REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERNOS DO CASTELO

REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERNOS DO CASTELO DAS FINALIDADES Art. 1° - Os Jogos Internos do Castelo 2017 têm como principal objetivo estimular a pr...
1 downloads 0 Views 215KB Size
REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERNOS DO CASTELO DAS FINALIDADES Art. 1° - Os Jogos Internos do Castelo 2017 têm como principal objetivo estimular a prática esportiva entre os jovens salesianos do Instituto Nossa Senhora da Glória - Castelo, oportunizando-lhes uma experiência positiva que contribua para a sua formação, além de promover o intercâmbio sócioeducativo entre as turmas dentro de um clima de amizade e prazer. Aproveitando o tema “Biodiversidade”, que é baseado em um mundo de relações entre as pessoas e os seres vivos, a colaboração entre pessoas ou organizações no sentido de alcançar objetivos comuns. DA PARTICIPAÇÃO Art. 2º - Podem participar das competições alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental II e Médio da escola. Art. 3º - Um mesmo atleta poderá ser inscrito em quantas modalidades desejar sendo de inteira responsabilidade da turma inscrita qualquer coincidência de horário de jogos. LOCAL DOS JOGOS Art. 4º - Os jogos serão realizados nas dependências do Instituto Nossa Senhora da Glória. DAS MODALIDADES Art. 5º - As modalidades a serem disputadas nos Jogos Internos 2017 são as seguintes: ● Basquetebol Masculino e Feminino ● Futsal Masculino e Feminino ● Handebol Masculino e Feminino ● Voleibol Masculimo e Feminino ● Queimada Misto Parágrafo Único: Este ano visando a harmonia, interação das equipes decidimos que os jogos com suas respectivas modalidades sejam realizados entre cada ano, e os vencedores de cada modalidade serão contemplados com 1º lugar e 2° lugar logo ao término de cada jogo. DA ANIMAÇÃO DA TORCIDA Art. 6º – As Tarefas a serem cumpridas : 

Criar mascote relacionado a “Biodiversidade”. Que deverá ser apresentado no dia da abertura e durante os jogos na torcida organizada.

    

Criar Grito de Paz relacionado ao tema: “Biodiversidade”. Que deverá ser apresentado na cerimônia de abertura. Criar e manter a torcida organizada para os dias dos jogos. Organização, Limpeza do Ambiente, Animação, Participação. Não será permitido uso de qualquer objeto sonoro, caso algum participante infrinja as regras perderá o direito de competir prejudicando toda equipe. Ter professores padrinhos ou madrinhas da equipe presente o tempo todo animando e contribuindo para a organização da equipe. Arrecadação de donativos, cada aluno deverá, até o dia 15/06, entregar cobertores ou agasalhos que serão destinados como doação para a Casa dos Idosos.

DAS INSCRIÇÕES Art. 7º - Todas as turmas deverão apresentar a relação dos atletas das equipes inscritas, devidamente assinada pelos seus respectivos representantes. Art. 8º - A relação, onde deve constar o nome completo, número, tamanho da camisa e modalidade dos atletas inscritos, deverá ser entregue na coordenação de esportes à coordenadora do JIC Katiane Lopes. Art. 9º - Não será permitida a inclusão ou mudança dos atletas inscritos após a entrega da relação. Art. 10º - Cada turma poderá inscrever até 12 (doze) atletas por modalidade, sendo permitido nas súmulas dos jogos, o correspondente ao número de atletas de cada confederação. Cada equipe poderá ter no máximo 5 staffs. Art. 11º - O valor da inscrição para cada aluno é de R$35,00 (trinta e cinco reais) que deverá ser arrecada pelo representante de turma e pago na secretária até o dia 15/06. DO SISTEMA DE DISPUTA Fundamental II – cada ano irá competir entre si, a equipe que vencer mais modalidades serão premiandos com medalhas de ouro e 2° lugar prata . Ensino Médio: A DEFINIR CRITÉRIOS DE DESEMPATE: Art. 12° Em caso de empate durante o tempo regulamentar o desempate será: Futsal: 3 pênaltis para cada equipe, caso persista o empate, será cobrado pênalti alternado até que haja um vencedor. Handebol:3 tiros livres de 7 metros para cada equipe, caso persista o empate, será cobrado tiro de 7 metros até que haja um vencedor. Basquete: 3 lances livres para cada equipe, caso persista o empate, será cobrado lances livres alternados até que haja um vencedor.

