Como apoiador do projeto, o Sinduscon-PA

S I N D I C A T O D A I N D Ú S T R I A D A C O N S T R UÇ Ã O D O E S T A D O D O P A R Á S E G U N D O S E ME S T R E 31.12.2016 Nesta edição Pág.1...
34 downloads 0 Views 4MB Size
S I N D I C A T O D A I N D Ú S T R I A D A C O N S T R UÇ Ã O D O E S T A D O D O P A R Á S E G U N D O S E ME S T R E 31.12.2016

Nesta edição Pág.1 Como apoiador do projeto, o Sinduscon-PA Pág.2 Sinduscon participa de seminário N/NE DNCS promove campeonato de futebol society Pág.3 Projeto para transformar vidas Pág.4 Temer promete apoio à construção Pág.5 Sintese é primeiro campeão do torneio Minicursos garantem aprimoramento Págs.6 e 7 DNCS 2016 consolida sucesso absoluto Pág.8 Sinducon-PA no Programa “Mais” MCMV: reunião define reativação de programa Pág.9 Convenção prioriza o trabalhador Sindicato comanda projeto da CBIC Pág.10 InovaConstruir aponta tendências Segurança e saúde: foco prioritário Sinduscon discute sustentabilidade Pág.11 CBIC levanta 12 pontos para fechar as “janelas da corrupção” MCMV: Caixa apresenta ações estratégicas Págs.12 e 13 ‘Construção Saudável +' Pág.14 CEF abre “Diálogo” com construção do norte Pág.15 Crea-PA faz homenagem especial Tony Couceiro é o “Engenheiro do Ano” Pág.16 Confraternização e reconhecimento Pág.17 Campanha natalina atende novas entidades

Como apoiador do projeto, o Sinduscon-PA O Sinduscon-PAoarticula parceria o projeto “Acadêmico Padrinho-Cidadão”, lançado assume papel decom“padrinho” em março pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região. O TRT mantém uma rede crescente de parceiros que ajudam a qualificar profissionalmente ou absorvem adolescentes no mercado de trabalho. O presidente sindical Marcelo Gil Castelo Branco esteve acompanhado da diretora de Relações Institucionais, Lecy Garcia, no encontro com a desembargadora federal do Trabalho Maria Zuíla Dutra, membro da Comissão Nacional e gestora regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Vanilza de Souza Malcher, juíza da 2ª Vara do Trabalho de Belém. Ambas coordenam o projeto e atuam na administração do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no Estado. Como apoiador do projeto, o Sinduscon-PA assume o papel de “padrinho”. “Apadrinhar” um aluno ou grupo de alunos de escolas públicas na faixa etária de 7 a 17 anos significa apoiar com abertura de caminhos para suas ocupações no turno em que não estejam na escola, oferecendo estímulo ao estudo, esporte e atividades lúdicas, contribuindo para a redução do elevado índice de trabalho infantil e de violência em nossa região. Ou viés é colaborar para a consciência regional da aprendizagem de adolescentes que por necessidade financeira precisam trabalhar, na qualificação como meio de ingresso ao mercado do trabalho, o que pode contribuir na redução da violência na região, possibilitando um futuro profissional digno aos jovens.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

PÁG. 2

Sinduscon participa de seminário N/NE Representantes do setor da construção civil de dez estados do Norte e do Nordeste do Brasil estiveram reunidos no Recife (PE), para acompanhar a prestação de contas do Ministério das Cidades e da Vice-Presidência de Habitação da Caixa Econômica Federal, durante o seminário “Questões Relevantes para o Setor Construtivo”, promovido pelo Sinduscon-PE. Marcelo Gil Castelo Branco, presidente do Sinduscon-PA e Lecy Garcia, diretora de Relações Institucionais, participaram do evento, que objetivou promover a atualização do setor acerca dos investimentos na habitação e na infraestrutura do país. O ministro das Cidades, Bruno Araújo, apresentou a palestra “O desafio de manter programas essenciais para o país” e falou sobre o andamento de programas como o ‘Minha Casa Minha Vida’ (MCMV), e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além da execução orçamentária do Ministério das Cidades para 2016. A meta do Ministério é que em 12 meses sejam entregues todas as 50.100 unidades que estão paralisadas. Serão necessários investimentos de R$1,8 bilhão.

