MONITORIA - FILOSOFIA 1. (Enade) A difusão da democracia grega criava a demanda que os sofistas pretendiam suprir em sua capacidade de educadores profissionais. O caminho para o sucesso político estava aberto a qualquer um, contanto que tivesse a capacidade e o treino para sobrepujar seus competidores. A necessidade primordial era dominar a arte de falar persuasivamente. Em função disso, argumentou-se que todo o ensino dos sofistas se resume na arte retórica. GUTHRIE, W. K. C. Os sofistas. Tradução João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1995, p. 24. (com adaptações).

Considerando o texto sobre os sofistas, analise as informações abaixo. I. II. III.

A retórica sofista tinha um lugar de destaque na nascente democracia grega do século V a.C, posto que a palavra se torna um instrumento fundamental no mundo jurídico-político. O papel do educador na Grécia clássica estava diretamente ligado ao desejo de competição pública, posto que os sofistas se interessam pela prática da erística (disputa). O sucesso político dependia da habilidade na arte de falar, posto que os mais altos cargos públicos eram ocupados pelos que possuíam uma argumentação persuasiva.

É correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. 2. (Uem) Os sofistas são conhecidos por serem os “antifilósofos”, os adversários preferidos dos primeiros filósofos gregos. Entre as acusações a eles endereçadas estava que “aboliram o critério, porque afirmam que todas as aparências e todas as opiniões são verdadeiras e que a verdade é algo relativo, pois que tudo o que é aparência ou opinião para um indivíduo existe [deste modo] para ele.” (MARQUES, M. P. Os sofistas: o saber em questão. In: FIGUEIREDO, V. de (Org.) Filósofos na Sala de Aula. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2007, v. 2, p. 31).

Sobre a atitude filosófica dos sofistas, é correto afirmar que 01) os sofistas não desejam a busca da verdade, pois essa era uma tarefa dos filósofos. 02) os sofistas não negavam a verdade, apenas apontavam os problemas relativos à sua aquisição. 04) os sofistas apresentavam, com suas contra-argumentações, problemas relevantes para os filósofos. 08) filósofos e sofistas perfazem duas personagens relevantes da filosofia na Grécia antiga. 16) os sofistas pretendiam desmascarar os filósofos na sua capacidade de desvirtuar e iludir a juventude.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA 3. (Ufla) Leia a citação seguinte do filósofo para responder à questão. “O homem não é mais que o que ele faz.” Jean Paul Sartre. O existencialismo é um humanismo, col. Os pensadores. São Paulo. Abril Cultural. 1973. p. 12

Essa subjetividade, presente no contexto acima, tem correspondência com a citação e a filosofia relativista do Sofista seguinte: a) Sócrates que diz: “Sei que nada sei”. b) Protágoras que afirma: “O homem é a medida de tudo”. c) Parmênides que afirma: “O ser é; o não ser não é”. d) Aristóteles que afirma: “O ser se exprime de muitos modos”. 4. (Uema) Leia o poema do moçambicano Craveirinha, Cantiga do negro do betelão. Se me visses morrer Os milhões de vezes que nasci... Se me visses chorar Os milhões de vezes que te riste... Se me visses gritar Os milhões de vezes que me calei... Se me visses cantar Os milhões de vezes que morri... E sangrei Digo-te, irmão europeu Também tu Havias de nascer Havias de chorar Havias de cantar Havias de gritar Havias de morrer E sangrar... Milhões de vezes como eu Fonte: CRAVEIRINHA. In: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFCLH da USP. São Paulo: Edusp, 2002, p.100.

O poeta constrói ou reconstrói a realidade em seus versos e o filósofo, ao ser “tocado” pela poesia, é chamado a refletir sobre ela. A primeira condição ou primeira virtude para o filosofar é a) problematizar. b) questionar. c) persuadir. d) teorizar. e) admirar.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA 5. (Ufsj) Assinale a alternativa CORRETA em relação ao objeto da Filosofia. a) O objeto da Filosofia é, notadamente, o Conhecimento considerado em toda a sua amplitude, a partir do processo da elaboração cognitiva, que é propriamente o pensamento e a comunicação dessa atividade pensante. b) A Filosofia tem por objeto a expressão de tudo o que pode o Homem pensar. c) O objeto de estudo da Filosofia é idêntico ao objeto de estudo da Ciência, sendo que a sua convergência é orientada pelo método experimental utilizado por ambos. d) A Filosofia tem na Teoria do Conhecimento o seu objeto e a sua mais ampla conceituação, uma vez que essa teoria é a expressão máxima de tudo o que se pode entender por Filosofia.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FILOSOFIA

GABARITO 1) Letra C 2) 02 + 04 + 08 = 14. 3) Letra B 4) Letra E 5) Letra A

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – SOCIOLOGIA 1.

A partir da Sociologia, que interpretação pode ser feita da situação apresentada na charge acima? a) Manolito incorpora a ética do trabalho, apresentada por Weber em A ética protestante e o espírito do capitalismo. b) Mafalda corresponde a um conceito ideal típico. c) O ato de cultivar plantas é um fato social total, conforme indica Durkheim em As regras do método sociológico. d) Há uma luta de classes entre Mafalda e Manolito. e) Manolito está preocupado com a alienação proletária nos termos marxistas.

2. (Ufu) Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado). A viatura foi chegando devagar E de repente, de repente resolveu me parar Um dos caras saiu de lá de dentro Já dizendo, aí compadre, você perdeu Se eu tiver que procurar você tá fodido Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...]. O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – SOCIOLOGIA A partir da perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que a dominação do Estado a) é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal. b) é estabelecida por meio da violência prioritariamente exercida contra grupos e classes excluídos social e economicamente. c) ocorre a partir da imposição da razão de Estado, ainda que contra as vontades dos cidadãos que, normalmente, àquela resistem. d) a exemplo da dominação de outras instituições, opera de forma genérica, exterior e coercitiva. 3. (Unimontes) A perspectiva weberiana de estudos sociológicos fundamenta-se na possibilidade de o cientista compreender a ação social do indivíduo, ou seja, em atores sociais capazes de conduzir suas próprias ações, que têm motivações e sentidos. Para ele, a ação social e suas diferentes motivações levam a quatro categorias ou tipologias. Assinale as colunas correspondentes às características de cada uma. 1 - Ação social racional em relação a fins 2 - Ação social racional com relação a valores 3 - Ação social tradicional 4 - Ação social afetiva ( ( ( (

) O agente tem motivações e inspirações imediatas como, por exemplo, de medo, de ódio ou entusiasmo. ) São modos de condutas que obedecem a estímulos habituais, de modo que ocorrem e são praticadas por vários agentes como um costume. ) O agente possui um comportamento fiel às suas convicções como, por exemplo, na política ou no exercício da liberdade religiosa. ) O agente disporá de todos os meios necessários para atingir um fim preestabelecido como, por exemplo, quando ele está praticando uma ação no mercado.

A sequência correta é a) 3, 2, 4, 1. b) 2, 1, 4, 3. c) 4, 1, 2, 3. d) 4, 3, 2, 1. 4. Eu não sou uma pessoa rica por enquanto, mas, se a gente aparenta pobreza, aí é que o dinheiro não entra mesmo. Mas eu já posso dizer que tenho uma carreira, que tenho objetivos a serem alcançados. E quando você tem uma carreira profissional pela frente, metas a serem atingidas, você tem que exibir para o mundo o seu sucesso, mostrar para o mundo que você é capaz de vencer. Para ser vitoriosa, você tem que parecer vitoriosa. E o sucesso sempre vai estar refletido na sua beleza. A roupa que se usa é o retrato de quem se é. SANT’ANNA, André. Questão Estética. Disponível em: . Acesso em 25/05/2012. proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – SOCIOLOGIA A mulher que escolhe a sua roupa segundo o sucesso que pretende alcançar está de acordo, predominantemente, com qual dos tipos de ação social? a) Ação tradicional. b) Ação afetiva. c) Ação racional referente a valores. d) Ação racional referente a fins. 5. (Ufu) O conceito de classe social, elaborado por Marx e por Weber, é útil para evidenciar que a sociedade tem divisões e diferenças internas, ou seja, que nem todos os indivíduos têm a mesma posição na sociedade. Considerando o conceito de classe social formulado por Marx e por Weber, assinale a alternativa incorreta. a) Para Weber, a relação entre as classes proprietárias e o proletariado moderno é de exploração. b) Para Marx, classe social significa a posição dos indivíduos nas relações de produção e o “motor da história” é a luta travada entre as classes sociais. c) Para Weber, classe social significa a posição dos indivíduos em uma escala de estratificação social, cuja medida é dada pelo montante de bens e salários, oportunidades de renda e capacidade de compra de produtos e no mercado de trabalho. d) Para Marx, a relação entre a burguesia e o proletariado é de conflito.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA – SOCIOLOGIA

GABARITO 1) Letra A 2) Letra A 3) Letra D 4) Letra D 5) Letra A

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA 1. (FGV-SP) Uma antiga técnica defensiva para conter um fenômeno global do século 21 Como se fosse um castelo medieval cercado por hordas de bárbaros, a Grécia acaba de completar o primeiro trecho (14,5 km) de um fosso que blindará sua fronteira terrestre com a Turquia, na região da Trácia. [...] Quando estiver terminado, terá 120 km de comprimento - quase em paralelo ao rio Evros, que serpenteia entre os dois países - por 30 de largura e 7 de profundidade. O buraco será semeado de arame farpado, câmeras térmicas e sensores de movimento. http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2011/08/06/grecia-constroi-uma-trincheira-para-frear-aimigracao-daturquia.jhtm

Sobre o “fosso” mencionado na reportagem, assinale a alternativa correta: a) Trata-se de uma iniciativa conjunta dos governos de Atenas e de Ancara, com vistas a minimizar os fluxos migratórios controlados por grupos organizados. b) Foi idealizado pela Frontex, a agência que gerencia o controle das fronteiras externas da União Europeia. c) Tem como objetivo estender para as fronteiras terrestres gregas o rígido sistema de segurança que esvaziou os campos de refugiados situados nas ilhas do Mar Egeu. d) É parte de um amplo programa de legalização da entrada de imigrantes, que já tornou a Grécia o país europeu que mais concede o estatuto de refugiado. e) Visa estancar o crescente fluxo de imigrantes ilegais que entram na União Europeia pela fronteira turco-grega

2.(UFBA) Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade, tendo sido responsáveis pela formação dos diversos povos e, em certa medida, dos próprios elementos culturais que os caracterizam. Os grupos étnicos existentes só podem ser entendidos a partir da análise das migrações, considerando-se os choques e as assimilações culturais dos povos ao longo da história. Com os deslocamentos populacionais, extensas regiões da Terra foram sendo ocupadas e colonizadas. O continente americano é um bom exemplo desse processo. Atualmente, as migrações internacionais tornaramse um fenômeno nunca antes registrado em qualquer outra etapa da evolução humana. Milhares de pessoas cruzam as fronteiras entre os países todos os anos em busca de emprego, melhores salários, oportunidades de estudo, ou fugindo da violência de guerras e perseguições políticas e religiosas. (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2006, p. 351).

