1 Campanha do Agasalho

1 – Campanha do Agasalho A Cruz Vermelha de São Paulo está realizando a Campanha do Agasalho 2011, que beneficia quatro comunidades de São Paulo: Vil...
7 downloads 0 Views 2MB Size
1 – Campanha do Agasalho A Cruz Vermelha de São Paulo está realizando a Campanha do Agasalho 2011, que beneficia quatro comunidades de São Paulo: Vila Brasilândia, Jardim Pantanal, Parelheiros e Comunidade do Moinho. Estamos arrecadando, em nossa sede e em algumas empresas parceiras, agasalhos em bom estado, cobertores, sapatos e alimentos. Todas as comunidades tiveram os beneficiados cadastrados com o intuito de sabermos, além da situação socioeconômica, os tamanhos das roupas e idade de cada um. O objetivo dessa triagem é qualificar as doações que chegam às pessoas em situação vulnerável, permitindo que todas recebam materiais de qualidade e com dignidade. Empresas parceiras: A Cruz Vermelha de São Paulo conta com algumas empresas parceiras para a realização da Campanha do Agasalho. Nossos parceiros nos auxiliam desde a confecção de materiais, como caixas de papelão, até a divulgação da campanha para funcionários, com o intuito de recebermos cada vez mais doação. AMBEV Abutres BD Clube do Corinthians Residencial Vida Nova para Idosos Nazareth Embalagens Supermercados Futurama RH – Desenvolvimento e Treinamento Colgate Palmolive Rotary Moema Intel Centro Empresarial de São Paulo

Posto de arrecadação Posto de arrecadação Posto de arrecadação Posto de arrecadação Posto de arrecadação Doação de caixas de papelão Posto de arrecadação Posto de arrecadação Posto de arrecadação Posto de arrecadação Posto de arrecadação Posto de arrecadação

Padrinhos da Campanha: A Cruz Vermelha de São Paulo conta com um inestimável reforço para a Campanha do Agasalho 2011. A dupla sertaneja Fernando e Sorocaba está participando da campanha, divulgando informações em suas redes sociais e pedindo às fãs que levem agasalhos em seus shows, como aconteceu no dia 02 de junho, na casa de shows Vila Country, no bairro da Barra Funda. Na ocasião, montamos um posto de coleta e recebemos agasalhos, cobertores e itens de inverno.

André, Jaqueline e Aline participaram da arrecadação de donativos no show dos padrinhos

Mutirão de doações: No dia 18 de junho, a Cruz Vermelha de São Paulo recebeu a equipe do grupo Sukyo Mahikari para realizar um mutirão de triagem das doações da Campanha do Agasalho. O grupo foi conduzido por voluntários oficiais da equipe de triagem. Entrega das doações: A Cruz Vermelha de São Paulo iniciou a entrega das doações da Campanha do Agasalho em Parelheiros, no dia 10 de junho. Na ocasião, beneficiamos 90 famílias com agasalhos e cobertores para cada integrante. No dia 28 de junho, 109 famílias beneficiadas da Vila Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, receberam o primeiro lote de doações para o bairro. O segundo lote, programado para ser distribuído no dia 06 de junho, irá beneficiar 107 famílias.

Beneficiados recebem as doações em Parelheiros, Zona Sul de São Paulo

Para receber as doações, os beneficiados assinam o controle de cadastramento na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo.

2) Prevenção e Promoção para Saúde a) Campanhas de saúde •

A Cruz Vermelha de São Paulo participou, no dia 11 de junho, do II Mutirão de Cidadania da Bela Vista. Na ocasião, 22 alunos voluntários do Centro Formador prestaram 370 atendimentos de aferição de pressão e testes de glicemia capilar. Além disso, estudantes do Projeto Rondon de São Paulo realizaram atendimentos odontológicos para a comunidade por meio do nosso consultório itinerante.

