GUIA DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA

GUIA DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO O Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM engloba o Centro Universitário...
1 downloads 0 Views 613KB Size
GUIA DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO O Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM engloba o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e o FIAM-FAAM Centro Universitário. Há 50 anos é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos. Em 2014, passou a integrar a Laureate International Universities, maior rede internacional de universidades do mundo, que conta com mais de 70 instituições de ensino e mais de 1 milhão de alunos pelo mundo. O Centro Universitário FMU tem como missão “Promover educação superior acessível e de excelência para a formação de profissionais com valores éticos e competências destacadas para o Mundo do Trabalho cada vez mais globalizado e competitivo e formar cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor e sustentável.” “Ser a maior e melhor IES no seu segmento, promovendo a Empregabilidade e a Inclusão Social”, resume a sua visão. Em 2017, conquistou 100 estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril e teve 12 de seus cursos ranqueados entre os cinco melhores de São Paulo pelo RUF – Ranking Universitário da Folha, tendo destaque para o curso de Educação Física que conquistou o 1º lugar. Entre seus cursos mais tradicionais e com nota máxima na avaliação do MEC está o programa de Direito, que conta com mais de 500 egressos aprovados no 17º Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), superando a média de aprovação nacional.

SOBRE O CURSO O curso Superior de Tecnologia em Hotelaria concebe o Hoteleiro como profissional que conhece e reconhece a natureza técnica, operacional e administrativa dos espaços em que atuará - prioritariamente o ambiente dos meios de hospedagem - local de maior atuação deste profissional - sem, no entanto, prescindir de outros espaços que já reconhecem a presença do Hoteleiro, como empreendimentos do setor de alimentos e bebidas, hospitais, administradoras de condomínios, shopping centers, entre outros. Considerando o perfil do profissional desejado pelo mercado atualmente: flexível, adaptável, criativo, multitarefa, entre outros atributos; a proposta de um curso tecnólogo em Hotelaria vem ao encontro exatamente desse perfil. O curso Superior de Tecnologia em Hotelaria traz como característica peculiar a divisão das disciplinas em três grandes eixos. A prática profissional acontece também em projetos integrados ao longo do curso. O curso prevê ainda a realização de provas práticas presenciais no segundo e terceiro período, para que o aluno exercite suas habilidades operacionais da Hotelaria. O projeto pedagógico contempla ainda a realização de Atividades Complementares, Estágio e ao término de cada período, os alunos realizam uma prova multidisciplinar. O curso alia um projeto pedagógico moderno e flexível sem abandonar o desenvolvimento de habilidades fundamentais a essa formação profissional.

OBJETIVO GERAL DO CURSO Os objetivos estabelecidos para o curso Superior de Tecnologia em Hotelaria estão relacionados às habilidades e competências necessárias ao desempenho profissional adequado, bem como às habilidades e competências definidas no âmbito da Hospitalidade em consonância com as diretrizes institucionais:

2



Preparar profissionais para atuar no planejamento, implantação e operacionalização de unidades hoteleiras, reconhecendo e identificando problemas, equacionando soluções, intermediando e coordenando os diferentes níveis do processo de decisão;



Formar alunos empreendedores do seu próprio negócio, capazes de gerir um meio de hospedagem.

COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE CONHECIMENTO E DO CURSO

PÚBLICO ALVO O curso se destina a pessoas interessadas a desenvolver, ampliar ou formalizar competências e habilidades na área do curso. O mercado tem se comportado de maneira positiva na absorção de egressos do curso, que podem ocupar posições de trabalho nos setores público e privado, para ocupar posições de trabalho em diferentes meios de hospedagem ou em empresas privadas na área de Hospitalidade, em funções operacionais ou de média gerência. O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria reflete as competências área do curso, aliadas às específicas de sua formação, prevendo as seguintes competências principais: a) Competências básicas em turismo e hospitalidade capacitando o aluno a compreender melhor o mercado da hospitalidade, suas nuances e características fundamentais; b) Competência gestora capacitando o aluno a analisar a viabilidade econômicofinanceira de uma unidade hoteleira; c) Competência para organizar a infraestrutura dos estabelecimentos hoteleiros, incluindo serviços de limpeza, arrumação e ornamentação das unidades habitacionais e demais áreas internas e externas, além de gerenciar a equipe de funcionários e auxiliar na concepção de novos empreendimentos hoteleiros e planos de marketing;

3

d) Competência no acolhimento e no servir, não só comportamento técnico e operacional, mas também no contexto socioeconômico no universo dos negócios; e) Competência de ser capaz de atuar num mercado global inovador criativo, em diferentes contextos hoteleiros e em ambientes altamente competitivos; f) Competência de demonstrar consciência dos princípios de sustentabilidade e da valorização do meio ambiente, em procedimentos que respeitam o patrimônio, a identidade e a diversidade cultural; e g) Competência em mídias eletrônicas presentes e cada vez mais utilizadas pela sociedade do conhecimento.

