Irmãs Beneditinas da Divina Providência Província da Divina Providência Janeiro e Fevereiro- Ano 2012

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

2

Editorial ....................................................................................................................................3 Palavras de Esperança “Em tudo daí graças”................................................................................................................4 Momento de Espiritualidade Um fogo que acende outros fogos............................................................................................5 Retiro Espiritual.........................................................................................................................6 Aconteceu virou notícia “Ide a ele cantando jubilosos”..................................................................................................7 “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.................................................................................8 Serviço de Animação Vocacional..............................................................................................9 Formação em foco Iniciação ao Noviciado............................................................................................................10 “O tempo dirá que fomos fiéis”..............................................................................................11 Família Espiritual “O tempo chegou, o Reino de Deus está próximo”................................................................12 Eleição e Assembléia...............................................................................................................13 Homenagem Irmã Valcidineis.......................................................................................................................14 Culinária..................................................................................................................................16 Fique por dentro Comunicados ..........................................................................................................................17

www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

3

“Tu és pó e ao pó voltarás” (Gn 3,19). ”Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).

Essas são as fórmulas dirigidas a nós pelos sacerdotes na Celebração da quarta-feira, durante a imposição das cinzas, para nos lembrar de nossa origem humana quando fomos criados por Deus que nos modelou com o pó e insuflou em nossas narinas o sopro de vida. Lembra-nos a nossa realidade de pessoas frágeis, limitadas, mas que encontra em Deus o dom maior: a vida. Essa Celebração dá início também ao tempo quaresmal quando novamente atentas às palavras de João Batista somos convidados à conversão. Nesse ano a Igreja nos propõe, além das mudanças de atitudes e de vida, próprias deste tempo, a reflexão da Campanha da Fraternidade cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Uma reflexão muito propícia num tempo onde ainda a saúde é tão deficitária e muitos não tem acesso ao necessário. Onde muitos morrem por falta de recursos e até mesmo por despreparo profissional, com erros médicos. Necessitamos urgentemente de cuidado e de respeito para com a dignidade humana. Quantas vidas têm sido ceifadas pelo descaso? A doença não escolhe pessoas, ela atinge a todos. Ela envolve o doente e seus familiares numa situação de dor e sofrimento. Somos convidados a olhar com especial carinho para os enfermos e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, seja através da oração, atitudes ou gestos de solidariedade. Acima de tudo, somos convocados a cuidar da nossa própria saúde. Nosso Papa, Bento XVI, nos alerta para “prestarmos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras”. Convida a “fixar o olhar no outro, a começar por Jesus, e a estar atentos uns aos outros, a não nos mostrar alheios e indiferentes ao destino dos irmãos”. A sentirmo-nos responsáveis por quem, como nós, são criatura e filho de Deus. A mensagem do Papa, por ocasião da quaresma é uma refllexão muito profunda que vale a pena meditar. Que neste tempo de reflexão, a graça de Deus nos ajude e nos conduza para que, entrando em nós mesmos, consigamos de fato crescer naquilo que é mais gritante e necessário em nós, para que um pouco mais inteiros, consigamos viver nosso compromisso como cristãos, consagrados e vocacionados, com alegria sendo de fato pessoas fraternas e acolhedoras. Nessa edição do Informando teremos várias partilhas que nos ajudam a conhecer a missão e o trabalho realizados por nossos irmãos de caminhada e a crescermos em fraternidade.