DNCS promove campeonato de futebol society O DNCS 2016 trouxe uma grata novidade que animou os participantes: o primeiro torneio de futebol society do setor da construção, em Belém. Foram 26 times inscritos, representando 21 empresas. O campeonato mobilizou a participação de 372 trabalhadores. A proposta foi promover o esporte como uma ferramenta de qualidade de vida. Este ano, o campeonato teve formato “piloto”, realizado em apenas um dia, em um processo de eliminatória simples, classificando a melhor equipe de cada chave para o jogo final do torneio. Em 2017, a ideia é que a final seja promovida no DNCS, com jogos realizados ao longo das semanas anteriores.

“O ministro das Cidades, Bruno Araújo, apresentou a palestra “O desafio de manter programas essenciais para o país”

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

PÁG. 3

Projeto para transformar vidas

Construção Saudável completa 5 anos pela cidadania nos canteiros de obras da Grande Belém.

Há cinco anos, um dado alarmante despertava a atenção do Sinduscon-PA: mais de 32% dos trabalhadores atendidos pelo setor médico do sindicato haviam sido acometidos por doenças consideradas erradicadas pelos órgãos de controle como hanseníase e tuberculose – ou pela dengue, doença endêmica no Brasil. Diante deste quadro, o Sinduscon-PA criou o Construção Saudável. Iniciado como campanha pró-saúde, o projeto cresceu em alcance e temática. Hoje com meia década de atuação, o programa recebe grande aceitação de seu públicoalvo, além da aprovação das empresas participantes. Já são mais de 38 mil trabalhadores beneficiados diretamente por meio de palestras socioeducativas em módulos independentes, que proporcionaram melhoria na qualidade de vida dos colaboradores da construção civil e de suas famílias.

Com cinco anos de atividades nos canteiros de obras, o projeto Construção Saudável, do Sinduscon-PA, atendeu mais de 28 mil trabalhadores beneficiados diretamente por meio de palestras socioeducativas em módulos independentes, que proporcionaram melhoria na qualidade de vida dos colaboradores da construção civil e de suas famílias. Foram abordados temas como hanseníase, tuberculose; DTS’s, alcoolismo e tabagismo; diabetes, hipertensão e lombalgia; dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti que foram tema do módulo especial.

Para 2017, a Central de Serviços trabalha para promover mais um módulo, que abordará o consumo de drogas ilícitas. O tema foi escolhido pelos próprios trabalhadores.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

PÁG. 4

Temer promete apoio à construção O Sinduscon-PA participou do “Encontro com a Construção Civil – Unindo Forças para construir o futuro do Brasil”, que reuniu mais de 850 profissionais de todo o País em Brasília, entre integrantes de segmentos do setor, autoridades, parlamentares e representantes dos governos estaduais. Na ocasião, o presidente Michel Temer propôs um fórum permanente de diálogo entre o governo federal e a construção civil. Foi esse o plano criado pelo Governo Federal com o objetivo de acompanhar sistematicamente a execução de projetos no setor, além de diminuir eventuais dificuldades, por meio de encontros com o chefe do Executivo a cada 45 dias. O vice-presidente do sindicato, Alex Carvalho, declarou: "Demonstra que o governo federal está sensível quanto aos problemas que levaram o setor da construção civil a uma grave crise e que, por meio da união de forças, certamente abreviaremos a retomada do crescimento.” “Acredito que teremos melhores condições de expor as nossas dificuldades, sugerir soluções e construir um ambiente de negócios mais fortalecido daqui para a frente”, acrescentou Carvalho. Temer destacou a importância do setor para a economia junto aos ministros das Cidades, Bruno Araújo; do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo de Oliveira; e do presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi.

Diretoria do Sinduscon-PA estava acompanhada do senador Flexa Ribeiro e do deputado Joaquim Passarinho.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

PÁG. 5

Principal evento do setor da construção no País busca novos caminhos em meio à crise nacional.

Sintese é primeiro campeão do torneio

Líder da chave B, Aliança F.C., da Direcional Engenharia conquista o vice-campeonato.

