PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

EDITAL N.º 007/2011 JULGAMENTO DOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA A Empresa Gualimp Assessoria e Consultoria com referendo da Comissão Coordenadora TORNA PÚBLICO o JULGAMENTO DOS RECURSOS, impetrados pelos candidatos contra o gabarito das provas objetivas, nos termos do item 11 do Edital 001/2011 de CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS OBJETIVAS E PRÁTICAS, de caráter eliminatório, E DE PROVAS DE TÍTULOS, de caráter classificatório, para provimento de 162 (cento e sessenta e duas) vagas existentes e cadastro de reserva no quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Marataízes-ES, conforme abaixo relacionados. Os pontos das questões que por ventura forem anuladas neste ato de julgamento de recursos serão atribuídos a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. CARGO: BIÓLOGO Nº de Inscrição

Nome do Candidato

002519

FRANCISCO EDUARDO BARBOSA

003973

DIEGO DA SILVA GOMES

QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é procedente, QUESTÃO

ANULADA. QUESTÃO: Nº. 27 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, pois os Fungos e bactérias também participam do processo de decomposição de matéria orgânica (compostagem). Além de lesmas e minhocas em temperaturas baixas (não é 0º ou abaixo de 0º). As lesmas e minhocas também são seres vivos.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 30 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, com base nas seguintes argumentações: As relações interespecíficas são as seguintes:

1

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

1) Relações interespecíficas harmônicas: Simbiose ou mutualismo Protocooperação Inquilinismo ou epibiose Comensalismo 2) Relações interespecíficas desarmônicas Amensalismo ou antibiose Predatismo Herbivorismo Parasitismo 3) Relações intraespecíficas desarmônicas Competição Existem duas modalidades de competição:  Competição interespecífica  Competição intraespecífica 4) Canibalismo Canibalismo é uma relação de predatismo intraespecífico em que seres de uma mesma espécie comem outros seres da sua própria espécie. Verifica-se então que todas as alternativas são relações interespecíficas harmônicas, com exceção do canibalismo.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 41 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, a prevenção a esta doença passa necessariamente por medidas de saneamento básico. Águas e sistemas de esgoto devem ter sempre as águas tratadas. Os caramujos, hospedeiros intermediários do parasita, devem ser eliminados e ainda, o combate a animais, como o rato, é uma medida preventiva uma vez os mesmos servem de reservatórios naturais do parasita. A alternativa “D” é a alternativa que responde corretamente ao enunciado uma vez que o simples uso de qualquer “tipo” de calçado não evita o contágio da pele com água contaminada pelas cercarias, para haver uma proteção e usar nos pés sapatos ou botas de borracha que oferecem maior proteção ao pé.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 42 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, ao analisar e interpretar o processo de separação em gel por eletroforese dos indivíduos apresentados na referida questão é clara a ligação entre os fragmentos do “Possível pai 1” com a criança não encontramos em nenhum momento fragmentos do “Possível Pai 2”. A argumentação apresentada pelo candidato apresenta apenas o ponto de vista dele frente a questão não traz fundamentação teórica.

A alternativa “C” está correta! 2

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 47 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, a alternativa correta é a constante na letra “D” uma vez que o NAPDH2 é fonte de hidrogênio, pois se forma quando a molécula de água é quebrada e o hidrogênio é utilizado, participa da formação dos compostos orgânicos como a glicose, importante para a atividade da planta.

A alternativa “D” está correta! CARGO: OFICIAL ADMINISTRATIVO Nº de Inscrição

Nome do Candidato

000161

GRACIELLI CURCIO DA SILVA

002882

KELLY FIGUEIREDO SOARES

003640

CRISTIANE FRANÇA DE SOUZA

QUESTÃO: Nº. 05 - PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, a alternativa correta é a constante na letra “E” pois é a única que apresenta erro no significado dos radicais. A alternativa “A” apontada também como incorreta pelo(a) candidato(a) está correta, uma vez que o enunciado da questão não se pede a sequência dos radicais e também não se refere aos sufixos e prefixos, portanto independentemente da ordem destes, os significados dos radicais serão sempre os mesmos.

A alternativa “E” está correta! QUESTÃO: Nº. 11 - PROVA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é procedente, QUESTÃO

ANULADA. QUESTÃO: Nº. 12 - PROVA DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é procedente, QUESTÃO

ANULADA. QUESTÃO: Nº. 32 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que o enunciado refere-se as afirmativas ligadas diretamente a procedimentos na redação oficial, portanto a alternativa

3

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

“e” Todas as afirmações estão incorretas, como não estabelece nenhum procedimento sobre redação oficial e ainda sendo a questão pautada na metodologia que avalia a capacidade de julgamento do candidato com relação a temáticas e idéias, e usando de exclusão de alternativa a mesma seria facilmente excluída.

A alternativa “B” está correta! CARGO: MONITOR ESCOLAR Nº de Inscrição

Nome do Candidato

006026

FRANCIELLY BRANDÃO OLIVEIRA

004707

ALDA DOS SANTOS RODRIGUES

005577

CYNTHIA ROSÁRIO ISHIZUKA

001688

DANIELLE RIBEIRO CUSTÓDIO

QUESTÃO: Nº. 05 - PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE. A alternativa correta é a constante na letra “E” pois é a única que apresenta erro no significado dos radicais. O enunciado da questão não se pede a sequência dos radicais sendo que, na palavra fotografia o significado dos radicais está incorreto, pois “foto” significa “luz” e “grafia” significa “escrita” e não “imagem” como apresenta na referida questão. Em termos etimológicos, a palavra fotografia é a junção de dois radicais gregos: photos, que significa luz; e graphos, que significa escrever. Assim, o princípio básico do ato de fotografar – ou seja, de “escrever com luz”

A alternativa “E” está correta! QUESTÃO: Nº. 06 - PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, a alegação trazida pelo(a) candidato(a) não apresenta

argumentação lógica apenas uma interpretação pessoal do

enunciado da questão. O enunciado é claro quando solicita que: “Relacione as colunas indicando o valor semântico que é introduzido pelas preposições nas frases abaixo:”, portanto a resolução da questão consiste em analisar o valor semântico que é introduzido pelas preposições.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 07 - PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, a alegação levantada não está devidamente fundamentada, não contém argumentação lógica e não apresenta a literatura pesquisada, o que torna impraticável a análise da mesma.

A alternativa “B” está correta! 4

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 09 - PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, a alegação levantada não está devidamente fundamentada, não contém argumentação lógica e não apresenta a literatura pesquisada, o que torna impossível a análise da mesma.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 11 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é PROCEDENTE, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 12 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é PROCEDENTE, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 43 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, trata-se de questão cuja metodologia avalia a capacidade de julgamento do candidato com relação a temáticas e idéias, usando de exclusão de alternativa. E embora o candidato tenha interposto recurso no sentido, ponderamos os seguintes aspectos. A alternativa esperada como resposta ao enunciado da questão é “A”. A alternativa “B” constitui perfeitamente adequada à temática da questão, sem maiores dificuldades de interpretações, visto que a palavra “ELE” se refere ao “ATO de brincar”, anteriormente citado. No entendimento da língua portuguesa o termo SÓ apresenta-se como norma gramatical advérbio de exclusão. Ou seja, apenas, somente. Isto posto, observamos que a exclusão de outras possibilidades do ato de brincar e suas considerações não ocorre nas afirmativas apresentadas, pois todas estão corretas à ótica da temática abordada: brincadeira no desenvolvimento infantil. Os aspectos pedagógicos, educacionais podem ser encontrados no Referencial curricular nacional para a educação infantil. Por fim, entendemos que a questão está dentro do conteúdo programático do edital proposto. E pelas explicações e considerações supracitadas, o nosso parecer é pelo INDEFERIMENTO do recurso em questão.

A alternativa “A” está correta! 5

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 46 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, a grafia da palavra “TOLHER” está acertada conforme dicionário da língua portuguesa, que nos anuncia o significado da mesma como “dificultar, embaraçar, proibir, impedir, etc”. Mais especificamente, o termo APENAS , como entendimento da língua portuguesa denota unicidade. Ademais, como norma gramatical

APENAS

é um

advérbio de exclusão. O que não ocorre nas afirmativas apresentadas (I e II), pois todas estão corretas à ótica da temática abordada: procedimentos adequados aos cuidados essenciais com as crianças de 0 a 5 anos, em especial o banho. Os aspectos pedagógicos, educacionais podem ser encontrados no referencial curricular nacional para a educação infantil. Por fim, entendemos que a questão está dentro do conteúdo programático do edital proposto. E pelas explicações e considerações supracitadas, o nosso parecer é pelo INDEFERIMENTO do recurso em questão.

A alternativa “D” está correta! CARGO: EDUCADOR SOCIAL Nº de Inscrição 003694

Nome do Candidato LUZINETI MARIA ROSSETO MENDONÇA

QUESTÃO: Nº. 32 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, trata-se de questão cuja metodologia avalia a capacidade de julgamento do candidato com relação a temáticas e idéias, usando de exclusão de alternativa. De certo que a alternativa interpelada pelo candidato parece ser duvidosa,

no entanto se nos esclarecermos pelo Estatuto do Idoso no artigo 39, § 3o do mesmo, assim notaremos que: “Art. 39. Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares. o

§ 3 No caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos no caput deste artigo.” o

Ou seja, o Estatuto do Idoso possibilita um dispositivo legal (que é o artigo 39, § 3 ) que garante transporte coletivo público às pessoas acima de 60 anos. No entanto, por decisão da localidade.

A alternativa “E” está correta!

6

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

CARGO: FISIOTERAPEUTA Nº de Inscrição 003379

Nome do Candidato KEYLLA FABIANO BRANDÃO

QUESTÃO: Nº. 12 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é PROCEDENTE, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é PROCEDENTE, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 30 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é PROCEDENTE, QUESTÃO ANULADA.

CARGO: TÉCNICO EM RADIOLOGIA Nº de Inscrição 006371

Nome do Candidato RICARDO FERNANDES TOSTA

QUESTÃO: Nº. 22 - PROVA DE CONHECIMENTOS EM SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, uma vez que, que trata-se de questão cuja metodologia avalia a capacidade de julgamento do candidato com relação a temática em pauta, considerando que são princípios e diretrizes do SUS as elencadas nos incisos de I a XIII do artigo 7º da Lei nº 8.080/90, a alternativa que não condiz com nenhum dos princípios e diretrizes constante na lei é o constante na alternativa “A”. O fato de constar na alternativa “E” a opção “Todas as afirmações estão corretas”, não estabelece nenhuma correlação com princípios ou mesmo diretrizes do SUS, essa alternativa somente beneficiou os candidatos, logo que esta jamais poderia ser considerada CORRETA.

