Prof. Arq. Altamir Fonseca

Introdução

O que é um Projeto Arquitetônico ? conjunto de passos normativos, voltados para o planejamento formal de um edifício qualquer, regulamentado por um conjunto de normas técnicas e por um código de obras. fases: 

– estudo preliminar Estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para sua apreciação e aprovação pelo cliente. Pode servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais. – anteprojeto Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos,considerando os projetos complementares (estrutura, instalações, etc...). – projeto executivo Apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes.

1- Levantamento de dados  Conjunto de observações e informações relativos ao  terreno onde se pretende implantar a obra, incluindo registros  cadastrais, leis e códigos municipais, estaduais e federais,  serviços públicos, vizinhanças e condições ambientais, bem  como programas orçamentários de suporte do empreendimento.

2- Programa de Necessidades  Determinação da entidade a ser instalada na edificação,  de sua estrutura organizacional, de seus usuários,  equipamentos e fluxos de funcionamento, e relação dos espaços necessários para a realização das atividades pertinentes à sua estrutura organizacional, seus leiautes, respectivos dimensionamento e características.

3- Partido arquitetônico  Intenção formal de configuração e resolução da edificação a ser executada, baseada em condicionantes e determinantes obtidos pela análise dos dados e do programa de intervenção pretendido. São fatores condicionantes e determinantes, entre outros, o contexto onde a obra está inserida, a legislação regulamentadora, a complexidade e o rigor do programa de necessidades, a representatividade a ser atendida, a disponibilidade financeira, os meios construtivos disponíveis, os sistemas de modulação e padronização da construção existentes.

4- Atividade  Função a ser desenvolvida na edificação para realização dos objetivos da entidade. 5- Espaço  Ambiente onde serão realizadas as atividades previstas para a edificação. Compõe-se de pessoas,equipamentos e materiais utilizados. 6- Usuário  Pessoa que trabalha ou é atendida no espaço da edificação.

7- Leiaute Distribuição física dos equipamentos num determinado espaço da edificação, dispostos de modo a permitir aos usuários efetivos o fluxo de funcionamento das atividades e o manuseio dos materiais pertinentes.

Adotamos a terminologia da NBR 13532 -Elaboração de Projetos de Edificações - Arquitetura, no que diz respeito: a. · à edificação: ambientes exteriores ou externos e interiores; b. · aos elementos da edificação: fundações, estruturas,coberturas, forros, vedos verticais, como:fachadas,proteções, esquadrias, divisórias, muros, paredes, portas e guarda corpos, revestimentos e acabamentos (exteriores e interiores), impermeabilizações, equipamento para comunicação visual, mobiliário (livres e incorporados, exteriores e interiores, incluindo elementos de paisagismo)e vegetação; c. · às instalações prediais e seus componentes construtivos: d. elétricas, mecânicas, hidráulicas e sanitárias, equipamentos de iluminação e equipamentos sanitários.

 ETAPAS

DE PROJETO – 6 PASSOS As edificações deverão ser desenvolvidas em etapas sucessivas, sendo : 1. Levantamento de Dados ou· Programa de Necessidades 2. Estudo Preliminar; 3. Anteprojeto; 4. Projeto Legal; 5. Projeto Básico; 6. Projeto Executivo.

Para Saber Mais!!!  NBR 6492 - Representação de Projetos de Arquitetura  NBR 10067 - Princípios Gerais de Representação em  Desenho Técnico  NBR 13532 - Elaboração de Projetos de Edificações Arquitetura  · Códigos, Leis, Decretos, Portarias e Normas Federais,  Estaduais e Municipais, inclusive normas de concessionárias de serviços públicos;