Vinte e seis times, duas chaves, cerca de 300 competidores: assim foi o aguardado torneio de futebol society do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Na primeira vez em que foi realizado, o campeonato já surpreendeu pela empolgação com que foi recebido pelas equipes – todas formadas por trabalhadores de canteiros de obras da Região Metropolitana de Belém (RMB). Grande vencedor do “Torneio Construção Social”, como passa a ser chamado, o Sintese F.C., da Sintese Moradia, permaneceu invicto nos quatro jogos em que atuou. A equipe saiu como a melhor da chave A, enfrentando na final o Aliança F.C., da Direcional Engenharia – líder da chave B. O placar da decisão foi 2 a 0 para o Sintese, com gols de Sullivan Santos e Antônio Silva. Em 2017, o Sinduscon-PA, realizador do DNCS no Pará, pretende promover um campeonato com início previsto para dois meses antes do evento, quando será disputada a grande final no mês de agosto durante o DNCS de 2017.

Minicursos garantem aprimoramento Em agosto, o Sinduscon-PA passou a oferecer minicursos de duração de 4h para atender ao público com qualidade e preço mais acessível. Dinâmicos, os cursos “Orçamentação Básica de Obras” e “Fundações - Aspectos Executivos”, foram realizados respectivamente nos dias 16 e 22 de agosto. Ambos foram conduzidos pelo engenheiro civil Gabriel Banha, cujas aulas atraíram um público interessado e bastante participativo. “O curso mais curto é mais dinâmico, e como a gente tem que tratar muita coisa, vira mais um encontro que um curso”, comentou ele. “É como se fosse uma palestra de quatro horas, então eu tenho que passar o maior conteúdo possível. É muito intenso”, garantiu o orientador. “A participação dos alunos foi muito grande. Tivemos muitas perguntas relevantes e comparações das aulas com o que ocorre no local de trabalho. Isso foi essencial, porque a ideia era justamente aliar o conhecimento teórico com a prática para solucionar os problemas que eles pudessem vir a ter no dia a dia”, considerou.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

DNCS 2016 consolida sucesso absoluto Em clima de festa, a data de 27 de agosto, um sábado ensolarado, foi toda dedicada à valorização do trabalhador da construção civil na Grande Belém. O Dia Nacional da Construção Social (DNCS), considerado a maior realização do setor em responsabilidade social, ocorreu novamente em Ananindeua (município da Região Metropolitana de Belém) oferecendo diversos espaços ao atendimento para mais de 3.500 pessoas, entre colaboradores da indústria e seus familiares e convidados, tudo num ambiente tomado de muito entusiasmo e confraternização. Por meio do slogan o setor deu a sua contribuição para fortalecer a corrente pela prática do respeito, ética, generosidade, honestidade e trabalho. Durante as ações e atividades foram realizados em todo o País 254.027 atendimentos a 68.312 trabalhadores e familiares do segmento da construção. Para alcançar esse importante resultado, houve a colaboração de exatos 959 parceiros e 6.537 voluntários. Pela segunda vez seguida, o Sinduscon-PA foi o grande organizador e anfitrião do DNCS, existente no calendário oficial há dez anos em promoção da CBIC (Câmara brasileira da Indústria da Construção) em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e que também contou com apoio especial do Seconci (Serviço Social da Construção Civil) Brasil. No Pará, a programação ganhou o apoio do sistema Fiepa (Federação das Indústrias do Pará). No geral, mais de 60 empresas estiveram integradas e foram contabilizadas 24 entidades parceiras, além de 20 patrocinadores, sendo registrados mais de 4 mil atendimentos feitos por mais de 400 voluntários nas diferentes ações. Entre os benefícios prestados, destaque para a emissão de documentos, serviços de cidadania, exames e consultas médicas, vacinação, atividades físicas e esportivas, estética, entretenimento, lazer, cultura, atividades lúdicas infantis, orientação jurídica e alimentação, além de diversos sorteios e premiações com bicicletas e celulares.

PÁG. 6

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

PÁG. 7

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

PÁG. 8

Sinducon-PA no Programa “Mais” O vice-presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, gravou entrevista para o programa “Mais” da TV RBA sobre a crise que ainda afeta duramente o setor, os desafios e novos caminhos e as relações das empresas com os governos, entre outros temas. O Mais, que tem o formato de entrevistas em estúdio, é conduzido pelo conceituado jornalista Guilherme Augusto, que também é colunista do jornal “Diário do Pará”, veículo do mesmo grupo de comunicação. A emissora exibiu a entrevista no dia 21, no canal 13.1 em HD.

