Prefeitura Municipal de Queimados

Auxiliar de Cozinha Cozinheiro Bombeiro Hidráulico Auxiliar de Serviços Gerais – Manilheiro Operador de Máquinas Pesadas Pedreiro Pintor de Parede e Artífice em Alvenaria e Pintura Vigia

INSTRUÇÕES: As páginas deste caderno de questões estão numeradas seqüencialmente e contêm 30 questões. ATENÇÃO ! 1 - Verifique se a paginação deste caderno está correta. 2 - Verifique no cartão de respostas se seu nome, número de inscrição, data de nascimento e cargo/área de atividade para o qual concorre estão corretos . 3 - Observe as recomendações impressas no cartão de respostas. 4 - Leia atentamente cada questão e assinale no cartão de respostas a opção que a responde corretamente. 5 - Se você precisar de algum esclarecimento solicite a presença do chefe de local. 6 - Você dispõe de 3h (três horas) para fazer a prova, inclusive a marcação do cartão de respostas. Faça-a com tranqüilidade, mas controle o seu tempo. 7 - Após o término da prova, entregue ao fiscal o cartão de respostas devidamente assinado no verso.

CALENDÁRIO PREVISTO Divulgação do Gabarito - 03/09/2001no Boletim Oficial de Queimados Prazo de Recurso - 04 e 05/09/2001 Para encaminhamento de recurso deverá ser observado o disposto no Título VII do Edital que regulamenta o concurso ( página 5 do Manual do Candidato ).

Realização Núcleo de Computação Eletrônica Universidade Federal do Rio de Janeiro

www.estrategiaconcursos.com.br

GOVERNO COMPROMISSO

Prefeitura Municipal de Queimados

2001

LÍNGUA PORTUGUESA

3 - “Seu pai, Alfredo Santoro, comerciante, conta que ele foi encontrado tranqüilo e absorto, após a noite passada “sabe-se lá como”, a seis quilômetros da sede da fazenda, depois de andar tantos outros quilômetros em círculo”; lendo esse segmento do texto, vemos que o menino andou, em número de quilômetros:

TEXTO – ESTRANHA AVENTURA DE UM MENINO Zero Hora, 10/1/97

Com apenas três anos, o menino Frederico de Medeiros Serra viveu esta semana uma história mais perigosa que a de qualquer conto de fadas. Transpôs a cerca da fazenda de seu avô, na zona do alto Paranaíba, oeste de Minas Gerais, e embrenhou-se sozinho pelas matas e montanhas no final da tarde de terça-feira, passando toda a madrugada de quarta-feira perambulando e dormindo entre cobras, ariranhas e outros bichos, até ser encontrado às 11 horas da manhã por um cabo do corpo de bombeiros. Ontem, finalmente, ele chegou a Belo Horizonte, onde mora num confortável apartamento na região central da cidade. Levado a vários médicos, não foi constatado nenhum arranhão, nenhuma picada de inseto sequer, enquanto os pais não descansam os joelhos do chão e as mãos levantadas para o céu, “rezando em agradecimento a Deus pelo milagre”.

a) 6; b) 10; c) 12; d) 18; e) 60.

4. “Com apenas três anos...”; ao incluir a palavra apenas nesse segmento do texto, o autor quis dizer que considera três anos: a) muitos; b) poucos; c) suficientes; d) ideais; e) necessários.

Frederico também não apresentou nenhum sinal de trauma psicológico pelos apuros que passou. Seu pai, Alfredo Santoro, comerciante, conta que ele foi encontrado tranqüilo e absorto, após a noite passada “sabe-se lá como”, a seis quilômetros da sede da fazenda, depois de andar tantos outros quilômetros em círculo.

5 - “...o menino Frederico de Medeiros Serra viveu esta semana...”; ao escrever esta, o autor do texto se refere à semana em que está escrevendo e, por tratar-se de uma notícia de jornal, à semana da publicação do jornal. Como nós só estamos lendo essa notícia hoje, depois de 4 anos, o pronome esta não tem mais esse valor. Se você fosse, hoje, interpretar literalmente a frase, esse pronome se referiria:

1 - O título do texto fala que a aventura do menino foi “estranha”; de fato, ela pode ser considerada “estranha” porque o menino:

a) à semana de realização da prova; b) à semana em que os fatos ocorreram; c) à semana em que o jornal foi publicado; d) à semana em que o menino se perdeu; e) à semana em que o menino foi encontrado.

a) viveu uma história de conto de fadas; b) nada lembra das aventuras vividas; c) ficou sem ferimentos e traumas; d) andou por toda a noite em círculos; e) ficou intranqüilo com as dificuldades vividas.