www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

4

Um abraço a todos e uma frutuosa experiência quaresmal. Equipe do Informando

Palavras de Esperança Queridas Irmãs, Formandas e Oblatos, O Senhor nos concede a graça de iniciarmos este novo ano, manifestando-se a nós como amoroso Pai Providente, a nos abençoar em todos os momentos de nossa caminhada de Congregação e de Igreja. Celebramos o nosso VIII Capítulo Provincial de 15 a 21 de janeiro de 2012 p.p. dinamizando e aprofundando o tema que nos coube: Código Fundamental – Lei de Liberdade – As Constituições: Fundamento da Formação. O Capítulo Provincial é um Kairós de Deus na vida e na missão da Província e uma bênção para toda a Congregação. Foi um momento oportuno para avaliar a caminhada feita ao longo do triênio 2009-2011, de traçar metas rumo a novos horizontes, fortalecer vínculos, ultrapassar barreiras, vencer nossos medos, tomar decisões, pontuar e valorizar nossa formação; no desejo de que cresçamos na nossa identidade e missão de Irmãs Beneditinas da Divina Providência; acolhendo, assistindo e educando a infância e a juventude pobre e abandonada e os doentes e anciãos solitários e sofredores. A Igreja em sua caminhada litúrgica nos propõe um tempo favorável para nossa conversão e mudança de vida: a Quaresma. É um momento de entrarmos em nosso íntimo, fazendo uma profunda reflexão de como estamos conduzindo nossa vida e voltarmos ao nosso Primeiro Amor, nosso Único e Necessário: Jesus Cristo. Na Quarta-feira de Cinzas, início do tempo quaresmal, demos abertura à Campanha da Fraternidade do ano de 2012, período no qual refletiremos sobre o grande dom da vida e o quanto este dom está sendo descuidado, diante de um Sistema Único de Saúde, que não responde às necessidades de uma nação, principalmente dos mais necessitados. Que em nossos ouvidos possa ressoar fortemente o clamor de Eclo 38,8: “Que a saúde se difunda sobre a terra”. O nosso Papa Bento XVI em sua Carta Apostólica “Porta Fidei”, proclama o Ano da Fé, de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013, nos fazendo o convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. Vivamos intensamente este tempo oportuno da www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

5

manifestação da bondade e da misericórdia de Deus para conosco, aprofundando e meditando como Maria todos os fatos, nos abandonando nas mãos da Divina Providência que conduz a nossa história. Desejo a cada um em particular as bênçãos mais copiosas de Deus e um abençoado ano de 2012. Com carinho, minhas preces e meu abraço de paz!

Irmã Bárbara Cristina Ferreira Britto Superiora provincial

Momento de Espiritualidade

Esse foi o tema do nosso retiro anual do mês de janeiro assessorado pelo Pe. Donizetti Tadeu Venâncio- sj. Com muita simplicidade ele nos ajudou a refletir sobre nossas chamas e a revigorar aquelas que dentro de nós estavam se apagando. Não há como falar de luz, sem falar da grande Luz de nossas vidas: Jesus de Nazaré, por isso durante os sete dias fomos refletindo pouco a pouco sobre a vida do Mestre, desde o seu nascimento até sua ressurreição, trazendo presente nossa realidade pedindo a Deus a graça de refletirmos a sua Luz, em nossas vidas, palavras e atitudes. Refletimos também sobre nossas comunidades, levando em conta que desde os primeiros apóstolos não havia comunidade perfeita, porém é preciso que estejamos unidas pelo mesmo ideal. “Entramos para rezar e saímos para servir.” Com o compromisso de não deixar que nossas chamas se apaguem e com elas acender outros fogos e olhar a nossa vocação como o fogo da vida colocada a serviço ascendendo cada dia a chama da fé, da esperança e da caridade.

Irmã Sonia Sanca

www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

6

Estimadas Irmãs e Oblatos, Nos dias 01 a 07 de janeiro de 2012, tivemos a oportunidade de fazer o nosso retiro espiritual, tendo como assessor o Padre Donizetti Tadeu Venâncio, que com muita simplicidade e profundidade nos conduzia a momentos fortes de oração e intimidade. A partir do tema; “Um fogo que acende outros fogos”. Padre Donizetti nos fez alguns questionamentos motivando-nos para o retiro: O que desejo encontrar neste retiro? Que mudanças estou disposta a fazer? Que frutos desejo colher? Qual chama quero acender durante esse tempo de graça? A experiência de Deus nos transforma nos faz diferente e nos anima para missão. Somos chamadas a acender a chama que dá sentido a nossa vida e a nossa consagração. Acendermos o fogo da vida nova. A vida é o centro do interesse de Deus, é uma obra única, artística; Deus não modela em série. Deus tem em suas mãos a imagenzinha sopra-lhe nas narinas. O barro amassado vive. Somos chamadas a acender o fogo da vida colocada a serviço. Servir aqueles que mais precisam da nossa ajuda, da nossa presença. Fazer com que o Reino de Deus se manifeste em cada pessoa de boa vontade, que através do seu trabalho, da sua luta, da sua fé, procura de todas as maneiras, levar com responsabilidade esse projeto. Foi de fato tempo de renovarmos o nosso compromisso com Deus, com grande vigor e entusiasmo. Conscientizando-nos de que quando a chama se esfria e se extingue é porque estamos longe de Deus e nos distanciando dos desafios da evangelização e da missão. “Já estou chegando e batendo à porta: quem ouvir minha voz e abrir, eu entro em sua casa e janto com ele e ele comigo” (Ap 3,20). Sem a frequência dessa refeição, as energias não se renovam. A missão pressupõe oração, a meditação e a contemplação, cultivando a intimidade com a pessoa de Jesus na certeza que a partir da experiência com Ele seremos sempre faíscas de luz. No dia 08 nos dirigimos para Osasco para celebrar com grande alegria e júbilo a Primeira Profissão Religiosa das noviças: Beatriz Dias da Silva, Francinete Oliveira Silva e Sonia Sanca, bem como as bodas das nossas irmãs: Odir Teresinha de Brito, Vilma Padilha, Glicéria Polese, Lucila Polese, Márcia de Mattia, Maria Fabro, Noemi Zanzi, Olímpia Bett e Angelina Singnorelli. Deus sela louvado pela sua bondade em nossas vidas! Irmã Daiana de Oliveira Silva www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