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre globalização e migrações, pode-se afirmar: (01) As migrações internacionais, na atualidade, ocorrem, sobretudo, partindo dos países do Sul subdesenvolvidos para os do Norte desenvolvidos ou de países do Terceiro Mundo mais pobres para outros vizinhos com economias mais dinâmicas. (02) O período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial registra grandes fluxos migratórios, preferencialmente das áreas então consideradas superpovoadas — Europa e Ásia — para as regiões consideradas como vazios demográficos — Estados Unidos, Canadá, Argentina, Brasil e outros. (04) A França recebe todos os anos uma legião de norte-africanos oriundos, principalmente, da Líbia e do Egito, fugitivos das secas da África Subsaariana, e trabalhadores de outros países, como paquistaneses, indianos e jamaicanos. (08) O fluxo migratório para a União Européia (UE) e os Estados Unidos deverá diminuir nas próximas décadas, em razão do aumento das taxas de natalidade e do rejuvenescimento das populações dos países industrializados. (16) O crescimento das migrações Sul/Sul se deve principalmente à criação, pela economia globalizada, de ilhas de prosperidade em regiões subdesenvolvidas, a exemplo da política migratória bem sucedida das monarquias petrolíferas do Golfo Pérsico. (32) Os imigrantes muitas vezes enfrentam a rejeição da população e a repressão das autoridades, a exemplo do que ocorre na Europa e nos Estados Unidos, entretanto o Brasil, na contramão dessa tendência, tem sido condescendente com os trabalhadores bolivianos e paraguaios. (64) Os trabalhadores japoneses, nisseis, chegaram ao Brasil em migrações sucessivas a partir da segunda década do século passado e, atualmente, representam a maior comunidade de estrangeiros do país.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA 3. (UFLA) Os livros didáticos de geografia, ao discutirem a questão da demografia mundial, têm indicado tendências quanto à dinâmica populacional para os próximos anos. As alternativas abaixo indicam tais tendências, EXCETO: a) Há uma efetiva desaceleração nas médias de crescimento populacional mundial, a despeito do fato de que a média mundial esconde diferenças como: ser muito baixa nos países ricos e ainda ser alta nos países pobres. b) As migrações estão inseridas nas tendências mundiais da população, e estão diminuindo. Os movimentos migratórios, em termos mundiais, têm se dirigido a países em desenvolvimento, como o Brasil. c) Em 2007, pela primeira vez na história mundial, ocorreu o fato de haver mais pessoas morando na zona urbana, do que na zona rural. O crescimento urbano ocorre de maneira mais acelerada nos países em desenvolvimento, onde tal processo deve agravar os problemas socioeconômicos próprios da urbanização. d) Há uma tendência de envelhecimento da população mundial. Isso se observa a partir da combinação entre crescimento vegetativo baixo e aumento da longevidade.

4.(FGV) “Uma pesquisa recente do German Marshall Fund, dos EUA, estima o apoio à admissão turca na União Européia (UE) em 11% na França, 15% na Alemanha e 32% no Reino Unido.” Folha de S. Paulo, 02/10/2005. Leia os enunciados acerca da resistência à entrada da Turquia na UE e assinale a alternativa correta. I) Com os recentes atentados na Europa atribuídos a grupos islâmicos, aumenta a resistência à entrada de um país árabe na UE. II) A Turquia, que representava um obstáculo ao expansionismo soviético, perdeu importância estratégica com o fim da URSS. III) A opinião pública européia teme que a adesão turca represente aumento da imigração e, conseqüentemente, do desemprego. a) Estão corretas todas as afirmações. b) Estão corretas as afirmações II e III. c) Apenas a afirmação III está correta. d) Apenas a afirmação II está correta. e) Nenhuma das afirmações está correta.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA 5. (ENEM 2001) …Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes;… Smith, Adam. A riqueza das nações. Investigação sobre a sua natureza e suas causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

Jornal do Brasil, 19 de fevereiro de 1977. A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações: I – Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários. II – O texto refere-se à produção informatizada, e o quadrinho, à produção artesanal. III – Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário. Dentre essas afirmações, apenas: a) I está correta. b) II está correta. c) III está correta. d) I e II estão corretas. e) I e III estão corretas.

6.UERJ 2010 - Andy Warhol (1928-1987) é um artista conhecido por criaçõesque abordaram valores da sociedade de consumo; em especial, o uso e o abuso da repetição. Esses traços estão presentes, por exemplo, na obra que retrata as latas de sopa Campbell’s, de 1962.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

www.moma.org

O modelo de desenvolvimento do capitalismo e o correspondente elemento da organização da produção industrial representados neste trabalho de Warhol estão apontados em: a) taylorismo - produção flexível b) fordismo - produção em série c) toyotismo - fragmentação da produção d) neofordismo - terceirização da produção e) nenhuma das opções acima 7.(UEL) No início do século XX, o desenvolvimento industrial das cidades criou as condições necessárias para aquilo que Thomas Gounet denominou “civilização do automóvel”. Nesse contexto, um nome se destacou, o de Henri Ford, cujas indústrias aglutinavam contingentes de trabalhadores maiores que o de pequenas cidades com menos de 10.000 habitantes. O nome de Ford ficou marcado pela forma de organização de trabalho que propôs para a indústria.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA Com base nos conhecimentos sobre a organização do trabalho nos princípios propostos por Ford, assinale a alternativa correta. a) A organização dos sindicatos de trabalhadores dentro da fábrica transformou-os em colaboradores da empresa. b) A implantação da produção flexível de automóveis garantiu uma variedade de modelos para o consumidor. c) A produção em massa foi substituída pela de pequenos lotes de mercadorias, a fim de evitar estoques de produtos. d) O método de Ford potencializou o parcelamento de tarefas, largamente utilizado por Taylor. e) Para obter ganhos elevados, a organização fordista implicava uma drástica redução dos salários dos trabalhadores. 8. (UFU 2007) Considere o texto abaixo e as afirmativas seguintes. O lançamento do automóvel Ford modelo T, em 1908, nos Estados Unidos da América, assinala o futuro da produção industrial como fruto da estandartização e do consumo de massa. Henry Ford, seu idealizador, pretendia criar um automóvel barato e, por isso, apoiou-se nos princípios do taylorismo que visava otimizar a cadência e os gestos do trabalho, unidos aos princípios da padronização de peças intercambiáveis. O modelo T foi um sucesso: em 1910 vinte mil automóveis foram fabricados ao preço unitário de U$ 850,00 e, em 1916, seiscentos mil ao preço unitário de U$ 360,00. Até que a produção se encerrasse em 1927, aproximadamente quinze milhões de exemplares saíram da linha de montagem. I - O sistema de produção do Ford T baseava-se na utilização de máquinas-ferramentas, na diminuição do uso de mão-de-obra qualificada, no fluxo contínuo de produção, na fixação da jornada de trabalho de oito horas, no aumento dos salários. II - A introdução do Ford T no mercado ajudou a gerar não apenas um novo modelo de produção, mas também, novos padrões de operários capazes de adquirir o produto do próprio trabalho, tornando-se modelos para a sociedade americana. III - O sucesso do Ford T marca um momento de prosperidade e crescimento para uma sociedade que aceitou as normas impostas pelos interesses da indústria: consumo restrito e seletivo, trabalho cadenciado e em ritmo leve, com deslocamento do operário no interior da fábrica. IV - O Ford T foi um símbolo da transformação no trabalho industrial. Os trabalhadores facilmente adaptaram-se ao seu novo ritmo e natureza. Esse carro foi, também, símbolo dos produtos industriais baseados em uma produção seletiva e padronizada que visava atender uma única parcela da sociedade.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA Dentre as alternativas abaixo: a) apenas I e II são corretas. b) apenas I e III são corretas. c) apenas II e IV são corretas. d) apenas III e IV são corretas. e) apenas I e IV são corretas. 9. (UEA 2003) Nas primeiras décadas do século XX, o engenheiro Frederick Taylor desenvolveu os princípios de administração científica, que consistiam, basicamente, no controle dos tempos e dos movimentos dos trabalhadores para aumentar a eficiência do processo produtivo. Ao adotar estes princípios em sua fábrica, Henry Ford criava um novo método de produção. A inovação mais importante do modelo fordista de produção foi: a) a fragmentação da produção. b) o trabalho qualificado. c) a linha de montagem. d) a produção diferenciada. e) a redução dos estoques.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - GEOGRAFIA

GABARITO 1) Letra E 2) 51 (01+02+16+32) 3) Letra B 4) Letra C 5) Letra E 6) Letra B 7) Letra D 8) Letra A 9) Letra C

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - HISTÓRIA 1. Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então, a) os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento. b) a Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas. c) as forças e atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas. d) os franceses, aliados dos espanhóis, controlavam as tribos indígenas ao longo do litoral bem como as feitorias da costa sul-atlântica. e) a população de Portugal era pouco numerosa, impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos. 2. A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos. (K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.)

Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que a) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente. b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente. c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil. d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Moderna. e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa. 3. “O espaço fechado e o calor do clima, a juntar ao número de pessoas que iam no barco, tão cheio que cada um de nós mal tinha espaço para se virar, quase nos sufocavam. Esta situação fazia-nos transpirar muito, e pouco depois o ar ficava impróprio para respirar, com uma série de cheiros repugnantes, e atingia os escravos como uma doença, da qual muitos morriam”. (Relato do escravo Olaudah Equiano. Apud ILIFFE, J., Os africanos. História dum continente. Lisboa, Terramar, 1999, p. 179.)

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - HISTÓRIA A respeito do tráfico negreiro, é correto afirmar: a) Foi praticado exclusivamente pelos portugueses que obtiveram o direito de asiento, ou seja, direito ao fornecimento de escravos às plantações tropicais e às minas da América espanhola e anglo-saxã. b) Tornou-se uma atividade extraordinariamente lucrativa e decisiva no processo de acumulação primitiva de capitais que levou ao surgimento da sociedade industrial. c) Foi combatido pelos holandeses à época de sua instalação em Pernambuco, o que provocou a revolta da população luso-brasileira em meados do século XVII. d) Tornou-se alvo de divergências entre dominicanos, que defendiam o tráfico e a escravidão dos africanos, e os jesuítas, contrários tanto ao tráfico quanto à escravidão. e) O aperfeiçoamento do transporte registrado no século XIX visava diminuir a mortandade dos escravos durante a travessia do Atlântico, atenuava as críticas ao tráfico e ainda ampliava a margem de lucros. 4. "Há exagero em dizer que a extração do ouro liquidou a economia açucareira do Nordeste. Ela já estava em dificuldades vinte anos antes da descoberta do ouro (...). Mas não há dúvida de que foi afetada pelos deslocamentos de população e, sobretudo, pelo aumento do preço da mão-de-obra escrava..." Uma das conseqüências do processo descrito no texto, em termos administrativos, foi: a) a transferência da capital do Vice-Reinado para São Paulo, que passou a ser o pólo econômico mais importante da Colônia. b) a criação das Câmaras Municipais que passaram a deter, na Colônia, os poderes de concessão para exploração do ouro em Minas Gerais. c) o deslocamento do eixo da vida da Colônia para o Centro-Sul, especialmente para o Rio de Janeiro, por onde entravam escravos e suprimentos, e por onde saía o ouro das minas. d) o desaparecimento do sistema de Capitanias Hereditárias e sua substituição, na região Sudeste, pelas Províncias. e) o desenvolvimento de um comércio paralelo de escravos nas antigas regiões produtoras de açúcar, que gerou a necessidade de centralizar o poder nas mãos dos ouvidores. 5. "A armada de Martim Afonso de Sousa, que deveria deixar Lisboa a 3 de dezembro de 1531, vinha com poderes extensíssimos, se comparados aos das expedições anteriores, mas tinha como finalidade principal desenvolver a exploração e limpeza da costa, infestada, ainda e cada vez mais, pela atividade dos comerciantes intrusos." (HOLANDA, Sérgio Buarque de. "As Primeiras Expedições." in: HOLANDA, Sérgio Buarque de. (org) HISTÓRIA GERAL DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA. Tomo I, Volume 1. São Paulo: DIFEL, 1960. p. 93.)

