2017 A 1, 2, 3, 4. B 4, 2, 3, 1. C 4, 3, 1, 2. D 2, 1, 4, 3. E 2, 3, 1, 4

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA :: 6º ano Ensino Fundamental • Módulo 12 • 3º período 25/08/2017 LÍNGUA PORTUGUESA O conto da mentira Todo dia Rogério inv...
37 downloads 3 Views 280KB Size
CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

6º ano Ensino Fundamental • Módulo 12 • 3º período

25/08/2017

LÍNGUA PORTUGUESA O conto da mentira Todo dia Rogério inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo. O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”. O pai de Rogério também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. O menino ficava pensativo. Mas no dia seguinte… Então, aconteceu o que seu pai alertara. Rogério assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Rogério tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. A mãe de Rogério fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Rogério deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, ele cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia… Rogério Augusto

1.

Identifique a ordem dos acontecimentos no conto.

Rogério utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional. O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir. Rogério deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão. Rogério conta inúmeras mentiras em casa. A sequência correta é: A 1, 2, 3, 4. B 4, 2, 3, 1. C 4, 3, 1, 2. D 2, 1, 4, 3. 2.

O que motivou Rogério a mentir menos?

3.

Classifique os substantivos abaixo. a) Rogério __________________________________________________ b) Mãe _______________________________________________________ c) Culpa _____________________________________________________

4.

d) Verdade __________________________________________________ e) Medo ______________________________________________________

Percebe-se traço da informalidade em:

A B C D E 5.

E 2, 3, 1, 4.

“Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”. “Então, aconteceu o que seu pai alertara.”. “Continuou preparando o jantar em silêncio.”. “É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…”. “A mãe de Rogério fingiu não ouvir."

Assinale a opção que apresenta locução adjetiva.

A Mãe, a vovó tá no telejornal. B A mãe largava a louça na pia. C Felipe ria na cara dele. SIGMAIS :: ago/2017 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_3_S+_12_2017_atv.docx

D O pai de Rogério também conversava com ele. E Continuou preparando o jantar em silêncio. 1

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

MATEMÁTICA 6.

7.

Sendo A = 3, B = 3

A

72 35

B

80 35

C

158 35

D

144 35

E

170 35

5 1 e C = 2 , determine A + B –C. 7 5

José é entregador de revistas. Pela manhã, ele entregou mais

1 das revistas a serem distribuídas hoje. À tarde, entregou 5

1 do total. Restam, ainda, 14 revistas a serem entregues à noite. Qual é o total de revistas que José deve entregar 3

hoje?

A B C D E

30 revistas. 36 revistas 40 revistas 44 revistas 52 revistas

2 1 1 dos passageiros são europeus, é asiático e é africano. Os demais passageiros são 5 6 15 latino-americanos. Que fração dos viajantes representa os latino-americanos?

8.

Em um cruzeiro de férias,

9.

Gastei

1 2 do meu salário com alimentação e com despesas pessoais. Que fração do meu salário corresponde ao que 7 5

gastei?

10. Resolva a expressão

1 6 6 + + 2 − 1 + 4 e simplifique o resultado, caso possível. 2 9 3

SIGMAIS :: ago/2017 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_3_S+_12_2017_atv.docx

2

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

CIÊNCIAS 11. Sobre a distribuição e as características da água no nosso planeta, marque a opção certa.

A B C D E

A maior parte da água doce do planeta encontra-se no estado líquido. A água presente nas geleiras e nas calotas polares é salgada, pois está imersa no oceano. A água doce presente nos lagos é chamada assim por não conter sais minerais. A água doce pode ser encontrada nos rios, nos lagos, nos lençóis subterrâneos, no ar e no corpo dos seres vivos. Cerca de 50% da água do nosso planeta é doce e encontra-se no estado sólido.

12. Quais serviços de saneamento básico devem ser prestados, a fim de evitar doenças e melhorar as condições de saúde da população?

13. Observe o esquema referente ao tratamento da água.

Escreva a etapa de tratamento da água indicada pelos números correspondentes na figura. 1. Adiciona-se ________________ e _______________ na água. 2.

____________________________________________________________

3.

____________________________________________________________

4.

____________________________________________________________

5.

____________________________________________________________

14. Qual é a importância de se adicionar cloro e flúor na água, na última etapa do tratamento?

15. Por que, mesmo com o tratamento adequado da água, é aconselhado que se filtre ou ferva a água que chega a nossas casas, antes que ela seja consumida?