DISCIPLINAS E EMENTÁRIO

ARQUITETURA E DESIGN DE HOTÉIS Apresenta conceitos de design e suas aplicações durante o processo de construção, prática e gestão de projetos hoteleiros, destacado o papel crucial do cliente no processo decisório. Aborda a função do arquiteto na criação de um ambiente estratégico que atenda aos objetivos do negócio hoteleiro. ATIVIDADE COMPLEMENTAR Atividades práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do aluno, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias ao curso. CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA Aborda situações do convívio socioprofissional num contexto global e multicultural, enfatizando a construção de uma imagem pessoal coerente. Trata ainda das normas e das leis de cerimonial e protocolo, etiqueta pessoal e corporativa, como ferramentas que auxiliam o profissional na sua atuação no mercado. COMUNICAÇÃO Estuda o processo comunicativo em diferentes contextos sociais. Discute o uso de elementos linguísticos adequados às peculiaridades de cada tipo de texto e situação comunicativa. Identifica e reflete sobre as estratégias linguístico-textuais em gêneros diversificados da oralidade e da escrita. CONTABILIDADE DE CUSTOS Versa sobre as diferentes técnicas de apuração, alocação e avaliação de custos, explorando a capacidade de desenvolver um sistema de contabilidade de custos que atenda à necessidade da organização empresarial em estabelecer o preço de venda e avaliar o desempenho operacional.

4

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS Estuda temas relevantes da contemporaneidade como o processo de construção da cidadania e suas respectivas interfaces com os direitos humanos, ética e diversidade. Analisa as interferências antrópicas no meio ambiente e discute o desenvolvimento sustentável e o impacto das inovações tecnológicas. Aborda ainda tendências e diretrizes sociopolíticas, e questões de responsabilidade social e justiça.

DIREITO EMPRESARIAL Versa sobre os reflexos jurídicos das relações negociais, os aspectos relativos à personalidade e à capacidade civil, às sociedades empresariais, suas espécies e formas de constituição, com foco nas implicações trabalhistas e tributárias e na responsabilidade dos sócios e gestores.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FUNDAMENTOS DE MARKETING Discute o processo de planejamento, implantação e gestão de marketing, abordando o conceito e o papel do marketing nas organizações, as questões referentes à segmentação, o posicionamento e a colocação no mercado, além de descrever o composto do marketing. Enfatiza ainda a manutenção e o crescimento em mercados correntes e a abertura de novos mercados. GESTÃO DE HOSPEDAGEM Enfoca conceituação técnica, políticas e processos envolvidos na gestão de receitas. Resgata a visão operacional e interdepartamental dos meios de hospedagem para embasar a tomada de decisão na otimização de receitas, custos e lucros, sempre apoiados na ética. Trata ainda dos principais sistemas de reservas para o correto manejo da gestão de hospedagem. GESTÃO DE SALÃO E RESTAURANTE Realiza breve retrospectiva histórica dos serviços de mesa, introduz o conceito e evidencia a importância do serviço diferenciado de sala. Aborda ainda os diversos tipos de serviços executados, a equipe e as áreas operacionais da sala do restaurante, bem como conhecimentos sobre tipos de clientes para otimizar as vendas destes empreendimentos. GESTÃO DE SERVIÇOS DE HOSPITALIDADE Aborda temáticas da área de gestão de marketing de serviços aplicada para o cenário da hospitalidade. Discute ainda responsabilidade social corporativa no setor de hospitalidade, técnicas de resolução de problemas e excelência em atendimento. LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Discute o comportamento humano nas organizações sob três perspectivas: do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional. Introduz elementos do comportamento humano, como aptidões, características pessoais e personalidade, além de abranger conceitos sobre motivação, grupos e equipes, comunicação, liderança, poder e política, conflitos e negociação, cultura, mudança e ética.

