EF

SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA – AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓR...
20 downloads 1 Views 485KB Size
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA

UNIDADE: DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA – AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA – 7.º ANO/EF ALUNO(A):

N.º:

PROFESSOR(A):

01.

VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0

TURMA:

RESULTADO:

%

Observe a pintura.

BOTTICELLI, Sandro. A Primavera, 1482. Têmpera sobre madeira, 203 x 314 cm. Galeria Uffizi, Florença, Itália.

A obra representa aspectos do mundo pagão. Ao centro está a deusa Vênus e, acima dela, Cupido. À esquerda de Vênus estão Zéfiro, o vento oeste da mitologia grega, e a ninfa Clóris, com um ramo de flor nos lábios, que ele captura e transforma em Flora, a Primavera, representada como uma jovem de vestes floridas. À direita de Vênus estão as Três Graças e Mercúrio, o mensageiro dos deuses. Embora aparentemente as figuras não tenham muita relação entre si, o observador as percebe como um conjunto. PROENÇA, Maria das Graças. História da arte. 17 ed. São Paulo: Ática, 2014. p. 100-101.

Leia as afirmativas sobre o Renascimento e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas. (

) No Renascimento existia a valorização da figura humana.

(

) O homem renascentista acreditava que a verdade era encontrada por meio da fé e dos dogmas.

(

) Na mentalidade renascentista, o corpo humano era visto como belo e maravilhoso. 1

1

(

) Os artistas renascentistas desprezavam a natureza porque era fonte de pecado e perdição.

(

) Leonardo da Vinci, Botticelli e Michelangelo são artistas do Renascimento.

(

) A visão de mundo renascentista era teocêntrica.

Assinale a sequência correta. a) F, F, V, V, F, V. 1

b) V, V, F, V, V, F. c) V, F, V, F, V, F. d) F, V, F, V, F, V. e) V, V, V, F, F, V. 02.

Em um dicionário histórico, encontramos a seguinte definição: "Contrarreforma — O termo abrange tanto a ofensiva ideológica contra o protestantismo quanto os movimentos de Reforma e reorganização da Igreja Católica, a partir de meados do século XVI." (Dicionário do Renascimento Italiano, Zahar Editores, 1988).

Qual era o objetivo da Contrarreforma ou Reforma Católica?

1

03.

O texto abaixo foi extraído do livro escrito em 1587 pelo português Gabriel Soares de Sousa, que imigrou para o Brasil, onde possuía um engenho de açúcar. Costumam os padres [jesuítas] irem pelas fazendas da Bahia e confessar a gente que por ela está espalhada nos engenhos e fazendas (...). [Os padres] confessam os (...) índios da terra; (...) e fazem cristãos os que não o são; enfim trabalham para pô-los em bom estado e à volta destas boas obras perguntam-lhes na confissão como foram resgatados, e donde são naturais e se acham que não foi o resgate feito em forma, dizem aos índios que são forros e que não podem ser escravos, que se quiserem ir para suas aldeias que lá os defenderão, e farão pôr em sua liberdade, com o que fizeram e fazem fugir muitos escravos destes e os recolhem nas suas aldeias [jesuíticas], donde seus senhores os não podem mais tirar (...). SOUSA, Gabriel Soares de. Capítulos. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016.

Segundo o texto, é correto afirmar que os jesuítas a) tinham o propósito de auxiliar os Senhores de Engenho a escravizar os indígenas. b) queriam resgatar os indígenas para prestarem serviços nas aldeias jesuítas em troca apenas do alimento. 2

1

c) tinham o objetivo de converter os indígenas ao cristianismo e colocá-los a salvo em suas aldeias jesuíticas. d) desejavam transformar os indígenas em defensores do protestantismo dessa religião no Brasil.

para a expansão

e) queriam saber o local onde os indígenas haviam sido resgatados para defender a posse de terra nessas localidades. 04.

Leia o texto. A capitania era uma faixa de terra administrada por um capitão-donatário nomeado pelo rei. O capitão donatário tinha poderes, privilégios, deveres e podia transmitir a capitania por herança (por isso era hereditária). RODRIGUES, Joelza Ester Domingues. Projeto Athos: história, 7.º ano. São Paulo: FTD, 2014. p.186.

Por que a maioria das Capitanias Hereditárias fracassaram no Brasil Colônia? 1

05.

Com o fracasso do sistema de capitanias, Portugal decidiu implantar, em 1549, uma nova organização administrativa chamada de a) Capitania Administrativa. b) Congresso Geral.

1

c) Câmaras Municipais. d) Governo Geral. e) Vice-Reinado. 06.

Leia o texto. Os africanos foram trazidos do chamado continente negro para o Brasil em um fluxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravos variam muito. Estima-se que, entre 1550 e 1855, entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravos, na sua grande maioria jovens do sexo masculino. FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo,1995. p. 51.

Sobre a escravidão no Brasil, é correto afirmar que a) eram chamados quilombos os espaços determinados para alojar os escravos destinados ao comércio e foram fundamentais na estrutura produtiva dos engenhos de açúcar. b) os indígenas escravizados no início da colonização foram totalmente substituídos pelos escravos africanos, que eram mais interessantes aos propósitos protestante e mercantilista.

3

1

c) aos escravos só restava a rebeldia como forma de negociação, a qual se manifestava por meio do assassinato de feitores, das fugas e até do suicídio. Não havia qualquer forma de negociação com vistas a melhores condições de vida por parte dos negros. d) o Quilombo dos Palmares, organizado no interior do atual Estado de Alagoas, é considerado o mais importante do período colonial e foi liderado por Zumbi. e) no continente africano, os vários povos estavam divididos em etnias organizadas em tribos, clãs e reinos. Apesar dessa divisão, a unidade desses povos foi uma forma de resistirem à escravidão e não serem transformados em mercadoria.

Observe o mapa e responda às questões 07 e 08.

Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2016.

07.

Quais foram as motivações que estimularam os holandeses a invadir o território brasileiro no século XVII? 1

08.

Identifique duas mudanças em Recife, após o domínio dos holandeses. 4

1

09.

Em meados do século XVII, a produção açucareira nordestina passou a concorrer com o açúcar produzido nas Antilhas pelos holandeses, atingindo duramente a economia portuguesa. Para aumentar o controle sobre a colônia, a Coroa lusa criou, em 1642, o Conselho Ultramarino, que estabelecia o monopólio comercial sobre diversos produtos da colônia, como o tabaco. A metrópole criou, ainda, companhias de comércio, como a Companhia Geral de Comércio do Brasil (1649) e a Companhia do Estado do Maranhão (1682). O aumento do controle metropolitano na América portuguesa gerou uma série de revoltas, como a Revolta de Beckman e a Guerra dos Mascates. Explique a causa da Revolta de Beckman.

1

10.

Em 1719, o rei proibiu a comercialização de ouro em pó e criou as Casas de Fundição em Minas Gerais. Qual era a função das Casas de Fundição no contexto do ciclo da mineração?

1

5

TCCA/vlbj

6