A alternativa “A” está correta!

7

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 27 - PROVA DE CONHECIMENTOS EM SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é procedente, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 33 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a resposta fundamenta-se no que é claramente abordado no Livro “Manual de Radiologia”, BEM HUR MADALOSSO, mais especificamente na página número 14, podendo a mesma ser a mesma facilmente comprovada.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 44 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a resposta está fundamentada de acordo com o livro de Técnica Radiológica, Boisson, na página 11, o autor cita entre as medidas de segurança para proteção radiológica a existência de biombo, para separação do técnico e o paciente, com visor para o técnico observar o paciente e de chumbo para maior proteção.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 45 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a resposta está fundamentada de acordo com o livro de Técnica Radiológica, Boisson, na página 215, tem–se a seguinte afirmativa: “em traumatismos em hiperflexão e hiperextensão da coluna cervical, as vértebras mais atingidas são a quarta e quinta vértebra cervical”. Portanto, a alternativa da letra “E” está incorreta.

A alternativa “E” está correta! CARGO: AGENTE DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO Nº de Inscrição 001149

Nome do Candidato LINDENBERG DE OLIVEIRA JACINTO JUNIOR

QUESTÃO: Nº. 28 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: INDEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, pois o fato de haver na questão duas alternativas com respostas idênticas não ocasionou prejuízo aos candidatos na resolução da questão, uma vez que se tratava de uma alternativa incorreta.

A alternativa “C” está correta! 8

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 39 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, pois o fato de haver na questão duas alternativas com respostas idênticas não ocasionou prejuízo aos candidatos na resolução da questão, uma vez que se tratava de uma alternativa incorreta.

A alternativa “D” está correta! CARGO: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Nº de Inscrição 002524

Nome do Candidato FRANCISCO EDUARDO BARBOSA

QUESTÃO: Nº. 36 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é procedente, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 46 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é procedente, QUESTÃO ANULADA.

CARGO: OPERADOR DE MÁQUINAS Nº de Inscrição 001593

Nome do Candidato FABIO DA SILVA BARROS

QUESTÃO: Nº. 22 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a alegação levantada não está devidamente fundamentada e sim uma opinião pessoal sobre a questão em pauta, não contém argumentação lógica e não apresenta a literatura pesquisada, o que impossibilita análise e julgamento do mesmo.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 40 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a alegação levantada não está devidamente fundamentada e sim uma opinião pessoal sobre a questão em

9

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

pauta, não contém argumentação lógica e não apresenta a literatura pesquisada, o que impossibilita análise e julgamento do mesmo.

A alternativa “B” está correta! CARGO: ADMINISTRADOR Nº de Inscrição

Nome do Candidato

002929

VALÉRIA CRISTINA A. LAGE JORDÃO

000713

GLAUCE DE OLIVEIRA GRECHI

001164

TATIANI DARIVA

QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é PROCEDENTE, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 27 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, pois o fato de haver na questão duas alternativas com respostas idênticas não ocasionou prejuízo aos candidatos na resolução da questão, uma vez que se tratava de uma alternativa incorreta.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 33 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, uma vez como afirmado pela candidata na alternativa “C” apresenta uma desvantagem da centralização, assim como “a”, “b” e “d” tabém apresentam as desvantagens do referido processo, portanto a alternativa correta é a “E”que traz a resposta é todas as alternativas anteriores não são consideradas vantagens da centralização, portanto a argumentação apresentada pelo(a) candidato(a) não é aceitável para anulação da questão.

A alternativa “E” está correta! QUESTÃO: Nº. 39 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, pois o autor citado pelo(a) candidato(a) TAYLOR não possui

uma visão de treinamento de operários, e sim de

conhecimento vindo da REPETIÇÃO DE TAREFAS e não do treinamento, portanto treinamento dos operários é uma exceção às principais características da Administração Científica.

A alternativa “B” está correta! 10

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 40 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é PROCEDENTE, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 45 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é PROCEDENTE, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 46 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é PROCEDENTE, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 48 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, uma vez que o comando principal da questão é: “Qual dos princípios abaixo não precisa ser observado em um processo licitatório:” como afirmado pelo(o) próprio(a) candidato(a) não existe o princípio da pessoalidade ele não poderá ser observado em um processo licitatório, portanto é evidente que é a alternativa que responde ao solicitado pela questão.

A alternativa “B” está correta! CARGO: PROCURADOR MUNICIPAL Nº de Inscrição 002931

Nome do Candidato TADEU DOS SANTOS

003398

MARIA TEREZA BECCALLI A. DE SOUZA

001602

ÉRICA SARMENTO VALE

003128

TATIANA TOOKI AZOLIN

001407

DANIELLY DE OLIVEIRA NAZÁRIO

005204

BIANCA MOTTA PRETTI

004892

FELIPE BUFFA SOUZA PINTO

006436

CRISTHIANO SOUZA PIMENTEL

002070

MARCO TULIO RIBEIRO FIALHO

003312

AMANDA VAZZOLLER SIMÕES

004191

SABRINA BORNACKI SALIM MURTA SERQUEIRA

11

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

000367

LARISSA ALMEIDA JORDÃO

003069

CARLOS AMARAL

001136

CYNTIA DAMASCENO PETERLE

001453

WILLIAN LIPHAUS ALMEIDA

006772

THIAGO TRISTÃO LIMA

005708

MARCOS FAÉ JUNIOR

005720

EDNEI FERREIRA DOS SANTOS

003418

THELMO DALLA BRANDÃO NETO

QUESTÃO: Nº. 02 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Realmente a palavra enxergar foi digitada com “M” e não com “N”, mas observando que nas demais 14 (quatorze) palavras se trata do uso correto do X e do CH, o erro de digitação não causa confusão na leitura da palavra e não atrapalha a resolução da questão, pois, a alternativa que apresenta esse erro está incorreta. De acordo com o exposto a alternativa permanece a divulgada no gabarito preliminar.

A alternativa “A” está correta! QUESTÃO: Nº. 09 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente. Observa-se que no texto a alegria aconteceu devido a algum fato ocorrido, portanto em “vontade de rir e de chorar” refere-se ao fato que não está expresso, mas ocorreu em algum momento. Então a relação das preposições indica causa, sendo a alternativa “D” a correta.

A alternativa “D” está correta!

QUESTÃO: Nº. 10 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. O(a) candidato(a) está correto(a) quando afirma que a derivação imprópria é um caso especial, mas o fato da palavra “premiado” não estar com a definição expressa da classe de palavras a qual pertence, não impede e nem interfere na resolução da questão por parte dos candidatos, uma vez que na resolução ao classificar o processo de formação das demais palavras existentes na questão, somente a palavra “premiado” tem a possibilidade de classificar-se como derivação imprópria.

A alternativa “A” está correta!

12

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 12 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é PROCEDENTE, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é PROCEDENTE, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 14 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. A alternativa esperada como resposta ao enunciado da questão é “A”, ela versa sobre o uso de técnicas de derrubadas de matas nativas, produção de carvão e contratação de mão-de-obra para tal atividade cita a produzir carvão para a indústria siderúrgica como um de seus usos: para a indústria siderúrgica. Nisso podemos melhor explicitar que: “...o carvão vegetal é usado preponderantemente na produção de ferro-gusa e aço. As usinas integradas tendem, na atualidade, a utilizar o coque de carvão mineral. Tem-se informação de que a usina a carvão vegetal da Belgo-Mineira, em Monlevade-MG, está em vias de desativar os altos fornos a carvão vegetal em favor de um único alto-forno a coque. A se confirmar a tendência, o carvão vegetal ficará confinado ao mercado de produtores independentes de ferro-gusa, à produção de ferro-ligas em algumas regiões onde existem ainda reservas de florestas plantadas ou de matas nativas exploráveis sob o regime de manejo, e à complementação da sucata nos fornos elétricos a arco.”(disponível em www.ecen.com, acesso dia 25.04.2011) Tais explicações podem ser amplamente divulgadas em livros de Ensino Fundamental ou Médio. Obviamente, a utilização de carvão mineral pelo setor siderúrgico é reduzido frente ao uso de outras matérias que depreendem mais calor e energia necessárias às atividades demandas. Ademais, afirma o MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA, no Relatório Técnico 58 Perfil do AçoDESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DUODECENAL (2010 - 2030) DE GEOLOGIA, MINERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO MINERAL que: 3

“Atualmente, o consumo do carvão vegetal nas usinas integradas da ordem de 3m por toneladas de gusa, representa em torno de 4,0 milhões de metro de carvão (mdc) na média dos últimos anos. Este consumo já foi o dobro quando comparado a média dos anos noventa (8,0 mdc em 1993), segundo o anuário da Associação 3

Mineira de Silvicultura. (AMS 2005). Com preço médio em torno de US$ 30,00 /m é um insumo que em termos de valor metalúrgico (dentro do altoforno) é superior ao do minério de ferro na mesma situação, em função das unidades de consumo. A previsão do futuro para o carvão vegetal vai enfrentar a possibilidade de consumo de coque importado e a legislação ambiental Em 1980 enquanto o coque representava um consumo de 5 milhões de toneladas, e atualmente representa 13 milhões de toneladas (2007), o consumo do carvão vegetal veio reduzindo-se de 8,0 para 4,0mdc.”

13

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

A questão apresenta um recurso mnemônico que possibilita situar o candidato no assunto desejado e focado que é “trabalho escravo” em linhas gerais, e não especificamente o uso do carvão vegetal na siderurgia capixaba. Por fim, entendemos que a questão está dentro do conteúdo programático do edital proposto. E pelas explicações e considerações supracitadas, o nosso parecer é pelo INDEFERIMENTO do recurso em questão.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 21 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. A alternativa “D” divulgada no gabarito está correta, pois os dados do disco rígido estarão disponíveis para a utilização do usuário quando o computador for desligado, ou seja, mesmo após o seu desligamento.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 24 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentada pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente. Na questão o termo “excluir” está referenciando a ação de não contar, não incluir, omitir, não deixar entrar, pôr fora, pôr de parte. Portanto a afirmativa não cita que o arquivo será excluído permanentemente do disco rígido, mas sim que o mesmo não estará visível na lixeira, nem referenciado no HD para manipulação do usuário.

