2014 CENA 1 - INT. - NOITE - APARTAMENTO DA FERNANDA E DA MARIANA - QUARTO DA FERNANDA

Maldito Horóscopo Tratamento Final 04/04/2014 CENA 1 - INT. - NOITE - APARTAMENTO DA FERNANDA E DA MARIANA - QUARTO DA FERNANDA FERNANDA, aproximadame...
2 downloads 0 Views 59KB Size
Maldito Horóscopo Tratamento Final 04/04/2014 CENA 1 - INT. - NOITE - APARTAMENTO DA FERNANDA E DA MARIANA - QUARTO DA FERNANDA FERNANDA, aproximadamente 24 anos, fecha o zíper do vestido preto. Fernanda coloca pulseiras com pingente de pimenta vermelha. Fernanda coloca colar com pingente de escorpião. Fernanda coloca brincos de sal grosso.

CENA 2 - INT. - NOITE - APARTAMENTO DA FERNANDA E DA MARIANA - QUARTO DA FERNANDA Penteadeira com muitas maquiagens, ao lado uma cama de casal. Fernanda está de vestido de festa sentada numa cadeira se maquiando na penteadeira. MARIANA está maquiada e com roupa de festa, sentada na cama mexendo num smartphone. FERNANDA Tive que usar meus brincos novos, isso me dá uma sensação ruim. MARIANA Não entendi. Achei que você comprou eles pra usar. FERNANDA Comprei para não ficar sem amuleto caso perdesse os meus brincos preferidos. MARIANA Eu achava que aquele negócio (e aponta para um filtro dos sonhos pendurado no quarto) era o seu amuleto. FERNANDA Ah, eu tenho vários amuletos, além desse daí. Tem o meu pingente de escorpião, os meus brincos… MARIANA Eu quase te comprei um escorpião de verdade.

FERNANDA Eu tenho pavor de escorpião! Só uso esse pingente porque é do meu signo! Falando em signo… Fernanda pega o jornal e abre na página do horóscopo. MARIANA Ah, bom! (e ri) FERNANDA Meu Deus! Eu vou morrer hoje à noite! MARIANA De onde você tirou isso?! FERNANDA (lendo o jornal) Escorpiano, tenha cuidado! O dia não parece muito promissor, uma mulher é encontrada morta e vai tirar você do prumo. Mantenha a cautela! Sua cor é preto. Evite peixes. MARIANA Desde quando horóscopo prevê morte? Deve ser uma piada do horoscopista ou seja lá qual for o nome disso! FERNANDA Esse negócio acertou até a cor do vestido que eu estou usando! MARIANA Todo mundo usa preto. Lembra que um dia o seu número da sorte era super elaborado? Acho que era 700 e alguma coisa… FERNANDA 789! Somei os números e deu 24, percebi que era a idade do Felipe. Só podia ser um sinal, então eu fiquei com ele. Lembra do Lipe? (mostra uma foto) MARIANA Há séculos tem essa foto dele aí. Óbvio que lembro! E o sinal, provavelmente era pra você se afastar dele. Lembra que ele tinha namorada? FERNANDA Eles não eram felizes!

MARIANA Então porque o Lipe pediu ela em casamento dois meses depois de ficar com você? FERNANDA Não muda de assunto! MARIANA Tá e esse negócio de evitar comer sushi? FERNANDA Sushi? Mariana pega o jornal da mão de Fernanda. MARIANA (lendo o jornal) Evite peixes. FERNANDA Devem estar falando do signo de peixes. MARIANA Então você está ferrada. Esqueceu que eu sou pisciana!? FERNANDA Eu não levo tudo ao pé da letra… Se eu for na festa posso ser assassinada no meio do caminho! MARIANA (ironiza) Ou na festa mesmo. FERNANDA Imagina se alguém dá um tiro no meio da festa? E se for um cara que me mata por ciúme. Não posso ficar com ninguém… E um cara pode querer me matar caso eu não fique com ele. E se eu ficar com o cara, ele pode me estuprar e me jogar no Guaíba! MARIANA (debocha) Leva uma bóia então! FERNANDA Se eu morrer volto pra puxar seu pé de noite.

CENA 3 - EXT. - NOITE - RUA Fernanda e Mariana estão na frente de um prédio. Mariana faz menção de caminhar, mas Fernanda a impede. FERNANDA Vamos de táxi. MARIANA A gente mora pertinho da balada! FERNANDA E se eu for atropelada? MARIANA Tá, vamos de táxi. Não vou começar a noite com você enchendo os meus ouvidos. FERNANDA O taxista pode ser barbeiro e acabar provocando um acidente. Ou então ele pode resolver nos assaltar e… MARIANA (interrompe) É, andar de táxi está um roubo! FERNANDA E se entrarem no carro pra assaltar a gente, daí o taxista resolve reagir, atiram na gente e todo mundo morre! Meu Deus, que horror! Não vamos mais de táxi! MARIANA Só você vai morrer, eu não sou de escorpião. Mariana puxa Fernanda pela mão e caminha.