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - HISTÓRIA Com base nesta citação, assinale a alternativa que indica corretamente os principais objetivos das primeiras expedições portuguesas às novas terras descobertas na América: a) expulsar os contrabandistas de pau-brasil e combater os holandeses instalados em Pernambuco b) garantir as terras brasileiras para Portugal, nos termos do Tratado de Tordesilhas, e expulsar os invasores estrangeiros c) instalar núcleos de colonização estável, baseados na pequena propriedade familiar, e escravizar os indígenas d) estabelecer contatos com as civilizações indígenas locais e combater os invasores franceses na Bahia e) organizar a administração, já que os colonos estavam dedicando-se a outras atividades econômicas, não seguindo às determinações do governo português. 6. O menosprezo pelo clero que como uma corrente paralela permeia toda a cultura medieval ao lado da elevada veneração pela posição sacerdotal, em parte pode ser explicado como uma reação ao comportamento mundano do alto clero e à considerável perda de status do baixo clero, ou então como resultado dos velhos instintos pagãos. A alma popular, apenas parcialmente convertida ao cristianismo, nunca perdeu por completo a aversão pelo homem que era proibido de lutar e obrigado a ser casto. A altivez cavalheiresca, baseada na coragem e no amor, assim como a rude mente do povo, afastavam de si o ideal espiritualizado. A degeneração dos próprios religiosos fazia o resto. E assim, durante séculos as camadas sociais altas e baixas se deleitaram com a figura do monge indecente e do padreco gordo e glutão. Johan Huizinga. O Outono da Idade Média.

O texto aborda um dos vícios que afetavam os membros do clero católico na Idade Média. O comportamento mundano e a vida indecente eram consideradas como: a) Simonia; b) Nicolaísmo; c) Investidura Leiga; d) Nestorianismo; e) Monofisismo. 7. As feiras eram geralmente realizadas nos burgos (núcleos populacionais que surgiram nas cercanias dos castelos). Nessa época, os núcleos urbanos se ampliaram e novos muros foram construídos para abrigar a expansão urbana e para proteger as atividades comerciais que eram realizadas nos burgos.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - HISTÓRIA O texto acima refere-se às feiras da Baixa Idade Média, as quais constituíam a) um instrumento de comércio local das cidades, para abastecimento cotidiano apenas de seus habitantes. b) áreas exclusivas de venda de produtos agrícolas. c) um sistema amplo de comércio da época, que abastecia os burgos. d) locais fixos para comercialização somente da produção dos feudos. e) áreas para venda de escravos. 8. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a crise do século XIV na Europa, durante a Baixa Idade Média. ( ( ( (

) A principal causa da crise foi uma combinação entre a Guerra dos Trinta Anos, as revoltas continentais contra o absolutismo e a propagação da peste bubônica por todo o continente. ) A Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra foi o principal conflito militar associado à crise e teve por resultado a vitória francesa diante dos ingleses. ) A crise enfraqueceu política e economicamente os senhores feudais, dando início a uma gradual transferência de poder para as monarquias europeias nos séculos seguintes. ) A crise destruiu o absolutismo monárquico como sistema político e abriu caminho para a descentralização de poder, típica do período medieval tardio.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V – F – F – V. b) F – F – V – V. c) V – V – F – F. d) F – V – V – F. e) F – V – F – V. 9. A crise do Sistema Feudal, que marcou a Baixa Idade Média, se manifestou através: I. Da Guerra dos Cem Anos. II. Das revoltas camponesas. III. Do enfraquecimento do exército nacional. IV. Do fortalecimento das relações servis. Quais estão corretas? a) Apenas I e II. b) Apenas III e IV. c) Apenas I, II e III. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV. 10. (Uem 2016) Sobre a Baixa Idade Média, período que se estendeu aproximadamente do século X ao século XV na Europa Ocidental, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Naquele período surgiram as hansas ou ligas, associações de comerciantes que congregavam os interesses dos comerciantes de diversas cidades. 02) Para os comerciantes, principalmente italianos, as cruzadas significaram a possibilidade de estreitar os contatos comerciais com o Oriente.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - HISTÓRIA 04) As cruzadas foram um movimento de expansão da Europa Cristã em direção ao Oriente com objetivos exclusivamente econômicos, o que pode ser observado na “Cruzada das Crianças”, que, com o apoio do Papa Inocêncio III, tinha por objetivo a venda de escravos no norte da África. 08) Na Baixa Idade Média, as corporações de ofício, nas cidades, eram associações que procuravam estabelecer o monopólio de seus respectivos ramos de atividade e controlavam os preços e a qualidade dos produtos. 16) Naquela época predominava a noção de “preço justo”, isto é, uma mercadoria deveria ser vendida pelo preço da matéria-prima utilizada acrescido do valor da mão de obra empregada.

11. (UNIFESP-2008) Houve, nos últimos séculos da Idade Média ocidental, um grande florescimento no campo da literatura e da arquitetura. Contudo, se no âmbito da primeira predominou a diversidade (literária), no da segunda predominou a unidade (arquitetônica). O estilo que marcou essa unidade arquitetônica corresponde ao a) b) c) d) e)

renascentista. românico. clássico. barroco. gótico.

12. (UEL-2002) Muito se tem falado sobre a origem do islamismo. Os contatos entre o mundo muçulmano e o Ocidente marcaram profundamente a história de ambos, seja pelos conflitos, tão constantes no percurso da humanidade, seja pelos intercâmbios culturais, tão necessários ao desenvolvimento de todos. Sobre a cultura islâmica durante o período medieval, é correto afirmar: a) O islamismo nasceu com a tribo dos sunitas, povo de origem indo-européia. b) Os europeus da Península Ibérica foram responsáveis pela introdução da filosofia grega na cultura dos muçulmanos. c) A expansão muçulmana, liderada pelos árabes, foi marcada pelo respeito aos costumes e crenças dos povos conquistados. d) A lenta difusão do Islã explica-se pela complexidade de seus preceitos, que dificultaram o aumento do contingente de crentes no Mediterrâneo. e) A supremacia econômica da Europa feudal incentivou o desenvolvimento do comércio no Império Árabe.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - HISTÓRIA 13. (Faap-1996) As cruzadas no Oriente Médio (séculos XIXIII) tiveram profunda repercussão sobre o feudalismo porque, entre outros motivos, a) diminuíram o prestígio da Santa Sé, em virtude da separação das Igrejas cristãs de Roma e de Bizâncio. b) impediram os contatos culturais com civilizações refinadas como a bizantina e a árabe c) aceleraram o comércio e o desenvolvimento de manufaturas, promovendo o crescimento de uma nova camada social d) desintegraram o sistema de comércio com o Oriente, gerando a decadência dos portos de Veneza, Gênova e Marselha e) estimularam a expansão da economia agrária, que minou a economia monetária dos centros urbanos 14. (Fuvest-2003) Perto do ano 1000, manifestações de medo foram verificadas em todo o Ocidente, como se o fim do milênio trouxesse consigo o fim dos tempos. Tal situação deve ser entendida como a) manifestação da crescente religiosidade que caracterizava a sociedade feudal. b) indício do crescente analfabetismo das camadas populares e diminuição da religiosidade clerical. c) decorrência da tomada do Império Bizantino pelos muçulmanos do norte da África. d) traço típico de uma sociedade em transição que se tornava mais clerical e menos guerreira. e) característica do momento de centralização política e de formação das monarquias nacionais. 15. (Vunesp-2001) Há mil anos atrás, em partes da Europa, vigorava o sistema feudal, cujas principais características foram: a) sociedade hierarquizada, com predomínio de uma economia agrária, que favoreceu intensa troca comercial nos burgos e cidades italianas. b) fraca concentração urbana, com predomínio da economia agrária sob a organização do Estado monárquico, apoiado pelo clero e pela burguesia. c) poder do Estado enfraquecido, ritmo de trocas comerciais pouco intenso, uso limitado da economia monetária, predominando uma sociedade agrária. d) ampliação do poder do Estado, uma sociedade organizada em três camadas — clérigos, guerreiros e trabalhadores — e predomínio da economia rural. e) intensificação da produção agrícola pelo uso da mão-deobra de servos e escravos, poder descentralizado e submissão dos burgos ao domínio da Igreja.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - HISTÓRIA

GABARITO 1) Letra C 2) Letra D 3) Letra B 4) Letra C 5) Letra B 6) Letra B 7) Letra C 8) Letra D 9) Letra A 10) 01 + 02 + 08 + 16 = 27 11) Letra E 12) Letra C 13) Letra C 14) Letra A 15) Letra C

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA As questões 1 e 2 referem-se ao enunciado descrito a seguir: Considere que, em uma prova de 1.000m no velódromo de Atenas, durante a paraolimpíada, um ciclista desenvolveu a velocidade de 2 m/s durante os 200m finais da corrida. Após cruzar a linha de chegada, no instante T, o ciclista freou uniformemente, até alcançar a metade do valor da velocidade que possuía ao chegar à linha, gastando cerca de 4 segundos.

1. Marque a alternativa que representa CORRETAMENTE, o comportamento da velocidade do ciclista no intervalo de tempo descrito no enunciado acima. VELOCIDADE

a)

VELOCIDADE

b)

2

2

T

c)

T+4

TEMPO

VELOCIDADE

T

d)

2

T+4

TEMPO

VELOCIDADE

2

T

T+4

TEMPO

T

T+4

TEMPO

2. Marque a alternativa que ilustra CORRETAMENTE o gráfico aceleração em função do tempo no intervalo descrito no enunciado.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA ACELERAÇÃO

a)

ACELERAÇÃO

b)

T

0,25

T+4 TEMPO

-0,25

0

T

T+4

0

TEMPO

ACELERAÇÃO

c)

ACELERAÇÃO

d)

2,0

0,25

0 T

T+4

0 5

TEMPO

T

T+4

TEMPO

As questões 3 e 4 estão associadas à análise do movimento de um carrinho do parque de diversões Um brinquedo típico nos parques de diversões é o “bate-bate”. A velocidade dos carrinhos mantémse constante e igual a 2,0 m/s, durante o percurso, antes de uma possível colisão. Considere que, após uma colisão, cada veículo adquira instantaneamente a velocidade de 2,0 m/s. O gráfico abaixo mostra o comportamento de um determinado carrinho durante o período de funcionamento do brinquedo que dura 3 minutos.