DA COMPETIÇÃO Art. 13º - Os jogos terão início no horário fixado na tabela. A equipe que não se apresentar dentro de 10 (dez) minutos, em condições de jogo, após o horário marcado será considerada perdedora. Exceto quando o atraso seja de responsabilidade da coordenação dos jogos. Art. 14º - A tolerância de 10 minutos será contada imediatamente após o término do jogo anterior. Art. 15º - As equipes deverão ser dirigidas por um aluno designado lider de equipe e pelos professores responsáveis, devidamente uniformizadas. Entende-se por devidamente uniformizadas, as equipes cujos atletas se apresentarem calçando tênis e camisa da sua equipe. Art. 16º - Os Jogos Internos do castelo 2017 serão regidos pelas Regras Oficiais de cada desporto, salvo o que determina o regulamento específico da competição em cada modalidade. Art. 17º - O Congresso Técnico será de responsabilidade do professor de Educação Física de cada segmento de ensino, cabendo ao mesmo, organizar-se com os representantes nos horários e datas estabelecidas. É obrigatória a presença de no mínimo 1 representante por turma durante o congresso técnico, caso não ocorra a presença do representante, a turma não terá o direito de questionar nenhuma decisão tomada durante o congresso técnico. DAS PENALIDADES Art. 18º - Será eliminado da modalidade a turma que incluir atleta(s) irregularmente inscrito(s) ou não inscrito(s). Art. 19º - Será punida com a perda do jogo a equipe que não comparecer ao jogo no horário préestabelecido pela tabela respeitando os 10 (dez) minutos de tolerância ou com o número inferior ao permitido pela regra oficial do desporto em questão. Art. 20º - O atleta que for penalizado na partida por conduta antidesportiva será punido de acordo com o regulamento específico de cada modalidade. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 21º - A organização ficará sob a responsabilidade da coordenadora Katiane Lopes, do Departamento de Esportes/Extracurricular e dos professores Fabrício Meireles, Victor Rocha, Juliano Lima, Fernando Guimarães, Thamiris Mariano. A direção geral do evento ficará a cargo da Irmã Carmelita L. Agrizzi, Diretora do INSG. Art. 22º - Os casos eventualmente omissos e/ou não esclarecidos no presente regulamento serão decididos pela coordenação do evento. BASQUETEBOL MASCULINO E FEMININO Art. 23º - Os Jogos de Basquetebol masculino e feminino serão regidos pelas disposições deste regulamento e pelas Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB).

Art. 24º - A duração das partidas será de 2 tempos de 10 minutos corridos , sem parar o cronômetro, somente nos pedidos de tempo. Art. 25º - No caso de empate no tempo normal de jogo, será disputada uma prorrogação de 1 (um) tempo de 3 (três) minutos, sem intervalo. Caso persista o empate serão disputadas quantas prorrogações forem necessárias de 3 (três) minutos. Art.26° - O atleta que for desqualificado de uma partida, estará, automaticamente, suspenso da partida seguinte de basquetebol da sua turma. Parágrafo único - Os casos omissos neste Regulamento serão julgados pela coordenação dos jogos. FUTSAL MASCULINO E FEMININO Art. 27º - Os jogos de Futsal Masculino e Feminino serão regidos pelas disposições deste regulamento e pelas Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Art. 28º - A duração de cada partida será de 20 (vinte) minutos corridos divididos em 2 (dois) tempos de 10 minutos com sem intervalo entre eles. Art. 29º - Nos jogos finais, em caso de empate no tempo regulamentar será cobrada 1 (uma) série de 3 (três) penalidades máxima com os atletas que terminaram a partida. Persistindo o empate a decisão será através de tantas séries de 1 (uma) penalidade quantas forem necessárias. As penalidades serão cobradas por jogadores diferentes de cada equipe, que estiverem jogando no final do jogo. Art. 30º - O atleta que receber o cartão vermelho durante uma partida estará automaticamente suspenso da próxima partida de futsal da sua equipe. Parágrafo Único - Os casos omissos neste Regulamento serão julgados pela coordenação dos jogos. HANDEBOL MASCULINO E FEMININO Art. 31º - Os jogos de Handebol Masculino e Feminino serão regidos pelas disposições deste regulamento e pelas Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Handebol (CBH). Art. 32º - A duração de cada partida será de 20 (vinte) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 10 (dez) minutos sem intervalo entre os tempos. Art. 33º - Nos jogos finais, em caso de empate no tempo regulamentar será cobrada 1 (uma) série de 3 (três) tiros de 7 metros. Persistindo o empate a decisão será através de tantas séries de 1 (um) tiro de 7 metros. Quantas forem necessárias. Os tiros de 7 metros serão cobrados por jogadores diferentes de cada equipe que estiverem jogando ao final da prorrogação. Parágrafo Único - Os casos omissos neste Regulamento serão julgados pela coordenação dos jogos.