6 - “...viveu esta semana uma história mais perigosa que a de qualquer conto de fadas.”; em outras palavras, pode-se dizer que: a) viveu uma história perigosíssima e real; b) viveu uma história tão perigosa quanto a de um conto de fadas; c) viveu uma história menos perigosa que a de um conto de fadas; d) a história de um conto de fadas é menos perigosa que a que o menino viveu; e) a história de um conto de fadas é tão perigosa quanto a que foi vivida pelo menino.

2 - O texto jornalístico informa ao leitor o nome do menino, sua idade, o local onde ocorreu a aventura, o nome do pai do menino e o horário em que foi encontrado; todas essas informações pretendem: a) mostrar que os fatos são verdadeiros; b) indicar a estranheza dos fatos narrados; c) ajudar a polícia na investigação dos fatos; d) mostrar a ordem em que ocorreram os fatos; e) causar emoção nos leitores.

2

www.estrategiaconcursos.com.br

Prefeitura Municipal de Queimados

2001 12 - “...na zona do alto Paranaíba...”; nesse caso, “Paranaíba” deve referir-se a um:

7 - “Transpôs a cerca da fazenda...”; se fossem dois os meninos, em lugar de um, a forma verbal do verbo transpor correta seria, nesse mesmo tempo e modo:

a) rio; b) Estado; c) monte; d) sertão; e) planalto.

a) transpõem; b) transpusemos; c) transpuseram; d) transponham; e) transpunham.

13 - “não foi constatado nenhum arranhão, nenhuma picada de inseto sequer”; se o verbo fosse colocado após o sujeito, sua forma adequada seria:

8 - As preposições são vocábulos que indicam circunstâncias diversas; o item abaixo em que a preposição destacada indica uma circunstância de forma correta, em relação ao texto em que está inserida é:

a) foi constatado; b) foi constatada; c) foram constatadas; d) foram constatados; e) foi constatados.

a) “Com apenas três anos,...”- companhia; b) “Transpôs a cerca da fazenda de seu avô...”- posse; c) “...perambulando e dormindo entre cobras...”- modo; d) “...até ser encontrado...”- lugar; e) “...ele chegou a Belo Horizonte...”- tempo.

14 - O texto foi inserido como notícia por seu caráter: a) sensacionalista; b) trágico; c) cômico; d) realista; e) informativo.

9 - “Frederico também não apresentou nenhum sinal de trauma psicológico...”; o emprego de também significa que o menino: a) apresentou sinais de outros traumas antes; b) já sofrera traumas psicológicos anteriormente; c) nunca sofreu nada semelhante; d) outras pessoas acompanhavam o menino e também nada sofreram; e) não apresentou traumas de outros tipos.

15 - Num texto narrativo, a presença de referências explícitas ao tempo é marcante; o item em que não ocorre esse tipo de referência é: a) “Com apenas três anos, o menino Frederico de Medeiros Serra viveu esta semana uma história mais perigosa...”; b) “Frederico também não apresentou nenhum sinal de trauma psicológico pelos apuros que passou.”; c) “...e embrenhou-se sozinho pelas matas e montanhas no final da tarde de terça-feira...”; d) “Ontem, finalmente, ele chegou a Belo Horizonte...”; e) “...a seis quilômetros da fazenda depois de andar outros tantos quilômetros em círculo.”.

10 - “...pelos apuros que passou...”; no contexto, o sentido da palavra sublinhada eqüivale a: a) momentos; b) medos; c) necessidades; d) dificuldades; e) cansaço.

11 - A expressão “rezando em agradecimento a Deus pelo milagre” está colocada entre aspas porque é: a) um exemplo de linguagem religiosa; b) sinal de respeito em relação a Deus; c) reprodução da fala dos pais do menino; d) uma construção gramaticalmente errada; e) um sinal de ironia textual.

