Enfermeiro Diarista Enfermeiro Plantonista

Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde Enfermeiro Diarista Enfermeiro Plantonista CÓDIGOS: (END09-ENP10) Caderno: 1 Aplicação: Manhã LEIA C...
17 downloads 5 Views 1MB Size
Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde

Enfermeiro Diarista Enfermeiro Plantonista CÓDIGOS: (END09-ENP10)

Caderno: 1 Aplicação: Manhã

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado. 3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas. 4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões, pois a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em http://concursos.biorio.org.br.

AGENDA l 23/09/2013, divulgação do gabarito e exemplar dos Cadernos de Questões da Prova Objetiva após ás 14h. l 26/09/2013, disponibilização das Imagens dos Cartões Respostas das Provas Objetivas. l 26/09 e 27/09/2013, recursos contra formulação e conteúdos da Prova Objetiva na Internet. l 03/10/2013, divulgação do resultado da análise dos recursos da Prova Objetiva. l 03/10/2013, divulgação do Resultado das Provas Objetivas.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA 1- Confira atentamente se este caderno de perguntas, que contém 60 questões objetivas, está completo. 2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 5 (cinco) opções e somente uma correta. 3 - Confira se seus dados, o emprego e a área/microregião escolhidos, indicados no cartão de respostas, estão corretos. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado. 4 - Confira atentamente se o emprego e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal ou ao Chefe de Local. 5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado. 6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

l 03/10/2013, divulgação Relação dos Candidatos Convocados para a Entrevista Técnica. l 08/10 a 11/10/2013, realização da Entrevista Técnica. l Informações: Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h Internet: http://concursos.biorio.org.br E-mail: [email protected]

ENFERMEIRO-DIARISTA

CADERNO 1

LÍNGUA PORTUGUESA

1 - A charge acima foi publicada em 1918 e critica especialmente:

(D) Não haverá motivos para nos alarmarmos. (E) Não tinha havido motivos para que nos tenhamos alarmado.

(A) o pouco conhecimento científico de nossos médicos da época. (B) a carência de atendimento médico em momento de crise. (C) a inoperância e resignação da classe médica. (D) o desprezo da classe médica pelos mais pobres. (E) a dependência do Brasil em relação à Europa.

4 - “Não há motivos”. A frase abaixo em que a expressão da mesma ideia está gramaticalmente incorreta é: (A) não deve haver motivos (B) não devem existir motivos (C) não pode existir motivos (D) não pode haver motivos (E) não há de haver motivos

2 - A charge é construída sobre ironia; o segmento do texto que pode NÃO ser visto como ironia é:

5 - Na frase “Esperemos com calma essa descoberta...”, a forma do demonstrativo sublinhada se justifica porque:

(A) “O sábio magro”. (B) “Não há motivos para que nos alarmemos com a moléstia que dia-a-dia se espalha e domina esta cidade!” (C) “ ...um sábio francês espera telegrama de Túnis, para descobrir em Paris a vacina da influenza espanhola”. (D) “Esperemos com calma essa descoberta”. (E) “os sobreviventes poderão imunizar-se quando o mal reaparecer”.

(A) se liga a um fato ocorrido naquele presente momento. (B) se prende ao fator mais proximamente referido no texto. (C) se refere a um termo anteriormente mencionado. (D) se liga a uma descoberta referida por outro personagem. (E) se prende a um fato distante no tempo. 6 - Na fala do sábio transcrita no texto da charge, o único conector que apresenta seu valor semântico INCORRETAMENTE identificado é:

3 - A modificação da frase “Não há motivos para que nos alarmemos” que apresenta uma inadequada correspondência de tempos verbais é:

(A) “para que nos alarmemos” / finalidade (B) “Esperemos com calma” / companhia (C) “Segundo telegramas” / conformidade (D) “telegrama de Túnis” / lugar (E) “porque os sobreviventes” / causa

(A) Não havia motivos para que nos alarmássemos. (B) Não teria havido motivos para que nos tivéssemos alarmado. (C) Não haverá motivos para que nos alarmemos.

