ESCOLA DE FOTOGRAFIA FOCUS FOTOGRAFIA DE MODA

1 ESCOLA DE FOTOGRAFIA FOCUS FOTOGRAFIA DE MODA Fernando Iriarte Rodriguez Castelano São Paulo - SP Janeiro | 2018 2 CURSO DE FOTOGRAFIA EDITORI...
16 downloads 0 Views 6MB Size
1

ESCOLA DE FOTOGRAFIA FOCUS

FOTOGRAFIA DE MODA

Fernando Iriarte Rodriguez Castelano São Paulo - SP Janeiro | 2018

2

CURSO DE FOTOGRAFIA EDITORIAL DE MODA

Fernando Iriarte Rodriguez Castelano Monografia apresentada à disciplina Trabalho de Conclusão Parcial do Curso de Fotografia da Focus Escola de Fotografia, para a obtenção do registro Mtb de fotógrafo profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho, sob a orientação do Prof. Ms | Dr. Enio Leite, como exigência parcial para conclusão do curso. Orientador: Prof. Dr. Ms / Dr. Enio Leite.

3

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho а minha esposa Jessica Alessandra, pôr acreditar e me apoiar com meu sonho na arte da fotografia, a minha mãe Ruth Maria Rodriguez Dardon, que ainda sem importar a distancia e o tempo sempre tem me apoiado de diversas formas, que ao longo deste trajeto me incentivaram e me deram muita força para chegar ao término desta etapa.

4

SUMÁRIO Historia da fotografia de Moda ................................................................... 05 Importancia da fotografia de Moda................................................................... 10 Breve Historia Fotografia de Moda................................................................... 13 FOTOGRÁFOS DE MODA BRASILEIROS...................................................... 23 FOTOGRÁFOS DE MODA INTERNACIONAIS............................................... 39 FOTOGRAFIAS DE MINHA AUTORIA ............................................................53 MERCADO FOTOGRAFICO ATUALMENTE................................................... 62 Tabela de Preços – RBM Fotografia Profissional ............................................ 63 Público Alvo ......................................................................................................65 Custos Fixos e Variáveis ..................................................................................66 Valor da Hora de Trabalho ................................................................................69 Referencias Bibliograficas.................................................................................70

5

História da Fotografia de Moda.

A história da fotografia de moda está diretamente ligada a história das revistas de moda, e assim as duas histórias seguiram juntas (e seguem até hoje). Quando enfim as revistas de moda passam a ter ilustrações (ainda em P&B) 1909 vem a necessidade de se produzir fotografia, com isso o uso das técnicas vem sendo cada vez mais aprimorados, e nomes de grandes profissionais como Edward Steichen (1879-1973) - o primeiro grande fotógrafo de moda, que permaneceu muito tempo no mercado por conta de seu bom gosto- que então essa revolução tornou-se uma realidade.

Fotografia de Edward Steichen Dai, vem surgindo mais e mais nomes, como nos anos 20 o Cecil Beaton e Man Ray, talentosos e cheios de imaginação para a Maison Chanel, publicados na Vogue e na Harpper`s Bazar. A fotografia de moda, vai ganhando cada vez mais admiradores, assim como das revistas.

Fotografia de Cecil Beaton publicada na Harper`s Bazar As criações dos estilistas passaram a ser envolvidas pelos clicks dos grandes fotógrafos, um ajudando no trabalho do outro. O filme “Bonequinha de Luxo” fala muito bem da realidade fashion da época.

6

Audrey Hepburn (1929 - 1993) no filme "Bonequinha de Luxo"

Surge então a primeira agência de modelos em Paris, para suprir as necessidades fotográficas de mostrar os grandes trabalhos dos estilistas da época. A primeira fotografia colorida publicada foi na capa da Vogue nos anos 30, do fotógrafo Steichen. Nos anos 50, o boom dos estilistas como Cristian Dior, Givenchy e Belanciaga que representavam um ápice da histórai da moda. E então, fotografia de moda, naquela época, já era indispensável para o sucesso de uma revista, sendo necessário desenvolver várias outras formas de mostrá-la, formando grandes nomes de fotógrafos + grandes nomes de estilistas em um grupo único. Richard Avedon preferido da Maison Dior, Ivrin Pen faziam parte desse grupo. Nos anos 70, a fotografia é influenciada pelas liberações constantes da época, apelo sexual, conceitos de produções de moda e a atitude das modelos nas passarelas e estúdios marcou a era de uma fotografia cada vez mais ousada.

7

A famosa fotografia de Richard Avedon, com Dovima posando entre elefantes de circo para Harper’s Bazaar em 1955 E assim, com o passar do tempo e da sua evolução a fotografia torna o mundo muito mais glamuroso, tornando os desejos de consumo muito mais intenso e explícitos. Os anos 80 e 90 foram a vez das modelos com salários altíssimos. Gisele Buchen, Linda Evangelista, Cris Turligyon e Claudia Schiffer, sem contar com Naomi Campbel, dentro outras que continuam até hoje, em fotografias, ícones, diretamente ligadas ao luxo como algo inatingível (foi assim que a fotografia as fez).

