PROF. OTONIEL LINHARES DISCIPLINA: REALIDADE DF

PROF. OTONIEL LINHARES DISCIPLINA: REALIDADE DF CONTEÚDO REALIDADE-DF Essa RIDE foi criada com objetivo de buscar solução para os problemas gerad...
129 downloads 0 Views 2MB Size
PROF. OTONIEL LINHARES DISCIPLINA: REALIDADE DF

CONTEÚDO REALIDADE-DF

Essa RIDE foi criada com objetivo de buscar solução para os problemas gerados pelo crescimento desordenado de Brasília e de seu entorno, cada vez mais povoado por migrantes em busca de melhores condições de vida, que acabaram por pressionar os serviços públicos da capital do país.

Recursos hídricos As principais bacias do Distrito Federal – Preto, São Bartolomeu, Descoberto e Maranhão – drenam 95% do território da região, alimentando as bacias das regiões hidrográficas do Paraná, do Tocantins, do Araguaia e do São Francisco. Outras duas bacias existentes no DF são Corumbá e São Marcos.

Características populacionais Ao todo, pouco mais de 12 mil pessoas viviam nas terras do estado de Goiás (Planaltina, Brazlândia e fazendas vizinhas) que deram origem à nova capital. Esse é o número de habitantes que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calculou no Censo Experimental realizado em 1957. Mais de 50 anos depois, os primeiros resultados do último Censo, em 2010, apontam que exatamente 2.570.160 pessoas vivem no Distrito Federal.

DF soma 3 milhões de habitantes. População no país sobe para 207 milhões, diz IBGE. (2017)

Economia, escolaridade e desemprego no DF Desde longa data, sustenta-se que Brasília deverá mudar seu perfil de atividades. Em outras palavras, sua base econômica sustentada nos serviços (terciário) vai chegando ao fim, pois o desemprego chegou para 301 mil pessoas, em junho último (Dieese/Codeplan/Setrab). O esgotamento desse modelo se deve ao fato de que tecnologias aprimoram procedimentos em atividades que ocupavam maior número de pessoas, como serviços bancários. O atual período técnico-científico e informacional, segundo o geógrafo Milton Santos, é cada vez mais exigente quanto às qualificações para o mercado de trabalho. A base da pirâmide ocupacional, mais alargada por incluir trabalhadores com o fundamental completo ou mesmo analfabetos, abriga maior volume de desempregados. Ao mesmo tempo, o topo da pirâmide, que inclui pessoas com as mais elevadas qualificações, ocupa os detentores de melhores salários, tanto no serviço público quanto no setor privado.

História do DF A mudança da capital do país para o interior é uma ideia que surgiu muito antes da criação de Brasília. O nome mais lembrado da transição é o do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que inaugurou a cidade em 1960. A história da interiorização da sede do poder, porém, é dois séculos mais longa. Antes de JK, muitos foram os defensores do mesmo projeto: não restringir o desenvolvimento ao litoral do Brasil.

Questão 01 A criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (RIDE) subordinou-se, entre outros, ao objetivo de a) promover o desenvolvimento econômico da porção do território goiano que não se integrou ao estado de Tocantins, criado pela Constituição de 1988. b) fazer do Governo Federal o principal responsável pela geração de empregos nos municípios goianos e mineiros limítrofes ao Distrito Federal. c) assegurar que o trabalho de proteção ao meio ambiente e de controle da poluição ambiental seja arcado integralmente pelos municípios integrantes da RIDE. d) transferir à União a responsabilidade direta pela operação do sistema de transporte público da região, incluindo a fixação das tarifas a serem pagas pelos usuários. e) articular, em termos de serviços públicos comuns, a ação administrativa da União, dos estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal na região.

