JUNHO DE 2006

REDE TEMÁTICA DE PESQUISA EM MODELAGEM AMBIENTAL DA AMAZONIA - GEOMA/MCT SOBREVÔO PARA COLETA DE DADOS NA AMAZÔNIA GEOMA/MCT MAIO/JUNHO DE 2006 1. A...
5 downloads 0 Views 307KB Size
REDE TEMÁTICA DE PESQUISA EM MODELAGEM AMBIENTAL DA AMAZONIA - GEOMA/MCT

SOBREVÔO PARA COLETA DE DADOS NA AMAZÔNIA GEOMA/MCT MAIO/JUNHO DE 2006

1. Apresentação Devido à grande extensão do bioma Amazônia e à dificuldade de acesso a grande parte de seus recursos naturais, os levantamentos aéreos representam importantes possibilidades de aquisição de dados fornecendo parâmetros para a interpretação de imagens orbitais, validação de mapeamentos e identificação de feições de interesse. O sobrevôo realizado pelo GEOMA pode ser caracterizado como uma missão de reconhecimento e teve como principal objetivo coletar dados e identificar alvos da superfície terrestre da região Amazônica através de registros fotográficos convencionais, Sistema de Posicionamento Global (GPS) e técnicas de videografia. Os dados adquiridos devem dar suporte às atividades de mapeamento, análise e identificação de feições e fenômenos de interesse nos estudos sobre a dinâmica de uso e cobertura da terra, ordenamento territorial, dinâmica populacional, assentamentos humanos e biodiversidade, entre outros. O sobrevôo foi realizado no período de 28 de maio a 12 de junho de 2006, início da estação seca em grande parte da Amazônia Brasileira, apresentando uma baixa freqüência de focos de queimada, possibilitando melhores condições atmosféricas para coleta de dados. A missão foi coordenada por representantes de três Institutos que fazem parte da Rede Temática GEOMA, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT): Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Este documento descreve os principais objetivos da missão, os trechos e faixas de coleta de dados, especificações do produto gerado, conteúdo e a organização dos dados armazenados nos DVD. Os dados contidos nestes DVD são copirraite do GEOMA/MCT. É permitido seu uso para estudos e análises científicas e políticas públicas, desde que mencionada a fonte.

REDE TEMÁTICA DE PESQUISA EM MODELAGEM AMBIENTAL DA AMAZONIA - GEOMA/MCT

2. Objetivos A missão foi planejada para atender aos objetivos dos projetos das componentes de Biodiversidade, Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra, Dinâmica Populacional e Assentamentos Humanos da rede GEOMA, sendo eles: a. Análise da fisiografia relacionada com a ocorrência de paleocanais e seu reflexo na vegetação para mapeamento de sistemas deposicionais e para traçar suas relações com o desenvolvimento da biodiversidade na Ilha do Marajó, PA. b. Coleta e validação de dados sobre uso e cobertura da terra, padrões de desmatamento, organização fundiária, assentamentos humanos e núcleos populacionais na frente de desmatamento do Interflúvio dos Rios Xingu e Iriri, PA. c. Aquisição de dados para análise da conectividade entre a frente de desmatamento do Xingu/Iriri com a frente da BR-163 e a Rodovia Transamazônica, no Pará. d. Coleta de informações sobre padrões de ocupação ao longo da BR-163 para análise do Zoneamento Ecológico Econômico e outras políticas públicas definidas no Estado do Pará. e. Observação e validação de padrões de desmatamento nas frentes de ocupação das regiões Noroeste dos estados do Mato Grosso e Norte de Rondônia. f.

Validação das classes de vegetação do mapa do RADAM e dos dados de desmatamento do PRODES/DETER gerados pelo INPE.

g. Coleta de dados sobre os diferentes gradientes de cobertura florestal na região dos Rios Madeira-Purus, abrangendo os Estados do Acre, Rondônia e Amazonas. h. Coleta de informações sobre fisionomias de campos e florestas em regiões ameaçadas pela soja, como a região do Madeira-Purus (AM, AC e RO) e Santarém/Belmonte.