8

Gisele Buchen fotografada por Richard Avedon Fotografar uma delas, é sinônimo de fama, créditos e um ótimo currículo, aceito em qualquer marca de moda e um grande motivo para elevar o valor do seu click. Alguns fizeram fortunas como Mario Testino, Paulo Roversi, Patrick Demachelier, Bob Wolferson e David Lachapele. Claro que a culpa do sucesso desses grandes fotógrafos não estava na glamurosa fama das modelos, tinha mais haver com o quanto eles conseguiam desenvolver técnicas, usar vários tipos de iluminação e ângulos cada vez mais ousados, conseguindo mostrar sempre “novas caras” de uma mesma grande modelo. Depois disso, vem a fotografia digital e facilita ainda mais, surgindo mais novas técnicas e inovações em cores e texturas. Nomes foram citados como o de Mondino, habilidades com a manipulação e truques computadorizados fazia parte do seu “kit sucesso”.

9

Fotografias de Modino Hoje em dia, vivemos num mundo onde tudo é possível na fotografia de moda, por outro lado, os leitores estão ficando cada vez mais exigentes. Assim como os fotógrafos vão se exigindo cada vez mais, criando suas próprias regras.

10

A importância da Fotografia de Moda

A fotografia de moda é muito mais do que apenas algo estático e atemporal; é também a união da arte, comportamento e estética em uma linguagem que pode tanto ser voltada para a área de vanguarda quanto básica. Mais do que uma forma de expressão, a fotografia retrata a essência da realidade, dando uma oportunidade para que o fotógrafo mostre as facetas do mundo real. Esse universo abre um leque de escolhas ilimitadas que variam de objetos a pessoas. Não basta apenas ilustrar um objeto. As peças devem estar retratadas de modo em que possam transmitir a sensação qualidade física, bem como aparência uma formal ou até mesmo informal, de acordo com a intenção de cada coleção.

11

Foto: Carlo Locatelli No passado, estas fotografias tinham apenas um propósito: documentar peças de roupa, porém com o passar dos anos, sua linguagem estética transitou por várias mudanças e várias técnicas, passando a ser então uma forte ferramenta atemporal que traz referências culturais e sociais de cada época.

Foto: Carlo Locatelli

12

A mídia é a principal plataforma onde a moda prevalece e estabelece uma ponte entre expectador/cliente e os olhos que fornecem a arte, no caso, os fotógrafos. Daí vem a importância dela para o mercado da moda. Esse campo é conhecido pelo comércio rotativo e por toda a publicidade lançada, onde a arte em forma de fotografia tem grande papel na criação do know-how dos clientes quanto aos serviços da empresa. Assim, a mídia tem papel fundamental na hora de influenciar vendas e alavancar a presença de uma marca mundialmente. Televisão, mídias impressas e principalmente a internet tem um papel fundamental para alcançar o público desejado e clientes em potencial. A comunicação entre esses meios é muito importante para que uma marca tenha uma presença sólida no mercado.

Foto: Carlo Locatelli

13

Por fim, a composição de uma fotografia de moda é definitivamente a parte mais complexa da área, pois fatores como a escolha do tema, luzes, temática e principalmente o ambiente são primordiais para o início de um projeto de sucesso. Vale lembrar que a intenção é criar um desejo por trás de um mundo fantasioso onde tudo pode acontecer

Breve história da revista mais famosa de Moda

Vogue (1892 — ) A principal revista de moda feminina em todo o mundo. É a revista mais famosa do mundo, a mais vendida, a mais influente e a mais criticada. Quando apareceu nos EUA, em 1892, poucos vaticinaram um tão grande sucesso e uma vida tão longa a uma publicação que tinha como temas centrais assuntos perfeitamente fúteis: a moda, o luxo, a vida mundana e o design.

Mais de cem anos volvidos, a Vogue é traduzida e publicada em várias línguas em países tão díspares como a Índia, o Japão, a Rússia, a Grécia ou a China, continuando a fazer a apologia do luxo, do estilo e da vida social dos «happy few». É publicada mundialmente pela editora Condé Nast, à excepção da edição brasileira que é a única do mundo controlada por outra, a Carta Editorial.

14

Evolução Em 1909, um jovem empresário de Nova Iorque chamado Condé Nast tomou cargo de uma gazeta semanal dedicada à aristócracia nova-iorquina da época e transformou-a na mais glamourosa revista de modas do século XX. Nas suas páginas foram publicados trabalhos de famosos fotógrafos como o Barão de Meyer, Edward Steichen, Toni Frissel, Erwin Blumenfeld, Irving Penn, Richard Avedon, David Bailey, Helmut Newton, Annie Leibovitz, Mario Testino, Steven Klein, Bruce Webber e Herb Ritss.

15

As capas da edição inglesa, iniciada em Setembro de 1916, são muito expressivas. Nesta época tudo é feito à base de ilustrações, belos desenhos muito próximos da arte vanguardista de então, com linhas estilizadas, manchas de cor lisa, composições geometrizadas, acompanhadas por uma tipografia escorreita.