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 26 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. A argumentação do recorrente não há de prosperar vez que se trata de concurso público em execução no território nacional, ou seja, no “Brasil”. Desta forma os conteúdos abordados, mais especificamente no uso de ferramentas e programas de informática, em especial “editor de texto”, necessariamente se dão em padrão português.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 27 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, pois o fato de haver na questão duas alternativas com respostas idênticas não ocasionou prejuízo aos candidatos na resolução da questão, uma vez que se tratava de uma alternativa incorreta.

A alternativa “C” está correta!

14

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 30 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. A resposta correta para a referida questão é a alternativa “E”, sendo que apenas uma das cinco alternativas representa a alternativa correta, assim as demais serão desconsideradas por eliminação. Além de não ser necessário conhecimentos relativos só maços sistema no qual o seu Browser Safari é seu navegador padrão, devendo ao fato do mesmo Safari em sua versão S.O.S ter suporte para funcionamento estável no ambiente Windows XP, Vista e Seven.

A alternativa “E” está correta! QUESTÃO: Nº. 31 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. A nova redação dada pela Emenda Constitucional nº. 20/98 ao inciso II, do § 1°, do art. 40, é que os proventos são proporcionais ao tempo de contribuição e não mais ao tempo de serviço. Isso, evidentemente, se o servidor não houver satisfeito os requisitos para que os proventos sejam integrais. Assim, as recorrentes não têm razões em seus recursos.

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 33 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente. Para tanto, alegam, em breve síntese, que: i) o Superior Tribunal de Justiça admite hipótese na qual o contratado prescinde de autorização judicial para aplicar o princípio da exceção de contrato não cumprido; ii) a rescisão amigável do contrato administrativo exige a presença do requisito “conveniência”, o que não está expresso na assertiva apresentada como correta; iii) o contrato pode ser rescindido antes do prazo de 90 (noventa) dias de inadimplência da Administração, mediante decisão judicial cautelar; e, iv) nenhuma das alternativas apontou o artigo 78, inciso XV, da Lei 8.666/93, tampouco o prazo de 90 (noventa) dias nele previsto. Em que pese a argumentação trazida pelos recorrentes, suas alegações não merecem prosperar, pelas razões que se passa a expor. De início, cumpre esclarecer que o julgado do Colendo Superior Tribunal de Justiça utilizado pelo candidato como paradigma (REsp 910.802/RJ – Rel. Min. Eliana Calmon) não garantiu ao particular, a partir do atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração, a possibilidade de rescindir o contrato administrativo sem a intervenção do Poder Judiciário. Ao apreciar o Recurso Especial supramencionado, a Segunda Turma do C. STJ assegurou ao contratado sponte propria o direito de suspender a execução do contrato. Vê-se, portanto, que não há como confundir a simples suspensão do contrato administrativo com a rescisão do mesmo – situação esta apontada na alternativa “a” da Questão 33. Por oportuno, é válido transcrever um aresto da Ementa:

15

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

“Se a Administração Pública deixou de efetuar os pagamentos devidos por mais de 90 (noventa) dias, pode o contratado, licitamente, suspender a execução do contrato, sendo desnecessária, nessa hipótese, a tutela jurisdicional porque o art. 78, XV, da Lei 8.666/93 lhe garante tal direito.” (STJ – REsp 910.802/RJ – Segunda Turma – Rel. Min. Eliana Calmon – DJ 03.06.2008) Deste modo, a auto-aplicação do artigo 78, inciso XV, da Lei 8.666/93, cinge-se à suspensão do contrato firmado com a Administração, de modo que não há que falar em anulação da questão 33, uma vez que abordou a “rescisão” do contrato administrativo. Outrossim, com um posicionamento de vanguarda, o professor José dos Santos Carvalho Filho sustenta que seria viável aplicar o princípio da exceção do contrato não cumprido em face da Administração antes mesmo de se completar 90 (noventa) dias de inadimplemento por parte do contratante. Todavia, a presente questão não exigiu do candidato conhecer, tampouco adotar o entendimento supramencionado, eis que propositadamente deixou de mencionar o prazo estabelecido no artigo 78, inciso XV, da Lei 8.666/93. Assim, pouco importa se o candidato adere, ou não, à necessidade do contratado observar o prazo previsto em lei para opor a “exceção do contrato não cumprido” contra a Administração. Outro argumento utilizado pelos recorrentes para embasar a anulação da questão foi a ausência do termo “conveniência” na alternativa correta, tal como está expresso no artigo 79 da Lei 8.666/93. Mais uma vez, melhor sorte não lhes assiste. Isto porque, ainda que a assertiva não tenha mencionado explicitamente a palavra “conveniência”, não há qualquer erro na expressão “requer do contratado a obtenção de acordo com a Administração Pública”, eis que o artigo 79, inciso II, da Lei de Licitações preleciona que a rescisão do contrato poderá ser amigável, por acordo entre as partes. Por fim, aduzem os recorrentes que a alternativa correta não apontou o prazo de 90 (noventa) dias, nem a norma que o prevê. No entanto, consoante descrito alhures, o prazo não foi inserido em qualquer das opções de maneira proposital, visto que a doutrina diverge quanto a sua imprescindibilidade para aplicação da exceção do contrato não cumprido. Ademais, a ausência do dispositivo legal utilizado para definir a questão como correta não a invalido. - O direito resguardado ao contratado, e mencionado pelo STJ, é de suspender a execução do contrato, mas nunca rescindi-lo. - A opção não precisa utilizar o termo “conveniência”. Além disso, ela não está errada ao falar que o contratado precisa obter um acordo com a Administração Pública. - A idéia do Carvalho Filho se aplica nas hipóteses em que o contratado quer rescindir com a Administração quando o inadimplemento é inferior a 90 dias. Nesses casos, realmente só o Poder Judiciário poderá deferir a suspensão da execução do contrato. - Não precisa colocar o prazo e o artigo na questão.

A alternativa “A” está correta! QUESTÃO: Nº. 35 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. O recurso interposto pelo candidato aponta como “incorreto ou no mínimo temerário afirmar na letra „d‟ que os atos podem ser irrevogáveis, na medida que existe súmula n

o

473 do STF prevendo claramente a revogação de atos

administrativos, logo jamais poderia ser correta assertiva que fala que os atos administrativos são irrevogáveis.” (grifo no original)

16

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Não obstante o recorrente afirmar que não há atos administrativos irrevogáveis, a melhor doutrina é uníssona no sentido de que o ordenamento jurídico brasileiro admite tanto os atos revogáveis, quanto os irrevogáveis. Neste sentido, é válido transcrever um trecho do entendimento exposto pelo professor José dos Santos Carvalho Filho em seu “Manual de Direito Administrativo”: “O poder de revogação da Administração Pública não é ilimitado. Ao contrário, existem determinadas situações jurídicas que não rendem ensejo à revogação, em alguns casos por força da própria natureza do ato anterior, em outros pelos efeitos na ordem jurídica.” Além disso, deve-se destacar que a própria Súmula mencionada pelo candidato em seu arrazoado traz a ressalva na qual a revogação é incabível, qual seja, quando pode atingir “direitos adquiridos”. Por oportuno, fazse mister trasladar o posicionamento sumulado pelo Excelso Supremo Tribunal Federal, senão vejamos: “A administração pode anular seus próprios ato, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.” Por fim, ainda valendo dos ensinamentos do professor José dos Santos Carvalho Filho, a resposta que deveria ter sido assinalada pelo candidato é encontrada às fls. 113/114 do já mencionado “Manual de Direito Administrativo”, a saber: Esse critério leva em consideração o tipo de efeitos que os atos administrativos podem produzir. Podem ser constitutivos, declaratórios e enunciativos. Atos constitutivos são aqueles que alteram uma relação jurídica, criando, modificando ou extinguindo direitos. [...] Atos declaratórios são os que apenas declaram situação preexistente [...] Por fim, temos os atos enunciativos, cuja característica é a de indicarem juízos de valor, dependendo, portanto, de outros atos de caráter decisório.(...)”

A alternativa “C” está correta!

QUESTÃO: Nº. 39 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente, QUESTÃO ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 40 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente. Vejamos o que diz o texto da Lei nº 4.320/64, que Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal . Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em: I - suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária;

17

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública. A resposta “A” não pode ser considera como “tendo o mesmo sentido no seu teor” da resposta “E”, pois, conforme artigo 41 infra mencionado; 1) Os créditos SUPLEMENTARES são utilizados quando ocorrer insuficiência de dotação orçamentária no Orçamento Público, ou seja, para reforço de dotação já existente no orçamento; 2) Os créditos ESPECIAIS são destinados especialmente para despesas não previstas na Lei Orçamentária, portanto, não existentes no orçamento.

A alternativa “E” está correta!

QUESTÃO: Nº. 41 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. O recorrente não tem razão, uma vez que, o texto da LETRA “C” traduz exatamente o previsto no artigo 381 do Código Civil, assim, a referida alternativa não atende a exigência da questão. Sendo por fim, a LETRA “E” a única alternativa que atende a exigência da questão.

A alternativa “E” está correta!

QUESTÃO: Nº. 43 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. O termo "inadimplente" do art. 390, “caput” do Código Civil se refere tanto à mora quanto ao inadimplemento absoluto. Assim, a mora das obrigações de não fazer é ex re, isso quer dizer, automática. (Comentários ao novo Código Civil, v. 5, t. 2, Forense, 2004, p. 165)

A alternativa “C” está correta!

QUESTÃO: Nº. 48 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. A recorrente não tem razão em seu recurso, dado que, a LETRA “D” reflete com exatidão a interpretação dada ao art. 469, CLT, por isso, a única alternativa que atende o enunciado da questão é a LETRA “D”. A alternativa “D” está correta!

18

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

CARGO: FARMACÊUTICO – (SAÚDE) Nº de Inscrição

Nome do Candidato

001584

Vinícius da Penha Moreira

005258

Raphael Laiber Bonadiman

QUESTÃO: Nº. 09 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Observa-se que no texto a alegria aconteceu devido a algum fato ocorrido, portanto em “vontade de rir e de chorar” refere-se ao fato que não está expresso, mas ocorreu em algum momento. Então a relação das preposições indica causa, sendo a alternativa “D” a correta.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 30 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 35 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é PROCEDENTE, uma vez que houve um erro de digitação do gabarito. Fica, portanto, “ALTERADA” de “C” para “D” a resposta correta da referida questão.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 40 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

19

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 43 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 45 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é PROCEDENTE, uma vez que houve um erro de digitação do gabarito. Fica, portanto, “ALTERADA” de “E” para “A” a resposta correta da referida questão.

