RELATÓRIO GMC 2016 Introdução A 12ª edição do Global Management Challenge (GMC) em Angola decorreu entre os meses de Julho e Novembro de 2016. A Final Nacional contou com a participação de 8 equipas finalistas e decorreu nas instalações da empresa Mecofarma. Trata-se da maior competição de estratégia e gestão do mundo, que é organizada desde 1980, actualmente em +30 países do mundo, espalhados pelos 5 continentes. O nosso país foi o primeiro do continente africano a organizar a competição. A SOIK INVESTMENTS, LDA em parceria com os seus Media Partners, a TPA, a RNA e o Jornal EXPANSÃO e os parceiros internacionais, tem a importante missão de promover esta compeição a nível nacional, e assim levar a Gestão de Topo aos quadros de empresas e estudantes universitários desta terra, que tem potencial em gestão, mas precisa ser explorado e valorizado. Na edição do GMC 2016 contamos com uma ampla participação de estudantes do ensino superior e politécnico, bem como quadros de empresas com experiência na área de gestão, que lograram encontrar neste espaço a possibilidade de testarem os conhecimentos em áreas chave da Gestão e da Estratégia. “Aprender Fazendo”, através da utilização do simulador de gestão global online que permite experienciar a gestão de uma empresa. Criar equipas mistas com quadros de diferentes áreas de negócio, integrar participantes com backgrounds académicos e experiências diferentes, foi também um dos objectivos alcançados por esta edição da competição.

Participaram no GMC 2016, 16 instituições do Ensino Superior e 8 institutos médios politécnicos, nomeadamente:

Universidades e Institutos Superiores

       

   

Universidade Privada de Angola – Participou com 9 equipas, totalizando 45 estudantes. Universidade Católica de Angola – Participou com 7 equipas, num total de 35 estudantes. Universidade Metodista de Angola – Participou com 1 equipa de 5 estudantes. Universidade Lusíada de Angola – Participou com 1 equipa de 5 estudantes. Universidade Bolivariana da Venezuela – Participou com 1 equipa de 5 estudantes. Universidade Jean-Piaget de Angola – Participou com 2 equipas, num total de 10 estudantes. Universidade Técnica de Angola – Participou com 16 equipas, totalizando 80 estudantes. Universidade Agostinho Neto – Participação de 31 equipas das seguintes faculdades: o Faculdade de Economia – Participou com 18 equipas, totalizando 90 estudantes o Faculdade de Ciências – Participou com 1 equipas de 5 estudantes o Faculdade de Ciências Sociais – Participou com 12 equipas, num total de 60 estudantes Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências – Participou com 3 equipas, ou seja, 15 estudantes. Instituto Superior de Ciências e Administração Humana – Participou com 3 equipas, totalizando 15 estudantes. Instituto Metropoliano de Angola – Participou com 17 equipas, num total de 85 estudantes. Instituto Superior Kimpavita – Participou com 1 equipa de 5 estudantes.

 

Instituto Superior Internacioal de Angola – Participou com 1 equipa de 5 estudantes. Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude – Participou com 1 equipa de 5 estudantes.

Institutos Médios Politécnicos

       

Instituto Politécnico São Benedito – Participou com 5 equipas, num total de 25 estudantes. Instituto Médio Politécnico Eliada – Participou com 7 equipas, totalizando 35 estudantes. Complexo Escolar Médio Politécnico Elsamina – Participou com 5 equipas, num total de 25 estudantes. Instituto Médio de Economia do Kilamba Kiaxi – Participou com 23 equipas, totalizando 115 estudantes. Complexo Escolar Santa Ana e Noesia – Participou com 7 equipas, num total de 35 estudantes. Instituto Médio de Economia de Luanda – Participou com 1 equipa de 5 estudantes. Instituto Médio de Administração e Gestão de Viana – Participou com 5 equipas, num total de 25 estudantes. Instituto Médio Comercial de Luanda – Participou com 13 equipas, totalizando 65 estudantes.