A figura feminina — «a mulher moderna» —- é presença constante e exibida em poses elegantes em ambientes luxuosos ou exóticos junto de dinâmicos automóveis e imponentes transatlânticos. Chapéus, boquilhas, colares, cachecóis e outros adereços rodeiam-na. É a estética triunfante do Art Déco que se apodera das artes, da tipografia à arquitectura. A revista continua neste tom ao longo de cerca de duas décadas.

Em 1932, porém, na edição de Julho, uma mudança: aparece a primeira fotografia, retratando uma mulher sentada, de fato de banho e touca, segurando uma bola de praia acima da cabeça. Os editores talvez não se tenham apercebido imediatamente do potencial desta foto, uma vez que continuou a predominar a ilustração.

Só a partir de 1940 é que a utilização de fotografias se generalizou e passou a predominar. Para trás ficaram mais de vinte anos de desenhos plenos de charme e nostalgia, imagens de um tempo e modo de vida glamouroso.

16

17

George Lepape, Vogue magazine, Maio 1917

18

19

20

21

Actualmente existem doze diferentes edições no mundo; Alemanha, Austrália, China, Espanha, França, Itália, México, Reino Unido, Taiwan, Brasil , Estados Unidos e Portugal. Publicações

NORBERTO ANGELETTI e ALBERTO OLIVA. IN VOGUE — La historia ilustrada de la revista de modas más famosa del mundo. Con entrevistas y comentarios de S.I. Newhouse Jr, Thomas Florio, Anna Wintour, Grace Coddington, Charles Churchward, Steven Klein,Annie Leibovitz, Harold Koda, Kohle Yohannan, Grace Mirabella y un texto especial para Vogue que Susan Sontag escribió sobre la fotografía de moda.

IN VOGUE es una mirada sobre la historia de la revista de modas más influyente del mundo. La obra es un compendio exhaustivo ilustrado con ciento de portadas realizadas por importantes artistas, e imágenes interiores publicadas durante más de cien años.

IN VOGUE cuenta la historia, la evolución y la influencia de este coloso de los medios desde su nacimiento en 1892, sus aportes a la moderna fotografía de moda en el siglo veinte y las claves y secretos de su estilo periodístico que la convirtieron en el ícono editorial actual.

A través de una rigurosa investigación, la historia incorpora relatos en primera persona, entrevistas con editores y fotógrafos y una selección de textos escritos para la revista por escritores y famosas personalidades como Truman Capote, Aldous Huxley, Bertrand Rusell Richard Burton, Federico Fellini y Marcello Matroianni. Este enfoque editorial y las excepcionales ilustraciones que acompañan a la investigación, convierten a IN VOGUE en la obra más importante

22

dedicada a examinar las contribuciones que un medio hizo a la cultura, el arte, la moda, la evolución de la mujer, la fotografía y el periodismo.

IN VOGUE está dividido en tres partes. PARTE 1. VOGUE Y SUS CONTRIBUCIONES EDITORIALES A LA CULTURA DE LA MODA. Esta parte está formada por cuatro capítulos: Capítulo 1. De la primera Vogue al arribo de Condé Nast. Capítulo 2. El Arte que hizo historia en las portadas. Capítulo 3. La fotografía de moda que creó Vogue. Capítulo 4. 19101940: cambios en la moda y el fin de una era.

PARTE 2. LA NUEVA MUJER EN VOGUE: MODA, FOTOGRAFÍA Y EL ESTILO EDITORIAL A TRAVÉS DE LOS AÑOS. Capítulo 5. Un estilo para cada etapa. Capítulo 6. Diana Vreeland: los explosivos '60. Capítulo 7. Grace Mirabella: una moda real para la mujer real.

PARTE 3. LA REVISTA DEL NUEVO SIGLO. Capítulo 8. La era Anna Wintour. Capítulo 9. La fotografía en la revista del nuevo siglo. Capitulo 10. De la pasarela a las páginas de Vogue: cómo se hace la revista hoy

23

Fotografos de Moda Brasileiros

1. Adriano Damas http://adrianodamas.com/

Fotógrafo profissional desde 2011, começou a com editoriais de moda para revistas independentes. Juntando seu vasto conhecimento em direção de arte, onde possui mais de dez anos de experiência, agora trabalha com imagem de moda, diretamente envolvido com a arte de fotografar.

24

2. Jacques Dequeker http://jacquesdequeker.com/v2/pages/

Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Jacques nasceu em 1970 e vive em São Paulo desde 1998. Começou a fotografar em 1997, publicando seu primeiro ensaio na revista Vogue Brasil em 2000, onde colabora desde então. Em 2002 ganhou o prêmio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil como melhor fotógrafo de moda brasileiro. Desde 2003 publica suas fotos na Europa, passando pela Vogue Portugal, pelas

25

francesa Marie Claire e Glamour Paris, a sueca Forum Hasselblad, o jornal El Pais, entre outros.