A alternativa “A” está correta! QUESTÃO: Nº. 47 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Na Portaria nº 3916 que aprova a Política Nacional de Medicamentos informa que: “Em conformidade com as diretrizes relativas à reorientação da assistência farmacêutica anteriormente explicitadas, especialmente no que se refere ao processo de descentralização, as três esferas de Governo assegurarão, nos seus respectivos orçamentos, os recursos para aquisição e distribuição dos medicamentos, de forma direta ou descentralizada.” “A prioridade maior do Ministério da Saúde é a descentralização plena do processo de aquisição e distribuição de medicamentos. No entanto, para que as decisões acerca desse processo possam ser viabilizadas, deverá ser instituído um grupo tripartite, com atribuições específicas, que atuará junto ao setor responsável pela implementação da assistência farmacêutica no Ministério da Saúde”. Com base nestes tópicos acima da Portaria supra citada pode-se afirmar que a Política Nacional de Medicamentos tem como prioridade a descentralização da assistência farmacêutica nas três esferas de governo.

A alternativa “C” está correta! CARGO: ARQUITETO Nº de Inscrição

Nome do Candidato

001342

Luciana Helmer Fonseca

001313

Eliza Castro Reis

004513

Stephanie Ribeiro Azevedo

20

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 09 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Observa-se que no texto a alegria aconteceu devido a algum fato ocorrido, portanto em “vontade de rir e de chorar” refere-se ao fato que não está expresso, mas ocorreu em algum momento. Então a relação das preposições indica causa, sendo a alternativa “D” a correta.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 12 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 17 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente. Trata-se de questão cuja metodologia avalia a capacidade de julgamento do candidato com relação a temáticas e idéias, usando de exclusão de alternativa. E embora o candidato tenha interposto recurso no sentido, ponderamos os seguintes aspectos: A alternativa esperada como resposta ao enunciado da questão é “B”. As considerações sobre a temática da questão são fidedignas conforme fonte utilizada, havendo, pois um equívoco do candidato na interpretação da mesma. O que não incorre para que todas as alternativas sejam incorretas conforme informa o candidato. Em nenhum momento do enunciado da questão foi utilizado a terminologia COMBATE e sim TRATAMENTO.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 21 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. A alternativa “E” divulgada no gabarito está correta, pois os dados do disco rígido estarão disponíveis para a utilização do usuário quando o computador for desligado, ou seja, mesmo após o seu desligamento.

A alternativa “E” está correta! 21

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 27 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é IMPROCEDENTE, pois o fato de haver na questão duas alternativas com respostas idênticas não ocasionou prejuízo aos candidatos na resolução da questão, uma vez que se tratava de uma alternativa incorreta.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 33 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 38 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. A alternativa “B” (“Nenhuma estrutura trabalha dentro dos seus limites de resistência, mas em um regime um pouco abaixo desse limite”) questionada pela candidata como incorreta, está CORRETA, pois esse regime que trabalha um pouco abaixo do limite é o chamado regime de segurança e denominadas tensões admissíveis que é feita pela aplicação de um coeficiente de segurança às tensões limites do material.

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 39 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Segundo YOPANAN C. P. REBELLO, A Concepção Estrutural e a Arquitetura, pode-se afirmar que carga permanente é ela constituída pelo peso próprio da estrutura e pelo peso de todos os elementos construtivos fixos e instalações permanentes. Já a carga acidental, é toda aquela que pode atuar sobre a estrutura de edificações em função de seu uso. Portanto como a alternativa “B” leva os itens (peso mobiliário, força de frenagem (freio) de veículos, força do vento), entende-se perfeitamente como opção correta, ao contrário das outras alternativas no qual possuem itens de cargas permanentes. A NBR 6125 refere-se ao sistema de chuveiros automáticos contra incêndio, no qual existe uma grande influência no quesito de carga acidental como, por exemplo, pressão da água, o volume e peso gerado numa

22

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

edificação, dimensionamento da área de cobertura máxima por chuveiro, etc, portanto essa norma tem sim uma grande relevância para a questão.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 42 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é PROCEDENTE, uma vez que houve um erro de digitação do gabarito. Fica, portanto, “ALTERADA” de “E” para “B” a resposta correta da referida questão.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 43 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 45 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 46 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. A opção CORRETA é a alternativa “C”, sendo as demais alternativas extremamente erradas, podendo ser confirmadas na Lei nº 6766, Art. 284 dos requisitos urbanísticos para loteamento. Quando a candidata menciona que a área e a testada mínima pode ser salvo em algum requisito quando a Legislação Estadual ou Municipal determinar maiores exigências aprovados pelos Órgão Públicos, ainda assim de acordo com as alternativas mencionadas na questão, a letra “C” é a opção correta das demais incorretas.

A alternativa “C” está correta!

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL Nº de Inscrição

Nome do Candidato

002984

Patrícia Maria de Sousa de Jesus

004674

Cecília Umbelina Roza

004590

Kamila Pacheco Velasco

23

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

003066

Dryelle de Souza Santos

002825

Juliana Viquetti Nunes

004244

Luciana da Silva Rodrigues

005252

Marcella Depollo Ceccon

003295

Janaína Marques de Mello Cruz

QUESTÃO: Nº. 12 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 30 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 34 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 43 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Visto que: “Seção IV Da Assistência Social Art.203 A assistência Social será prestada a quem dela necessitar, independente da contribuição a seguridade social...” (Fonte:Constituição Federal de 1988) Este artigo constitucional indica que a Assistência Social deve ser prestada a todos que dela necessitarem, sem discriminação (princípio da universalidade) e sem exigência de qualquer contrapartida ou contribuição do usuário (princípio da não-contribuitividade ou gratuidade).

24

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Fonte: LOAS – Anotada Lei Orgânica da Assistência Social - Publicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome pg. 8 A questão refere-se unicamente a Assistência Social, como aponta o enunciado, não aos princípios da Administração Pública.

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 50 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

CARGO: NUTRICIONISTA Nº de Inscrição

Nome do Candidato

006057

Flávia dos Santos Lourenço

003693

Karolline Fontan Gomes

006185

Mayra dos Reis Sobreira

QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 30 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 36 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

25

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 49 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

CARGO: FONOAUDIÓLOGO – (SAÚDE) Nº de Inscrição 001038

Nome do Candidato Rogéria Seares

QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 31 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Em resumo alega a candidata que a alternativa “A” está correta, mas esta alternativa está incorreta pela falta da palavra consciente ou voluntária, pois apraxia como a candidata muito bem citou é a dificuldade em realizar tarefas de modo voluntário ou consciente, o que não estava escrito na opção de letra a, portanto a questão só tem mesmo uma opção correta.

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 33 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Essa questão é conceitual, de acordo com o Tratado de Otorrinolaringologia da 5ª edição da editora Guanabara, a afirmativa da letra é válida e correta. É uma questão conceitual.

A alternativa “A” está correta! QUESTÃO: Nº. 35 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

26

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 43 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Pois em qualquer literatura consultada a respeito de Edema de Heinke, será possível relacioná-lo a tabagismo e alteração hormonal, sendo a alternativa “D” a reposta correta.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 49 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

CARGO: PSICÓLOGO – (SAÚDE) Nº de Inscrição

Nome do Candidato

003642

CARLA BITTENCOURT FELÍCIO

006009

ISABELA LAUAR GUEDES

005953

GABRIELA BERTULOZO FERREIRA

QUESTÃO: Nº. 02 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Realmente a palavra enxergar foi digitada com “M” e não com “N”, mas observando que nas demais 14 (quatorze) palavras se trata do uso correto do X e do CH, o erro de digitação não causa confusão na leitura da palavra e não atrapalha a resolução da questão, pois, a alternativa que apresenta esse erro está incorreta. De acordo com o exposto a alternativa permanece a divulgada no gabarito preliminar.

A alternativa “A” está correta! QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 17 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente. Trata-se de questão cuja metodologia avalia a capacidade de julgamento do candidato com relação a temáticas e idéias,

27

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

usando de exclusão de alternativa. E embora o candidato tenha interposto recurso no sentido, ponderamos os seguintes aspectos: A alternativa esperada como resposta ao enunciado da questão é “B”. As considerações sobre a temática da questão são fidedignas conforme fonte utilizada, havendo, pois um equívoco do candidato na interpretação da mesma. O que não incorre para que todas as alternativas sejam incorretas conforme informa o candidato. Em nenhum momento do enunciado da questão foi utilizado a terminologia COMBATE e sim TRATAMENTO.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 25 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Visto que: Conforme o artigo 1º da Lei nº 10.048 (http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L10048.htm) que diz: “Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003)" é improcedente tal recurso. Deve-se seguir sempre as orientações de site oficial www.planalto.gov.br, bem como suas atualizações. O site mencionado no recurso www.usp.br/drh//novo/legislacao/dou2000/leif10048.html está desatualizado.

A alternativa “A” está correta! QUESTÃO: Nº. 29 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Toxoplasma gondii é um

protozoário.

Segundo

o

recurso

da

candidata

o

site

http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/Toxoplasma_gondii.htm não menciona que Toxoplasma gondii é bactéria e sim protozoário. “O agente causal, Toxoplasma gondii é um protozoário coccídio intracelular, próprio dos gatos, e que pertencem à família Sarcocystidae, da classe Sporozoa”.