MCMV: reunião define reativação de programa Diretores do Sindicato da Indústria da Construção no Pará (Sinduscon-PA) e da Caixa Econômica Federal (CEF) estiveram reunidos com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki, para debater a retomada dos projetos do programa Minha Casa, Minha Vida no Pará. Entre as principais demandas apresentadas pelo setor, está a demora nas obras que dependem das concessionárias locais de energia elétrica e abastecimento de água, o que acaba atrasando o desenvolvimento do projeto. Foram citados casos em as unidades habitacionais estão prontas, mas aguardam a finalização dos serviços para o fornecimento de energia e água. De acordo com Adnan Demachki, o objetivo do governo agora é apoiar no que for preciso e ajudar a destravar os gargalos. “A construção civil é um setor fundamental para a economia, principalmente porque tem a característica de gerar muitos empregos de forma rápida, imediata, o que é muito importante, principalmente levando em consideração o atual cenário econômico vivido pelo País, onde a realidade é o contrário, de redução de postos de trabalho”, disse.

O vice-presidente do Sinduscon-Pa, Alex Carvalho, também ressaltou o resultado positivo da reunião. Para ele, é preciso que haja de fato esse trabalho conjunto para que, de forma amparada na lei, os entraves possam ser dirimidos. "Precisamos fazer com que o seto r de construção civil volte a crescer e assim gerar mais empregos e benefícios para o Estado e hoje demos um bom exemplo de como isso pode ser feito, com diálogo, parceria e vontade de todos os lados", finaliza.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

Convenção prioriza o trabalhador As negociações seguiram o alto nível do exercício anterior por ocasião da convenção: sem greves, não culminaram em instauração de dissídios coletivos, tampouco vivenciou-se discussões em meio a grandes manifestações e paralisação, o que representou um grande avanço na relação entre as entidades sindicais envolvidas e o que demonstra amadurecimento e sobriedade no setor, tão fundamentais neste momento para o benefício de todos em momentos difíceis. Para presidente do Sinduscon-PA, Marcelo Gil Castelo Branco, o “bom senso foi determinante” para a homologação do acordo. “Tivemos as discussões de sempre, o que é importante, e o trabalhador tem seu direito constitucional de reivindicar”, avaliou ele. “Mas com o desemprego batendo à casa de 12 milhões de pessoas e com a oferta de compensar e cobrir o índice da inflação feita pelo setor, não havia motivo para o acordo não ocorrer”, observou. “A grande maioria das empresas é de área pública, que tem seus problemas nos repasses ”, lembrou. “Gostaríamos de ter concedido reajustes maiores, mas ficou inviável. A reivindicação maior dos trabalhadores tem de ser com o poder público, que cobra taxas e impostos altos, os quais incidem sobre cada contratação”, concluiu.

Sindicato comanda projeto da CBIC O Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Fasc/CBIC) elegeu o SindusconPA para liderar pela primeira vez um projeto de abrangência nacional voltado para a educação e cidadania. Para o plano 2016/2017, foi acolhido o plano inspirado em ação desenvolvida pela empresa paraense Síntese Moradia. O grupo de trabalho que implantará o projeto será coordenado por Eliana Veloso Farias, gestora da Central de Serviços do sindicato, responsável por apresentá-lo na ocasião do encontro institucional. O diálogo com o Fórum da CBIC que definiu a escolha teve início no concorrido Seminário Regional de Responsabilidade Social, realizado no primeiro semestre deste ano em Belém com organização do Sinduscon-PA.

PÁG. 9

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

PÁG. 10

InovaConstruir aponta tendências Para discutir inovações e meios capazes de atingir mais eficiência, maior produtividade e menos desperdício de recursos, o Sinduscon-CE promoveu em Fortaleza a primeira edição do “Inovaconstruir Experience”. Com apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento ocorreu nos dias 27 e 28 de setembro e contou com mais de 600 profissionais, entre empresários, engenheiros, investidores e demais representantes do setor. O presidente do Sinduscon-PA, Marcelo Gil Castelo Branco, esteve presente ao evento e considerou surpreendente o conteúdo apresentado. “Estamos avançando nesse sentido da modernidade e ideias novas, mudanças, o uso criativo da tecnologia são ferramentas válidas e importantes que podem ser adaptadas à nossa realidade”, considerou. Ele acredita que tais recursos auxiliarão no desenvolvimento de projetos habitacionais no futuro. “Como a tendência é que os projetos de casas populares passem a ser verticalizados, o método modular seria fundamental para otimizar a produção dessas moradias, reduzindo custos e acelerando o processo.”