Falar em fotografia de moda no Brasil é praticamente sinônimo de mencionar Jacques Dequeker. Dono de incontáveis prêmios e conhecido por fotografar Gisele, Alessandra Ambrósio e todas as tops nacionais, além de Ashton Kutcher, Rita Ora e Adam Levine, só para citar alguns, o fotógrafo integra o júri do La Jolla Fashion Film Festival 2017, em San Diego, que rola nos dias 20, 21 e 22 de julho. O convite tem gostinho especial, já que Jacques foi premiado em 2014 como “melhor diretor de fashion film” pelo filme Jailbreak, estrelado pela top Carol Ribeiro, no 1º The International Fashion Film Award. Batemos um papo com ele para saber mais sobre essa nova conquista e as histórias de bastidor de tantos editoriais estrelados.

26

27

28

3. MATEUS AGUIAR https://www.flickr.com/photos/matthstonem/

Efraim Schroder fotografado por Mateus Aguiar para editorial da Victor Magazine.

29

Mateus tem 20 anos e é natural de Minas Gerais. Talvez você o conheça pela primeira edição da Cartola Mag (2014), a foto da capa é dele. Sempre gostou de fotografia, mas foi apenas esse ano que decidiu investir em fotografia de moda, obtendo ótimos resultados, como publicações na Vanity Teen e LEWIS Magazine. Seu trabalho tem um estilo de coloração característica, além de retratar, com inspiração nos anos 80 e 90, o universo jovem .

4. RAFAEL DARDES http://www.zupi.com.br/rafael-dardes/

Tiago de Faria fotografado por Rafael Dardes para editorial da The Edgytor.

30

Rafael Dardes tem 22 anos, é natural de São Paulo e trabalha com fotografia de moda há 6 anos. Soube que queria trabalhar com moda desde cedo, aos 12 anos, posteriormente, iniciou seus estudos aos 14 anos, só aumentando sua paixão por este universo. Rafael é formado em fotografia pelo Instituto de Belas Artes e conta com diversas publicações em sites e revistas, como Vogue Italia, ROMEU Mag, FFW e Brainstorm.

5 . JONATHAN WOLPERT

http://jonathanwolpert.com.br/

31

Victor Gondim por Jonathan Wolpert. Jonathan tem 23 anos, é natural de Recife e trabalha com fotografia de moda desde os 15 anos. Ainda no início de sua carreira, aos 16 anos, foi apontado pelo site Refinery29 como uma das apostas da moda, o que abriu muitas oportunidades para ele. Já clicou editoriais para sites

32

brasileiros como o FFW e o próprio CartolaMAG.com, e teve publicações em revistas como Vogue Brasil e L'officel. Seu trabalho tem um estilo clean com algumas referências futuristas, como Star Wars e Blade Runner. O pernambucano também mostra que entende de publicações, mantendo uma revista independente chamada Brainstorm. Vale a pena dar uma olhada!

6. ANDREW FRANÇA

http://andrewfranca.com.br/

33

Eugenio Uno fotografado por Andrew França.

Natural de Natal, Andrew é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Potiguar (Unp). Atualmente, cursa um Master em fotografia de moda na Escuela Internacional de Fotografía (EFTI), em Madri, onde vem aperfeiçoando suas técnicas e referências e conquistando olhares de diversas publicações, como a Vulcan Magazine.

7.

JUNIOR FRANCH http://www.juniorfranch.com/#/

Foto: Junior Franch Natural do Pará, Franch tem 26 anos e começou a estudar fotografia por conta própria aos 16 anos. Seu interesse por fotografia de moda se deu pela possibilidade de criar

34

momentos, de pensar e construir algo a fim de transmitir uma mensagem, um sentimento. Atualmente mora em São Paulo há 4 anos e assina boa parte das fotografias do cantor Jaloo, como seu último álbum e publicação na Revista Catarina.

8. FAEL GREGORIO

https://www.behance.net/Phaelgregorio

35

Foto: Fael Gregorio Natural do estado do Paraná, Fael Gregorio descobriu seu olhar fotográfico há pouco mais de 5 anos durante viagem a Nova Iorque. Assim, decidiu investir em estudos sobre fotografia. Atualmente, Fael trabalha como fotógrafo e cursa faculdade de moda, construindo um portfólio interessante o qual conta com publicações em revistas como a brasileira VICTOR magazine e sites como ADON e Fashionably Male, além do CartolaMAG.com.

9. PEDRO LORETO

http://www.pedroloreto.com/

Editorial fotografado por Pedro Loreto e direção de arte de Raphael Tepedino.

36

Natural do Rio de Janeiro, Pedro começou a fotografar aos 18 anos, estudou cinema e é formado em desenho industrial. Já passou temporadas na Europa, Egito e Nova Iorque, e conta com publicações em sites como o FFW e na revista Cause, por exemplo.

