Saneamento e Saúde Pública Professor Daniel Costa dos Santos DHS/UFPR

Dimensões da Sustentabilidade • Social • Ambiental • Econômica

Realidade Social

Plano Nacional de Saneamento Básico Meta: Para 2033, esperava-se 90 % da população atendida por sistema de coleta e tratamento de esgoto;

Justificativa do Poder Público . Lentidão das obras; . Despreparo técnico de várias prefeituras no país;

. Desinteresse político;

Realidade Social

Impactos à Saúde Pública Febre tifóide: “A falta de higiene e condições sanitárias precárias são determinantes para proliferação da Salmonella entérica typhi, bactéria causadora da doença.”

Impactos à Saúde Pública Cólera: “Causada pela bactéria vibrio colérico (Vibrio cholerae) é uma doença infectocontagiosa aguda do intestino delgado. Sua contaminação dá‐se principalmente pela ingestão de alimentos contaminados, mal cozidos ou o contato direto com as fezes de pessoas infectadas. A falta de higiene e saneamento é uma das principais fontes de contaminação da doença.”

Impactos à Saúde Pública Lepstopirose: “Os principais transmissores da doença são os ratos urbanos, responsáveis por contaminar a água com a bactéria Leptospira, presente na urina desses roedores. A contaminação acontece quando o indivíduo entra em contato com a água contaminada e a bactéria entra na corrente sanguínea através de pequenos ferimentos ou mucosas.”

Impactos à Saúde Pública Disenteria bacteriana:

“Também conhecida como Shigeloses, dá‐se através do contato com fezes ou alimentos contaminados pela bactéria Shigella.”

Impactos à Saúde Pública Parasitoides: “A convivência em ambientes insalubres, sem o saneamento correto e acesso a água potável pode ocasionar a proliferação de parasitas humanos. O contato com água e fezes contaminadas provoca doenças proeminentes de protozoários lombrigas e vermes. Infecções como a Amebíase, Giardíase e Teníase têm em comum a presença de parasitas que adentram o organismo humano, instalam‐se no sistema digestivo e ocasionam uma série de problemas ao hospedeiro.”

Impactos à Saúde Pública Zika e Dengue “A proliferação de agentes causadores de epidemias como o mosquito Aedes Aegypti dá um tom ainda mais preocupante à essa questão. O saneamento básico é fundamental para que a população se sinta envolvida num conjunto de medidas para combate ao mosquito e outras doenças, porém se existe o abandono por parte dos gestores, dificilmente os moradores se sentirão comprometidos com as ações. O abandono de regiões periféricas ou até mesmo cidades inteiras favorece a cultura do acúmulo de lixo além de outras condições favoráveis a incidência de criadouros do mosquito.”

Realidade Social

Impactos à Saúde Pública “O efeito das doenças causadas pela exposição ao esgoto e a água contaminados prejudica sobretudo as CRIANÇAS na primeira infância, período dos 0 aos 5 anos de idade, fase na qual os fatores externos são determinantes para o seu desenvolvimento físico e intelectual. As frequentes diarreias e desidratações causadas pela ingestão de alimentos contaminados, água sem tratamento adequado ou até mesmo pequenas infecções intestinais causadas por agentes transmissores podem comprometer seriamente o estado nutricional e, consequentemente, o crescimento da CRIANÇA.”

RETRATO DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL “Saúde não é apenas hospitais e postos de atendimento, o que, diga-se, no Brasil está caótico em termos de saúde pública, denúncias, escândalos, fata de material, estruturas precárias e mortes por falta de atendimento é o que vemos diariamente na mídia. Saúde é investimento em medicina preventiva, é saneamento básico e é educação, coisas que também não temos ou temos de forma precária, sendo certo que eu não me refiro aos locais nobres que são uma ínfima minoria perto do gigantismo do país e da imensa pobreza.” Ayrton Becalle

RETRATO DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

Realidade Social

Contribuições do Saneamento

Contribuições do Saneamento

TRAJETÓRIA DA ÁGUA NO MEIO URBANO

Contribuições do Saneamento

Rede de Drenagem Urbana

SISTEMA SEPARADOR ABSOLUTO

Questão Pertinente: quais os entraves ao desenvolvimento do saneamento no Brasil?

Algumas abordagens para lidar com a questão: • Sentimento de pertencimento: história, sociedade, nação; • Cultura: moral e ética; • Educação: cognitivo, social, técnica; • Formação: humanista, tecnicista; • Cidadania: sujeito, partícipe, postura crítica; • Modelo de sociedade: o papel do Estado; • Modelo econômico: social, liberal; • Crenças e Desejos: quais? Autoconhecimento!

Referências Bibliográficas https://www.saneamentobasico.com.br/falta-de-saneamento-ameaca-saude-publica https://ayrtonbecalle.com/2015/02/24/retrato-da-saude-publica-no-brasil/ https://pt.linkedin.com/pulse/import%C3%A2ncia-do-saneamento-ambiental-parasa%C3%BAde-p%C3%BAblica-campos