SIGMAIS :: ago/2017 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_3_S+_12_2017_atv.docx

3

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

GEOGRAFIA 16. Os solos são formados na superfície da litosfera, onde as plantas se fixam e de onde extraem água e nutrientes necessários para a sobrevivência. O que torna um solo fértil?

17. Quais opções apresentam exemplos de rochas magmáticas?

A Rocha dura, resistente, formada pela solidificação da lava e usada na pavimentação de calçadas. B Rocha formada por várias camadas de sedimentos de grãos de quartzo e usada para revestir pisos, paredes e calçadas. C Rocha que origina da transformação de argilito, usada em revestimentos de pisos, paredes e calçadas, entre outras aplicações. D Rocha dura e resistente, formada ao longo de vagaroso processo de resfriamento e solidificação do magma no interior da Terra; largamente usada no revestimento de pisos e paredes e na confecção de pias, mesas e bancadas. E Rocha leve e porosa, usada na limpeza da pele e para retirar calosidade. 18. Considere a estrutura do planeta Terra abaixo.

a) Identifique as camadas da Terra indicadas pelos números 1, 2, 3 e 4.

b) De quais elementos são formadas as regiões 3 e 4? Qual é a diferença existente entre o estado físico dos materiais?

19. Para compreender as características geomorfológicas de um terreno, é necessário entender a influência dos agentes internos ou endógenos, que definem a estrutura e geram as formas do relevo e dos agentes externos ou exógenos, que podem modelar e formar as unidades do relevo. É realizado pelos processos de intemperismo físico e químico.

a) O relevo é dinâmico, ou seja, sofre transformações com o tempo. Cite a ação de quatro fenômenos naturais responsáveis por essas alterações: dois que correspondem aos agentes internos e dois que correspondem aos agentes externos.

SIGMAIS :: ago/2017 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_3_S+_12_2017_atv.docx

4

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

b) Explique o que são os processos de intemperismo físico e químico.

20. Preencha a cruzadinha com os conceitos das unidades de relevo. FORMAS DE RELEVO

R

1

6

E

2

L

3

E

4 5

V O 7

8 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Elevação de terra menor que um monte. Conjunto de montanhas. Região mais elevada do que as terras vizinhas. Elevação de terra que aparece de forma isolada, menor que uma montanha. Região mais baixa entre duas montanhas. Grande elevação de terra. Porção de terra cercada de água. Região mais plana e mais baixa em relação às terras vizinhas.

HISTÓRIA A Grécia é um país da Europa formado por duas regiões distintas: uma parte continental, formada pela Península Balcânica, e outra insular, composta por mais de 2 mil ilhas espalhadas pelos mares Mediterrâneo, Egeu e Jônio.

21. Entre 2000 a. C. e 1000 a. C., quais povos se instalaram nessa região e deram origem às cidades gregas?

SIGMAIS :: ago/2017 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_3_S+_12_2017_atv.docx

5

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA ::

22. Leia o texto com atenção. As características gerais das sociedades cretense e micênica eram muito parecidas com as das civilizações do Oriente Próximo da mesma época, por exemplo o Egito e a Mesopotâmia. REDE, Marcelo. A Grécia antiga. São Paulo: Saraiva, 1999. P. 13 (Com adaptações).

a) Apresente um exemplo de semelhança religiosa entre os cretenses e micênicos e as civilizações do Oriente Próximo citadas no texto.

b) Sabemos que, no Antigo Egito, havia um governante com poder centralizado. Qual é o sociedade grega citada no texto que apresenta organização política semelhante? Justifique.

23. Qual era a principal atividade econômica dos aqueus? De que modo essa atividade ampliava a troca cultural?

24. Assinale a opção correta. Entre os povos que foram os principais fundadores das cidades-Estado da Grécia clássica, encontram-se os A sumérios, aqueus, eólios e babilônicos. B aqueus, jônios, eólios e sumérios. C jônios, persas, fenícios e dórios. D aqueus, dórios, jônios e eólios. E eólios, aqueus, persas e hebreus. 25. As primeiras pólis gregas eram governadas por um rei chamado

A B C D E

sátrapa. basileu. faraó. imperador. patriarca.

SIGMAIS :: ago/2017 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_3_S+_12_2017_atv.docx

6

Suggest Documents