QUESTÃO 02 Os censos não investigam os motivos pelos quais as pessoas migram. No entanto, ao analisar o processo migratório do DF, fica evidente a existência de fatores positivos de atratividade, como a disponibilidade de emprego e o vislumbrar de um futuro promissor com maiores facilidades educacionais e de acesso à saúde, além da possibilidade, em longo prazo, de uma situação econômica estável. Internet: . Acesso em 21/4/2015 (com adaptações). No momento em que a capital federal completa 55 anos, a questão migratória ainda merece especial atenção. Com relação a essa temática e assuntos correlatos, assinale a alternativa correta. a) O primeiro censo oficial do DF, realizado em 1960, apontou um fato curioso: a predominância de mulheres entre a população. b) nos anos 1970, as regiões Nordeste e Sul destacavam-se como as principais emissoras de imigrantes para o DF. c) O censo de 1980 demonstrou a inversão de uma situação clássica. Naquele ano, os naturais do DF passavam a predominar sobre os imigrantes. d) O censo de 1991 apontou que as taxas médias de crescimento anual da população desde 1980 mantiveram-se muito próximas às da década 1970-80. e) O censo de 2010 revelou que o DF vive um processo de envelhecimento da população típico de países desenvolvidos, acelerado pela redução gradual das taxas de fecundidade.

QUESTÃO 03 Considerando aspectos geográficos, sociais, econômicos, políticos e culturais referentes ao Distrito Federal (DF) e à Rede Integrada de Desenvolvimento do Entorno (RIDE), assinale a alternativa correta. a) Característico da construção de Brasília, o planejamento urbano foi reproduzido na ocupação das cidades que compõem o Distrito Federal. b) Vitorioso em vários pontos, o projeto de construção da nova capital no Planalto Central falhou no objetivo de interiorizar o desenvolvimento nacional. c) com graves problemas estruturais, como transporte e segurança, o entorno do DF teve sua população bastante ampliada nas últimas décadas. d) por sua especificidade, a RIDE omitiu a crucial questão da segurança pública na configuração das áreas de interesse para sua atuação. e) A atração exercida pelo agronegócio, particularmente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, fez cessar o fluxo migratório para o entorno do DF.

Questão 04 A transferência da capital brasileira para o interior do país foi um longo processo que acompanhou boa parte da História do Brasil. Mesmo depois de escolhida a área onde seria construída a nova sede da administração nacional, décadas se sucederam até que, na segunda metade da década de 50 do século XX, no Governo JK, a decisão se materializasse. Entre os aspectos marcantes do quadro geográfico físico e humano do Distrito Federal, assinale a alternativa correta. a) enquanto lidera nacionalmente a proporção de telefones celulares por habitante, o Distrito Federal padece em termos de saneamento básico, com mais da metade da população sem acesso à rede de esgoto. b) provavelmente em face das condições climáticas da região em que se localiza, com período chuvoso curto e seca prolongada, o Distrito Federal garante o acesso à água a pouco mais de 40% da população. c) A ausência de uma rede hidrográfica na área onde se situa o Distrito Federal foi a razão determinante para a criação de um lago artificial, o Paranoá, quando da construção da nova capital. d) Com uma área de quase 6.000 km², o Distrito Federal teve condições de distribuir espacialmente sua população de tal modo que, na atualidade, é irrelevante a diferença entre os contingentes populacionais urbanos e rurais. e) Com clima tropical e vegetação de cerrado, encravado em Goiás, o Distrito Federal cresceu muito mais do que o previsto quando da construção de Brasília. Hoje, sua população ultrapassa a marca dos 2,2 milhões de habitantes.

Questão 05 Não se tem hora do rush, no Distrito Federal (DF), sem que carros avariados ou acidentes de pequeno porte obstruam uma ou outra das principais vias de tráfego. Vale para o início da manhã, quando trabalhadores de toda a região demandam o Plano Piloto, e para a tarde, na direção oposta. É evidente que a simples expansão vegetativa do número de veículos tende a agravar o problema. Tendo o texto acima como primeira referência para o exame do tema abordado, que se transformou em grave problema dos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo na atualidade, assinale a alternativa correta. a) Passado meio século de sua inauguração, Brasília segue as linhas gerais do plano que norteou sua construção, especialmente quanto à quantidade máxima de habitantes esperados para a nova capital brasileira e quanto ao número de veículos. b) O automóvel é um dos mais emblemáticos símbolos da contemporaneidade, e não há mais região do planeta em que ele, nos dias de hoje, tenha sido suplantado como meio de transporte das grandes massas urbanas.

