1

REDES E INTERNET REDES DE COMPUTADORES Dois computadores conectados entre si já caracterizam uma rede. Contudo, ela normalmente é composta por diversificados dispositivos como: celulares, smartphones, tablets, computadores, servidores, impressoras, roteadores, switches, hubs, modens, etc. Devido a essa grande variedade de dispositivos, o nome genérico HOST é atribuído aos dispositivos conectados na rede. Todo Host possui um endereço que o identifica na rede, o qual é o endereço de IP. Mas também cada peça possui um número único de fábrica que o identifica, o MAC Address.

PARADGMA DE COMUNICAÇÃO Paradigma é um padrão a ser seguido e, no caso das redes, é o modelo Cliente/Servidor. Nesse modelo, o usuário é o cliente que envia uma solicitação ao servidor; ao receber a solicitação, o servidor analisa e, se é de sua competência, provê a informação/dado solicitada.

DISPOSITIVOS DE REDE Modem

Modulador/Demulador: Responsável por converter o sinal analógico da linha telefônica em um sinal digital para o computador e vice-versa.

Hub

Conecta vários dispositivos em rede, mas não oferece muita segurança, pois envia as informações para todos na rede.

Switch

É um dispositivo que permite interligar vários dispositivos de forma mais inteligente que o Hub, pois no switch os dados são direcionados aos destinos corretos.

Roteador

Um roteador já trabalha com no nível de rede; em um mesmo roteador podemos definir várias redes diferentes. Ele também cria uma rota para os dados.

Access Point

Backbone

Um Ponto de Acesso opera de forma similar a um Switch, só que em redes sem fio.

É a estrutura principal dentro de uma rede, na Internet é a espinha dorsal que a suporta, ou seja, as principais ligações internacionais.

2

PROTOCOLOS DE REDE Um protocolo é uma regra de comunicação em redes, portanto, a transferência de arquivos, mesmo entre computadores de uma mesma rede, utiliza um protocolo como forma de padronizar o entendimento entre os dois. HTTP: (Hyper Text Transport Protocol) é o protocolo de transferência de hipertexto. É o mais utilizado pelo usuário em uma navegação pela Internet. Hipertexto consiste em um arquivo comum no formato HTML – (HyperTexto Markup Language) Linguagem de Marcação de Hipertexto. HTML é um arquivo que pode ser gerado por qualquer editor de texto, pois, quando é aberto no bloco de notas ou wordpad, ele apresenta apenas informações de texto. No entanto, quando é aberto pelo navegador, este interpreta o código HTML e monta o conteúdo multimídia na página. Entende-se por conteúdo multimídia: textos, áudio, vídeos e imagens. HTTPS: (Hyper Text Transport Protocol Secure), também conhecido como HTTP Seguro. Esse protocolo tem como diferença entre o HTTP apenas a segurança que oferece, pois, assim como o HTTP, serve para visualizar o conteúdo multimídia. O que se questiona em relação a segurança é como ela é feita. O protocolo HTTPS utiliza o processo de Criptografia para mante sigilo sobre os dados transferidos entre o usuário e o servidor, para isso, são utilizados os protocolos TLS ou SSL. Um detalhe muito importante é o de saber identificar se a navegação está sendo realizada por meio do protocolo HTTP ou pelo protocolo HTTPS. A forma mais confiável é observar a barra de endereços do navegador: Internet Explorer 11 Google Chrome 60.0.3 Mozilla Firefox 54.0.1 Logo no início da barra, observamos a indicação de protocolo HTTPS, que, sempre que estiver em uso, aparecerá. Porém, devemos tomar muito cuidado, pois, quando é utilizado o HTTP, alguns navegadores têm omitido a informação no começo da barra de endereços. Outra informação que nos ajuda a verificar se o acesso é por meio de uma conexão segura é o símbolo do cadeado fechado. FTP: (File Transport Protocol), o protocolo de transferência de arquivos utilizado quando um usuário realiza download ou upload de um arquivo na rede. O protocolo FTP tem como diferencial o fato de operar sobre duas portas: uma para tráfego dos dados e outra para autenticação e controle. FIREWALL: Pode ser Software, Hardware ou ambos. Ele é o principal responsável por monitorar as portas da rede/computador, permitindo ou negando a passagem dos dados na rede, seja na entrada ou saída. O Firewall é o monitor que fica na porta olhando para uma lista na qual contém as regras que um dado tem de cumprir para passar por ela. Essa lista são os protocolos, por exemplo, o Firewall monitorando a porta 80, relativa ao protocolo HTTP, o qual só trabalha com conteúdo multimídia. Então se um arquivo .EXE tentar passar pela porta 80, ele deve ser barrado; essa é a função do Firewall.