3

ENFERMEIRO-DIARISTA

CADERNO 1

TEXTO – A GRIPE ESPANHOLA

Apesar de ser um texto informativo, o fragmento acima apresenta um conjunto de elementos de caráter impreciso; o termo que NÃO contém imprecisão é:

A pandemia caracterizou-se mundialmente pela elevada morbidade e mortalidade, especialmente nos setores jovens da população e pela frequência das complicações associadas. Calcula-se que afetou cerca de 50% da população mundial e teria matado 20 a 40 milhões de pessoas, pelo que foi qualificada como o mais grave conflito epidêmico de todos os tempos. A falta de estatísticas confiáveis, principalmente no Oriente (como China e Índia) pode ocultar um número ainda maior de vítimas. É provável que o vírus responsável pela pandemia esteja relacionado com o vírus da gripe suína, isolado por Richard E. Shope em 1920. Em Portugal, verificou-se uma elevadíssima taxa de mortalidade, com duas ondas epidémicas e uma ocorrência muito marcada entre os 20 e os 40 anos, que terá causado cerca de 120 000 mortos. No Brasil a doença chegou em setembro de 1918. No dia 24 daquele mês a Missão Médica enviada pelo país para ajudar no esforço de guerra francês foi atingida pela gripe no porto de Dacar, Senegal, que à época era colônia francesa. No mesmo mês chegou ao país o paquete Demerara, vindo da Europa, e que é apontado por alguns autores como o primeiro navio portador do vírus para dentro do Brasil. Em poucos dias a epidemia irrompeu em diversas cidades: Recife, Salvador e Rio de Janeiro, chegando em novembro de 1918 à Amazônia. Foram registradas em torno de 300 mil mortes relacionadas à epidemia. A doença foi tão severa que vitimou até o Presidente da República, Rodrigues Alves, em 1919.

(A) caracterizou-se (B) calcula-se (C) pode ocultar (D) teria matado (E) cerca de 9 - O texto só NÃO traz a seguinte informação: (A) características da moléstia (B) difusão da epidemia (C) motivos da mortalidade (D) quantidade aproximada de mortos (E) estratégias de combate à doença 10 - A opção que NÃO apresenta apenas vocábulos que fazem parte do jargão médico é: (A) morbidade / complicações (B) vírus / pandemia (C) taxa / mortalidade (D) ocorrência / doença (E) epidemia / portador

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE-SUS 11 - De acordo com a Lei 8080/90, estão incluídas, dentre outras, no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), as seguintes ações, EXCETO uma, que está errada. Assinale-a.

7 - A palavra “pandemia” apresenta, em sua formação, o elemento pan- que introduz no vocábulo a ideia de: (A) generalização (B) religiosidade (C) natureza (D) gravidade (E) durabilidade

(A) a execução de ações de vigilância sanitária, de vigilância epidemiológica, de saúde do trabalhador e de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica; (B) a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico; (C) a vigilância nutricional e a orientação alimentar; (D) a formulação das políticas de proteção do meio ambiente e do trabalho; (E) a formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção.

8 - “A pandemia caracterizou-se mundialmente pela elevada morbidade e mortalidade, especialmente nos setores jovens da população e pela frequência das complicações associadas. Calcula-se que afetou cerca de 50% da população mundial e teria matado 20 a 40 milhões de pessoas, pelo que foi qualificada como o mais grave conflito epidêmico de todos os tempos. A falta de estatísticas confiáveis, principalmente no Oriente (como China e Índia) pode ocultar um número ainda maior de vítimas”.

4

ENFERMEIRO-DIARISTA

CADERNO 1

12 - Avalie se, de acordo com a Lei 8080/90, são atribuições comuns à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios em seus respectivos âmbitos administrativos, dentre outras:

(D) é vedada a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde, mesmo que por meio de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos; (E) em qualquer caso é obrigatória a autorização do órgão de direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), submetendo-se a seu controle as atividades que forem desenvolvidas e os instrumentos que forem firmados; excetuam-se do disposto neste artigo os serviços de saúde mantidos, sem finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, sem qualquer ônus para a seguridade social.

I - Definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde. II - Administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde. III - Acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais. IV - Elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde. Estão corretas:

15 - A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS se dá por meio da Conferência de Saúde e do Conselho de Saúde, em relação aos quais as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:

(A) I e III, apenas; (B) II e IV, apenas; (C) I, II e III, apenas; (D) II, III e IV, apenas; (E) I, II, III e IV.

(A) atuam exclusivamente na esfera federal; (B) ambas são instâncias colegiadas; (C) a Conferência de Saúde pode ser convocada extraordinariamente pelo Conselho de Saúde; (D) a Conferência de Saúde, convocada pelo Poder Executivo, reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes; (E) o Conselho de Saúde tem caráter permanente e deliberativo.