c) O texto indica a forte atração exercida pelo Plano Piloto para o exercício de atividades profissionais por parte de moradores das áreas a ele adjacentes, seja no próprio DF, seja na região do entorno, com criação de graves problemas de trânsito. d) No Brasil, a opção pelo automóvel e, consequentemente, pelo transporte rodoviário, acompanha a trajetória do século XX, razão pela qual o país desconheceu épocas em que tenha florescido outras modalidades de transporte, como o ferroviário. e) Os problemas apontados no texto podem ser debitados a um comportamento cultural da maioria da população, que sente dificuldades em abandonar o automóvel, mesmo com as linhas do metropolitano já cobrindo o DF de norte a sul.

Questão 06 A respeito dos aspectos geográficos, sociais, econômicos e político-administrativos referentes ao Distrito Federal (DF) e suas inúmeras vinculações, assinale a alternativa correta. a) Entre os setores da economia mais representativos para o Produto Interno Bruto (PIB) do DF, destacam-se, de maneira geral, o setor terciário (comércio, prestação de serviços e funcionalismo público) e o setor secundário (formado principalmente por gráficas, indústrias moveleiras e de construção civil). b) O DF possui altas taxas de produção agrícola e de pecuária, no entanto, é correto relacionar como produtos produzidos no Distrito Federal, a soja, o trigo e o morango, que são responsáveis por importante parcela na constituição do PIB local. c) O potencial econômico da Ceilândia, aliado ao crescimento cada vez maior da região, ainda continua animando empresas e comerciantes. Inclusive, a concentração de uma grande diversidade de fábricas e lojas rendeu à região o título de polo industrial do DF. Entre os produtos que a Ceilândia vende para vários estados brasileiros e para alguns países, citam-se os motores elétricos para portões eletrônicos, móveis e roupas.

d) A economia do DF baseia-se predominantemente no setor secundário da economia, porém em diferentes atividades econômicas, a saber: a Administração Pública local e federal, as finanças (sede de vários bancos), o entretenimento, a tecnologia, algumas indústrias, a construção civil, o processamento de alimentos (frango e derivados), a fabricação de móveis, a reciclagem e as indústrias gráficas. e) O DF constitui uma unidade atípica na federação. Não é um estado e nem possui municípios. Consiste em um território semiautônomo, atualmente dividido em cidadessatélites.

Questão 07 Brasília foi inaugurada em 20 de abril de 1960. Assinale a alternativa incorreta sobre fatos históricos que antecederam o evento e contribuíram para a transferência da capital federal para o interior do país. a) Em 1893, mapa do Brasil mostra, no planalto de Goiás, pela primeira vez, um retângulo com a inscrição Futuro Distrito Federal. b) Na primeira Constituição da República, em 1891, havia menção sobre área no planalto central para estabelecimento da futura capital federal. c) Na constituição de 1937, no período do Estado Novo, a menção para a transferência da capital federal para o interior do país delimitava, entre as latitudes 10o e 15o, área a ser desapropriada para a construção da nova capital federal. d) A primeira desapropriação de terras para criação do Distrito Federal ocorreu em 1955, na antiga Fazenda Bananal, entre os rios Torto e Bananal, onde hoje situa-se Brasília. e) Em 1956, foi inaugurada a residência provisória para o presidente da República, Juscelino Kubitschek. O nome sugerido foi Catetinho, uma referência ao Palácio do Catete, sede do Poder Executivo, no Rio de Janeiro.