3

TIPOS DE REDE Podemos classificar as redes de acordo com sua finalidade; a seguir veremos as diferenças entre as redes: INTERNET: é a rede das redes, também conhecida como rede mundial de computadores. Ela é definida como uma rede pública a qual todos com computador e servidor de acesso podem acessar. INTRANET: é uma rede empresarial, também chamada de rede corporativa. Tem como principal característica ser uma rede privada, portanto, possui controle de acesso, o qual é restrito somente a pessoas autorizadas. Uma Intranet geralmente é constituída com o intuito de compartilhar recursos ente os funcionários de uma empresa, de maneira que pessoas externas não tenham acesso a eles. Os recursos compartilhados podem ser: impressoras, arquivos, sistemas entre outros. EXTRANET: é quando parte de uma Intranet é disponibilizada por meio da Internet. Também dizemos que, quando duas empresas com distintas Intranets possuem um sistema comum que acessa apenas parte de cada uma das Intranets, é uma Extranet. VPN (Virtual Private Network): é uma forma de criar uma Intranet entre localizações geograficamente distantes, com um custo mais baixo do que ligar cabos entre os pontos. Para isso, emprega-se o processo de criptografia nos dados antes de enviá-los por meio da Internet e, quando o dado chega na outra sede, passa pelo processo de descriptografia. Dessa maneira, quem está navegando na Internet não tem acesso às informações da empresa, que continuam restritas; esse processo também é chamado de tunelamento.

A INTERNET A Internet é a grande rede mundial de computadores espalhados por todo o mundo e interligados através de linhas comuns de telefone, linhas de comunicação privadas, cabos submarinos, canais de satélite e diversos outros meios de telecomunicação que tem como objetivo estabelecer a troca de informações, unindo usuários, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos militares e empresas. A Internet não é controlada de forma central por nenhuma pessoa ou organização. Não há, por exemplo, um presidente ou um escritório central da Internet no mundo. A organização do sistema é desenvolvida a partir dos administradores das redes que a compõe e dos próprios usuários. Essa organização pode parecer um pouco caótica à primeira vista, mas tem funcionado extremamente bem até o presente momento, possibilitando o enorme crescimento da rede observado nos últimos anos. Nessa apostila estudaremos os dois principais serviços que a Internet nos proporciona: a Word Wide Web e o Correio Eletrônico. A Internet oferece diversos serviços para seus usuários, que podem ser usados simultaneamente. Alguns desses serviços mais conhecidos são: • • • • •

World Wide Web (Web ou WWW); Correio eletrônico (e-mail); Newsgroups ou grupos de discussão; Chat (Skype, MSN ou Google Talk); FTP - File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos).

HISTÓRIA DA INTERNET No final da década de 60, no auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e a antiga União Soviética, o Departamento de Defesa norte-americano sentiu a necessidade de criar um mecanismo de interligação entre diversos computadores utilizados pelos pesquisadores de armamentos e defesa dos Estados Unidos. Essa interligação possibilitou a troca de informações de forma segura e rápida garantindo a preservação das mesmas, caso houvesse um ataque soviético em algumas das unidades do Departamento de Defesa.

4

Assim se originou o projeto ARPANET, desenvolvido pela ARPA (Advanced Research Projects Agency), ou seja, a Agência para Projetos de Pesquisa Avançados do Departamento de Defesa dos EUA. A partir do momento que essa tecnologia de conexão de equipamentos a longa distância possibilitou a interligação de computadores de universidades dos EUA e de outros países, surgiu o nome INTERNET. Durante as décadas de 70 e 80, a Internet ficou restrita a meios acadêmicos. Com o crescimento do mercado de computadores, as empresas começaram a sentir a necessidade de trocar informações com outras empresas localizadas a longa distância, passando assim a utilizar tecnologia Internet e ampliando o conceito dessa rede mundial de computadores. No Brasil, a Internet chegou por volta de 1990. Em 1995 o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência e Tecnologia decidiram lançar um esforço comum de implantação de uma rede integrada entre instituições acadêmicas e comerciais – desde então, vários fornecedores de acesso e serviços privados começaram a operar no Brasil.