10. BRUNO BARRETO http://brunobarretofotografia.com.br/tag/fotografia/

37

Foto: Bruno Barreto Natural de João Pessoa, Bruno tem 21 anos e trabalha com fotografia de moda há 2 anos. O paraibano conta que sempre foi encantado pela moda, entretanto, por produzila. Foi aí que decidiu ir a esse ramo de fotografia. Com um trabalho mais minimalista, tem conquistado novos olhares e publicações em sites e revistas como Vogue Brasil, Bloginvoga, Solstice Mag e, inclusive, CartolaMAG.com.

11. FELIPE RUFINO http://feliperufino.com/

38

Editorial 'Into the Shadows', fotografado por Felipe Rufino e roupas de Diego Fávaro e Rafael Caetano. Exclusivo para CartolaMAG.com Felipe Rufino tem 22 anos e é natural de São Paulo. Estar em contato com fotografia desde cedo, por influência de seu pai que também era fotógrafo, contribuiu para a escolha da carreira hoje seguida. Formado em fotografia pelo Senac e graduando pela Belas Artes, Rufino trabalha nesse ramo há 3 anos e vem realizando trabalhos interessantes. Destaque para os realizados em parceria com Vini Uehara e Diego Fávaro.

39

Fotografos de Moda Internacionais

1.

Ellen von Unwerth – Alemanha https://www.instagram.com/ellenvonunwerth/?hl=pt-br

Ellen von Unwerth é modelo, fotógrafa e diretora de moda. Iniciou sua carreira como modelo, em frente às câmeras há 10 anos e em seguida mudou-se para trás das câmeras para trabalhar como diretora e fotógrafa. Ellen é especialista em fotografar moda, publicidade e editoriais. Seu trabalho pode ser encontrado nas revistas mais importantes de beleza e moda como a Vogue, Arena, The Face, Twill, Interview e Vanity Fair. Ela já ganhou vários prêmios, o primeiro foi em 1991 no Festival Internacional de Fotografia de Moda.

40

41

2.

Rankin – Reino Unido http://rankin.co.uk/

John Rankin Waddel, mais conhecido como Rankin, seu nome de trabalho. É amplamente conhecido como o nome britânico mais famoso na fotografia de moda. Ele é especialista em retratos de moda. Sua paixão pela fotografia o levou a abandonar o curso de contabilidade no início de sua vida. Ele iniciou, junto a Jefferson Hack, sua primeira revista “Dazed & Confused” logo após terminar a graduação.

42

3.

Kai Z Feng – China http://kaizfeng.org/

Kai Z Feng é um fotógrafo chinês que está entre fotógrafos de moda mais famosos do mundo. Ele começou a trabalhar como designer gráfico com 18 anos, quando mudouse para Londres. É especialista em retratos, moda comercial e fotografias editoriais, trabalhando com celebridades como Nicole Kidman, Jennifer Lopez e Katy Perry. Ele fotografa para as grandes revistas e marcas mundiais: Burberry, Hugo Boss, Bem Sherman, Aquascutum entre outras.

43

4.

Peter Lindbergh – Alemanha

44 http://www.peterlindbergh.com/

Peter Lindberg é um cineasta e fotógrafo alemão, muito conhecido por suas fotos em preto e branco. Ele começou a fotografar para a Vogue, em 1978, quando mudou-se para Paris. Seu trabalho foi publicado em grandes revistas como: Vanity Fair, Allure, Rolling Stone e The New Yorker. Peter Lindbergh publicou seu primeiro livro “10 Women by Peter Lindbergh” em 1996 e ganhou vários prêmios, como o “Award of Courage” amfAR em Nova Iorque, Estados Unidos, em 2014, “Fashion Layout of the Year” Lucie Awards, Nova Iorque, Estados Unidos, em 2010, entre outros.

5.

Lindsay Adler – Estados Unidos https://www.lindsayadlerphotography.com/index

45

Lindsay Adler é uma retratista, fotógrafa de moda, educadora e autora. Seu trabalho pode ser encontrado na Fault, nas revistas Fault, Zink Magazine, Bullett Magazine, Professional while being behind the camera Photographer, Popular Photography and Rangefinder Magazine. O primeiro livro de Lindsay Adler, “A Linked Photographers’ Guide to Online Marketing and Social Media”, foi publicado em 2010 e o Segundo, “Fashion Flair for Portrait and Wedding Photography”, é considerado um dos livros de fotografia mais importantes e um dos 10 melhores livros da Amazon em 2011.

46

6.

Russel James – Austrália https://russelljames.com/

Russel James é um fotógrafo de moda e beleza cuja paixão pela fotografia o transformou de trabalhador de uma fábrica de latas de lixo em fotógrafo profissional famoso. Ele é reconhecido por suas fotos de celebridades, clicando como fotógrafo principal da Victória Secret. Tem seu trabalho publicado em muitas revistas importantes como: Vogue, Marie Claire, American Photo, GQ, W and Sports Illustrated. Ele recebeu vários prêmios, entre eles: Hasselblad Masters Award 2009 e Western Australian of The Year-Art and Culture em 2013.

47

7.