13 - Avalie se, de acordo com a Lei 8080/90, a política de recursos humanos na área da saúde será formalizada e executada, articuladamente, pelas diferentes esferas de governo, em cumprimento dos seguintes objetivos: I - Organização de um sistema de formação de recursos humanos em todos os níveis de ensino, inclusive de pós-graduação. II - Elaboração de programas de permanente aperfeiçoamento de pessoal. III - Valorização da dedicação parcial aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

16 - Um dos fundamentos da Atenção Básica é o de “possibilitar o acesso _____ a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito de forma a permitir o planejamento e a programação _____, e em consonância com o princípio da ____.” (Política Nacional da Atenção Básica)

Está correto o que se afirma em: (A) I, apenas; (B) I e III, apenas; (C) I e II, apenas; (D) II e III, apenas; (E) I, II e III. 14 - Em relação ao funcionamento dos serviços privados de assistência à saúde NÃO é correto afirmar que:

As lacunas ficam respectivamente por:

(A) caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais legalmente habilitados e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde; (B) a assistência à saúde é livre à iniciativa privada; (C) na prestação de serviços privados de assistência à saúde, serão observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento;

corretamente

preenchidas

(A) hierarquizado e descontínuo / descentralizada / publicidade; (B) universal e contínuo / descentralizada / equidade; (C) universal e contínuo / centralizada / transparência; (D) hierarquizado e coeso / centralizada / equidade; (E) restrito e contínuo / descentralizada / transparência.

5

ENFERMEIRO-DIARISTA

CADERNO 1

17 - Em grandes centros urbanos, a Política Nacional da Atenção Básica recomenda para Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada dentro do território pelo qual tem responsabilidade sanitária, garantindo os princípios da Atenção Básica, para UBS sem Saúde da Família, o parâmetro de uma UBS para até _____ habitantes e para UBS com Saúde da Família o parâmetro de uma UBS para até ____ habitantes.

20 - O Pacto pela Saúde estabelece que as responsabilidades gerais dos municípios na gestão do SUS incluem as seguintes, EXCETO: (A) todo município é responsável pela integralidade da atenção à saúde da sua população, exercendo essa responsabilidade de forma solidária com o estado e a união; (B) todo município deve assumir integralmente a gerência das unidades próprias de toda a rede pública de serviços de atenção básica e deve assumir parcialmente a gerência das transferidas pelo estado ou pela união; (C) todo município deve promover a equidade na atenção à saúde, considerando as diferenças individuais e de grupos populacionais, por meio da adequação da oferta às necessidades como princípio de justiça social, e ampliação do acesso de populações em situação de desigualdade, respeitadas as diversidades locais; (D) todo município deve participar do financiamento tripartite do Sistema Único de Saúde; (E) todo município deve assumir a gestão e executar as ações de atenção básica, incluindo as ações de promoção e proteção, no seu território.

As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por: (A) 30 mil / 12 mil; (B) 10 mil / 5 mil; (C) 12 mil / 8 mil; (D) 50 mil / 30 mil; (E) 15 mil / 12 mil. 18 - As condições de gestão estabelecidas na NOB-SUS de 06/11/2006 explicitam as responsabilidades do gestor municipal, os requisitos relativos às modalidades de gestão e as prerrogativas que favorecem o seu desempenho. Avalie se a habilitação dos municípios à Gestão Plena da Atenção Básica concede as seguintes prerrogativas: I. Transferência, regular e automática, dos recursos correspondentes ao Piso da Atenção Básica (PAB). II. Transferência, regular e automática, dos recursos correspondentes ao Piso Básico de Vigilância Sanitária (PBVS). III. Transferência, regular e automática, dos recursos correspondentes às ações de epidemiologia e de controle de doenças. IV. Subordinação, à gestão municipal, de todas as unidades básicas de saúde, estatais ou privadas (lucrativas e filantrópicas), estabelecidas no território municipal.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 21 - Segundo o Manual de Hipertensão, para diagnóstico da hipertensão secundária devemos considerar: (A) potássio sérico superior a 3,5 meq/L, na ausência de tratamento com diuréticos; (B) ausência de história familiar; (C) início abrupto e grave de hipertensão moderada, com retinopatia, hematúria e perda de função renal; (D) diminuição da creatinina; (E) aumento da ureia.

Estão corretas as prerrogativas: (A) I e IV, apenas; (B) II e III, apenas; (C) I, II e III, apenas; (D) II, III e IV, apenas; (E) I, II, III e IV.

22 - São causas da hipertensão secundária, EXCETO:

19 - O Pacto pela Vida estabelece, em relação à Saúde do Idoso, que o trabalho nesta área deve seguir, entre outras, as seguintes diretrizes, EXCETO uma, que está ERRADA. Assinale-a.

(A) estresse agudo (cirurgia, hipoglicemia, queimadura, abstinência alcoólica, pós-parada cardíaca, perioperatório); (B) insuficiência aórtica, fístula arterio-venosa, tireotoxicose; (C) doença de Paget e beribéri (hipertensão sistólica); (D) drogas imunossupressoras, intoxicação por metais pesados; (E) diminuição da pressão intracraniana, hipoplasia fibromuscular.