V(m/s)

2,0

15

45

90

105

120

135

180 Tempo(s)

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA 3. Qual o tempo efetivo de movimento do carrinho “bate-bate” durante os três minutos de funcionamento do brinquedo? A) 180 segundos. B) 120 segundos. C) 60 segundos. D) 45 segundos. E) 100 segundos

4. Qual a distância percorrida pelo carrinho durante os três minutos de funcionamento do brinquedo? A) 360 m. B) 300 m. C) 240 m. D) 120 m. E) 200 m

5. O gráfico da velocidade em função do tempo de um ciclista, que se move ao longo de uma pista retilínea, é mostrado a seguir. Considerando que ele mantém a mesma aceleração entre os instantes t = 0 e t = 7 segundos, marque a alternativa que indica a distância percorrida neste intervalo de tempo. A) 32 m B) 48 m C) 77 m D) 93 m E) 118 m

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA 6. (Pucpr 2016) Uma forma de gelo com água a 25 C é colocada num freezer de uma geladeira para formar gelo. O freezer está no nível de congelamento mínimo, cuja temperatura corresponde a 18 C.

As etapas do processo de trocas de calor e de mudança de estado da substância água podem ser identificadas num gráfico da temperatura X quantidade de calor cedida. Qual dos gráficos a seguir mostra, corretamente (sem considerar a escala), as etapas de mudança de fase da água e de seu resfriamento para uma atmosfera?

a)

d)

b)

e)

c)

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA 7. (Fac. Albert Einstein - Medicin 2017) Sabe-se que um líquido possui calor específico igual a 0,58 cal g  C. Com o intuito de descobrir o valor de seu calor latente de vaporização, foi realizado um experimento onde o líquido foi aquecido por meio de uma fonte de potência uniforme, até sua total vaporização, obtendo-se o gráfico abaixo. O valor obtido para o calor latente de vaporização do líquido, em cal g, está mais próximo de:

a) 100 b) 200 c) 540 d) 780 e) 820 8. (Unesp 2017) Um bloco de gelo de massa 200 g, inicialmente à temperatura de –10 C, foi mergulhado em um recipiente de capacidade térmica 200 cal C contendo água líquida a 24 C. Após determinado intervalo de tempo, esse sistema entrou em equilíbrio térmico à temperatura de 4 C. O gráfico mostra como variou a temperatura apenas do gelo, desde sua imersão no recipiente até ser atingido o equilíbrio térmico.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA calor específico líquida

da

água

1 cal g  C

calor específico do gelo

0,5 cal g  C

calor latente de fusão do gelo

80 cal g

Considerando as informações contidas no gráfico e na tabela, que o experimento foi realizado ao nível do mar e desprezando as perdas de calor para o ambiente, calcule a quantidade de calor absorvido pelo bloco de gelo, em calorias, desde que foi imerso na água até ser atingido o equilíbrio térmico, e calcule a massa de água líquida contida no recipiente, em gramas, antes da imersão do bloco gelo.

9. (Ufjf-pism 2 2017) O gráfico abaixo mostra a variação da temperatura de um corpo de 20 g em função da quantidade de calor a ele fornecida. Durante o processo, o corpo sofre uma transição de fase, passando do estado sólido para o estado líquido.

Assinale a alternativa CORRETA: a) a fusão do corpo ocorrerá a 100 C se a sua massa for de 40 g. b) o calor latente de fusão do corpo é de 10 cal g. c) a 100 C, será iniciada, necessariamente, uma nova transição de fase. d) o calor latente de fusão do corpo é de 5 cal g. e) a fusão do corpo ocorrerá a 50  C somente se sua massa for de 40 g.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA 10. (Ufpr 2017) Entre as grandezas físicas que influenciam os estados físicos das substâncias, estão o volume, a temperatura e a pressão. O gráfico abaixo representa o comportamento da água com relação aos estados físicos que ela pode ter. Nesse gráfico é possível representar os estados físicos sólido, líquido e gasoso. Assinale a alternativa que apresenta as grandezas físicas correspondentes aos eixos das abscissas e das ordenadas, respectivamente.

a) Pressão e volume. b) Volume e temperatura. c) Volume e pressão. d) Temperatura e pressão. e) Temperatura e volume.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - FÍSICA GABARITO 1) Letra A 2) Letra B 3) Letra B 4) Letra C 5) Letra A 6) Letra A 7) Letra B 8) 690 g 9) Letra D 10) Letra D

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA 1. (ifsc 2015) A água é uma substância de grande importância para os seres vivos: cerca de três quartos da superfície terrestre são cobertos por água. Ela representa cerca de 75% das substâncias que compõem o corpo dos seres vivos. A perda de 20% de água corpórea (desidratação) pode levar à morte e uma perda de apenas 10% já causa problemas graves. A água também funciona como um moderador de temperatura e é indispensável ao metabolismo celular. Assinale a alternativa que se refere CORRETAMENTE a uma propriedade da água. a) A água pura é aquela constituída de sais minerais, como o sódio, o zinco e o magnésio. b) A capilaridade da água impede que plantas transportem até as folhas os líquidos que retiram do solo. c) Em clima seco a evaporação da água é menos rápida. d) A passagem da água do estado sólido para o estado líquido denomina-se evaporação. e) Um mosquito pousa sobre a superfície líquida da água de um rio, porque suas moléculas são fortemente coesas. 2. (cftrj 2017) A configuração eletrônica 3s2 representa os elétrons da camada de valência de um elemento químico A. Este elemento combina-se com um elemento B que apresenta número de massa 80 e 45 nêutrons. O tipo de ligação e a fórmula resultante dessa combinação serão, respectivamente: a) iônica, A 2B; b) covalente, AB2 ; c) iônica, AB2 ; d) covalente, A 2B. e) covalente, AB; 3. (Espcex (Aman) 2017) Compostos contendo enxofre estão presentes, em certo grau, em atmosferas naturais não poluídas, cuja origem pode ser: decomposição de matéria orgânica por bactérias, incêndio de florestas, gases vulcânicos etc. No entanto, em ambientes urbanos e industriais, como resultado da atividade humana, as concentrações desses compostos são altas. Dentre os compostos de enxofre, o dióxido de enxofre (SO2 ) é considerado o mais prejudicial à saúde, especialmente para pessoas com dificuldade respiratória. Adaptado de BROWN, T.L. et al, Química: a Ciência Central. 9ª ed, Ed. Pearson, São Paulo, 2007.

Em relação ao composto SO2 e sua estrutura molecular, pode-se afirmar que se trata de um composto que apresenta Dado: número atômico S  16; O  8. a) ligações covalentes polares e estrutura com geometria espacial angular. b) ligações covalentes apolares e estrutura com geometria espacial linear. c) ligações iônicas polares e estrutura com geometria espacial trigonal plana. d) ligações covalentes apolares e estrutura com geometria espacial piramidal. e) ligações iônicas polares e estrutura com geometria espacial linear.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA 4. (cftmg 2016) Sobre as características do dióxido de enxofre (SO2 ), afirma-se que: I. apresenta geometria angular. II. apresenta ligações covalentes. III. corresponde a um óxido básico. IV. corresponde a uma molécula apolar. São corretas apenas as afirmações a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) III e IV e) II e IV. 5. (ifsul 2016) A tabela abaixo relaciona as substâncias à suas aplicações. Substância NH3 CH4

SO 2

Aplicação Produtos de limpeza. Matéria prima para produção de outros compostos. Antisséptico, desinfetante.

A alternativa que relaciona as substâncias com a sua geometria molecular é, respectivamente: a) trigonal plana, tetraédrica e angular. b) trigonal plana, piramidal e linear. c) piramidal, tetraédrica e linear. d) piramidal, tetraédrica e angular. e) trigonal plana, linear e angular. 6. (Uerj 2016) Cosméticos de uso corporal, quando constituídos por duas fases líquidas imiscíveis, são denominados óleos bifásicos. Observe na tabela as principais características de um determinado óleo bifásico. Fase

Solvente

aquosa

água solvente apolar

orgânica

Volume Massa

orgânico

(mL)

(g)

30,0

30,0

70,0

56,0

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA Para diferenciar as duas fases, originariamente incolores, é adicionado ao óleo um corante azul de natureza iônica, que se dissolve apenas na fase em que o solvente apresenta maior afinidade pelo corante. Essa adição não altera as massas e volumes das fases líquidas. As duas fases líquidas do óleo bifásico podem ser representadas pelo seguinte esquema:

a)

b)

c)

d) 7. (Unicamp 2016) O trecho seguinte foi extraído de uma revista de divulgação do conhecimento químico, e trata de alguns aspectos da lavagem a seco de tecidos. “Tratando-se do desempenho para lavar, o tetracloroetileno é um solvente efetivo para limpeza das roupas, pois evita o encolhimento dos tecidos, já que evapora facilmente, dada sua baixa pressão de vapor (0,017 atm., 20C), e dissolve manchas lipofílicas, como óleos, ceras e gorduras em geral...” A leitura desse trecho sugere que o tetracloroetileno é um líquido apolar e sua alta volatilidade se deve ao seu baixo valor de pressão de vapor. Levando em conta o conhecimento químico, pode-se a) concordar parcialmente com a sugestão, pois há argumentos que justificam a polaridade, mas não há argumentos que justifiquem a volatilidade. b) concordar totalmente com a sugestão, pois os argumentos referentes à polaridade e à volatilidade apresentados no trecho justificam ambas. c) concordar parcialmente, pois não há argumentos que justifiquem a polaridade, mas há argumentos que justificam a volatilidade. d) discordar totalmente, pois não há argumentos que justifiquem a polaridade nem a volatilidade. e) dizer que está errado.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA 8. (Puccamp 2016) O quartzo é um mineral cuja composição química é SiO 2 , dióxido de silício. Considerando os valores de eletronegatividade para o silício e oxigênio, 1,8 e 3,5, respectivamente, e seus grupos da tabela periódica (o silício pertence ao grupo 14 e o oxigênio ao grupo 16), prevê-se que a ligação entre esses átomos seja: a) covalente apolar. b) covalente coordenada. c) covalente polar. d) iônica. e) metálica. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Considere o texto abaixo para responder à(s) quest(ões) a seguir. “Anderson Silva ainda não deu sua versão sobre ter sido flagrado no exame antidoping, conforme divulgado na noite de terça-feira. O fato é que a drostanolona, substância encontrada em seu organismo, serve para aumentar a potência muscular - e traz uma série de problemas a curto e longo prazos.” Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2015.

