MESTRADO PROFISSIONAL EM ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN

MESTRADO PROFISSIONAL EM ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN EDITAL de abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao MESTRADO Belas Artes de São ...
33 downloads 4 Views 431KB Size
MESTRADO PROFISSIONAL EM ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN EDITAL de abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao MESTRADO Belas Artes de São Paulo Mestrado recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, aprovado na 169ª Reunião do CTC-ES, realizada de 13 a 16 de dezembro de 2016, que ratificou a avaliação de mérito realizada pela Comissão de Área deliberando por recomendar a criação do curso de Mestrado Profissional. O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design, em nível de Mestrado Profissional, comunica a abertura de inscrições para a seleção de candidatos e preenchimento de vagas para o segundo semestre do ano letivo de 2017, no período de 26 de abril a 01 de agosto de 2017.

1) Objetivos do Mestrado Profissional Capacitar os alunos nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design, para a prática profissional por meio de métodos com rigor científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação; habilitar o egresso para a atualização permanente quanto aos avanços da ciência e das tecnologias, tendo como foco a produção técnico-científica; os egressos ampliarão competências tanto acadêmicas como para suprir necessidades e demandas do mercado de Arquitetura e Design, em organizações públicas e privadas, sendo capazes de planejar, aprimorar e realizar intervenções junto a estes mercados.

2) Área de concentração do programa de mestrado

Arquitetura na Cidade Descrição Este programa, através da área de concentração e das linhas de pesquisa, pretende promover o aprimoramento da formação de profissionais, capacitando-os, tanto com conhecimentos teóricos como a práxis projetual. Concebe-se a prática do projeto arquitetônico e do design profundamente inseridos no contexto urbano, levando-se em conta suas dinâmicas de produção e transformação em múltiplas escalas e em seu caráter plural, visando intervenções qualificadas

pelos instrumentos, técnicas e tecnologias recentes. Neste sentido, espera-se que o egresso do programa adquira conhecimentos do estado da arte e domínio das principais inovações nas áreas de projeto urbano, arquitetura, design e tecnologia, a fim de contribuir para a construção de cidades eficientes e sustentáveis ambiental, econômica e socialmente. Pretende-se capacitar o profissional a propor soluções inovadoras voltadas para o bem-estar e a qualidade do ambiente nas cidades.

3) Linhas de pesquisa 1ª linha: HABITAT: Projetos e Práticas Descrição A linha de pesquisa aborda questões relacionadas à construção e à intervenção no habitat e tem por objetivo investigar e interferir nos processos de projetos de arquitetura e urbanismo do espaço habitado e suas relações com os ambientes públicos e seu contexto urbano. No âmbito desta linha, além das práticas projetivas, serão analisadas estas práticas para o entendimento e evolução das teorias e metodologias na formulação de novas propostas de projetos com soluções inovadoras, considerando assim o lado da práxis profissional relacionada com a pesquisa científica. Pretende-se analisar a cidade contemporânea com o objetivo de compreender sua gênese, transformações e mutações, no sentido de propor intervenções criativas e de interesse e relevância social.

3.1) DISCIPLINAS E DOCENTES DA 1ª LINHA - HABITAT: PROJETOS E PRÁTICAS 1ª) HABITAÇÃO COLETIVA E CIDADE Profa. Dra. Debora Sanches 2ª) PROCESSOS DE PROJETOS PARTICIPATIVOS Profa. Dra. Debora Sanches 3ª) ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E LEGISLAÇÃO URBANA Profa. Dra. Denise Falcão Pessoa 4ª) DESENHO URBANO NA CONTEMPORANEIDADE Profa. Dra. Denise Falcão Pessoa 5ª) A CIDADE CONTEMPORÂNEA, ENTRE PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES Prof. Dr. Marcos Virgilio da Silva 6ª) ARTE URBANA E INTERVANÇÃO ARTÍSTICAS NAS CIDADES LATINOAMERICAS Prof. Dr. Marcos Virgilio da Silva 7ª) A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO QUALIFICADO: PROJETO E