(A) promoção do envelhecimento ativo e saudável; (B) atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa; (C) diminuição da participação social por meio do contínuo aumento da presença relativa dos profissionais de saúde do SUS; (D) implantação de serviços de atenção domiciliar.; (E) acolhimento preferencial em unidades de saúde, respeitado o critério de risco.

6

ENFERMEIRO-DIARISTA

CADERNO 1

23 - A promoção à saúde do idoso tem como prioridades as seguintes ações específicas:

26 - A seguinte situação caracteriza emergência e urgência hipertensiva:

(A) divulgação e implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS); (B) alimentação hipercalórica; (C) prática corporal/atividade física; (D) prevenção e controle do tabagismo; (E) promoção do desenvolvimento sustentável.

(A) angina instável; (B) intoxicação por cocaína ou anfetamina; (C) rebote hipertensivo após suspensão súbita de clonidina ou outros anti-hipertensivos; (D) aneurisma dissecante de aorta; (E) anticoagulação.

24 - Com relação à Prevenção da Síndrome Hiperosmolar Não-Cetótica NÃO é correto afirmar que:

27 - Segundo o Manual de Hipertensão, 2006, no tratamento da hipertensão arterial, constituem droga de escolha anti-hipertensiva para pacientes diabéticos:

(A) a síndrome hiperosmolar é um estado de hiperglicemia grave (> 600 a 800 mg/dL), desidratação e alteração do estado mental – na ausência de cetose. Ocorre apenas no diabetes tipo 2, porque um mínimo de ação insulínica preservada nesse tipo de diabetes pode prevenir a cetogênese; (B) embora grave por seus fatores precipitantes, a mortalidade elevada não é reconhecida devido à idade; (C) a prevenção da descompensação aguda que leva à síndrome hiperosmolar é semelhante à da cetoacidose diabética; (D) fatores precipitantes são doenças agudas (acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio ou infecções, particularmente pneumonia), uso de glicocorticóides ou diuréticos, cirurgia, ou elevadas doses de glicose (nutrição enteral ou parenteral ou, ainda, diálise peritoneal); (E) é importante ter em mente que casos assintomáticos de diabetes tipo 2 não diagnosticados podem, frente às demais intercorrências, evoluir para a síndrome hiperosmolar. Suspeitar de diabetes, em tais casos, pode evitar a morte do paciente.

(A) inibidores da ECA; (B) diuréticos tiazídicos; (C) betabloqueadores; (D) inibidores adrenérgicos; (E) antagonistas dos canais de cálcio. 28 - Segundo o Manual de Diabetes, o seguinte medicamento é contra-indicado para pacientes com insuficiência renal, hepática, respiratória e cardíaca: (A) clorpropamida; (B) acarbose; (C) glibenclamida; (D) repaglinida; (E) metformina. 29 - De maneira geral, recomenda-se não adotar as drogas que compõem a terapêutica anti-esquistossomótica, nas seguintes situações, EXCETO: (A) durante a gestação; (B) durante a fase de amamentação; (C) se a nutriz for medicada, ela só deve amamentar a criança 72 horas após a administração da medicação; o risco/benefício do tratamento deve ser avaliado pelo médico; (D) crianças menores de cinco anos; (E) insuficiência hepática grave (fase descompensada da forma hepatoesplênica).

25 - A retinopatia diabética é a principal forma de cegueira irreversível no Brasil. Em relação a esse tema todas afirmativas abaixo são corretas, EXCETO uma. Assinale-a: (A) a retinopatia não proliferativa nos graus severa, proliferativa e com edema macular clinicamente significativo são as de maior risco para cegueira; o rastreamento tem como objetivo o diagnóstico precoce para prevenção de cegueira através da fotocoagulação; (B) a presença de retinopatia é um marcador precoce de início das complicações microvasculares e do risco de comprometimento renal; (C) acomete a maioria dos portadores de diabetes após 10 anos de doença; (D) os fatores de risco são semelhantes aos descritos para doença macrovascular, embora para complicações microvasculares, o controle da glicemia assume importância maior; (E) a presença de nefropatia e gravidez também contribuem para sua evolução.

7

ENFERMEIRO-DIARISTA

CADERNO 1

30 - Criança com 10 anos de idade, desnutrida, comparece ao Serviço de Saúde com febre, cefaleia, anorexia, náusea, astenia, mialgia, tosse e diarreia. Há relato de banhos em lagoa próxima à sua casa. De acordo com seus conhecimentos sobre parasitoses, avalie se configura-se quadro de:

(D) além do controle glicêmico, dirigir a anamnese a fim de achar sinais ou sintomas de doença coronariana ou AVE (acidente vascular encefálico); (E) avaliar perdas de peso, verificar a circunferência abdominal, avaliar controle glicêmico, orientar sobre a importância do tratamento farmacológico associado a mudança do estilo de vida.