7

Aconteceu virou notícia Se for fato que quem canta reza duas vezes, oração não faltou na Comunidade São Jerônimo Emiliani- Santo André-SP. No último dia 11/02 p.p. esta comunidade que estava em festa celebrando seu padroeiro e exatamente neste dia era a missa dos jovens. Padre Carlos, o novo pároco foi realmente iluminado ao conduzir este momento. A igreja estava especialmente cheia de jovens e a Comunidade marcava presença em massa. Todas as partes da missa foram anteriormente preparadas pelo Setor Juventude da Paróquia, portanto criatividade não faltou, e o que é melhor, sem ferir nenhuma regra ou orientação da liturgia. No momento da homilia o sacerdote convidou a todos os jovens a subirem ao altar e sentarem aos pés de São Jerônimo. Alí foi feita uma reflexão sobre vocação. Todos estavam atentos a cada gesto e palavra que os convidava a se abrirem ao chamado de Deus para cada um. A Celebração Eucarística foi muito alegre, o povo cantava com grande fervor. Após a comunhão cantou-se lindamente o hino do Padroeiro cujo carisma providencialmente se assemelha muito ao nosso. Terminada a Santa Missa, o povo não partiu para suas casas, pois teríamos um pequeno festival de música. Havia os estilos mais belos e inusitados. O tema era exatamente a vida de São Jerônimo. Os jurados – Padre Carlos, Irmã Teresa (Ursulina) e Irmã Kelle ouviam com atenção e se divertiam muito. Por fim, hora de premiar a melhor composição. Esta foi escolhida pela completude e essência da letra, porque a melodia passava longe do gosto dos jurados: Era um funk de autoria e interpretação do grupo de jovens da paróquia. Quanto à letra, era possível por meio da mesma entrar na história, espiritualidade e carisma de São Jerônimo sem nunca ter escutado nada sobre ele. Foi um momento de grande alegria, confraternização e acolhida, pois a comunidade pela primeira vez abria com tanta largueza esse espaço para a juventude. Que a bênção da Providência acompanhe a caminhada desses jovens que tanto tem buscado a Igreja de Cristo, aspirando ser santos sem deixar de ser jovens. Rezemos por essa juventude a fim de que ali também o Senhor suscite fiéis e ardorosos discípulos do seu Reino. Irmã Kelle Pereira de Souza www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