Segurança e saúde: foco prioritário No dia 27 de setembro ocorreu em Brasília o “II Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Construção do Brasil – Cuidar bem do trabalhador é a nossa grande obra”. Mediado pelo jornalista da Rede Globo de Televisão Heraldo Pereira, o evento foi realizado pela Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CPRT/ CBIC), com a correalização do Sesi (Serviço Social da Indústria) Nacional e patrocínio do Plano de Amparo Social Imediato (Pasi). A programação teve a participação de representantes do poder público, dos diversos segmentos da indústria da construção e dos trabalhadores. Dentre os aspectos discutidos na ocasião, destacaram-se: “Como diminuir a informalidade”; “Critérios de fiscalização”; “Medidas para diminuir acidentes de trabalho”; “Acidentes de percurso” e “Uso da subempreitada”, pautas levantadas pelo presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins. A gestora da Central de Serviços do Sinduscon-PA, Eliana Veloso Farias representou a unidade paraense no encontro.

Sinduscon discute sustentabilidade Construir coletivamente uma agenda para o desenvolvimento do setor florestal na realidade amazônica, auxiliando a indústria na elaboração de estratégias de uso dos recursos por meio do compartilhamento de experiências desenvolvidas em outros estados: esse foi o objetivo do 22º encontro do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coema) - Regional Centro Norte, realizado na sede da Fiepa. Durante a reunião, conduzida pelo secretário executivo do Coema, Shelley Carneiro, diversos painéis sobre empreendedorismo sustentável foram apresentados por representantes do Fundo Vale, Fundação CERTI, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex). O presidente Marcelo Castelo Branco e o vice-presidente Alex Carvalho do Sinduscon-PA estiveram presentes na reunião representando o setor da construção, que tem forte relação com o tema tratado.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

PÁG. 11

CBIC levanta 12 pontos para fechar as “janelas da corrupção” O presidente do Sinduscon-PA, Marcelo Gil Castelo Branco, e o vice, Alex Carvalho, participaram da Reunião do Conselho de Administração, em Brasília, promovida pelo CBIC. Na ocasião, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, apresentou aos senadores Fernando Bezerra (PSB-PE) e o Roberto Muniz (PP-BA) as 12 práticas consagradas na administração pública que favorecem a incidência de desvios no relacionamento com a iniciativa privada. Bezerra é o relator da reforma da Lei 8.666, que regulamenta licitações públicas. O projeto, que foi aprovado na Comissão Especial de Desenvolvimento Nacional do Senado Federal, está aberto para a apresentação de emendas. O texto final tem a preocupação de melhorar a segurança jurídica na contratação das obras públicas.

MCMV: Caixa apresenta ações estratégicas O vice-presidente do Sinduscon-PA, Alex Carvalho, e a diretora de Relações Institucionais Lecy Garcia, participaram, em Brasília, da reunião mensal de acompanhamento do Programa Minha Casa, Minha Vida, que contou com a presença do vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica, Nelson Silva. Ele apresentou aos associados da CBIC as ações estratégicas da Caixa para continuar atuando nos financiamentos habitacionais dirigidos aos segmentos sociais, como o ajuste na taxa de juros. No balanço foi mostrado, por exemplo, o aumento do prazo de validade da avaliação de risco, que passou para 180 dias, além da criação de uma área centralizada especializada para análise de risco. A Caixa também apresentou os detalhes do produto. Apoio à produção, buscando dirimir dúvidas que acabam trazendo problemas operacionais para as empresas e a própria Caixa. O diretor executivo da Diretoria de Empréstimo, Financiamento e Crédito Imobiliário do Banco do Brasil, Rudimar Locatelli, anunciou a ferramenta Pré-SAC, que torna possível saber se o cliente está ou não apto ao crédito. Para facilitar o processo de análise, o Banco do Brasil criou um sistema automatizado de verificação da renda. Com relação ao SBPE, o Banco fez uma avaliação a partir das planilhas de comercialização das empresas. Na pré-análise foram aprovados quase 6 mil clientes, somando R$ 1,5 bilhão de crédito pré-aprovado. Essas informações serão sistematizadas e repassadas às entidades do segmento da construção.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