9. (Fmp 2016) A pouca solubilidade dos compostos em água está relacionada às interações químicas. Sendo assim, a pouca solubilidade do esteroide propionato de drostanolona deve-se à ligação do tipo a) de hidrogênio b) de dipolo-dipolo c) eletrovalente d) de Van der Waals e) covalente 10. (Uerj 2015) Para fabricar um dispositivo condutor de eletricidade, uma empresa dispõe dos materiais apresentados na tabela abaixo: Material I II III IV

Composição química C S As Fe

Sabe-se que a condutividade elétrica de um sólido depende do tipo de ligação interatômica existente em sua estrutura. Nos átomos que realizam ligação metálica, os elétrons livres são os responsáveis por essa propriedade.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA Assim, o material mais eficiente para a fabricação do dispositivo é representado pelo seguinte número: a) I b) II c) III d) IV 11. (Mackenzie 2015) Os gases do efeito estufa envolvem a Terra e fazem parte da atmosfera. Estes gases absorvem parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre, impedindo que a radiação escape para o espaço e aquecendo a superfície da Terra. Atualmente são seis os gases considerados como causadores do efeito estufa: dióxido de carbono (CO2 ), metano (CH4 ), óxido nitroso (N2O), clorofluorcarbonetos (CFCs), hidrofluorcarbonetos (HFCs), e hexafluoreto de enxofre (SF6 ). Segundo o Painel Intergovernamental de mudanças do Clima, o CO 2 é o principal “culpado” pelo aquecimento global, sendo o gás mais emitido (aproximadamente 77% ) pelas atividades humanas. No Brasil, cerca de 75% das emissões de gases do efeito estufa são causadas pelo desmatamento, sendo o principal alvo a ser mitigado pelas políticas públicas. No mundo, as emissões de CO2 provenientes do desmatamento equivalem a 17% do total. O hexafluoreto de enxofre (SF6 ) é o gás com maior poder de aquecimento global, sendo 23.900 vezes mais ativo no efeito estufa do que o CO2 . Em conjunto, os gases fluoretados são responsáveis por 1,1% das emissões totais de gases do efeito estufa. http://www.institutocarbonobrasil.org.br/mudancas_climaticas/gases_do_efeito_estufa

A respeito dos gases citados no texto, de acordo com a teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência (VSEPR), é correto afirmar que as moléculas Dados: números atômicos (Z) : H  1, C  6, N  7, O  8, F  9 e S  16. a) do metano e do gás carbônico apresentam geometria tetraédrica. b) do óxido nitroso e do gás carbônico apresentam geometria angular. c) do hexafluoreto de enxofre apresentam geometria linear. d) do metano apresentam geometria tetraédrica e as do gás carbônico são lineares. e) do óxido nitroso têm geometria angular e as do metano são lineares. 12. (Espcex (Aman) 2015) As substâncias ozônio (O3 ); dióxido de carbono (CO2 ); dióxido de enxofre (SO2 ); água (H2O) e cianeto de hidrogênio (HCN) são exemplos que representam moléculas triatômicas. Dentre elas, as que apresentam geometria molecular linear são, apenas, Dados: 1H1 ; 6 C12 ; 8 O16 ; 16 S32 ; 7 N14 a) cianeto de hidrogênio e dióxido de carbono. b) água e cianeto de hidrogênio. c) ozônio e água. d) dióxido de enxofre e dióxido de carbono. e) ozônio e dióxido de enxofre.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA 13. (Uel 2015) Desde os primórdios da humanidade, há uma busca por entender questões acerca da origem, do funcionamento e da organização do Universo. Na tentativa de propor explicações, os cientistas elaboram modelos. Considerando que as propriedades físico-químicas da matéria, os tipos de ligações e as geometrias moleculares podem ser explicados por meio de modelos atômicos, modelos de ligações e modelos de moléculas, relacione a coluna da esquerda com a da direita. A. Geometria linear, ligação covalente e forças intermoleculares do tipo dipolodipolo. II. A água é uma substância B. Geometria linear, molécula apolar e molecular, polar e considerada forças intermoleculares do tipo dipolosolvente universal. induzido dipolo-induzido. III. O benzeno é uma substância C. Composto aromático e forças do tipo apolar e líquida em temperatura dipolo-induzido dipolo-induzido. ambiente. IV. O HC é um gás em temperatura D. Alto ponto de fusão e ebulição, ambiente. composto formado por ligação iônica. V. O CO2 é um gás em temperatura E. Ligações de hidrogênio e geometria angular. ambiente. I.

O NaC é um sólido temperatura ambiente.

em

Assinale a alternativa que contém a associação correta. a) I-B, II-A, III-C, IV-E, V-D. b) I-B, II-A, III-E, IV-D, V-C. c) I-D, II-C, III-E, IV-B, V-A. d) I-D, II-E, III-C, IV-A, V-B. e) I-C, II-E, III-B, IV-A, V-D. 14. (Cefet MG 2015) O dióxido de carbono, ao ser resfriado a uma temperatura inferior a 78C, solidifica-se transformando-se em “gelo seco”. Exposto à temperatura ambiente, sob a pressão atmosférica, o gelo seco sublima. Essa mudança de estado envolve o rompimento de a) interações dipolo induzido entre moléculas lineares. b) ligações de hidrogênio presentes na estrutura do gelo. c) interações dipolo permanente entre moléculas angulares. d) interações iônicas entre os átomos de oxigênio e carbono. e) ligações covalentes entre os átomos de carbono e oxigênio. 15. (Enem 2015) Pesticidas são substâncias utilizadas para promover o controle de pragas. No entanto, após sua aplicação em ambientes abertos, alguns pesticidas organoclorados são arrastados pela água até lagos e rios e, ao passar pelas guelras dos peixes, podem difundir-se para seus tecidos lipídicos e lá se acumularem. A característica desses compostos, responsável pelo processo descrito no texto, é o(a) a) baixa polaridade. b) baixa massa molecular. c) ocorrência de halogênios. d) tamanho pequeno das moléculas. e) presença de hidroxilas nas cadeias.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o texto para responder à(s) questão(ões). A história do seriado Breaking Bad gira em torno de um professor de Química do ensino médio, com uma esposa grávida e um filho adolescente que sofre de paralisia cerebral. Quando é diagnosticado com câncer, ele abraça uma vida de crimes, produzindo e vendendo metanfetaminas. O uso de drogas pode desestabilizar totalmente a vida de uma pessoa, gerando consequências devastadoras e permanentes. Muitas vezes, toda a família é afetada. As metanfetaminas são substâncias relacionadas quimicamente com as anfetaminas e são um potente estimulante que afeta o sistema nervoso central. (http://tinyurl.com/pffwfe6. Acesso em: 13.06.2014. Adaptado)

16. (Fatec 2015) Após identificar a presença de álcool etílico, H3 C  CH2  OH, em amostras de leite cru refrigerado usado por uma empresa na produção de leite longa vida e de requeijão, fiscais da superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento recomendaram que os lotes irregulares dos produtos fossem recolhidos das prateleiras dos supermercados, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. Segundo o Ministério, a presença de álcool etílico no leite cru refrigerado pode mascarar a adição irregular de água no produto. (http://tinyurl.com/m8hxq6b. Acesso em: 21.08.2014. Adaptado)

Essa fraude não é facilmente percebida em virtude da grande solubilidade desse composto em água, pois ocorrem interações do tipo a) dipolo-dipolo. b) íon-dipolo. c) dispersão de London. d) ligações de hidrogênio. e) dipolo instantâneo-dipolo induzido. 17. (cftrj 2014) O elemento químico X apresenta subnível mais energético igual a 6s2. Esse elemento químico, ao reagir com o elemento químico Y, contendo os subníveis 4s24p5 na camada de valência, formará um composto que terá a seguinte fórmula química e tipo de ligação: a) XY3 – ligação iônica. b) XY – ligação covalente. c) XY2 – ligação iônica. d) X2Y – ligação covalente. e) XY – ligação iônica.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA 18. (Uea 2014) A queima de florestas é uma das imagens mais negativas do Brasil no exterior. Durante a queima são liberadas toneladas de gás carbônico (CO2), um dos gases do efeito estufa. A derrubada de florestas altera o equilíbrio ecológico da região, interferindo no ciclo das chuvas (precipitação de H 2O) e na fertilidade do solo. Pode-se afirmar corretamente que as geometrias moleculares e as polaridades das moléculas de água e de gás carbônico são, respectivamente, a) linear e polar; angular e apolar. b) angular e apolar; linear e apolar. c) angular e polar; linear e polar. d) angular e polar; linear e apolar. e) linear e apolar; angular e polar. 19. (utfpr 2014) Os cinco desenhos a seguir representam frascos contendo água líquida abaixo da linha horizontal

Assinale a alternativa que apresenta o frasco que melhor representa a evaporação da água. a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V. 20. (Ucs 2014) O sulfeto de hidrogênio, H2S, é um dos compostos responsáveis pela halitose, ou mau hálito. Ele é formado pela reação das bactérias presentes na boca com os restos de alimento. Apesar de apresentar estrutura semelhante à molécula de água, o H2S é um gás à temperatura ambiente e pressão atmosférica, porque apresenta a) forças intermoleculares mais fracas em relação ás ligações de hidrogênio na água. b) forças intermoleculares mais fortes em relação ás ligações de hidrogênio na água. c) ligação iônica, e a água apresenta geometria angular. d) ligação covalente, e a água apresenta ligação iônica. e) geometria linear e ligação covalente.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - QUÍMICA

GABARITO 1) Letra E 2) Letra C 3) Letra A 4) Letra A 5) Letra D 6) Letra D 7) Letra A 8) Letra C 9) Letra B 10) Letra D 11) Letra D 12) Letra A 13) Letra D 14) Letra A 15) Letra A 16) Letra D 17) Letra C 18) Letra D 19) Letra D 20) Letra A

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA 1. (Fmp 2016) O gráfico a seguir mostra como a concentração do substrato afeta a taxa de reação química.

O modo de ação das enzimas e a análise do gráfico permitem concluir que a) todas as moléculas de enzimas estão unidas às moléculas de substrato quando a reação catalisada atinge a taxa máxima. b) com uma mesma concentração de substrato, a taxa de reação com enzima é menor que a taxa de reação sem enzima. c) a reação sem enzima possui energia de ativação menor do que a reação com enzima. d) o aumento da taxa de reação com enzima é inversamente proporcional ao aumento da concentração do substrato. e) a concentração do substrato não interfere na taxa de reação com enzimas porque estas são inespecíficas. 2. (Uerj 2013) Existem dois tipos principais de inibidores da atividade de uma enzima: os competitivos e os não competitivos. Os primeiros são aqueles que concorrem com o substrato pelo centro ativo da enzima. Considere um experimento em que se mediu a velocidade de reação de uma enzima em função da concentração de seu substrato em três condições: • ausência de inibidores; • presença de concentrações constantes de um inibidor competitivo; • presença de concentrações constantes de um inibidor não competitivo. Os resultados estão representados no gráfico abaixo:

A curva I corresponde aos resultados obtidos na ausência de inibidores. proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA As curvas que representam a resposta obtida na presença de um inibidor competitivo e na presença de um não competitivo estão indicadas, respectivamente, pelos seguintes números: a) II e IV b) II e III c) III e II d) IV e III e) I e IV 3. (utfpr 2017) O conhecimento dos fenômenos que ocorrem em um ecossistema é fundamental para a preservação do meio ambiente. Em um ecossistema, a transferência contínua de energia e matéria ocorre através da cadeia alimentar. Começa pelos produtores, passa pelos consumidores e termina pela ação dos decompositores. Considerando estas informações, assinale a alternativa correta. a) Os decompositores são quimiossintetizantes, organismos providos de pigmentos fotossintéticos. b) Nos ecossistemas aquáticos, o fitoplâncton e o zooplâncton constituem o nível dos decompositores. c) Os consumidores podem ser primários (animais herbívoros) e secundários (animais carnívoros). d) Nos ecossistemas terrestres, os consumidores representam a maior biomassa e estão na base da pirâmide de energia. e) Os consumidores primários tem papel importante no sequestro de carbono, pois absorvem CO2 (gás carbônico) da atmosfera, diminuindo o efeito estufa. 4. (cps 2016) O solo pode ser conceituado como um manto superficial formado por rocha desagregada e, eventualmente, cinzas vulcânicas, em mistura com matéria orgânica em decomposição, contendo, ainda, água e ar em proporções variáveis e organismos vivos. Acesso em: 05.08.2015.