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 30 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 38 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Apesar da Política Nacional de Saúde Mental Brasileira objetivar a REDUÇÃO (diminuição no número de leitos que no Brasil é

28

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

absurdamente elevado) de leitos psiquiátricos, principalmente dos hospitais de grande porte e a ampliação de uma rede substitutiva de serviços de saúde mental com características comunitárias e territoriais como, por exemplo, os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), em momento nenhum a EXTINÇÃO (acabar com todos os leitos psiquiátricos) dos leitos psiquiátricos é mencionada. Existe a necessidade de leitos de atenção integral à saúde mental para atendimento de pacientes em crise. O Ministério da Saúde (2005) possui o indicador de 01 leito psiquiátrico para cada 1000 habitantes, porém esses leitos dever ser disponibilizados preferencialmente em dispositivos substitutivos aos hospitais psiquiátricos como hospitais gerais, unidades de referência para álcool e outras drogas, emergências gerais e CAPS III. Inclusive o próprio CAPS, um dos principais serviços substitutivos preconizados na Reforma psiquiátrica, na sua modalidade mais complexa, o CAPS III além de contar com atendimento 24 horas, deverá conter em sua estrutura leitos psiquiátricos (no máximo 05), para a realização de atendimentos emergenciais e de internações de curto prazo de no máximo de sete dias. Sugiro que a candidata consulte o documento do Ministério da Saúde intitulado “Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil”, 2005 e leia atentamente a lei 10216, para constatar que a redução de leitos psiquiátricos é preconizada, não a extinção.

A alternativa “A” está correta! QUESTÃO: Nº. 44 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. A candidata fundamentou o recurso em um artigo retirado de um site de publicação de textos que não tem credibilidade científica. Os textos postados nesse, antes de serem publicados, não passam pela avaliação de pareceristas reconhecidos como especialistas na área, portanto apesar de serem artigos de divulgação de conhecimento ao público leigo, não podem ser considerados artigos científicos. Inclusive o material anexado pela candidata para fundamentar o recurso sequer tem o autor(a) do texto identificado(a). Artigos com essas características, sem autoria identificada ou com autores sem credibilidade acadêmica/profissional não devem ser utilizados como bibliografia em trabalhos acadêmicos, artigos científicos, fundamentação teórica de teses e dissertações e muito menos como base de fundamentação de recursos em concursos públicos.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 48 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Falta de comprovação dos argumentos do recurso. Apesar do periódico mencionado pela autora do recurso, a Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, possuir credibilidade científica, o artigo utilizado para fundamentação do recurso não foi anexado ao recurso.

29

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Além disso, a candidata não menciona em momento nenhum da argumentação o título do artigo, o ano de publicação e principalmente o autor/autores do artigo, o que inviabiliza constatar se trecho reproduzido pelo autor do recurso realmente foi tirado da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental.

A alternativa “A” está correta! CARGO: CIRURGIÃO DENTISTA – (SAÚDE) Nº de Inscrição

Nome do Candidato

001864 003405

Rafael Amado Silva Peterson de Matos Dias

003840

Fabíola Pasolini

QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 30 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 39 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Em resumo o que a candidata diz em seu recurso é que os antiinflamatórios, por si só, têm a capacidade de aumentar o tempo de protrombina. Em associação a um anticoagulante, o que ocorre é uma potencialização dessa ação. Porém, a potencialização da ação de um anticoagulante é exatamente o aumento do tempo de protrombina. Assim sendo continua a resposta divulgada no gabarito preliminar.

A alternativa “C” está correta! CARGO: MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA – (SAÚDE) Nº de Inscrição 006726

Nome do Candidato Geraldo das Neves Santos Júnior

QUESTÃO: PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Questões de nº: 34, 36, 37, 38, 39, 40, 42 e 49. Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÕES

ANULADAS.

30

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

CARGO: MÉDICO DERMATOLOGISTA – (SAÚDE) Nº de Inscrição

Nome do Candidato

006037

Fernanda Zottele Loss

QUESTÃO: Nº. 42 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 48 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Uma vez que, “O desenvolvimento da síndrome não está relacionado com a dose do fármaco”. Reprodução de trecho do capítulo „Farmacodermias – Necrose cutânea devido à varfarina‟ de Jean-Claude Roujeau, Robert S. Stern e Bruce U. Wintroub, em „Harrison-Medicina Interna 17ª Edição, Volume I, página 345‟.

A alternativa “D” está correta! CARGO: INSPETOR DE DISCIPLINA Nº de Inscrição

Nome do Candidato

006235

Géssica Marvila Alves

000403

Fábio Pereira Malta

000397

Marcos Paulo Rosseto Mendonça

003287

Eduardo de Oliveira Claudiano

000296

Lindemberg de Oliveira Jacintho Júnior

005971

Mayalla Garcia Alves Silva

000736

Débora de Oliveira Rosa

000339

Gleycy Fernandes Silva Emédio

006121

Suelen Ferreira Marvilla

QUESTÃO: Nº. 05 - PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE. A alternativa correta é a constante na letra “E” pois é a única que apresenta erro no significado dos radicais. O enunciado da questão não se pede a sequência dos radicais sendo que, na palavra fotografia o significado dos radicais está incorreto, pois “foto” significa “luz” e “grafia” significa “escrita” e não “imagem” como apresenta

31

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

na referida questão. Em termos etimológicos, a palavra fotografia é a junção de dois radicais gregos: photos, que significa luz; e graphos, que significa escrever. Assim, o princípio básico do ato de fotografar – ou seja, de “escrever com luz”.

A alternativa “E” está correta! QUESTÃO: Nº. 11 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 12 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 16 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente. terreno é

1,5 x330 m 2

495 m 2 , mas a maquete da igreja tem a escala

A área do

1 , ou seja a cada 1cm no desenho 150 2

temos 1,5m no real(150 cm). Podemos dispor o terreno como 1,5m X 330m = 495m . Como 1cm corresponde a 1,5 m e considerando a mesma relação, 220 cm corresponde assim a 330 m, temos 1cm X 220cm = 220 2

2

cm (resposta da letra C). Logo a área do terreno é 220 cm . E ainda, em relação ao recurso é errado dizer 2

2

2

2

que 1m = 100cm . O certo é 1m = 10000cm . (m → metro; cm → centímetro).

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 28 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Não há incoerência ou duplicidade de respostas como apontado pelo candidato. Na alternativa “A”, o Estatuto do Desarmamento e porte de armas no Brasil anuncia que é necessário comprovação de idoneidade, com a apresentação de certidões de antecedentes criminais fornecidas pela Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral e de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal. Tratando, pois, da idoneidade do cidadão.

Já na

alternativa “E” o Estatuto do Desarmamento e porte de armas no Brasil anuncia que todas as pistolas e revólveres devem ser registrados. Se o cidadão preenche os requisitos para possuir esse porte, deve registrar pistolas e revólveres de sua posse. Ao que dispõe o Estatuto do Desarmamento e porte de armas no Brasil, a alternativa “C” citou o que o cidadão civil pode obter em termos de armamento. A alternativa “D” não se refere

32

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

ao estabelecido na portaria n° 036 do Ministério de Defesa do Brasil de 1999, que aprova as normas que regulam o comércio de armas e munições e sim do Estatuto do Desarmamento, criado pela lei 10.826 de 2003, restringiu as possibilidades de porte de arma no Brasil. E pelas explicações e considerações supracitadas, o nosso parecer é pelo INDEFERIMENTO do recurso em questão.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 35 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. No entendimento da língua portuguesa SANÇÃO significa “aprovação duma lei pelo chefe de Estado. Pena ou recompensa com que se tenta garantir a execução duma lei.” E de acordo com tal entendimento a alternativa “D” não se enquadra como a adequada a ser marcada conforme solicitado pelo enunciado. Ademais, aplicações de penalidades aos alunos, salvas as que leis possibilitam, são contrárias ao que dispõe em matéria de direitos a Constituição Federal do Brasil, LDB e ao Estatuto da Criança e do Adolescente. No entendimento da língua portuguesa PROIBIÇÃO significa “não permitir, impedir que se faca, interdizer, vedar”. E de acordo com tal entendimento a alternativa “C” é a resposta esperada ao enunciado da questão.

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 36 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a argumentação apresentada pelo(a) candidato(a) apresenta uma interpretação pessoal sobre a questão sendo que as referencias indicadas não comprovam a mesma, a interpretação da frase “Sempre retornar as ligações por mais corriqueiro que seja a informação” é no sentido de que por mais comum, rotineira e habitual que seja a informação que lhe foi solicitada você deve retornar a ligação à pessoa para lhe prestar a informação, isso favorece o bom relacionamento em seu trabalho.

A alternativa “A” está correta! QUESTÃO: Nº. 38 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é PROCEDENTE, uma vez que houve um erro de digitação do gabarito. Fica, portanto, “ALTERADA” de “A” para “C” a resposta correta da referida questão.

A alternativa “C” está correta!

33

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 43 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. A alternativa “B” é adequada ao docente, onde se explicita que a atuação direta do ato de ensinar implícito na relação ensino / aprendizagem é de competência do professor (docente), ao que anuncia a LDB onde: Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de: I – participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II – elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; III – zelar pela aprendizagem dos alunos; IV – estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V – ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; VI – colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. A questão não apresenta duas respostas, apenas uma.

A alternativa “A” está correta! QUESTÃO: Nº. 48 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. A questão trata-se de um exercício de competências de um profissional que atuará numa escola. De forma que a questão traz um recurso mnemônico para situar o candidato quanto à temática e mais adiante estabelece referencial e comando da questão que assim se anuncia: “Sobre telefones de emergência e demandas da escola, em caso de afogamento na escola a quem se deve acionar e recorrer primeiramente?”. Não leva em consideração (e nem poderia) à presença ou não de instituições na localidade. De certo que entendemos a falta de recursos que a sociedade brasileira vive na consolidação de seus direitos básicos, mas esse fator não é o referencial de avaliação e sim o instituído legalmente. A classificação de afogamentos ou por menores dos primeiros socorros só são estabelecidos e certamente diagnósticos por profissionais capacitados para tal.

A alternativa “C” está correta!

CARGO: MOTOBOY Nº de Inscrição 006373

Nome do Candidato Ricardo Fernandes Tosta

34

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 01 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Todas as alternativas a serem analisadas se referem a sentimentos de tristeza da garotinha, o que é claramente exposto no primeiro quadrinho, já nos quadrinhos subseqüentes sua fala e expressão já é de alegria, portanto, como não havia dentre as alternativas nenhuma que expressasse alegria a análise deve ser feita no primeiro quadrinho onde a garotinha demonstra na fala e na expressão, sua irritação e choro, que deveria ser analisado pelos candidatos, tornando apenas a opção “A” correta.