FINANCIAMENTO Prof. Dr. Enio Moro Junior 8ª) INOVAÇÕES PROJETIVAS: CONCEPÇÃO E PRÁTICAS Prof. Dr. Enio Moro Junior 9ª) PROJETO DE ARQUITETURA: PESQUISA E ANÁLISE Profa. Dra. Aline Nassaralla Regino 10ª) PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: INTERVENÇÃO EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS Profa. Dra. Aline Nassaralla Regino 11ª) WORLD PUBLIC ARCHITECTURE Prof. Dr. Mário Biselli 12ª) ESTRATÉGICAS DO BELO Prof. Dr. Mário Biselli

2ª linha: Arte, Design e Tecnologia Descrição Esta linha concentra pesquisas relacionadas à sustentabilidade nas cidades e nos edifícios, ao desenho paramétrico para projetos urbanos e arquitetônicos, à convergência e compartilhamento, à teoria da imagem, à ergonomia, usabilidade, acessibilidade e desenho universal na arquitetura e no design. Busca-se enfatizar as relações entre arte, design e tecnologia, forma e função, arquitetura e design, entre outras. Esta linha de pesquisa busca o desenvolvimento de conhecimento acerca de projetos sustentáveis e socialmente responsáveis, conferindo maior competitividade ao setor produtivo e de serviços e, para isso, serão abordadas questões metodológicas de pesquisa em arquitetura e design.

3.2) DISCIPLINAS E DOCENTES DA 2ª LINHA - ARTE, DESIGN E TECNOLOGIA 1ª) SUSTENTABILIDADE NAS CIDADES E NOS EDIFÍCIOS Profa. Dra. Lucia Fernanda de Souza Pirró 2ª) DESENHO PARAMÉTRICO PARA PROJETOS URBANOS E ARQUITETÔNICOS Profa. Dra. Lucia Fernanda de Souza Pirró 3ª) MATERIALS EXPERIENCE Profa. Dra. Bruna Beatriz Petreca 4ª) AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E DE CONFORTO DE TECIDOS Profa. Dra. Bruna Beatriz Petreca

5ª) TEORIA DA IMAGEM Profa. Dra. Maria Carolina Garcia 6ª) CONVERGÊNCIA E COMPARTILHAMENTO Profa. Dra. Maria Carolina Garcia 7ª) GESTÃO DA INOVAÇÃO NO DESIGN Prof. Dr. Francisco Carlos Tadeu Starke Rodrigues 8ª) TEORIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADAS À PESQUISA EM ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN. Professores do Programa e Professores convidados

**DISCIPLINA OBRIGATÓRIA A TODOS OS MESTRANDOS DO PROGRAMA, MINISTRADA SEMESTRALMENTE POR DIFERENTES DOCENTES DAS DUAS LINHAS E, EVENTUALMENTE, CONVIDADOS DO PROGRAMA: PROJETOS PROFISSIONAIS: PRÁTICA PROFISSIONAL EM ATIVIDADES TÉCNICO-CIENTÍFICAS E DE INOVAÇÃO NA ARQUITETURA E DESIGN. Prof. Dr. Marcos Virgílio da Silva Profa. Dra. Denise Falcão Pessoa Profa. Dra. Aline Nassaralla Regino Profa. Dra. Bruna Beatriz Petreca Profa. Dra. Maria Carolina Garcia

4) Bibliografia de metodologia de pesquisa recomendada CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa – Métodos qualitativo, quantitativo e misto. São Paulo: Bookman Companhia Ed., 2010.

5) Inscrição a) A inscrição poderá ser realizada on-line, no endereço:

[email protected] b) Poderá ser realizada também na secretaria do Programa, na Rua Dr. Álvaro Alvim, 90 – 6º andar, prédio II, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

6) Documentos necessários para a inscrição a) Cópia simples da cédula de identidade ou outro documento de identificação com validade nacional, para os candidatos brasileiros; Cópia do Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou documento comprobatório de permanência regular no Brasil.

b) Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento. c) Cópia simples do CPF. d) Cópia simples do histórico escolar do(s) curso(s) de graduação. e) Cópia simples do diploma de graduação de curso reconhecido pelo MEC. f) Curriculum vitae documentado (se possível Lattes). g) Projeto de Pesquisa no qual conste: 1º) Tema.

