Ano Mariano

Ano Mariano 2016-2017 Diocese de Nova Friburgo/RJ Comissão para fomento de atividades Nova Friburgo, 04 de fevereiro de 2017. Prot.: 03/2017 – ADM 1...
177 downloads 0 Views 736KB Size
Ano Mariano 2016-2017

Diocese de Nova Friburgo/RJ Comissão para fomento de atividades

Nova Friburgo, 04 de fevereiro de 2017. Prot.: 03/2017 – ADM 14. HORA DA MISERICÓRDIA E ORAÇÃO PELOS ENFERMOS Roteiro de sugestões para a celebração de Nossa Senhora de Lourdes, conforme Prot. 46/2016 – ADM 11, I. Leitor 1: Queridos irmãos e irmãs, com o coração cheio de fé nos reunimos para rezar pelos nossos irmãos enfermos. Confiamos imensamente na Misericórdia Divina e também no poder da intercessão de Nossa Senhora. Nesse Ano Marino recordamos o cuidado Maternal da Virgem Santíssima pela Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, recordamos ainda que a Virgem é a Onipotência Suplicante, pois com a sua súplica ela alcança para seus filhos muitos dons divinos. Animados pelo poder da oração de Nossa Senhora, rezemos juntos pela saúde de tantos irmãos, especialmente pelos que agora apresentamos (ler os nomes dos enfermos): Leitor 2: Com muito carinho, vamos receber a Imagem de Nossa Senhora, a qual virá para inspirar nossas orações. Canto: Uma entre todas foi a escolhida: foste tu Maria, serva preferida. Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador. Maria, cheia de graça e consolo, venha caminhar com teu povo. Nossa Mãe sempre serás.(bis) Roga pelos pecadores desta terra, roga pelo povo que em seu Deus espera. Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador. Leitor 1: Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Todos: Amém. Leitor 2: Senhor, pela vossa palavra e pelos gestos de vossas mãos, curastes cegos, paralíticos, leprosos e tantos outros doentes. Animados pela fé, nós também vimos suplicar pelos nossos enfermos. Todos: Dai-lhes, Senhor. A graça da perseverança na oração, apesar do desânimo próprio da doença. (R.) A graça da coragem para buscar a cura, mesmo depois de várias tentativas. (R.) A graça da simplicidade para aceitar a ajuda dos profissionais, familiares e amigos. (R.) A graça da humildade, para reconhecer as próprias limitações. (R.) 1

E-mail para contato:[email protected]

A graça da paciência nas dores e dificuldades do tratamento. (R.) A graça de compreender, pela fé, a transitoriedade desta vida. (R.) A graça de entender que o pecado é a maior de todas as enfermidades. (R.) Leitor 1: Que tenhamos todos a compreensão de que no sofrimento humano se completa vossa Paixão Redentora. Se for para vossa glória, nós vos pedimos a cura de todos os nossos enfermos. Leitor 2: Nossa Senhora, nessa hora também nos dirigimos a vós na certeza de que jamais se ouviu dizer que desamparastes quem a vós recorrera com fé. Interceda por nossos irmãos, para que alcancem do Senhor Jesus o que agora pedimos com Fe, e que em tudo se faça a Vontade de Deus. Todos: Amém! Canto: Vamos Jesus passear, na minha vida Quero voltar aos lugares em que fiquei só Quero voltar lá contigo, vendo que estavas comigo Quero sentir teu amor, a me embalar Cura Senhor, onde dói Cura Senhor, bem aqui Cura Senhor, onde eu não posso ir Quando a lembrança me faz, adormecer Sabes que a espada da dor entra eu meu ser Tu me carregas nos braços, leva-me com teu abraço Sinto minha alma chorar, junto de Ti Cura Senhor, onde dói... Tantas lembranças eu quero, esquecer Deixa um vazio em minha alma e em meu viver Toma Senhor meu espaço, te entrego todo o cansaço Quero acordar com tua paz a me aquecer Cura Senhor, onde dói... Leitor 3: Por ocasião da Jornada Mundial de Oração pelos enfermos o Papa Francisco nos dirigiu uma mensagem especial: “desejo manifestar a minha proximidade a todos vós, irmãos e irmãs que viveis a experiência do sofrimento, e às vossas famílias, bem como o meu apreço a quantos, nas mais variadas tarefas de todas as estruturas sanitárias espalhadas pelo mundo, com competência, responsabilidade e dedicação se ocupam das melhoras, cuidados e bem-estar diário de todos vós”. Leitor 1: E o Papa continua: “Desejo encorajar-vos a todos – doentes, atribulados, médicos, enfermeiros, familiares, voluntários – a olhar Maria, Saúde dos Enfermos, como a garante da ternura de Deus por todo o ser humano e o modelo de abandono à vontade divina; e encorajar-vos também a encontrar sempre na fé, alimentada pela Palavra e os Sacramentos, a força para amar a Deus e aos irmãos mesmo na experiência da doença”.

