UMA EQUIPA POR RESENDE! Juntos pela Terra E UM NOVO COMPROMISSO

UMA EQUIPA E UM NOVO COMPROMISSO “POR RESENDE”! Juntos pela Terra PSD CDS Por Resende PPD/PSD . CDS-PP OS NOSSOS CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL DE R...
19 downloads 0 Views 731KB Size
UMA EQUIPA E UM NOVO COMPROMISSO “POR RESENDE”! Juntos pela Terra

PSD CDS Por Resende PPD/PSD . CDS-PP

OS NOSSOS CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL DE RESENDE

Candidato a Presidente: Jaime Alves Natural de Resende, tem 37 anos, é licenciado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior e especializou-se em Administração Escolar pela Universidade Católica. Nos últimos 10 anos, adquiriu uma vasta experiência em gestão autárquica no município de Vila Nova de Gaia, nos domínios das políticas educativas, do apoio social e da gestão de equipamentos e infra-estruturas. Nos dois últimos anos, foi adjunto do Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, tendo acompanhado especialmente as intervenções dos fundos do QREN e as medidas de apoio às Pequenas e Médias Empresas.

Joaquim Pereira

Professor/Empresário

Anabela Oliveira

Pedro Miguel Lima

Gestora/Oficial do IRN

Fisioterapeuta

Vitor Lage

Isabel Inácio

Carla Rodrigues

Bruno Assembleia

Professor

Empresária

Professora

Empresário

Eugénia de Almeida

Renato Carvalho

António Silva

Professora

Engº Informático

Sociólogo

OS NOSSOS CANDIDATOS À ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE RESENDE

Candidato a Presidente da Assembleia Luis Manuel Pinto Miguel Vitória

Tiago Almeida

Helena Gomes

Zélia Saraiva

José Correira

Elsa Rodrigues

Maria Cardoso

Antonino Custódio

Jorge Pinto

Tiago Silva

Jorge Cardoso

Adérito Lopes

António Pereira

João Sequeira

Joana Ferreira

Marco Cardoso

Maria Pinto

Diana Sequeira

Bruna Pinto

António Dias Pereira

Luciana Borges

Bruno Oliveira

Vitor Ferreira

Bruno da Silva

Nelson Santana

José Monteiro

António Dias

João da Silva

Marta Dias

Mandatária da Juventude Susana Leitão

CANDIDATOS A PRESIDENTE ÀS NOSSAS JUNTAS DE FREGUESIA União das Freguesias de Anreade e S. Romão de Aregos

Junta de Freguesia de Barrô

Paulo Águas | Engª Electrotecnico

Joaquim Raimundo | Empreiteiro

Junta de Freguesia de Cárquere

União das Freguesias de Felgueiras e Feirão

Sérgio Gomes | Empresário Agricola

Nuno Pereira | Motorista

União das Freguesias de Freigil e Miomães

União das Freguesias de Ovadas e Panchorra

Daniela Sequeira | Enfermeira

Ricardo Colaço | Engº Civil

Junta de Freguesia de Paus

Junta de Freguesia de Resende

Paulo Coelho | Construtor Civil

António Trindade | Bancário

Junta de Freguesia de São Cipriano

Junta de Freguesia de São João de Fontour

Aires Ferreira | Taxista

Jorge Duarte | Comerciante

Junta de Freguesia de São Martinho de Mouros Joaquim Almeida | Técnico de TV

PROGRAMA ELEITORAL “POR RESENDE” Resende tem futuro e tem potencial! A Candidatura “PSD/CDS-PP por Resende”, sob o lema “Juntos pela Terra”, propõe aos resendeses um novo ciclo de políticas de desenvolvimento local, a pensar nas pessoas, no emprego e num crescimento económico real.

3 GRANDES PRIORIDADES: 1. O Desenvolvimento Económico 2. As Pessoas e a Solidariedade Social 3. A Coesão Local e a Valorização do Território

7 COMPROMISSOS DE PALAVRA: 1º Compromisso. Programa “Resende Empreende”. Um programa de desenvolvimento económico, assistência às empresas, apoio no acesso a financiamento comunitário, atração de pequenos e médios investimentos, microincubação empresarial e empreendedorismo local, jovem e social de base rural, agro-alimentar e turística.

• Criação do “Gabinete Resende Empreende”, no antigo Posto da GNR, uma “via verde” para a resolução de problemas das empresas do concelho. • Concretizar a ocupação da Zona Industrial de Anreade. • Aumentar os apoios municipais à criação, produção e abate de gado (150€ )

2º Compromisso. Certificação da Cereja e Estratégia de Valorização de Produtos Locais. Proteção, valorização, certificação e promoção da cereja de Resende e de outros produtos locais, como as Cavacas de Resende, as águas de nascente e o património cultural, natural e geológico enquanto recursos de potencial turístico. • Criação de uma marca agro-alimentar/cultural local: “Made In Resende, Terra de Lendas”. • Estímulo à criação de uma cooperativa de micro produtores locais para fornecimento de hotelaria, restauração e comércio locais e mercados urbanos de proximidade. • Estratégia de Marketing para a “Cereja de Resende” e as “Cavacas de Resende”.