Como exemplos de matéria orgânica, é correto citar a) sal de cozinha e vidro. b) sal de cozinha e água. c) amido e folhas. d) amido e água. e) vidro e folhas. 5. (Acafe 2016) Os seres vivos interagem e estabelecem relações entre si e com o ambiente. A seguir está representada, esquematicamente, a relação de alimentação entre os organismos de um ecossistema e a respectiva transferência de energia e de nutrientes.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

Sobre o tema abordado no esquema, analise as afirmações a seguir. I. Uma cadeia alimentar é sempre composta por diferentes níveis que são caracterizados de acordo com o tipo de nutrição dos organismos. Dependendo do nível trófico ocupado, os organismos podem ser produtores, ou consumidores, ou decompositores. II. Os produtores são seres autótrofos, sintetizam matéria orgânica a partir de substâncias inorgânicas, por isso estão obrigatoriamente no início de qualquer cadeia alimentar. Transformam energia luminosa em energia química através da fotossíntese. Essa energia nutre os tecidos vegetais que servirão de fonte energética para outros organismos, com eficiência ecológica média de 90%. III. A decomposição é um processo de transformação da matéria orgânica em moléculas simples, que podem ser reutilizadas pelos produtores, num processo natural de reciclagem. IV. A teia alimentar é caracterizada pelo conjunto de cadeias alimentares, ligadas entre si e, geralmente, representadas como um diagrama das relações tróficas (alimentares) entre os diversos organismos ou espécies de um ecossistema. V. A produtividade de um ecossistema depende de diversos fatores, dentre os quais os mais importantes são a luz, a água, o gás carbônico e a disponibilidade de nutrientes. A produtividade bruta corresponde ao total de matéria orgânica acumulada depois de descontados os gastos referentes à atividade metabólica, enquanto a produtividade líquida corresponde ao total de matéria orgânica acumulada. a) I - III - IV b) II - III - V c) III - IV d) IV - V e) II – IV

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA 6. (ifsp 2016) Analise as relações entre os seres vivos na teia alimentar esquematizada abaixo.

Assinale alternativa INCORRETA. a) A coruja, a águia e a serpente ocupam nesta teia alimentar mais de dois níveis tróficos. b) O sapo quando se alimenta apenas da joaninha situada na região central da figura, ocupa a posição de consumidor terciário. c) Os seres vivos do segundo nível trófico são os decompositores. d) As folhagens, frutos e flores dos vegetais são os produtores que mantêm a teia alimentar. e) O rato, o caracol e a lagarta são herbívoros. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Observe a figura abaixo para responder à(s) quest(ões).

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA 7. (Udesc 2016) A figura acima mostra, de maneira simplificada, a cadeia alimentar de um determinado ecossistema. Sobre esta cadeia, analise as proposições. I. Os roedores indicados na cadeia possuem mais quantidade de energia química disponível do que os grandes carnívoros. II. Os herbívoros são classificados como consumidores secundários. III. Com exceção das plantas, todos os outros integrantes da cadeia alimentar são autótrofos. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa I é verdadeira. b) Somente a afirmativa III é verdadeira. c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras. 8. (col. naval 2015) Observe o gráfico a seguir que apresenta as quantidades relativas de três categorias de organismos diferentes (A, B e C) em três ambientes distintos.

As quantidades relativas A, B e C, apresentadas no gráfico acima, também representam a quantidade de energia disponível para o nível trófico imediatamente superior na cadeia alimentar. Sendo assim, assinale a opção que apresenta o ambiente em equilíbrio ecológico e descreve corretamente as relações entre as categorias de organismos. a) 1º ambiente, pois apresenta quantidades relativas equivalentes para os consumidores primários e consumidores terciários. b) 1º ambiente, pois, dentre os produtores primários, as lagartas e os coelhos são mais numerosos que as cobras e as raposas. c) 2º ambiente, pois apresenta quantidades relativas maiores de produtores e menores de consumidores carnívoros. d) 2º ambiente, pois apresenta quantidades ideais para as categorias A, B e C (consumidores primários, secundários e terciários). e) 3º ambiente, pois representa corretamente a transferência de energia para o segundo e o terceiro nível tráfico. 9. (Udesc 2015) A figura é um exemplo divertido de uma cadeia alimentar. Esta, no entanto, não retrata todas as complexas redes alimentares em um ecossistema, que são mais bem representadas pelas teias alimentares. proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

Considerando todas as possibilidades de uma teia alimentar, certamente o primeiro peixinho da figura não poderia nunca ser considerado como: a) onívoro. b) produtor. c) consumidor secundário. d) consumidor primário. e) consumidor terciário. 10. (Pucsp 2015) Suponha que se queira manter animais aquáticos herbívoros em um aquário. Para garantir a sobrevivência desses animais durante certo tempo, seria aconselhável adicionar ao ambiente a) plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado. b) plantas aquáticas e algas que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam oxigênio ao meio, mesmo que esse não fosse iluminado. c) fungos e bactérias que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam gás carbônico ao meio, caso esse fosse iluminado. d) fungos e bactérias que, além de servirem de alimento para os animais, forneceriam gás carbônico ao meio, mesmo que esse não fosse iluminado. e) zooplâncton que, além de servir de alimento para os animais, forneceria oxigênio ao meio, caso esse fosse iluminado. 11. (Unesp 2015) Em alguns estados dos Estados Unidos, a doença de Lyme é um problema de saúde pública. Cerca de 30 mil casos são notificados por ano. A doença é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, transmitida ao homem por carrapatos que parasitam veados. Porém, um estudo de 2012 descobriu que a incidência da doença de Lyme nas últimas décadas não coincidiu com a abundância de veados, mas com um declínio na população de raposas-vermelhas, que comem camundongos-de-patasbrancas, uma espécie oportunista que prospera com a fragmentação de florestas devido à ocupação humana. Scientific American Brasil, dezembro de 2013. Adaptado.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA É correto inferir do texto que a) a bactéria Borrelia burgdorferi está provocando um declínio na população de raposas-vermelhas. b) as raposas-vermelhas adquirem a doença de Lyme quando comem os camundongos-de-patasbrancas. c) a doença de Lyme acomete o homem, os veados e as raposas-vermelhas, mas não os camundongosde-patas-brancas, por esta ser uma espécie oportunista. d) os carrapatos que parasitam os veados também parasitam os camundongos-de-patas-brancas. e) a fragmentação das florestas leva à abundância de veados, responsáveis pelo aumento na incidência da doença de Lyme entre os humanos. 12. (Pucrs 2015) Um jogo hipotético para computador ensina temas da ecologia na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. No nível inicial, a poluição e a redução de sol e chuva afetaram a disponibilidade de vegetais e, consequentemente, desencadearam morte de herbívoros e de carnívoros. Na tentativa de contornar o dano ao ambiente, o jogador deve usar a ferramenta “Transferência de Energia em Teias Alimentares e Níveis Tróficos” e, com ela, a) retirar espécies exóticas introduzidas no ambiente, evitando o excesso de competição. b) introduzir a ação de ambientalistas especializados na conservação das espécies em risco. c) iniciar a campanha de esclarecimento sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. d) aumentar a biomassa de organismos heterótrofos, mudando a estrutura da pirâmide alimentar. e) aproveitar a decomposição da matéria orgânica morta para favorecer as plantas com um solo fértil. 13. (ifce 2016) Em casos de acidentes causados por animais peçonhentos, como uma picada de escorpião, deve-se aplicar a) soro contendo antígenos específicos contra o veneno do animal que ocasionou o acidente. b) vacina contendo antígenos específicos do animal que ocasionou o acidente. c) soro contendo anticorpos específicos contra o veneno do animal que ocasionou o acidente. d) vacina contendo anticorpos específicos contra o veneno do animal que ocasionou o acidente. e) vacina contendo anticorpos específicos do animal que ocasionou o acidente. 14. (Upf 2015) A maioria das reações metabólicas de um organismo somente ocorre se houver a presença de enzimas. Sobre as enzimas, analise as afirmativas abaixo. I. A ação enzimática sofre influência de fatores como temperatura e potencial de hidrogênio; variações nesses fatores alteram a funcionalidade enzimática. II. São formadas por aminoácidos e algumas delas podem conter também componentes não proteicos adicionais, como, por exemplo, carboidratos, lipídios, metais ou fosfatos. III. Apresentam alteração em sua estrutura após a reação que catalisam, uma vez que perdem aminoácidos durante o processo. IV. A ligação da enzima com seu respectivo substrato tem elevada especificidade. Assim, alterações na forma tridimensional da enzima podem torná-la afuncional, porque impedem o encaixe de seu centro ativo ao substrato. Está correto apenas o que se afirma em: a) I, II e IV. b) I , II e III. c) II, III e IV. d) III e IV. e) I, III e IV. proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA 15. (Fatec 2015) Na indústria têxtil, é uma prática comum aplicar goma aos tecidos no início da produção, para torná-los mais resistentes. Esse produto, entretanto, precisa ser removido posteriormente, no processo de desengomagem. Nesse processo, os produtos têxteis são mergulhados em um banho aquoso com uma enzima do grupo das amilases. Os gráficos nas figuras 1 e 2 representam a eficiência da atividade dessa enzima em diferentes valores de temperatura e pH.

Com base nas informações apresentadas, está correto afirmar que, para se obter a máxima eficiência da ação da enzima no processo industrial citado no texto, seria necessário manter o banho aquoso de desengomagem a a) 50 C e pH ácido, sendo que a enzima age especificamente sobre proteínas. b) 50 C e pH ácido, sendo que a enzima age especificamente sobre polissacarídeos. c) 50 C e pH básico, sendo que a enzima age especificamente sobre polissacarídeos. d) 70 C e pH ácido, sendo que a enzima age especificamente sobre polissacarídeos. e) 70 C e pH básico, sendo que a enzima age especificamente sobre proteínas. 16. (Ueg 2013) As enzimas são moléculas de proteínas que funcionam como efetivos catalisadores biológicos. A sua presença nos seres vivos é essencial para viabilizar as reações químicas, as quais, em sua ausência, seriam extremamente lentas ou até mesmo não ocorreriam. Considerando-se a propriedades desses biocatalisadores, constata-se o seguinte: a) a mioglobina presente nos músculos é um exemplo de enzima. b) as enzimas aumentam a energia de ativação de uma reação química. c) com o aumento da temperatura, a atividade catalítica atinge um ponto máximo e depois diminui. d) essas moléculas alteram a posição de equilíbrio das reações químicas. e) as enzimas podem ser afetadas nas reações químicas. 17. (Ufg 2013) Uma reportagem em relação à definição do que é o leite de fato foi veiculada na Folha de S. Paulo, edição do dia 16/09/2012 (página C7). Segundo essa reportagem: “leite é um produto natural composto de água, gordura, vitaminas, proteínas, enzimas e lactose...”. Dentre essas substâncias mencionadas, a classe que é um catalisador biológico é a a) dos lipídios. b) dos minerais. c) das enzimas. d) das vitaminas. e) dos glicídios. proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA 18. (Pucrj 2013) Considere as afirmações abaixo relativas aos efeitos da elevação da temperatura no funcionamento das reações enzimáticas: I. A elevação da temperatura, muito acima de sua temperatura ótima, pode reduzir a atividade de uma enzima. II. A elevação da temperatura pode desnaturar uma enzima. III. Todas as enzimas têm a mesma temperatura ótima. IV. Algumas enzimas são estáveis no ponto de ebulição da água. Estão corretas: a) I, II e IV, apenas. b) I, II e III, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) II e IV, apenas. e) todas as afirmações.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - BIOLOGIA