QUESTÃO 08 O povoamento do Centro-Oeste resulta, desde o período colonial, de movimentos migratórios. No século XX, a construção da nova capital brasileira atraiu novas levas de imigrantes, em especial do Nordeste, secundado pelo Sul e pelo Sudeste. Nos últimos tempos, o Norte e o Nordeste respondem pelo maior número de imigrantes que chegam à região. Segundo o censo de 2000, de cada três nortistas que emigram, um se dirige para o Centro-Oeste. Com o auxílio dessas informações e considerando o processo histórico de povoamento do Centro-Oeste brasileiro, assinale a opção correta. a) A grande extensão territorial do Centro-Oeste deriva do fato de a colonização do Brasil ter-se iniciado nessa região, conquistada aos espanhóis, que dela se apossaram em consequência do Tratado de Tordesilhas. b) Sucessivas correntes migratórias, do século XVII ao presente, fizeram do CentroOeste a região brasileira mais populosa proporcionalmente à extensão de sua área geográfica. c) Bonito, em Mato Grosso, e o Pantanal Mato-Grossense, cortado pelo rio Araguaia, são dois dos mais expressivos exemplos de belezas naturais com que conta o CentroOeste para o desenvolvimento do ecoturismo..

d) Incentivos oferecidos pelo regime militar, na década de 70, explicam o fato de que, mais recentemente, brasileiros provenientes do Sul e do Sudeste sejam os imigrantes que mais se dirigem ao Centro- Oeste. e) Meta-síntese do programa de governo de JK, Brasília, além das inovações de seu projeto urbanístico e arquitetônico, contribuiu para a interiorização do desenvolvimento brasileiro e tornou-se polo de atração de imigrantes.

QUESTÃO 09 Acerca dos contextos históricos, políticos, administrativos e geográficos referentes ao Distrito Federal (DF), assinale a alternativa correta. a) Na segunda metade da década de 1950, o presidente João Goulart começou o processo de instalação da nova capital e viajou ao Planalto Central. Depois de um concurso, a equipe do urbanista Lúcio Costa e o grupo de arquitetos encabeçados por Oscar Niemeyer começaram os trabalhos para projetar Brasília. b) A equipe de arquitetos comandada por Lúcio Costa, com o tempo, realizou os trabalhos dos quais surgiram os desenhos de vários prédios públicos. Já Oscar Niemeyer partiu do traçado de dois eixos, cruzandose em ângulo reto, como uma cruz, para criar o projeto urbanístico brasiliense. Os dois eixos foram chamados de Rodoviário e Monumental. c) O DF é dividido em regiões administrativas (RAs). O governo local é chefiado pelo governador do DF, auxiliado pela Câmara Legislativa, composta por 28 deputados distritais, e, no Congresso Nacional, o DF é representado por três senadores e 12 deputados federais.

d) Ao longo de todo o processo histórico que norteou a transferência da nova capital, somente na segunda metade da década de 1940, no caso, em 1946, foram tomadas novas atitudes em relação à transferência da capital. Na Constituição promulgada naquele ano, estava previsto que um novo estudo sobre a região fosse feito e, em 1948, o presidente Eurico Gaspar Dutra nomeou a Comissão Poli Coelho, que chegou à conclusão de que a área demarcada pela Missão Cruls, no final do século 19, era a ideal para a nova capital. e) O DF é o menor território autônomo do Brasil e, pela atual Constituição, pode ser dividido em municípios. A unidade da federação Brasília - DF é composta pela região administrativa I (Plano Piloto) e por diversas outras regiões administrativas (RAs), como, por exemplo, Gama, Ceilândia, Sobradinho, Guará, entre outras.

QUESTÃO 10 A história de Brasília está marcada por fatos e percepções que antecedem à sua própria criação, tais como A. A Ideia difundida, desde períodos anteriores da história nacional, acerca da necessidade de transferência da capital para o centro do país. B a proposta concreta de Getúlio Vargas de transferir a capital do Rio de Janeiro para o Planalto Central do Brasil. C a demarcação da área do DF realizada por engenheiros britânicos imediatamente após a independência do Brasil. D a inclusão do projeto da construção de Brasília nos programas dos candidatos à presidência da República derrotados por Juscelino Kubitschek. E a criação da NOVACAP já no governo de Café Filho.