• Organização de festivais e eventos de referência em Resende.

investimento empresarial na reabilitação do edificado e na sua reconversão.

3º Compromisso. Um compromisso nacional para a concretização das EN 222-2 e 321-2.

5º Compromisso. Solidariedade, apoio social e apoio escolar.

Obtenção de um acordo com o Governo, as Estradas de Portugal e as Autoridades de Financiamento Comunitário, tendo em vista a execução das ligações a norte, por Baião, e a sul, por Bigorne. É preciso terminar com o escândalo do isolamento de Resende face às vias estruturantes de comunicação da região. Melhorar as ligações atuais de Resende à A24, por Fazamões e pelo S. Cristovão, é também um compromisso.

4º Compromisso. Programa de reabilitação urbana e económica de Caldas de Aregos. Programa integrado de regeneração urbana e revitalização económica de Caldas de Aregos, tendo em vista o desenvolvimento do seu potencial turístico-cultural e a criação de emprego. Aposta numa intervenção pública combinada com o fomento da iniciativa privada e do

Medidas para a qualidade de vida das populações de Resende, a solidariedade junto dos mais necessitados e o bem-estar das crianças e jovens da terra. Em Resende, ninguém deverá passará fome, os idosos devem beneficiar de uma vida digna e de assistência na sua mobilidade e no acesso a serviços e os jovens em idade escolar devem merecer o apoio municipal. • Criar o Programa “Saúde à Porta”, com uma Unidade Móvel de Saúde que visitará todas as freguesias do concelho. • Reabilitar o edifício da Extensão do Centro de Saúde de S. Cipriano, dignificando o local e as condições de acesso à saúde. • Criar um banco de ajudas técnicas: empréstimo de camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas e outros. • Oferecer os manuais escolares a todos os alunos do ensino básico (do 1º ao 9º ano). • Melhorar significativamente a rede de transportes

escolares, reduzindo os tempos de viagem dos alunos. • Criar o complexo desportivo da Granja: Reabilitar piscina e campos de tenis, criar circuito de manutenção e polidesportivo. • Criar, na Biblioteca Municipal, a Casa da Juventude com salas de ensaios de musica, exposições e espaço internet.

6º Compromisso. Desenvolvimento turístico e revitalização termal do concelho. Criar e implementar um Plano de Desenvolvimento Turístico de Resende, nos segmentos de cultura, natureza, náutico e de saúde, é um grande objetivo. Para por Resende no mapa e na moda. • Revitalizar e promover as Termas de Aregos e rever os planos de alienação da exploração e gestão. • Criar o Parque de Campismo e Biológico de Caldas de Aregos. • Valorizar Cárquere: recriação histórica e eventos culturais; a epigrafia romana; Afonso Henriques e Egas Moniz; as lendas.

• Desenvolver uma Rede Municipal de Percursos Pedestres. Atrair grupos e certames de pedestrianistas. • Criar o Parque de Lazer e Aventura do Penedo de São João. • Criar o Parque de Campismo Rural e Área de Apoio a Autocaravanas de Porto de Rei. • Revitalizar o Parque Arqueológico do Castro da Mogueira. • Criar a Sala Museu da Vila de São Martinho de Mouros. • Retomar a prospecção e valorização da Área Arqueológica de Felgueiras Feirão (São Cristóvão). • Museu Municipal: criação do Centro de Investigação e Coordenação do Património Concelhio.

7º Compromisso. Uma estratégia de captação de fundos comunitários para 2014/2017. O acesso ao financiamento é uma prioridade para Resende. Os fundos comunitários serão uma forte alavanca para o desenvolvimento económico, a solidariedade social e a valorização territorial. Construir uma estratégia de captação dos fundos comunitários, entre 2014 e 2017 (no novo QREN), é uma prioridade municipal. Dar apoio às empresas neste acesso é um compromisso.

MENSAGEM AOS RESENDENSES «Em Resende estão as minhas raízes, mas também o meu coração e a minha vontade.» Jaime Alves, na Apresentação da sua Candidatura, Maio 2013

Estimada/o Resendense, Os destinos da nossa terra pedem hoje um novo tempo, novas prioridades e uma nova liderança. Nos últimos anos, Resende ganhou obras e dívidas. Perdeu população, atividade económica e emprego, e continua isolada na Região. Sem dramas e sem sobressaltos, precisamos de um novo ciclo de desenvolvimento em Resende. Com crescimento económico, emprego e investimento nos produtos da terra, nas aldeias e no património. Com mais solidariedade social e ajuda a quem de facto precisa. Merecemos mais e precisamos de mais. E de líderes que amem a terra, que se dediquem em exclusividade e 100% ao bem comum e respeitem todos, apesar das diferenças. Conto Consigo! Um abraço amigo,

Jaime Alves, Candidato a Presidente do Município de Resende

www.jaimealves2013.pt | facebook.pt/jaimealves2013