grandes raçadores.

PRADESH (Nelore) Grande Campeão na ExpoZebu, em 1993. Progênie destacada, especialista em comprimento e nivelamento de garupa.

ANOS 2000

BACKUP (Nelore) Filho de Fajardo, atual recordista de produção de sêmen da pecuária brasileira. Recebeu a Palheta de Ouro da CRV Lagoa.

DECEMBER (Holandês P&B) O “astro holandês”, proveniente da CRV, comercializou mais de 70 mil doses no Brasil em pouco mais de um ano.

END CUT (Red Angus) Importado dos EUA, provado por lá e no Brasil. Mais de 150 mil doses vendidas. Unanimidade em peso no cruzamento. OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 19

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | TOUROPÉDIA

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

O banco de sêmen da CRV Lagoa conta com material genético de aproximadamente 400 touros de 40 raças bovinas. A capacidade de armazenamento é superior a 2 milhões de doses

ANOS 2000

ANOS 2000

................................................................................................................................................... Sustentabilidade: CRV Lagoa lança luva biodegradável para utilização na IA.

ENLEVO (Nelore) Palheta de Ouro com mais de 380 mil doses produzidas. Pai de grandes campeões, doadoras e matrizes modelo.

FAJARDO (Nelore) Foi um dos maiores da história. Palheta de Ouro com 460 mil doses e pai de grandes touros, como Backup.

HELÍACO (Nelore) Um dos grandes representantes da linhagem 1646 da MN. Pai de grandes campeões nacionais, como Lufo.

ILUSTRE (Nelore) Palheta de Ouro com mais de 330 mil doses. É pai de cinco grandes campeões nacionais. Se destaca em ganho de peso.

JAGUAR (Gir Leiteiro) 4º lugar no ranking do PNMGL Embrapa/ABCGIL. Transmite força leiteira, harmonia de conjunto e produção de leite.

2001

2002

CRV Lagoa passa a acondicionar o sêmen em palheta fina. Central também é a primeira a receber o selo do CBRA (Colégio Brasileiro de Reprodução Animal).

2003

2004

2005

Em julho, CRV Lagoa fecha parceria com os Correios e passa a entregar sêmen através do Sedex, em botijões apropriados.

Em 1º de abril, para modernizar e alinhar sua identidade visual com a matriz, a então Lagoa da Serra acrescenta em sua logomarca uma cabeça estilizada de touro e passa a se chamar apenas Lagoa.

KIAN (Holandês V&B) Importado da Holanda, mais de 1 milhão de doses comercializadas no mundo. Número 1 para pernas e pés no Vermelho e Branco. 20 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

KRAFTY (Jersey) Importado dos EUA, mais de 100 mil doses comercializadas. Um dos recordistas de registro de filhas no Brasil.

LUFO (Nelore) Grande Campeão Nacional na ExpoZebu 2005, aos 21 meses de idade. Destaque nos sumários. Progênie já se destaca nas pistas.

Em setembro, é lançado, após grande investimento, o Sêmen Sexado da CRV Lagoa.

Em maio, durante a ExpoZebu, a CRV Lagoa incorporou o tablet iPad às ferramentas de atendimento aos pecuaristas.

Em julho, chega ao Brasil o InSire, produto da seleção genômica da CRV, que usa a tecnologia de marcadores moleculares.

Brasil se torna o maior exportador mundial de carne bovina, superando a Austrália.

2000

HUMAITÁ (Guzerá Leiteiro) Líder absoluto no Programa de Melhoramento Genético do Guzerá para Leite. Filha recordista mundial de produção.

CRV Lagoa recebe a certificação ISO 14001 de gestão ambiental.

CRV Lagoa fecha parceria pioneira com o Canal do Boi para difundir a IA em todo o Brasil através da televisão.

Em maio, CRV Lagoa lança o SireMatch, software de acasalamento de bovinos leiteiros.

2006

2007

Realizada a primeira edição do Centro de Performance CRV Lagoa, teste de performance que avalia touros jovens.

2008

2009

CRV Lagoa, em parceria com a Top in Life, passa a oferecer sêmen de ovinos e caprinos.

Em agosto, a então Lagoa adota seu nome atual, CRV Lagoa.

2010

2011

Lançado o programa CRV Lagoa Embryo, que oferece embriões de diversas raças.

Lançado o Data Logger, equipamento desenvolvido pela Central que monitora a temperatura dos botijões.

Em dezembro, é lançado o Gestor Leite, programa de melhoramento genético da CRV Lagoa para bovinos leiteiros. CRV Lagoa adquire o GrowSafe, equipamento importado do Canadá que mensura a eficiência alimentar dos animais participantes do CP CRV Lagoa OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 13

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | TOUROPÉDIA

Somente no site da CRV Lagoa (www.crvlagoa.com.br), já foram cadastrados mais de 1.500 touros ao longo dos anos, entre bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos

ANOS 1990

ANOS 2000

...................................................................................................................................................

Fernando Collor inicia seu governo com o Plano Collor, que troca o Cruzado Novo pelo Cruzeiro e faz o confisco das poupanças, instaurando uma grave crise no País.

1990

1991

1992

A então Lagoa da Serra é incorporada integralmente pelo Grupo Bamerindus.

É criado o P.E.I.A. (Programa Especial de Inseminação Artificial), desenvolvido para implantar a técnica da IA. É o atual Insemina Fácil.

1993

1994

Em 26 de novembro, entra no ar o primeiro site da CRV Lagoa na internet. Em 5 de fevereiro, a então Lagoa da Serra é adquirida pela Holland Genetics, do Grupo CR Delta, da Holanda.

1995

É instituída, durante o governo Itamar Franco, a Unidade Real de Valor (URV), que garantiu a transição para o Real sem choques. A inflação, finalmente, era controlada.

1996

1997

1998

MAREL (Nelore) Palheta de Ouro, com 270 mil doses produzidas. Opção de pedigree, carcaça e confiabilidade são suas marcas.

OLYMPIC (Holandês P&B) Nascido em 1999. Importado da Holanda, comercializou mais de 1,4 milhão de doses em mais de 50 países em sua vida produtiva.

PARAMOUNT (Holandês P&B) Importado da Holanda, posicionado no Top do ranking em vários países. Top em leite, úbere e pernas e patas.

RANCHI (Nelore) Palheta de Ouro, mais de 320 mil doses. Pai de recordista de preço em leilão. Um dos melhores avôs maternos da atualidade.

RAWHIDE (Red Angus) Campeão de vendas em 2003, entre todas as raças taurinas na CRV Lagoa. Certeza de peso nos filhos e precocidade nas filhas.

S2 FORTUNE (Aberdeen Angus) Seus filhos se destacam de norte a sul pelo país. Superprovado para peso, Deca 1 no Mérito Genético pelo Promebo.

SANSÃO (Gir Leiteiro) Hexacampeão no Teste de Progênie ABCGIL/Embrapa. Palheta de Ouro. Simplesmente o número 1, líder e consagrado.

TATCHER (Nelore) Beleza racial aliada à produtividade: exemplar em pista e em prova. Grande Campeão em diversas exposições.

VALENTIN (Jersey) Destaque da raça, consagrado em pista. Único touro bicampeão entre todas as raças cujas filhas foram Supremas em Castro (PR).

1999

CRV Lagoa é a primeira central brasileira a receber a certificação ISO 9001 para produção de sêmen.