2

E-mail para contato:[email protected]

Leitor 2: Nunca estaremos só, Jesus no alto da Cruz nos deu Maria por Mãe. Ela cuida de nós e intercede a graça de Deus para nos encorajar frente os desafios da vida. Nossa Senhora, caminha conosco! Canto: Pelas estradas da vida, nunca sozinho está. Contigo pelo caminho, Santa Maria vai.

Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem. Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem. Se pelo mundo os homens, sem conhecer se vão, não negues nunca a tua mão, a quem te encontrar. (R.) Mesmo que digam os homens, tu nada podes mudar. Luta por um mundo novo de unidade e paz. (R.) Se parecer tua vi da inútil caminhar, lembra que abres caminho, outros te seguirão. (R.) Leitor 3: Como recordava o Papa, Maria é a saúde dos enfermos e, não somente porque pode alcançar para os doentes a graça e os milagres em pro da recuperação da saúde, mas principalmente porque sempre encaminha o coração dos homens para o seu Filho Divino. Leitor 1: A verdadeira enfermidade dos homens é o pecado. Ele nos rouba não somente a saúde da alma, mas também chega a destruir a harmonia do nosso corpo. Distante de Deus o coração do homem enferma, por isso, a Virgem Maria sempre cuida por nos encorajar à reconciliação com Deus, com sua Igreja e com o próximo. Leitor 2: Jesus sempre tem uma palavra de conforto para nós. Vamos ouvir seu Evangelho com o coração aberto. Cantemos: Canto: A vossa palavra Senhor é sinal de interesse por nós (Bis) Como um Pai ao redor de sua mesa, revelando seus planos de amor. É feliz quem escuta a palavra e a guarda no seu coração. Neste encontro da Eucaristia, aprendemos a grande lição.

Jo 2, 1-11 Leitor 1: Houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.

3

E-mail para contato:[email protected]

O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!” Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. Leitor 3: Que ensinamento podemos tirar do mistério das bodas de Caná? Leitor 1: O Papa Francisco nos ensinou que o banquete das bodas de Caná é um ícone da Igreja: no centro, está Jesus misericordioso que realiza o sinal; em redor d’Ele, os discípulos, as primícias da nova comunidade; e, perto de Jesus e dos seus discípulos, está Maria, Mãe providente e orante. Maria participa na alegria do povo comum, e contribui para a aumentar; intercede junto de seu Filho pelo bem dos esposos e de todos os convidados. E Jesus não rejeitou o pedido de sua Mãe. Leitor 2: Quanta esperança há neste acontecimento para todos nós! Temos uma Mãe de olhar vigilante e bom, como seu Filho; o coração materno e repleto de misericórdia, como Ele; as mãos que desejam ajudar, como as mãos de Jesus que dividiam o pão para quem tinha fome, que tocavam os doentes e os curavam. Isto enche-nos de confiança, fazendo-nos abrir à graça e à misericórdia de Cristo. A intercessão de Maria nos faz experimentar a consolação, pela qual o apóstolo Paulo bendiz a Deus: “Bendito seja Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação! Ele nos consola em toda a nossa tribulação, para que também nós possamos consolar aqueles que estão em qualquer dificuldade, mediante a consolação que nós mesmos recebemos de Deus. Na verdade, assim como abundam em nós os sofrimentos de Cristo, também, por meio D’ele, é abundante a nossa consolação” (2 Cor 1, 3-5). Maria é a Mãe “consolada”, que consola os seus filhos. Leitor 3: Na solicitude de Maria, reflete-se a ternura de Deus. E a mesma ternura torna-se presente na vida de tantas pessoas que acompanham os doentes e sabem individuar as suas necessidades, mesmo as mais sutis, porque vêem com um olhar cheio de amor. Quantas vezes uma mãe à cabeceira do filho doente, ou um filho que cuida do seu pai idoso, ou um neto que acompanha o avô ou a avó, depõe a sua súplica nas mãos de Nossa Senhora! Leitor 1: Para nossos familiares doentes, pedimos, em primeiro lugar, a saúde; o próprio Jesus manifestou a presença do Reino de Deus precisamente através das curas. Mas o amor, animado pela fé, leva-nos a pedir, para eles, algo maior do que a saúde física: pedimos uma paz, uma serenidade de vida que parte do coração e que é dom de Deus, fruto do Espírito Santo que o Pai nunca nega a quantos Lhe pedem com confiança. Leitor 2: Por isso, com confiança, vamos rezar o Terço da Misericórdia por nosso(s) irmão(s) enfermos. Apresentemos nossas intenções. Terço da Misericórdia:

Credo; Pai-Nosso; Ave Maria;