Todd Anthony Tyler – Canadá https://www.toddanthonytyler.com/

Todd Anthony Tyler é um dos fotógrafos de moda mundialmente mais famosos, especialmente na Ásia. Ele não é apenas fotógrafo de moda, é também, ator, escritor e diretor de arte. Iniciou sua carreira como modelo, o que permitiu que alcançasse sucesso por trás das câmeras. Todd Anthony Tyler possui seu estúdio próprio em Xangai, na China e por isso é muito conhecido na Ásia. Seu trabalho está publicado em várias revistas de moda, arte e beleza como: Elle China, Vogue China, L'Officiel and Harper’s Bazaar China. Tler também apareceu como juiz nos programas Asia’s Next Top Model e Fit for Fashion TV.

48

8.

Mario Testino – Peru http://www.mariotestino.com/

Mario Testino é um fotógrafo peruano especializado em fotografar retratos e fotografia de moda para as marcas mais famosas, além de trabalhar com celebridades. Seu

49

trabalho aparece em revistas importantes como: Vanity Fair e Vogue. Ele se tornou famoso e mundialmente reconhecido em 1997, quando a princesa Diana o escolheu para fotografá-la para a Vanity Fair. Ele ainda fotografou a Família Real Britânica tornando-o um dos artistas mais respeitados na fotografia em geral, não apenas na fotografia de moda.

50

9.

Annie Leibovitz – Estados Unidos http://portfolioone.com/photographers/annie-leibovitz/

Annie Leibovitz é uma das fotógrafas mais profissionais e criativas que se poderia encontrar não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo. Sua paixão pela beleza magnífica da natureza e tudo ao seu redor, incluindo a energia viva do lugar e a emoção da terra permite a ela capturar os retratos e fotografias de moda mais incríveis já vistos. Ela tem a capacidade de levar você, através da fotografia, para outros mundos imaginários. Ela iniciou sua carreira, quando ainda era estudante, em 1970, trabalhando para a revista Rolling Stone, e em 1983 começou a trabalhar na Vanity Fair. Ela recebeu vários prêmios como o International Center of Photography Lifetime Achievement Award, American Society of Magazine Editor’s first Creative Excellence Award, entre outros.

10. Emily Soto – Estados Unidos

51

http://www.emilysoto.com/

Emily Soto é uma fotógrafa de moda americana, conhecida por suas fotos criativas na fotografia de moda. Ela tenta ajudar outros fotógrafos de moda novatos neste ramo da fotografia através de diferentes oficinas, não apenas nos Estados Unidos, mas em outros lugares ao redor do mundo, como a Ásia, Europa e Austrália. Emily é ainda proprietária do FashioActions.com que ajuda a aumentar seus seguidores fotógrafos. Sua obra pode ser encontrada em vários sites famosos e nas principais revistas de moda como S Moda, Brides, Martha Stewart Weddings, Manhattan Weddings, Digital SLR

Magazine, PopPhot.com, People.com, MTV.com, OKMagazine.com,

DailyMail.co.uk, Eco Brides (Australia), FashionEditorials.com, Thrifty Hunter, entre outras.

52

53

FOTOGRAFIAS DE MINHA AUTORIA

54

55

56

57

58

59

60

61

62

MERCADO FOTOGRAFICO ATUALMENTE

O mercado fotográfico no Brasil, financeiramente, está nivelado por baixo. De corrente a crise econômica que o país enfrenta.

Há muitos fotógrafos para pouca demanda de serviços, o que faz com que os novos entrantes cobrem valores absurdamente baixos para conseguir clientes, e os com mais tempo de estrada tenham que baixar seus preços para não perder clientes e conseguir pagar suas contas. Mas para quem já está no mercado há um bom tempo e tem nome pode ficar tranquilo, pois o lado bom desse ramo é que os clientes se fidelizam com uma grande frequência e não vai faltar serviço. A área da fotografia que merece destaque recentemente é MODA, que vem crescendo e sendo mais competitivo nos dias de hoje.

Honorários Primeiramente é fundamental saber, ou seja, definir qual nicho deseja trabalhar. É claro e fundamental definir o seu valor dos honorários e ter em mãos uma tabela de preços para realizar os trabalhos para o seu cliente. Segue abaixo modelo exemplo de tabela da RBM, para análise e referência dos honorários para cada realização de trabalho profissional fotográfico.