A alternativa “A” está correta! QUESTÃO: Nº. 22 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Esta questão faz referência aos parâmetros estabelecidos no Art. 61 do Código de Trânsito Brasileiro para a velocidade máxima permitida que o condutor terá que obedecer nas vias urbanas e rurais em todo território nacional. No Art. 61 em seu § 1º, inciso II, item a, 1) prevê que a velocidade máxima permitida será de 110 (cento e dez) quilômetros por hora para automóveis, camionetas e motocicletas; (Redação dada pela Lei nº 10.830, de 2003) e no item b) a velocidade máxima permitida será de 60 (sessenta) quilômetros por hora nas estradas.

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 23 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. A questão faz referência a uma série de ocorrências previstas no Art. 244 do Código de Trânsito Brasileiro que são passiveis tanto de penalidades quanto de medidas administrativas que poderão ser aplicadas pela Autoridade de Trânsito. No Art. 244 em seu inciso VIII prevê que conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor transportando carga incompatível com suas especificações terá as seguintes sanções: Infração – grave; (Incluído pela Lei nº 12.2009, de 2009); Penalidade – multa; (Incluído pela Lei nº 12.2009, de 2009); Medida administrativa – apreensão do veículo para regularização. (Incluído pela Lei nº 12.2009, de 2009).

A alternativa “B” está correta!

35

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

CARGO: FISCAL DE OBRAS E POSTURAS Nº de Inscrição 004626

Nome do Candidato Franciely Alvarenga S. Apolinário

QUESTÃO: Nº. 18 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Visto que: passou a ser 90% e X será o valor sem promoção, ou seja 100%, assim

X

1,62

1,62.100 1,80 . Se a candidata 90

que impetrou o recurso observar em seus cálculos se retiramos 10% de R$1,7820 teremos o valor de 1,6038, ou seja, contrariando o valor de R$ 1,62.

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 43 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO Nº de Inscrição 000604

Nome do Candidato Francielly Brandão Oliveira

QUESTÃO: Nº. 22 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Gostaria de informar a candidata que a Gualimp Assessoria e Consultoria Ltda., realizadora do Concurso Público não é um órgão público e sim uma empresa privada que presta serviços para Autarquias e Prefeituras. No caso dos produtos de limpeza, existem marcas que se destacam no mercado e tem domínio público, não necessariamente quando citamos os nomes das marcas “Kaol”, “Diabo Verde” ou “Pinho Sol” estamos fazendo publicidade dos mesmos, e sim procurando facilitar a compreensão por parte dos candidatos. O “Diabo Verde” é o único produto que apresenta em sua embalagem a utilização para o desentupimento de pia, ralos e tubulações. A prova foi aplicada para candidatos ao cargo de Auxiliar de Serviços de Limpeza e Conservação, e não para Químicos ou Farmacêuticos. Nas drogarias e farmácias temos por lei a opção de comprar produtos genéricos, nos supermercados ainda não existe esta obrigatoriedade.

36

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Já se imaginou chegando a um supermercado e solicitando ao atendente: “Por favor, providencie para mim Hidróxido de Sódio, Cloreto de Sódio, Nitrato de Sódio, Barrilha, Alumínio e Corante; é que preciso desentupir um ralo...” Estes produtos quimicos acima são os componentes do “Diabo Verde”.

A alternativa “B” está correta!

CARGO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Nº de Inscrição

Nome do Candidato

006198

Felipe Soares Alves

QUESTÃO: Nº. 05 - PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE. A alternativa correta é a constante na letra “E” pois é a única que apresenta erro no significado dos radicais. O enunciado da questão não se pede a sequência dos radicais sendo que, na palavra fotografia o significado dos radicais está incorreto, pois “foto” significa “luz” e “grafia” significa “escrita” e não “imagem” como apresenta na referida questão. Em termos etimológicos, a palavra fotografia é a junção de dois radicais gregos: photos, que significa luz; e graphos, que significa escrever. Assim, o princípio básico do ato de fotografar – ou seja, de “escrever com luz”.

A alternativa “E” está correta! QUESTÃO: Nº. 11 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 12 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 18 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Visto que:

1,62 passou a ser 90% e X será o valor sem promoção, ou seja 100%, assim

X

1,62.100 1,80 90 37

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Se a candidata que impetrou o recurso observar em seus cálculos se retiramos 10% de R$1,7820 teremos o valor de 1,6038, ou seja, contrariando o valor de R$ 1,62.

A alternativa “C” está correta! CARGO: PROFESSOR Ma-PB – EDUCAÇÃO FÍSICA Nº de Inscrição

Nome do Candidato

005822

Dennis Gomes Soares

005408

Guilherme Pereira Oliveira Silva

QUESTÃO: Nº. 15 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 31 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 33 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente, sendo que o(a) candidato(a) está equivocado(a) em sua argumentação, concordamos com a colocação do mesmo ao afirmar que a recreação é sim uma abordagem para a aprendizagem praticada pela disciplina de educação física, sendo que o comando da questão é para ser assinalado a alternativa incorreta a alternativa “C” está incorreta quando nela está contida a afirmação “As atividades recreativas que visam exclusão de alunos.” Como podemos constatar nos Parâmetros Curriculares Nacionais ( Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental - Educação Física – pag. 83) que diz: “ A Educação Física escolar dispõe de uma diversidade de formas de abordagem para a aprendizagem, entre elas as situações de jogo coletivo, os exercícios de preparação corporal, de aperfeiçoamento, de improvisação, a imitação de modelos, a apreciação e discussão, os circuitos, as atividades recreativas, enfim, todas devem ser utilizadas como recurso para a aprendizagem. Por meio da percepção da diversidade de estilos, dos diferentes tempos de assimilação do conhecimento, dos também diferentes níveis motivacionais, o aluno poderá construir uma atitude mais inclusiva do que seletiva durante as suas próprias aprendizagens, bem como frente à aprendizagem do outro e do grupo”. (grifo nosso)

A alternativa “C” está correta! 38

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 43 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente, uma vez que a questão solicita a alternativa que apresenta o objetivo do PAR-Q (sigla de Physical Activity Readiness Questionnaire, ou Questionário de Prontidão para Atividade Física), sendo a única resposta que atende ao solicitado é a constante na letra “A”, pois o PAR-Q foi desenvolvido com o objetivo de identificar os indivíduos assintomáticos que não precisariam de um exame clínico mais específico antes de se engajarem em programas de atividade física, não tem o objetivo de identificar especificamente o risco coronariano.

A alternativa “A” está correta! CARGO: PROFESSOR Ma-PB – CIÊNCIAS Nº de Inscrição 003327

Nome do Candidato Lívia Zucolotto Moreno

QUESTÃO: Nº. 11 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. A alternativa “D” se mantém como alternativa correta. Entendemos que houve equivocada interpretação da candidata da mesma. Posto que “o tratamento” de possíveis (e..até futuras ) “alterações auditivas congênitas” representam (sinalizam) eficácia. Trata-se, portanto, sobre a possibilidade de um tratamento e não de uma possível “cura” de “alterações auditivas congênitas”. Como o enunciado da questão pedia a alternativa incorreta, a única resposta que apresentava erro é a “B”, como divulgado no gabarito preliminar.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 15 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 25 - PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Entendemos que houve entendimento equivocado do candidato quanto a interpretação da alternativa da questão, uma vez que a alternativa relata o que ocorre em boa parte das escolas públicas brasileiras, vide artigos amplamente divulgados. Bem sabemos que a lei não faculta aos conselheiros tutelares competências para “opiniões sobre o

39

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

conteúdo de determinada matéria ou sobre o relacionamento de uma professora com seus alunos sem ouvir os envolvidos ou ainda tomando partido de estudantes contra a direção”, mas isso não significa que não ocorra. Por que, o que tem sido visto é o contrário. Ademais a alternativa ponderou que não é em todas as situações que tal comportamento ocorre e sim “em algumas situações”.

A alternativa “A” está correta! CARGO: PROFESSOR Ma-PB – INGLÊS Nº de Inscrição 004670

Nome do Candidato Keylla Fabiano Brandão

QUESTÃO: Nº. 08 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Os textos I e II não estabelecem correta ligação, isto é, são contraditórios, pois o texto I refere à violência e o texto II refere à idéia de um mundo sem violência.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 15 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 27 - PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. Com a lei nº 11.274 (2006) a Educação Infantil passa a ter a duração total de 5 anos. Sendo que a etapa de ensino - Educação Infantil assim compreende: - Creche: Faixa etária - até 3 anos de idade. - Pré-escola: Faixa etária - 4 e 5 anos de idade. Entendemos que houve entendimento equivocado da candidata quanto à interpretação da alternativa da questão, uma vez que, está de acordo com a referida da lei nº 11.274 que altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

A alternativa “D” está correta!

40

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 30 - PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Segundo PCN‟S (1998), na página 42 diz que: “A educação escolar deve constituir-se em uma ajuda intencional, sistemática, planejada e continuada para crianças, adolescentes e jovens durante um período contínuo e extensivo de tempo, diferindo de processos educativos que ocorrem em outras instâncias, como na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nos demais espaços de construção de conhecimentos e valores para o convívio social.” Na língua portuguesa DIFERIR, segundo dicionário da mesma, significa “ser diferente, discrepar”. Todas as demais alternativas, com exceção a “B”, estão de acordo com a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

A alternativa “B” está correta! CARGO: PROFESSOR Ma-PB – EDUCAÇÃO ARTÍSTICA Nº de Inscrição 004615

Nome do Candidato Nuana Câmara Soares

QUESTÃO: Nº. 25 - PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Entendemos que houve entendimento equivocado do candidato quanto a interpretação da alternativa da questão, uma vez que a alternativa relata o que ocorre em boa parte das escolas públicas brasileiras, vide artigos amplamente divulgados. Bem sabemos que a lei não faculta aos conselheiros tutelares competências para “opiniões sobre o conteúdo de determinada matéria ou sobre o relacionamento de uma professora com seus alunos sem ouvir os envolvidos ou ainda tomando partido de estudantes contra a direção”, mas isso não significa que não ocorra. Por que, o que tem sido visto é o contrário. Ademais a alternativa ponderou que não é em todas as situações que tal comportamento ocorre e sim “em algumas situações”.

A alternativa “A” está correta! QUESTÃO: Nº. 35 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é PROCEDENTE, uma vez que houve um erro de digitação do gabarito. Fica, portanto, “ALTERADA” de “D” para “B” a resposta correta da referida questão.