Com a falência do Grupo Bamerindus, central sofre intervenção do Banco Central. CRV Lagoa cria o PAINT, programa de melhoramento genético para bovinos de corte.

Central já conta com mais de 100 consultores de campo e realiza convenções e treinamentos periodicamente 12 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 21

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | HOMENAGEM

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

OS “VETERANOS” DA CRV LAGOA Consultores de campo e colaboradores mais antigos da CRV Lagoa ressaltam papel da empresa durante as quatro décadas de existência e deixam suas mensagens

ANOS 1980 ...................................................................................................................................................

Mudança da razão social da empresa para Lagoa da Serra Inseminação Artificial Ltda.

É gerado, nos EUA, o primeiro bovino a partir da técnica de FIV (fertilização in vitro).

1980

1981

1982

Em fevereiro, é colocado em prática pelo governo o Plano Cruzado, com mudança da moeda de Cruzeiro para Cruzado.

1983

1984

1985

1986

1987

1988

1989

Jorge Lúcio da Cunha, Itamar Faria, Aguinaldo Palmieri, Valter Fernandes e Heribert Prust foram homenageados na Convenção Anual de Vendas

Cinco dos integrantes mais experientes da equipe de consultores de campo da CRV Lagoa foram homenageados durante a Convenção Anual de Vendas 2011. Eles relataram suas experiências e impressões sobre a importância do trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas. Aguinaldo Palmieri, de Londrina (PR), que realiza o trabalho de campo desde 1982, faz uma comparação entre o período em que iniciou suas atividades com o que vê na atualidade, o que mostra a tendência de constante evolução no campo da genética bovina. “Na década de 80, abatia-se um animal com seis anos de idade. Hoje, não passa de 24 meses. Uma vaca leiteira, quando dava muito leite, 22 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

produzia 25 kg. Atualmente, tem muitas propriedades em que vacas com esta produção já são descartadas”, aponta. Para Itamar Faria, de Teófilo Otoni (MG), que atua na função desde 1983, “a maturidade da CRV Lagoa acompanha a evolução genética bovina, resultado do incremento de pesquisas, programas e técnicas, tudo visando ao atendimento da crescente demanda por qualidade superior de produtos”. A avaliação é compartilhada por Jorge Lúcio da Cunha, de Uberaba (MG), que integra a equipe desde 1984. Ele enfatiza que a CRV Lagoa sempre esteve na vanguarda da biotecnologia. “A empresa, líder nacional e mundial, é uma universidade por

excelência, que qualifica e lapida os profissionais da pecuária nacional, com a biotecnologia bovina mais avançada do mundo”. Valter Fernandes, de Guanambi (BA), afirma que, desde quando começou a trabalhar com a CRV Lagoa, em 1988, viu um forte crescimento da pecuária brasileira. “Vejo uma boa evolução, principalmente no que se refere ao sêmen sexado e à transferência de embrião”, diz. Já Heribert Prust, de Indaial (SC), presente no campo desde 1989, vê o sucesso como resultado de um trabalho bem planejado pela empresa, que venceu muitas dificuldades ao longo do tempo.

O Curso de Inseminação Artificial da CRV Lagoa completa nove anos consolidado como um dos mais respeitados do Brasil. Ao longo de 40 anos, o Curso treinou e capacitou mais de três mil pessoas

Brasil decreta moratória da dívida externa.

Com o fracasso do Plano Cruzado, foi elaborado o Plano Bresser. Também foi decretada nova moratória.

Inauguradas, em março, filiais da CRV Lagoa em Londrina (PR) e Porto Alegre (RS). CRV Lagoa é a primeira empresa de genética brasileira a desenvolver um programa de teste de progênie de touros de raças Holandesa e Nelore.

O Plano Bresser também não obtém êxito; é lançado o Plano Verão, que troca o Cruzado pelo Cruzado Novo.

A mensagem que todos deixam pelas quatro décadas OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 11

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | HOMENAGEM

LINHA DO TEMPO DA CRV LAGOA ANOS 1970 ................................................................................................................................................... O Brasil vivia o chamado “Milagre Econômico”, com seguidas altas expressivas no PIB, aumento da geração de emprego e renda.

Surgem os primeiros catálogos de reprodutores e também é publicado o Manual do Inseminador

Nascem, na sede da CRV Lagoa, os primeiros bezerros frutos de transferência de embriões do Brasil. Em 1º de outubro, inicia suas atividades a Agro-Pecuária Lagoa da Serra, fundada por Luiz Vicente Lunardi e Maurílio Biagi.

1971

1972

1973

Com o primeiro “choque do petróleo”, veio uma crise que encerrou o ciclo do “Milagre Econômico”.

Em 26 de abril, é criada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), instituição cujos objetivos são a produção de conhecimento científico e desenvolvimento de técnicas de produção para a agricultura e a pecuária brasileira.

1974

1975

Neste ano, são criadas duas importantes instituições: o Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA) e a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA).

1976

1977

1978

1979

“Aí estão exemplos de perseverança. Tenho certeza de que eles tiveram momentos de alegria e também de dificuldades, superaram todas e estão até hoje contribuindo com a pecuária brasileira. Vamos pensar no negócio como um todo, eles atenderam aos clientes, ministraram cursos de inseminação artificial, chegaram aos lugares mais remotos. Hoje em dia, com a internet e a televisão, é fácil atingir todo o Brasil, mas imagine há 25 anos,

Adir das Chagas

por exemplo, como era diferente disseminar essa tecnologia”, destaca Antonino Bosco, gerente Comercial da CRV Lagoa. “São profissionais que se dedicam até hoje à empresa e aos clientes. E temos os consultores mais novos que seguem esses exemplos e injetam sangue novo na empresa”, completa. COLABORADORES Entre os colaboradores mais antigos da CRV Lagoa,

registramos dois integrantes do Departamento de Produção. Carlos da Silva está há 35 anos na Central e é supervisor do Laboratório. “Durante esses anos, passaram muitas pessoas pela empresa. Aqui se tornou uma segunda casa, pois é onde passamos a maior parte do nosso tempo, somos uma grande família. A CRV Lagoa foi meu primeiro emprego e é onde pretendo encerrar minha carreira. Trabalho com amor e carinho todos os dias para satisfazer nossos clientes e honrar o nome da empresa”, destaca. Já Adir das Chagas, está na CRV Lagoa desde 5 de janeiro de 1980, portanto, há 31 anos. Desde menino foi criado nos arredores da empresa. “Comecei a trabalhar aqui como ajudante e fui passando por diversos setores, até chegar ao departamento de Produção, onde estou até hoje. Estou muito satisfeito, e pretendo me aposentar por aqui”, define.

Em parceria com a Unesp de Jaboticabal (SP) e a Universidade de Hannover, na Alemanha, a CRV Lagoa desenvolve, pela primeira vez no Brasil, a transferência de embriões. Walter Becker é considerado o pai da técnica no País.

Fundada em Uberaba (MG) a Associação dos Criadores de Gado de Leite do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, atual Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. 10 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

da CRV Lagoa é a de uma grande expectativa por mais avanços proporcionados pelo incansável trabalho de pesquisa e desenvolvimento de soluções completas para o melhoramento genético. “A CRV Lagoa faz 40 anos, dos quais estive presente em quase 30. Participei de todas as mudanças pelas quais a empresa passou e não tenho o menor receio em afirmar que, hoje, já somos a melhor empresa de inseminação artificial e temos muito a crescer. Com certeza, com a equipe de todas as áreas e os produtos e serviços que temos, nos manteremos nessa posição de liderança”, resume Aguinaldo Palmieri.