2º) Resumo (máximo 20 linhas). 3º) Problema (s) e Hipótese (s). 4º) justificativa, com síntese da bibliografia fundamental. 5º) Objetivos. 6º) Metodologia. 7º) Plano de trabalho e cronograma de execução. h) Taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (Cem reais), que deverá ser paga por boleto bancário gerado no término do preenchimento da ficha de inscrição on-line. i) Os candidatos que cursaram graduação em instituições estrangeiras deverão apresentar cópia do histórico escolar e do diploma do curso de graduação devidamente revalidado no Brasil, segundo a legislação vigente, exceto quando se tratar de convênios internacionais, oficiais entre instituições. j) Os candidatos deverão entregar a documentação listada na Secretaria de Pós-Graduação ou enviar as cópias digitais dos documentos, em formato PDF, para o e-mail:

[email protected] **Só serão aceitas as cópias legíveis e em tamanhos originais. Quando da aprovação no processo seletivo, todos os documentos deverão ter seus originais apresentados no ato da matrícula. Não serão aceitas inscrições com entrega parcial da documentação ou documentos ilegíveis e que não atendam rigorosamente ao estabelecido neste edital.

7) Processo seletivo ETAPA I - Pagamento do boleto bancário e o envio da documentação completa no prazo estipulado. ETAPA II – Prova Escrita e Exame de proficiência em uma das línguas estrangeiras: Inglês, Francês, Italiano, Espanhol ou Alemão (os candidatos estrangeiros farão prova de proficiência em Língua Portuguesa). ETAPA III – Entrevista e análise do projeto de pesquisa.

8) Calendário ETAPA I – INSCRIÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS: 26 de abril a 01 de agosto de 2017 ETAPA II - EXAMES DE SELEÇÃO: Dia 02 de agosto de 2017 (quarta-feira): 9h Prova escrita – das 11h às 12h30 Proficiência em Língua Estrangeira (permitido o uso de dicionário impresso) – 13h30 Entrevista e análise de Projeto.

9) Resultado da seleção 04 de agosto de 2017 (sexta-feira)

10)

Matrícula

As matrículas serão realizadas no período de 07 a 14 de agosto de 2017, na Central de Relacionamento da Belas Artes e devem ser feitas pessoalmente ou com procuração específica com firma reconhecida em cartório, ocasião em que o candidato deverá apresentar os seguintes documentos originais: a) Diploma do Curso de Graduação, registrado. b) Histórico Escolar do Curso de Graduação. c) Carteira de Identidade. d) CPF. e) Certidão de Nascimento ou Casamento. f) 2 fotografias 3x4 (recentes).

11) INÍCIO DAS AULAS 21 de agosto de 2017

12) Integralização dos créditos para defesa do Mestrado e demais informações 1º) Cada disciplina corresponde a 17 (dezessete) dias letivos, com 4h de duração, com atividades programadas em sala de aula e/ou extraclasse, no semestre. 2º) Para a obtenção do Grau de Mestre, além de ser aprovado no Exame de Proficiência em língua inglesa, francesa, espanhola, italiana ou alemã, o aluno deverá completar no mínimo 56 (cinquenta e seis) unidades de créditos, assim distribuídas:

- Cursar 05 (cinco) disciplinas, totalizando 25 (vinte e cinco) unidades de crédito. - Elaboração e defesa da dissertação, totalizando 15 (quinze) unidades de crédito. - Elaboração de projeto profissional, totalizando 10 (dez) unidades de crédito. - Atividades programadas com o orientador, totalizando 6 (seis) unidades de crédito, somando 56 (cinquenta e seis) unidades de crédito no total. - O projeto profissional deverá estar concluído e ser apresentado para a banca na defesa da dissertação. Após a apresentação do projeto profissional e a defesa da dissertação, os créditos estarão integralizados para o aluno receber o título de Mestre. - A banca do projeto profissional deverá ser composta por pelo menos 1 (um) profissional de expressão do mercado e com vínculo direto com o tema do projeto profissional. Este poderá ou não ser da instituição ou do programa e poderá ser ou não Doutor. Esta banca será composta por 2 (dois) professores. - A banca para o exame de qualificação e defesa da dissertação será composta por 3 (três) professores doutores, obrigatoriamente. - As disciplinas cursadas e as atividades programadas deverão ser indicadas pelo orientador. Os créditos atribuídos pelas atividades programadas também serão de responsabilidade do orientador. - As atividades curriculares do programa compreendem então a participação em disciplinas, Atividades Programadas, elaboração de Projeto Profissional, Exame de Qualificação e a Defesa da Dissertação. - As disciplinas da grade curricular têm por objetivo subsidiar o aluno quanto aos conceitos, teorias, métodos e técnicas peculiares à área de Arquitetura. - As disciplinas englobam as atividades desenvolvidas em sala de aula e/ou extraclasse. As atividades extraclasse compreendem a participação em seminários, palestras, visitas, execução de experimentos e práticas laboratoriais, estudos orientados, pesquisas, elaboração e publicação de trabalhos. Estas atividades visam à vivência prática, troca de ideias e experiências, atualização e complementação de conhecimentos. -As disciplinas cursadas com aproveitamento em instituições, em nível de PósGraduação Stricto-Sensu, recomendas pela CAPES, poderão ser aproveitadas, desde que o pedido seja justificado pelo professor orientador e aprovado pelo Colegiado. Apenas 01 (uma) disciplina poderá ser cursada em um outro programa.