A alternativa “B” está correta! 41

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 37 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente, pois o

que

caracteriza uma obra op art é o fato de, além do estilo geométrico em preto e branco ou colorido, a figura causar no observador sensações de movimento, como ilustramos a seguir:

“Além disso, se o observador muda de posição, tem a impressão de que a obra se modifica: os traços se alteram e as figuras parecem mover-se, formando um novo conjunto” (PROENÇA, G. Descobrindo a História da Arte. São Paulo: Ática, 2008, p. 216.) Tal característica não está presente na figura que ilustra a questão, o que confirma seu estilo atribuído ao grafismo.

A alternativa “A” está correta! CARGO: PROFESSOR Ma-PB – HISTÓRIA Nº de Inscrição 000526

Nome do Candidato PRISCILA MOREIRA DA SILVA

QUESTÃO: Nº. 02 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente, uma vez que trata-se de uma questão em primeiro plano de cunho interpretativo, portanto não precisaria estar expresso no trecho da música em análise a palavra “ossos” para que seja feita uma correlação da palavra “ferro” com “ossos”, uma vez que a frase refere-se à saúde, portanto diretamente ligado ao corpo humano, vejamos, “ferro” - estrutura de extrema resistência utilizada para dar sustentação às construções, e „ossos” - são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindo-se um aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto (corpo

42

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

humano). Portanto

a questão prima por aspectos voltados pela atenção, interpretação e conhecimentos

específicos do assunto abordado não houve em nenhuma hipótese a possibilidade de induzir o candidato ao erro, e sim à interpretação.

A alternativa “E” está correta! QUESTÃO: Nº. 37 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: ?????? Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente, uma vez que a mesma não preencheu corretamente o ANEXO V, ou seja, não constaram os dados para identificação do número da questão questionada, portanto não tem como analisar o recurso apresentado.

CARGO: PROFESSOR Ma-PB – GEOGRAFIA Nº de Inscrição

Nome do Candidato

004126

ABNER NUNES EMERICH DE PAULA

001730

ALEX SUFIATI SILVA

004245

KEITY BARBOSA DOS SANTOS

QUESTÃO: Nº. 15 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 16 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. A alternativa restringe quando diz que “... organizam-se em pelo menos 2 entidades..”, ou seja, o movimento em prol de habitação não está restrito a apenas duas organizações.

A alternativa “B” está correta!

43

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 23 - PROVA DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Justificativa: Após conferência de todos os gabaritos publicados, foi verificado pela banca organizadora que o gabarito da questão de nº 23 encontrava-se com erro de digitação. Fica, portanto, “ALTERADA” de “D” para “C” a resposta correta da questão de nº 23 do cargo de Professor Ma-PB-Geografia.

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 27 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Com a lei nº 11.274 (2006) a Educação Infantil passa a ter a duração total de 5 anos e não 6 anos como citado na alternativa. Portanto, é a resposta esperada. A questão leva em consideração a lei citada (lei nº 11.274 (2006)), ou seja, suas regulamentações e determinações, seus conceitos, direcionamentos. Tanto que o comando da questão é cita a lei e a classifica para melhor expor a temática e o direcionamento do raciocínio exigido.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 43 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

CARGO: CONTADOR MUNICIPAL Nº de Inscrição

Nome do Candidato

005694

LEANDRO VIDAL GOMES

004922

MARCOS JOSÉ DE TOLEDO

005430

JOELMA COELHO MACHADO CARDOSO

002772

DAYSE MODESTO CORREA

001645

LEANDRO LOBATO CURTY

QUESTÃO: Nº. 21 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pela candidata requerente é improcedente. A alternativa “D” divulgada no gabarito está correta, pois os dados do disco rígido estarão disponíveis para a utilização do usuário quando o computador for desligado, ou seja, mesmo após o seu desligamento.

A alternativa “D” está correta! 44

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 36 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. O requerente afirma que a contabilidade aplicada no setor público, assim como em qualquer outro ramo da ciência contábil, obedecem aos princípios da “competência” em sua integra, ou seja, tanto para o reconhecimento da receita quando para o da despesa. Para tanto, passamos a explicar: Quanto à receita: o resultado financeiro do exercício não aproveita a receita lançada e não arrecadada, ou seja, considera-se “em tese”, somente as receitas que ingressaram nos cofres públicos. – Regime de Caixa – uma vez que a receita pública passa pelos seguintes estágios ou fases: previsão, arrecadação e recolhimento. Quanto à despesa: no encerramento do exercício, a despesa empenhada e não paga é apropriada, ou seja, considera-se “em tese”, como despesa do exercício, toda aquela que foi empenhada, mesmo aquela que ainda não tenha sido liquidada. – Regime de Competência – uma vez que a despesa pública passa pelas seguintes fases ou estágios: fixação, programação, empenho, liquidação e pagamento. Regime misto: No regime misto adota-se ao mesmo tempo o de caixa e o de competência, portanto, a contabilidade pública adota o regime contábil misto, ou seja, regime de caixa para as receitas e de competência para as despesas. Previsão na Lei nº 4.320/64: O art. 35 dessa norma estabelece que pertencem ao exercício financeiro: ◊ As receitas nele arrecadadas; ◊ As despesas nele legalmente empenhadas. Previsão na LRF: A LRF regulamenta o regime contábil misto ao estabelecer que além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas deverá observar (art. 50). ◊ a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa (art. 50, inciso II, da LRF). Portanto, a adoção do regime contábil misto para registro das receitas e despesas na contabilidade pública é legal, ou seja, está consagrado em norma cogente.

A alternativa “E” está correta! QUESTÃO: Nº. 37 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Em resumo, alega o requerente que torna-se impossível chegar a um resultado correto, de acordo com o plano de contas do TCEES. Para tanto, passamos a explicar:

45

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Vejamos que o enunciado da questão refere-se a “Uma empresa apresenta período às seguintes contas de seu balanço patrimonial” e “Com base nos dados apresentados, o valor do patrimônio líquido é:” Desta forma houve confusão feita pelo requerente, uma vez que o enunciado da questão não se referiu a EMPRESA PÚBLICA, e sim a EMPRESA PRIVADA, pois pede o VALOR DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO, o que não existe na empresa pública, logo o entendimento desta questão não está subordinada a matéria de direito financeiro, e muito menos às regras do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo Vejamos a apuração do resultado do patrimônio líquido: ATIVO Circulante Caixa Duplicatas a Receber Permanente Imóveis Máquinas e Equipamentos Depreciações Total do Ativo

3.700,00 2.500,00 1.200,00 9.350,00 6.000,00 5.000,00 (1.650,00) 13.050,00

PASSIVO Circulante Duplicatas a Pagar Fornecedores a Pagar Impostos a Pagar Salários a Pagar Patrimônio líquido Total do Passivo

8.950,00 3.050,00 1.800,00 2.300,00 1.800,00 4.100,00 13.050,00

Portanto o Patrimônio Líquido é de R$ 4.100,00.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 40- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Vejamos o que diz o texto da Lei nº 4.320/64, que Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. (grifo nosso) Portanto a lei versa somente pelo REGIME DE ADIANTAMENTO, vez que os recursos são adiantados, logo que a liquidação e pagamento ocorrem no ato do ADIANTAMENTO DE NUMERÁRIO ao servidor, e não na forma dos artigos 63 e 64 do mesmo mandamento legal.

A alternativa “C” está correta!

QUESTÃO: Nº. 41- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. O requerente afirma que o regime a ser adotado na contabilidade deveria ser o “regime de competência”, portanto a resposta seria mudada.

46

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Para tanto, passamos a explicar: Como já respondido na questão 36, o regime adotado na contabilidade pública, é o misto, pois adota-se ao mesmo tempo o regime de caixa e o regime de competência, portanto, a contabilidade pública adota o regime contábil misto, ou seja, regime de caixa para as receitas e de competência para as despesas. Quanto à receita: o resultado financeiro do exercício não aproveita a receita lançada e não arrecadada, ou seja, considera-se “em tese”, somente as receitas que ingressaram nos cofres públicos. – Regime de Caixa – uma vez que a receita pública passa pelos seguintes estágios ou fases: previsão, arrecadação e recolhimento.

A alternativa “B” está correta!

QUESTÃO: Nº. 50- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

CARGO: CONTADOR AUXILIAR Nº de Inscrição

Nome do Candidato

005717

MARCOS ANTÔNIO SANTOS FILHO

003918

CARLOS HENRIQUE BARBOSA DA SILVA

005902

ADRIANA ALVES NETTO

QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 16 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Houve equívoco na interpretação da alternativa “E” por parte do candidato(a) uma vez que em determinado período do cinema brasileiro (sobretudo 1970 e 1980) a pornô chanchada se alinha ao gênero “erotismo” numa tentativa de expressão da realidade social, ao menos de subvertê-la. Importante lembrar que o contexto em que se dão essas experiências cinematográficas vigorava o Ato Institucional n° 5 que agravou a censura já existente desde 1964 com o Golpe Militar. A censura prévia se estendia à imprensa, à música, ao teatro e ao cinema, e obviamente temas sociais e políticos eram censurados e perseguidos por naturalmente denunciarem o que ocorriam no cenário político até então vivido. A temática da alternativa “E” não questiona prima pela tentativa do

47

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

cinema brasileiro em sobreviver em meio de censuras e a escolha de outros gêneros que não são tão vistos pelo grande público ou por traduzir a realidade e o contexto vivido.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 27 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA Resultado da Análise: INDEFERIDO

Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é IMPROCEDENTE, pois o fato de haver na questão duas alternativas com respostas idênticas não ocasionou prejuízo aos candidatos na resolução da questão, uma vez que se tratava de uma alternativa incorreta.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 40- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. Vejamos o que diz o texto da Lei nº 4.320/64, que Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Art. 68. O regime de adiantamento é aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei e consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho na dotação própria para o fim de realizar despesas, que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. (grifo nosso) Portanto a lei versa somente pelo REGIME DE ADIANTAMENTO, vez que os recursos são adiantados, logo que a liquidação e pagamento ocorrem no ato do ADIANTAMENTO DE NUMERÁRIO ao servidor, e não na forma dos artigos 63 e 64 do mesmo mandamento legal.

A alternativa “C” está correta!

QUESTÃO: Nº. 41- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente. O requerente afirma que o regime a ser adotado na contabilidade deveria ser o “regime de competência”, portanto a resposta seria mudada. Para tanto, passamos a explicar: Como já respondido na questão 36, o regime adotado na contabilidade pública, é o misto, pois adota-se ao mesmo tempo o regime de caixa e o regime de competência, portanto, a contabilidade pública adota o regime contábil misto, ou seja, regime de caixa para as receitas e de competência para as despesas.

