Av. Ipiranga, 6681 p. 05 sala Porto Alegre RS - Brasil Fone: (51) Fax (51)

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - PPG em Ciências Sociais Núcleo de Estudos de Organiz...
0 downloads 0 Views 117KB Size
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - PPG em Ciências Sociais Núcleo de Estudos de Organizações, Segurança Pública e Cidadania - NOSC Av. Ipiranga, 6681 – p. 05 – sala 601 90619-900 - Porto Alegre – RS - Brasil Fone: (51) 3320-3555 – Fax (51) 3320–3602

Ficha de leitura Identificação LÔWY, Michael. Ideologia, Ideologias E-mail: [email protected] marxista. São Paulo: Editora Cortez, 2010, p.10-37. da fonte Nome do autor da ficha

Afirmação central

e Ciência Social: Elementos para uma análise

Julian Rodrigues Goularte

O autor Michael Löwy inclui em seu texto uma descrição minuciosa sobre Ideologia, apontando as perspectivas de visão de Karl Marx, Vladimir Lenin, Karl Mannheim, e Destutt de Tracy, a respeito destas concepções.

Conceitos centrais

Definição dos conceitos

IdeologiaConceitos, Acumulação fantástica de contradições.

Conceito complexo, rico em significados, nele se dá uma acumulação fantástica de contradições, paradoxos, de arbitrariedades, de ambiguidades, de equívocos, e de mal-entendidos. Conceito esse, que não veio do sociólogo Karl Marx, mas sim do filósofo francês Destutt de Tracy, que publicou em 1801, um livro chamado Elements d´Ideologie.

Estudo científico das ideias

Para Destutt, a ideologia é o estudo científico das ideias, e essas ideias são o resultado da inteiração entre os seres humanos e a natureza, o meio em que vivem.

Observações

Multiplicidade Inicia-se com um sentido atribuído por Destutt, modificado por Napoleão e, por de significados conseguinte, é retomado por Marx que por sua vez, lhe dá um outro sentido. Ideologia: “Um caminho tortuoso”.

Aplicabilidade do termo Ideologia no Movimento Operário e divisão

Em a Ideologia Alemã, o conceito de Ideologia aparece como equivalente à ilusão, falsa consciência, concepção idealista, na qual a realidade é invertida e as ideais aparecem como motor da vida real. Löwy enfatiza que para Marx, o conceito de Ideologia toma o caráter de pejorativo, visto que implica ilusão.

Löwy afirma que para Lenin, existe uma ideologia burguesa e uma ideologia proletária. Aparece então, a utilização do termo no Movimento Operário, na corrente leninista do movimento Comunista, que fala da luta de trabalho ideológico, de reforço ideológico.

Ficha de leitura - modelo elaborado por Emil A. Sobottka - pág. 2

Ideologia e Utopia-

Dois sentidos Ideológicos, Obra de Mannnheim – Ideologia Total e Ideologia.

Karl Mannheim em seu livro Ideologia e Utopia- procura distinguir os conceitos de Ideologia e de Utopia. Para Karl, Ideologia é o conjunto das concepções, ideias, representações, que se orientam para a estabilização, ou legitimação, ou reprodução, da ordem estabelecida. Enquanto Utopia seriam aquelas ideias, representações e teorias que aspiram uma outra realidade, ainda inexistente.

Portanto, possuí uma dimensão crítica ou de negação da ordem social existente e se orientam para sua ruptura.

Ideologia Total: Conjunto daquelas formas de pensar, pontos de vista, que são vinculados aos interesses, às posições sociais de grupos ou classes, Ideologia em seu sentido estrito, que é a forma conservadora que essa ideologia total pode tomar em posição à forma crítica que ele chama de Utopia.

Ficha de leitura - modelo elaborado por Emil A. Sobottka - pág. 2

Conceitos centrais

Definição dos conceitos

Observações

“Visão Social do Mundo”,

Para Löwy, todos aqueles conjuntos estruturados de valores, representações. Ideias e orientações cognitivas. Conjuntos unificados por uma perspectiva determinada, por um ponto de vista social, de classes sociais determinadas.

A história natural e a história humana

Para o filósofo italiano Vico, é que a história humana- fomos nós que fizemos, enquanto a natural não.

Validade absoluta

Löwy sustenta que ideologias ou utopias, ou visões de mundo têm que ser desmitificadas na sua pretensão a uma validade absoluta.

História humana (desenvolvimento das civilizações, produto social da ação dos homens) e História natural (história do sistema solar, do desenvolvimento dos planetas).

Uma vez que para Löwy não existem princípios eternos, nem verdades absolutas, e sustenta que todas as teorias, doutrinas e interpretações de realidade, têm que ser vistas na sua limitação Ficha de leitura - modelo elaborado por Emil A. Sobottka - pág. 2

históricas. Que é o coração do método dialético.

E a história social e econômica que nos dá a chave para compreender essas transformações profundas que se Processos de Löwy traz Engels em uma carta a Franz Mehring, em 1893, expressando uma deram na história, na ideologia ou transformação fórmula convincente para justificar as transformações. Para entender todos os utopia, seja religiosa, seja política ideológicos e processos de transformação ideológica ou de transformações sociais do mundo, sociais do precisamos ver o que estava acontecendo na história e econômicas dessas épocas. ou filosófica, seja mesmo da ciência social, econômica ou mundo política.

Análise dialética, e Contradições Internas da realidade.

Uma análise dialética é sempre uma análise das contradições internas da realidade. Por exemplo, em uma formação social, a análise das contradições entre forças e relações de produção ou, sobretudo, das contribuições entre as classes sociais. Para romper este mecanismo das circunstâncias materiais que Ficha de leitura - modelo elaborado por Emil A. Sobottka - pág. 2

Sistema ideológico de pensamento deste materialismo da filosofia das luzes, deste Materialismo materialismo enciclopédico do séc. XVIII, cujos principais representante foram enciclopédico Diderot, D´Holbach, D´Alembert, as circunstâncias materiais produzem e reproduzem constantemente o obscurantismo, o fanatismo, a ignorância e a do séc XVIII. questão está em como sair desse círculo vicioso, desse mecanismo.

produzem constantemente o obscurantismo e a ignorância do povo, a única solução vista pelos enciclopedistas seria encontrar uma figura, que esteja acima da sociedade.

Robert Owen entende que a tarefa do socialismo é a supressão das influências Socialismo – perniciosas que rodeiam a humanidade, mediante a criação de combinações supressão das totalmente novas de circunstâncias exteriores, e que o personagem que vai realizar influências essa tarefa e o déspota esclarecido. perniciosas

Ficha de leitura - modelo elaborado por Emil A. Sobottka - pág. 2