COMO SE CONECTAR A INTERNET Para nos comunicarmos através da Internet é preciso um computador e nestes aparelhos é necessário que exista um dispositivo que permita esta comunicação. Nos computadores antigos era utilizado o modem que permitia a comunicação com a Internet através de uma linha telefônica. Hoje em dia, esta comunicação é feita através de uma placa de rede e um modem externo. Atualmente, existem pelo menos três meios que permitem o acesso a Internet: • • •

Meio de Acesso Elétrico: Discado, ADSL, Cable Modem; Meio de Acesso Óptico: Óptico Dedicado; Meio de Acesso por Rádio ou Satélite: Rádio, Satélite, Celular.

Dentre os mais utilizados aqui no Brasil estão o acesso discado, ADSL, Cable Modem, Tecnologia 3G e Rádio. Acesso Discado: O acesso discado à Internet ocorre através da conexão da rede de telefonia fixa do usuário. O computador deve ter um modem instalado (interno ou externo) e o usuário deve contratar um provedor de acesso (que permite que essa conexão seja feita) ou utilizar um provedor de acesso gratuito. Adicionalmente deve ser pago os pulsos da ligação telefônica correspondentes ao tempo que ficar com a conexão ativa que, neste caso, custa o preço de uma ligação local. Acesso ADSL: O acesso ADSL é feito através do compartilhamento do cabo da linha da rede de telefonia fixa presente no endereço físico do usuário final para voz e acesso à Internet. Para prover este serviço, a operadora deve instalar um CPE (Customer Premises Equipment) ADSL do lado do usuário final, e deve ter a sua rede preparada para este tipo de serviço. Além disso, o usuário final necessita de um software adicional instalado no seu computador, que é fornecido pela própria operadora. Para este tipo de serviço o usuário final deve contratar o acesso à Internet de um PASI (Provedor de Acesso à Internet) e o serviço ADSL da operadora local de telefônica fixa. O custo do CPE pode ser pago pelo usuário final através de compra ou aluguel mensal. Este tipo de acesso à Internet é considerado de banda larga e tem sido usada tanto por usuários residenciais como por usuários corporativos com o compartilhamento por mais de um computador, e até mesmo por redes de computadores de porte elevado. Acesso por Cable Modem: O tipo de conexão a cabo no Brasil é fornecido pelos operadores de TV por assinatura aproveitando a mesma rede física. Para utilizarmos esse tipo de conexão é necessário termo um modem a cabo conectado na placa de rede do computador.

5

Acesso por Rádio: As comunicações de rádio necessitam de uma antena para envio e recebimento das informações através do computador.

Acesso por Tecnologia 3G: A Internet 3G é uma tecnologia que permite uma pessoa acessar Internet a partir de um modem conectado a uma porta USB (Universal Serial Bus) de seu computador ou notebook com velocidades variáveis de acordo com a tecnologia oferecida pela operadora de telefonia de Celular. Basicamente onde há sinal de telefonia celular, haverá conexão com a Internet. A Internet 3G não necessita de provedor para se conectar à Internet.

Tecnologia 4G: É a tecnologia de transmissão de dados em redes de celular mais avançada do momento. No Brasil, todas as redes 4G usam o padrão LTE (Long Term Evolution). Outro padrão considerado 4G é o WiMax, usado por algumas operadoras nos Estados Unidos e em outros países. O WiMax, no entanto, está em declínio e tende a sumir em alguns anos. Na teoria, o padrão LTE suporta velocidades de até 100 Mbps. Mas esse é o máximo teórico da tecnologia e só é alcançado em condições muito específicas. Na prática, a velocidade real das redes 4G brasileiras fica entre 5 Mbps e 12 Mbps. Nas redes 3G e 3G+ atualmente em funcionamento no Brasil a velocidade real costuma ficar entre 1 Mbps e 3 Mbps.

