PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES ANO LETIVO 2016 / 2017 Plano Anual de Atividades Ano letivo de 2016/2017 ÍNDICE Pág.  Introdução ……………………………………………………...
6 downloads 0 Views 655KB Size
PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

ANO LETIVO 2016 / 2017

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

ÍNDICE Pág. 

Introdução ………………………………………………………………………………………………..

3



Calendário das atividades letivas ………………………………………………………………

6



Calendário das reuniões …………………………………………………………………………..

7



Provas Finais do 3º ciclo ……………………………………………………………………………

8



Provas de Equivalência à Frequência …………………………………………………………

8



Eixo do desenvolvimento e da formação dos estudantes …………………………..

9



1º período ………………………………………………………………………………………………..

9



2º período ………………………………………………………………………………………………..

12



3º período ………………………………………………………………………………………………..

15



Outras atividades ……………………………………………………………………………………..

18



Eixo da dinâmica institucional …………………………………………………………………..

20



Eixo da formação e desenvolvimento profissional dos educandos, professores e

outros profissionais …………………………………………………………………………………………….. 

Eixo da supervisão pedagógica e reflexão sobre o trabalho educativo ………

23 24

2

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

INTRODUÇÃO

Este é o documento através do qual se torna público o Plano Anual de Atividades (PAA) da Escola Camilo Castelo Branco (Luanda) – ECCB. Neste sentido, este é um plano que será implementado tendo como cenário de fundo a afirmação da Escola como instituição. A par da construção e melhoramento dos documentos exigidos pela legislação em vigor, mantemos o desafio constante de criar uma organização, e os respetivos dispositivos, que modelam o nosso presente e condicionarão o nosso futuro. Trata-se de uma exigência que está bem presente neste plano, no eixo da Dinâmica Institucional, o qual, por isso, assume um peso inequívoco, a par dos restantes três eixos: - o do Desenvolvimento e da Formação dos Estudantes; - o da Formação e Desenvolvimento Profissional dos Educadores, Professores e outros Profissionais da Educação; - o eixo da Supervisão Pedagógica e Reflexão sobre o Trabalho Educativo. É em função destes três eixos que se encontra estruturado este PAA, cuja organização respeita, igualmente, a dimensão temporal das atividades propostas. Daí que o PAA da ECCB se encontre subdividido pelos três períodos do ano letivo, seguindo um modelo que se configura em torno das atividades a realizar. Apesar da importância de cada um dos eixos em função dos quais se construiu o PAA, importa afirmar que há um eixo nuclear de caráter subordinante que é o eixo do Desenvolvimento e da Formação dos Estudantes. Os restantes eixos contribuem para o seu desenvolvimento e para a operacionalização das atividades elencadas nesse âmbito.

3

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

O eixo do Desenvolvimento e da Formação dos Estudantes assume, então, uma centralidade inequívoca neste plano, sendo que o impacto das atividades que aí têm lugar é aferido em termos: - do desenvolvimento das competências instrumentais1 e das atitudes intelectuais2 que suscitam; - dos desafios referentes às relações interpessoais que proporcionam3; - das experiências relacionadas com a participação dos educandos na vida da ECCB4; - das oportunidades que são criadas para o desenvolvimento do sentimento de pertença à comunidade onde cada um se movimenta5; - do conjunto de experiências de desenvolvimento pessoal e social que, para além das que já foram enunciadas, são oferecidas à população discente da ECCB 6. Deste modo, e dada a importância dos domínios atrás enunciados quer para se avaliar o impacto do trabalho desenvolvido quer os objetivos das atividades a desenvolver, definiu-se que, para cada uma das atividades identificadas, se determinavam os grupos-alvo e os dinamizadores, os recursos a mobilizar e a calendarização, bem como o tipo de impacto que justifica e se espera de cada uma dessas atividades. Tendo em conta que as iniciativas de natureza curricular e pedagógica se encontram definidas e previstas nos planos trimestrais construídos por cada docente, no âmbito do respetivo grupo de trabalho, ano de escolaridade ou disciplina, tomou-se a decisão de apresentar, neste documento, apenas, as atividades de natureza extraordinária.