CENA 4 - EXT. - NOITE - RUA Mariana e Fernanda estão atravessando a rua. Mariana olha para os dois lados da rua. Fernanda (desatenta) olha para a bolsa da amiga.

FERNANDA

Mari, cuidado com a sua bolsa! Coloca no ombro! Fernanda puxa a bolsa de Mariana para o ombro e não vê um carro que quase atropela as duas. O carro pára de sopetão e o MOTORISTA buzina. Fernanda leva um susto, tropeça e cai. MARIANA (irritada) Fernanda, pára de olhar pra minha bolsa e presta atenção no trânsito! A gente podia ter sido atropelada! FERNANDA Acho melhor a gente não ir na festa. MARIANA Vai começar a paranóia zodiacal?! FERNANDA Eu posso morrer hoje, sim! Só que agora eu não quero ir na festa, porque torci o pé. Motorista buzina novamente. MARIANA Já vai! Mariana ajuda Fernanda a levantar. Fernanda se segura no ombro de Mariana para poder caminhar. As duas vão para a calçada e seguem o caminho de volta pra casa. MARIANA (debochando) Pelo visto você só vai torcer o pé hoje. FERNANDA E isso pode virar uma gangrena! Meu Deus! MARIANA Do que você está falando? FERNANDA Depois dessa torção o sangue pode parar de circular no meu pé, ele apodrece e eu morro! MARIANA Ô, exagerada! Se você quer mesmo morrer hoje, vai ser de outra coisa!

FERNANDA Eu não quero morrer! Só estou com medo! MARIANA Tá bom medrosa, a gente já tá chegando em casa.

CENA 5 - INT. - NOITE - SALA - APARTAMENTO DA FERNANDA E DA MARIANA Um sofá, com uma mesa de aproximação. Mariana abre a porta de casa e ajuda Fernanda a sentar no sofá. MARIANA Acho melhor você ficar com esse pé de molho na banheira. FERNANDA Não, não… E se um serial killer entrou aqui e adulterou o nosso aquecedor lá no banheiro? Daí eu vou entrar pra tomar banho, você vai dormir, eu desmaio, você acorda amanhã de manhã e eu estou morta por causa do gás que vasou! MARIANA Ah, pra mim chega dessa sua loucura, eu vou dormir! FERNANDA Boa noite. MARIANA Boa noite. Fernanda tira o smartphone da bolsa e coloca na mesa de aproximação. Fernanda se deita no sofá. Mariana apaga a luz da sala e segue para o quarto.

CENA 6 - INT. - DIA - SALA - APARTAMENTO DA FERNANDA E DA MARIANA Mariana está com um jornal nas mãos. Mariana acorda Fernanda.

MARIANA Fê, já é sábado de manhã! Fernanda olha o smartphone (deitada). FERNANDA Oito horas da manhã. Me deixa dormir. MARIANA Terra chamando Fernanda! Se liga! São oito horas da manhã do outro dia e você está viva! Fernanda senta. FERNANDA Você já leu o jornal? MARIANA Não, acabei de pegar. Fernanda pega o jornal da mão de Mariana e procura a página do horóscopo. FERNANDA Provavelmente o horóscopo vai dizer que hoje é um dia dedicado a mudanças e transformações. Sempre que acontece uma reviravolta na minha vida isso aparece, é incrível como acertam… MARIANA (debocha) Também pode aparecer aí que por causa de alguma mudança nessas coisas de signo você vai fazer uma grande viagem, um daqueles cruzeiros, e sair com uns carinhas bem bonitos. Mesmo que passe o tempo todo enjoada, já que você sempre vomita em viagem de barco. Fernanda ainda com o jornal aberto. FERNANDA Que absurdo! MARIANA

Mas você sempre vomita! E o horóscopo já falou até de você viajar pra Machu Picchu. Nem vem, a minha piada foi boa! FERNANDA (lendo o jornal) Errata: Na edição de ontem foi publicada parte de uma notícia de assassinado dentro do horóscopo. Lamentamos o ocorrido e qualquer mal entendido causado por este engano. Mariana ri descontroladamente. FERNANDA Merda! Fernanda levanta joga o jornal em cima da mesa, tira os brincos, o colar e a pulseira e joga em cima do jornal. FERNANDA Cansei dessa droga! Vou colocar todas essas coisas de superstição fora! MARIANA Até o incenso!? FERNANDA Principalmente isso! Eu sou alérgica! Fernanda e Mariana seguem em direção ao quarto.

TEXTO FINAL Depois de um período de 4 anos morando no Rio de Janeiro, em 1969, Luis Fernando Verissimo retornava a Porto Alegre para trabalhar na Zero Hora. Naquela época chegou a publicar o horóscopo e por achar que ninguém lia a seção inteira ele trocava as previsões entre os signos, além de inventar muita coisa. A carreira de Verissimo como astrólogo foi curta, mas histórica e até hoje é assunto nas entrevistas e bate-papos com o escritor gerando muitas risadas. Este filme é uma homenagem a Luis Fernando Veríssimo FIM.