63

Tabela de Preços - RBM Fotografia Profissional Ensaios (Gestante – Newborn – Book Pessoal – Família – 15 anos) Opção 1 – Ensaio com 20 fotos em DVD-ROM personalizado e link p/download (sessão de fotos: 2h) + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 200,00 Opção 2 – Ensaio com 20 fotos em álbum fotográfico personalizado (fotos tamanho 20x25) + DVD-ROM personalizado e link p/download (sessão de fotos: 2h) + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 300,00 Opção 3 – Ensaio com 50 fotos em DVD-ROM personalizado e link p/download (sessão de fotos: 3h) + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 500,00 Opção 4 – Ensaio com 50 fotos em álbum fotográfico personalizado (fotos tamanho 20x25) (sessão de fotos: 3h) + DVD-ROM personalizado e link p/download + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 700,00 Eventos (Aniversários – Casamentos – Confraternizações – Cultos – Formaturas – Shows) Opção 1 (Aniversários – Confraternizações – Cultos – Shows) – Fotógrafo durante 2 horas no evento + 30 fotos em DVD-ROM personalizado e link p/download + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 250,00 Opção 2 (Aniversários – Confraternizações – Cultos – Shows) – Fotógrafo durante 2 horas no evento + 30 fotos em álbum personalizado (fotos tamanho 20x25) + DVDROM personalizado e link p/download + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 450,00 Opção 3 (Aniversários – Confraternizações – Cultos – Shows) – Fotógrafo durante 4 horas no evento + 50 fotos em DVD-ROM personalizado e link p/download + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 600,00 Opção 4 (Aniversários – Confraternizações – Cultos – Shows) – Fotógrafo durante 4 horas no evento + 50 fotos em álbum personalizado (fotos tamanho 20x25) + DVDROM personalizado e link/download + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 850,00 Opção 5 (Aniversários – Confraternizações – Cultos – Shows) – Fotógrafo durante 5 horas no evento + 100 fotos em DVD-ROM personalizado e link p/download + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 1.000,00 Opção 6 (Aniversários – Confraternizações – Cultos – Shows) – Fotógrafo durante 5 horas no evento + 100 fotos em álbum personalizado (fotos tamanho 20x25) + DVD-

64

ROM personalizado e link p/download + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 1.500,00 Opção 7 (Aniversários – Confraternizações – Cultos – Shows – LUXO) – 2 fotógrafos durante todo o evento (até 6 horas) + 150 fotos do evento em DVDROM personalizado e link p/download + 50 fotos selecionadas pelo cliente em álbum personalizado (fotos tamanho 20x25) + videoclipe da festa com 5 minutos em DVD-ROM personalizado (filmagem e edição) + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 2.500,00 Opção 8 (Formaturas) – 2 fotógrafos durante todo o evento + 100 fotos do evento em DVD-ROM personalizado e link p/download (1 DVD por formando) + edição em alta resolução. PREÇO: À combinar 55

65

Opção 9 (Casamentos) – 2 fotógrafos durante todo o evento (cobertura da cerimônia + recepção/festa) + 150 fotos do evento em DVD-ROM personalizado e link p/download + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 1.800,00 Opção 10 (Casamentos – LUXO) – 2 fotógrafos durante todo o evento (cobertura do making of + cerimônia + recepção/festa + trashing the dress/ensaio) + 250 fotos do making of + cerimônia/recepção em DVD-ROM personalizado e link p/ download + 50 fotos escolhidas pelo cliente em álbum personalizado (fotos tamanho 20x25) + 30 fotos de ensaio/trashing the dress em DVD-ROM personalizado e link p/download + cavalete com foto-pôster + 1 videoclipe do casal com 5 minutos (filmagem e edição) e 1 videoclipe da festa com 5 minutos (filmagem e edição) em DVD-ROM personalizado + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 3.500,00 Fotografia publicitária Meia-Diária: 3 horas com até 60 fotos em DVD-ROM personalizado e link p/download, com liberação total para uso em publicidade + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 400,00 Diária: 6 horas com até 100 fotos em DVD-ROM personalizado e link p/download, com liberação total para uso em publicidade + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 750,00 Adicionais: Foto extra (a partir de 5 fotos): R$ 8,00 Fotojornalismo Diária: 6 horas com até 100 fotos em DVD-ROM personalizado e link p/download, com liberação total para uso em jornais, revistas, on-line, etc. (devendo constar a assinatura do fotógrafo) + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 900,00 Diária de Viagem: 100 fotos diárias em DVD-ROM personalizado e link p/download, com liberação total para uso em jornais, revistas, on-line, etc. (devendo constar a assinatura do fotógrafo) + edição em alta resolução. PREÇO: R$ 1.500,00. Fonte: http://pt.slideshare.net/rafaelbuarquemontenegro/tabela-de-preos-rbm-fotografia

Público Alvo É comum encontrarmos profissionais de qualquer área de trabalho, não definir qual será o seu público algo. O fundamental é realizar o seu trabalho e conquistar cada vez mais os seus clientes, desenvolvendo neles a fidelidade do serviço prestado e o comprometimento do seu trabalho. Seja em qual classe social você irá atuar, o mais

66

importante é definir claramente seu público e fundamental definir o seu valor dos honorários e ter em mãos uma tabela de preços adequado a seu público. Falar a linguagem do seu público é indispensável para se comunicar com ele, como por exemplo: frequentar os mesmos lugares, conhecer a realidade cultural, econômica e financeira etc. Os valores devem estar alinhados com a condição financeira do seu público, aliás, você sabe qual é a média de salário do seu público? O que o atrai? Os tipos de serviços e produtos que ele consome? Viu como é fundamental estudar para quem queremos vender? Convencer o seu público a consumir um determinado produto [foto] não é algo tão simples assim, principalmente nos tempos modernos que todos estão propícios a realizar suas próprias fotos com celulares e outros aparelhos. Caracterizar os seus diferenciais esse é o grande desafio, além é claro daquele que atrair o seu cliente/público-alvo a consumir o seu produto. Fundamental comunicar-se bem com seu público-alvo é a grande chave para conquista-los e deixa-lo satisfeito.