1

As metas e os objetivos relacionadas com o domínio das competências instrumentais têm a ver, em geral, com a utilização de instrumentos e tecnologias de informação e comunicação que possam permitir a produção e a partilha dos mais diversos tipos de produtos da autoria dos educandos.

2

As metas e os objetivos relacionadas com o domínio das atitudes intelectuais têm a ver com atividades que dizem respeito ao desenvolvimento cognitivo e metacognitivo dos estudantes, as quais se concretizam através da valorização de iniciativas que os conduzam a planear, a pesquisar, a organizar-se e a refletir sobre o seu desempenho e o desempenho dos outros 3 As metas e objetivos relacionados com as relações interpessoais têm a ver com as atividades de cooperação, de apoio, de interlocução e de inclusão dos outros. 4 As metas e objetivos relacionados com a participação dos educandos na vida da Escola exprimem as possibilidades de se criarem as oportunidades educativas potenciadoras da sua formação como cidadãos proativos, críticos e socialmente responsáveis. 5 As metas e objetivos relacionados com o domínio da pertença à comunidade mais restrita e mais ampla, onde os educandos se movimentam, visam contribuir para o desenvolvimento de uma perspetiva em que a construção da sua identidade psicossocial se constitui como condição do desenvolvimento de uma abordagem sobre si e os outros de natureza cosmopolita e ecuménica. 6 Através das metas e objetivos relacionados com o domínio do desenvolvimento pessoal e social pretende-se criar experiências pessoais e sociais significativas que possam contribuir para a formação integral dos educandos.

4

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

No caso do eixo da Dinâmica Institucional, as atividades que se propõem neste âmbito são aquelas que visam: - constituir-se como respostas a exigências legais; - estabelecer um modelo de funcionamento e uma organização compatível com o mesmo; - explicitar procedimentos e respostas; - estimular a reflexão coletiva partilhada sobre desafios e problemas de natureza institucional; - promover o diálogo e a construção de sinergias com a comunidade educativa envolvente. As atividades relacionadas com o eixo da Formação e Desenvolvimento Profissional dos Educadores, Professores e outros Profissionais da Educação, bem como o eixo da Supervisão Pedagógica e Reflexão sobre o Trabalho Educativo visam, por sua vez e em geral: - explicitar procedimentos e respostas; - gerar processos de reflexão partilhada sobre os desafios profissionais; - constituir-se como instrumentos potenciadores de inovação educativa. Resta afirmar, finalmente, que este PAA é um documento que foi objeto de uma construção coletiva, norteado pela reflexão previamente produzida e plasmada no Projeto Educativo da ECCB, da qual resultou um conjunto de compromissos e princípios norteadores onde se alicerçam as ações de caráter diverso que têm lugar nesta Escola.

5

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES LETIVAS

De acordo com o Despacho n.º 8294-A/2016, de 24 de junho, “o calendário de atividades educativas e escolares constitui um elemento indispensável à organização e programação a desenvolver (…) tendo em vista a operacionalização do projeto educativo e do plano de atividades.”

Educação Pré-Escolar Termo das atividades letivas

Início das atividades letivas 15 de setembro

30 de junho de 2017

Interrupções 1ª

Entre 19 de dezembro e 2 de janeiro de 2017,inclusive



Entre 27 de fevereiro e 1de março de 2017, inclusive



Entre 5 e 18 de abril de 2017, inclusive

Ensinos Básico e Secundário Períodos

Início

Termo

1º período

15 de setembro

16 de dezembro de 2016.

2º período

3 de janeiro de 2017

4 de abril de 2017. 23 de junho de 2017 – para os alunos do 1.º, 2.º, 3.º, 4.º, anos.