- O aluno somente poderá defender a Dissertação de Mestrado após integralizados todos os créditos, inclusive ter se submetido ao Exame de Qualificação. - Será considerado aprovado e receberá o título de Mestre em Arquitetura e Design o aluno que obtiver, no mínimo, nota 7,0 (sete) de média, de cada um dos examinadores.

13)

Prazo para obtenção do título de mestre em Arquitetura e

Design 24 (Vinte e quatro) meses

14)

Disciplinas oferecidas nos Períodos

Manhã, tarde e Noite

PROGRAMA DE MESTRADO EM ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN Quadro de disciplinas oferecidas e horários do segundo semestre de 2017 SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

Disciplina: Gestão da

MANHÃ

(8h30-12h30)

(8h30-12h30)

(8h30-12h30)

inovação no design Prof. Dr. Francisco Carlos Tadeu Starke Rodrigues

(8h30-12h30)

(8h30-12h30)

Disciplina Obrigatória: Projetos profissionais: prática profissional em atividades técnico-científicas e de inovação na arquitetura e design.

TARDE

(13h30-17h30)

Prof. Dr. Marcos Virgilio Da Silva; Profa. Dra. Denise Falcao Pessoa; Profa. Dra. Aline Nassaralla Regino e Profa. Dra. Maria Carolina Garcia

Disciplina: Sustentabilidade nas cidades e nos edifícios

Disciplina: A cidade Contemporânea entre práticas e representações Prof. Dr. Marcos Virgílio da Silva (13h30-17h30)

NOITE

(19h-22h40)

urbano na contemporaneidade Profa. Dra. Denise Falcão Pessoa e Profa. Dra. Débora Sanches (19h-22h40)

(13h30-17h30)

(13h30-17h30)

Disciplina: Teoria da Imagem Profa. Dra. Maria Carolina Garcia

(13h30-17h30)

Disciplina: Desenho

Profa. Dra. Lúcia Fernanda de Souza Pirró e Prof. Dr. Mário Biselli

(13h30-17h30)

Disciplina: A produção do espaço urbano qualificado: projeto e financiamento Prof. Dr. Enio Moro Junior (19h-22h40)

Disciplina: Preservação da (19h-22h40)

Memória: intervenção em projetos arquitetônicos Profa. Dra. Aline Nassaralla Regino (19h-22h40)

15)

Valor do curso

24 (vinte e quatro) parcelas mensais de R$ 2.390,00 (Dois mil e trezentos e noventa reais). Política de descontos: Os ex-alunos formados na Belas Artes e professores interessados em cursar o Programa terão desconto de 20% nas mensalidades.

16)

Bolsas

Os candidatos aprovados neste Processo Seletivo poderão solicitar bolsas integrais às agências de Fomento: Fapesp e CNPq, além de outras agências nacionais e internacionais, com o acompanhamento do orientador.

17)

Atendimento a dúvidas e esclarecimentos

Secretaria de Pós-Graduação (Stricto Sensu) da Belas Artes: Rua Dr. Álvaro Alvin, 90 – Prédio 2 – 6º Andar Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira (exceto feriado) das 8h às 22h. Telefones: (11) 5576-5744 / (11) 5576-5863 / (11) 5576-7300

Suggest Documents