8

Estimadas (os) irmãs (os) na fé. Queridas (os) é com muita alegria que desejamos partilhar convosco da nossa participação no evento Cristo Folia, da Paróquia Mãe de Deus e dos órfãos, localizada na Vila João Ramalho - Santo André SP. Diante de uma realidade onde muitos jovens se extraviam da casa do Senhor, durante o período de carnaval, alguns rebanhados de Cristo optaram por estar com Ele na Sua casa. Dando inicio com uma afetuosa acolhida jovem e com cantos e danças, foi um grande momento de descontração. Porém desde a nossa chegada fomos muito bem acolhidas. Após os cantos e danças, bem elaboradas, deu-se um tempo, para a organização da entrada da imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus e dos órfãos, momento de muita concentração, foi gratificante esta entrada, após este momento foram feitos alguns colóquios do organizador, terminado com cantos Marianos. Após este momento teve um intervalo para o lanche. Durante este fomos conversar e conhecer os outros jovens que chegaram depois. Me encantei com estes jovens que sabem falar de Deus e de seu projeto com convicção, e mais, com conhecimento, não demorou muito para voltarmos, com as musicas e danças, algumas de carnaval, outras me fez voltar a minha infância, deu para aproveitar, e pra não perder a religiosidade, musicas religiosas. Após este momento, deu se a entrada da Bíblia, e logo após a Irmã Maria Aparecida Barcellos, fez a proclamação do Evangelho de S. Lucas, e falou aos jovens, sobre o lema proposto: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, e terminou com a leitura do livro de Josué 24,15 onde se encontra o lema, encerrando assim. Então teve uma dinâmica com bexiga tendo-a como objetivo transmitir, que devemos nos abastecer da Santa Eucaristia e da Palavra para sairmos para servir a Deus na sociedade, e que devemos também prestar o nosso trabalho no templo, não nos desviando Daquele que nos resgatou e nos chamou. Após este momento o salão ficou livre para dançarmos e divertirmos, com moderação. Durante este momento conversamos com alguns seminaristas e irmãos Somascos, pois no dia seguinte o Ir. Vicente iria receber a ordenação Diaconal. Logo após fomos convidados o nos aproximarmos para o momento da Adoração, com cantos entoados pelo ministério, então o Padre Paolo, entrou com o Santíssimo Sacramento e então nos prostramos, deu-se então 30 minutos de pura adoração e por fim, houve a bênção do Santíssimo Sacramento, logo em seguida rezamos e terminou-se este encontro com a bênção da paz. Despedimo-nos com sorrisos e abraços calorosos. Retornando aos nossos lares. Noviça: Flaviana Gomes. www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

9

Serviço de Animação Vocacional

Queridas Irmãs, Formandas e Oblatos. Todos nós cristãos batizados somos chamados a fazermos a experiência do chamado de Jesus Cristo. Com muita alegria neste Cristo que nos chama a cada dia, a equipe do Serviço de Animação Vocacional da Província SAV/PV realizou no dia 4 de Fevereiro p.p o primeiro encontro do ano. A Ir. Fabiana Seabra iniciou com as boas vindas a todas com o desejo de um encontro feliz. Em seguida fomos convidadas a realizar uma dinâmica que nos levou a capela para um encontro especial, onde por uma hora nos prostramos em louvor, reflexão e adoração diante do Santíssimo Sacramento entregando a Ele os trabalhos deste novo triênio. Logo após seguimos para a sala e recordamos através de um vídeo os trabalhos realizados nas comunidades durante o triênio passado, depois fomos divididas em grupo para discutirmos as principais dificuldades que encontramos para trabalhar com a juventude hoje. Ao retornarmos cada grupo expôs as suas dificuldades e juntas refletimos que hoje no mundo globalizado em que vivemos, em meio a tantas ofertas que perpassam em nossas vidas se encontra o grande desafio de respondermos com sinceridade e amor a este chamado, e em especial os jovens que encontram cada dia desafios diferentes. Diante dessa situação o SAV/PV demonstra uma grande preocupação com a juventude de hoje. É preciso ver não só o futuro como algo distante, mas também valorizar o presente, o agora da Igreja, pois se não pensarmos assim o que será da Igreja futuramente? Neste aspecto cabe a nós acolhermos e confiar nos jovens ajudando a responder suas expectativas de vida, pois só assim teremos uma Igreja mais justa, fraterna e jovem. Ao retornamos à tarde novamente em grupos fomos convidadas a fazermos o Objetivo Geral e os específicos para o programa do triênio, com muita tranquilidade realizamos esta tarefa. Agradecidas a Deus e a Província por mais uma oportunidade de estarmos juntas realizando um trabalho com disponibilidade de assumirmos mais um compromisso em favor da Juventude que anseia por um mundo melhor. Ir. Ângela Maria Medina de Souza

www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

10

Formação em foco

“Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minhas mãos”