3º período

19 de abril de 2017 16 de junho de 2017 – para os alunos do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos. 6 de junho de 2017 – para os alunos do 9.º ano. 6

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

CALENDÁRIO DAS REUNIÕES (Direção e estruturas de orientação educativa)

REUNIÕES

CALENDARIZAÇÃO

HORÁRIO

Conselho Pedagógico

Mensal (primeira quarta-feira)

18h30

Direção Geral e Pedagógica

Quinzenal (quarta-feira)

15h30

Conselho de docentes do Préescolar

Mensal (primeira quinta-feira)

16h00

Conselho de docentes do 1º Ciclo

Mensal (primeira segunda-feira)

16h00

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

Mensal (após Conselho Pedagógico)

18h30

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Mensal (após Conselho Pedagógico)

18h30

Departamento de Línguas

Mensal (após Conselho Pedagógico)

18h30

Departamento de Expressões

Mensal (após Conselho Pedagógico)

18h30

Conselhos de Diretores de Turma

Bimensal

18h30

- Reunião de caracterização da turma.

Início do ano letivo

15h30

- Avaliação intercalar (1º período)

novembro

18h30

- Avaliação do 1º período

12 a 16 de dezembro

18h30

- Avaliação intercalar (2º período)

Fevereiro de 2017

18h30

- Avaliação do 2º Período

27 a 31 de março

18h30

Conselhos de Turma:

7

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

- Avaliação Intercalar (3º período)

- Avaliação do 3º Período

Secretariado de Exames

maio de 2017

18h30

9 de junho de 2017 (9º ano)

18h30

12 a 16 de junho (5º ao 10º ano)

18h30

19 a 23 de junho de 2017 (1º Ciclo)

18h30

Conforme calendário

18h30

Provas Finais do 3.º ciclo 1.ª Fase segunda-feira quinta-feira terça-feira 19 de junho de junho 27 de junho 9h30-9º ano 9h30 – 9.º ano 9h30 – 9.º ano PLNM Português Matemática

quinta-feira 20 de julho 9h30-9º ano PLNM

2.ª Fase sexta-feira 21 de julho 9h30 – 9.º ano Português

1.ª Fase

segunda-feira 24 de julho 9h30 – 9.º ano Matemática

2.ª Fase

Afixação de pautas

14 de julho

Afixação de pautas

4 de agosto

Afixação dos resultados (reapreciação)

14 de agosto

Afixação dos resultados (reapreciação)

25 de agosto

Provas de equivalência à frequência do ensino básico 1.ª fase Realização das provas 1.º ciclo………………………………………… 2.º ciclo………………………………………… 3.º ciclo…………………………………………

30 de junho a 7 de julho 23 de junho a 5 de julho 19 a 29 de junho

Afixação das pautas 1.º ciclo………………………………………… 2.º ciclo………………………………………… 3.º ciclo…………………………………………

17 de julho 17 de julho 14 de julho

Afixação dos resultados dos processos de reapreciação 1.º ciclo………………………………………… 2.º ciclo………………………………………… 3.º ciclo…………………………………………

14 de agosto

2.ª fase

20 a 27 de julho

4 de agosto

25 de agosto

8

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

EIXO DO DESENVOLVIMENTO E DA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES 1º Período

Atividades

Grupo Alvo

Dinamizadores

Recursos

Calendarização

Impacto

15 de setembro

 Sentimento de pertença à comunidade  Apresentação do corpo docente e dos colaboradores da escola á comunidade

Dia Mundial da Alimentação (Pirâmide dos Crianças do Educadores de Diversos Pré-Escolar e Infância e Docentes alimentos) do 1º CEB do 1º Ciclo

16 de outubro

 Experiências de desenvolvimento pessoal e social

Comemoração do Halloween: Recolha e Alunos do pré- Docentes de Inglês e Diversos exposição de trabalhos alusivos ao tema; escolar, 1º e 2º docentes de concurso de abóboras/ desfile de disfarces / Ciclos Educação Musical “Treak or treat” com eleição da melhor máscara

Entrega de materiais: 23.10.2016 Exposição de trabalhos: 26.10.2016 a 2.11.2016

 Desenvolvimento do sentimento de pertença à comunidade  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Desenvolvimento de relações interpessoais

Abertura do ano letivo: receção aos alunos e Toda a Direção da Escola, Comunidade professores, E.E. Educativa auxiliares e pessoal administrativo.