GABARITO 1) Letra A 2) Letra B 3) Letra C 4) Letra C 5) Letra A 6) Letra C 7) Letra A 8) Letra C 9) Letra B 10) Letra A 11) Letra D 12) Letra E 13) Letra C 14) Letra A 15) Letra B 16) Letra C 17) Letra C 18) Letra A

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - PORTUGUÊS Texto I

Menino de Ilha Às vezes, no calor mais forte, eu pulava de noite a janela com pés de gato e ia deitar-me junto ao mar. Acomodava-me na areia como numa cama fofa e abria as pernas aos alísios e ao luar; e em breve as frescas mãos da maré cheia vinham coçar meus pés com seus dedos de água. Era indizivelmente bom. Com um simples olhar podia vigiar a casa, cuja janela deixava apenas encostada; mas por mero escrúpulo. Ninguém nos viria nunca fazer mal. Éramos gente querida na ilha, e a afeição daquela comunidade pobre manifestava-se constantemente em peixe fresco, cestas de caju, sacos de manga-espada. E em breve perdia-me naquela doce confusão de ruídos...o sussurro da maré montante, uma folha seca de amendoeira arrastada pelo vento, o gorgulho de um peixe saltando, a clarineta de meu amigo Augusto, tuberculoso e insone, solando valsas ofegantes na distância. A aragem entrava-me pelos calções, inflava-me a camisa sobre o peito, fazia-me festa nas axilas, eu deixava a areia correr de entre meus dedos sem saber ainda que aquilo era uma forma de contar o tempo. Mas o tempo ainda não existia para mim; ou só existia nisso que era sempre vivo, nunca morto ou inútil. Quando não havia luar era mais lindo e misterioso ainda. Porque com a continuidade da mirada, o céu noturno ia desvendando pouco a pouco todas as suas estrelas, até as mais recônditas, e a negra abóbada acabava por formigar de luzes, como se todos os pirilampos do mundo estivessem luzindo na mais alta esfera. Depois, acontecia que o céu se aproximava e eu chegava a distinguir o contorno das galáxias, e estrelas cadentes precipitavam-se como loucas em direção a mim com as cabeleiras soltas e acabavam por se apagar no enorme silêncio do Infinito. E era uma tal multidão de astros a tremeluzir que, juro, às vezes tinha a impressão de ouvir o burburinho infantil de suas vozes. E logo voltava o mar com seu marulhar ilhéu, e um peixe pulava perto, e um cão latia, e uma folha seca de amendoeira era arrastada pelo vento, e se ouvia a tosse de Augusto longe, longe. Eu olhava a casa, não havia ninguém, meus pais dormiam, meu irmão pequeno dormia mais que todos. Era indizivelmente bom. (MORAES, Vinícius. Para viver um grande amor. Rio de Janeiro: Ed.do Autor, s/d, p.123) 1. Ao longo da crônica, o autor modula a ideia de firmamento através do emprego expressivo de metáforas. Marque a opção que NÃO caracterize esse recurso dentro do contexto. a) “céu noturno”. b) “Infinito”. c) “negra abóbada”. d) “estrelas... recônditas”. e) “alta esfera”. 2. Há, no texto, a poetização do ambiente através do uso da personificação. Este recurso expressivo só NÃO aparece na opção: a) “...as frescas mãos da maré cheia vinham coçar meus pés...”. b) “...fazia-me festa nas axilas...”. c) “Depois acontecia que o céu se aproximava...”. d) “...às vezes tinha a impressão de ouvir o burburinho infantil de suas vozes. ”. e) “...cuja janela deixava apenas encostada. ”.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - PORTUGUÊS 3. Dentre os elementos naturais abaixo, há um cuja ausência implica uma maior integração do menino com a natureza. Assinale-o: a) O mar. b) O vento. c) A areia. d) O luar. e) O céu. 4. A consciência menina do poeta só NÃO percebia: a) a vida. b) o Infinito. c) o tempo. d) a morte. e) a amizade. Texto II

Esperança Entre o Ódio e o Amor, vivo a debater-me. Quando não sangra o Amor, não ruge o Amor, porém, Quando aos pés não me calca o Ódio, como um verme, É o Tédio quem me vê com os olhos do desdém. E oh! Das mãos desse fauno, cúpido, eu inerme, Tal que se fosse uma donzela, uma cecém, Sentindo que me vão ferir, que vão perder-me, Tento escapar... Em vão! O monstro me detém... Tudo, tudo me causa horror. A vida, enfim, Como um castelo desabou neste momento... Mas, ah! Que uma mulher passa a roçar por mim... E eu esquecido já do mal que ela me fez, Vendo-A sorrir, assim, mais leve do que o vento Atrás dela saí correndo, inda uma vez! (Emiliano Perneta) 5. O poema de Emiliano Perneta pode ser dividido em dois movimentos de significação, INICIADOS, respectivamente, pelos versos 1 e 11. Esta divisão tem por base a seguinte antítese: a) sofrimento e alegria. b) mágoa e esperança. c) realidade e sonho. d) morte e vida. e) ódio e amor.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - PORTUGUÊS 6. Uma das formas da personificação é o emprego de maiúsculas iniciais em palavras que normalmente não são grafadas dessa forma. Assinale o verso em que o poeta exemplifica esta figura de linguagem: a) “É o Tédio quem me vê com os olhos do desdém. ” (v.04) b) “Entre o Ódio e o Amor, vivo a debater-me. ” (v.01) c) “Mas, ah! Que uma mulher passa a roçar por mim...” (v. 11) d) “Tento escapar... Em vão! O monstro me detém...” (v. 08) e) “E eu esquecido já do mal que ela me fez” (v.12) 7. “É o Tédio quem me vê com os olhos do desdém”, a figura de linguagem existente nos elementos sublinhados é: a) metáfora. b) metonímia. c) comparação. d) prosopopeia. e) pleonasmo. Texto II

Definição de Poesia Aí está a rosa, aí está o vaso, aí está a água, aí está o caule, aí está a folhagem, aí está o espinho, aí está a cor, aí está o ar, aí está a luz, aí está o orvalho, aí está a mão (até a mão que colheu) Mas onde está a terra? Poesia não é a rosa. (ALMEIDA, Guilherme de.Toda a poesia.São Paulo: Martins, 1952, p.41) 8. A forma do poema de Guilherme de Almeida está toda estruturada em uma figura de sintaxe, que é: a) hipérbato. b) anáfora. c) anástrofe. d) elipse. e) aliteração.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - PORTUGUÊS Cidade Grande Que beleza, Montes Claros. Como cresceu Montes Claros. Quanta indústria em Montes Claros. Montes Claros cresceu tanto, ficou urbe tão notória, prima-rica do Rio de Janeiro, que já tem cinco favelas por enquanto, e mais promete. (Carlos Drummond de Andrade) 9. Entre os recursos expressivos empregados no texto, destaca-se a: a) metalinguagem, que consiste em fazer a linguagem referir-se à própria linguagem. b) intertextualidade, na qual o texto retoma e reelabora outros textos. c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica. d) denotação, caracterizada pelo uso das palavras em seu sentido próprio e objetivo. e) prosopopeia, que consiste em personificar coisas inanimadas, atribuindo-lhes vida.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - PORTUGUÊS 10. Leia

SONETO VII

Ardor em firme coração nascido! Pranto por belos olhos derramado! Incêndio em mares de água disfarçado! Rio de neve em fogo convertido!

Tu, que em um peito abrasas escondido, Tu, que em um rosto corres desatado, Quando fogo em cristais aprisionado, Quando cristal em chamas derretido.

Se és fogo como passas brandamente? Se és neve, como queimas com porfia? Mas ai! Que andou Amor em ti prudente.

Pois para temperar a tirania, Como quis, que aqui fosse a neve ardente, Permitiu, parecesse a chama fria.

Gregório de Matos

A figura de linguagem presente na terceira estrofe é: a) Ironia. b) paradoxo c) prosopopeia d) aliteração e) hipérbole proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - PORTUGUÊS GABARITO 1) Letra D 2) Letra E 3) Letra D 4) Letra C 5) Letra B 6) Letra A 7) Letra E 8) Letra B 9) Letra C 10) Letra B

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - LITERATURA Texto II CANÇÃO DO EXÍLIO Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar — sozinho, à noite — Mais prazer encontro eu lá; (...)

(Gonçalves Dias)

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - LITERATURA 1. Alguns poemas românticos, como é o caso do texto II, foram memorizados pelo povo e até cantados, por causa de sua grande musicalidade, que se deve à métrica empregada. Tal métrica recebe o nome particular de: A) redondilha menor B) redondilha maior C) sextilha D) versos hexassílabos E) versos decassílabos

Texto II QUADRILHA João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história (Carlos Drummond de Andrade)

2. O poema de Drummond, para imitar a continuidade do movimento da dança da quadrilha, lança mão do seguinte recurso sonoro: A) repetição do nome dos integrantes da quadrilha. B) emprego de versos com rimas inusitadas. C) reiteração de orações adjetivas e verbos no pretérito imperfeito. D) constância na formação dos pares da quadrilha. E) imitação da linguagem popular, cheia de repetições.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - LITERATURA 3. No plano do real X imaginário, existe uma afinidade entre o poema e a dança da quadrilha, num ponto comum aos dois, que é: A) a troca de pares. B) a impossibilidade do amor. C) a multiplicidade de personagens. D) o ritmo frenético da quadrilha. E) a interferência de alguém de fora da dança.

Texto III CANÇÃO DO VENTO DA MINHA VIDA O vento varria as folhas, O vento varria os frutos, O vento varria as flores... E a minha vida ficava Cada vez mais cheia De frutos, de flores, de folhas. [...] O vento varria os sonhos E varria as amizades... O vento varria as mulheres... E a minha vida ficava Cada vez mais cheia De afetos e de mulheres. O vento varria os meses E varria os teus sorrisos... O vento varria tudo! E a minha vida ficava Cada vez mais cheia De tudo. proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - LITERATURA (BANDEIRA, M . Poesia completa e prosa . Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967)

4. Na estruturação do texto, destaca-se: A) a construção de oposições semânticas. B) a apresentação de ideias de forma objetiva. C) o emprego recorrente de figuras de linguagem, como o eufemismo. D) a repetição de sons e de construções sintáticas semelhantes. E) a inversão da ordem sintática das palavras.

Texto IV ANTÍFONA Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas! Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras

Formas do Amor, constelarmante puras, De Virgens e de Santas vaporosas... Brilhos errantes, mádidas frescuras E dolências de lírios e de rosas...

Indefiníveis músicas supremas, Harmonias da Cor e do Perfume... Horas do Ocaso, trêmulas, extremas, Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume...

Visões, salmos e cânticos serenos, Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes Dormências de volúpicos venenos Sutis e suaves, mórbidos, radiantes... proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - LITERATURA Infinitos espíritos dispersos, Inefáveis, edênicos, aéreos, Fecundai o Mistério destes versos Com a chama ideal de todos os mistérios. (...)