A cada novo dia, somos sempre convidadas a responder ao Pai Criador, seja em gratidão ou em simples entregar-se a Ele. E, é tão importante este entregar-se nas mãos de Deus! Tão cheio de significado este ato de resposta que somos impelidas a responder a Ele. No dia 09 de janeiro, na Casa Provincial em Santo André-SP, nós: Lilian dos Santos Soares e Lucy Mary Awuor, ingressamos no Noviciado e assim, demos mais um passo importante no seguimento de Jesus Cristo, o centro de nossa vida. Foi este um dos mais aguardados dias para cada uma de nós, no qual nós podemos sentir este chamado de Jesus que, a cada novo dia vai moldando todo o nosso ser, guiando-nos e preparando-nos para um dia contemplá-Lo face a face. Antes deste dia especial, estivemos participando do retiro: as Irmãs, as noviças de 1° e 2° ano e nós, até então, postulantes. O Pe. Donizetti Tadeu Venâncio, que era quem estava auxiliando a semana de retiro, nos fez refletir o tema: ‘O fogo que acende outros fogos’. E ele chamou nossa atenção para que cada uma de nós reacendêssemos uma chama particular e nos levou a muitas reflexões sobre nossa caminhada vocacional. Guiadas pela luz do Espírito Santo refletimos sobre o aprendizado adquirido nas etapas anteriores, na importância de cada momento e, especialmente de cada pessoa que se tornou parte da história de cada uma de nós ao longo destes anos, que foram e são Providência de Deus em nossa vida. Demos graças a Deus! Estamos muito felizes em responder a Jesus ingressando no Noviciado, lembrando que a caminhada exige de nós coragem, perseverança e confiança no Seu amor, pois “Tudo posso n’Aquele que me fortalece” (Fl 4,13). E nesta confiança nos sentimos cada vez mais pertenças a esta família religiosa, Irmãs Beneditinas da Divina Providência, procurando viver os votos de Obediência, Castidade e Pobreza, com a certeza de que é uma forma de anunciar o “Sim” de cada uma de nós a Ele, como a noiva que vai ao encontro do noivo, Jesus Cristo. “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6)

www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

11

Agradecemos a todas as Irmãs e formandas que estiveram conosco neste momento especial, tanto na oração como também na presença. E acima de tudo, somos gratas ao nosso Pai Providente que nos trouxe até aqui. Abraços fraternos,

Noviças Lilian dos Santos Soares e Lucy Mary Awuor

O tempo não dirá SE fomos fiéis, mas QUE fomos fiéis. Com estas palavras das sete primeiras missionárias aprendemos que depende de nós a autêntica vivência da fidelidade. Exclusivamente de nós! Mas aprendemos também o tamanho da confiança na Providência que essas palavras carregam. Confiança e perseverança, ora et labora, acompanhadas de grande humildade e simplicidade na vivência radical dos votos, são as características que devem pautar a vida da Irmã Beneditina da Divina Providência desde o seu alvorecer. E se caminhar rumo a essa autenticidade se faz necessário, tentemos o primeiro passo. Nessa busca de requalificar nossa vivência formativa e comunitária iniciamos o primeiro encontro do Juniorato do triênio. Para grande alegria do grupo o encontro aconteceu na Casa de Repouso Divina ProvidênciaComunidade Água Viva- Vinhedo-SP. Fomos como sempre alegremente acolhidas pelas Irmãs da Comunidade. Com tudo preparado na noite anterior, iniciamos nosso encontro na manhã do dia 19/02 p.p. E pra começar fizemos uma, mais que merecida, homenagem de agradecimento à Irmã Cleidinei Pupim pela caminhada feita conosco no último triênio. E já aproveitamos para dar as boas vindas às novas Junioristas Irmã Beatriz Dias da Silva e Irmã Francinete Oliveira da Silva. Recebemos também com grande alegria a nova formadora designada para nos acompanhar, Irmã Salute Francisco Bett. Feitas as homenagens, nossa Superiora Provincial Irmã Bárbara Cristina Ferreira Britto tomou a palavra e iniciou nossas atividades. Irmã Bárbara e Irmã Salute conduziram estes dois dias com inquestionável zelo e grande sabedoria, pois iam captando as necessidades mais urgentes do grupo e nos davam respostas, ou na maioria das vezes, ajudavam-nos a respondê-las.

www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

12

A Providência não se deixou vencer em generosidade. Foram dois dias verdadeiramente abençoados, onde pudemos rever muito de nossa caminhada e traçar metas para este ano, para este triênio. Agradecemos as Irmãs da Casa de Repouso pela acolhida, pelo carinho e exemplo de vida. À Irmã Cleidinei por cada passo, palavra, gesto, olhar a nós dirigidos nestes três últimos anos. À Irmã Salute por aceitar e abraçar com disponibilidade essa missão de caminhar conosco. À Irmã Bárbara pela presença materna que sabiamente nos conduz mesmo quando os passos insistem em ser errantes. Agradecemos às nossas Fundadoras, nossos exemplos de fidelidade e ardor, cujas vidas nos ajudam a fixar os olhos no horizonte. Enfim, à Providência Divina o nosso ser e coração agradecido por tantos benefícios a nós concedidos. Irmã Kelle Pereira de Souza