I- Áscaris lumbricoides. II- Strongyloides stercoralis. III- Ancylostoma duodenale. IV- Shistosoma mansoni.

33 - Não existe limite superior de idade para aplicação de vacinas, com exceção da vacina: (A) contra influenza; (B) contra pneumococo; (C) contra febre amarela; (D) tríplice (DTP) de células inteiras; (E) dupla viral (SR).

Está(ao) correto(s): (A) I, apenas; (B) II, III e IV; (C) III, apenas; (D) I e IV, apenas; (E) IV, apenas.

34 - Homem, 50 anos, procura a unidade de saúde de pronto-atendimento com níveis pressóricos de 200 x 100 mmHg. Porém, está assintomático. Refere não possuir co-morbidades. No exame físico você percebe sopro abdominal em flanco direito. Ele diz que já faz uso eventual de captopril 1 comprimido por dia, mas não sabe a dosagem. Nesse caso você:

31 - Em relação ao uso de medicamentos na gravidez e lactação, NÃO é correto afirmar que: (A) no uso de quinolonas, a dose excretada no leite materno é muito baixa para causar artropatia; há relato de um caso de colite pseudomembranosa em lactente após uso materno de ciprofloxacin; (B) metronidazol, secnidazol e tinidazol são eliminados pelo leite materno em altas concentrações, e não causam efeitos adversos no lactente; não suspender, portanto, a amamentação; (C) levodopa + carbidopa requer uso criterioso durante a amamentação; não há relato de efeito adverso no lactente; pode inibir a lactação; evitar se possível; (D) cefalosporinas oferecem pouco risco para o lactente devido à elevada ligação com proteínas plasmáticas maternas; apenas uma pequena quantidade da droga passa para o leite; há possibilidade de modificação da flora intestinal, efeitos diretos na criança e interferência na interpretação do resultado de culturas; observar monilíase e diarreia no lactente; (E) rifampicina, isoniazida e etambutol não causam efeitos na gestação e amamentação e têm uso liberado.

(A) solicita MAPA, pois o diagnóstico de HAS não pode ainda ser definido; (B) diagnostica HAS primária e inicia IECA; (C) diagnostica HAS primária e inicia inibidor de canais de cálcio; (D) solicita ultrassonografia com doppler de artérias renais, bem como atenta para os níveis de creatinina e de potássio na rotina de exames; (E) solicita avaliação médica para investigação clínica, mantém o paciente em repouso e orienta sobre riscos da automedicação, importância da adesão ao tratamento proposto e mudanças do estilo de vida. 35 - Você começa a acompanhar, no programa de hipertensão, um homem negro de 50 anos portador de hipertensão arterial primária quanto a complicações dessa doença e constata, dentre os diversos exames solicitados, um ECG alterado: hipertrofia de ventrículo esquerdo e padrão de sobrecarga. Contudo, o paciente encontra-se assintomático. No momento o uso de enalapril 20 mg, duas vezes ao dia, mantém PA em 120x75 mmHg. Então:

32 - Mulher, 45 anos, portadora de diabetes tipo II, vem para consulta ambulatorial na unidade em que você trabalha. Relata estar em uso de metformina 850 mg, duas vezes ao dia e realizando dieta e atividade física regularmente. A melhor conduta é:

(A) você agenda retorno para 12 meses para acompanhar a evolução; (B) inicia o acréscimo de carvedilol para conter o remodelamento cardíaco; (C) substitui o IECA por beta-bloqueador e agenda retorno para 8 meses; (D) parabeniza o paciente pela manutenção dos níveis pressóricos controlados e orienta sobre dieta, exercício físico supervisionado e outros fatores protetores; (E) solicita ecocardiograma para investigação melhor do quadro.

(A) manter adequados os níveis glicêmicos e agendar retorno para a paciente; (B) conferir suas marcações em relação ao histórico dos níveis glicêmicos, solicitar novos exames de rotina e agendar retorno; (C) dividir a abordagem clínica entre controle glicêmico adequado e complicações (micro e macrovasculares) dando ênfase a ambas;

8

ENFERMEIRO-DIARISTA

CADERNO 1

36 - A taxa que melhor mede o risco que uma determinada doença tem de causar óbito é a taxa de:

40 - Os casos suspeitos de tuberculose devem ser captados, atendidos e vinculados a uma Unidade de Saúde. Nesses casos, é responsabilidade da Unidade de Saúde:

(A) letalidade; (B) mortalidade por determinada doença; (C) incidência; (D) prevalência; (E) morbidade.