REDE TEMÁTICA DE PESQUISA EM MODELAGEM AMBIENTAL DA AMAZONIA - GEOMA/MCT

3. Área de Coleta A missão GEOMA 2006 foi planejada a partir de cinco traçados abrangendo parte dos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre e Amazonas. As regiões de sobrevôo foram definidas em função dos interesses científicos dos Projetos da Rede GEOMA/ MCT e são apresentadas na FIGURA 1.

FIGURA 1. O sobrevôo que iniciou em Belém (PA) e foi concluído em Porto Velho (RO), foi planejado considerando cinco regiões definidas de acordo com a abrangência das áreas de estudo dos projetos GEOMA. As regiões são representadas nesta figura por linhas de cores diferentes traçadas sobre mapa de desmatamento do PRODES, 2003 (INPE, 2006). Cada região foi definida de acordo com os interesses e objetivos dos projetos desenvolvidos na rede temática GEOMA. As regiões 1, 3, 4 e 5 foram definidas pelo grupo de Biodiversidade, privilegiando o registro de diferentes formações vegetais, geomorfológicas, paleocanais, remanescentes florestais e desmatamento. A região 2 foi definida de acordo com os objetivos do Projeto de Modelagem Integrada pelos componentes dos grupos de Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra (LUCC), Dinâmica Populacional e Assentamentos Humanos enfocando aspectos da ocupação humana, redes de transporte e urbana, padrões de desmatamento e uso da terra.

REDE TEMÁTICA DE PESQUISA EM MODELAGEM AMBIENTAL DA AMAZONIA - GEOMA/MCT

4. Aspectos Operacionais da Missão A missão Geoma teve início em 28 de maio de 2006, partindo de São José dos Campos (SP), para onde retornou em 12 de junho. Foi utilizada a aeronave Bandeirante ( EMB110-B1 / PP-FFV) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Para cada segmento/região definiu-se um pesquisador como coordenador dos trabalhos da equipe GEOMA que interagiu diretamente com o gerente da missão nas tomadas de decisão durante o sobrevôo. A videografia foi realizada com uma câmara de vídeo digital (Sony TRV-900), acoplada a um receptor de GPS (Garmin V) e uma interface capaz de registrar os dados de posicionamento na trilha sonora da gravação. Posteriormente, em laboratório, utilizando a mesma interface e uma placa de captura, as imagens foram adquiridas com uma superposição máxima de 60% definida em função das condições atmosféricas e altura do vôo. As imagens obtidas, em formato JPG foram georreferenciadas com base nos horários de aquisição e nos dados armazenados na trilha sonora. Adicionalmente, as coordenadas da trajetória da aeronave também foram obtidas a partir de um receptor GPS e registradas a cada 2 segundos (padrão NMEA) em um computador portátil utilizado para a navegação. Fotografias digitais panorâmicas foram obtidas a partir das janelas laterais traseiras da aeronave e tiveram como objetivo complementar os dados de videografia. Essas fotografias foram associadas às coordenadas da posição da aeronave, comparando o horário da fotografia com o da gravação da trajetória (track).

REDE TEMÁTICA DE PESQUISA EM MODELAGEM AMBIENTAL DA AMAZONIA - GEOMA/MCT

5. Produtos Gerados As imagens de videografia foram obtidas em formato JPG e agrupadas em faixas sobre os trechos programados. A Tabela 1 apresenta uma síntese do relatório da videografia com os trechos programados e as faixas de videografia correspondentes. Um relatório mais completo pode ser encontrado no diretório /DOCS do DVD. Cada faixa corresponde a um diretório que contém as imagens capturadas. No diretório /PROGS, existe um arquivo“Geopix.pdf”, com uma descrição detalhada sobre o sistema de videografia. MISSÂO AÉREA - GEOMA 2006 DATA 29.05.06 30.05.06 31.05.06 01.06.06 02.06.06 03.06.06 04.06.06 04.06.06 05.06.06 07.06.06 08.06.06 09.06.06 10.06.06