Família Espiritual

Com o tema “A Espiritualidade e o Carisma de São Bento”, foi realizado entre os dias 19 e 21 de fevereiro, em Santo André, SP, mais um retiro com os Oblatos das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Estiveram presente no retiro os Oblatos do estado do Espírito Santo, Wilson Ribeiro, Marinete Luzia, Maria Emília Ladislau, Anita Frigini Scarpati, Maria da Penha e a simpatizante Paula Mara e os dois novos oblatos Ormir Lucas e Luzia Tessaro Lucas. Do Estado de Minas Gerais, em Contagem Sonia de Lourdes Martins, de Varginha, Manoel, Berenice, João de Souza Diniz, Rosa Helena e as novas oblatas, Luiza Helena e Solange Lucinda. De Campos Gerais, Aciony de Carvalho, Ana da Luz Ferreira. De Três Pontas, Dona Virgínia Veiga, Maria Celina de Jesus, Maria Alaíde de Jesus e as novas oblatas Maria Marcelina, Maria Imaculada e Thereza de Jesus Reis, todos imbuídos do Espírito renovador de doação. Sentimos a falta dos oblatos Fábio e Marlei por motivos particulares, Dona Maria, de Contagem, por motivo de doença, Marilene, Angela Frigini, Odette, Alice, Dona Ilda e Margarida e Angela Aparecida por motivos diversos. www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

13

Não podemos esquecer da boa recepção e o bom convívio com as Irmãs da Casa, no comando da Irmã Cleidinei, Irmã Joseane Gava, Irmã Mônica e a Irmã Kelle sempre prestativa e atenciosa com as nossas crianças. A Provincial Irmã Bárbara não estava presente no retiro, pois tinha outro compromisso em Vinhedo. Também estiveram presente, a Irmã Amélia Gava, Irmã Marcia Mattia, Irmã Daiana, Irmã Francinete e a Noviça Flaviana. O evento foi coordenado pela Irmã Maria Aparecida Rita e teve como assessor o Padre Flávio, falando de tudo um pouco sobre a Experiência Misteriosa de São Bento no Monte Subiaco e no Monte Cassino, Evangelização e Projeto Pessoal de Vida de cada Cristão. As experiências vividas no retiro são sempre riquíssimas, com conhecimentos que são utilizados nas nossas vidas de comunidade e também pessoal. Pelo oblato Wilson Ribeiro – Linhares /ES

Foi realizada em Santo André, em São Paulo, no dia 18 de fevereiro de 2012, a Terceira Assembleia dos Oblatos das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Com o tema: “Maria Modelo de Oblação”, coube a Irmã Maria Freire fazer uma síntese do assunto. Tivemos como representante da Província a Irmã Elizete Mendes que fez a abertura e o encerramento dos trabalhos da Assembleia foi feito pela Irmã Maria Aparecida Rita. Temas importantes foram trabalhados nesta Assembleia para o crescimento do Oblato, cuja caminhada vem se organizando e se fortalecendo com esforço participativo dos oblatos, da equipe das Irmãs responsáveis pelo grupo, Governo Provincial e Governo Geral. Na atual Assembleia foi eleita uma nova coordenação sendo representada por Maria Emilia Ladislau Tozato de Linhares/ES, como a nova coordenadora, Sônia de Lourdes Martins, de Contagem/MG eleita a primeira secretária e Berenice Aparecida, de Varginha /MG ficou sendo a Segunda Secretária. As Irmãs Marcia Mattia e Maria Aparecida Rita, permanecem como Conselheiras. Como o período de permanência da Assembleia é de dois anos, esta diretoria fica até 2014.

Pelo Oblato Wilson Ribeiro – Linhares /ES

www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

14

Vitória, 28 de fevereiro de 2012.

“Eu Sou a Ressurreição e a Vida” - Jo11, 17.