(A) encaminhar todo caso suspeito para vacinação ou revacinação da BCG; (B) realizar obrigatoriamente o teste anti-HIV em todos os doentes de tuberculose, independente da idade; (C) realizar a “busca de sintomáticos respiratórios” semestralmente na unidade de saúde e/ou no domicílio; (D) examinar todo caso suspeito de tuberculose para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais cedo possível a fim de minimizar a transmissão da doença; (E) considerar a existência de comunicantes na investigação de suspeitos, não sendo importante considerar se foram realizados os exames para confirmação bacteriológica.

37 - São fatores de risco intrínsecos relacionados à ocorrência de quedas em pessoas idosas: (A) imobilidade, quedas precedentes, má iluminação; (B) idosos com mais de 80 anos, fios no chão, quedas precedentes; (C) sexo feminino, quedas precedentes, idosos com mais de 80 anos; (D) sexo feminino, má iluminação, pisos escorregadios; (E) fios no chão, pisos escorregadios, má iluminação. 38 - A Campanha Nacional contra Influenza do vigente ano estabelece como população alvo os idosos na faixa etária de 60 anos e:

41 - A presbiopia é um declínio progressivo na: (A) capacidade de ver no escuro; (B) adaptação para alterações abruptas de áreas escuras para áreas claras; (C) capacidade de adaptação dos olhos para um trabalho próximo e detalhado; (D) distinção entre os tons azul e verde e entre tons pastéis; (E) capacidade de enxergar objetos mais distantes.

(A) crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, povos indígenas e população prisional; (B) trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para influenza, crianças a partir de 6 meses, gestantes e população prisional; (C) trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para influenza, crianças menores de 2 anos, povos indígenas e população prisional; (D) trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para influenza, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, povos indígenas e população prisional; (E) trabalhadores de saúde das unidades, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, povos indígenas e população prisional.

42 - Durante o exame físico de um paciente com suspeita de dengue, o Ministério da Saúde recomenda que seja realizada, obrigatoriamente: (A) prova de função hepática; (B) eletroneuromiografia; (C) prova do laço; (D) prova de função pulmonar; (E) prova de função hepática.

39 - Em relação à hanseníase, durante a consulta o enfermeiro deve considerar que:

43 - São doenças que podem ser evitadas com a vacina tetravalente (DTP + Hib):

(A) os pacientes paucibacilares podem transmitir a infecção por toda a vida, enquanto o tratamento específico não for iniciado; (B) nos casos de neurite, ela é sempre acompanhada de sinais e sintomas como dor intensa, hipersensibilidade, edema ou perda de sensibilidade; (C) o bacilo causador da hanseníase tem alta capacidade de infectar vários indivíduos (alta patogenicidade), no entanto poucos adoecem (baixa infectividade); (D) a classificação operacional para fins de tratamento quimioterápico pode ser baseada nos seguintes critérios: 5 ou mais lesões (multibacilares) e casos com até 5 lesões (paucibacilares); (E) a reação do tipo 2 é caracterizada novas lesões dermatológicas, ao passo que a do tipo 1 caracterizase pelos aparecimento do eritema nodoso hansênico.

(A) poliomielite, pneumonia, otite, tuberculose e diarreia por rotavirus; (B) tuberculose, hepatite B, pneumonia, sarampo e rubeola; (C) difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae e hepatite B; (D) difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções por Haemophilus influenzae tipo B; (E) tuberculose, hepatite B, pneumonia, e diarreia por rotavirus.

9

ENFERMEIRO-DIARISTA

CADERNO 1

44 - O transporte de doentes críticos apresenta sempre alguns riscos, por vezes graves, pelo que é essencial tentar evitá-los, bem como estar preparado para resolver acidentes que possam ocorrer. São considerados acidentes comuns durante o transporte, EXCETO:

49 - Na relação entre infecção materna e complicações gestacionais tais como parto prematuro, morte neonatal e ocorrência de anormalidades congênitas, avalie se as afirmativas a seguir acerca das medidas de prevenção estão corretas:

(A) extubação acidental; (B) perda de acessos venosos; (C) pinçamento de sonda vesical; (D) pinçamento de drenos torácicos e outros; (E) morte por queda da maca.

I - Na maioria dos casos o diagnóstico pode ser estabelecido pelo quadro clínico e/ ou epidemiológico apresentado pela gestante. II - Na maioria dos casos a infecção é assintomática e é a realização dos exames sorológicos específicos que permite diagnosticar a condição de mãe portadora de condição com risco de transmissão ao feto. III - A transmissão vertical da sífilis pode ocorrer em qualquer estágio clínico de acometimento da mãe não tratada ou inadequadamente tratada. IV - Como 85% dos casos de herpes neonatal resultam da transmissão perinatal, recomenda-se a realização de cesareana às mulheres portadoras de lesão ativa ou de sintomas prodrômicos no momento do parto.