PÁG. 12

O projeto Construção Saudável chegou ao quinto ano de atuação em nova fase. Com apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), a Fundação Pro Paz e a Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais (SEEIPS), ambas do governo do Estado, o Sinduscon-PA lançou o Construção Saudável Mais, voltado ao fortalecimento da Lei Maria da Penha, no combate à violência contra a mulher. A assinatura da parceria ocorreu no dia 24 de novembro, em solenidade presidida pelo desembargador Constantino Guerreiro, presidente do TJPA. O objetivo das entidades envolvias no projeto é garantir a troca mútua de esforços para consecução de palestras voltadas para o tema “violência doméstica e familiar”, a serem executados em canteiros de obras em todo o Estado, direcionados principalmente aos trabalhadores da construção civil, e vigorará pelos próximos três anos. Segundo dados do Pro Paz, 76% dos casos de violência contra a mulher ocorrem dentro de casa, no ambiente familiar. Para romper o ciclo de agressão é preciso um esforço conjunto para discutir o assunto e esclarecer que a violência contra a mulher é crime.

INOVAÇÃO O projeto Construção Saudável chegou ao quinto ano de atuação em nova fase. Com apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), a Fundação Pro Paz e a Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais (SEEIPS), ambas do governo do Estado, o Sinduscon-PA lançou o Construção Saudável Mais, voltado ao fortalecimento da Lei Maria da Penha, no combate à violência contra a mulher. A assinatura da parceria ocorreu no dia 24 de novembro, em solenidade presidida pelo desembargador Constantino Guerreiro, presidente do TJPA. O objetivo das entidades envolvias no projeto é garantir a troca mútua de esforços para consecução de palestras voltadas para o tema “violência doméstica e familiar”, a serem executados em canteiros de obras em todo o Estado, direcionados principalmente aos trabalhadores da construção civil, e vigorará pelos próximos três anos. Segundo dados do Pro Paz, 76% dos casos de violência contra a mulher ocorrem dentro de casa, no ambiente familiar. Para romper o ciclo de agressão é preciso um esforço conjunto para discutir o assunto e esclarecer que a violência contra a mulher é crime.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

PÁG. 13

Largo Verona, Freire Mello, no dia 4 de novembro

Residencial Novo Cristo I, Sintese Moradia, no dia 4 de novembro

Terraplena, no dia 23 de novembro

Canteiro do Quinta dos Paricás, no dia 25 de novembro

Canteiro Rio Piave, da Marko Engenharia, no dia 28 de novembro

Dyonisus’ Garden, Construtora Athenas, no dia 30 de novembro

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

CEF e construção civil da região norte abrem debate sobre necessidades e direcionamentos para o setor em encontro inédito.

CEF abre “Diálogo” com construção do norte Sinduscon-PA promoveu no dia 5 o evento “Diálogo Regional com a Presidência da Caixa”, sendo o anfitrião na região norte da programação setorial na qual estiveram presentes executivos do banco, entre eles o vice-presidente de Habitação Nelson Antônio de Souza. Na reunião, em que estiveram presentes autoridades como o secretário de Estado de Desenvolvimento, Mineração e Energia Adnan Demachki e o prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB), o tema foram as dificuldades da construção civil e os novos caminhos do setor. “Saber o que pensa a Caixa e ter a oportunidade de dialogar com seus diretores sobre os desafios estruturais gera uma grande esperança de que o futuro pode mesmo ser garantido de mãos dadas, como parceiros interdependentes”, disse o presidente do sindicato, Marcelo Gil Castelo Branco. Dirigentes do segmento da região norte farão reuniões periódicas para viabilizar desdobramentos e encontros com a CEF e o próprio governo federal.

