Prova de Enfermagem Assistencial

Estágio Santa Cassa de Maceió - 2017 Prova de Enfermagem Assistencial 1. (Pref. São Roque/SP - 2011 - Pref. São Roque/SP) - As Hemorragias são dividi...
43 downloads 3 Views 208KB Size
Estágio Santa Cassa de Maceió - 2017

Prova de Enfermagem Assistencial 1. (Pref. São Roque/SP - 2011 - Pref. São Roque/SP) - As Hemorragias são divididas em Interna e Externa. Os sintomas mais evidentes no paciente com Hemorragia Interna são: a. Pulso filiforme, sudorese e palidez. b. Pele fria e pegajosa, dispneia, tontura e melena. c. Hematêmese, olho de guaxinin, pele fria e pegajosa. d. Ansiedade e agitação, edema local e dor. e. Hipertensão arterial, pele fria e pegajosa. 2. (FAFIPA - 2011 - Pref. São José dos Pinhais/PR) O Código de Ética dos profissionais de Enfermagem relata que é dever do Profissional de Enfermagem: "Prestar à clientela uma assistência de Enfermagem livre dos riscos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência" (Art.24). No caso de infração do artigo descrito qual a penalidade aplicada e é competência de qual órgão? a. Pena de Censura – Conselho Regional de Enfermagem. b. Pena de Advertência Verbal – Conselho Regional de Enfermagem. c. Pena de Suspensão do Exercício Profissional – Conselho Federal de Enfermagem. d. Pena de Cassação do Direito ao Exercício Profissional – Conselho Federal de Enfermagem. e. Pena de Multa – Conselho Regional de Enfermagem. 3. (CEPERJ - 2011 - Fundação Saúde/RJ) - Dentre os agentes quimioterápicos classifi cados de acordo com Chanes in Harada & Pedreira (2011) como irritantes, têm-se: a. a ifosfamida e a vimblastina b. o metotrexato e a carmustina c. a cisplatina e o etoposídeo d. a doxorrubicina e o irinotecano e. a azatioprina e o irinotecano 4. (CEPERJ - 2011 - Fundação Saúde/RJ) - Em pacientes adultos internados em Unidade de Terapia Intensiva, segundo Silva & Ravanello, in Couto et al (2009), dentre os patógenos listados abaixo, os que respondem pela maior parte das pneumonias são: a. K. pneumonie, S. aureus e H. influenzae. b. P. aeruginosa, S. aureus e Enterobacter sp. c. H. infl uenzae, Enterobacter sp. e P. aeruginosa. d. H. infl uenzae, S. aureus. e P. aeruginosa. e. S. aureus, H. influenza e Streptococcus agalactiae 5. (IDHTec - 2011 - Pref. Santa Filomena/PE) - São atuações do enfermeiro no âmbito do SUS, EXCETO: a. Assistência sempre em âmbito individual. b. Educação: formação de enfermeiros e auxiliares de enfermagem, capacitação de agentes comunitários de saúde e desenvolvimento de processos de educação permanente dos profissionais de saúde, além de atividades comunitárias de educação para saúde. c. Gerência de unidades, programas de saúde, projetos governamentais, não governamentais e/ou ação comunitária. d. Gestão de sistema de saúde, notadamente na qualidade de secretários municipais de saúde.

Estágio Santa Cassa de Maceió - 2017

Prova de Enfermagem Assistencial e. Pesquisa: produção cientifica na área de saúde e correlatas, além de atividades de docência na graduação e pós-graduação de profissionais de saúde. 6. (NUCEPE/UESPI - 2012 - SESAPI/PI) Considerando a assistência ao paciente em caso de controle de infecção, analise as afirmativas seguintes: 1) Os pacientes numa Unidade de Terapia Intensiva possuem risco mais elevado de Infecção Hospitalar por causa da maior exposição a procedimentos invasivos. 2) Os sinais de inflamação local e infecção são idênticos. 3) As precauções padronizadas constam de técnicas genéricas de barreira para o cuidado do paciente. Está(ão) correta( as): a. b. c. d. e.

