Afixado em 14-03-2016

Autorizado por deliberação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto, de 09-03-2016

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO CENTRO HOSPITALAR DO PORTO 1 Bolsa – Ref. BI.02/2016/UCA/CHP Anúncio O Centro Hospitalar do Porto (CHP), abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Referência BI.02/2016/UCA/CHP, no âmbito das atividades de Investigação da Unidade Corino de Andrade (UCA) do CHP, especificamente para colaborar com a equipa de investigação em estudos no âmbito da polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), nomeadamente: - Dinâmicas Familiares nos Doentes com Polineuropatia Amiloidótica Familiar (Ref. 008/08 (006-DEFI/005-CES); - Acontecimentos de Vida e Polineuropatia Amiloidótica Familiar (Ref. 194/09 (140DEFI/159-CES); - THAOS: Um inquérito global, multicêntrico, longitudinal e observacional de doentes com mutações documentadas de TTR ou amiloidose TTR do tipo selvagem (Ref.098/08 (069-DEFI/076-CES). Área científica Neurociências/Neurologia Clínica Requisitos de admissão Serão admitidos ao presente concurso detentores de: - Mestrado em psicologia; - Experiência em trabalho de investigação de psicologia e saúde mental na área da PAF. Fatores de valorização - Experiência de pelo menos dois anos em trabalho de investigação em psicologia e saúde mental na PAF; - Conhecimentos da realidade hospitalar, preferencialmente no âmbito da PAF. - Bom relacionamento interpessoal; Página 1 de 5 Anúncio BI.02/2016/UCA/CHP

- Capacidade de trabalho em equipa; - Sentido de responsabilidade; - Disponibilidade imediata. Plano de trabalhos Durante o período da bolsa, o (a) bolseiro (a) irá cooperar no âmbito da equipa de investigação dos estudos mencionados, sendo-lhe atribuídas atividades e/ou funções focadas essencialmente no planeamento e realização de entrevistas e questionários previstos nos protocolos dos estudos, destacando-se principalmente atividades de: - Coordenação, com a equipa multidisciplinar da UCA, para assegurar a realização de entrevistas e o preenchimento dos questionários previstos nos protocolos dos estudos, de acordo com o agendamento e convocatórias das consultas. - Realização das entrevistas, acompanhamento e orientação dos sujeitos incluídos nos estudos para o correto preenchimento dos diversos questionários, assegurando o esclarecimento de dúvidas apresentadas. - Recolha e organização de documentos e respetivos dados. - Preenchimento integral das respetivas bases de dados. - Análise estatística dos dados recolhidos. Legislação e regulamentação aplicável Lei nº. 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação), com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto, pela Lei 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de julho; Regulamento de Bolsas de Investigação do Centro Hospitalar do Porto (RBI/CHP), aprovado por despacho do Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de 18 de outubro de 2011. Local de trabalho O trabalho será desenvolvido na Unidade Corino de Andrade, Centro Hospitalar do Porto, sob a orientação científica da Dra. Teresa Coelho, Responsável da Unidade.

Página 2 de 5 Anúncio BI.02/2016/UCA/CHP

Duração da Bolsa A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em maio de 2016, podendo ser prorrogada anualmente, até ao limite máximo de 3 anos. Valor do subsídio de manutenção mensal O valor mensal da bolsa é de 1.400,00€, acrescido do valor do seguro social voluntário, previsto na Lei 40/2004, de 18 de agosto, alterada e republicada em anexo ao DecretoLei nº 202/2012, de 27 de agosto. O pagamento será efetuado por transferência bancária. Métodos de seleção 1. A seleção do bolseiro será efetuada utilizando o critério de avaliação curricular (AC). A avaliação curricular será realizada com base nos elementos submetidos na candidatura, usando uma escala de pontuação máxima até 20 valores. 2. Nos casos em que a classificação obtida na avaliação curricular resulte em empate de classificação dos candidatos, ordenados em posição de poderem ocupar a vaga posta a concurso, será realizada entrevista (E) como critério de desempate. A entrevista visa avaliar de forma sistemática a experiência, a motivação e os aspetos comportamentais relacionados com a capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, sendo classificada numa escala de pontuação máxima até 20 valores. A classificação final (CF) dos candidatos que realizem entrevista para desempate da classificação obtida na avaliação curricular, será efetuada aplicando-se a fórmula CF = 0,5xAC+0,5xE. Composição do júri de seleção Presidente: Prof. Doutora Luísa Lobato, Diretora do Departamento de Ensino, Formação e Investigação do CHP. Primeiro Vogal: Dra. Teresa Coelho, Responsável pela Unidade Corino de Andrade do CHP (UCA/CHP); Segundo vogal: Dra. Alice Lopes, Directora do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHP.

Página 3 de 5 Anúncio BI.02/2016/UCA/CHP

Forma de publicitação/notificação dos resultados Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida pelos candidatos, anunciada na página da Internet do CHP (http://www.chporto.pt) e afixada no placard da entrada do DEFI do CHP, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de e-mail. As convocatórias das entrevistas serão efetuadas através do endereço eletrónico de contacto indicado pelos candidatos nos respectivos requerimentos de candidatura. Prazo e forma de apresentação das candidaturas 1. O concurso encontra-se aberto de 15-03-2016 a 30-03-2016 (10 dias úteis). 2. Os documentos de candidatura podem ser entregues pessoalmente no Secretariado do DEFI do CHP, dentro do prazo estipulado no nº 1, durante o período compreendido entre as nove e as dezasseis horas ou remetidos por via postal para o seguinte endereço: Prof. Doutora Luísa Lobato Diretora do Departamento de Ensino, Formação e Investigação Hospital de Santo António / Centro Hospitalar do Porto Largo Prof. Abel Salazar 4099-001 PORTO 3. É obrigatório o envio das candidaturas por e-mail para o endereço [email protected], em simultâneo com uma das formas previstas no número anterior. Não serão considerados documentos de candidatura entregues depois de decorrido o prazo estipulado no presente anúncio.

Documentos necessários à candidatura 1. As candidaturas devem ser formalizadas através de requerimento dirigido ao Presidente do Conselho de Administração do CHP, no qual devem indicar os elementos abaixo listados e a identificação do concurso através da referência à Bolsa de Investigação BI.02/2016/UCA/CHP: a) Nome completo; b) Filiação; c) Nacionalidade; Página 4 de 5 Anúncio BI.02/2016/UCA/CHP

d) e) f) g) h) i) j)

Data e localidade de nascimento; Número do cartão de cidadão (ou bilhete de identidade), data de validade; Número de identificação fiscal; Residência ou endereço de contacto; Telefone ou telemóvel de contacto; Endereço eletrónico de contacto; Indicação da adequação aos requisitos do concurso.

2. O requerimento deverá ser acompanhado dos seguintes documentos: a) Certificado de habilitações; b) Curriculum vitae, com documentação pormenorizada da experiência prévia do candidato; c) Outros documentos que os candidatos entendam como relevantes para valorizarem a sua candidatura.

Página 5 de 5 Anúncio BI.02/2016/UCA/CHP