TRECHO BELEM/SANTAREM SANTAREM/ALTAMIRA ALTAMIRA/ALTA FLORESTA ALTAMIRA/MARABA MARABA/PALMAS PALMAS/PALMAS PALMAS/SINOP SINOP/VILHENA VILHENA/PORTO VELHO PORTO VELHO/RIO BRANCO RIO BRANCO/PORTO VELHO PORTO VELHO/MANAUS MANAUS/PORTO VELHO TOTAL

REGIÃO 1 2 3

4

5

FAIXAS F01a F07 F08 a F32 F33 a F49 F50 a F60 F61 a F64 F65 a F69 F70 a F74 F75 a F77 F78 a F85 F86 a F97 F88 a F104 F105 a F114 F115 a F123 123

IMAGENS 1927 3767 3988 3715 2342 2777 2534 2124 3426 2092 4840 3054 2361 38947

TABELA 1. Organização das Imagens Obtidas pelo Sistema de Videografia Em áreas de relevo pouco movimentado, a superposição das imagens permite construir mosaicos como o apresentado na Figura 2.

FIGURA 2. Exemplo de mosaico obtido pela da articulação de imagens de videografia.

REDE TEMÁTICA DE PESQUISA EM MODELAGEM AMBIENTAL DA AMAZONIA - GEOMA/MCT 6. Mapas Foram gerados mapas que descrevem o posicionamento das faixas de videografia. A Figura 3 apresenta a articulação destes mapas que podem ser encontrados no diretório /PLOTS.

FIGURA 3. Articulação dos mapas com as faixas de videografia.

REDE TEMÁTICA DE PESQUISA EM MODELAGEM AMBIENTAL DA AMAZONIA - GEOMA/MCT

7. Conteúdo do DVD Os dados coletados durante a missão foram armazenados em três DVD intitulados GEOMA2006-1, GEOMA2006-2 E GEOMA2006-3. Os DVD contém os resultados organizados em diretórios, da seguinte forma: /COORDS: contém o conjunto das coordenadas das imagens. Cada arquivo tem o nome da faixa correspondente. Os dados estão em formato “txt” e contém informações sobre Datum, identificação da imagem (faixa: ### + imagem: ###), hora GMT (hhmmss), latitude e longitude (dd.dddd) e altitude da aeronave (mmmm). /DOCS: contém as planilhas com o plano de missão e o relatório da videografia e este documento, todos em formato pdf. /FRAMES#001-050x: contém o conjunto das imagens das faixas 001 até 050x.. Cada sub-diretório contém as imagens de uma faixa de videografia. O arquivo texto incluído (###000) contém um arquivo texto com informações de posicionamento das imagens. /FRAMES#051-080: contém o conjunto das imagens das faixas 051 até 080. Cada subdiretório contém as imagens de uma faixa de videografia. O arquivo texto incluído (###000) contém um arquivo texto com informações de posicionamento das imagens. /FRAMES#081-123: contém o conjunto das imagens das faixas 080 até 123. Cada subdiretório contém as imagens de uma faixa de videografia. O arquivo texto incluído (###000) contém um arquivo texto com informações de posicionamento das imagens. /MISCEL: contém um arquivo pdf sobre o sistema de videografia e algumas fotos relacionadas com a missão. /PLOTS: contém a articulação e um conjunto de mapas com as faixas de videografia. /PROGS: contém três arquivos para a instalação de programas. O programa Geovis permite examinar as imagens de videografia com suas coordenadas e outros dados; uma descrição desse programa encontra-se no mesmo diretório com o título de “leiame.txt”. O programa Irfanview é um “freeware” para visualização de imagens que também está disponível no site: www.irfanview.com. O diretório Adobe contém o programa de instalação do Acrobat Reader. /TRACKS: contém os arquivos com as trajetórias (tracks) da aeronave nos diversos trechos da missão e pode ser utilizado para o posicionamento das imagens panorâmicas.