3

www.estrategiaconcursos.com.br

Prefeitura Municipal de Queimados

2001

MATEMÁTICA

20 - Uma partida de volei durou 2 horas e 40 minutos. O número de minutos de duração dessa partida corresponde a:

16 - Nas fotos do casamento de Antonio e Fabiana foram utilizados 9 filmes de 36 poses cada. Na revelação verificou-se que todas as fotos estavam boas e o casal arrumou-as num álbum, colocando 4 fotos em cada página. O número de páginas utilizadas corresponde a:

a) 140 b) 150 c) 160 d) 170 e) 180

a) 72 b) 75 c) 78 d) 80 e) 81

21 - As extensões , em km2 , dos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná correspondem, respectivamente, a 282062 e 199709. ( Fonte : Anuário Brasileiro de Estatística – IBGE – 1997 )

17 - A freqüência cardíaca de um gato é de 180 batimentos por minuto. O número de batimentos dados pelo coração desse gato após 2 horas corresponde a:

A diferença entre essas extensões corresponde a: a) 82253 b) 82263 c) 82273 d) 82343 e) 82353

a) 10800 b) 18000 c) 18600 d) 21600 e) 27000

22 - O quadrado da figura abaixo é chamado de quadrado mágico. Nele, a soma dos números que estão numa linha, numa coluna ou numa diagonal é sempre a mesma.

18 - Num feriado 620 pessoas irão a um congresso.Elas serão transportadas em ônibus com 38 lugares cada um.O menor número de ônibus necessários para que todos viajem sentados é:

a 9 2

a) 17 b) 15 c) 13 d) 11 e) 9

b 5 7

8 c 6

O valor de a – b + c é: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

19 - O dono de um estacionamento ao somar os veículos estacionados em um determinado mês deixou cair café nas suas anotações manchando-as parcialmente, conforme indicação abaixo. 3 5 + 1

4 7

3 8

3

8

( carros pequenos ) ( carros grandes ) ( motos )

23 - Num prédio residencial 32 dentre os 96 apartamentos não conseguiram cumprir a meta estabelecida em suas contas de energia elétrica. A fração dos que não conseguiram cumprir a meta, em relação ao total de apartamentos, corresponde a:

O número de motos corresponde a:

a) 1/3 b) 1/4 c) 1/5 d) 1/6 e) 1/8

a) 78 b) 178 c) 278 d) 378 e) 478

4

www.estrategiaconcursos.com.br

Prefeitura Municipal de Queimados

2001

Observe a tabela abaixo e responda às questões 24, 25 e 26 Material Borracha Caderno Tubo de Cola Lápis

A 0,56 3,80 0,80 0,30

B 0,48 4,20 1,20 0,20

C 0,52 4,40 0,75 0,16

D 0,50 4,20 0,90 0,24

Observe as figuras abaixo e responda às questões 28 e 29.

E 0,54 4,00 1,00 0,25

12cm 30cm ( Terreno 1 )

X 24cm ( Terreno 2 )

Elas sugerem dois terrenos retangulares com dimensões diferentes, porém com a mesma área.

A tabela acima fornece os preços unitários, em reais, de diferentes materiais escolares, em 5 papelarias A, B, C, D e E .

28 - A dimensão desconhecida do terreno 2 corresponde, em metros, a:

24 - Uma pessoa que comprar 2 lápis e 1 borracha fará mais economia na seguinte papelaria:

a) 15 b) 16 c) 18 d) 20 e) 24

a) A b) B c) C d) D e) E

25 - Uma pessoa comprou, na papelaria A, 4 cadernos e 2 tubos de cola. Se ela pagou com uma nota de R$ 50,00, o seu troco correspondeu a:

29 - Para cercar com duas voltas o terreno 1, o número de metros de arame necessários é: a) 84 b) 168 c) 180 d) 360 e) 720

a) R$ 32,20 b) R$ 32,40 c) R$ 32,60 d) R$ 33,20 e) R$ 33,40

26 - Dispondo de R$ 70,00 o número máximo de cadernos que uma pessoa pode comprar, na papelaria C, é:

30 - Uma pessoa deseja enviar uma carta a um amigo, mas não lembra de todos os algarismos do número de sua casa. Ela se recorda que é um número de 4 algarismos, que os três primeiros algarismos são 4, 5 e 2 e que o número da casa é divisível por 6. O algarismo desconhecido da casa de seu amigo é:

a) 14 b) 15 c) 16 d) 17 e) 18

a) 4 b) 5 c) 6 d) 7 e) 8

27 - O consumo de energia elétrica de uma casa era de 243 kW ( quilowatts ). Após várias providências dos moradores para consumir menos energia, a conta seguinte indicou um consumo de 162 kW (quilowatts). O número de quilowatts economizados nessa casa corresponde a: a) 71 b) 79 c) 81 d) 89 e) 91

5

www.estrategiaconcursos.com.br

www.estrategiaconcursos.com.br