Diversos

9

Plano Anual de Atividades

Atividades

Ano letivo de 2016/2017

Grupo Alvo

Comemoração dos 41 anos da independência Alunos da República de Angola: Bandeira humana ECCB com cartolinas/ Canto do Hino Nacional

Dinamizadores

Recursos

da Docentes do 1º CEB Diversos e História

Calendarização 10 de novembro

Comemoração do Dia Internacional da Alunos do 2º e Diretores de Turma Diversos Declaração Universal dos Direitos Humanos 3º ciclo (Formação Cívica)

11 de novembro

Dia Mundial da Ciência: Laboratório Aberto/ Estudantes Experiências em sala de aula (1º CEB) ECCB

da Docentes Ciências

24 de novembro

Comemoração do Thanksgiving

da Docentes de Inglês

Alunos ECCB

de Diversos

Diversos

Comemoração da Restauração da Alunos do 2º e Docentes de História Diversos Independência de Portugal: Exposição de 3º Ciclo trabalhos (Bandeiras de Portugal).

21 a 25 de novembro

30 de novembro

Impacto  Desenvolvimento do sentimento de pertença à comunidade  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Desenvolvimento do sentimento de pertença à comunidade  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Desenvolvimento de competências instrumentais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Desenvolvimento do sentimento de pertença à comunidade  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Desenvolvimento do sentimento de pertença à comunidade  Experiências de desenvolvimento pessoal e social

10

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

de Diversos

01 de Dezembro

 Experiências de desenvolvimento pessoal e social

Unidade de Apoio á Diversos Escola Inclusiva Docentes

05 de Dezembro

 Experiências de desenvolvimento pessoal e social

e Recolha de 05 de dezembro

Desenvolvimento de ações de voluntariado

Comemoração do Dia Mundial de Luta contra Estudantes do Docentes 3º Ciclo Geografia SIDA Vamos celebrar a diferença /Dia Mundial da Estudantes Deficiência: Jogos de sensibilização; Futebol com equipa para-olímpica. Dia Mundial do Voluntariado

Estudantes ECCB

da Educadores Professores

donativos

da Estudantes do Docentes 3º Ciclo Geografia

de Diversos

10 de Dezembro

 Experiências de desenvolvimento pessoal e social

Comemoração do Dia Internacional da Estudantes do Docentes Declaração Universal dos Direitos Humanos 3º Ciclo Geografia

de Diversos

11 de Dezembro

Toda a Educadores Comunidade e Professores Escolar

Diversos

10 de dezembro

Estudantes da UAEI

Projetor

Finais de período

 Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Desenvolvimento do sentimento de pertença à comunidade  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social

Comemoração do Dia Internacional UNICEF: Exposição de trabalhos

Festa de Natal (Exposição de trabalhos) - Elaboração de Postais de Natal; - Apresentação de danças e canções; - Torneio de Futebol Ciclo de Cinema sobre Educação Inclusiva

Ciclo de Cinema (PT/GB) – visionamento de ECCB longas e/ou curtas-metragens

Docentes de Português e Inglês

11

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

2º Período Atividades Exposição de trabalhos: Castros e Citânias

Dia das TIC/Programação

Grupo Alvo

Dinamizadores Recursos Calendarização

Alunos do 2º Docente ciclo História Geografia Portugal

de e Diversos de

Estudantes do Professor de TIC 3º Ciclo

Diversos

Toda a Docente e alunos Diversos comunidade de Francês Dia de S. Valentim: elaboração de um escolar mural

Carnaval (elaboração de máscaras, desfile)

Toda a Educadores comunidade e Professores escolar

Diversos

9 a 13 de janeiro

Impacto  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social

fevereiro

14

de  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social

24 fevereiro

 Sentimento de pertença à comunidade  Experiências de desenvolvimento pessoal e social

10

a

fevereiro

12

Plano Anual de Atividades

Semana da Leitura: convite de dois escritores infantis (Dário Melo e Octaviano

Ano letivo de 2016/2017

Alunos do 2º e Docentes 3º Ciclos Português

de Convidado

13 a 17 de março

Correia)