4

E-mail para contato:[email protected]

Nas Contas Grandes do Terço: Eterno Pai eu Vos ofereço o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade, de Vosso Diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e dos do mundo inteiro. Nas Contas Pequenas do Terço: Pela sua dolorosa Paixão, tende Misericórdia de nós e do mundo inteiro. (10x) No final dizer: Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. (3x). Leitor 3: Irmãs e irmãos, elevemos juntos a nossa oração a Maria, para que a sua materna intercessão sustente e acompanhe a nossa fé e nos obtenha de Cristo seu Filho a esperança no caminho da cura e da saúde, o sentido da fraternidade e da responsabilidade, o compromisso pelo desenvolvimento humano integral e a alegria da gratidão sempre que Ele nos maravilha com a sua fidelidade e a sua misericórdia: Todos: Ó Maria, nossa Mãe, que, em Cristo, acolheis a cada um de nós como filho, sustentai a expectativa confiante do nosso coração, socorrei-nos nas nossas enfermidades e tribulações, guiai-nos para Cristo, vosso filho e nosso irmão, e ajudai a confiarmo-nos ao Pai que faz maravilhas. Leitor 1: Senhor, tende piedade de nós Cristo, tende piedade de nós Senhor, tende piedade de nós Cristo, ouvi-nos Cristo, atendei-nos Deus Pai do céu, tende piedade de nós Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós Deus Espírito Santo, tende piedade de nós Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós Santa Maria, rogai por nós. Santa Mãe de Deus, Santa Virgem das virgens, Mãe de Cristo, Mãe da Igreja Mãe da divina graça, Mãe puríssima, Mãe castíssima, Mãe sempre virgem, Mãe imaculada, Mãe digna de amor, Mãe admirável, Mãe do bom conselho, Mãe do Criador, Mãe do Salvador, Virgem prudentíssima, Virgem venerável,

5

E-mail para contato:[email protected]

Virgem louvável, Virgem poderosa, Virgem clemente, Virgem fiel, Espelho de perfeição, Sede da Sabedoria, Fonte de nossa alegria, Vaso espiritual, Tabernáculo da eterna glória, Moradia consagrada a Deus, Rosa mística, Torre de Davi, Torre de marfim, Casa de ouro, Arca da aliança, Porta do céu, Estrela da manhã,

Saúde dos enfermos, Refúgio dos pecadores, Consoladora dos aflitos, Auxílio dos cristãos, Rainha dos Anjos, Rainha dos Patriarcas, Rainha dos Profetas, Rainha dos Apóstolos,

Rainha dos Mártires, Rainha dos confessores da fé, Rainha das Virgens, Rainha de todos os Santos, Rainha concebida sem pecado original, Rainha assunta ao céu, Rainha do santo Rosário, Rainha da paz.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

V: Rogai por nós, santa Mãe de Deus. R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo Canto: Nossa Senhora implora por nós junto ao Filho seu. Nossa Senhora pede uma benção que vem de Deus. Nossa Senhora é mãe, em Belém e também lá na cruz. Chora, mas crê na vida que vê, a Mãe do Senhor Jesus. Ave Maria, Nossa Senhora, roga noite e dia pelo teu povo que chora, roga noite e dia pelo teu povo que chora. Nossa Senhora implora ao mundo que esquece Deus. Nossa Senhor pede com carinho aos filhos seus: rezem com devoção a oração que meu Filho ensinou, e sejam fiéis, na vida e na cruz, ao Nosso Senhor Jesus Leitor 2: Na certeza de que somos amados digamos: Todos: Lembrai-vos ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que a Vós tem recorrido, implorado a vossa assistência e invocado o Vosso socorro fosse por Vós desamparado. Animado eu com igual confiança, ó Virgem das virgens, a Vós como Mãe recorro e venho a Vós, e gemendo debaixo do peso dos meus pecados me prostro aos Vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo encarnado, mas ouvi-as favoravelmente e dignai-Vos atender-me. Amém. Canto: Maria de Nazaré, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fé, e por filho me adotou Às vezes eu paro e fico a pensar. E sem perceber me vejo a rezar E meu coração se põe a cantar. Para a virgem de Nazaré

6

E-mail para contato:[email protected]

Menina que Deus amou e escolheu. Pra mãe de Jesus o filho de Deus Maria que o povo inteiro elegeu. Senhora e mãe do céu. Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus Maria que eu quero bem, Maria do puro amor. Igual a você ninguém Mãe pura do meu Senhor Em cada mulher que a terra criou Um traço de Deus Maria deixou. Um sonho de mãe Maria plantou, Pro mundo encontrar a paz. Maria que fez o Cristo falar Maria que fez Jesus caminhar Maria que só viveu pra seu Deus Maria do povo meu

7

E-mail para contato:[email protected]