EN51.ANI (PT) When Innovation beats Pain

Folheto do Produto MD/QUA/EN51.ANI (PT) When Innovation beats Pain. “Finding an objective pain monitoring is an increasing need during the periope...
60 downloads 0 Views 4MB Size
Folheto do Produto

MD/QUA/EN51.ANI (PT)

When Innovation beats Pain.

“Finding an objective pain monitoring is an increasing need during the perioperative time. Measuring the parasympathetic tone can help clinicians to deal with it.”

Os mecanismos fisiológicos associados à nocicepção e à sua supressão situam-se a diferentes níveis subcorticais. É por essa razão que foi necessário orientar a investigação para um meio de analisar o tónus do SNA do paciente (atividades simpática e parassimpática). O objetivo da MDMS é o de fornecer aos médicos um sistema de monitorização não invasivo, simples de utilizar, simples de interpretar e que forneça um índice contínuo e fiável. Foi, portanto, o acesso ao SNA por meio do Eletrocardiograma (ECG) do paciente que foi mantido.

O PRIMEIRO sistema de monitorização CONTÍNUA e NÃO INVASIVA do tónus parassimpático

De todas as tecnologias que se interessaram por esta análise, a tecnologia ANI® é a única que tem em consideração o oposto das tentativas anteriores, utilizando o equilíbrio simpato-vagal para medir o efeito da nocicepção e do seu tratamento (antinocicepção). A tecnologia ANI®, antes de ser um sistema de monitorização da dor é um sistema de monitorização da atividade parassimpática que permite saber o estado de conforto ou de desconforto do organismo, por exemplo, aquando do surgimento de uma dor ou de um stress que pode ser de origem celular ou cirúrgica. A título de esquematização, um paciente que qualificaríamos de «confortável» apresentará um tónus parassimpático dominante, enquanto que ativará o seu sistema simpático com uma redução do espelhamento do tónus parassimpático se apresentar uma dor aguda.

3

Como colocar os SENSORES? Posicionar os elétrodos pequeno e grande de modo a obter um vetor cardíaco de boa amplitude. Ex: o elétrodo grande no ombro direito e o pequeno ao nível do ápex cardíaco.

Interpretação Quando o ANIm (a curva laranja) é superior a 70, tem a possibilidade de diminuir as doses de opióides com total segurança (se forem utilizados opióides). A janela de 50-70 corresponde a uma zona de analgesia ideal. Se o ANIm (a curva laranja) permanecer abaixo de 50, há uma possibilidade de reação hemodinâmica nos minutos seguintes.*

* Boselli et al, Minerva Anestesiologica, 2014 5

Em que PACIENTES? Em pessoas idosas, muito sensíveis às sobredosagens de opióides, pessoas com bradicardia e hipotensão.

Em crianças

Em pacientes sem possibilidades ou com dificuldades de comunicação

Em pacientes obesos, em que os volumes de distribuição são modificados relativamente a outros pacientes. A maioria dos clínicos que utilizam ANI® reduziram de 30% a 60% as doses de opióides relativamente às doses habituais administradas a esses pacientes.

Pacientes toxicómanos

Em cirurgias prolongadas (mais de 3 horas), para garantir que a titulação em opióides é personalizada, evitando assim os efeitos indesejados das sobre e/ou subdosagens. 6

Quais os BENEFÍCIOS? Permite a titulação dos opióides para evitar as sobre e subdosagens Diagnosticar a etologia da ocorrência hemodinâmica Evitar a hiperalgesia pós-operatória Prever as reações hemodinâmicas

7

Especificações técnicas ANI Monitor

8

Especificações gerais Parameter

Specification

Power Requirements

100-240 VAC through AC power adapter

Main Frequency

50/60 Hz

AC Power consumption Battery Type

Lithium-ion

DC Input

12V+/- 5% 60W

Battery Charge / Discharge

About 6 hours / 1 hour 30 minutes

Patient Leakage Current

15% and 15% and