2a. Prova de F650 24/10/2005

GABARITO 1. No planejamento de radioterapia para determinado paciente, além do tumor, vários tecidos foram incluídos no volume alvo como: medula óssea, medula espinhal, vasos sangüíneos e ovários. A partir destes dados, responda: a. Quais os grupos celulares irradiados (natureza dos grupos)? Correlacione-os com os tecidos. b. Qual o grupo que tem maior proporção de células quiescentes? c. Quais os tipos de mortes celulares são observadas neste tratamento? Explique. d. Caso a paciente tenha evoluído com anemia severa, o que se espera do resultado do tratamento? E por quê?

Valor da Questão: 2,5 a. População de trânsito simples – glóbulos vermelhos – vasos sangüíneos População decadente – oócitos – ovários População fechada – neurônios – medula espinhal População de trânsito e divisão – proeritroblastos – medula óssea População totpotente – célula tronco - medula óssea População de divisão e fechada – célula neoplásica – tumor

b. População fechada - neurônios

c. Morte Clonogênica - perda da capacidade progenitora Lise – Dano celular – perda de proteínas Apoptose – induzida pelos produtos do p53 (Necrose – deficit de vascularização – hipoxia – alterações metabólicas)

d. Piora do resultado. Para a fixação do dano celular é preciso ter boa concentração de oxigênio.

2. Logo após um acidente nuclear ocorrido numa região de alto índice demográfico, um físico-médico foi convocado para avaliação e auxiliar na orientação de medidas emergenciais. Constatou-se que havia pessoas desde poucos metros até quilômetros de distância do acidente. As doses de radiação absorvidas pelas pessoas (corpo todo) variaram de alguns milhares de centigrays até valores irrelevantes (aceitáveis para a população geral). Os questionamentos foram: a. Quais as síndromes fatais esperadas? Explique. b. Quais os níveis de dose para cada síndrome? c. O que pode ser feito para as pessoas que receberam dose de 4000 cGy? d. Três jovens grávidas (A, B e C) receberam as doses de 300 cGy. As idades gestacionais eram de 8 dias, 5 semanas e 30 semanas respectivamente. Quais os riscos para os fetos? Valor da Questão: 2,5

a. Síndromes fatais: Neurológica e cardiovascular: Sonolência, fadiga e parada cardio-respiratória em poucas horas. Gastro-intestinal: Descamação da mucosa intestinal. Sangramento e infecção. Morte em 1 semana aproximadamente. Hematológica: queda dos glóbulos brancos e plaquetas – infecção e sangramento. Morte entre 1 a 4 semanas.

b. Níveis de dose típicos para cada síndrome: Neurológica – 2000cGy Gastro-intestinal – 1000 a 1500cGy Hematológica – 500cGy. c. Dose de 4000 cGy  Não se pode fazer nada por estas pessoas. A síndrome neurológica acontece em poucas horas. d. A – aborto B – malformação C - alterações funcionais (microcefalia)

3. Um paciente portador de tumor cerebral foi submetido à radioterapia. Considerando alfa/beta do tecido normal = 3 Gy e do tumor = 10 Gy. Responda: a. Qual o significado da razão alfa/beta? b. Se realizarmos uma fração única de tratamento (2000 cGy – radiocirurgia), qual tecido sofre maior efeito biológico? Por quê? c. Oito meses após o tratamento, os exames de controle do paciente (ressonância com espectroscopia) mostraram ausência de tumor, porém havia necrose do tecido cerebral. Quais os motivos deste achado?

Valor da Questão: 2,0

a. alfa – morte celular por evento simples (geralmente irreparável) beta - morte por múltiplos eventos

A razão alfa/beta é uma constante própria do tecido, expressa em gray, que corresponde ao ponto da curva de sobrevida celular (ou seja, à dose) em que as mortes por efeito alfa se igualam às determinadas por efeito beta.

b. Se fizermos uma fração única, o tecido normal (cérebro) sofre o maior efeito. Motivo: alfa/beta é menor. Efeito biológico: BED=D(1+d/alfa/beta). Quanto menor o alfa/beta, maior o efeito biológico.

c. 1) Depleção celular de elementos clonogênicos ou funcionais 2) Dano do endotélio vascular que leva a obliteração do vaso e conseqüente morte tecidual.

4. Dez anos após, o paciente retorna com amaurose (perda da visão) do olho direito. Obs: o nervo óptico direito havia recebido a dose de 2000 cGy, sendo sua tolerância ao nível de 900 cGy. Além deste achado, o paciente desenvolveu uma segunda neoplasia (sarcoma de couro cabeludo). Explique estes efeitos.

Valor da Questão: 1,5

Efeito Estocástico: de caráter probabilístico. Independe do nível de dose para acontecer, porém quanto maior a dose, maior a probabilidade de alteração do genoma e conseqüente formação do câncer. Neste caso, o couro cabeludo recebeu uma dose baixa de radiação, mas foi suficiente para levar a formação de câncer.

Efeito não-estocástico: de caráter determinístico. Relaciona-se com o limite de dose. O dano ao nervo óptico é esperado a partir da dose de 900 cGy (limite de tolerância).

5. Defina, compare e aponte as conseqüências possíveis para o organismo e prole de indivíduos afetados por: mutações somáticas e mutações germinativas.

Valor da Questão: 1,5

Mutações somáticas levam a conseqüências para o indivíduo somente. Como não afetam as células germinativas não serão transmitidas para a prole. Mutações somáticas são causa freqüente de carcinogênese (formação de câncer).

Mutações germinativas podem ser transmitidas à prole e causar anormalidades (doença ou malformação) na próxima geração.