3) 10° Festa do Peão de São Manuel A Cruz Vermelha de São Paulo participou da 10° Festa do Peão de São Manuel, interior de São Paulo, dos dias 16 a 19 de junho. A tradicional festa, além de receber nomes da música sertaneja, brinda o seu público com montarias de peões e performance da Esquadrilha da Fumaça. Na ocasião, 6 enfermeiros voluntários da equipe de Socorro e Desastre estiveram presentes para prestar primeiros socorros e atendimentos pré-hospitalares, sob a supervisão direta de uma médica da cidade. Durante os quatro dias de evento, foram atendidas 19 pessoas, entre frequentadores e peões acidentados.

Voluntários imobilizam peão acidentado

Voluntários e equipe de organização da festa

4) Divulgação dos Princípios da Cruz Vermelha •

No dia 1° de junho, a Cruz Vermelha de São Paulo participou da integração dos novos alunos do Centro Formador da Cruz Vermelha. O intuito dessa integração é divulgar a história da instituição e convidar os alunos para participar do corpo de voluntários, mostrando todas as atividades em que podem atuar. A palestra foi realizada em dois períodos e reuniu o total de 40 alunos.



No dia 28 de junho, a Cruz Vermelha de São Paulo recebeu 30 crianças da escola do Instituto Renovo, com idades entre 07 e 12 anos. Na ocasião, apresentamos a história da Cruz Vermelha e a importância dos projetos sociais para a sociedade, além de todos conhecerem o espaço físico da instituição. Todas as crianças trouxeram presentes para crianças do abrigo do Instituto Renovo. Os presentes foram empacotados e serão entregues posteriormente, juntamente com uma cartinha de cada um.



No dia 20 de junho, a Cruz Vermelha de São Paulo divulgou seus princípios, missão e atividades para quatro novas funcionárias da instituição.

5) Atividade comunitária A Cruz Vermelha de São Paulo recebeu a visita do professor Victor Hugo Bigoli, docente da Faculdade de Saúde e coordenador de Projetos de Extensão do Instituto Metodista de Ensino Superior em parceria com o Projeto Rondon São Paulo. Durante a visita, o professor Victor conheceu o nosso consultório odontológico móvel, que deverá ser usado no próximo ano para atendimentos nas Tendas do Projeto Rondon, localizadas na região central de São Paulo.

6) Festa Junina Solidária A Cruz Vermelha de São Paulo participou, nos dias 11 e 12 de junho, da Festa Junina da Paróquia Beata Rita Amada de Jesus, na Associação Centro Social Brooklin Paulista. O objetivo da festa é arrecadar fundos para assistência para o Centro Social, que conta hoje com 200 crianças. Na festa, todos podiam participar das brincadeiras e ganhar Kits AVON, desodorantes, livros de receitas, bolinhas de fisioterapia, bolas de plásticos e cestas básicas, doados pela Cruz Vermelha e parceiros.

Participação dos voluntários Alfio e Fábio Leança na festa junina

Voluntário Alfio e uma das assistidas pelo Centro Social Brooklin Paulista

7) Gestão de Voluntários No mês de junho, a Cruz Vermelha de São Paulo iniciou o processo seletivo para novos voluntários. Na primeira fase do processo, 38 candidatos a voluntários assistiram uma palestra sobre a história, missão e princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha. As próximas etapas do processo de Formação Básica são: a Formação de Voluntariado, mostrando as atividades que o voluntário pode desempenhar, além do regimento interno da organização e conhecimento da lei do Voluntariado, a Formação de Ética e Postura, sobre o comportamento adequado que o voluntário ideal deve ter e, em seguida, o Curso de Formação Básica de Primeiros Socorros, essencial para qualquer membro da Cruz Vermelha. Concluída as formações iniciais, o voluntário é entrevistado pela psicóloga e coordenadora de voluntários da Cruz Vermelha de São Paulo. Juntos, eles definem a função que o voluntário vai desempenhar e, em seguida, formalizam a atividade voluntária através de um contrato com vigência de um ano. As Formações Específicas acontecem em seguida, de acordo com a função do voluntário, que pode atuar nas seguintes áreas: Socorro e Desastre, Prevenção e Promoção à Saúde, Voluntariado Assistencial e Incentivo à Doação de Sangue.

8) Documentação Estrangeira No mês de junho, a Cruz Vermelha de São Paulo realizou 24 atendimentos referentes ao reconhecimento de Documentação Escolar Estrangeira.