FUTURO Projeto Loon: É aposta do Google em planeta totalmente conectado: Tecnologia usa balões para levar internet a locais de difícil acesso. Trata-se de colocar na estratosfera, a 20 mil metros do solo, acima dos aviões e das nuvens, uma série de balões com antenas que, levados pelas correntes de ar, flutuam ao redor da Terra. Abaixo, são colocadas outras antenas que se conectam com as dos globos para gerar o acesso à internet. O objetivo é incorporar à rede os milhões de pessoas que ainda não têm acesso, para que "possam se beneficiar do progresso". Atualmente, duas em cada três pessoas no mundo não têm acesso à internet e tê-lo pode mudar suas vidas em áreas como educação, saúde e agricultura, entre muitas outras.

A WORLD WIDE WEB A World Wide Web (WEB ou WWW) é um sistema de documentos com informações de vários tipos de mídias (como vídeos, sons, textos dinâmicos e figuras) interligados que é executado na Internet. Através dela qualquer usuário pode, somente usando o mouse, ter acesso a uma quantidade enorme de informações na forma de imagens, textos, sons, gráficos, vídeos etc., navegando através de palavras-chaves e ícones. Para que se possa explorar e principalmente visualizar as informações disponíveis na WEB é necessário a utilização de um programa de computador chamado de navegador (browser). A função do navegador é descarregar as

6 informações (que são chamadas de documentos ou páginas) de servidores WEB e mostrá-las na tela do usuário. Atualmente, existem vários navegadores como o Mozilla Firefox, Google Chrome e Internet Explorer (IE). Antes de começarmos a navegar na Internet, através do navegador, devemos conhecer alguns conceitos da Web como as páginas, os links, os endereços URL. PÁGINAS E LINKS: Como falando anteriormente, a Web é composta por vários documentos que são chamados de páginas ou sites. Essas páginas contêm um conjunto de informações interligadas com vários tipos de mídia (vídeos, sons, textos dinâmicos e figuras) que são chamados de links. Home Page: A porta de entrada de um site, ou seja, a página de abertura chama-se Home Page. Links: São ligações que nos levam da página que estamos até outras informações ou a outros recursos. Os links podem ser textos ou imagens e quando se passa o mouse em cima de algum deles, o ponteiro torna-se uma mãozinha branca espalmada, bastando apenas clicar com o botão esquerdo do mouse para que se façam links com outras páginas (ou seja, mostrem essas informações das outras páginas). Endereço URL (Uniform Resource Locator): Cada documento, arquivo ou imagem (ou seja, as informações) disponível na WEB tem seu próprio endereço (ou URL) para facilitar sua localização. Um endereço (URL) de um site tem suas partes sempre separadas por pontos (já que não é permitido espaço), normalmente sem acentos e todo de letras minúsculas. As suas partes são:

http://www.bradesco.com.br http → é o protocolo que permite o transporte de informações e documentos do servidores web para os navegadores (browsers). Nas versões mais atuais dos navegadores não é necessário mais informar o http; WWW → World Wide Web, ou seja, a grande rede mundial, que representa o padrão da parte gráfica que nos permite visualizar as imagens, textos formatados e ouvir sons; bradesco → é o nome da empresa ou organização responsável pelo site ou que o site representa; .com → é o tipo de organização. No caso como o Bradesco é uma organização comercial, então leva a terminação. Domínio .com .edu .ind .mil

Representação Organização comercial Organização educacional Organização industrial Organização militar

Domínio .gov .org .net .pro

Representação Organização governamental Organização Organização telecomunicações Organização de profissões

.br → identifica o país onde a página está hospedada. Domínio .ar .at .bo .br .ca .cn .de

Local da Hospedagem Argentina Áustria Bolívia Brasil Canadá China Alemanha

Domínio .es .fr .gr .it .jp .kr .mx

Local da Hospedagem Espanha França Grécia Itália Japão Coréia do Sul México

Domínio .nl .nz .pt .py .uk .uy .za

Local da Hospedagem Holanda Nova Zelândia Portugal Paraguai Reino Unido Uruguai África do Sul