1 e 2 apenas 1 e 3 apenas 1, 2 e 3 1 apenas 3 apenas

7. (CAJUÍNA - 2010 - Pref. Parnarama/MA) Perda do controle, total ou parcial, da micção ocorre em qualquer faixa etária sendo mais frequente no adulto que pode ter necessidade urgente e repentina, fazendo-se necessário monitorar suas eliminações. O distúrbio a que o texto se refere é: a. Insuficiência Renal Crônica b. Incontinência urinária c. Oligúria d. Polaciúria e. Insuficiência Renal transitória. 8. (CAJUÍNA - 2010 - Pref. Parnarama/MA) Ocorre proliferação neoplásica de determinado tipo de célula, em especial de leucócitos na medula óssea; há defeito nas células-tronco provocando febre, infecção, fraqueza, fadiga, tendências hemorrágicas, aumento do fígado ou baço, hiperplasia das gengivas e dor óssea. Tal distúrbio chama-se: a. Hemofilia b. Anemia falciforme c. Leucemia d. Trombocitopenia e. Neutrolilia 9. (ICAP - 2011 - Pref. Abelardo Luz/SC) - Faça a correlação: 1 - Artigos críticos. 2 - Artigos semi-críticos. 3 - Artigos não críticos.

Estágio Santa Cassa de Maceió - 2017

Prova de Enfermagem Assistencial ( ) São artigos destinados à penetração através da pele e mucosas adjacentes, nos tecidos subepiteliais e no sistema vascular, bem como todos os que estejam diretamente conectados com este sistema. Estes requerem esterilização para satisfazer os objetivos a que se propõem. ( ) São artigos destinados ao contato com a pele não-íntegra ou com mucosas íntegras e requerem desinfecção de médio ou de alto nível, ou esterilização, para ter garantida a qualidade do múltiplo uso destes. ( ) São artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente e requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível, dependendo do uso a que se destinam ou do último uso realizado. A sequência correta é: a. b. c. d. e.

2, 3, 1. 3, 2, 1. 1, 2, 3. 2, 1, 3. 3, 1, 2.

10. (CONCSEL - 2011 - Pref. Lajes Pintadas/RN) No cuidado do paciente o enfermeiro deve saber identificar os diversos tipos de dor conforme a descrição de seu paciente. A dor com característica atípicas que pode ser sentida após dias, semanas e até meses após sua causa ter sido tratada e solucionada é conhecida como: a. Dor crônica; b. Dor aguda; c. Dor neuropática; d. Dor reflexa; e. Dor moderada. 11. (MOURA MELO 2011 - Pref. Ribeirão Pires/SP) Escolhemos a via de administração da droga levando em consideração: a. Suas propriedades e do efeito desejado. b. Coloração da droga. c. Do tamanho e formato da droga. d. Efeitos colaterais. e. Fluidez da droga. 12. (ACAPLAM - 2011 - Pref. Cuité/PB) - Em uma unidade de terapia intensiva, vários aparelhos podem ser utilizados como suporte no tratamento de pacientes graves. Um desses aparelhos é o respirador artificial, onde um dos mais utilizados no Brasil foi desenvolvido por um médico brasileiro, que tem com o nome: a. Sigma. b. Kontron. c. Gambro. d. Bird. e. Takaoka

Estágio Santa Cassa de Maceió - 2017

Prova de Enfermagem Assistencial 13. (FEPESE - 2011 - Pref. Tijucas/RJ) - Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é correto afirmar que em relação ao sigilo profissional, o enfermeiro deve: a. Em atividade multiprofissional, revelar o sigilo, quando necessário, à prestação da assistência. b. Revelar o sigilo de informações quando o fato seja de conhecimento público. c. Revelar o sigilo de informações em caso de falecimento da pessoa envolvida. d. Quando solicitado por pais ou responsáveis legais, revelar o sigilo de informações referentes a menores de idade. e. Manter segredo sobre fato sigiloso em razão da atividade profissional em todas as situações, inclusive com ordem judicial para revelar. 14. (CONSULPLAN - 2011 - Pref. Itapira/SP) NÃO é considerada uma infração ao Código de Ética de Enfermagem: a. Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente. b. Registrar informações parciais ou inverídicas sobre a assistência prestada. c. Delegar suas atividades privativas a outro membro da equipe de enfermagem ou de saúde, que não seja Enfermeiro. d. Sobrepor o interesse da ciência ao interesse e segurança da pessoa, família ou coletividade. e. Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional, a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo. 15. (FAFIPA - 2011 - Pref. São José dos Pinhais/PR) Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). São diagnósticos de Enfermagem relacionados ao paciente com Angina do peito: I. Perfusão tecidual miocárdica alterada secundária a doença coronariana, conforme evidenciado pela dor torácica (ou sintomas equivalentes). II. Diminuição potencial/real do débito cardíaco. III. Risco de déficit de volume hídrico e equilíbrio hidroeletrolítico associado à alteração no volume sanguíneo circulante. IV. Risco de alteração na perfusão renal associada ao débito cardíaco diminuído, hemólise ou terapia com vasoconstrictores. a. Apenas I, II e III. b. I, II, III e IV. c. Apenas I. d. Apenas IV. e. Apenas II e III. 16. (ASPERHS - 2010 - Pref. Catende/PE) A posição Fowler é indicada para, EXCETO: a. Aliviar dispinéia em pacientes com dificuldade respiratória. b. Pacientes cardíacos.