VOLEIBOL MASCULINO E FEMININO Art. 34º - Os jogos de Voleibol masculino e feminino serão regidos pelas disposições deste regulamento e pelas Regras Oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), respeitando o rodízio. Art. 35º - Nas duas categorias, as partidas serão disputadas conforme as seguintes disposições. 1 - Os jogos serão disputados em 2 (dois) sets vencedores. Todos os sets serão disputados no sistema tie break, e cada equipe terá o direito a 1 (um) tempo solicitado. Os sets terminarão em 15 (quinze) pontos ou até que haja uma vantagem de dois pontos após o placar de 14 x 14 até a pontuação máxima que será 20 (vinte) pontos, nesse caso a partida poderá terminar com diferença de 1 ponto. Caso haja empate de sets, haverá o 3º set que terminará em 15 (quinze) pontos, ou com uma vantagem de dois pontos a partir de 14 x 14 até a pontuação máxima que será 20 (vinte) pontos, nesse caso a partida poderá terminar com diferença de 1 ponto. Neste set não haverá tempo técnico e cada equipe terá o direito a 1 (um) tempo solicitado, que deverá ser de 30 (trinta) segundos cada um. Haverá a troca de quadra no 8º ponto. Art. 36º - Os casos omissos neste Regulamento serão julgados pela coordenação dos jogos. QUEIMADA MISTA Art. 37°- As equipes disputarão a melhor de 03 tempos e a equipe que vencer 2 tempos será considerada vencedora. Art 38°- Cada tempo terá a duração de 08 minutos. Art 39°- A equipe que permanecer com a posse de bola durante 3 segundos sem arremessar, (oferecendo perigo a equipe adversário), será punido com a reversão da posse de bola para a equipe adversária. Os meninos poderão queimar as meninas somente da região do peitoral para baixo, caso ao contrário o aluno que arremessou ficará fora por 1 minuto. Art 40°- Caso o aluno ou a aluna se posicione de modo abaixado ou servir de escudo poderá ser queimado normalmente em qualquer região do corpo, exceto o rosto. Art 41°- Cada equipe deverá ter números iguais de atletas, por tempo, sendo OBRIGATÓRIO a participação de no mínimo 05 meninas, caso ao contrário, a equipe entrará com o número de atletas a menos no início da partida. ART. 42º - PENALIDADES PARA ATLETAS POR EXPULSÃO Agressão física (vias de fato) de jogador tanto dentro quanto fora da quadra de jogo. Pena: suspensão dos Jogos Internos do Castelo Art. 43º - Penalidade para atletas após o encerramento do jogo

a) Atitude e/ou conduta antidesportiva grosseira para com o adversário, b) Ofensas morais a equipe de arbitragem ou representantes das escolas. Pena: suspensão dos Jogos Internos do Castelo

PONTUAÇÃO E ENTREGA DOS MATERIAS ARRECADADOS Art. 44°- A turma deverá entregar o material arrecadado até o dia 15/06 (Quinta-feira) na sala da Coordenação de Esportes/Extracurricular de 9h as 12h e das 14 h até 18h. DA ABERTURA Art. 45º - O desfile de abertura dos Jogos Internos do Castelo 2017 será realizado na QUADRA poliesportiva do Castelo, às 8h do dia 07/07/2017 Art. 46º - Todas as equipes deverão participar do desfile de abertura com seu número MÁXIMO de participantes, que seguirá o tema Biodiversidade. Os participantes do desfile deverão se apresentar à equipe organizadora às 7h e 30 min.. Art. 47º - A concentração dos atletas será às 7h e 30 minutos no Pátio da escola. Os professores responsáveis deverão organizar suas turmas e zelar pela ordem e disciplina das mesmas, acompanhando-os. DOS DIAS DE JOGOS Art. 48°- Dias 07, 10,11, 12- Fundamental II – 7h30 às 17h30 Dias 13 e 14 – Ensino Médio - 7h30 às 17h30 Dia 14 – Finais para todos Queimada para fundamental II – 7h30h às 12h. Dia 14- Finais para todos Queimada para o ensino médio Comissão Organizadora