45 - Homem de 69 anos, fumante, portador de DPOC há 10 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde com a cuidadora da casa de repouso onde mora, para atualizar suas vacinas. Não sabe referir sobre história prévia de vacinação. Os imunológicos indicados para esse indivíduo são: (A) anti-influenza, antipneumocócica e dupla adulta; (B) tríplice viral (MMR), tríplice bacteriana (DPT) e hepatites A e B; (C) influenza, haemophilusinfluenzae grupo B e hepatite B; (D) antimalárica, Salk e antipneumocócica; (E) vacina influenza

Estão corretas apenas as afirmativas (A) III e IV; (B) I e II; (C) I, III e IV; (D) II, III e IV; (E) II e III.

46 - No cuidado com o idoso, um aspecto importante é o cuidado com o ambiente de convivência do idoso. Nesse sentido, em seu lar, os seguintes aspectos devem ser observados, EXCETO:

50 - Diante de mulheres suspeitas de DST ou de sua confirmação, o enfermeiro NÃO deve adotar o seguinte procedimento:

(A) cuidar da exposição e do comprimento de fios de telefone e de luminárias; (B) adequar a iluminação ambiental; (C) manter quarto ideal (apoios, sem tapetes escorregadios, altura adequada da cama e iluminação). (D) orientar para que o idoso levante sempre lentamente; (E) preferir cobertores e colchas longas para maior aproveitamento.

(A) pesquisar presença de outras DST que possam estar associadas; (B) encaminhar a mulher para confirmação do diagnóstico e tratamento medicamentoso; (C) pedir para que a mulher identifique se o seu parceiro está infectado e orientá-lo sobre os riscos para a saúde dele; (D) verificar a existência de queixas relacionadas aos órgãos genitais externos; (E) orientar para a necessidade de ser aplicada a vacina da hepatite b.

47 - São vacinas que podem ser congeladas a -20ºC, EXCETO: (A) contra a febre amarela; (B) dupla viral; (C) antirrábica; (D) contra rubeola monovalente; (E) oral contra a poliomielite (VOP).

51 - Em relação à altura uterina mais o toque vaginal, os seguintes parâmetros estão corretos, EXCETO: (A) até a sexta semana não ocorre alteração do tamanho uterino; (B) na oitava semana o útero corresponde ao dobro do tamanho normal; (C) na décima semana o útero corresponde a três vezes o tamanho habitual; (D) na 12ª semana enche a pelve de modo que é palpável na sínfise púbica; (E) na 14ª semana o fundo do útero encontra-se na altura da cicatriz umbilical.

48 - A avaliação das atividades instrumentais da vida diária são um importante parâmetro para a avaliação da independência do idoso. Um exemplo de Atividade Instrumental de Vida Diária (AIVD) é: (A) comer ou beber; (B) tomar banho; (C) vestir-se; (D) ir ao banco ou atender telefone; (E) ir ao banheiro.

10

ENFERMEIRO-DIARISTA

CADERNO 1

52 - São fatores de risco para o câncer de mama, EXCETO:

As afirmativas são respectivamente:

(A) mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama, abaixo dos 50 anos de idade; (B) mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário, em qualquer faixa etária; (C) mulheres com diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atipia ou neoplasia lobular in situ; (D) mulheres com história familiar de câncer de mama masculino; (E) idade, obesidade, tabagismo, sedentarismo, menarca precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, multiparidade.

(A) V; V; F; V; V; (B) V; F; F; F; F; (C) V; F; F; V; V; (D) F; V; V; V; F; (E) F; V; F; V; F. 55 - No caso de gestante com diagnóstico sorológico de sífilis, para que o recém-nascido seja considerado tratado intra-útero, é necessário que o tratamento materno seja finalizado em até o seguinte número de dias antes do parto: (A) 10; (B) 7; (C) 20; (D) 60; (E) 30.

53 - Em relação ao exame físico da gestante é correto afirmar que:

56 - JCW, hipertensa com 32 semanas de gestação, apresenta um quadro de sangramento vaginal de cor vermelho escuro, dor súbita e batimentos cardíacos fetais ausentes. Esses achados sugerem um possível quadro de:

(A) deve ser realizado somente na região abdominal, com mensuração da altura uterina, palpação obstétrica e ausculta cardíaca fetal; (B) a inspeção da gestante na região do tórax deve-se considerar somente os sons respiratórios e frequência cardíaca materna; (C) a inspeção da gestante deve ser realizada somente na região das mamas e abdôme e deve considerar a simetria e coloração; o padrão venoso pode ficar acentuado, os mamilos e as aréolas ficam mais escuros, e as glândulas de Montgomery, proeminentes; (D) durante todo exame físico a gestante deve permanecer em decúbito lateral esquerdo, pois além de ser mais confortável, evita a compressão da veia cava; (E) faz parte do exame físico da gestante o controle do peso e da estatura, que devem ser realizados apenas na primeira consulta.