Dia do π

Campeonato de Xadrez

Estudantes do Docentes 2º e 3º Ciclos de Matemática

Estudantes do Docentes 2º, 3º ciclos Matemática

Diversos

14 de março

Tabuleiros

27-31 de março

de

Comemoração do dia do Pai: elaboração de Alunos do pré- Titulares de Diversos trabalhos e oferta dos mesmos ao pai. escolar e do 1º Turma 1º CEB CEB Dia do Patrono da ECCB – Dia do nascimento de Camilo Castelo Branco com o seguinte plano de atividades: Toda a Comunidade Departamentos  Jogo de futebol com os pais Educativa Curriculares  Pedypaper  Danças  Trabalhos sobre o patrono

Diversos

13-17 de março

16 de março

 Sentimento de pertença à comunidade  Desenvolvimento de competências instrumentais e intelectuais.  Desenvolvimento de competências instrumentais e de atitudes intelectuais  Desenvolvimento de relações interpessoais  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Desenvolvimento de competências instrumentais e de atitudes intelectuais  Sentimento de pertença à comunidade  Desenvolvimento de competências instrumentais e de atitudes intelectuais  Desenvolvimento de relações interpessoais

13

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

Dia Mundial da Árvore e da Floresta Alunos do 1º Titulares de Diversos (Exposição de trabalhos, Plantação de CEB e pré- turma do 1º CEB árvores no espaço escolar) escolar. e do pré-escolar.

21 de março

 Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social

14

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

3º Período Atividades Dia Mundial da Dança

Comemoração do dia da língua portuguesa e

Grupo Alvo

Dinamizadores

Recursos

Comunidade escolar

Professores de Diversos Educação Física

Comunidade escolar

Docentes ECCB

da Diversos

Calendarização 29 de Abril

5 de maio

da cultura na CPLP.

de Diversos Comemoração do dia da mãe (elaboração de Alunos do 1º Titulares CEB e Pré- Turma do 1º trabalhos para oferta à mãe) escolar. CEB e Préescolar Comemoração do Dia da Europa

Toda a Docente comunidade Geografia escolar História

de Diversos e

7 de maio

09 de maio

Impacto  Sentimento de pertença à comunidade  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Sentimento de pertença à comunidade  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social 15

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

Dia Internacional da Família (construção da Comunidade educativa árvore genealógica da família)

UAEI e Diversos Titulares de Turma do 1º CEB e préescolar.

Dia Internacional dos Museus: visita de estudo Estudantes da Professores de Transporte História, escolar ao Museu da Escravatura e à Fortaleza de ECCB Geografia e Luanda Filosofia Estudantes do Professores de Docentes Campeonato de jogos matemáticos 2º e 3º ciclos Matemática da Escola

Comunidade educativa

Dia Mundial da Criança: - jogos tradicionais; - danças;

Docentes e Diversos pessoal nãodocente da ECCB

- exposição de trabalhos. Dia

de

Portugal,

Comunidades

de

das Comunidade Educativa Exposição de

Camões

Portuguesas:

e

Educadores Professores

e Diversos

15 de Maio

 Sentimento de pertença à comunidade  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social

18 de maio

Experiências de desenvolvimento cultural, pessoal e social

 Desenvolvimento de relações interpessoais Experiências de desenvolvimento pessoal e social 1 de junho  Sentimento de pertença à comunidade  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social 10 de junho (9  Experiências de desenvolvimento de junho) cultural, pessoal e social 20-24 de maio

trabalhos: Navegar Camões, pessoa e o Quinto Império

16

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

Encontros Gastronómicos: uma ementa por Comunidade Escolar dia, por país

Docentes de Diversos Inglês, Francês e Português

Encerramento do ano letivo: Festa Lusófona Comunidade Educativa (com apresentações culturais, trajes e

Educadores Professores

gastronomia lusófonos)

típica

de

todos

os

países

e Diversos

 Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social 23 de junho (24  Desenvolvimento de relações interpessoais de junho)  Experiências de desenvolvimento pessoal e social

17

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

Outras atividades Atividades

Campeonato Nacional de Leitura

Contos inclusivos

Grupo Alvo

Dinamizadores

Alunos dos 2º Docentes e 3º ciclos de Português

Recursos

Calendarização

Diversos

De acordo com o Regulamento do projeto.