48

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Quanto à receita: o resultado financeiro do exercício não aproveita a receita lançada e não arrecadada, ou seja, considera-se “em tese”, somente as receitas que ingressaram nos cofres públicos. – Regime de Caixa – uma vez que a receita pública passa pelos seguintes estágios ou fases: previsão, arrecadação e recolhimento.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 50- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

CARGO: ENFERMEIRO e ENFERMEIRO (SAÚDE) Nº de Inscrição

Nome do Candidato

006651

MARIM BATISTA MUCHULZ

003331

KEULLY FABIANO BRANDÃO

002869

RUBENS VINICIUS SIQUEIRA VARGAS

004712

FERNANDA GONÇALVES RAMOS

000635

NARAYANA CANDAL FLORINDO DOS SANTOS

001273

AFONSO LUNZ ROBERTO

004770

FERNANDA HERPIT MACEDO

003045

MARCELA RODRIGUES MARQUES

000123

GABRIELA MORAES FRANÇA

003045

MARCELA RODRIGUES MARQUES

006731

DANIELA COSTA GAZANI

001695

MARCOS VINÍCIUS FERREIRA DOS SANTOS

002489

ANDERSON VIEIRA ANNECHINI

QUESTÃO: Nº. 05 - PROVA DE LINGUA PORTUGUESA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente, uma vez antes dos relativos que, qual e quais, quando o a ou as puderem ser substituídos por ao ou aos: Eis a moça à qual você se referiu (equivalente: eis o rapaz ao qual você se referiu). / Fez alusão às pesquisas às quais nos dedicamos (fez alusão aos trabalhos aos quais...). / É uma situação semelhante à que enfrentamos ontem (é um problema semelhante ao que...)., portanto a alternativa levanta como incorreta pelo(a) candidato(a) está correta, sendo a única fase incorreta a constante na alternativa “ B”.

A alternativa “B” está correta!

49

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 11 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente, uma vez que tratase de questão cuja metodologia avalia a capacidade de julgamento do candidato com relação a temáticas e idéias, usando de exclusão de alternativa. E embora o candidato tenha interposto recurso, ponderamos os seguintes aspectos: Sendo dados amplamente divulgados pelo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) após realização Censo 2010, “a população do Rio Grande do Sul foi a que menos cresceu nos últimos dez anos, conforme os dados do Censo 2010, O crescimento no Estado foi de 4,98% em relação a 2000. As questões de conhecimentos gerais se constituem conforme ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do CONTEÚDO DE CONHECIMENTOS GERAIS COMUM AOS CARGOS DE ENSINO SUPERIOR do Concurso da PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES (2011) que são “assuntos ligados à atualidade nas áreas: Econômica, Científica, Tecnológica, Política, Cultural, Saúde, Ambiental, Esportiva, Artística e Social de Conhecimentos Gerais do Município, Estado, no Brasil e no mundo (História, geografia e atualidades). Meio Ambiente e Sociedade: Problemas e Políticas Públicas. Cotidiano Brasileiro e Violência. Aspectos históricos e geográficos do município de Marataízes e do Estado. Noções básicas sobre o País, o Estado e o Município: Organização política, cultural, economia, educação, agricultura, pecuária, esporte, comércio e turismo.” De forma que a bibliografia é vasta e as fontes também, podendo se informar pela mídia impressa, televisiva, digital etc.

A alternativa “E” está correta!

QUESTÃO: Nº. 12 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 17 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente. Trata-se de questão cuja metodologia avalia a capacidade de julgamento do candidato com relação a temáticas e idéias, usando de exclusão de alternativa. E embora o candidato tenha interposto recurso no sentido, ponderamos os

50

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

seguintes aspectos: A alternativa esperada como resposta ao enunciado da questão é “B”. As considerações sobre a temática da questão são fidedignas conforme fonte utilizada, havendo, pois um equívoco do candidato na interpretação da mesma. O que não incorre para que todas as alternativas sejam incorretas conforme informa o candidato. Em nenhum momento do enunciado da questão foi utilizado a terminologia COMBATE e sim TRATAMENTO.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 20 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE GERAIS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é improcedente.

Trata-se de

questão cuja metodologia avalia a capacidade de julgamento do candidato com relação a temáticas e idéias, usando de exclusão de alternativa. E embora o candidato tenha interposto recurso, ponderamos os seguintes aspectos: a alternativa esperada como resposta ao enunciado da questão é “B”. Houve equívoco na interpretação da alternativa “D” pelo candidato uma vez que em determinado pelo artigo 9° da Lei n° 9.504/97 que assim diz: “ Art. 9º Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.”

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 21 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente. Trata-se de os PRINCÍPIOS

do

Sistema

Único

de

Saúde

(SUS)

que

constam

na

lei



8080/90

(http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/l8080.htm) estão no Capítulo II (Dos Princípios e Diretrizes), artigo 7º não faz menção a controle dos gastos públicos. Na leitura da lei citada não há menção deste assunto. I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência; II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral; IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie; V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde; VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário; VII - utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática; VIII - participação da comunidade; IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo: a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

51

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde; X - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico; XI - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população; XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 22 - PROVA DE CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a Lei nº 8.080/90, no seu artigo 1º diz: regula em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado. Esta lei não regula somente os serviços de saúde e sim: as ações e serviços de saúde. A opção (B) está errada porque tal lei não regula somente os serviços de saúde.

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 30 - PROVA DE CONHECIMENTOS SAÚDE PÚBLICA Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 31 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a a palavra ingestão também pode ser entendida como metabolismo e por isso a alternativa “B” continua sendo a verdadeira para a questão, pois o hipertireoidismo é a secreção excessiva e não lentificada do hormônio tireoidiano.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 34 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a questão supracitada solicita que em relação ao calendário anual de vacinação do adolescente seja apontado a

52

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

alternativa incorreta, para tanto a alternativa C permanece como correta pois o adolescente que possui 2 doses da vacina tríplice viral não precisará ser novamente vacinado.

A alternativa “C” está correta! QUESTÃO: Nº. 35 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a o objetivo maior do PAISM é atender a mulher em sua integralidade, em todas as fases da vida, respeitando as necessidades e características de cada uma delas, incluindo DST/ AIDS e violência a mulher. Portanto a alternativa que não atende o programa PAISM é a letra D pois aborda a atenção à mulher apenas em sua fase adulta e senil voltada para atenção ginecológica. Fonte Ministério da Saúde. A

alternativa “D” está correta!

QUESTÃO: Nº. 36 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que para o consenso brasileiro de suporte hemodinâmico em sua parte 5, as soluções cristalóides mais comumente utilizadas para reposição volêmica são as soluções fisiológicas a 0,9% e de Ringer com lactato. Estas soluções atravessam facilmente a barreira endotelial e tendem a se acumular em maior quantidade no interstício, de tal forma que, ao final de uma hora, apenas 20% do volume infundido permanece no espaço intravascular, o que obriga uma reposição três a quatro vezes maior que a perda estimada. Portanto a alternativa correta permanece a letra E.

A alternativa “E” está correta! QUESTÃO: Nº. 37 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que levando em consideração que segundo os quesitos de administração de medicamentos é preciso retirar do frasco da solução glicosada o volume a ser infundido de componentes, o volume permanece 500 ml, pois deverão ser retirados 20ml de SG5% para adicionar NaCl, KCl e aminofilina. Portanto o nº de gotas e microgotas permanece 100 e 33 respectivamente. Permanecendo a resposta E como verdadeira.

A alternativa “E” está correta! QUESTÃO: Nº. 39 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a Pneumotórax hipertensivo é caracteriza pelo acúmulo de ar dento do espaço pleural e tem como sinal o desvio

53

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

da traquéia. Pneumotórax aberto - é utilizado curativo valvulado para auxiliar na terapêutica do pneumotórax aberto. O hemotórax maciço é uma perda progressiva de sangue para o espaço pleural e pode resultar em sinais de choque hipovolêmico. Tórax instável é uma conseqüência de inúmeras fraturas de costelas e a tríade de beck são os sinais característicos do tamponamento cardíaco, portanto a alternativa correta é a letra B.

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 40 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é PROCEDENTE, uma vez que houve um erro de digitação do gabarito. Fica, portanto, “ALTERADA” de “C” para “D” a resposta correta da referida questão.

A alternativa “D” está correta! QUESTÃO: Nº. 43 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 45 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a o MS preconiza a realização preconiza que o exame preventivo de câncer de colo de útero pelo método de papanicolau seja realizado A cada três anos, após obtenção de 2 exames com resultados negativos, com 1 ano de intervalo entre eles. Portanto a alternativa B está correta

A alternativa “B” está correta! QUESTÃO: Nº. 46 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 47 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a segundo o manual técnico de controle da tuberculose do ministério da saúde o diagnóstico da tuberculose deve ser baseado em Exame bacteriológico, exame radiológico e prova tuberculínica. Portanto a alternativa D está correta.

A alternativa “D” está correta! 54

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

QUESTÃO: Nº. 49 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: INDEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo(a) candidato(a) requerente é improcedente, uma vez que a segundo o código de ética de enfermagem não é fazer do enfermeiro realizar diagnóstico médicos ou de determinadas patologias, porém isso não impede a enfermagem de aprimorar cada vez mais seus conhecimentos técnicos – científicos para a realização de prescrições de enfermagem , pois as prescrições de enfermagem buscam melhorar física e clinicamente a condição do paciente e para isso é necessário que o enfermeiro conheça a fisiopatologia das doenças. Portanto a alternativa B está correta.

A alternativa “B” está correta! CARGO: AUDITOR FISCAL DE TRIBUTOS Nº de Inscrição

Nome do Candidato

004588

Celso José Vargas

005747

Valda Moraes Veloso

QUESTÃO: Nº. 13 - PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

QUESTÃO: Nº. 45 - PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Resultado da Análise: DEFERIDO Justificativa: O questionamento apresentado pelo candidato requerente é procedente.

QUESTÃO

ANULADA.

Marataízes – ES, 02 de maio de 2011.

Jander Nunes Vidal Prefeito Municipal

Andreia Lunz de Oliveira Presidente da Comissão de Concurso Antônio José Gonçalves de Siqueira Administrador - CRA – ES nº 7228

55

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARATAÍZES ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

56