(A) prenhez ectópica; (B) rotura uterina; (C) descolamento prematuro de placenta; (D) doença trofoblástica gestacional; (E) abortamento. 57 - Criança, um ano e três meses de idade, com otite média aguda, dor intensa, frequentadora de creche, não respondeu à amoxicilina na dose de 40-50 mg/kg/dia administradas há 72 horas. A melhor opção terapêutica segundo o AIDI é: (A) amoxicilina com clavulanato; (B) cefalexina; (C) amoxicilina na dose de 80-90 mg/kg/dia; (D) ceftriaxona; (E) encaminhar para o atendimento médico, orientar sobre questões relativas a crescimento e desenvolvimento e puericultura.

54 - As afirmativas abaixo estão relacionadas à ausculta obstétrica. Avalie se são verdadeiras(V) ou falsas (F). I. Os ruídos fetais compreendem o batimento cardíaco e o sopro funicular (por compressão do cordão e sincrônico com o anterior). O número médio de batimentos é de 140 por minuto, melhor audíveis no lado do dorso fetal, local este denominado foco. II. O foco de escuta localiza-se sempre junto à cicatriz umbilical. III. A frequência cardíaca fetal nas últimas semanas de gestação pode atingir valores normais entre 100 a 120 batimentos por minuto. IV. Os batimentos cardíacos fetais podem estar audíveis, utilizando-se o Sonar Doppler, somente após a 20ª semana de gestação. V. A frequência cardíaca fetal, uma vez confirmada, deve ser contada durante 5 segundos, no mínimo, a fim de identificar alterações grosseiras no ritmo cardíaco.

58 - Criança de 3 anos e 6 meses vem para consulta no período da tarde apresentando coriza, tosse e febre há 3 dias. Hoje, desde que acordou pela manhã tem piora da febre e dispneia. Ao exame, frequência respiratória de 60 irm e tiragem. A conduta é: (A) encaminhar para internação, solicitar a suspensão da dieta e solicitar a avaliação médica; (B) prescrever amoxicilina e agendar retorno; (C) prescrever azitromicina e agendar retorno; (D) orientar que se trata de gripe e prescrever medicação sintomática; (E) prescrever amoxacilina associada a clavulanato e marcar retorno para 15 dias.

11

ENFERMEIRO-DIARISTA

CADERNO 1

59 - Em uma Unidade de Saúde, dois recém-nascidos (RN) foram acompanhados por suas mães para imunização. Ao avaliá-los, o enfermeiro percebeu que a primeira criança pesou 1.650g e nasceu a termo, e a segunda, com 1.930g e pré-termo de 32 semanas. O enfermeiro da unidade deve proceder do seguinte modo no que se refere ao esquema de imunização: (A) aguardar os dois RN ganharem peso suficiente e iniciar a vacinação, iniciar orientações gerais sobre puericultura e amamentação, e agendar retorno; (B) realizar apenas o esquema para Hepatite B (0,1,2,6 meses) nos dois RN; (C) vacinar os dois RN com esquema BCG + hepatite B (0,1,2,6 meses); (D) vacinar apenas o RN a termo com BCG e hepatite B no esquema (1,2,6 meses); (E) vacinar apenas o RN com 1.930g com BCG e fazer em ambos o esquema hepatite B (0,1,2,6 meses). 60 - Identifique se as afirmativas abaixo sobre o calendário básico de vacinação para criança, recomendado pelo Ministério da Saúde em 2012, são verdadeiras (V) ou falsas (F): I. Ao nascer são recomendadas dose única da vacina BCG-ID e a 1a dose da vacina hepatite B. II. No primeiro mês de vida recomendada a 2a dose da vacina hepatite B. III. Com 2 meses de vida são recomendadas a 1a dose da vacina tetravalente (DPT +Hib); a 1a dose da vacina oral da poliomielite (VOP); a 1a dose da vacina oral de rotavírus humano (VORH); a 1a dose da vacina pneumocócica 10. IV. Com 3 meses de vida é recomendada a vacina meningocócica C. V. Com 18 meses de vida é recomendada a 2a dose da vacina meningocócica C. As afirmativas I a V são respectivamente: (A) V – V – V – F – V; (B) V – V – V – V – F; (C) V – F – F – F – V; (D) F – V – F – V – V; (E) F – F – F – F – V.

12