Carlos da Silva

“Dessa forma, homenageamos todos os colaboradores e consultores de campo que ajudaram a construir a história da CRV Lagoa nesses 40 anos. Agora, vamos pensar nos próximos 40 anos, com foco no melhoramento contínuo do rebanho e da vida dos clientes”, finaliza o diretor-presidente Vladimir Walk. OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 23

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS

ACONTECE NA CRV LAGOA

SHOW DE GENÉTICA REUNIU 800 PESSOAS Evento comemorou os 40 anos da CRV Lagoa, contou com desfile de touros e show de Almir Sater; touros Backup e CA Sansão receberam o troféu Palheta de Ouro

Mais de 800 pessoas estiveram em Sertãozinho

Um grande evento, à altura das quatro décadas de excelentes contribuições à pecuária brasileira, marcou a comemoração dos 40 anos da CRV Lagoa no dia 16 de agosto, na sede da empresa, em Sertãozinho (SP). Mais de 800 convidados, entre pecuaristas, autoridades e personalidades, acompanharam o Show de Genética, que teve muitas atrações. No discurso de abertura do evento, o diretorpresidente Vladimir Walk homenageou antigos diretores e colaboradores da CRV Lagoa. “Foi aqui mesmo, em 1971, que os visionários Maurílio Biagi e Luiz Lunardi iniciaram a trajetória da Lagoa da Serra, atualmente a maior central de genética bovina da América Latina. Um sonho que se tornou realidade, tendo uma trajetória de grandes momentos, inovações e, claro, algumas 24 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

12

1 Leilão CV 2011, Paulínia (SP) 2 Feira da Terneira, Alpestre (RS) 3 Fazenda Rio Verdinho, Rio Verde (GO) 4 Treinamento de consultores de campo de São Paulo 5 Interleite 2011, em Uberlândia (MG) 6 Leilão Girolando Santa Luzia 2011, Passos (MG) 7 Uso do iPad na ExpoZebu 2011, Uberaba (MG) 8 Ricardo Carneiro e Marcelo Almeida na ExpoZebu 9 Curso Performance em Manejo de Cria na Central 10 Leilão Fazenda São Pedro, Fernandópolis (SP) 11 Feicorte 2011, São Paulo (SP) 12 Leilão Jersey em Belo Horizonte (MG)

dificuldades também, superadas com muito trabalho e perseverança”. Roald van Noort, CEO da CRV, marcou presença e também falou aos convidados, citando a importância da CRV Lagoa para a holding e os investimentos que estão sendo realizados no Brasil. Roald, que esteve acompanhado de uma grande comitiva de dirigentes e cooperados da CRV da Holanda e da Bélgica, entregou, inclusive, um troféu em homenagem à equipe da CRV Lagoa, recebido por Vladimir Walk e compartilhado com todos. Entre os destaques do evento, que contou com desfile de 23 reprodutores da bateria de Corte e Leite da Central, os touros Backup (Nelore) e Sansão (Gir Leiteiro) receberam a Palheta de Ouro, troféu oferecido pela CRV Lagoa aos reprodutores que atingem a marca de 250 mil doses comercializadas.

11

OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 9

PORTEIRA | GERAL

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | SHOW DE GENÉTICA

CRV LAGOA RECEBEU TOP OF MIND 2011

A CRV Lagoa participou, na noite de 29 de junho, da cerimônia de entrega da edição 2011 do troféu Top of Mind Rural, premiação conferida pela Revista Rural, importante publicação do setor agropecuário, que prestigia as marcas mais presentes na cabeça do produtor rural.

A Central foi representada pelo gerente de produto Corte Zebu, Ricardo Abreu, e pelo consultor de campo para a região de Campinas (SP), Cezar von Zuben, e foi uma das primeiras a subir ao palco para receber, pela décima quarta vez consecutiva, o prêmio das mãos do diretor de redação da Revista Rural, o jornalista Flávio Albim. Segundo Ricardo Abreu, é um grande orgulho para a equipe da CRV Lagoa participar do Top of Mind Rural e receber a expressiva pontuação de 40% das indicações em uma pesquisa de opinião que há quase uma década e meia valoriza o trabalho de marketing e comunicação

AGENDA DE EVENTOS

AGENDA DE CURSOS

EXPOBRAHMAN 2011 De 10 a 16 de outubro São José do Rio Preto | SP

CURSO DE IA De 03 a 07 de outubro De 17 a 21 de outubro

5º LEILÃO VIRTUAL CP CRV LAGOA Dia 22 de outubro, às 13h Transmissão ao vivo pelo Canal do Boi

CURSO NOVAS ABORDAGENS DE ULTRASSONOGRAFIA NA IATF Dia 21 de outubro

FEILEITE 2011 De 30 de outubro a 04 de novembro São Paulo | SP

CURSO DE MGA De 03 a 05 de novembro

FENAGRO 2011 De 26 de novembro a 04 de dezembro Salvador | BA

CURSO PERFORMANCE EM GESTÃO FINANCEIRA De 10 a 12 de novembro CURSO PERFORMANCE TOTAL De 23 a 27 de janeiro de 2012 Confira todos os cursos e inscrevase no site www.crvlagoa.com.br

8 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

empresas e instituições que editam seus Sumários, pois o maior e melhor conjunto de informações constitui a nossa real contribuição à pecuária nacional”, destacou. No mesmo dia, a empresa lançou ao mercado uma nova linha de comunicação, que será utilizada em todos os materiais e publicações da Central a partir de agora, acompanhada pelo novo slogan: “Melhorando seu rebanho e sua vida”.

desenvolvido pelas empresas em torno de fortalecer suas marcas, produtos e serviços junto ao produtor rural brasileiro. “No ano em que a CRV Lagoa completa 40 anos de participação no mercado pecuário brasileiro, sentimos que é um grande desafio continuar com nossa trajetória de inovação junto ao melhoramento genético do rebanho brasileiro, oferecendo sempre produtos e serviços com agregação de valor ao negócio do produtor”, destaca. O gerente destaca ainda a presença do membro da equipe de consultores que, junto com os profissionais que atuam internamente na Central, trabalham comprometidos com o propósito de oferecer sempre o melhor negócio aos clientes e parceiros.