Inscrições e participação Com a maior adesão de todas as edições, o GMC 2016 teve a particularidade de ter sido a primeira edição a decorrer em ambiente online durante toda a fase de competição. Somente a Final Nacional com a participação das 8 equipas finalistas decorreu presencialmente. As inscrições que decorreram nos meses de Julho e Agosto foram feitas presencialmente e também pelo correio electrónico de inscrições da competição, tendo ainda contado com o apoio das Associações de Estudantes das Instituições que também apoiaram no acto das inscrições ficando com as fichas e ajundando no preenchimento. Entre os 800 participantes tivemos estudantes das seguintes áreas de formação: Gestão Empresarial, Gestão Financeira, Gestão e Administração Pública, Gestão de Produção e Marketing, Economia, Contabilidade e Gestão, Contabilidade e Administração, Administração de Empresas, Contabilidade e Auditoria, Contabilidade e Finanças, Gestão Bancária, Psicologia, Análises clínicas e Saúde Pública, Jornalismo e telecomunicações, Direito, Engenharia de refinação petroquímica, Engenharia Mecatrônica, Eletrônica Industrial e Automação, informática, Geologia, entre outros. A edição do GMC 2016 decorreu em duas fases em ambiente online. As equipas acediam a zona da competição através de um user e uma palavrachave previamente atribuídas pela organização. A primeira fase da competição teve início no dia 02 de Setembro de 2016, data em que os participantes tiveram acesso aos dados da competição. A primeira decisão foi tomada no dia 06 de Setembro de 2016 com a participação dos 160 grupos inscritos. Nesta fase as equipas contaram com o apoio do staff da SOIK Investments para ultrapassarem as dificuldades encontradas. Os concorrentes tiveram um acompanhamento bastante presente e eficaz. Foram criados grupos de esclarecimento que facilitaram o processo de interação com todos os líderes de equipa, que tinham assim um meio de exporem com mais facilidade aquelas que eram as principais preocupações do seu grupo. No dia 10 de Outubro as equipas que passaram a 2ª fase iniciaram a competição. Esta fase contou com a participação de 22 grupos que foram os melhores classificados da primeira fase. Daqui sairiam as 8 equipas finalistas que participariam na Final Nacional presencial. A segunda fase terminou no dia 15 de Novembro de 2017 quando foi tomada a quinta decisão daquela fase.

Final Nacional e Gala de Premiação

A Final Nacional do GMC Angola 2016 foi disputada no dia 17 de Novembro de 2017 - neste dia contamos com as 8 equipas presencialmente. A competição teve lugar no Centro de Formação da Mecofarma um dos principais patrocinadores do Global Management Challenge Angola 2016. Durante o dia todo, com inicio as 08h00 foram tomadas as 5 decisões finais.

O anúncio dos vencedores aconteceria na Gala de premiação que teve lugar no mesmo dia. O evento foi realizado no Hotel Presidente em Luanda, num ambiente de requinte e comemoração.

Tivemos o prazer de contar com a presença de entidades ilustres que nos brindaram com a sua presença, bem como a presença de todos os nossos finalistas que foram acompanhados de seus familiares para presenciarem a gala de premiação, e como não podia faltar a Familia GMC Angola que marou presença com todo o seu elenco.

Foi uma noite em que o alvo das atenções foi a formação, a educação ao mais alto nível, a maior competição de estrategia e gestão do mundo. Foi uma noite em que brindamos ao conhecimento e a capacidade de gestão dos jovens angolanos, uma noite recheada de premiações, emoções, e muitas surpresas.

No evento foram premiados o Patrocinador do ano, a Mecofarma, a Universidade do ano, a Universidade Agostinho Neto e as 3 equipas vencedoras.

Os felizes contemplados foram: 1. KIESSE, Lda - esta equipa foi a vencedora da competição e vem da Universidade Técnica de Angola. 2. MERKS CONTABIL, Lda – esta foi a equipa que ocupou o segundo lugar na tabela de classificação, e os estudantes veêm da Universidade Metodista de Angola 3. BENTO, Lda – esta equipa ocupou o terceiro lugar da tabela de classificação da competição, os estudantes são de diferentes instituições e se juntaram para a competição. A equipa vencedora, a KIESSE, Lda tem agora a honrosa missão de representar o nosso país na Final Internacional do Global Management Challenge 2016, a ter lugar em Doha no Qatar, em Abril de 2017.