DEZEMBRO 2017 – NO 11 - [email protected]

É NATAL! ADEUS ANO VELHO ... A DEUS ANO NOVO!

A ESPERANÇA QUE SE AMPLIA! Na data de 19.12.2017 completou o período de quatro anos em que o Pe. Maurício da Silva Ferreira foi indicado para ser o Reitor da Universidade Católica do Salvador, por decisão do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Rodrigues Krieger, o nosso Grão Chanceler, a quem, estatutariamente, repousa a enorme responsabilidade da nomeação. Posteriormente, na data de 28 de dezembro de 2014, o Pe. Maurício foi empossado no cargo de Reitor, recebendo a confiança e a esperança da comunidade universitária de direcionar o caminhar da nossa Instituição, escrevendo um novo período histórico nesta importante organização educacional no cenário da Bahia e região Nordeste. Afinal, a nossa organização universitária já tinha conquistado, à época, a condição de cinquentenária, com longa história contributiva para a sociedade. A partir do marco histórico na data 28.12. 2014, sob a orientação do nosso Reitor, que tem rigorosa formação científica adquirida em seus estudos filosófico-teológicos, em solo baiano e no exterior, empreendeu consultas diversas à comunidade universitária, mediante a criação de diversas comissões específicas internas, obtendo, preliminarmente, um cenário próximo ao real sobre o quadro institucional nas diversas perspectivas de análise. O quadro institucional ficou retratado em cores vivas e fortes, em diferentes matizes: situação econômicofinanceira, ensino de graduação, ensino de pós-graduação, ação na extensão universitária, aspirações da comunidade docente, técnico-administrativa, discente, etc. Determinação: vamos, coletivamente, construir uma nova História Institucional! “Quem é esta Senhora Institucional, que a tudo é responsabilizado?. A Universidade Católica do Salvador somos nós, declarou incontáveis vezes o nosso Reitor, a quem cabia trabalhar arduamente para a nova construção institucional! Quatro anos depois, na data de 19.12.2017, nosso Grão-Chanceler, Dom Murilo Sebastião Rodrigues Krieger, renovou a indicação do Pe Maurício da Silva Ferreira para ficar à frente na condução do Reitorado da nossa UCSal, por um período de cinco anos, sendo empossado em brilhante evento, bastante concorrido, enriquecido por discursos emanados por diversos oradores, destacando-se dos demais oratórias, a contribuição do GrãoChanceler Dom Murilo, pela beleza da feitura, ao desenhar para o público presente, as características essenciais da Educação, na perspectiva da Igreja Católica, na Universidade Católica do Salvador.

Nosso Grão-Chanceler ao presentear o público presente com sua contribuição à cultura geral, rica em informações sobre o perfil da ação educadora na Universidade Católica do Salvador, inspirada na Constituição Apostólica “Ex Corde Ecllesiae”. “...Esta é sua maneira de servir, ao mesmo tempo, a dignidade do homem e a causa da Igreja, a qual tem a íntima convicção de que a verdade é a sua verdadeira aliada...e de que o conhecimento e a razão são ministros fiéis da fé. Sem, de modo algum, desprezar a aquisição de conhecimentos úteis, a universidade católica distingue-se por sua livre investigação de toda a verdade acerca da natureza, do homem e de Deus. Com efeito, a nossa época tem a necessidade urgente desta forma de serviço abnegado, que é proclamar o sentido da verdade, valor fundamental sem o qual se extinguem a liberdade, a justiça e a dignidade do homem...”

A ESPERANÇA QUE SE AMPLIA! O nosso Padre Maurício, em seu discurso, também extremamente rico em detalhes do cotidiano, coletados ao longo do período do seu reitorado 2014 – 2017, historiou o seu encontro com as realidades da nossa UCSal, sintetizadas na figura de oratório empregada como “TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA INSTITUCIONAL”

O nosso Reitor Padre Mauricio fez o seu juramento de fé seguido do juramento estatutário vigente na UCSal. Em seu discurso bem elaborado e concatenado sob o império da razão e do sentimento, por escrito, em vários momentos da leitura percebeu-se que o que verberava para a plateia saia da sua alma enriquecida pelo conhecimento e amadurecimento resultantes da labuta diária na condução responsável da nossa UCSal. Ao encerrar o sua oratória, elaborou uma novo lema (“mantra”): que a construção da NOVA UCSal será efetivada com suporte na DEDICAÇÃO – GENEROSIDADE – CORAGEM.