O novo site da CRV Lagoa, que pode ser acessado no link www.crvlagoa.com.br, já conta com essas novidades, que visam reforçar o foco da Central no melhoramento contínuo e rentabilidade dos clientes. Backup é o mais novo recordista de produção de sêmen da pecuária brasileira, com 463 mil doses. O touro, que completou 10 anos em 2010, é proveniente da seleção da CFM Agro-Pecuária e pertence a um condomínio formado por Antônio Françolin, Iporanga Agropecuária, Pedro Novis, Ricardo Merola e a própria CRV Lagoa, tem diversos recordes batidos de produção e comercialização de doses, é destaque em sumários da raça e tem produção excepcional nas fazendas de todo o Brasil (leia mais na página 6). CA Sansão, maior nome do Gir Leiteiro de todos os tempos, completou, recentemente, 15 anos. De propriedade de Joaquim José da Costa Noronha, o Kinkão, tem números absolutos na história da raça. O reprodutor bateu mais um recorde na ExpoZebu 2011: foi anunciado como líder do ranking de touros da ABCGIL/EMBRAPA pelo sexto ano (2005, 2006, 2007, 2008, 2010 e 2011). Também foi declarado líder do ranking ABCZ/UNESP pela quarta vez (leia mais na página 5). Também ocorreu o lançamento do Sumário PAINT Consolidado 2011, considerado o GPS do Nelore. O touro CFM Orgulho, líder do Sumário, fechou o desfile de reprodutores. Marcelo Almeida, gerente do PAINT, ao lançar a publicação, fez diversos agradecimentos. “Agradeço aos parceiros do PAINT pela cooperação, seriedade e profissionalismo, e às

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DISTRIBUIDORES A CRV Lagoa sediou, entre os dias 14 e 16 de agosto, a 1ª Conferência Internacional de Distribuidores da CRV na América Latina. Participaram distribuidores da Argentina, Uruguai, Chile, Equador, Peru, Nicarágua, Costa Rica, Colômbia, Paraguai, Bolívia e Panamá, totalizando 26 pessoas, realizando atividades nas cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Passos.

Como sempre acontece no Show de Genética, a CRV Lagoa realizou uma ação beneficente entre os presentes para angariar doações para duas entidades de Sertãozinho (SP): a Casa Abrigo Nosso Lar, que ampara meninas de zero a 16 anos, e a Associação Filhos de Deus, que abriga meninos entre zero e 18 anos.

Foi arrecadado, entre contribuições dos participantes do evento e da própria CRV Lagoa, valor superior a R$ 30 mil, que fará grande diferença na manutenção dos abrigos. O evento foi finalizado em grande estilo, com um grande show do cantor, compositor, ator e pecuarista Almir Sater, que, inclusive, é parceiro da CRV Lagoa, e interpretou seus grandes sucessos para a plateia. “Agradecemos a todos os presentes no evento e também aos que enviaram mensagens parabenizando a CRV Lagoa. Mais do que clientes, são grandes parceiros, bem como nossos colaboradores e consultores de campo em todo o Brasil. Genética exige um trabalho coletivo e de longo prazo. Queremos construir o futuro junto com todos, desenvolvendo novos produtos para aproveitar todo esse grande potencial que a pecuária brasileira possui”, finaliza Vladimir Walk. OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 25

PORTEIRA | PAINT

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | SHOW DE GENÉTICA

RAPP 2011 REUNIU 156 PARTICIPANTES 1

3

5

8

11 26 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

2

Como já é tradição, a RAPP aconteceu durante a ExpoGenética 2011, que foi realizada de 13 a 21 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. A reunião teve início no dia 15 de agosto, com palestras técnicas no Hotel JP, em Ribeirão Preto. Foram abordados temas como seleção genômica, por Alfred de Vries, da CRV holandesa; novas implementações técnicas, por Roberto Carvalheiro, do Gensys; Grow Safe, por

4

6

Entre os dias 15 e 17 de agosto, foi realizada em Ribeirão Preto (SP), Sertãozinho (SP) e Uberaba (MG), a Reunião Anual dos Parceiros do PAINT. Na programação da RAPP, que contou com 156 participantes do Brasil e exterior, os destaques foram o V Leilão Virtual PAINT e também o lançamento do Sumário PAINT Consolidado 2011, entre outras atividades.

Robison Carreira, da CRV Lagoa; entre muitas outras.

o Maior Percentual de Fêmeas Precoces.

Também foram premiados os parceiros que se destacaram na safra 2009. Antonio Forzza, da Fazenda Vista Alegre, de Itamaraju (BA), recebeu o prêmio de Maior Percentual de Certificação. Eujácio Simões Agropecuária Ltda, Fazenda Estrela do Oriente, de Itapetinga (BA), recebeu o troféu pelo Maior Ganho Genético. Já Paulo Bodini Barion, da Fazenda Cachoeira dos Índios, de Getulina (SP), teve

No dia 16 de agosto, além das palestras, os participantes acompanharam o Show de Genética, em Sertãozinho, que comemorou os 40 anos da CRV Lagoa. No mesmo evento, foi lançado o Sumário PAINT Consolidado 2011.

que tem o objetivo de facilitar a interpretação dos dados e escolha dos reprodutores que complementem o perfil de cada rebanho. A versão digital, disponível no site www.crvlagoa. com.br, conta com mais de 35 mil reprodutores.

em Uberaba (MG), com transmissão ao vivo pelo SBA, o V Leilão Virtual PAINT. Foram comercializados 47 animais, sendo que os machos obtiveram média de R$ 10.194,74 e as fêmeas obtiveram média de R$ 7.711,11.

“Reiteramos nosso compromisso com a pecuária progressista que, através de genética superior, pode atingir distintos patamares produtivos, adquirindo competitividade e, ainda, preservando nossos recursos ambientais, garantindo, assim, elementos fundamentais para a pecuária sustentável”, destaca Marcelo Almeida, gerente do PAINT.

O remate obteve faturamento total de R$ 456.800,00, com média geral de R$ 9.719,15. Um dos principais destaques foi a compra de 50% do reprodutor PAINT Karib, de 34 meses, da Fazenda Segredo, por Luis Alves de Oliveira Junior, que investiu R$ 34 mil.

No dia 17, em Uberaba, foi a vez de acompanhar a apresentação do PAINT na ExpoGenética e o V Leilão Virtual PAINT.

7

9

10

12

1 Linha do tempo da CRV Lagoa 2 Roald van Noort, CEO da CRV 3 Equipe do departamento de Produção 4 Vladimir Walk e Daniel Bilk Costa 5 O tenor Jean William 6 Maurílio Biagi Filho, Jovelino Mineiro e Duda Biagi 7 Luciana Affini Wilson e Adriana Zaia Sanches 8 Desfile de touros: Backup 9 Desfile de touros: Shottle 628 10 Desfile de touros: Jatz 11 Desfile de touros: CFM Orgulho 12 Gerentes de área e Comercial da CRV Lagoa

SUMÁRIO PAINT CONSOLIDADO 2011 O Sumário PAINT Consolidado 2011, considerado o GPS do Nelore, reúne os dados de seis sumários da raça Nelore – Aliança, CFM, ABCZ/Embrapa, IZ Sertãozinho, PAINT e PMGRN – Nelore Brasil. A versão impressa conta com 377 touros, cujas avaliações são apresentadas numa forma gráfica,

V LEILÃO VIRTUAL PAINT No dia 17 de agosto foi realizado

O maior vendedor do leilão foi a Fazenda Heringer, com vendas de R$ 122.600,00, e o maior comprador foi José Carlos Nobre Monteiro, que investiu R$ 69.400,00. OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 7

PORTEIRA | CORTE ZEBU

ESPECIAL CRV LAGOA 40 ANOS | FOTOS HISTÓRICAS

BACKUP É O NOVO RECORDISTA DE PRODUÇÃO O mais novo recordista de produção de sêmen da pecuária brasileira também pertence à bateria da CRV Lagoa. Em agosto, o touro Backup (Nelore), com aproximadamente 463 mil doses, ultrapassa o recorde de seu pai, Fajardo da GB, que era de 460 mil doses, e acrescenta mais um capítulo à sua história de glórias.

época, nos chamou a atenção. De lá para cá, o touro é sinônimo de eficiência e de recordes. Ele tem doses de sêmen disponibilizadas desde 2002. Desde então, já bateu diversos recordes de produção e comercialização, tornando-se, agora, o recordista absoluto”, explica Ricardo Abreu, gerente de produto Corte Zebu.