Flores negras do tédio e flores vagas De amores vãos, tantálicos, doentios... Fundas vermelhidões de velhas chagas Em sangue, abertas, escorrendo em rios...

Tudo! Vivo e nervoso e quente e forte, Nos turbilhões quiméricos do Sonho, Passe, cantando, ante o perfil medonho E o tropel cabalístico da Morte... (Cruz e Sousa)

5. O poema “Antífona”, de Cruz e Sousa, é um dos mais musicais da Literatura Brasileira. Essa grande musicalidade é obtida principalmente por meio de: A) versos decassílabos. B) inversões sintáticas. C) assonâncias e aliterações. D) rimas interiores. E) estrofação simétrica.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - LITERATURA 6. A sinestesia é uma figura de linguagem composta pela fusão de sensações. Visa a sugerir e envolver o leitor do poema por meio dos sentidos. Assinale o verso em que há ocorrência de sinestesia. A) “Harmonias da Cor e do Perfume...” B) “Fundas vermelhidões de velhas chagas” C) “E o tropel cabalístico da Morte...” D) “Infinitos espíritos dispersos” E) “Indefiníveis músicas supremas”

Texto V Amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente; é um contentamento descontente; é dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer; é solitário andar por entre a gente; é nunca contentar-se de contente; é cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor? (Luís de Camões)

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - LITERATURA 7. O poema pode ser considerado como um texto: A) argumentativo. B) narrativo. C) épico. D) lírico. E) teatral. 8. As chamadas rimas ricas são aquelas que se constroem com palavras de classes gramaticais diferentes, como é o caso do seguinte par do texto: A) “ver” / “doer” B) “querer” / “perder” C) “lealdade” / “amizade” D) “Amor” / “favor” E) “sente” / “descontente”

Somos Todos Poetas

Assisto em mim a um desdobrar de planos. as mãos veem, os olhos ouvem, o cérebro se move, A luz desce das origens através dos tempos E caminha desde já Na frente dos meus sucessores. Companheiro, Eu sou tu, sou membro do teu corpo e adubo da tua alma Sou todos e sou um, Sou responsável pela lepra do leproso e pela órbita vazia do cego, Pelos gritos isolados que não entraram no coro. Sou responsável pelas auroras que não se levantam E pela angústia que cresce dia a dia. (MENDES, Murilo. A Poesia do Pânico)

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - LITERATURA 9. As chamadas formas poéticas são o formato que cada poema apresenta. Assim, na poesia clássica encontramos o soneto – catorze versos divididos em quatro estrofes, duas de quatro e duas de três versos. Na poesia do século XVII aparecem os rondós e na atualidade, face à difusão da liberdade formal, aparecem formas diversas, em que a preocupação do poeta centra-se no conteúdo e não no aspecto visual do poema. Tendo em vista essas observações, a forma do poema “Somos Todos Poetas”: A) segue o modelo de uma forma fixa de expressão poética. B) apresenta todos os versos metricamente simétricos. C) mostra somente rimas imperfeitas ao longo de todo o texto. D) faz-se segundo uma estrutura semelhante à do texto em prosa. (E) tem estrofes regulares, por força do mesmo número de versos.

10. No gênero lírico predominam as funções emotiva ou expressiva da linguagem e a poética. Por suas características, o gênero lírico apresenta subjetividade, o que lhe empresta um tom intimista, uma cosmovisão individual e particular. A linguagem do poema se apresenta na primeira pessoa, é ilógica, uma vez que o lírico se insubordina contra as regras da língua; há quebra da lógica das normas rígidas, deixando ao poeta livre para criar, associar, se expressar. Também é explorada a musicalidade por meio não de notas musicais, mas de figuras sonoras. A linguagem lírica, como se percebe no trecho acima, por causa da subjetividade, às vezes torna-se ilógica. Escolha o verso em que esta afirmação se comprova: A) “Assisto em mim a um desdobrar de planos”. B) “as mãos veem, os olhos ouvem, o cérebro se move”. C) “A luz desce das origens através dos tempos”. D) “E caminha desde já”. E) “Na frente dos meus sucessores”.

11. “O tempo, como entendemos, tem indicação e medida nos textos de natureza narrativa, uma vez que é um de seus elementos estruturais. Já na poesia, principalmente a oriunda de momento lírico e pessoal, não se pode ter uma definição de tempo, tomando-se em conta que ele se faz interiorizado.” (FERREIRA, Ronald C. Elementos da lírica. Rio de Janeiro: CBAG Editora, 1998, p. 23.)

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - LITERATURA A noção de temporalidade no gênero lírico é indefinida, como comprova a referência feita em: A) “E caminha desde já”. B) “Na frente de meus sucessores”. C) “a luz desce das origens através dos tempos”. D) “E pela angústia que cresce dia a dia”. E) “Assisto em mim a um desdobrar de planos”.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - LITERATURA

GABARITO 1) Letra 2) Letra C 3) Letra A 4) Letra D 5) Letra C 6) Letra A 7) Letra D 8) Letra E 9) Letra D 10) Letra B 11) Letra C

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA 1. (Unicamp 2017) A figura abaixo exibe três círculos no plano, tangentes dois a dois, com centros em A, B e C e raios de comprimentos a, b e c, respectivamente.

a) Determine os valores de a, b e c, sabendo que a distância entre A e B é de 5 cm, a distância entre A e C é de 6 cm e a distância entre B e C é de 9 cm. b) Para a  2 cm e b  3 cm, determine o valor de c  b de modo que o triângulo de vértices em A, B e C seja retângulo. 2. (Unicamp 2017) Sejam a e variáveis x, y e z :

b

números reais. Considere, então, os dois sistemas lineares abaixo, nas

 x  y  a,  x  y  2, e  z  y  1,  y  z  b.

Sabendo que esses dois sistemas possuem uma solução em comum, podemos afirmar corretamente que: a) a  b  0. b) a  b  1. c) a  b  2. d) a  b  3. 3. (Acafe 2017) Num restaurante, uma torta de legumes pesa 250 gramas, o que equivale a 500 calorias, e a porção de carne tem 240 gramas e contém 600 calorias. Uma pessoa com restrição alimentar compra uma torta e uma porção de carne, mas ela sabe que pode ingerir no máximo 824 calorias. Considerando que x e y representam, respectivamente, em gramas, a quantidade de torta e de carne que ela pode ingerir, então, se essa pessoa consumir entre 180 gramas e 220 gramas de carne, ela só poderá comer uma quantidade de torta entre: a) 127 g e 197 g. b) 138 g e 188 g. c) 137 g e 187 g. d) 147 g e 177 g.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA 4. (Acafe 2017) Utilizando-se exatamente 1.200 metros de arame, deseja-se cercar um terreno retangular de modo que a parte do fundo não seja cercada, pois ele faz divisa com um rio, e que a cerca tenha 4 fios paralelos de arame. Nessas condições, para cercar a maior área possível do terreno com o arame disponível, os valores de x e y (em metros), respectivamente, são: a) 100 e 100. b) 50 e 200. c) 125 e 50. d) 75 e 150. 5. (Ita 2017) Considere o sistema de equações  1 27 8   2  3 3 z x y  4 81 40  S    10 . 2 z3 x y  2 54 24    7 2 z3  x y

Se (x, y, z) é uma solução real de S, então | x |  | y |  | z | é igual a a) 0. b) 3. c) 6. d) 9. e) 12. 6. O Brasil foi pioneiro na utilização de carros bicombustíveis, ou seja, veículos que podem ser abastecidos com gasolina ou com álcool. Considere que, em um determinado posto de combustíveis, o preço de 2 litros de gasolina com mais 4 litros de álcool é R$ 20,00. Também sabe-se que 1 litro de gasolina juntamente com 12 litros de álcool é vendido por R$ 40,00. É correto afirmar que, nesse posto, cada litro de álcool custa a) R$ 2,50 b) R$ 3,00 c) R$ 3,50 d) R$ 4,00

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA 7. (Efomm 2017) Na Escola de Marinha Mercante, há alunos de ambos os sexos (130 mulheres e 370 homens), divididos entre os Cursos Básico, de Máquinas e de Náutica. Sabe-se que do total de 130 alunos do Curso de Máquinas, 20 são mulheres. O Curso de Náutica tem 270 alunos no total e o Curso Básico tem o mesmo número de homens e mulheres. Quantas mulheres há no Curso de Náutica? a) 50 b) 55 c) 60 d) 65 e) 70 8. (Ufjf-pism 3 2017) A soma dos algarismos de um número N de três algarismos é 18, o algarismo da unidade é duas vezes maior do que o algarismo da dezena. Trocando-se o algarismo das centenas com o algarismo das unidades obtemos um número M maior que N em 198 unidades. Determine o número N. 9. (Ita 2017) Sejam a, b, c, d  . Suponha que a, b, c, d formem, nesta ordem, uma progressão geométrica e que a, b 2, c 4, d  140 formem, nesta ordem, uma progressão aritmética. Então, o valor de db é a) 140. b) 120. c) 0. d) 120. e) 140. 10. Uma progressão aritmética crescente é composta por 5 termos. Sabendo que o produto dos extremos é igual a 57 e que a soma dos outros 3 termos é igual a 33, determine o último termo dessa PA. O valor encontrado é a) 1 b) 3 c) 19 d) 57 11. Uma progressão geométrica (ou PG) é uma sequência em que cada termo, a partir do segundo, é o produto do anterior por uma constante q dada. Tendo como base a definição acima e considerando uma PG (a1, a2 , a3 ), avalie as seguintes afirmações: I. A progressão geométrica pode ser escrita como (x  q, x, x  q). II. O termo a 2 pode ser escrito como a2  a1  a3 . III. É válida a relação

a2 a3  . a1 a2

IV. Se q  0, a PG será decrescente.

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA Estão corretas as afirmativas a) I e II apenas. b) I, III e IV apenas. c) II e III apenas. d) I, II, III e IV. 12. (Ime 2017) Sejam uma progressão aritmética (a1, a2 , a3 , a4 , ) e uma progressão geométrica (b1, b2 , b3 , b4 , ) de termos inteiros, de razão r e razão q, respectivamente, onde r e q são inteiros positivos, com q  2 e b1  0. Sabe-se, também, que a1  b2  3, a4  b3  26. O valor de b1 é: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 13. Na figura a seguir, o triângulo ABC é equilátero de lado igual a 1 cm. Os pontos D, E e F são os respectivos pontos médios dos lados AC, BC e AB; os pontos G, H e I são os respectivos pontos médios dos lados DE, DF e EF e os pontos J, K e L são os respectivos pontos médios dos lados GH, HI e GI.

A área do triângulo JKL, em cm2, é a)

3 . 256

b)

3 . 512

c)

3 . 768

d)

3 . 1.024

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

MONITORIA - MATEMÁTICA

GABARITO 1) a) a = 1 cm; b = 4 cm; c = 5 cm. b) c = 10 cm. 2) Letra D 3) Letra C 4) Letra D 5) Letra C 6) Letra B 7) Letra C 8) N = 648 7) Letra D 8) Letra C 9) Letra D 10) Letra C 11) Letra C 12) Letra A 13) Letra A

proenem.com.br Este conteúdo pertence ao PROENEM. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.