7

NAVEGADORES Navegadores são programas que permitem acesso às páginas na Internet. São muitas vezes chamados pelo termo inglês Browser. Exemplos de navegadores: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, Google Chrome, Safari, etc. CACHE: é um armazenamento temporário. No caso dos navegadores, trata-se de uma pasta onde são armazenados os conteúdos multimídias como imagens, vídeos, áudio e inclusive textos, para que, no segundo momento em que o mesmo conteúdo seja acessado ele possa ser mostrado ao usuário mais rapidamente. COOKIES: são pequenas informações que alguns sites armazenam no computador do usuário. Exemplo de informações armazenadas nos Cookies: Senhas, obviamente que são armazenadas criptografadas; também são muito utilizados em sites de compras, para armazenar o carrinho de compras.

CORREIO ELETRÔNICO (E-mail) Correio eletrônico ou e-mail é um serviço similar ao serviço postal dos correios onde em ambos é possível mandar mensagens a uma pessoa específica, sendo que este permite a comunicação através da Internet, o que torna a comunicação mais rápida. Através do correio eletrônico é possível enviar e receber mensagens de textos, imagens, documentos criados no Word ou Excel ou sons de qualquer parte do mundo ou de qualquer pessoa que possua acesso a um computador ligado a Internet. Além de um computador ligado a Internet, para se ter acesso ao correio eletrônico é necessário possuir um endereço eletrônico pessoal (ou seja, e-mail). Endereço eletrônico pessoal: Um endereço eletrônico (e-mail) é composto por duas partes separadas pelo símbolo @ (arroba - at), onde:

[email protected] 1. A primeira parte (maria) indica o nome do usuário, empresa ou organização; 2. A segunda parte (hotmail.com) representa a empresa que oferece o acesso ao correio eletrônico. Algumas dessas empresas que oferecem esse serviço de correio eletrônico são: Hotmail, Yahoo, Gmail, Terra, IG, Bol, Outlook, UOL, etc.

DOWNLOAD E UPLOAD Download: é nada mais que pegar para você algo que está na Internet. Alguns arquivos como jogos; músicas; papéis de parede; utilitários como antivírus etc.; são disponibilizados na Internet para download a partir de links (texto destacado ou elemento gráfico), e o procedimento é parecido com o download de figuras: a) b) c) d) e)

Clique no respectivo link de download; Aparecerá uma tela com duas opções, Abrir arquivo ou Salvar arquivo em disco; Escolha Salvar arquivo em disco; Escolha a pasta de destino e logo em seguida clique em Salvar; Observa-se a seguir uma Janela (de download em execução) que mostra o tempo previsto e a porcentagem de transferência do arquivo. O tempo de transferência do arquivo varia de acordo com o ser tamanho (byte, kilobyte, megabyte).

Upload: em português significa carregar – é a transferência de um arquivo do seu computador para outro computador ou servidor remoto, geralmente através da Internet.

8

PROTOCOLOS UTILIZADOS PELOS CLIENTES DE -EMAIL Para o envio, um cliente de E-mail utiliza o protocolo SMTP (Simple Mail Transport Protocol – Protocolo de transporte de mensagens simples). Como todo protocolo, o SMTP também opera sobre uma porta específica. Já para o recebimento, o usuário pode optar em utilizar o protocolo POP ou o protocolo IMAP, contudo deve ser observada a diferença entre os dois: O protocolo POP tem por característica baixar as mensagens de e-mail para o computador do usuário, mas por padrão, ao baixa-las, elas são apagadas do servidor. Portanto, as mensagens que o usuário está lendo, estão, necessariamente, em seu computador. Ao invés de utilizar o POP, o usuário pode optar em fazer uso do protocolo IMAP, que é para acesso a mensagens de e-mail, as quais, por sua vez, residem no servidor de e-mails. Portanto, se faz necessário estar conectado à internet para poder ler o e-mail por meio do protocolo IMAP.

SPAM É uma prática que tem como finalidade divulgar propagandas por e-mail, ou mesmo utilizar-se de e-mails que chamem a atenção do usuário e o incentivem a encaminhar para inúmeros outros contatos, para que, com isso, levantem uma lista de contatos que pode ser vendida na Internet ou mesmo utilizada para encaminhar propagandas.