Palheta de Ouro, com diversos recordes batidos de produção e comercialização de sêmen; destaque em sumários da raça e com produção excepcional nas fazendas de todo o Brasil. Esses são alguns atributos de Backup, que completou 10 anos em 2010.

Backup reúne a genética de Fajardo, ícone para longevidade e fertilidade, com linhagem materna Faulad e Golias, destacando-se aí carcaça moderna com musculatura de posterior proeminente. Assim, um de seus inúmeros atributos é o máximo em musculatura. “O touro atende a todos os perfis, pois é completo. Além do sêmen convencional, conta com sêmen sexado de macho e fêmea, também ficando entre os líderes de venda”, finaliza Abreu.

Proveniente do núcleo PO da seleção da CFM Agro-Pecuária e de propriedade de um condomínio formado pela CRV Lagoa em conjunto com Antônio Françolin, Iporanga Agropecuária,

Pedro Novis e Ricardo Merola, o touro possui outro recorde em seu currículo: mais de 20 mil doses comercializadas em um único mês, em maio de 2010. “Esse grande reprodutor foi descoberto no teste de performance CAT, em 2001. Na

1

21

3

4

6

C 8288: 1º NA ANCP 2011

(20,89) é Avesso TE da Bela, com 423 filhos avaliados em 15 rebanhos. É Top 0,1% também para perímetro escrotal e Top 0,5% para habilidade maternal.

5

7

NOVIDADE NO GUZERÁ

ABEL REFORÇA BATERIA

No Sumário ANCP 2011, dos 15 melhores touros de MGT, 7 são da bateria CRV Lagoa, incluindo os 4 primeiros colocados. O número 1 para MGT, com 20,99, é C 8288 da MN, de Fabiano Araújo e Laura Oliveira, com 592 filhos avaliados aos 120 dias em 21 rebanhos. É, ainda, Top 0,5% em mais 3 características. Bisneto de Rambo MN, sua mãe é Top 1% para MGT. O 2º melhor touro para MGT 6 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

A CRV Lagoa marcou presença no 35º Leilão CV, realizado na Fazenda São José, em Paulínia (SP). A Central disponibilizou pacotes especiais de sêmen. “Foram mais de 3.500 doses comercializadas, comprovando a elevada demanda pela genética selecionada CV com a marca da CRV Lagoa”, destaca Ricardo Abreu. Um dos destaques foi a comercialização de 50% da posse de Abel de CV, touro da safra 2009 já contratado pela CRV Lagoa, pelo valor de R$ 67.200, pelo criador Luiz Fernando Homem de Carvalho.

Ricardo Abreu visitou a Fazenda Alvorada, de Dante Ramenzoni. A propriedade fica em Pirajuí (SP). O Guzerá Ramenzoni é grande parceiro da Central desde 2003, quando o touro Apollo TE do DER passou a integrar a bateria de Guzerá. A grande novidade é a contratação do touro jovem Izidoro do DER, da safra 2009, filho direto de Carimbó em vaca linhagem Besouro. Izidoro é Top 0,1% de MGT (18,31) e alia carcaça de excelente conformação com beleza racial.

8

11

9

10

12

1 Planta da CRV Lagoa (1971) 2 Participação em evento em São Paulo (1973) 3 Reunião na CRV Lagoa (meados dos anos 1970) 4 Turma do Curso de IA (1982) 5 Frota de veículos da CRV Lagoa (anos 1980) 6 III Leilão Lagoa da Serra (anos 1980) 7 Aniversário do touro Gim de Garça (1992) 8 Convenção Anual de Vendas (1995) 9 Evento Boi no Rolete (1996) 10 Visita à NRM na Holanda (2000) 11 Convenção Anual de Vendas (2001) 12 Evento CRV is One! (2009) OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 27

PORTEIRA | LEITE

PAPO COM OS GERENTES

COM A PALAVRA... Antonino Bosco, Marcelo Almeida, Wiliam Tabchoury, Ricardo Abreu, Cristiano Leal, Tatiane Tetzner e Henrique Brinckmann falam sobre os 40 anos da CRV Lagoa. Leia os depoimentos completos no site www.crvlagoa.com.br/40anos

MARCELO ALMEIDA

Gerente do Depto. Corte

Parece até estranho celebrarmos o aniversário de uma empresa. Uma empresa é composta por pessoas dotadas de comportamentos e reações humanas e, dessa maneira, ela é uma extensão do grupo social que se organizou para explorar um segmento de mercado a fim de alcançar seus objetivos. Embora não seja humana, ela é humanizada, portanto é legítimo e merecido que as pessoas que compõem esta empresa - nós - celebrem a data. Recordo, ainda dos tempos da graduação acadêmica, do interesse e da motivação que me despertava o mundo contido nas dependências da então Lagoa da Serra. Passaram-se os dias, mas não os sonhos. Certo dia, me vi imerso nestas águas. Era como caminhar no meu imaginário, trabalhar no mundo ideal. Foi preciso algum tempo para ter certeza de que não era uma ilusão, mas uma oportunidade - talvez a maior da minha vida - de poder conciliar o dever e o prazer, o trabalho e a satisfação pessoal. Enfim, envelhecemos juntos. Ainda assim, de vez em quando, em meio à turbulência do cotidiano, olho para ela e sinto a mesma atração, só que agora ela é uma quarentona enxuta. Parabéns, CRV Lagoa, pelos seus 40 anos de trabalho!

28 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

ANTONINO BOSCO

Gerente Comercial

Em 2011, completo 22 anos de formação em medicina veterinária. Todo estudante tem uma empresa como referência em vários segmentos. Desde quando iniciei os estudos na área, há 27 anos, sempre tive a CRV Lagoa como referência. Um fato interessante é que, no início da década de 1990, tinha uma pessoa que trabalhava na Central, e ele sempre dizia que me traria para trabalhar aqui. Mas nunca dava certo, por diversos motivos. Depois de 20 anos, recebi uma ligação para trabalhar na CRV Lagoa. Na época, assustei, afinal, uma empresa referência no setor lembrou-se do meu nome. Felizmente, acabou dando certo. Hoje, sinto-me muito feliz e realizado profissionalmente. Percebo que a empresa está se preparando para o futuro. O que nosso cliente vai querer em 2015, em 2020 e em 2025? O que nós vamos oferecer a esse cliente que vá atender às necessidades dele? A empresa está preocupada com essas tendências e, obviamente, estudando e buscando soluções. Temos que ser criativos e, o mais importante, preparar as pessoas para atender a essas demandas. Esse é o nosso papel e tenho certeza de que iremos contribuir, cada vez mais, com os nossos clientes.