Eu estava em Itaici/SP participando do Seminário Nacional da Vida Religiosa, (de 23 a 27/02) cujo tema apontava para profundas e questionantes reflexões: “Vida Consagrada – A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo”, quando recebi via e-mail de Irmã Mônica a notícia de que Irmã Maria Valcidineis Ghisolfi estava internada em Vitória com câncer. Para mim, esta era a grande loucura naquele exato momento. Num primeiro instante era inaceitável, logo se pensa na idade, na dinamicidade da vida, na família... Mas, Deus é quem dispõe da nossa vida. Cheguei em casa do retorno de São Paulo na 2ª feira já bem tarde da noite. No dia seguinte, dia 27 fui para Vitória até a Santa Casa de Misericórdia, onde a Irmã Valcidineis estava internada. Mesmo sendo fora do horário de visitas, permitiram eu entrar. Encontrei a Irmã na emergência do hospital num atendimento pré-UTI. Estava com sondas, gástrica e nasal, pois ainda sangrava em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral) ocorrido na 2ª feira à tarde. Rezei, fiz várias tentativas de falar com ela, falei das Fundadoras, mas em vão, já não respondia mais nada. Conversei com a equipe técnica e o médico responsável que estava acompanhando a situação. O médico garantiu que a Irmã estava com total ausência de dor e que eu podia conversar com os familiares esperar por um óbito, visto o quadro clínico ser irreversível, humanamente falando. Disse que quando ela deu entrada no hospital ainda havia uma esperança de uma vida mais longa, mas, depois as plaquetas foram caindo significadamente levando a um quadro muito grave. A Irmã estava com hematomas por todo o corpo devido rompimentos de vasos e, as plaquetas baixas não coagulavam o sangue. Com esta perda de sangue por todo o corpo, complicou numa infecção generalizada, febre alta e AVC levando a óbito. Eu não vi a Irmã Valcidineis consciente, na minha visita ela já estava com morte cerebral. Quanto aos funerais, estavam presentes a Irmã Sônia Rosa de Moura da comunidade do Rio de Janeiro, a Irmã Joelza Scalfoni que estava de férias em Vitória e pode participar e nós da comunidade de Guaraná, Irmã Susana e eu. Ela foi velada na casa do pai o senhor Arnaldo Ghisolf. Família grande de 15 irmãos. Dois irmãos haviam falecidos ainda pequenos e agora a Valcidineis, pois a mãe também já é falecida. Seu Arnaldo agora era consolado pelos 12 filhos e todos chorando a saudade da Nega (nome pelo qual a Valcidineis é chamada pelos familiares, www.beneditinasdp.org.br

15

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

amigos e conhecidos). Conversei com a família e o seu Arnaldo disse que a Nega ia fazer o aniversário dele no dia 08/05, data que completará 89 anos. Ele disse: “ela não está mais, agora é você que vem almoçar comigo nesse dia”. Consolei que sim, é possível. Somos uma grande família. Na Igreja Santa Luzia, uma pequena capela “perdida” nos cafezais naquela tarde soou seus sinos diferentes, prolongados e tristonhos num adeus a sua filha que iniciou toda a sua vida cristã naquele solo sagrado. Valcidineis naquela capela foi batizada, crismada e ali também recebeu a bênção de envio para a eternidade e as manifestações de afeto e carinho de seu povo capixaba. A creche onde Irmã Valcidineis trabalhava desde que foi para casa, fez a sua homenagem com todas as educadoras realçando o carinho e o zelo da Tia Val com os pequenos da Educação Infantil e, ofereceram flores com a música: Não aprendi dizer adeus. Não sei se vou me acostumar /Olhando assim nos olhos teus, sei que vai ficar nos meus/ A marca desse olhar. Não tenho nada pra dizer. Só o silêncio vai falar por mim. Eu sei guardar a minha dor /Apesar de tanto amor vai ser, melhor assim. Não aprendi dizer adeus, mas, tenho que aceitar que amores vem e vão são aves de Verão.

Se

tens

que

me

deixar

que

seja,

então

feliz.