PÁG. 14

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

PÁG. 15

Crea-PA faz homenagem especial O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA) condecorou o presidente do Sinduscon-PA, Marcelo Gil Castelo Branco, com o Diploma do Mérito no dia 6 de dezembro. A comenda foi entregue pelo presidente do Crea-PA, Elias Lima, que justificou a distinção. “Ele é merecedor da homenagem porque é um homem batalhador e vem dando mais dinâmica ao Sinduscon-PA. Como empresário, tem feito grandes obras ou participado de consórcios para a realização de importantes empreendimentos ao longo de 35 anos”, afirmou. “Marcelo tem uma carreira brilhante, sólida, com valores que cada vez mais evoluem, o que é o princípio da engenharia: simplicidade, interesse, dinamismo, e espírito coletivo. Como engenheiros, nos sentimos honrados por dois lados: pela entidade de classe Crea estar homenageando um profissional; e por outro lado, nosso presidente sindical, que faz parte da diretoria, e isso nos dá motivo de alegria dobrado”, declarou Alex Carvalho, vice-presidente do Sinduscon-PA.

Tony Couceiro é o “Engenheiro do Ano” Dia 20 o diretor de Indústria Imobiliária do Sinduscon-PA, Antônio Valério Couceiro, recebeu o prêmio “Engenheiro do Ano 2016” do Clube de Engenharia do Pará (CEP). O fato é histórico no órgão porque quinze anos antes, em 2001, seu pai, Antônio Diogo Couceiro, recebeu a mesma distinção. Formado engenheiro civil em 1992 pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Tony Couceiro, como é conhecido, ocupou diversos cargos eminentes no setor, entre eles o de presidente da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Pará (Ademi-PA). Atualmente, entre outras funções, exerce a presidência da Cooperativa da Construção Civil do Pará (Coopercon-PA).

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

Confraternização e reconhecimento

Diretoria outorga medalha institucional símbolo de reconhecimento público a parceiros e colaboradores

Trinta personalidades, parceiros e colaboradores foram homenageados com a inédita medalha “Amigo do Sinduscon-PA”, outorgada durante confraternização realizada na Fiepa no dia 15 de dezembro. Um dos contemplados foi o engenheiro Otávio Bittencourt Pires (In memoriam), que já ocupou o cargo de presidente do órgão por 40 anos. A medalha foi recebida pelo filho, Luiz Magno Pires, que ficou bastante emocionado. A festa de final de ano, que encerrou o exercício 2016, reuniu um público superior a 200 pessoas, entre diretores, colaboradores, homenageados e convidados especiais. A medalha deve representar oficialmente, a partir de agora, o sentimento de gratidão da diretoria àqueles que contribuem durante o ano com o sindicato. “Gratidão é uma questão de caráter”, sentenciou o presidente Marcelo Gil Castelo Branco. A professora Maria Elisa coordena há quinze anos um projeto cultural e educacional com ações que ajudam a humanizar o trabalho e as relações no ambiente da construção civil. “Os operários são agentes transformadores”, disse, no início de sua manifestação. “Precisamos educar os filhos para essa cultura da paz e eu estou educando os meus, que são esses daqui [apontou]. Educar é a alegria da minha vida, e eu agradeço o carinho do Sinduscon-PA”, enfatizou.

PÁG. 16

SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO PARÁ

PÁG. 17

Campanha natalina atende novas entidades

Com seis anos de existência, a campanha “Construa um sorriso, doe um brinquedo”, promovida pelo Sinduscon-PA, arrecadou mais de 600 brinquedos junto ao público de seus cursos e palestras e empresas parceiras – número superior ao ano anterior. Os donativos foram entregues a duas novas instituições: a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e o Grupo Paravidda. Além delas, o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), vinculado à Casa Civil do governo estadual, recebeu brinquedos pela segunda vez consecutiva. Todas as entregas ocorreram no dia 22 por meio da Central de Serviços do sindicato.

EXPEDIENTE Sede administrativa: Trav. Quintino Bocaiúva, 1588, 1º andar, Nazaré – Belém/PA Central de Serviços: Trav. Dr. Moraes, 103 – Nazaré - (91) 3241-8383 - Belém/PA Projeto Gráfico: G2 Comunicação – Edição: Gilvânia Sóter Redação: Gil Sóter/Roberto Rodrigues - Fotos: Ascom/Sinduscon-Pa/Divulgação Diagramação: Fábio Beltrão www.sindusconpa.org.br

comunicacao@ sindusconpa.org.br