WILIAM TABCHOURY

Gerente do Depto. Leite

Em 1971, o Brasil tinha acabado de ganhar o tricampeonato mundial no México, comandado pelo gênio Pelé. A população brasileira contava pouco mais de 90 milhões de habitantes e, desde 1964, vivia uma ditadura militar. Nesse cenário, surgia a Lagoa da Serra, com a proposta de promover o melhoramento genético do rebanho bovino através da IA. Eu tinha apenas três anos e vivia na Fazenda São Sebastião, em Tremembé (SP), onde produzíamos leite e tínhamos gado de corte. Meu primeiro contato indireto com a CRV Lagoa deu-se em 1989, quando adquirimos novilhas Girolando em Taubaté. Posteriormente, em 1991, realizei o meu curso de IA na Central. Em 1994, iniciávamos o uso da genética da CRV na Fazenda Tainá, em São Pedro (SP). Em 2000, fiz parte do conselho consultivo de leite da empresa, junto com um grupo seleto. Em 2004, ingressei como gerente de produto Leite, responsável pelo segmento de holandês, contato com a matriz e estratégia do segmento de leite. A paixão é uma das nossas marcas mais fortes e, para milhares de brasileiros, essa história é uma pequena parte da imensidão chamada CRV Lagoa! Juntos, nós crescemos com leite e com a CRV Lagoa!

CA SANSÃO É HEXA NO GIR LEITEIRO Maior nome do Gir Leiteiro de todos os tempos, Sansão completou, recentemente, 15 anos. Nascido em 10 de março de 1996, o reprodutor é de propriedade de Joaquim José da Costa Noronha, o Kinkão, e tem números fantásticos na história da raça.

Tatiane Tetzner e Joaquim José da Costa Noronha

O touro Sansão continua batendo recordes históricos na pecuária nacional. Durante a ExpoZebu 2011, em Uberaba (MG), o reprodutor, destaque da bateria Gir Leiteiro da CRV Lagoa, foi anunciado como líder do ranking de touros da ABCGIL/EMBRAPA pelo sexto ano (2005, 2006, 2007, 2008, 2010 e 2011).

PREMIAÇÃO NO PARANÁ

Além do recorde absoluto no ranking da ABCGIL/EMBRAPA, também acaba de ser declarado líder do ranking ABCZ/UNESP pela quarta vez (2006, 2009, 2010 e 2011). O touro raçador, filho de CA Everest, chegou à bateria da CRV Lagoa em fevereiro de 2009. Muito emocionado no momento da divulgação do resultado, Kinkão declarou que foi a consagração do grande reprodutor. “É um grande momento, todo ano ficamos reconhecimento. O Brasil é o único outro país do mundo em que essa homenagem é feita, devido à história que a APCBRH e seus associados têm em comum com a Holanda”, explica Raul Carneiro, gerente do Gestor Leite, à esquerda na foto.

GIROLANDO: FLORIN É LÍDER

A Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) promoveu o jantar de homenagem aos destaques da raça Holandesa de 2010. Uma das premiações foi a entrega de 46 placas referentes ao prêmio de 100.000 Kg Melk de produção de leite. “A CRV holandesa premia as vacas que atingem 100.000 kg de leite em seu país com uma placa de

Foram divulgados durante a Megaleite 2011 os resultados do Teste de Progênie da raça. O touro Florin Marker Dom Nato, de José Donato Dias Filho, foi o número 1, Líder Absoluto do sétimo grupo do Teste de Progênie do PMGG (Girolando/ Embrapa). Florin superou, em PTA Leite, os outros 11 touros avaliados, ao alcançar 152 kg, com 70% de confiabilidade. No ranking geral, Florin está em 5º lugar, se destacando com

ansiosos para ver os resultados. Sempre acreditamos, mas vai se tornando cada vez mais difícil, tem touros novos entrando, e a bateria cada vez mais forte, então se trata de uma grande conquista”, destaca. “Assim como quando Sansão comemorou seus 15 anos, em março, esse momento é histórico, pois ele é consagrado pela sua progênie. Além de filhos provados positivos, suas filhas são as recordistas de produção de leite. Já foi utilizado por produtores de todo o Brasil e diversos países e continua sendo intensamente usado. A procura pela genética do Sansão é cada vez maior, tanto por sêmen convencional quanto sexado, sendo um dos mais requisitados da Central”, afirma Tatiane Tetzner, gerente de produto Leite da CRV Lagoa. características lineares, como comprimento corporal, perímetro torácico, comprimento da garupa e largura entre ísquios.

SUPREMACIA NA MEGALEITE A bateria de Leite Zebu da CRV Lagoa conquistou grandes resultados na Megaleite 2011. Um dos grandes destaques foi CA Sansão, pai das grandes campeãs e das melhores progênies do Gir Leiteiro e Girolando. No Gir Leiteiro, Fécula TE F Mutum foi a Grande Campeã Nacional e Melhor Úbere Adulto Via FIV JMMA, de José Mário Miranda Abdo, é a nova recordista mundial de produção Vaca Jovem do Gir Leiteiro, com uma produção média excepcional de 49,393 kg de leite, além da premiação de Melhor Úbere na categoria Vaca Jovem. OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 5

PORTEIRA | CORTE TAURINOS

PAPO COM OS GERENTES

CRV LAGOA SAI NA FRENTE COM GROWSAFE Equipamento importado do Canadá mensura a eficiência alimentar dos animais participantes do Centro de Performance CRV Lagoa e já está em funcionamento

O GrowSafe, equipamento de última geração importado do Canadá, já está em pleno funcionamento, desde agosto, no Centro de Performance CRV Lagoa, em Sertãozinho (SP). A tecnologia visa mensurar a eficiência alimentar dos animais participantes do teste de performance.

O CP CRV Lagoa vai coletar informações sobre conversão alimentar, crescimento, qualidade de carcaça, precocidade sexual, entre outros fatores, se configurando em um verdadeiro laboratório a céu aberto. Os dados coletados pelo GrowSafe serão utilizados para o cálculo de valores genéticos.

Inicialmente, a aplicação do GrowSafe será direcionada para as raças taurinas, com aplicação direta no mercado de cruzamento industrial. Contudo, nas raças zebuínas, também haverá grande espaço para aplicação dessa tecnologia.

Marcelo Almeida informa que, ainda em 2011, será realizada uma avaliação de conversão alimentar. “Os animais precisam de 70 dias válidos no período de avaliação. Nossa expectativa é fazer dois grupos de avaliação ainda este ano”, conclui. “Isso

4 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

O diretor-presidente Vladimir Walk ressalta que a empresa está comprometida com o crescimento sustentável da pecuária. “Ao completar 40 anos, a CRV Lagoa faz um grande investimento em um equipamento desse porte, visando contribuir, ainda mais, para o crescimento da pecuária nacional e o aprimoramento das informações disponibilizadas à cadeia produtiva da carne”.

Gerente de produto Corte Zebu

Estive na CRV Lagoa pela primeira vez em 1995, quando estava no segundo ano de zootecnia. Em novembro de 1997, retornei na CRV Lagoa para fazer uma entrevista. No mês seguinte, entrei para fazer estágio no segmento de gado de corte, no PAINT. Sempre fui voltado para a área de gado de corte, em especial no zebuíno. Em 18 de abril de 1998, a Holland Genetics me convidou para fazer um trabalho de assessoria técnica em grandes eventos. Aceitei e foi interessante. Comecei no Departamento de Marketing, ficando cerca de um ano. Depois fui para o Departamento Comercial e de Produto. De assistente técnico, passei a supervisor técnico, tanto no Corte Taurinos quanto no Corte Zebu e, ao final de 2005, fui para a gerência de produto, onde estou até agora. Podemos contar nos dedos quantas empresas brasileiras chegaram aos 40 anos de idade. Acredito que a CRV Lagoa contribuiu muito para o melhoramento genético, com ética, transparência e paixão em poder servir. Trabalhando e inovando com confiabilidade, continuaremos a contribuir com a pecuária brasileira, produzindo mais carne em menos tempo e mais leite com qualidade.