5

NEGOCIAÇÃO E VENDAS Aborda a negociação de maneira integrativa, discute a gestão de conflitos, apresenta os perfis de comportamentos, os estilos de negociação, as estratégias de negociação, as etapas do processo decisório, a ética nas negociações, a administração estratégica de vendas, o processo de vendas, o relacionamento baseado em valor, a estrutura e as funções de vendas. OPERAÇÕES DE ALIMENTOS E BEBIDAS Enfoca os conhecimentos básicos que um gestor do setor necessita para seu empreendimento, os procedimentos fundamentais para a concepção, elaboração e controles financeiros de produtos e serviços desta área. OPERAÇÕES HOTELEIRAS Aborda o gerenciamento e as atribuições dos departamentos de governança e manutenção, além dos sistemas específicos de propriedades hoteleiras. Trata também dos parâmetros de gestão referentes aos padrões de qualidade e segurança, e as relações interdepartamentais das estruturas de um hotel. OPTATIVA I OPTATIVA II OPTATIVA III ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS Estuda as técnicas e ferramentas utilizadas na organização e controle de diferentes tipos de eventos, as fases de concepção e organização de um evento, valendo-se de observações teóricas e práticas extraídas da literatura e de experiências do setor. Contextualiza eventos como uma ferramenta de comunicação dirigida, conectada diretamente com a cadeia turística. PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA Analisa a construção da estratégia de uma organização, metodologias e teorias atuais e os passos necessários para a concepção do Planejamento Estratégico: análise do ambiente externo, tendências e descontinuidades, análise do ambiente interno, representação do portfólio, estratégia de balanceamento do portfólio. PROJETO INTEGRADO I: HOTELARIA Atividade interdisciplinar que envolve a aplicação prática de conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas no decorrer do curso numa situação real de criação de projeto operacional na área de Hotelaria. Enfoque é dado à criatividade. PROJETO INTEGRADO II: HOTELARIA Atividade interdisciplinar que envolve a aplicação prática de conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas no decorrer do curso numa situação real de criação de negócios na área de Hotelaria. Enfoque é dado ao empreendedorismo e inovação. TEORIA GERAL DO TURISMO Aborda a base teórica do Turismo e da Hospitalidade, com postura ética e visão crítica da atividade turística. Apresenta terminologia técnica desta área do conhecimento, e oferece subsídios para identificação de forma sistêmica dos vários elementos que compõem o setor.

6

TÓPICOS ESPECIAIS EM HOTELARIA Conecta e atualiza temas da área de Hotelaria e contempla ainda as principais tendências, novas tecnologias aplicadas no setor, e evidencia os setores de hotelaria hospitalar e marítima como oportunidades de atuação profissional. ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA Trata da construção do conhecimento antropológico e o objeto da antropologia. Analisa a constituição da sociedade brasileira em suas dimensões histórica, política e sociocultural; a diversidade da cultura brasileira e o papel dos grupos indígena, africano e europeu na formação do Brasil. Enfatiza o papel dos Direitos Humanos.

FREQUÊNCIA A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange aspectos de frequência. A Instituição adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitanas Unidas e pode desfrutar de toda a infraestrutura que a Instituição oferece. São 10 campi com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de outros diferenciais. • Campus São Bernardo do Campo - Rua Marechal Deodoro, 1805 - Centro, São Bernardo do Campo – SP. • Campus Ponte Estaiada -Rua Ministro Nélson Hungria, 541 - Vila Tramontano, São Paulo - SP. • Campus Itaim Bibi-R. Iguatemi, 306 - Itaim Bibi, São Paulo. • Campus Ana Rosa - Rua Vergueiro, 2009 - Vila Mariana, São Paulo - SP. • Campus Centro de Pós-Graduação -Rua Vergueiro, 107 - Liberdade, São Paulo - SP. • Campus Vila Mariana I- Unidade FMU FAAM - Avenida Lins de Vasconcelos, 3406 - Vila Mariana, São Paulo - SP. • Campus Vila Mariana II - Rua Agostinho Rodrigues Filho, 201 - Vila Clementino, São Paulo - SP. • Campus Santo Amaro - Av. Santo Amaro, 1239 - Vila Nova Conceição, São Paulo – SP. • Campus Morumbi - Av. Morumbi, 501 - Morumbi, São Paulo – SP. • Campus Liberdade - Avenida da Liberdade, 899 - Liberdade, São Paulo – SP.

7

8