A leitura do Termo de Posse do nosso Reitor Pe Maurício feita pelo Grão-Chanceler Dom Murilo Krieger.

Presença do público que amplificou o prestígio à solenidade, composto de autoridades civis, eclesiásticas, docentes, discentes e funcionários técnico-administrativo. Foi uma bela festa!

PERFIL DOS PROFESSORES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL O Curso de Engenharia Civil, no período 2015-2017, passou a ter em seu quadro funcional a maioria dos docentes com titulação obtida em programas de pós-graduação stricto sensu, buscando, desta forma alcançar o padrão de qualidade exigido para o ensino superior. Atualmente, dos 43 professores do curso, 65% já se titularam como mestres e 21% como doutores, configurando uma evolução positiva do perfil de titulação do corpo docente., conforme registrado no Termo de Cumprimento do Protocolo de Compromisso com o MEC. Também, na busca de ampliar o quadro de professores em Regime de Tempo Contínuo, para prestar melhor qualidade os serviços atribuídos ao nosso Curso de Engenharia Civil, a carga horária dos professores vem sendo ajustada de modo que o curso passou a ter um percentual de 23% de docentes em regime de tempo parcial e

.

28% em tempo integral, totalizando 51% dos professores do curso em RTC Na data de 28.12.2017, o Curso de Engenharia Civil encaminhou para o MEC o Relatório Conclusivo, considerando que a Universidade Católica do Salvador, em vista da renovação de reconhecimento do Curso de Engenharia Civil, Processo e-MEC nº 201611230, firmou Protocolo de Compromisso com o MEC, em 28/12/2016, visando à melhoria das condições gerais de oferta do curso, bem como ao saneamento das fragilidades apontadas no Relatório da Comissão de Avaliação in loco e nos resultados dos indicadores de qualidade calculados pelo INEP. Esta foi uma ação elaborada em conjunto, resultado da conjugação de esforços liderada pela Coordenação do Curso/NDE, Colegiado do Curso, docentes, funcionários técnico-administrativos, estudantes, Procuradoria Institucional/Assessoria Pedagógica, CPA, Núcleo de Estágio e Práticas Empreendedoras – NEPE, com apoio fundamental das Pró-Reitorias e de modo específico, da Reitoria em seus diversos setores. Foi uma labuta diária, árdua, mas sempre incentivada pelo nosso Reitor Prof. Dr. Padre Maurício da Silva Ferreira e pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Paulo Costa. Aguarda-se a vinda da Comissão do MEC para fazer a verificação das ações empreendidas desde o ano de 2014 até 2017. No próximo exemplar do nosso INFORMATIVO MENSAL será apresentada, com maior riqueza de detalhes, toda a “tarefa do dever de casa” que foi desenvolvida.

Grupo Gestor do Curso de Engenharia Civil

NOVIDADES NO ENSINO O nosso Reitor, Pe. Maurício da Silva Ferreira, calorosamente, recepcionou, em audiência especial, os estudantes de Engenharia Civil, acompanhados pelo Coordenador do Curso, Prof. Antônio Sérgio, cuja equipe conquistou o 10 Prêmio no Concurso OPTIMASSA, promovido pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (ver matéria apresentada no INFORMATIVO MENSAL 09 – OUTUBRO DE 2017). A EQUIPE UCSAL, vencedora, foi constituída pelos estudantes Paulo Ricardo Campos Guerra, Laís Cristina Martins Ferreira, Paulo Igor de Araújo Bezerra e Priscila de Carvalho Sodré. O Prof. Orientador da equipe vencedora foi Antônio Sérgio, responsável pelo ensino da disciplina Materiais de Construção II e Coordenador do Curso de Engenharia Civil. As imagens a seguir, cedidas pela ASCOM/UCSal, ilustram o encontro:

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE EXTENSÃO 1 – ATIVIDADES EM ENCONTROS TÉCNICOS O Curso de Engenharia Civil vem atuando para promover o fortalecimento das atividades de extensão mediante ENCONTROS TÉCNICOS. Com importante participação dos estudantes do nosso Curso de Engenharia Civil, aconteceram novos eventos: •