TATIANE TETZNER

Gerente de produto Leite

Para Marcelo Almeida, gerente do departamento Corte, o GrowSafe irá fornecer informações importantes para os índices de seleção. “Com o aparelho, é possível mensurar, de forma eficiente, o consumo de alimento de cada animal, o ganho de peso em relação ao tamanho, se ele correspondeu àquela expectativa de crescimento e quanto custou esse crescimento”, explica. A eficiência alimentar é um fator muito importante para melhorar os resultados econômicos dos usuários de genética taurina, principalmente nos sistemas intensivos de produção. “Temos a necessidade de encontrar animais que apresentem forte crescimento, qualidade de carcaça e um menor consumo de matéria seca, ou seja, melhores conversores”, ressalta Almeida.

é um grande benefício para os criadores participantes do CP e convidamos os pecuaristas que quiserem ter a avaliação de seus animais através do GrowSafe a participarem da próxima edição”.

RICARDO ABREU

GrowSafe instalado no CP CRV Lagoa

Completei recentemente um ano de CRV Lagoa. Foi um período extremamente intenso, de muito aprendizado, troca de experiências e crescimento profissional e pessoal. Muito antes de fazer parte desse time, estive várias vezes na Central e já me identificava com os valores do grupo e da equipe, que veste a camisa, se dedica e tem paixão pelo que faz. Durante os tempos da Graduação em Medicina Veterinária na FAMEV – UFU, em Uberlândia (MG), tive conhecimento da atuação da empresa. O início desse contato com a CRV Lagoa deu-se através do programa “Zebu para o Mundo”, assim que iniciei o mestrado na Unesp, em Jaboticabal. Pela proximidade, visitei a Central várias vezes durante o doutorado, também na Unesp. Já admirava a empresa pela solidez no mercado e pelo trabalho direcionado. Atualmente, como responsável pelo segmento de Leite Zebu, trabalhamos unidos em prol de um objetivo comum: levar a melhor genética para agregar valor aos clientes. Fazer parte da CRV Lagoa é uma grande honra! Aproveito para parabenizar a todos que fizeram e fazem parte desses 40 anos! A paixão é o que move o mundo, e acreditar é o primeiro passo para a realização!

CRISTIANO LEAL

Gerente de produto Corte Taurinos

Atuei em frigoríficos e, em um deles, foi iniciado um programa junto à CRV Lagoa, a fim de trabalhar com os animais do PAINT. Como são animais de excelente qualidade, atuamos em um mercado diferente de carnes. Acabei sendo contratado pela CRV Lagoa em 16 de junho de 2010. Com pouco mais de um ano na empresa, considero que aprendi muito, tive a oportunidade de desenvolver um trabalho e mostrar o resultado necessário. No entanto, o mais importante de tudo isso é o fato de a CRV Lagoa ter uma grande determinação em crescer no mercado, tornando-se líder. Somos as peças principais para cumprir essa meta. Hoje, a CRV Lagoa dá todo o suporte para a nossa equipe ir a campo e fazer isso acontecer. Nós nos tornarmos a primeira empresa no setor a ter, no Brasil, um polo produtor de genética, não sendo apenas um revendedor que compra genética dos EUA ou da Argentina para vender aqui. Além disso, é muito fácil disponibilizar no Brasil a genética de outros países, como Alemanha e República Tcheca. O grupo também conta com uma empresa nos EUA, o que facilita o intercâmbio de genética. Parabéns, CRV Lagoa!

HENRIQUE BRINCKMANN

Gerente de negócios Leite

A minha história com a CRV Lagoa é muito interessante. Em 1969, fiz um curso e aprendi a inseminar na fazenda onde morava. Depois, me formei como médico veterinário e a vida evoluiu. Após retornar da minha estada na Europa, fui procurar uma melhor genética para usar no meu rebanho. Procurei na então Holland Genetics e, naquela oportunidade, a empresa estava começando a se instalar no Brasil. Fui para a Holanda, fiz um curto treinamento para conhecer melhor a seleção, os touros e tudo mais, e comecei a atuar no setor de embriões. Depois, a empresa optou por comprar a Lagoa da Serra e, ao longo do tempo, fomos crescendo e nos desenvolvendo. Nesses 40 anos, alguns fatores importantíssimos tiveram uma grande evolução. O primeiro é a qualidade de seleção dos touros que fazem parte da bateria. O segundo foi o sêmen sexado, a realização do sonho de comprar uma dose de sêmen com uma bezerra. Fico muito feliz por saber que conheço os dois lados da genética: primeiro como usuário e, agora, como produtor dessa genética. A CRV Lagoa sempre foi e sempre será uma empresa inovadora. Parabéns!

OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 29

PONTO FINAL

EDITORIAL

Uma nova revista para a CRV Lagoa

CRV LAGOA: UMA HISTÓRIA DE PIONEIRISMO contribuir com a pecuária brasileira foi o elemento que impulsionou a então Lagoa da Serra. A sociedade com o Grupo Bamerindus, nos anos 1990, demonstrou que era possível acreditar no melhoramento genético como o caminho a ser percorrido, visando grandes resultados, tanto na pecuária de corte, quanto na de leite.

Beatriz Biagi Becker Pecuarista, especialmente para a revista CRV Lagoa

Meu pai, Maurílio Biagi, fundou a Lagoa da Serra em 1971, juntamente com Luiz Vicente Lunardi. Na sede da empresa, em Sertãozinho, vivi boa parte da minha trajetória de vida. Convivi com a empresa desde o seu início, vendo as dificuldades para se estabelecer e os investimentos contínuos para estruturá-la. Muitas pessoas foram formadas pela então Lagoa, sendo que algumas delas estão lá até hoje, e esse é um grande diferencial. O desejo de

O pioneirismo viabilizou uma série de inovações ao longo do tempo, como a parceria firmada com o Instituto de Zootecnia e as sucessivas melhorias em testes de progênie. Esse espírito empreendedor foi mantido pela cooperativa holandobelga CRV, a atual controladora, que respeitou toda a história construída até então e introduziu uma visão mais moderna, aliando cooperativismo e democratização, o que elevou a CRV Lagoa a um patamar de reconhecimento internacional, realizando o sonho de seus fundadores. A contribuição da CRV Lagoa foi decisiva para o desenvolvimento da pecuária nacional. Mesmo não podendo permanecer na empresa, sempre fiz questão de acompanhar a sua trajetória em diferentes fases, pois, além de torcer muito pelo seu sucesso, hoje sou uma cliente da

Uma das principais novidades que trazemos para essa comemoração de quatro décadas de excelentes serviços prestados à pecuária nacional é a nova linha de comunicação que a CRV Lagoa adotou, em sinergia com todas as unidades da CRV no mundo, e que será utilizada em materiais e publicações a partir de agora.

O desejo de contribuir com a pecuária brasileira foi o elemento que impulsionou a então Lagoa da Serra. A contribuição foi decisiva.

Dessa forma, temos um novo slogan, que é “Melhorando seu rebanho e sua vida”, reforçando o foco que temos no melhoramento contínuo e na rentabilidade dos nossos clientes. Também já está no ar o novo site da CRV Lagoa, que pode ser conferido no link www.crvlagoa.com.br, igualmente contando com essa nova forma de design e comunicação.