Custos Fixos e Variáveis Os custos fixos ocorrem todos os meses e seus valores são sempre iguais ou aproximados. Eles não variam conforme a produção do seu trabalho, ou seja, se você fotografa mais ou menos, eles serão basicamente os mesmos. Apesar que pode ocorrer algumas variações de um mês ao outro. Os exemplos básicos disso são os custos de:

67

Aluguel; Condomínio; Luz; Água; Telefone; Internet, hospedagem de site e registro de domínio; Limpeza do estúdio/escritório; Contador; Salário de funcionários; Equipamentos; Compra de cartões de memória, papel, cartuchos de impressora,

DVDs para entrega das fotos, etc; Pagamento do(s) assistente (s), modelos, maquiador, cabeleireiro,

produtores, etc; cafézinho, decoração, figurinos, lembranças ou brindes pelo

fechamento do contrato, etc; Workshops, congressos, livros, aulas, cursos, etc. 58

68

Saber e entender os custos fixos e as variáveis da sua empresa é fundamental para criar uma estratégia de preço funcional e verdadeira. É impossível criar preços sem conhecer os gastos da sua empresa, se você montou seus preços sem saber isso, a probabilidade de você estar pagando para trabalhar é enorme.

69

Valor da Hora de Trabalho

Esse item é indispensável para o profissional fotográfico, a estratégia de preço ou quanto cobrar, é importante calcular a hora de trabalho. Pode-se fazer o cálculo em cima dos custos fixos (mensais) de forma proporcional às horas gastas na realização do trabalho incluindo todas as etapas do processo, como: pré-produção, execução e pós-produção. Lembre-se que os custos do seu trabalho e os de outros trabalhos como diagramação, tratamento, atendimento, etc; para calcular o valor da sua hora de trabalho, além dos custos fixos e variáveis. A estratégia de preço pode ser feita através do quanto custa seu dia ou sua hora de trabalho, e depois comparada com o que o mercado está praticando (como base). O importante é ter a consciência de que tudo é baseado no quanto você gasta para ter o seu negócio funcionando e o quanto pretende ter de lucro. Enfrente os obstáculos e a resistência de não querer levantar os custos da sua empresa e vá em frente e comece a ganhar dinheiro. Lembrando que você poderá ter custos com: assistentes, produtor, maquiador, técnico de iluminação entre outras atividades necessárias. Todos esses profissionais devem ser calculados para você não ter prejuízo no final do trabalho. 59

É importante separar uma relação profissional de uma relação particular. Se por acaso misturar essas relações, deve-se criar uma estratégia para neutralizar e colocar uma disciplina de profissionalismo.

70

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Pesquisas no Google, como buscador principal e sites dos fotografos profisionais lins em anexo.

1. http://www.mariotestino.com/ 2. https://pt.slideshare.net/rafaelbuarquemontenegro/tabela-de-preosrbm-fotografia 3. http://adrianodamas.com/ 4. http://jacquesdequeker.com/v2/pages/ 5. https://www.flickr.com/photos/matthstonem/ 6. https://zupi.com.br/rafael-dardes/ 7. http://www.unicap.br/galeria/pages/?p=3079 8. http://jonathanwolpert.com.br/ 9. https://www.google.com.br/search?q=6.+ANDREW+FRAN%C3%87A &rlz=1C1CHBD_enBR777BR777&oq=6.+ANDREW+FRAN%C3%87 A&aqs=chrome..69i57.424j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8 10.

http://www.superpride.com.br/2017/10/o-ensaio-de-thiago-

moreira-por-junior-franch.html 11.

https://www.google.com.br/search?q=7.+JUNIOR+FRANCH&rl

z=1C1CHBD_enBR777BR777&oq=7.+JUNIOR+FRANCH&aqs=chro me..69i57.494j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

71

12.

http://www.juniorfranch.com/#/

13.

https://www.behance.net/Phaelgregorio

14.

https://www.google.com.br/search?q=9.+PEDRO+LORETO&rlz

=1C1CHBD_enBR777BR777&oq=9.+PEDRO+LORETO&aqs=chrom e..69i57.347j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8 15.

http://www.pedroloreto.com/

16.

http://brunobarretofotografia.com.br/tag/fotografia/

17.

http://feliperufino.com/

18.

https://www.instagram.com/ellenvonunwerth/?hl=pt-br

19.

http://rankin.co.uk/

20.

http://kaizfeng.org/

21.

http://www.peterlindbergh.com/

22.

https://www.lindsayadlerphotography.com/index

23.

https://russelljames.com/

24.

https://www.toddanthonytyler.com/

25.

http://portfolioone.com/photographers/annie-leibovitz/

26.

http://www.emilysoto.com/

27.

http://fio.edu.br/manualtcc/co/4_Sumario.html

28.