Não aprendi dizer adeus. Mas deixo você ir sem lágrimas no olhar. Se adeus me machucar, O inverno vai passar, e apaga a cicatriz. (Leoandro e Leonardo). Conversando com a diretora da creche, ela disse que a Nega era diferente. Trabalhava sempre e ficava na escola enquanto precisasse dela, mesmo que se ficasse uma criança ela ficava esperando os pais chegarem. Sempre com o seu jeito alegre e serviçal. Muitas pessoas estavam em seu velório, uma família grande e uma freira deixava para sempre o pequeno lugarejo. Realçaram os trabalhos que ela desenvolveu na comunidade durante esse período, preparou crianças para a Primeira Eucaristia e jovens para o Crisma. Ela estava muito comprometida com a missão. O padre Edgar Rigoni da paróquia de São Sebastião às 16 h fez a encomendação do corpo. A equipe de liturgia fez as suas manifestações para a Nega e palavras de consolação para os familiares. Eu, falei em nome de todas as Irmãs Beneditinas da Divina Providência presentes nos 12 países. Disse que estávamos unidas aos familiares principalmente agora nesse momento de luto. Trazia para cada irmão, irmã e o pai, o abraço fraterno de nossa Madre geral que mora na Itália e as suas orações. Igualmente as preces, a dor e o caloroso abraço de nossa Superiora Provincial Irmã Bárbara Cristina Ferreira Brito que no momento estava em missão no Kenya, motivo pelo qual ela não estava presente. Assim, cada uma de nós estávamos presentes compondo uma coroa de flores em nome de todas as Irmãs Beneditinas da Divina Providência, indistintamente. Guardemos a alegria e o jeito descontraído da Irmã Valcidineis. A família ficou muito agradecida com a nossa presença, pois afinal, “a Nega era freira e só veio passar esse pouco tempo com a gente,” lamentavam suas irmãs. Muitas lágrimas e uma esperança sombria frente a essa situação tão repentina e avassaladora. Acompanhamos todos os www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

16

momentos até o adeus final, a sua descida fria á mansão dos mortos. Lá no cemitério a família pediu que eu desse uma última palavra de adeus para a Nega, carinhosamente. Segurando a mão do seu Arnaldo, recordei as promessas de Jesus que disse “Eu Sou a Ressurreição e a Vida, quem crer em mim, viverá eternamente” com certeza a Irmã Valcidineis está gozando dessa vida plena junto de Deus. Para o cristão a vida não termina na frieza de um sepulcro, a nossa fé nos ensina que aqui (acenando para o túmulo) encerra um mistério que a nossa inteligência humana não alcança, mas, aquilo que não compreendemos a fé garante na Pessoa de Jesus a vida Eterna, uma vida diferente que o tempo e o espaço não existem. Afirmei que todas nós estaremos muito unidas aos familiares nas orações e nas boas recordações e feitos de Irmã Valcidineis. Todos aplaudiram com uma demorada salva de palmas enquanto se descia a urna para o seu aparente lugar definitivo. O sol perdia o seu brilho, eram 16 h 45 min. O pai deu um suspiro profundo e disse: Pronto! Tudo acabou. Fica para nós a alerta de amar sempre, no HOJE E NO AGORA da vida, aqueles a quem Deus coloca em nosso caminho, amanhã já poderá ser tarde, mesmo que seja para pedir algumas desculpas ...O que estava ao nosso alcance foi feito e a família a todo instante agradecia a nossa presença naquele momento. Adeus Nega! Adeus Tia Val! Adeus Irmã Valcidineis!

Irmã Ana Maria Gomes da Costa

Culinária Massa de Pão de Mel

Ingredientes: 3 ovos 1 xícara (chá) de chocolate em pó (hidrogenado) 1 xícara (chá) de açúcar mascavo 1 xícara (chá) de favinho 1 xícara (chá) de leite 1 colher de (sopa) de tempero para pão de mel 2 colheres (sopa) de margarina ½ xícara (chá) de óleo 1 pitada de noz- moscada 4 xícaras (chá) de farinha de trigo www.beneditinasdp.org.br

Informando – Janeiro e Fevereiro 2012

17

1 colher ( sobremesa) de bicarbonato de sódio Modo de preparar: Bater os ovos, a margarina e o açúcar. Depois, acrescente os demais ingredientes. Por último, o bicarbonato de sódio. Leve para assar em assadeira untada e forno pré-aquecido.

Irmã Hermana Cancelier

Comunicado de falecimento  

Em 29/02/2012 faleceu Irmã Maria Valcidineis Ghisolfi Em 08/03/2012, faleceu, repentinamente, Gilca Caster - avó da Irmã Aldinéia de Sá Linhares Bessa - 87 anos.

www.beneditinasdp.org.br