REDE SOCIAL Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Badoo), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social. As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela auto geração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social. As redes sociais costumam reunir uma motivação comum, porém podem se manifestar de diferentes formas. As principais são: Redes comunitárias, estabelecidas em bairros ou cidades, em geral tendo a finalidade de reunir os interesses comuns dos habitantes, melhorar a situação do local ou prover outros benefícios. Redes profissionais, prática conhecida como networking, tal como o linkedin, que procura fortalecer a rede de contatos de um indivíduo, visando futuros ganhos pessoais ou profissionais. Redes sociais online, tais como Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Badoo (normalmente estamos acostumados a redes sociais públicas, mas existem privadas. Normalmente, existem estágios de tempo em cada rede social até que se torne pública) que são um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções.

9

FACEBOOK: Em 2004, Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, três estudantes da Universidade de Harvard, lançaram um site projetado para colocar os estudantes em contato uns com os outros, a fim de compartilharem suas fotos e encontrarem novas pessoas. Eles o chamaram thefacebook.com, e logo o site se tornou extremamente popular no campus de Harvard. Um mês após seu lançamento, os criadores o expandiram para incluir estudantes de Stanford, Columbia e Yale. Em 2005, os estudantes em 800 redes universitárias ao longo dos Estados Unidos podiam se unir à rede, e a sua filiação cresceu para mais de 5 milhões de usuários ativos. Em agosto do mesmo ano, o nome do site mudou para Facebook. O Facebook era originalmente voltado para estudantes universitários, mas hoje todos podem se unir à rede. Embora o escopo do site tenha expandido para incluir mais do que apenas estudantes, o seu propósito permanece o mesmo dar às pessoas uma maneira de compartilhar informação de uma forma fácil e divertida. Como o MySpace, o Facebook é um site de relacionamento social. Para explorar o Facebook, você deve criar uma conta gratuita no site. Os termos de uso do Facebook declaram que os membros devem ter pelo menos 13 anos de idade, e qualquer membro entre 13 e 18 anos deve estar na escola. O Facebook exige que os novos membros forneçam um endereço de correio eletrônico válido antes de completar o registro. Uma vez que você tenha criado uma conta e respondido a perguntas sobre onde você trabalha, onde estudou e onde mora, o Facebook irá gerar um perfil para você.

WHATSAPP Messenger, é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos, mensagens de áudio de mídia e na nova atualização, podem ligar para qualquer contato de sua agenda que possua WhatsApp. O software está disponível para Android, BlackBerry OS, iOS, Symbian, Windows Phone e Nokia. A empresa com o mesmo nome foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Facebook e está sediada em Santa Clara, Califórnia. De acordo com o Financial Times, o WhatsApp "tem feito para SMS em celulares o que o Skype fez para chamadas internacionais em telefones fixos". Em Junho de 2013, o aplicativo alcançou a marca dos 250 milhões de usuários ativos e 25 bilhões de mensagens enviadas e recebidas diariamente. Segundo dados da consultoria GlobalWebIndex, 73 % dos usuários que utilizam o Whatsapp no mundo são donos de celulares com o sistema Android (Google Play). A plataforma IOS (Apple) está em segundo lugar, com 22% do mercado. Em janeiro de 2015 o aplicativo também passou a ser utilizado pelo computador, através do Google Chrome e, em Fevereiro, o serviço também foi disponibilizado para usuários dos navegadores Mozilla Firefox e Opera. O WhatsApp usa uma versão personalizada do padrão aberto. Após a instalação, ele cria uma conta de usuário usando um número de telefone como o nome de usuário. Mensagens multimídia são enviadas através do carregamento da imagem, áudio ou vídeo para um servidor http e enviando um link para o conteúdo juntamente com a sua miniatura. O WhatsApp também sincroniza com a agenda do telefone, para que os usuários não precisem adicionar contatos em uma agenda separada. Como todos os usuários são registrados com o número do telefone, o software identifica todos os usuários WhatsApp entre os contatos registrados no telefone. Isto significa que o WhatsApp coleta dados dos contatos de todos os usuários, a fim de fazer tal equiparação conveniente, o que levanta questões óbvias de privacidade.