Estágio Santa Cassa de Maceió - 2017

Prova de Enfermagem Assistencial c. Pós-operatorio nasal. d. Relaxar músculos abdominais. e. Citoscopia. 17. (AOCP - 2011 - CISMEPAR) Sobre a lavagem/higienização básica das mãos, analise as assertativas e assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s). I. A microbiota residente nas mãos é constituída por microrganismos de alta virulência, como estafilococos, corinebactérias e micrococos, muito associados às infecções veiculadas pelas mãos. É mais fácil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais superficiais da pele. II. A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades: Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas. III. No processo de higienização das mãos, recentemente está sendo indicado o uso de secadores elétricos, uma vez que o tempo necessário para a secagem das mãos é obedecido mais rigorosamente, além de haver facilidade no seu acionamento. IV. A utilização de gel alcoólico a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina deve substituir a higienização com água e sabão quando as mãos estiverem visivelmente sujas. a. b. c. d. e.

Apenas I, II e III. Apenas I e IV. Apenas II e III. Apenas II. Apenas I.

18. (IDECAN - 2014 - CNEN - Enfermeiro) - “O médico pediatra prescreveu para uma criança 500 mg VO de 6/6h de um determinado antibiótico, porém, no hospital, encontram-se apenas vidros de 70 ml com 250 mg/5 ml.” De acordo com as informações, quantos ml do antibiótico devem ser administrados? a. 5 ml. b. 7,5 ml. c. 10 ml. d. 15 ml. e. 20 ml. 19. (PERSONA - 2011 - Pref. Jales/SP) Em relação à saúde do trabalhador, a Lei 8080/90 contém atividades que abrangem: 1) recursos humanos destinados à proteção permanente do ambiente de trabalho. 2) estudos, pesquisas, avaliação e controle de riscos e agravos potenciais à saúde presentes em situações de trabalho.

Estágio Santa Cassa de Maceió - 2017

Prova de Enfermagem Assistencial 3) assistência ao trabalhador vítima de acidente de trabalho. 4) avaliação do impacto que as tecnologias causam à saúde. 5) participação do Sindicato dos Trabalhadores na defesa dos mesmos, quando existir risco iminente de agravo à saúde. Estão corretas apenas: a. 1, 3, 4 e 5. b. 1, 2 e 5. c. 1 e 4. d. 2, 3 e 4. e. 2, 3, 4 e 5. 20. (FUMARC - 2011 - Pref. Nova Lima/MG) O Infarto do Miocárdio refere-se ao processo pelo qual áreas de células miocárdicas no coração são destruídas de maneira permanente. Tem como principais manifestações clínicas: dor torácica, ansiedade, agitação, taquicardia, taquipnéia, pele fria pálida e úmida, náusea, vômito, alteração do débito urinário e perda da consciência. Analise abaixo, possíveis manifestações clínicas do IAM e condições clínicas associados que as justificam. Após análise, marque a opção INCORRETA. a. A falta de ar, dispnéia e estertores podem ser indicativos de edema pulmonar. b. O débito urinário aumentado pode ser indicativo de choque cardiogênico. c. A ansiedade, agitação e tonteira podem ser indicativos de estimulação simpática. d. Taquicardia pode surgir devido a uma alteração na condução elétrica cardíaca. e. O edema gravitacional também pode estar presente devido à contratilidade deficiente.