Vladimir Walk Diretor-presidente CRV Lagoa

Outra grande novidade é a nova cara do antigo Canal CRV Lagoa, agora denominada, simplesmente, revista CRV Lagoa, com novo projeto gráfico, novas seções e o mesmo conteúdo de qualidade de sempre. Gostaríamos, inclusive, de saber sua opinião sobre todas essas novidades. Enfim, é um momento de festa, mas, também, de muita responsabilidade, pois a inovação e a qualidade estão no dia a dia da Central e nossos clientes contam com isso. Mais do que clientes, são grandes parceiros. E, disso, você pode ter certeza: conte sempre com a CRV Lagoa, nossa equipe de colaboradores e consultores de campo. Afinal, nosso objetivo é melhorar seu rebanho e sua vida! Boa leitura e até a próxima.

maior central de genética bovina da América Latina, o que muito me orgulha, pois as marcas que já atingiu e o seu potencial de crescimento são bastante expressivos. No contexto atual, a CRV Lagoa tem uma relevância muito forte no mercado e realiza um trabalho bastante consistente na busca por qualidade, novas tecnologias e conhecimento em todas as suas áreas de atuação, o que representa a continuidade do legado mais importante deixado por todas as gerações que a administraram. Quero parabenizar a equipe da CRV Lagoa por esses 40 anos, afinal, são os seus integrantes que fazem essa história de pioneirismo atravessar o tempo. Além do evento impecável para comemorar essa data tão importante, fiquei muito feliz também pela evolução da empresa, e desejo a ela um futuro ainda mais brilhante e promissor.

30 CRV LAGOA | OUTUBRO 2011

Após grande expectativa, finalmente comemoramos os 40 anos da CRV Lagoa com o Show de Genética, reunindo 800 convidados em Sertãozinho (SP), além de outras ações. Você confere a cobertura completa nesta edição.

EXPEDIENTE CRV LAGOA Diretor-presidente Vladimir Walk Gerente Administrativo e Financeiro Carlos Alberto Costa Gerente de Marketing e Inovação Luciana Affini Wilson Gerente de Produção e Logística Gerson Sanches Gerente Comercial Antonino Bosco Gerentes de Área Alexandre Weber (Sul); José Henrique Bueno (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo); Welington Shiroma (São Paulo e Triângulo Mineiro); William Xavier (Norte, Nordeste e Goiás)

ÍNDICE REVISTA CRV LAGOA Coordenação Adriana Zaia Sanches Luciana Affini Wilson Editor Thell de Castro | MTb 41.364 Projeto gráfico e editorial SWTH Comunicação & Web Rytmo Comunicação Impressão Gráfica Santa Edwiges Entre em contato Telefone: (16) 2105-2299 Site: www.crvlagoa.com.br E-mail: [email protected] Twitter: @crvlagoa

02 04 05 06 07 08 09 10 14 15 16 18 21 24 27 28 30 31

Consultores de Campo Porteira | Corte Taurinos Porteira | Leite Porteira | Corte Zebu Porteira | PAINT Porteira | Geral Porteira | Acontece Especial | Linha do Tempo Especial | CRV Lagoa Especial | CRV Especial | Depoimentos Especial | Touropedia Especial | Homenagens Especial | Show de Genética Especial | Fotos históricas Especial | Papo com o Gerente Artigo | Beatriz Biagi Becker Vitrine CRV Lagoa OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 3

VITRINE CRV LAGOA

Fri-Ribe comemora os 40 anos da CRV Lagoa mantendo parceria de sucesso

Kera Nutrição Animal parabeniza a CRV Lagoa pelos seus 40 anos

Siltomac é a mais nova parceira do projeto Vitrine CRV Lagoa

Seguindo a meta de nos próximos cinco anos se tornar umas das três maiores empresas de nutrição animal do Brasil, a Nutreco Fri-Ribe aposta na parceria com a CRV Lagoa, sendo o fornecedor exclusivo de suplementos nutricionais e rações para os touros mantidos em coleta e fornecimento dos animais do CP CRV Lagoa. Segundo Fábio Soares, gerente corporativo e comercial do grupo Nutreco Fri-Ribe, “ser a empresa responsável pela alimentação dos touros campeões da bateria da CRV Lagoa, demonstra a confiança depositada na qualidade dos produtos Fri-Ribe, e que esses produtos realmente são vistos como o diferencial da suplementação bovina”. O acordo inclui a divulgação conjunta das marcas CRV Lagoa e Nutreco Fri-Ribe em feiras, leilões e exposições agropecuárias pelo país, e ainda a divulgação dos produtos das linhas de sal mineral, rações de concentrados e linha elite para os touros da CRV Lagoa e animais do CP Lagoa, além da divulgação da marca com os clientes e no projeto vitrine. “Já somos fornecedores da CRV Lagoa há mais de 15 anos e, há 5 anos, somos parceiros da empresa com o projeto Vitrine. É muito importante para a Fri-Ribe fazer parte da história da Central”, finaliza Fábio.

Os 40 anos de uma empresa são o resultado do talento de sua equipe e da confiança de cada um de seus clientes. A CRV Lagoa está completando 40 anos, e isso só é possível graças à busca constante pela qualidade nos serviços prestados aos seus clientes, estabelecendo, assim, uma relação de confiança e comprometimento. É por esse motivo que a Kera Nutrição Animal sente orgulho por fazer parte dessa história, que rendeu e ainda renderá uma colheita de grandes resultados.

Parabéns, CRV Lagoa!

A Siltomac é uma empresa que atua no desenvolvimento e fabricação de equipamentos para mecanização da nutrição animal. Localizada na Rodovia SP 115, em São Carlos (SP), a Siltomac visa a produção de equipamentos com elevado e rigoroso padrão de qualidade, bem como, dispõe de uma completa linha de opcionais para a customização de qualquer equipamento, de acordo com sua necessidade. Utilizando alta tecnologia em seus equipamentos, a Siltomac garante baixo consumo, aliado a um elevado rendimento, proporcionando, assim, o melhor custo-benefício na mecanização da nutrição animal. Construindo, dia a dia, uma grande parceria com a CRV Lagoa, a Siltomac acredita que essa união tem tudo para prosperar, afinal, trata-se da maior central de genética da América Latina, uma empresa inovadora e pioneira no segmento, e a Siltomac busca esse caminho em suas parcerias. A CRV Lagoa, assim como a Siltomac, está sempre pronta para trabalhar em prol do pecuarista, procurando melhorar suas condições de trabalho e, solucionando, através da tecnologia, o ótimo desempenho do setor. Parabenizamos a CRV Lagoa por esses 40 anos de incansável dedicação ao trabalho e por todo o sucesso alcançado!

(16) 3952-9500 www.fri-ribe.com.br

(54) 2521-3124 www.kerabrasil.com.br

(16) 3363-9999 www.siltomac.com.br

A Kera Nutrição Animal, com sede em Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), foi fundada no ano de 2004, aliando o conhecimento na área de biotecnologia aplicada com o objetivo de oferecer produtos, aplicações e tecnologias que agilizem e otimizem o processo produtivo, sempre em constante evolução para criar novas soluções e contribuir para o desenvolvimento da pecuária nacional. Foi com esse objetivo que, em 2007, surgiu a parceria entre a Kera Nutrição Animal e a CRV Lagoa que, assim como a Kera, busca na prestação de serviços a excelência nos resultados.

OUTUBRO 2011 | CRV LAGOA 31