Palestra técnica no dia 27 de novembro de 2017 TEMA:

PALESTRANTES: Horário: Início a partir das 13:30 h •

Palestra técnica no dia 04 de dezembro de 2017

TEMA:

PALESTRANTE: Horário: Início a partir das 13:30 h

2 – VISITA TÉCNICA À OBRA DO METRÔ DE SALVADOR – ESTAÇÃO AEOROPORTO Estudantes matriculados na disciplina “Introdução à Engenharia”, acompanhados de outros estudantes do Curso de Engenharia Civil, sob a liderança da Profa. Júlia Neves, realizaram visita técnica à obra do Metrô - Estação Aeroporto, na data de 27.11.2017. Foram recepcionados pelo Engenheiro Rafael Moreira que, de maneira cordial, explanou para o grupo visitante, com riqueza de detalhes, “as mudanças no tráfego, as interferências das redes de água, elétrica e de gás e as particularidades em função da proximidade com o aeroporto. Ele falou, ainda, das contenções e, efetivamente, da execução do último trecho da linha 2 do metrô”. A Profa Júlia registrou a satisfação dos estudantes com a aprendizagem realizada. As imagens seguintes mostram os participantes nas instalações visitadas.

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE EXTENSÃO 3 EXCURSÃO PEDAGÓGICA PATROCINADA PELO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Historicamente, as viagens técnicas, foram iniciadas pelo Prof. Bruno Jardim, responsável por ministrar aulas nas disciplinas Hidráulica e Hidrologia, por volta de 1995. Eram visitadas as regiões de Mucugê e Lençóis, localizadas na Chapa Diamantina. Posteriormente, Nilton Góis, professor da disciplina Instalações Elétricas Prediais, com participação efetiva do prof. Paulo Brito, de Geologia Aplicada à Engenharia, e, eventualmente, da Profa Kelly/Fenômenos de Transportes/Hidráulica e do Prof. Bruno Jardim/Hidrologia, tem realizado visitas técnicas ao Complexo de Usinas Hidroelétricas, na cidade de Paulo Afonso – Ba. As atividades desenvolvidas envolvem a visita ao Memorial da CHESF, onde é possível obter informações sobre a história da empresa e detalhes da construção das usinas, através de uma maquete, onde podem ser observados os componentes da usina em um modelo reduzido em escala de 1:80. A visita ao campo começa pela observação interna na Usina PA IV, pelo túnel escavado em rocha, onde os estudantes têm contato com as máquinas geradoras de energia e podem notar a interdisciplinaridade existente em obras desta natureza, envolvendo principalmente as Engenharias Elétrica, Mecânica e Civil. As Usinas PA I, PA II e PA III são percorridas por fora, com vista do canyon do rio São Francisco e dos lagos que formaram as primeiras unidades. Também é realizada uma visitação na Usina Luiz Gonzaga, situada a 36 km da cidade Paulo Afonso, localizada no estado de Pernambuco, onde obras inacabadas em 4 unidades geradoras das 10 previstas, mostram a infraestrutura civil, com ferragens e concreto bem visíveis, evidenciando a grandeza da instalação, e visitação do ponto de “tomada de água”, na parte superior da barragem, com vista do lago que foi formado e dos vertedouros e suas comportas. Também é visitado o canyon de Xingó, com apreciação das formações rochosas da região, e visita ao MAX - Museu Arqueológico de Xingó - onde os estudantes podem apreciar as peças de arqueologia retiradas durante a construção da usina, antes do fechamento da barragem. Nesta visita vários saberes são trabalhados, desde a história, através do contato de como foram formadas estas obras de engenharia através dos tempos, a arqueologia, a hidráulica, a topografia, a geologia, o concreto, também vinculando questões ambientais e sociais decorrentes da instalação das unidades. A usina é um monumento à engenharia elétrica - em suas vertentes, eletrotécnica e eletrônica - mecânica e civil. Grupo de estudantes realizaram a “VIAGEM TÉCNICA AO COMPLEXO DE USINAS DE PAULO AFONSO”, no período de 22.11.2017 a 25.11.2017. Trata-se de evento pedagógico de relevância na aprendizagem, realizada atualmente sob a orientação do Prof. Nilton Góis (disciplina Instalações Elétricas Prediais), acompanhado pelo professor Paulo César Brito (disciplina Geologia Aplicada à Engenharia). A imagem seguinte ilustra momento de descontração antes do embarque, no Campus de Pituaçu.