Toda a Unidade de Diversos comunidade Apoio à Escola escolar Inclusiva

Ao longo ano letivo

Desenvolvimento de projetos da iniciativa dos Estudantes dos Docentes alunos. 2º e 3º ciclos

Parceria com o Projeto Musa AngolaRescue: Alunos doações; visita à instituição ECCB

da Docente Geografia

Diversos

A calendarizar sob proposta e apresentação do projeto.

de Diversos

Ao longo ano letivo

Impacto  Desenvolvimento de competências instrumentais e de atitudes intelectuais  Desenvolvimento de relações interpessoais  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Participação dos estudantes na vida da ECCB  Desenvolvimento de relações interpessoais  Experiências de desenvolvimento pessoal e social  Experiências de desenvolvimento pessoal e social

18

Plano Anual de Atividades

Atividades

Visita de estudo ao Porto de Luanda e ao Museu da Moeda (Geografia e História)

Exposição de Rosas-dos-Ventos (Geografia)

Contributo para a revista L/ATITUDE Produção de materiais pedagógico-didáticos articulados com os seguintes temas: - Ano Internacional das Leguminosas 2016; - Ano Internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento; - O nosso contributo para a paz no Mundo; - Os nossos escritores.

Olimpíadas da Matemática

Ler como quem joga, escrever como quem pinta: Notas de Leitura e Escrita do Desassossego.

Ano letivo de 2016/2017

Grupo Alvo

Alunos dos 2º e 3º ciclos

Alunos dos 2º e 3º ciclos

Alunos da ECCB

Alunos da ECCB

Alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário

Dinamizadores Docentes de História e Geografia

Docentes de Geografia

Docentes da ECCB

Docentes de Matemática Docentes de Português e Português Língua Não Materna

Recursos

Diversos

Diversos

Diversos

Diversos

Diversos

Calendarização

Impacto

Ao longo ano  Desenvolvimento letivo relações interpessoais  Experiências desenvolvimento pessoal e social Ao longo ano  Desenvolvimento letivo relações interpessoais  Experiências desenvolvimento pessoal e social Ao longo ano  Desenvolvimento letivo relações interpessoais (respeitando a  Experiências planificação desenvolvimento apresentada pela pessoal e social DSEEPE)

de

 Desenvolvimento relações interpessoais  Experiências desenvolvimento pessoal e social  Desenvolvimento relações interpessoais  Experiências desenvolvimento pessoal e social

de

De acordo com a calendarização a sair em regulamento próprio. De acordo com a calendarização a sair em regulamento próprio.

de

de de

de de

de

de de

19

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

EIXO DA DINÂMICA INSTITUCIONAL

Atividades Aprovação do Projeto Educativo

Aprovação do Regulamento Interno

Elaboração dos modelos dos documentos referentes à atividade do Conselho Pedagógico, dos Departamentos Curriculares e das diferentes unidades orgânicas da ECCB Constituição da equipa da Biblioteca Escolar.

Grupo Alvo

Dinamizadores

Recursos

Calendarização

Impacto

Diversos

Setembro 2016

de  Responder a uma exigência legal.  Estimular a reflexão coletiva partilhada

Toda a Direção Comunidade Pedagógica Educativa

Diversos

Setembro 2016

de  Responder a uma exigência legal  Estimular a reflexão coletiva partilhada

Toda a Direção Comunidade Pedagógica Educativa

Diversos

Setembro 2016

de  Organização de modelo funcionamento

Toda a Direção Comunidade Pedagógica Educativa

Corpo Docente Departamentos Programas Setembro Estudantes Curriculares e 2015 documentos legais

um de

de  Resposta a uma exigência legal  Organização de um modelo de funcionamento  Estimular a reflexão coletiva partilhada

20

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

Construção dos Planos de Atividades Corpo Docente Departamentos Programas Setembro referentes aos três períodos letivos Estudantes Curriculares e 2015 documentos legais

Aprovação das linhas orientadoras que Conselho norteiam a construção dos critérios de Pedagógico avaliação