REDE TEMÁTICA DE PESQUISA EM MODELAGEM AMBIENTAL DA AMAZONIA - GEOMA/MCT

7. Equipes Trajeto Total: 28/05/2006 – 12/06/2006 1. Carlos Alberto Steffen: gerente da missão/operador do sistema de videografia 2. Pedro Celso Dias Santos: Comandante da aeronave 3. Lucas Intrieri- co-piloto da aeronave

Regiões 1 e 2 – Belém/Marabá - 29/05/2006 – 01/06/2006 1. Maria Isabel S. Escada (GEOMA/INPE): Coordenadora do trecho. PI do Grupo Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra; 2. Silvana Amaral Kampel (GEOMA/INPE): Coordenadora do trecho Belém/Marabá, componente do Grupo Dinâmica Populacional e Assentamentos Humanos; 3. Philip Martin Fearnside (GEOMA/INPA): PI do Grupo Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra 4. Marcelo Cordeiro Thales (GEOMA/MPEG): Componente do Grupo Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra; 5. Maria do Carmo da Silva Américo (GEOMA/MPEG): Bolsista do Grupo Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 6. Ana Cristina Ferreira Salim (GEOMA/MPEG): Bolsista do Grupo Dinâmica Populacional e Assentamentos Humanos; 7. Tarcísio Feitosa da Silva (Comissão Pastoral da Terra - CPT): Colaborador do Projeto Integrado de Modelagem dos grupos Dinâmica Populacional e Assentamentos Humanos e, Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra.

Regiões 3 e 4 – Marabá/Porto Velho: 04/06/2006 – 06/06/2006 1. Mario Cohn-Haft (GEOMA/INPA): Coordenador do trecho. PI do Grupo de Biodiversidade. 2. Catherine Bechtoldt (GEOMA/INPA): Bolsista do Grupo de Biodiversidade sob supervisão do PI Mario Cohn-Haft..

REDE TEMÁTICA DE PESQUISA EM MODELAGEM AMBIENTAL DA AMAZONIA - GEOMA/MCT

3. Cláudio Aparecido de Almeida (GEOMA/INPE): Aluno de Mestrado sob supervisão do PI do grupo de Biodiversidade, Dalton de Morrison Valeriano. 4. Rafael Garcia (Folha de São Paulo) – Correspondente do Caderno de Ciências da Folha de São Paulo, convidado da PI Ana Albernaz do grupo de Biodiversidade. 5. Mauricio Braga Trancho (Fundação de Ciências Aplicações e Tecnologias Espaciais FUNCATE) - Técnico da equipe dos Programas PRODES e DETER (INPE/FUNCATE) sob coordenação do pesquisador Dalton de Morrison Valeriano, PI do grupo de Biodiversidade GEOMA. 6. Andrea Daleffi Scheide (Fundação de Ciências Aplicações e Tecnologias Espaciais FUNCATE) - Técnica da equipe dos Programas PRODES e DETER (INPE/FUNCATE) sob coordenação do pesquisador Dalton de Morrison Valeriano, PI do grupo de Biodiversidade GEOMA.

Região 5 – "Porto Velho/Rio Branco/Manaus": 07/06/2006 a 10/06/2006 1. Mario Cohn-Haft (GEOMA/INPA): Coordenador do trecho. PI do Grupo de Biodiversidade. 2. Catherine Bechtoldt (GEOMA/INPA): Bolsista do Grupo de Biodiversidade sob supervisão do PI Mario Cohn-Haft. 3. Arimatéa de Carvalho Ximenes (GEOMA/INPE): Aluno de Mestrado, sob supervisão da pesquisadora Silvana Amaral Kampel do grupo de Biodiversidade. 4. Philip Martin Fearnside (GEOMA/INPA):PI do Grupo Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 5. Paulo Maurício Lima de Alencastro Graça (GEOMA/INPA): Componente do Grupo Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra. 6. Eduardo Martins Venticinque (Wildlife Conservation Society – WCS): Colaborador do Grupo de Biodiversidade do GEOMA 7. Jorge Costa (INPA): Colaborador do Grupo de Biodiversidade do GEOMA. 8. Edwin Keizer (INPA): Colaborador do Grupo de Biodiversidade do GEOMA.