O querido Prof. Niltinho e seus aprendizes

NOVIDADES NA ATIVIDADE DE PESQUISA 1 – INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA Com o objetivo de ampliar o número de estudantes do curso de Engenharia Civil em atividades de pesquisa foram desenvolvidas, além das ações estabelecidas no Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC, ações complementares no sentido de atrair novos talentos para se engajarem, por adesão voluntária, em projetos vinculados às linhas de pesquisa específicas do Curso: Materiais de Construção/Laboratório de Materiais; Geotecnia Ambiental/Laboratório de Solos; Recursos Hídricos/Laboratório de Hidráulica; e Geoprocessamento/Laboratório de Topografia e Geoprocessamento. Em 2016, 9 (nove) estudantes do curso de Engenharia Civil participaram do programa PIBIC e em 2017 conta-se 10 (dez) estudantes PIBIC. Além disso, foi instituído o Programa de Iniciação Científica por adesão voluntária no qual participam atualmente 27 (vinte e sete) estudantes do curso, desenvolvendo projetos nos seguintes temas: tecnologia dos materiais de construção e confiabilidade e risco. Em nova oportunidade, no semestre 2017.2, a Coordenação do Curso de Engenharia Civil/NDE, com auxílio do Prof. Fernando Barreto Nunes Filho, empreendeu nova seleção de estudantes para atuarem na pesquisa científica e tecnológica mediante o Projeto de Iniciação Científica Voluntária.

CONVÊNIOS FIRMADOS 1 – CONVÊNIO COM A CODESAL A nossa Universidade Católica do Salvador participou, na data de 09.11.2017, da solenidade de divulgação de convênios de parceria entre diversas universidades baianas com a Prefeitura Municipal de Salvador/CODESAL, conforme noticiou o periódico Correio (www.correio24horas.com.br/noticia, em 10.11.2017). O convênio prevê a execução de estudos e projetos de urbanização que ampliem os Planos de Ações Estruturais (PAE) do Programa Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A previsão é que sejam desenvolvidos projetos como relocação de moradores de regiões alagadas para fazer micro ou macrodrenagem na área, limpeza de canais, implantação de geomanta nas encostas com risco de desabamento e construção de parques e praças para que moradias irregulares não sejam construídas nessas áreas e projetos de prevenção de riscos na cidade, reforçando as ações da Defesa Civil do município (CODESAL). “Temos um laboratório vivo à disposição de vocês”, disse o prefeito ACM Neto aos representantes das universidades presentes no evento. Quando aprovados, os projetos devem ser executados por órgãos da prefeitura. “As intervenções vão melhorar a qualidade de vida dessas populações”, afirmou o Diretor da CODESAL, Sosthenes Macêdo. A partir do início de 2018, a previsão é que os projetos comecem a ser elaborados. A UCSal deve responder às solicitações da PMS/CODESAL, enviando uma equipe de estudantes de Engenharia Civil e de Arquitetura, sob a coordenação de professores especialistas, para fazer um planejamento de obra ou serviço em determinada localidade, denominada de Prefeitura-Bairro, que ficará sob a responsabilidade de atuação da UCSal.

Prof. Sílvio Bello, Assessor de Planejamento e Coordenador do Núcleo de Estágio e Práticas Empreendedoras, representou a nossa UCSal no evento. Registra-se, na imagem, a presença do Prefeito ACM Neto presidindo o encontro. Na data de 15.12.2017 efetivou-se a assinatura do convênio entre a nossa UCSAL e a Prefeitura Municipal do Salvador, estando presentes ao evento o nosso Magnifico Reitor, Prof. Doutor Pe Maurício da Silva Ferreira, e Sósthenes Macêdo, Diretor da CODESAL/PMS. Evento bastante concorrido, realizado no Auditório do Pavimento Superior, contando com inúmeros representantes da CODESAL, bem como da nossa UCSal, conforme ilustram as imagens a seguir:

CONVÊNIOS FIRMADOS 1 – CONVÊNIO COM A CODESAL (CONTINUAÇÃO)

Momento da assinatura do convênio UCSal/CODESAL Mais um passo importante na construção das condições de melhoria dos cursos de graduação de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo, pela inserção dos estudantes no cenário real dos problemas existentes, possibilitando a cooperação técnica na “execução de estudos e projetos de urbanização que ampliem os Planos de Ações Estruturais (PAE) do Programa Municipal de Redução de Riscos (PMRR)”, mediante o desenvolvimento de ”projetos como relocação de moradores de regiões alagadas para fazer micro ou macrodrenagem na área, limpeza de canais, implantação de geomanta nas encostas com risco de desabamento e construção de parques e praças para que moradias irregulares não sejam construídas nessas áreas e projetos de prevenção de riscos na cidade, reforçando as ações da Defesa Civil do município (CODESAL)”. O nosso INFORMATIVO MENSAL faz dueto com a expressão do pensamento do Prefeito ACM Neto, em evento anterior, ao declarar que ““Temos um laboratório vivo à disposição de vocês”. Outrossim, anuímos às palavras do Diretor da CODESAL, Sosthenes Macêdo., também no evento anterior, ao afirmar que “As intervenções vão melhorar a qualidade de vida dessas populações”, isto porque, além da das palavras assertivas do Diretor Sosthenes, também por estar em acordo com a vocação essencial da nossa UCSAL, desde a origem da sua criação, de se posicionar institucionalmente sempre a serviço da sociedade, especialmente em relação ao segmento mais desfavorecido na pirâmide socioeconômica.

CONVÊNIOS FIRMADOS

1 – CONVÊNIO COM A CODESAL (CONTINUAÇÃO) Nas palavras do nosso Reitor Padre Maurício da Silva Ferreira, “o convite do prefeito ACM Neto para o convênio é razão de felicidade, uma vez que a UCSal é de natureza acadêmica e comunitária com a missão de contribuir para que a sociedade baiana encontre espaço de aperfeiçoamento, inclusive no campo das políticas públicas”. Destaca-se que, no início da bela oratória do Diretor da CODESAL, o mesmo ressaltou, “em agradecimento, ao esforço inicial realizado pelo Prof. Sílvio Bello, Coordenador do NEPE/UCSAL, para que, naquele momento, pudesse ser firmado, oficialmente, o convênio de cooperação técnica entre a CODESAL e a UCSAL”. O INFORMATIVO MENSAL do Curso de Engenharia Civil parabeniza a todos por mais esta importante ação institucional que beneficiará aos nossos estudantes de Engenharia Civil, assim como do Curso de Arquitetura e Urbanismo, em termos de aprimoramento da competência técnica, consolidação de habilidades necessárias ao exercício profissional futuro, assim como o desenvolvimento de uma melhor formação humanista ao atuar no objetivo de colaborar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Além da participação de outros representantes da nossa UCSal, destacaram-se as presenças do Coordenador do Curso de Engenharia Civil, Prof. Antônio Sérgio Ramos da Silva e da Profa Aparecida Teixeira Neto, Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo. O evento está noticiado na página oficial da nossa UCSAL (www.ucsal.br), com o título: “Codesal e UCSal assinam convênio de cooperação técnica”.

Assinatura do convênio entre a UCSal e a Codesal

Autoridades componentes da mesa da solenidade

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS Coordenação do Curso de Engenharia Civil Prof. Antônio Sérgio Ramos da Silva e-mail: [email protected] Telefone para contato: (71) 98880-4144

Núcleo Docente Estruturante – NDE Composição Prof. Antonio Sérgio Ramos da Silva - Presidente Profa. Miriam de Fátima Carvalho Machado Prof. Edilson Machado de Assis Profa Kilcy Silva Ferraz/Prof. Kleber Dourado Prof. Luiz Carlos Almeida de Andrade Fontes

Colegiado do Curso Composição Prof. Antônio Sérgio Ramos da Silva – Presidente Prof. José Marcílio Ladeia Vilasboas Prof. Fernando Barreto Nunes Filho Prof. Ricardo Souza Cruz Profa. Odete Amanda Guerreiro R. Martinez

“VAMOS MELHORAR CADA VEZ MAIS NOSSO CURSO”