Departamentos Programas Setembro Curriculares e 2015 documentos legais

Eleição dos representantes dos encarregados Encarregados de educação de cada grupo de crianças ou de Educação turmas

Educadoras; Docentes do 1º CEB e Diretores de Turma Direção Pedagógica Legislação em vigor

Dinamização da Associação de Encarregados Encarregados de Educação de Educação

Dinamização da Associação de Estudantes

Alunos do Diretor Ensino Turma Secundário

de Legislação em Vigor

Setembro 2015

de  Resposta a uma exigência legal  Organização de um modelo de funcionamento  Estimular a reflexão coletiva partilhada de  Resposta a uma exigência legal  Organização de um modelo de funcionamento  Estimular a reflexão coletiva partilhada de  Estabelecer sinergias entre a Escola e a comunidade envolvente

Ao longo do 1º  Estabelecer sinergias período entre a Escola e a comunidade envolvente  Estimular a reflexão coletiva partilhada  Participação dos estudantes na vida da ECCB

21

Plano Anual de Atividades

Atividades

Ano letivo de 2016/2017

Grupo Alvo

Elaborar o projeto de acolhimento que permita assegurar a transição entre os alunos provenientes do sistema educativo angolano para o sistema educativo português.

Dinamizadores

Recursos

Estudantes provenientes do sistema educativo angolano Constituir o Observatório de Avaliação Interna Comunidade (estruturas, objetivos, responsabilidades, Educativa modo de funcionamento, dispositivos).

Direção Pedagógica

Diversos

Direção Pedagógica

Diversos

Monitorizar os dispositivos e estratégias de Comunidade diferenciação curricular e pedagógica que irão Escolar sendo implementados na ECCB

Direção Pedagógica

Diversos

Calendarização

Impacto

Ao longo do 1º  Resposta a uma período exigência legal  Organização de um modelo de funcionamento Ao longo do 1º  Organização de um período modelo de funcionamento  Estimular a reflexão coletiva partilhada sobre os desafios e respostas Ao longo do  Organização de um ano letivo modelo de funcionamento  Estimular a reflexão coletiva partilhada sobre os desafios e respostas

22

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

EIXO DA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS EDUCADORES, PROFESSORES E OUTROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Atividades

Grupo Alvo

Dinamizadores

Formação dirigida para Auxiliares de Educação Auxiliares Psicóloga e do Pré-Escolar de Educação educadoras do Pré-Escolar Formação sobre o Decreto-Lei 3/2008 Educadores Psicóloga e Professores

Elaboração do Plano de Formação Contínua Profissionais (ações de curta duração – até 25 horas; de Educação palestras, colóquios,…)

Direção Pedagógica

Recursos

Calendarização

Impacto

 Resposta a problemas e desafios concretos  Reflexão coletiva sobre os desafios profissionais Novembro  Explicitação de procedimentos e respostas  Reflexão coletiva sobre os desafios profissionais Ao longo do 1º  Gerar processos de Período reflexão partilhada sobre os desafios profissionais  Apoiar projetos de mudança e de inovação educativa Novembro

23

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

EIXO DA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO EDUCATIVO Atividades

Grupo Alvo

Elaborar e aprovar o projeto de avaliação de Educadores desempenho dos Educadores, dos Professores e e Professores das Auxiliares de Ação Educativa

Dinamizadores Direção Pedagógica

Recursos Diversos

Calendarização

Impacto

Até final do 1º  Avaliar procedimentos; período  Refletir sobre metodologias;  Melhorar o serviço prestado.

24

Plano Anual de Atividades

Ano letivo de 2016/2017

AVALIAÇÃO Momentos de Avaliação

A avaliação do Plano Anual de Atividades far-se-á em duas fases. A primeira correspondente à reflexão sobre cada uma das atividades planeadas tendo em conta o seu grau de concretização e realização, as atividades realizadas e o impacto que obteve junto do público-alvo. A segunda fase resulta na elaboração de um relatório final que terá por base os resultados obtidos na fase anterior visando a melhoria do plano, a sua conformidade com o projeto Educativo.

Aprovado em Conselho Pedagógico (7 de outubro de 2016)

25